sábado, julho 30, 2005

Noticias do dia



SPORTING: Os leões venceram o Middlesbrough por claros 4-0. A equipa de José Peseiro realizou uma primeira parte de muito bom nivel mas, apesar da evidente superioridade em todos os aspectos do jogo, só conseguiu chegar ao intervalo com uma vantagem de um golo fruto do tento de Fabio Rochemback.
A segunda metade foi bem mais fraca mas, ainda assim, de total dominio do Sporting, isto também pelo facto de jogar com mais uma unidade. Foi com toda a naturalidade que os leões chegaram à goleada com golos do estreante Deivid, num bonito golpe de cabeça, Manoel, que se estreou a marcar pelo clube e por Rochemback que bisou através de um golo de penalty.
Vitória fácil dos leões que lhes permite disputar esta noite a final do torneio do Guadiana contra o sensacional Vitória de Setúbal que deixou para trás o Bétis de Sevilha.



FC PORTO: Os dragões venceram ontem à noite os argentinos do Boca Juniors por dois golos sem resposta. Helder Postiga, na primeira parte, e Jorginho, na segunda, foram os autores dos golos dos portistas.
Neste Domingo, a equipa treinada por Co Adriaanse entrará novamente em acção, desta feita para jogar contra a poderosa equipa do Arsenal.



HUGO VIANA NO CELTA DE VIGO



- O Newcastle cedeu e já aceita emprestar Hugo Viana ao Celta de Vigo por uma temporada, com opção de compra.

Apesar de ter alterado a posição de princípio, o clube inglês ainda não formalizou o empréstimo e o processo poderá não ficar concluído antes de segunda-feira.

Hugo Viana esteve para jogar pelas reservas do Newcastle, esta sexta-feira, mas acabou por não o fazer sem que o Newcastle desse qualquer explicação para o facto.

Nada interessado em jogar o Newcastle, Hugo Viana sempre manifestou vontade de vestir a camisola do Celta. Ali poderá competir num dos melhores campeonatos europeus e morar perto de casa.

Mais 2 Galácticos...



Robinho e Julio Baptista já são jogadores do Real Madrid. Relativamente ao internacional brasileiro que actua no Sevilha, o acordo foi bastante mais fácil uma vez que o Real aceitou pagar os 20 milhões que o clube sevilhista pedia pelo jogador.
Julio Baptista:"Saio de um grande clube em tudo e foi aqui que me fiz um futebolista de verdade, pois foi cá que o meu nome começou a ser conhecido para o mundo da bola"...
"Quero que os sevilhistas saibam que levo o Sevilha no coração e espero e peço que me compreendam, porque sou profissional e jovem. O Real Madrid deu-me uma oportunidade que não podia deixar escapar, mas vou embora com a ilusão de poder voltar um dia mais tarde.
Relativamente a Robinho, Santos e Real Madrid já chegaram a acordo (finalmente!) e o jogador chegará à capital espanhola a 25 de Agosto.

sexta-feira, julho 29, 2005

3ª Pré-eliminatória: Sporting defronta Udinese





O Sporting vai jogar contra a Udinese na 3ª pré-eliminatória da liga dos campeões. É caso para dizer que o sorteio não foi muito favorável aos leões uma vez que a equipa italiana era, teoricamente e a par com o Bétis de Sevilha, o adversário menos desejável.
Se é certo que a Udinese é um adversário complicado, também é verdade que o Sporting não seria certamente o adversário que os italianos desejassem. Mesmo assim, acredito que o Sporting seja favorito e que, com maior ou menor dificuldade, consiga eliminar a equipa de Vidigal e colocar-se na liga dos campeões.
Resta dizer que a primeira mão realizar-se-á no dia 10 de Agosto em Alvalade e a 2ª mão no dia 24 do mesmo mês em Itália. A 1ª mão em Lisboa será, a meu ver, mais uma dificuldade para os leões já que, como é sabido, as equipas italianas fecham-se muito bem fora de portas e tentam resolver a eliminatória quase sempre no seu país.

Confira todos os jogos desta 3ª pré-eliminatória:

Sporting (Por)-Udinese(Itá)
Basileia (Suí)-Werder Bremen (Ale)
Shakhtar Donetsk (Ucr)-Inter Milão (Itá)
Everton (Ing)-Villarreal (Esp)
Betis Sevilha(Esp)-Mónaco (Fra)
Wisla Cracóvia (Pol)-Panathinaikos (Gré)
Artmedia Bratislava (Esl)/Celtic (Esc)-Partizan (Sér)/FC Sheriff (Mol)
Shelbourne (Irl)/Steaua Bucareste (Rom)-Rosenborg (Nor)
Manchester United (Ing)-Debrecen (Hun)/Hajduk Split (Cro)
Malmoe (Sué) Maccabi Haifa (Isr)-Dynamo Kiev (Ucr)/FC Thun(Suí)
FBK Kaunas (Lit)/Liverpool (Ing)-KF Tirana (Alb)/CSKA Sofia (Bul).
Valerenga IF (Nor)/FC Haka (Fin)-FC Bruges (Bél)
Dudelange (Lux)/Rapid Viena (Aus)-FK Rabotnicki (Mcd)/Lokomotiv Moscovo (Rús)
Anderlecht (Bél)/PFC Neftchi (Aze)-Slavia Praga (Che)
Anorthosis Famagusta (Chp)/Trabzonspor (Tur)-Glasgow Rangers (Esc)
Dinamo Tbilissi (Geo)/Brondby IF (Din)-Ajax (Hol)

* A negrito as equipas, a meu ver, teoricamente favoritas a entrar na liga dos campeões

quinta-feira, julho 28, 2005

MAIS UM NOME...

Com o Benfica no mercado à procura de reforçar o plantel e, principalmente, o sector ofensivo, muitos são os nomes que se falam neste momento.
Através da comunicação social, os encarnados já teriam contratado dezenas de pontas-de-lança: Vieri, Júlio Cruz, Saviola, Kezman, Tomasson, Larsson, Máxi López, Vágner Love, Charisteas...etc.
Depois de todas estas possibilidades, e do caso "Tomasson", José Veiga optou por um silêncio quase absoluto, baralhando por completo as contas aos benfiquistas. E o silêncio é a alma do negócio!
Não querendo contribuir para o lançamento de mais um nome para o ar, este blog está em condições de avançar que o ponta-de-lança que neste momento está a ser negociado pelo Benfica é: Diego Fórlan!



O uruguaio do Villarreal, melhor marcador da liga espanhola na última temporada, é o nome escolhido pelos responsáveis encarnados para reforçar o sector ofensivo da equipa.
Estar em condições de avançar que é este o jogador pretendido, não quer dizer que o jogador esteja contratado, longe disso. Este blog não se baseia em especulações, e por isso, neste caso, não afirmamos, simplesmente informamos que...
Ou seja, caso esta notícia não se confirme, ninguém pode acusar o blog de ser mentiroso. Caso este possível negócio chegue a bom porto, mais uma vez, este blog orgulha-se de ser dos primeiros em Portugal a avançar uma determinada notícia em primeiríssima mão!
Não somos os maiores, nem tão pouco os melhores, longe disso. Somos, isso sim, humildes, e trabalhamos e pesquisamos matéria para melhor informarmos os nossos estimados leitores.

BENFICA VENCE...MAS NÃO CONVENCE!




O Benfica venceu, ontem, o Barreirense por uma bola a zero.
Num jogo sem grande interesse, Ronald Koeman, optou por voltar a fazer experiências, sendo que, esse tempo, o das experiências, acabou. Antes do primeiro jogo oficial da temporada, no dia 13 de Agosto, no Estádio do Algarve, frente ao Vitória de Setúbal em jogo a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira, o Benfica ainda disputará mais dois amigáveis: no próximo sábado, em Guimarães, frente ao Vitória local, e no dia 7 do próximo mês, na apresentação da equipa aos sócios, frente ao campeão italiano. a Juventus.
O golo de Petit, por sinal um belo golo, foi dos poucos pontos de interesse do jogo de ontem, onde se pôde também constatar a importância e influência de Luisão: visto que nem Simão, nem Nuno Gomes, nem Petit alinharam de início, o internacional brasileiro ostentou pela primeira vez a braçadeira de capitão das águias. É sem dúvida um momento marcante para um jogador que até foi bastante criticado quando chegou ao Benfica. Aos poucos foi subindo de produção, foi-se notabilizando, e ganhando preponderância, ao ponto de chegar a ser um dos capitães.
Realce ainda para o regresso de Manuel Fernandes, que demonstrou que mesmo de ter estado tanto tempo parado, está disposto a não dar tréguas e manter o seu lugar no onze.
Sábado, em Guimarães, temos mais Benfica!

segunda-feira, julho 25, 2005

Avançado procura-se!





Depois de falhada a contratação de Tomasson, o Benfica continua assim no mercado à procura de um avançado goleador, com créditos firmados na Europa e, de preferência, por empréstimo. Caso não seja possível, os encarnados terão mesmo "abrir os cordões à bolsa" em busca de um matador.
Apesar deste dossier estar a ser tratado com o máximo segredo por José Veiga e Luis Filipe Vieira, têm sido avançados vários nomes, todos eles, a meu ver, capazes de serem verdadeiros reforços. Assim, eis os nomes que se falam:

JULIO CRUZ



O jogador tem mais um ano de contrato com o Inter de Milão mas o clube italiano já fez saber ao atleta que não conta com ele para a próxima temporada.
Poderá ser uma excelente alternativa embora, segundo o seu empresário, é muito pouco provável que o jogador venha para Portugal.

SAVIOLA



O internacional argentino não tem espaço no Barcelona de Rijkaard e por isso, o clube catalão procura ganhar algum dinheiro com uma transferência. O clube espanhol pede 5 milhões de euros pelo jogador e não coloca de parte um possível empréstimo. Vários clubes espanhois estão interessados no "conejo". Resta saber até que ponto o Benfica pode competir com os mesmos.

WAGNER LOVE



De todos os nomes apresentados, o brasileiro parece o mais interessado em representar o Benfica. Portanto, provavelmente não deverá haver problemas entre o clube português e o jogador.
Nesta transacção, importa saber até que ponto o CSKA está interessado em libertar um dos seus mais importantes avançados.

CHARISTEAS



Segundo a imprensa desportiva, o avançado grego também poderá ser uma hipótese para reforçar o ataque encarnado. Charisteas joga actualmente no Ajax e é um jogador que agrada a Ronald Koeman.
Seria uma boa solução para o Benfica mas, segundo o seu empresário, dificilmente o Ajax se vê livre do jogador já que é um titular da equipa e tem 3 anos mais de contrato.


Outros assuntos do clube:

BENFICA defronta JUVENTUS

Benfica informou esta segunda-feira que a Juventus será o adversário no encontro de apresentação aos associados e não a AS Roma, tal como estava previsto.

O site oficial dos encarnados refere que «imprevistos de última hora» estão na base da alteração do nome do oponente.
A partida entre os campeões portugueses e italianos está agendada para o dia 6 (e não 7 como está no site) de Agosto, no Estádio da Luz. O jogo tem início marcado para as 20:00 horas.

quinta-feira, julho 21, 2005

Figura da Semana



Esta semana, este espaço servirá não para destacar uma qualquer personalidade do mundo do desporto mas sim para homenagear um amigo, um ex-colega de equipa que, infelizmente, nos deixou faz hoje um ano.
Quero aproveitar este espaço para expressar as minhas condolências à familia de Gil Lisboa, antigo jogador da União de Leiria e do Lisboa e Marinha. Fomos companheiros de equipa, fomos adversários (nunca mais esquecerei o golo que o Gil marcou contra os Marrazes, quando jogava no Lisboa e Marinha) e, infelizmente, a vida tem destas coisas e prega-nos partidas. Um acidente de viação tirou a vida a um menino que respirava saúde e alegria.
Onde quer que estejas, eu e tantos outros que te conhecemos pelo meio do futebol, nunca te esqueceremos!!

A FIGURA: GIL LISBOA (1984-2004)

quarta-feira, julho 20, 2005

Noticias dos "grandes"



BENFICA: Os encarnados continuam à procura de um avançado goleador. Depois de falhada a contratação do dinamarquês Tomasson, o Benfica, segundo a imprensa desportiva, vira-se agora para Walter Pandiani. O blog do Santo Amaro está em condições de avançar que também não será o uruguaio o ponta de lança que irá representar o Benfica de Ronald Koeman. O jogador já fez saber a sua vontade de permanecer no Birmingham e o clube inglês já terá feito uma proposta de 4,5 milhões de euros pelo passe do atleta e ainda um jogo efectuado pelas duas equipas no Riazor de modo a que o clube espanhol ganhe mais algum dinheiro com as receitas.
Sendo assim, o Benfica terá de procurar outra solução para o ataque.

PORTO: A poucos dias da apresentação oficial dos dragões aos sócios, Pinto da Costa deverá estar a preparar a habitual surpresa com que, anualmente, os adeptos são presenteados.
Sendo que, quando se fala em surpresas se fala em reforços, Fernando Meira e Kromkamp poderão ser as duas prendas no sapatinho de Co Adriaanse. Meira é um central que também pode fazer as funções de médio defensivo, posição que conta apenas com Sandro e o provável dispensado Raúl Meireles. Bosingwa também poderá fazer essas funções mas, Co Adriaanse, pretenderá um trinco de raiz (como Meira).

SPORTING: Peseiro já fez saber que pretende dois jogadores para fechar o plantel. Segundo este, o Sporting necessita de um extremo esquerdo e de um defesa central. Wender e Nunes são os mais desejados. Resta saber se Sporting e Braga se entendem de uma vez por todas.
Enquanto isso, Luis Loureiro assinou pelos leões, colmatando assim uma lacuna que, segundo Peseiro, existia no plantel leonino, ou seja, alguém para competir com Custódio para a posição de trinco.

terça-feira, julho 19, 2005

OS MAIS E OS MENOS

OS MAIS E OS MENOS - 2ª EDIÇÃO



Esta semana vou destacar uma equipa e dois jogadores pela positiva, e dois jogadores pela negativa.


OS MAIS - Hamburgo; Beto e Edson




Tive o prazer de assistir ao vivo no passado sábado ao jogo entre o União de Leiria e o Hamburgo, a contar para a terceira eliminatória da Taça Intertoto. E se posso afirmar que estava à espera de algo mais da equipa leiriense, confesso que não estava à espera de tanto da equipa alemã! Com vários jogadores internacionais, casos de Van Buyten, Atouba, Beinlich, Van Der Vaart, Emile Mpenza, Barbarez, Madhavikia, será uma equipa a ter em conta na Bundesliga e nas competições europeias, se assim fôr o caso. Fiquei bastante agradado com o que vi, e confesso que por simpatia, vou acompanhar a carreira deste SUPER HAMBURGO no campeonato alemão.



Beto não, SUPERBETO! Que jogão fez o novo reforço do Benfica no passado domingo frente ao Chelsea. Para quem esteve no Estádio da Luz, como eu, foi um regalo para os olhos ver em acção o ex-Beira-Mar. Defendeu, atacou, roubou bolas, construiu jogo, rematou à baliza, enfim, o homem foi "pau para toda a obra". A continuar assim vai ser mais uma dor de cabeça para Ronald Koeman.




Edson está também em grande. O esquerdino está a fazer uma grande pré-época, e nos jogos de treino não facilita. Faz golos atrás de golos, principalmente quando faz uso do seu pontapé canhão. O ex-União de Leiria não vai ter dificuldades em agarrar lugar, quer seja a lateral-esquerdo, quer seja no meio-campo. Belo reforço!



OS MENOS - Miguel e Tomasson





Mais uma vez sou obrigado a colocar aqui, num local de pouco ou nenhum prestígio, um dos melhores laterais direitos do mundo. Miguel afirma, agora, que o contrato era experimental... Ou seja, enquanto esteve a receber o ordenado, estava tudo bem, o contrato era válido, agora que quer rescindir, a validade do documento é...experimental. Dá para rir! Vamos ver qual será o final deste epílogo, sendo certo que a FIFA não costuma brincar em serviço...




O internacional dinamarquês roeu a corda. Quando o Benfica já tinha tudo acordado com o todo poderoso AC Milan para a sua transferência, Tomasson assinou pelo Estugarda. Sendo certo que os alemães podem eventualmente ter mais condições financeiras a seu favor, será que não seria mais aliciante para o jogador actuar na próxima edição da Liga dos Campeões? Enfim...opções que não se compreendem!

segunda-feira, julho 18, 2005

SAMSUNG CUP 2005 VAI PARA LONDRES





O JOGO DOS CAMPEÕES não desiludiu!
Certamente que quem esteve, ontem, no Estádio da Luz, ou assistiu pela televisão, ao Benfica-Chelsea, não terá dado por mal empregue o seu tempo.
Claro que ainda estamos numa fase muito inicial da época, as equipas ainda não estão completas, os treinadores estudam vários modelos de jogo, a capacidade física está longe da ideal.... Todos estes factores poderiam contribuír para um jogo fraco, sem chama, sem oportunidades de golo, com as euipas a resguardarem-se fisicamente... Puro engano! Foi precisamente o contrário que se viu no relvado da Luz, duas equipas viradas para o ataque, com o objectivo claro de chegar à baliza adversária e fazer golo. O Benfica fez uma partida bastante interessante, com excelentes movimentações, com posse de bola, qualidade de passe, só faltando mesmo a capacidade de finalização. Por seu turno, o Chelsea fez um jogo à...Mourinho, ou seja, uma equipa bastante inteligente na ocupação dos espaços, com uma qualidade de troca de bola impressionante, letal e mortífera quando para isso tem oportunidade e com o tal pragmatismo tanto apregoado nas equipas orientadas pelo melhor treinador do mundo! Dificilmente uma equipa liderada por José Mourinho, depois de alcançar a vantagem durante um jogo, a perde. Mais uma vez foi o que aconteceu ontem, na Luz.






A nível individual o destaque vai inteirinho para Beto. Se, por ventura, ontem, algum inglês presente no Estádio da Luz perguntasse onde é que o Benfica tinha contratado aquele "rapazinho de cabelo amarelo" que andava ali no meio-campo, certamente que não acreditaria na resposta de que tinha vindo de um clube que desceu de divisão... Que jogão fez Beto! Esteve em todo lado, com um pulmão inesgotável, coisa que os adeptos encarnados estavam habituados a ver em...Petit! Mas o brasileiro, ex-Beira-Mar, defendeu, atacou, roubou bolas, construiu, rematou a baliza, enfim, todo um conjunto de situações que mesmo perante jogadores como Frank Lampard, Claude Makelélé, Arjen Robben, Damien Duff, etc, levaram a generalidade da imprensa a considerá-lo como o melhor jogador em campo.
Em relação aos restantes ele, Anderson esteve certinho, jogando muitas vezes na anteccipação, Karyka esteve mais discreto do que nos outros encontros, Tiago Gomes revelou mais uma vez irreverência, e Hélio Roque demonstrou que, ganhando consistência muscular, pode evoluír bastante.



FICHA DE JOGO:

BENFICA: Quim, João Pereira; Anderson; Ricardo Rocha e Dos Santos; Petit, Beto e Karyaka; Geovanni, Simão e Nuno Gomes.

CHELSEA: Petr Cech; Paulo Ferreira, Glen Johnson, William Gallas e Del Horno; Jarosik, Tiago e Lampard; Joe Cole, Robben e Carlton Cole.


SUBSTITUIÇÕES: Quim por Moreira, João Pereira por Alex, Karyaka por Nuno Assis, Geovanni por Carlitos e Nuno Gomes por Mantorras (todas ao intervalo), Dos Santos por Tiago Gomes, Ricardo Rocha por Alcides e Simão por Hélio Roque (todos aos 63m) e Beto por Karadas (aos 82m); Cech por Cudicini, Paulo Ferreira por Terry, Jarosik por Makelélé, Tiago por Gudjonhsen, Joe Cole por Duff e Carlton Cole por Crespo (todas ao intervalo), Lampard por Nuno Morais e Robben por Elmer (ambos aos 78m).

MARCADORES: Ricardo Rocha (43, na p.b)

DISCIPLINA: Cartão amarelo a Nuno Gomes (15m); Jarosik (45+3m) e a Robben (75m)

sexta-feira, julho 15, 2005

Como anda o campeão!




O Benfica contínua a preparar a próxima época de modo a repetir a conquista do título nacional e, ao mesmo tempo, procurar fazer uma boa campanha na liga dos campeões.
Após um estágio, que podemos considerar positivo, na Suiça, o Benfica regressa a Lisboa no intuito de preparar o jogo dos campeões neste Domingo diante do poderoso Chelsea. Será, porventura, uma maneira de "sentir o pulso" dos encarnados a nível europeu. Se é certo que o plantel encarnado será candidato ao título nacional (tem jogadores com valor para tal, como foi demonstrado na época anterior), a grande dúvida está em saber aquilo que este Benfica é capaz de fazer a nível europeu. Uma coisa é certa, nestes últimos anos faltou estofo e experiência aos jogadores encarnados... será que nesta temporada, os mesmos jogadores já estarão aptos para "dar luta" aos grandes clubes da Europa? fica a dúvida mas, obviamente, esperamos que erros demonstrados contra a Lázio ou o Anderlecht não se repitam.
Para o encontro de Domingo, Luis Filipe Vieira e José Veiga contam apresentar dois jogadores internacionais. Ao que tudo indica, serão Léo, ex lateral esquerdo do Santos e Tomasson, avançado que representava o Milan.
Se em relação ao brasileiro, ainda paira no ar alguma dúvida em relação ao seu valor, isto apesar de ser internacional pelo Brasil, no que diz respeito ao dinamarquês, não tenhamos dúvidas de que se trata de uma mais valia para o plantel benfiquista. Creio, portanto, que são dois bons negócios para o Benfica e vão trazer mais qualidade à equipa.
No entanto, na minha opinião, estes dois reforços ainda não chegam para o plantel que o Benfica necessita, isto se quer voltar a ser o Benfica demolidor dos anos 60.
Pelo que passaremos a mostrar em seguida, o Benfica possui apenas 19 jogadores (sem contar com Miguel) capazes de garantir alguma qualidade ao clube. Destes 19, 10 são, a meu ver, indispensáveis para um projecto a médio/longo prazo.
Isto significa que, para chegarmos a um plantel homogéneo de 25 jogadores em que os mesmos lutem pela titularidade, faltam ainda 6 reforços, se incluirmos neste lote Tomasson e Léo. Se é verdade que, a pouco e pouco, a direcção encarnada tem feito uma limpeza no balneário, dispensando jogadores sem qualidade para vestir a camisola do Benfica (Zahovic, Paulo Almeida, Argel, entre tantos outros..), faltará a outra parte que é, efectivamente, contratar jogadores de inegável qualidade. Para tal é preciso dinheiro. Para quem construíu um estádio e um centro de estágio recentemente, para quem já não vende jogadores fundamentais há uns anos, naturalmente que tudo tem de ter o seu tempo e o dinheiro não cai do céu. Acho que internamente se está a trabalhar bem, de forma calma e serena de modo a que o futuro do clube seja melhor do que o presente!

PLANTEL BENFICA 2005/2006

Jogadores Chave: Moreira, Quim, Ricardo Rocha, Luisão, Petit, Manuel Fernandes, Simão, Nuno Gomes, Mantorras e Tomasson (?);

Jogadores que "dão jeito": Alex, Dos Santos, Alcides, Anderson, Karyaka, Beto, Geovanni, Nuno Assis e Léo (?);

Jogadores que não servem: Bruno Aguiar, João Pereira, Karadas, Carlitos;

* Excepcionalmente, o post relativo aos "Estádios do Mundial - 3ª edição" apenas só será publicado no Sábado.
Relativamente ao post das "Estrelas do Futuro" que costuma ser publicado à 3ª feira, passará a partir da próxima semana, a ser publicado à 4ª feira.

quinta-feira, julho 14, 2005

Figura da Semana



Toda a gente o conhece, todos sabem do que ele é capaz sempre que se coloca em cima de uma bicicleta. A "Figura" esta semana é, naturalmente, Lance Armstrong.



Efectivamente, o Tour de France já começa a ser conhecido como o Tour de Lance, tal é a hegemonia do norte americano nesta importante competição. Desde 1999 para cá que França conhece o mesmo vencedor do Tour e, ao que parece, Armstrong irá, mais uma vez, repetir a gracinha.
A carreira profissional de Armstrong inclui cerca de 90 vitórias durante um período de 12 anos (interrompido pelo cancro que o afectou). Armstrong é motivado não só para vencer corridas de bicicleta, mas para competir todos os dias pela benção da vida. Através da fundação Lance Armstrong, tornou-se uma forte voz para sobreviventes da doença em todo o mundo.
Infelizmente para a modalidade, Armstrong anunciou em 18 de abril de 2005, em Augusta, nos EUA, que encerraria sua carreira logo após o Tour de France 2005. Uma coisa é certa, o ciclista quer despedir-se mas em grande. Pelos vistos, está a consegui-lo!


Classificação geral:

1º Lance Armstrong (Discovery Channel), 41h59m57s
2º Mickael Rasmussen (Rabobank), 38 segundos
3º Christophe Moreau (Crédit Agricole), 2m34
4º Ivan Basso (CSC), 2m40
5º Alejandro Valverde (Ilhas Baleares), 3m16
6º Santiago Botero (Phonak), 3m48
7º Levi Leipheimer (Gerolsteiner), 3m58
8º Francisco Mancebo (Ilhas Baleares), 4m00
9º Jan Ullrich (T-Mobile), 4m02
10º Andreas Kloden (T-Mobile), 4m16.

SPORTING VENCE EM TORRES VEDRAS




O Sporting venceu o Torreense por 1-3, num jogo marcado pela juventude que os leões tiveram em campo. Desde Nani, a Semedo, André Marques, passando ainda pelo reforço Marcelo Labarthe, os comandados de José Peseiro demonstraram bastante irreverência.
Foi um jogo agradável, visto que os visitados também quiseram demonstrar que não estavam ali para prestar vassalagem.
Douala inaugurou o marcador à passagem do quarto de hora, mas 8 minutos depois, Ibraima empatou a partida. O camaronês do Sporting voltou a colocar a sua equipa em vantagem, e assim se chegou ao intervalo.
Já na segunda parte, Edson, na conversão de um livre directo superiormente marcado fixou o resultado final.


O onze da primeira parte: Ricardo; Rogério, Semedo, Miguel Veloso e Edson; Nani, Rochemback, Paíto e Sá Pinto; Liedson e Douala.

O onze da segunda parte: Nélson; Miguel Garcia, Beto, Miguel Veloso e André Marques; Custódio, Carlos Martins, Edson e Marcelo Labarthe; Silva e Manoel.

FC PORTO VENCE E LUCHO CONVENCE...






O FC Porto levou de vencida o NEC, equipa que milita na primeira divisão holandesa. Os azuis e brancos venceram por uma bola a zero, num jogo em que se destacou uma das contratações mais sonantes desta temporada: Lucho González.




O argentino esteve muito dinâmico, transmitindo à equipa uma qualidade de jogo acima da média, ou não fosse ele um habitual titular da selecção alvi-celeste.
CO Adriaanse testou duas equipas em cada uma das partes, sendo que o esquema táctico foi o mesmo: 4-3-3.
O único golo da partida foi da autoria de Hélder Postiga, que começa a demonstrar o porquê de ter dito que esta iria ser a sua época.

O onze da primeira parte: Vitor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa, Pepe e Nuno Valente; Paulo Assunção, Lucho González e Lisandro López; Jorginho, César Peixoto e Hélder Postiga.

O onze da segunda parte: Hélton; Sonkaya, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Areias; Ibson, Lucho González e McCarthy; Lisandro López, Ricardo Quaresma e Sokota.

VITÓRIA NA DESPEDIDA...




O Benfica levou ontem de vencida o modesto Étoile Carouge, no último jogo em terras helvéticas. Voltando novamente a apostar num 4-3-3 bastante ofensivo, Ronald Koeman deverá ter ficado agradado com o que viu, visto que os encarnados efectuaram uma boa exibição, trocando bem a bola, com o menor número de toques possível, e sempre com os olhos postos na baliza adversária. A equipa que jogou de início englobava 6 titulares da época passada, e continha ainda outro nome que voltou a ficar na retina: Karyaka. O russo voltou a demonstrar que é, sem dúvida, uma excelente contratação, vai ser bastante útil à equipa, e continua a demonstrar toda a sua qualidade técnico-táctica. Vai dar que falar!





Foi sem surpresa que surgiu o primeiro golo, da autoria de Mantorras, visto que até aí, os encarnados já tinham enviado uma bola ao poste e criado outras oportunidades para golo.
Já na segunda metade do desafio e onde só um jogador transitou da primeira, Karyaka, os pupilos de Ronald Koeman continuaram com o seu futebol prático, objectivo e sempre com os olhos postos na baliza contrária. E foi no seguimento destes pontos, que facilmente chegaram ao segundo e terceiro golos. Nuno Gomes na conversão de uma grande penalidade, após derrube de um defesa a Hélio Roque, que se esgueirou muito bem numa diagonal perfeita, apontou o segundo, e aos 72 minutos eis que chegou o momento do jogo, da autoria de Azar Karadas: o norueguês recebeu a bola encostado à linha lateral, descaído sobre o lado esquerdo, dominou-a, flectiu para o meio já com a bola colada ao pé direito, e a uns bons 30 metros da baliza, disparou fortíssimo para um golo de bandeira! Foi realmente o momento do jogo! Torna-se até difícil compreender, como é que um jogador que é apelidado de "tosco", consegue depois ter momentos destes. Foi um golo semelhante ao da época passada, na Luz, frente ao Nacional da Madeira. Sensacional!



O onze da primeira parte: Quim; João Pereira, Anderson, Alcides e Dos Santos; Petit, Karyaka e Nuno Assis; Geovanni, Simão e Mantorras.

O onze da segunda parte: Moreira; Alex, Fernando Alexandre, Ricardo Rocha e Tiago Gomes; Karyaka, João Vilela, Carlitos e Hélio Roque; Nuno Gomes e Karadas.

quarta-feira, julho 13, 2005

UNIÃO DE LEIRIA: PRIMEIRA EQUIPA PORTUGUESA A ENTRAR EM COMPETIÇÃO




A União Desportiva de Leiria é a primeira equipa portuguesa a entrar em competição na nova temporada. É já no próximo sábado, dia 16 de Julho, que os unionistas começam a sério a época de 2005/2006. A competição em disputa é a Taça Intertoto, onde os leirienses terão pela frente o Hamburgo, equipa que milita na Bundesliga.
Não será certamente um adversário acessível, antes pelo contrário, mas a equipa de José Gomes tem condições para seguir em frente na prova. Caso elimine os alemães, a equipa da cidade do Lis, continuará a não ter tarefa fácil, podendo reencontrar, nas meis-finais, outra equipa germânica, no caso, o todo poderoso Borussia de Dortmund, e uma vez chegando à final será a vez do colosso Valência entrar no caminho dos portugueses. Tudo isto, claro está, se estas equipas provarem todo o seu favoritismo e chegarem a estas fases da prova.






Com um treinador novo, e com uma autêntica revolução no plantel, a União de Leiria, tem objectivos bem consistentes e, quem sabe, ambiciosos para a próxima temporada. A Leiria chegou um contigente de jogadores brasileiros, todos eles com o cunho pessoal de José Gomes, mas também o mercado nacional foi explorado.

Plantel do U.Leiria para a próxima temporada:

Guarda-redes: Fernando (ex-Coritiba), Costinha e Quievreux

Defesas-direitos: Éder (ex-Vitória de Setúbal) e Laranjeiro

Defesas-esquerdos: Alhandra e Anderson (ex-Caxias)

Defesas-centrais: João Paulo, Renato, Gabriel e Hectór Giraudo (ex-Operário)

Médios defensivos: Paulo Gomes, Nené (ex-Desp.Aves) e Kata (ex-Brest)

Médios direitos: Vitor Pereira (ex-Moreirense) e Maciel (ex-Atl.Paranaense)

Médios esquerdos: Fábio Felício

Médios ofensivos: Harison (ex-Ponte Preta)

Pontas-de-lança: Ferreira, Paulo César (ex-Rio Ave), Cadú da Silva (ex-Germinal)

2º TESTE DE RONALD KOEMAN





Logo à noite, às 20h15m, hora portuguesa, o Benfica entra novamente em campo para defrontar o modesto Etoile Carouge. Será o segundo jogo da era Koeman, frente a um adversário de quilate claramente inferior, e onde se espera que o Benfica consiga materializar em golos todo o seu favoritismo. Para esta segunda partida de preparação dos encarnados, Ronald Koeman prepara-se para fazer bastantes alterações em relação ao jogo de domingo, em que os seus pupilos levaram de vencida o Sion, por duas bolas a uma. Obviamente que é nesta altura de pré-época que as experiências se fazem, que se testam soluções. Aqui fica o onze provável do Benfica para esta noite, novamente em 4-3-3.

Quim; João Pereira, Anderson, Alcides e Dos Santos; Petit, Karyaka e Nuno Assis; Geovanni, Simão e Mantorras.

Será mais um teste ao esquema táctico preferido de Ronald Koeman, onde ainda faltam jogadores chave, tais como, Ricardo Rocha, Manuel Fernandes, Nuno Gomes e algum ou alguns reforços que ainda possam chegar.
Curiosa continua a ser a disputa das redes encarnadas, uma vez que, se no primeiro jogo foi Moreira o titular, hoje será Quim a alinhar de início. A sensação que dá, é que o treinador holandês ainda não terá decidido quem vai ser o guardião do templo encarnado.


A CAMISOLA 10 ESTÁ À TUA ESPERA...

O Benfica parece já ter encontrado sucessor para a mítica camisola "10", cujo último atleta a envergá-la foi Zlatko Zahovic. Dentro do plano estipulado para esta temporada, tendo em linha de conta as lacunas que o plantel encarnado apresenta, e no seguimento dos esquemas tácticos predilectos do novo treinador, o clube da luz está prestes a concretizar um negócio bastante ambicioso. Trata-se de um avançado bastante móvel, tecnicista, e com faro pelo golo. Adapta-se bem ao tradicional 4-4-2, podendo jogar lado a lado com outro ponta-de-lança, ou mesmo ao 4-3-3, descaído sobre qualquer dos lados. Falamos de...JON DAHL TOMASSON.







O jogador do AC Milan já disse várias vezes que estaria disposto a mudar-se para Portugal, visto que é um país que conhece bem, pois já cá esteve por diversas ocasiões de férias. Por sua vez, o clube italiano, neste momento está muito bem servido de pontas-de-lança, uma vez que, possui no seu plantel 3 jogadores para o lugar, estando ainda prevista a chegada de um outro, de seu nome, Alberto Gilardino. Os outros são "só", Shevchenko, Inzaghi e o recém chegado Christian Vieri. Por todas estas razões, o avançado dinamarquês pode muito bem ser uma possibilidade real para as pretensões encarnadas.

terça-feira, julho 12, 2005

OS MAIS E OS MENOS

A partir desta terça-feira, dia 12 de Julho de 2005, este blog passará a contar com uma crónica semanal entitulada OS MAIS E OS MENOS. Será um espaço onde irei destacar pela positiva e pela negativa pessoas ou clubes que ao longo da semana "fizeram por isso". Não terei um número exacto de pessoas ou clubes que destacarei, tanto por um lado como por outro, ou seja, tanto posso falar de 2 mais e 3 menos ou vice-versa. Será mais um temático deste blog, onde todos os dias tentamos inovar, para que os nossos assíduos leitores tenham cada vez mais motivos para nos visitar. Espero que gostem.



OS MAIS E OS MENOS - 1ª EDIÇÃO

Esta semana vou destacar 6 personalidades. Três pela positiva e outros tantos pela negativa.

OS MAIS - Luís Filipe Vieira; Karyaka; Co Adriaanse





Em relação a Luís Filipe, o presidente do Benfica merece este destaque, muito por via do "processo Miguel". Penso que o líder encarnado está a conduzir da melhor maneira o processo, visto que, se todos os órgãos legais atribuem validade ao contrato, o Benfica só pode estar tranquilo. Penso que o próximo passo a ser dado será recorrer às instâncias judiciais, uma vez que, por tudo o que tem sido dito e escrito por quem de direito, o Benfica tem toda a razão neste processo.




Andrei Karyaka, internacional russo, chegou ao Benfica proveniente de um modesto Krylia Sovetov, e já impressionou. Nos primeiros dias de estágio na Suiça, e no primeiro jogo de preparação realizado no passado domingo frente ao Sion, Karyaka demonstrou todo o seu potencial, ainda que jogando numa posição que não é a sua de raíz. Vinha rotulado de extremo-esquerdo, mas foi no centro do meio-campo que actuou e... se destacou. Não tenho dúvidas que será uma mais-valia para o plantel encarnado.





Co Adriaanse, treinador holandês contratado pelo FC Porto, teve, na passada semana, uma declaração em relação à disciplina que quer impôr no balneário. Tanto nos treinos como nos jogos. O novo timoneiro portista, já avisou, que não vai permitir certas e determinadas "estravagâncias" aos jogadores, entre elas, os "piercings", as tatuagens, as raspas e tranças no cabelo, ou seja, jogador é para jogar futebol e não para ser modelo. Será uma imposição de disciplina que faz todo o sentido e que desde já, demonstra a rigidez do holandês. Penso que trará grandes benefícios ao clube azul e branco.



OS MENOS - Miguel; Dias Ferreira; Enakarhire





Miguel desiludiu a nação benfiquistas e, por ventura, muitos portugueses amantes do futebol. Uma atitude irreflectida de um jogador excepcional, que tinha tudo para singrar no futebol europeu. Possivelmente, mal aconselhado, o lateral deveria saber que os contratos têm que ser cumpridos. E se não queria cumpri-lo, a opção mais correcta e sensata seria sentar-se à mesa com o clube, com os seus dirigentes e falar do assunto com quem de direito. A ser verdade que o Dínamo de Moscovo apresentou uma proposta no valor de 12 milhões de euros que foi aceite pelo Benfica mas recusada pelo jogador, o lateral só tinha que esperar por melhores propostas. Nunca o Benfica lhe cortaria as pernas, simplesmente estava interessado em defender os seus interesse e realizar um bom negócio. A partir daqui, resta a Miguel, tentar resolver as coisas o melhor possível, visto que jamais lhe vai ser dada razão neste caso. Atitude inqualificável!!!


Dias Ferreira, o advogado escolhido por Miguel para tratar deste processo, é um dos visados por toda a nação benfiquista. Sendo um especialista na matéria, tal como Miguel afirmou, não se compreende como é que faz ver a Miguel e tenta fazer ver a milhões de pessoas que o contrato do internacional português com o Benfica não é válido, é nulo. As instituições que deveriam reconhecer o contrato já o fizeram: Cartório Notarial, Liga Portuguesa de Futebol Profissional e Federação Portuguesa de Futebol. Portanto, sr.Dr.Dias Ferreira, apetece-me perguntar: ONDE ESTÁ O SEU PROFISSIONALISMO???




Joseph Enakarhire também pode estar metido em problemas. O nigeriano não se apresentou quando devia na academia de Alcochete, e, embora já tenha aparecido, pode estar em maus lençóis. No caso do Sportingh e o Dínamo de Moscovo, porventura, não chegarem a acordo para a sua transferência (embora o contrário parece ser o final provável), Enakarhire terá de justificar a sua chegada tardia ao estágio da equipa leonina. Mesmo acabando por ser transferido para a Rússia, não deixa de ser mais uma atitude pouco dignificante de um atleta que, ao longo da época, até deixou uma imagem bem positiva, devido às exibições de qualidade que realizou com a camisola do Sporting.

OS POSSÍVEIS NEGÓCIOS DO SPORTING

O Sporting está neste momento bastante activo no mercado. Se é certo que tudo está dependente da saída de Enakarhire (cujo destino deve ser mesmo Moscovo), os leões estão já a trabalhar no sentido de se reforçarem com o dinheiro proveniente da venda do nigeriano.




Se o negócio se concretizar, como tudo indica, para alvalade podem seguir viagem vários jogadores, a começar por Luís Loureiro. O médio defensivo, internacional português, não se adaptou ao estilo de vida na Rússia e está envolvido no negócio Enakarhire. A partir daqui, e com dinheiro fresco para investir, os leões têm já debaixo de olho um lote de jogadores de onde se destacam Wender, João Alves, Nunes e João Paulo.







O Sporting prepara-se para "pescar" em Braga. Wender é uma hipótese muito viável, visto que é uma das lacunas do plantel leonino, ao passo que Nunes pode ser o substituto ideal para colmatar a saída do nigeriano para Moscovo, não descurando ainda que João Paulo (U.Leiria), também pode ser uma alternativa. No que a João Alves diz respeito, o médio bracarense continua a ser bastante cobiçado. Neste defeso já muito se falou sobre possíveis interessados na pérola que Jesualdo Ferreira lapidou, mas o que é certo é que à SAD arsenalista nunca chegou nenhuma proposta satisfatória. O português encaixaria que nem uma luva no esquema do Sporting, mas não pode ser descurado um possível interesse do Chelsea, visto que José Mourinho é um grande apreciador das suas qualidades. Ao que o nosso blog conseguiu apurar, existe ainda uma hipótese que nos últimos dias ganhou alguma consistência: O Benfica pode entrar novamente no negócio. Os encarnados, como é sabido, estão no mercado à procura de dois médios, e João Alves, poderá eventualmente transferir-se para a Luz. Vamos ver o que os próximos dias nos reservam.

ESTRELAS DO FUTURO - 7ª edição



Esta semana a estrela do futuro vem dos Estados Unidos. Falo-vos de Freddy Adu, um jovem de apenas 16 anos.



Freddy Adu


Número favorito: 9 ou 11

Posição: Avançado/Extremo Esquerdo

Data de Nascimento: 2/06/89

Local de Nascimento: Tema, Ghana

Idade: 16 anos

Clube actual: DC United


Freddy Adu nasceu a 2 de Junho de 1989 no Ghana. A sua mãe, certo dia, decidiu ir viver para a America. Adu, os pais e o irmão instalaram-se em Washington D.C.
Um amigo de escola convidou Freddy a jogar futebol. A sua técnica chamou logo a atenção e rapidamente Adu se viu a jogar numa equipa local.
Depois de ajudar a sua equipa a dominar a liga, Freddy Adu jogou em dois torneios juvenis em Itália e foi considerado o melhor jogador (MVP). Representantes do Inter de Milão, da primeira liga italiana, ofereceram à familia do jogador 750 mil dólares para o contratar. Contudo, a mãe de Adu recusou dizendo que o seu filho ainda era demasiado novo para ir para Itália.
Após recusar várias propostas, a familia de Adu finalmente aceitou em deixar o seu filho jogar, mas na U.S Soccer League. Aí, ele treina com os melhores jogadores de sub-17 enquanto ao mesmo tempo tenta terminar os estudos.
Em Fevereiro de 2003, Freddy recebeu a nacionalidade americana. Actualmente, é regularmente chamado à selecção norte americana. Tem representado os sub-17 mas, recentemente, foi chamado aos sub-20 para integrar o plantel que participou no Mundial da Holanda.




Freddy Adu é já considerado um menino-prodígio no mundo de futebol. Destaque para o contrato que assinou com a Nike, no valor de 1 milhão de dólares.
Adu já demonstrou inumeras vezes que é um predestinado. É o máximo goleador da selecção de sub-17 com 19 golos. Terá, contudo, algum trabalho pela frente para poder ombrear com os grandes jogadores mundiais. Talento não lhe falta, resta saber se terá a cabeça e o acompanhamento necessário.
Freddy Addu já foi comparado a Pelé... isto quer dizer alguma coisa!

segunda-feira, julho 11, 2005

Benfica vence o 1º jogo da época



SION 1-2 BENFICA



O Benfica venceu ontem à noite os suiços do Sion por 2-1, naquele que foi o primeiro jogo sob orientação de Ronald Koeman.
Este jogo serviu essencialmente para Koeman colocar em prática algumas movimentações treinadas nestes primeiros 5 dias de estágio. Serviu também para observar alguns jogadores e para testar duas equipas contra um adversário com maior ritmo e mais avançado na sua preparação, como era o caso do Sion.
Apesar de ainda ser cedo para tirar conclusões sobre o Benfica que iremos ter na nova temporada, já deu para ver que Koeman vai trazer aos campeões nacionais um futebol de ataque, um futebol mais atractivo. Notou-se, por exemplo, a preocupação que Koeman tem em fazer com que os laterais auxiliem o ataque permanentemente. Foram várias as chamadas de atenção para Tiago Gomes (lateral esquerdo que jogou na 1ª parte) subir no terreno de modo a apoiar Simão. Quer Tiago Gomes, quer Alex e quer João Pereira, quer Dos Santos (no segundo tempo), todos eles procuraram subir muito no terreno. Com essas súbidas, pôde-se observar outra coisa, que era o facto de sempre que os laterais tirassem cruzamentos, os alas tinham a obrigação de estar na área para finalisar. Na 1ª parte, vimos Carlitos e Simão a cabecear dentro da área, algo que era muito raro acontecer com Trapattoni.
De salientar ainda o facto dos cantos e livres já terem sido alvo de algum estudo. Ainda se viu algumas imperfeições nos lances de bola parada mas já deu para ver que Koeman quer ter livres e cantos bem estudados.
Relativamente a destaque de jogadores, ainda é muito cedo para ter uma avaliação concreta mas, pelo que deu para ver, Karyaka parece um jogador habilidoso com os dois pés e não parece ter grandes problemas em rematar à baliza. De resto, ainda é muito cedo para dizer mais sobre os reforços.
Foi, de qualquer forma, um bom teste apesar de ainda haver muito trabalho pela frente.

Equipa do Benfica na 1ª parte: Moreira, Alex, Anderson, Ricardo Rocha, Tiago Gomes, Beto, Karyaka, Nuno Assis, Simão, Carlitos e Nuno Gomes;

Equipa do Benfica na 2ª parte: Quim, João Pereira, Alcides, Fernando Alexandre, Petit, Geovanni, João Vilela, Hélio Roque, Karadas e Mantorras

Ao intervalo: 0-0

Resultado Final: 1-2

Golos: Karadas e Geovanni