quinta-feira, junho 30, 2005

SPORTING DE VOLTA AO TRABALHO



O Sporting Clube de Portugal está de volta ao trabalho!
Visto que irão participar na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, os leões tiveram que retomar os trabalhos mais cedo do que os seus adversários.
É com um plantel pouco remodelado que os de Alvalade vão iniciar a pré-época 2005/2006.
A palavra contratação não foi, pelo menos para já, muito utilizada, visto que a equipa conta apenas com três reforços: o lateral-esquerdo Edson, ex-União de Leiria, o médio Marcelo Labarthe, ex-Internacional de Porto Alegre e o avançado Manoel, ex-Moreirense.



Quanto a saídas, e tendo em conta que alguns jogadores que estão integrados no estágio ainda serão dispensados e/ou emprestados, a nota de maior destaque vai, sem dúvida, para os abandonos de Pedro Barbosa e Rui Jorge. A SAD entendeu que não seria benéfico que os atletas permanecessem em Alvalade, e não renovou os seus contratos. Decisão correcta? O tempo o dirá!!!



No que aos reforços diz respeito, e começando pelo primeiro jogador que foi contratado, Marcelo Labarthe, chega a Alvalade rotulado de médio centro, com capacidade para defender mas também para atacar. É um brasileiro algo desconhecido, visto que terá que se dar tempo ao tempo para avalizar esta contratação.



O segundo jogador a ser apresentado foi Manoel. O avançado proveniente do Moreirense, tem alguns predicados, mas daí a ser uma possível mais-valia para o Sporting, coloco as minhas dúvidas. É um avançado móvel, com sentido de baliza, com algum faro pelo golo, mas não sendo um jogador para pegar de estaca na equipa, poderá ser útil ao longo da época. De uma coisa tenho a certeza: não será o ponta-de-lança que o clube leonino precisava.




Até ao momento a última entrada no plantel de José Peseiro, chama-se Edson. O esquerdino, que se notabilizou nos últimos anos em Leiria, tem um excelente pé esquerdo e este sim, pode ser uma mais-valia no plantel leonino. Tanto joga a defesa-esquerdo, como no meio-campo ofensivo, mas, sinceremente, pelo que vi dele nestes anos em Leiria, penso que renderá mais como lateral-esquerdo. Tem bastante vocação ofensiva, e tem uma arma de peso a seu favor: a potência do remate com o pé esquerdo. Quando pega bem na bola, tem, sem dúvida, um pontapé canhão!

VITÓRIA CONTRATA CRAQUE PORTUGUÊS (?)

O Guimarães está a preparar cuidadosamente a próxima temporada de forma a "atacar" os 5 primeiros lugares da Superliga.
O Vitória já contratou alguns jogadores de qualidade como são Paulo Sérgio, ex Braga, Mário Sérgio, emprestado pelo Sporting, Neca, médio ofensivo que representava o Belenenses e Nilton, um reforço vindo do Brasil.
Contudo, a grande "estrela", a grande contratação do Guimarães poderá chegar a custo zero. Trata-se de um internacional português, médio de ataque e que neste momento procura dar contínuidade à sua longa e triunfante carreira como futebolista.
Dentro de campo é um regálo para os olhos vê-lo jogar, é um verdadeiro lider dentro das quatro-linhas, sabe estar, sabe falar, sabe ensinar os mais novos, joga que se farta, enfim, não há palavras para descrever aquele que poderá ser o futuro reforço do Vitória de Guimarães.
A acontecer, será o regresso de um jogador que a cidade tanto admira. É que, este jogador, não é um desconhecido dos adeptos vimaranenses!
Falo-vos, obviamente de PEDRO BARBOSA!



Ainda a respeito de Barbosa, gostava de vos mostrar a forma como o jogador saíu do Sporting:



"Foi feita uma avaliação técnica do Pedro [Barbosa] e do Rui [Jorge]. Desta avaliação resultou uma proposta para o Pedro, não como jogador, e para o Rui Jorge não foi feita qualquer proposta".
Dias da Cunha, presidente do Conselho Directivo do Sporting, em entrevista à RTP N.



"As declarações do presidente Dias da Cunha são mentira em relação à minha pessoa. Não recebi qualquer proposta: como a podia ter recusado? Não tenho Dias da Cunha como mentiroso, por isso deve ter sido enganado".
Pedro Barbosa, ex-jogador do Sporting, em declarações à Antena 1

Independentemente de quem está a falar a verdade (e acredito que seja o Pedro), acho inacreditável a forma como trataram um jogador que foi durante 10 anos, um símbolo do clube, que foi um exemplo de profissionalismo, foi um "pai" para todos os jogadores jovens que iam aparecendo no clube, foi internacional por Portugal, foi amado e odiado (não nos esqueçamos dos assobíos) pelos adeptos do Sporting e nem por isso deixou de ter a mesma postura, o mesmo estofo dentro das quatro linhas, por isso, acho que, no mínimo, este jogador deveria ter tido mais respeito pela direcção leonina.
Se bem conheço Pedro Barbosa, caso este se transfira para o Guimarães, ainda vai calar muita gente!

Qual deles virá?

São 5 os nomes que se têm falado ultimamente como possíveis reforços do Benfica:

DEDÉ, lateral esquerdo do Borussia Dortmund



KLEBERSON, médio centro do Manchester United



DUDA, médio ala esquerdo do Málaga



EWERTHON, avançado móvel do Borussia Dortmund



JULIO CRUZ, avançado do Inter de Milão



Efectivamente, se estes nomes se confirmassem, o Benfica ficava com uma equipa extremamente competitiva e capaz de deixar uma boa imagem na Liga dos Campeões.
Acho que a política de contratações deve passar por jogadores que procurem outros desafios pois estão tapados por grandes estrelas em grandes clubes (Cruz e Kleberson são dois exemplos), deve passar por jogadores que não tenham grandes dificuldades de adaptação ao futebol português (a língua dos jogadores em causa ajuda bastante) e deve passar por jogadores que têm créditos firmados na Europa e que estejam interessados em mostrar-se na liga dos campeões.

Relativamente aos nomes aqui deixados, creio que todos são possíveis de serem contratados. Dedé é um lateral esquerdo brasileiro, um excelente jogador e porventura um dos jogadores mais valiosos do Dortmund. O problema é que Dedé tem ordenados em atraso e está bastante interessado em vir para o Benfica. Ao que parece, o jogador e o Benfica já têm tudo acertado: "Já acertámos condições salariais do contrato e outras, faltam apenas resolver pequenos pormenores que não vão ser problema se eu me entender com o Borussia"; "Assim que houver "luz verde" do Borussia, posso seguir directamente para o estágio do Benfica, na Suíça.”
Caso se confirme, é um titular indiscutível!
No caso Kleberson, é um caso mais complicado mas não é impossível. O jogador não está muito satisfeito com a situação de suplente no Manchester e já fez saber à direcção inglesa que gostava de sair para poder jogar. Dificilmente o United vende o jogador, ou melhor, dificilmente o Benfica tem capacidade para chegar aos valores que o Manchester pede pelo brasileiro. No entanto, há a possibilidade de Kleberson vir para o Benfica por empréstimo. O jogador está interessado, resta saber se o Manchester e o Benfica também. Uma coisa é certa, com Kleberson o meio campo do Benfica ganhava outra experiência.
Quanto a Duda, o médio esquerdo que actua no Málaga é o próprio a dizer que o Benfica está interessado nos seus serviços e deixou bem claro que pode estar para breve a sua vinda para o clube da luz: "é a que pode ser mais rapidamente concretizada"(uma vez que o seu empresário está em Portugal).
Em relação a este português de 25 anos, creio que é um bom jogador com boa técnica e executa bem os lances de bola parada. Contudo, acho que não fará muito sentido a sua vinda para o Benfica se tivermos em conta que os encarnados contrataram à bem pouco tempo Karyaka, um médio esquerdo para fazer concorrência a Simão. Portanto, Duda é, na minha opinião, uma má opção!
Por fim, são dois os nomes que se falam para reforçar o ataque benfiquista: Ewerthon, avançado brasileiro que joga no Dortmund e Julio Cruz, um suplente de luxo de Adriano, Martins e Vieri.
Relativamente a Ewerthon, acho que é um bom jogador, é extremamente rápido e também pode fazer as posições de número 10 ou de médio ala. Dado à sua polivalência e ao valor que o Dortmund pede pelo jogador (valor a rondar os 5 milhões de euros), acho que o Benfica encontrava aqui uma boa opção para o ataque. Ainda assim, não é nem de perto nem de longe, o tal matador que o Benfica anda à procura.
No que diz respeito a Julio Cruz, creio que este jogador era uma excelente opção para o ataque do Benfica. Sabe posicionar-se, joga bem dentro da área, remata bem com os dois pés, tem experiência de competições europeias, portanto, tem tudo para singrar no futebol português. Digo mais, entre Julio Cruz e por exemplo Kezman, acho que o Benfica ficaria a ganhar mais com o argentino. Cruz tem melhor jogo aéreo que o juguslavo, tem mais força física, mais corpo, remata bastante bem com os dois pés enquanto que Kezman (apenas) dá preferência ao direito... Kezman apenas tem a particularidade de ser mais rápido que Julio Cruz. Vão buscá-lo porque é reforço!

Figura da Semana

Esta semana, o destaque vai inteirinho para aquele que foi um dos príncipais responsáveis para que o Benfica se sagrasse campeão nacional de Futsal e vencedor da Taça de Portugal. Falo-vos do capitão do Benfica, André Lima, o número 5 da equipa encarnada e o número 10 da selecção nacional.

A FIGURA:



André Lima, aos 34 anos, é um exemplo para todos aqueles que procuram ter sucesso no desporto, neste caso, no futsal. Para além de toda a sua classe e qualidade como jogador, André Lima revela uma postura, humildade e respeito pela modalidade (e todos aqueles que a representam) a todos os níveis notável. Não é por acaso que é o capitão do Benfica e o capitão da selecção nacional.
Em relação ao jogo decisivo contra o Sporting, ANDRÉ LIMA já não se livra do epíteto de herói, depois de cinco golos marcados numa noite memorável, que culminou com a conquista do título, o segundo na história do futsal encarnado. Sexta-feira de fortuna para o Benfica, azar para o Sporting, e louros acrescidos para o capitão, o melhor marcador da prova com 52 golos, mais dois que Paulinho, jogador do Sporting.
Para terminar, deixo-vos com mais uma prova de todo o valor do capitão do Benfica. A redacção da Futsal.com elegeu André Lima como o melhor jogador da temporada 2004/2005.
Portanto, um jogador que é reconhecido como o jogador do ano e consegue conquistar o título de melhores marcadores com a incrível marca de 52 golos, só merece este merecido reconhecimento!
Parabéns André Lima e, já agora, parabéns ao Benfica!



Figuras à parte...

Um exemplo a seguir!

JOÃO BENEDITO, guarda redes do Sporting e nº1 da selecção nacional:



Em declarações à Sporttv no final do jogo:

"Qualquer palavra que eu possa dizer agora, vai cair por terra, com esta festa que o Benfica está a fazer.

Parabéns ao Benfica, teve uma grande qualidade de jogo, pena não ter havido terceiro jogo.

O Benfica deve ter um grande orgulho, em estar aqui hoje, a festejar este titulo, no seu pavilhão, num pavilhão que o Benfica construiu, parabéns ao Benfica, à moldura humana que está aqui hoje, e à mobilização que a sua massa associativa teve na passada semana em ir a Loures.

Fico triste por não termos o apoio da massa associativa do Sporting, hoje estiveram aqui 50 bravos, mas isto não é o Sporting, o Sporting é muito mais.

As pessoas que estão ligadas ao Sporting, têm de ter atenção, se o Sporting tem claques não pode ter claques só para o futebol.

Por isso é que eu tenho um grande orgulho em jogar no norte do pais, pois quando ai nos deslocamos aos núcleos, vemos que estes sim são os verdadeiros Sportinguistas.

Eu por vezes sinto uma enorme tristeza por não termos o apoio daqueles que se dizem Sportinguistas".

terça-feira, junho 28, 2005

Terá sido por acaso?



Ronald Koeman assistiu hoje logo pela manhã ao treino do Manchester United, que se encontra em Vale do Lobo (Algarve) a realizar um pré-estágio de temporada. Pouco se sabe o que o holandês foi lá fazer, no entanto, é no mínimo suspeito que um treinador de futebol de uma equipa se prenda a observar um treino de outra só por mera curiosidade.
Recorde-se que o Benfica manifestou em Janeiro interesse em contratar o médio Kleberson, com o jogador inclusive a mostrar-se disponível para baixar o ordenado para vestir de vermelho. A necessidade de se submeter a uma intervenção cirúrgica a um tornozelo terá esmorecido o interesse do clube da Luz.
Acho, efectivamente, que Ronald Koeman foi ver o treino do Manchester com o intuito de observar dois ou três jogadores menos utilizados no clube inglês e que davam jeito no clube encarnado. Nomes como Kleberson, Saha, Fletcher ou Fortune seriam nomes bem vistos no seio encarnado.
Mas, por agora, tudo não passa de especulação!


- Será que é novamente desejado? (Kleberson, médio do Man Utd)

Rijkaard não quer Cristiano Ronaldo




Tem-se falado nestes últimos dias na possibilidade do astro português, Cristiano Ronaldo, se transferir para o futebol espanhol. Real Madrid e (agora) Barcelona são as possibilidades mais concretas.



Carlos Queiróz, questionado sobre a possível saída do jogador, referiu que "todos os jogadores do Manchester que estão nos nossos planos para o futuro não vão deixar a equipa. Ronaldo é fundamental porque o projecto que temos para o Manchester nos próximos anos gira em redor de jogadores com a sua qualidade. Penso que continuará aqui até ao final da sua carreira. Não há razões para especular sobre o seu futuro", concluíu.



Frank Rijkaard não recomendou o nome do português Cristiano Ronaldo nem é apologista da sua contratação. O técnico holandês considera que o extremo do Manchester United, com as devidas distâncias, tem um perfil similar ao de Ricardo Quaresma, nas suas facetas futebolísticas e pessoais e não é segredo que entre treinador e o jogador do Porto nunca houve nenhuma química.

Como vê a imprensa espanhola Cristiano Ronaldo?

Cristiano Ronaldo tem mais olhos para o golo e mais físico que o seu compatriota e companheiro Quaresma, embora o seu estilo de jogo seja muito parecido. Faz do um contra um a base do seu futebol e possuí inumeros recursos. Apesar disso, o Manchester, pese embora a sua juventude, não descarta vendê-lo e, conscientes dessa circunstância, comunicaram ao seu agente Jorge Mendes para procurar equipa que o queira.
Mendes, que mantém excelentes relações com a direcção do Barcelona depois dos negócios com jogadores como Márquez e Deco e até o próprio Quaresma, aproveitou a recente melhoria e ampliação do contrato de Deco para oferecer Cristiano Ronaldo ao Barcelona, algo que interessou bastante à directiva blaugrana, que o vê como um futebolista mediático de primeira linha e que cobriría uma carência desportiva do clube, ou seja, as alas.

Haverá agora que ver quem levará os seus intentos, se é Rijkaard ou a direcção. Já não era a primeira vez que o clube se reforçava com um jogador que o holandês não se mostrava demasiado entusiasmado.

ESTRELAS DO FUTURO - 5ª edição

Esta semana, a "estrela do futuro" que vamos falar é o jogador revelação da liga espanhola desta última temporada. Falo-vos de Sérgio Ramos, médio do Sevilha que já foi chamado à selecção nacional de Espanha e está muito perto de se tornar reforço do Real Madrid.



Ficha do jogador:



Nome: Sergio Ramos García
Data de Nascimento: 30-03-86
Local onde Nasceu: Camas (Sevilha)
Peso: 73 kg
Altura: 1,86
Número preferido: 7
Número no Sevilha: 5

Dados estatísticos da última temporada:

2003-2004:

Clube: Sevilha
Número de jogos realizados: 31
Número de vitórias: 14
Número de empates: 2
Número de derrotas: 10
Minutos jogados: 2736
Golos: 2
Cartões amarelos: 5
Cartões vermelhos: 0



Em menos de um ano, Sérgio Ramos conseguiu fazer algo que nem o próprio imaginava que seria possível com apenas 19 anos. O atleta, começou no Sevilha B, conseguiu subir à equipa principal, afirmou-se como titular na mesma, foi convocado por Aragonés à selecção espanhola e está na lista dos príncipais reforços que o Real Madrid pretende para a próxima época. É obra!
Sérgio Ramos é o jogador mais jovem do Sevilha, no entanto, mostra uma grande maturidade na sua forma de estar em campo. O seu segredo é "não esquecer de onde venho". É um jogador com grande à vontade em campo, desinibido, sem medo de errar. Foi a última pérola descoberta por Caparrós, treinador que irá representar o Deportivo de la Coruña na próxima temporada.



Sérgio Ramos fala sobre a sua evolução:

"Para mim foi um ano inesquecível e sobretudo com tudo o que se tem passado últimamente, fazem-nos sonhar mais alto. O interesse do Real Madrid e de clubes de grande nível, leva-nos a orgulhar-mo-nos de nós mesmos, muito embora, agora mesmo, o único pensamento que tenho é de ganhar algum título com o Sevilha e permanecer aqui".



Relativamente ao interesse do Real Madrid...

"O destino nunca se sabe. O Real é uma grande equipa, mas enquanto a torcida, o presidente e a minha equipa me quiserem, não vejo nenhum inconveniente em continuar no Sevilha, porque aqui permitiram ser futebolista, e isso não me posso esquecer nunca.

A camisola seria um problema?

"O meu número preferido é o 7. Se fosse para o Real Madrid, seria complicado ter essa camisola porque o dono é o Raúl. No Sevilha que o usa é o Carlitos e enquanto assim for, terei que jogar com outro".

Assim, trata-se de um jogador jovem, com grande ambição, com grande vontade de ser melhor, de jogar com os melhores. Dificilmente um jogador jovem fica na "boca" do Mundo se não for o máximo goleador ou a príncipal estrela da equipa. Contudo, Sérgio Ramos conseguiu ser o jogador revelação da liga espanhola numa equipa onde sobressaía, por exemplo, Julio Baptista.


Ainda sobre o interesse do Real Madrid, Helguera deu a sua opinião em relação ao jovem jogador: "É um bom jogador e o que é de salientar é que só leva um ano de primeira divisão. Quando jogou contra nós, surpreendeu-me pela positiva. Se ainda por cima, é um jogador espanhol, melhor para nós", afirma.
Também Pavón se referiu ao médio do Sevilha quando questionado sobre a possibilidade de Sérgio Ramos se tornar num dos reforços para a próxima temporada: "Parece-me um grandíssimo jogador, polivalente, jovem e que pode trazer muito ao Real, tanto ele como os outros que se falam que podem vir".



Mais uma prova do valor de Sérgio Ramos...

Como outra prova da magnífica campanha que realizou o jogador do Sevilha, o jurado dos premios da Andaluzia e dos Desportos 2004, que concede anualmente o Conselho de Turismo, Comércio e Desporto, decidiram distinguir Sérgio Ramos com o galardão da melhor promessa do desporto da comunidade autónoma, reconhecendo assim a enorme projecção do futebolista a quem Pablo Blanco denominava há uns anos atrás como "O Reyes do meio campo".

sábado, junho 25, 2005

Juniores: Sporting vence Benfica e sagra-se campeão

BENFICA 1 SPORTING 4


A equipa “leonina” sagrou-se campeã nacional de juniores ao vencer o Benfica por 4-1 na última jornada. É a 11.º vez que o Sporting conquista o título de campeão nacional neste escalão.
O Sporting estava obrigado a vencer o Benfica para obter o título, enquanto que aos encarnados o empate chegava.
O Benfica entrou melhor na primeira parte enquanto que o Sporting revelou muita ansiedade. Foi, por isso, com toda a naturalidade que os encarnados chegaram à vantagem as 29 minutos, numa grande penalidade. Ao intervalo, vitória justa do Benfica.
Na segunda parte, Paulo Bento lançou Tomané no ataque, mas sem grandes resultados práticos, já que o Sporting dominava, mas não conseguia criar oportunidades. No entanto, aos 80 minutos, os de Alvalade acabaram mesmo por igualar a partida por intermédio de Miguel Veloso. Nesta altura o Sporting já jogava em vantagem numérica por expulsão de Blaze Berzovacki.
Com a igualdade a 10 minutos do fim e com um jogador a mais, o Sporting arriscou tudo no ataque, Paulo Bento lançou mais um avançado por troca com um lateral e a equipa leonina foi premiada com tal audácia. Diogo Tavares fez o 1-2 e já nos descontos Yannick Djaló e David Caiado, com dois grandes golos, fizeram o resultado final.
Assim, o Sporting venceu por 1-4 e festejou o título em pleno campo adversário!

Futebol português de luto

"MORREU HUGO CUNHA, EX-JOGADOR DA UNIÃO DE LEIRIA"



O futebolista Hugo Cunha, médio ofensivo que na época transacta alinhou pelo Leiria faleceu hoje de manhã de morte súbita, em Montemor-o-Novo, quando assistia a um jogo de veteranos onde actuava um seu cunhado.
A vida tem destas coisas. Foram inumeras as vezes que via este jogador passear aqui pelas ruas de Leiria com a mulher e o filho, aparentemente bem disposto. Parecia ser uma pessoa simples, humilde, calma, tranquila e, de repente, deixa-nos sem dar explicações aos seus entes queridos. É triste!
O jogador de 28 anos, natural do Barreiro, formado nas escolas do Barreirense, chegou a ter contrato com o Benfica, mas nunca jogou pelos "encarnados" tendo pertencido ao Campomaiorense e ao Vitória de Guimarães, antes de rumar a Leiria. Desconhecem-se ainda as causas exactas que motivaram a morte de Hugo Cunha, sabe-se no entanto que terá tido tempo apenas de dizer à esposa, que o acompanhava "estou a sentir-me mal..." e tombou, sendo transportado para o Hospital de Évora, onde já não foi possível recuperá-lo.

- O Blog do Santo Amaro deixa aqui as mais sinceras condolências à família do jogador e amigos.

Futsal: Benfica é o novo campeão

BENFICA vence Sporting e conquista a "dobradinha"

BENFICA 7-4 SPORTING (após prolongamento)
(Pica Pau, André Lima (5), Zé Maria; Zézito, Paulinho, João Marçal e Miguel Fernandes)



O Benfica sagrou-se campeão nacional de Futsal pela segunda vez na sua história e voltou a repetir a dobradinha conseguida há dois anos atrás. Os encarnados receberam e venceram com enorme dificuldade o grande Sporting clube de Portugal que tudo fez para levar tudo para a "negra". Infelizmente para os de Alvalade, apenas conseguiram levar este jogo 2 para o prolongamento após um empate a três golos no final do tempo regulamentar.
Apesar de ter estado quatro vezes em desvantagem, o Benfica teve sempre um enorme espírito de grupo e acreditou sempre que era possível dar a volta aos acontecimentos. A imagem de toda a alegria, concentração e confiança da equipa encarnada em triunfar neste jogo ficou bem vincada através do capitão André Lima que realizou uma exibição a todos os níveis notável e foi o príncipal responsável por tudo o que de bom se passou no Benfica.
Foi, sem dúvida, uma grande final entre as duas melhores equipas deste campeonato. Como em qualquer desporto, só um pode ganhar e acabou por ser o Benfica que, diga-se, pelo que fez nos dois jogos com o Sporting, mereceu ser campeão.
PARABÉNS BENFICA!



PS: uma palavra para o fantástico público que encheu o pavilhão da Luz. Simplesmente fantástico. São estes pequenos pormenores que também fazem os campeões!

sexta-feira, junho 24, 2005

NBA: Spurs vencem na "negra" e sagram-se campeões!

SAN ANTONIO SPURS 81-74 DETROIT PISTONS



Os San Antonio Spurs são os novos campeões da NBA depois de terem vencido esta madrugada os Detroit Pistons por 81-74. Curiosamente, os Spurs sucedem aos Pistons.
Foi uma final espectacular. Os Spurs partiam para ela como favoritos já que, para além de teoricamente mais fortes, tinham ainda a vantagem do "factor-casa".
Os dois primeiros encontros foram disputados no Texas, no pavilhão dos Spurs e estes facilmente chegaram ao 2-0 em jogos. Pensar-se-ia que esta final iria ser rapidamente decidida e a favor da equipa da conferência oeste. Puro engano. Os Detroit, que dispunham de 3 jogos seguidos em casa, fizeram pela vida e venceram os dois primeiros colocando tudo empatado (2-2). O jogo 5, também em Detroit, poderia muito bem vir a ser o jogo da viragem. Contudo, os Spurs, após prolongamento e com alguma sorte à mistura, conseguiram vencer e levar para sua casa a decisão do título. Com duas oportunidades em casa e apenas a precisarem de uma vitória, certamente que o título não lhes iria fugir.
A partida 6, já em San Antonio, foi imprópria para cardíacos. Cedo se percebeu que os Pistons ainda não tinham mandado a toalha ao chão. Com grande entrega e espírito de equipa, estes acabaram mesmo por vencer, algo que não conseguiam neste pavilhão desde 1997, e levar para a "negra" a decisão do título (embora ainda em San António).
Esta madrugada, era (e foi) o jogo de todas as decisões. Quem falhasse menos iria ser o campeão.
O jogo foi bastante equilibrado na primeira parte, com uma pontuação reduzida que mostrava o nervosismo das duas equipas. A equipa de Detroit, mostrava-se bastante concentrada e capaz de voltar a fazer uma surpresa. Ao intervalo, os Pistons venciam por 38-39.
No terceiro período, apesar da equipa forasteira ter conseguido uma vantagem perto da dezena de pontos, os Spurs não abanaram e, com o excelente contríbuto de Ginobili e Tim Duncan, os Spurs entraram para o derradeiro período com uma ligeira vantagem.
No período final, os San Antonio Spurs acabaram por ser mais felizes e mais certeiros. Num final de nervos, os Spurs foram mais fortes e venceram por 81-74, tornando-se mais uma vez os campeões da NBA.

MVP:



TIM DUNCAN - Grande exibição do poste dos Spurs. Duncan realizou uma exibição extraordinária marcando 25 pontos e tendo conseguido 11 ressaltos.
Foi considerado o melhor jogador desta temporada.
Na minha opinião, Ginobili merecia mais este prémio por tudo aquilo que fez não só nos play-off mas também durante toda a temporada. Apesar disso, o prémio também está bem entregue.

quinta-feira, junho 23, 2005

Onde pára CLAUDIO LOPEZ

Lembram-se dele?



Pois é, o futebol tem destas coisas. Num dia um jogador está no topo, é falado (quase) diariamente, tem fama, é reconhecido na rua por toda a gente, representa as cores do seu país, é idolatrado pelos adeptos, passado uns tempos, o mesmo atleta muda para um clube de menor dimensão, cai no esquecimento dos adeptos, enfim, o Mundo do futebol é mesmo assim.
Hoje vou falar-vos de um jogador que, em tempos, era possívelmente um dos 10 avançados mais temidos na Europa - estou a referir-me ao antigo jogador da Lázio e do Valência, Claudio Lopez -.
Para quem não o conhece, Claudio Javier López é um atacante que faz bem a posição de avançado centro não propriamente por ser um matador ou um exímio cabeçeador mas sim por escapar muito bem aos defesas através da sua príncipal arma: a velocidade. O argentino também joga bastante bem como extremo, claro está, para aproveitar essa mesma característica.
Claudio Lopez tem como alcunha "o piolho" já que quando era míudo, era muito baixo de estatura e gostava de jogar com jovens maiores que ele.
Relativamente à sua carreira desportiva, Claudio Lopez começou a sua actividade profissionalmente falando em 1990 em terras argentinas nos Estudiantes de La Plata. Esteve dois anos nesse clube e, em 1992, passou para o Racing Club. Quatro anos depois, o jogador conheceu a sua primeira experiência na Europa, mais precisamente, ao serviço do Valência.
Após quatro anos de grande sucesso ao serviço do clube espanhol (quem não se lembra dos grandes embates entre Valência e Barcelona por ex. em que Claudio Lopez aparecia quase sempre em grande), o "piolho" transferiu-se para a Lázio de Roma, na altura, para um dos melhores planteis europeus que contava com jogadores como Nedved, Verón, Mihaijlovic, Crespo, entre muitos outros.
Efectivamente, foi um jogador que nos deixou marcas. Aliás, foi um jogador que teve oportunidade de jogar bastantes vezes a nível de competições europeias: jogou uma edição da taça Uefa e quatro da liga dos campeões.
A nível internacional, representou a Argentina em todos os escalões de formação. A nível senior, participou nos Jogos Olímpicos de 1996, competição que a Argentina veio a ganhar; esteve também nos Mundiais da França (98) e da Coreia-Japão em 2002. Foi, quase sempre, um titular indiscutível do seu país.

Onde está Claudio Lopez?



Claudio Lopez, em 2004 decidiu mudar de ares e deixar a Europa para voltar para a América do Sul. Curiosamente, o argentino escolheu o México como destino. Actualmente, o jogador representa os Águias da América. Começou a 15 de Agosto de 2004 com uma vitória frente aos Dorados de Sinaloa (3-2) e lá permaneceu até aos dias de hoje.
O jogador, tal como era de esperar, é um títular absoluto da sua equipa e, porventura, a figura príncipal a par de Blanco, jogador bem conhecido da selecção mexicana.
Ora, é facilmente perceptível o motivo que levou Claudio Lopez a abandonar a Lázio de Roma para ir para o México. Para além de um país bonito para se conhecer, é naturalmente um local onde se paga muito bem. Como na altura, a Lázio conhecia graves problemas financeiros, o jogador saíu em busca de melhores condições. O argentino, ele próprio explicou a situação: " Deu-se a situação que a Lazio tinha muitos problemas económicos e muitos problemas no geral. A situação não era fácil e, apesar de ter recebido ofertas da Europa (Valência por ex.), decidi ir em busca de uma aventura diferente".
Aos 30 anos, Claudio Lopez sente alguma vontade de voltar à Europa. O próprio referiu recentemente à imprensa mexicana que gostava muito de voltar a vestir as cores do Valência.
Numa altura em que se fala do "matador ideal" para o Benfica, na minha opinião, o "piolho", não sendo um homem-golo como os encarnados desejam, era um jogador que encaixava que nem uma luva no esquema de Ronald Koeman. Mas isto, é apenas um desabafo de um benfiquista. Era bom, não era?

FICHA DO JOGADOR:



Nome: Claudio Javier Lopez
Idade: 30 anos
Posição: extremo/avançado
Número preferido: 7
Data de nascimento: 17/07/1974
Nacionalidade: Argentino
Altura: 1,78
Peso: 75 kg
Equipa actual: América, México
Clubes por onde passou: Estudiantes de la Plata, Racing, Valência, Lázio e América

Alguns dados individuais:

De 1992 a 1996 - 24 golos marcados ao serviço do Racing

Em 1996 venceu a medalha de ouro olímpica ao serviço da Argentina

De 1996 a 2000 - ganhou uma taça do rei e uma supercopa e apontou 48 golos ao serviço do Valência

2000/2001 - ganhou uma taça de Itália e marcou 15 golos ao serviço da Lázio

2004 - Em 17 jogos pelo América, marcou 4 golos e jogou 1312 minutos

2005 - (temporada em andamento) - Em 16 jogos, marcou 9 golos (2º melhor marcador da equipa) e jogou 1426 minutos.

Campeonato nacional de juniores

"QUEM SERÁ O CAMPEÃO?"



O campeonato nacional de juniores está ao rubro. Benfica e Sporting encontrar-se-ão na última jornada para decidir quem será o novo campeão nacional da categoria. O Benfica jogará em casa e bastar-lhe-á um empate para ser campeão. Já o Sporting, que diga-se, também só depende de si, terá obrigatoriamente de vencer se quer conquistar o título. O jogo será no Sábado, às 17 horas, no complexo desportivo de Odivelas. Prevê-se, portanto, um grande jogo em perspectiva.
Eis os resultados desta penúltima jornada:

BENFICA 1-1 PORTO
(Diogo Cardoso 15´ ; Bruno Gama 52´)


- Diogo Cardoso, autor do golo encarnado

SPORTING 2-0 BOAVISTA
(Pedro Celestino (27m) e Yannick Djaló (83m))



CLASSIFICAÇÃO:




JVEDPts
Benfica52309
Sporting52218
Porto51316
Boavista51040