sexta-feira, setembro 30, 2005

Competições europeias: Rescaldo




BENFICA

- Foi a primeira das equipas portuguesas a entrar em acção e era, no plano teorico, aquela que mais dificuldades teria em alcançar um resultado positivo. Como é sabido, o Benfica perdeu (pelos motivos que já todos sabemos) mas deixou uma imagem bastante positiva e diferente daquela que havia deixado pela Europa nos anos anteriores (excepção feita contra o Inter).
O Benfica perdeu mas continua com fortes possibilidades de seguir em frente na competição.



FC PORTO

- A imagem de Diego diz tudo. O FC Porto ataca muito, com muitas unidades mas esquece-se que no futebol as outras equipas, por muito fracas que sejam, também já sabem atacar, também já estudam as fraquezas do adversário.
O mister Co Adriaanse já provou ser um treinador interessante, com um grande sentido de disciplina e com vontade de ver a sua equipa jogar para marcar muitos golos e dar espectáculo. Falta-lhe o rigor e coesão defensiva que é sempre necessário ter em qualquer equipa do Mundo (Mourinho que o diga!).
Para o campeonato português, tal ousadia poderá chegar. Resta saber é se na Europa, com equipas bastante experientes e de outra valia tecnico-táctica, o Porto é capaz de mostrar aquilo que mostra a nível interno. (para já não foi!)
Se Co Adriaanse conseguir jogar um futebol ofensivo, dinâmico, com muitos golos e se tiver dentro de campo jogadores que façam o "trabalho sujo", aí o Porto poderá ser um caso sério na Europa e, Co Adriaanse poderá passar a ser um excelente treinador e não um treinador interessante como neste momento o é na minha opinião.



BRAGA



- A imagem diz tudo. O Braga desesperou dentro de campo! A equipa bracarense tudo fez para ganhar ao Estrela Vermelha mas quando a bola não quer entrar não há nada a fazer.
Em noite de infelicidade bracarense, a estrela, desta vez foi vermelha!

SPORTING

- Sempre ouvi dizer que para uma equipa jogar bem e desenvolver um bom futebol, é imperial que a cabeça dos jogadores esteja bem, livre de quaisquer problemas. Mais uma vez, Mourinho, neste capítulo, é extraordinário. Como toda a gente sabe, o técnico português, qual psicólogo, procura motivar e apoiar os seus atletas por forma a que estes estejam fortes psicológicamente para atacar o "inimigo".
Peseiro é precisamente o oposto de Mourinho. O técnico leonino, ainda que inconscientemente, parece sempre disposto a "quebrar" psicologicamente um jogador. As suas substituições, as suas opções, os seus discursos, a sua atitude, tudo isto faz com que um jogador perca a confiança no treinador (já nem falo nos adeptos).
Com tudo isto, a verdade é que o Sporting já perdeu 2 objectivos esta temporada, a entrada na Champions e o afastamento precoce da taça Uefa.
"Há um divórcio entre o treinador e os adeptos. É irreversível?
— Não sei precisar... Quando tiver a consciência de que em vez de estar a ajudar estou a prejudicar, sou o primeiro a assumir." - As declarações de Peseiro dão vontade de rir...



VITÓRIA DE SETÚBAL

- Isto sim é dignificar Portugal. O Setúbal conquistou um ponto para o ranking português e jogou contra uma equipa que recentemente derrotou (só) o AC Milan. Perante isto, está tudo dito em relação à imagem que a equipa setubalense deixou no conjunto das duas mãos.
E se a felicidade os tivesse acompanhado...



VITÓRIA DE GUIMARÃES

Está de parabéns a única equipa sobrevivente na Uefa, a única equipa que conseguiu vencer nesta jornada europeia.
O Guimarães, apesar de ter um treinador ao qual não nutro grande admiração, conseguiu qualificar-se justamente para a fase de grupos da Uefa. Naquela que era, à partida, uma eliminatória extremamente complicada, o certo é que o vitória vestiu o fato de macaco e conseguiu fazer dois jogos muito bons contra o dificil Wisla Cracóvia que é, nem mais nem menos, tricampeão da Polónia.
Guimarães está em festa e, diga-se, justamente. Se alguém merecia uma prenda destas eram os adeptos vitorianos. Como eles, não há ninguém em Portugal, digam o que disserem!
Uma palavra também para SAGANOWSKI. O avançado tem dado mostras do seu valor e tem justificado o porquê da sua contratação. Para quem não viu, aqui fica o golo do avançado que possibilitou ao clube vimaranense sair da Polónia com uma vitória.



VIDEO: SAGANOWSKI SHOW
A "SAGA" CONTINUA

Braga e Setúbal infelizes... Guimarães segue para os grupos!




BRAGA 1-1 ESTRELA VERMELHA



É assim o futebol! O Braga fez tudo para passar à fase de grupos da Uefa, criou inumeras ocasiões, praticou um futebol vistoso e de ataque mas, infelizmente, a bola não quis entrar. Por isso, foram os jogadores do Estrela Vermelha que fizeram a festa, isto apesar de pouco ou nada terem feito para a merecer.
A verdade é que o futebol é mesmo assim, só contam as que entram dentro da baliza e o Estrela Vermelha conseguiu em uma ou duas ocasiões fazer o mesmo número de golos que o Braga em dezenas de oportunidades.
Portanto, um empate com golos favoreceu a equipa forasteira uma vez que não tinha sofrido golos em casa e conseguiu violar as redes do opositor no seu reduto.
Um grande amargo de boca para os bracarenses no adeus à UEFA!


WISLA 0-1 GUIMARÃES




A "SAGA" continua. O Guimarães conseguiu dar continuidade à excelente vitória conseguida em sua casa diante do sempre incómodo Wisla Cracóvia e venceu na Polónia pela margem mínima. Saganowski, mais uma vez, foi decisivo na vitória vimaranense, carimbando assim a passagem do Vitória à fase de grupos.
Jaime Pacheco, com o seu estilo vigoroso e nada vistoso, parece começar a construir uma equipa. Goste-se ou não se goste, a verdade é que o Guimarães está a subir de rendimento.
A ver vamos o que se seguirá na Luz na próxima segunda feira...
PARABÉNS VITÓRIA! A única equipa que segue em prova na Uefa...


SAMPDÓRIA 1-0 SETÚBAL




Apesar da derrota e da consequente eliminação, é caso para dizer que o Setúbal está de parabéns porque, acima de tudo, dignificou a sua cidade, dignificou Portugal.
O Vitória de Setúbal era porventura a equipa portuguesa que se esperava menos nesta primeira ronda europeia. A verdade é que os vitorianos demonstraram em Génova uma vontade, uma determinação e um espirito de solidariedade enorme, provando que não iam a Itália para fazer turismo ou coisa que o valha.
Apesar de ter sofrido um golo logo nos primeiros minutos, o Setúbal não se deixou afectar e procurou desenvolver o seu futebol. Há medida que o tempo ia passando, o Setúbal começava a subir mais no terreno e a incomodar mais vezes Antoniolli. Foi por mera infelicidade que o Vitória não obrigou os italianos a prolongamento tais foram as ocasiões de golo que dispuseram.
O que fica para a história é a passagem da Sampdória à fase de grupos. No entanto, por aquilo que o Setúbal fez nas duas mãos, merece uma palavra de apreço porque, mais do que nunca, procurou dignificar Portugal (ao contrário de outros!)...

Ver para crer em Alvalade




SPORTING 2-3 HALMSTAD (após prolongamento)




Inacreditável!
Não há palavras para descrever aquilo que se passou na noite de quinta-feira em Alvalade. Como é possivel uma equipa de amadores, sem história no futebol europeu, que luta para não descer no modesto campeonato sueco, fazer aquilo que todos vimos em pleno estádio de Alvalade? É caso para dizer que o Sporting está literalmente de rastos e quando assim é, não se pode deixar andar as coisas como se nada de grave se passasse e, por isso, para bem da instituição, seria de todo benéfico mudar o ambiente por aqueles lados (se é que me entendem!).
Há uns dias atrás tive oportunidade de mostrar o meu desagrado em relação ao mister Koeman. A verdade é que se fosse adepto do Sporting, nem queria pensar aquilo que já teria escrito a respeito das atitudes do mister Peseiro. Convém assinalar que, ao contrário do Sr. Koeman, não acho que o treinador leonino seja incompetente. Acho-o com alguma capacidade mas para treinar equipas do valor do Nacional ou coisa parecida. A meu ver, José Peseiro é um treinador com algum valor para montar equipas que tenham de defender resultados e explorar contra-ataques.
No entanto, Peseiro já deu mostras que não sabe mexer nas equipas caso os resultados sejam adversos. O Sporting é demasiado grande para ter no banco um treinador com pouca ambição, que fala muito e apresenta pouco trabalho. Quando uma pessoa diz que está em crédito com o clube porque meteu a equipa a jogar bom futebol e quase ganhou o campeonato e a taça uefa só pode ser uma pessoa com falta de ambição, só pode ser alguém que se contenta com muito pouco. Alguma vez, por exemplo, ouviriamos da boca de José Mourinho que ficaria muito satisfeito por quase ganhar uma qualquer competição? naturalmente que quem é bom não cai no ridiculo de tais declarações.
A pergunta que milhares de sportinguistas colocam depois de mais um desastre leonino é... E AGORA? que fazer depois disto?
Caros sportinguistas... se estão à espera que José Peseiro se demita, então podem esperar sentados porque tal não vai acontecer. Esse senhor é demasiado vaidoso e orgulhoso para reconhecer os seus erros, para reconhecer que o Sporting só melhorará se estiver com outra equipa técnica. Além disso, Peseiro tem a felicidade de ter uma SAD que pouco se preocupa com a sua prestação à frente do clube. Assim sendo, Peseiro vai continuar até ao fim da época, aconteça o que acontecer. Sinceramente, esta é a minha convicção. A não ser que em Dezembro, com aquela paragem normal de fim de ano, a SAD leonina resolva fazer algo para bem do Sporting.
ASSIM VAI ("de vela") O LEÃO!




Ficha do jogo

Estádio José Alvalade
Árbitro: Johan Verbist (Bélgica)
Assistentes: Mário Carette e Vicent Despiegeleer
4º árbitro: Didier Petitjean

Sporting: Nélson, Miguel Garcia, Beto, Polga e Paíto (Varela, 115'); Luís Loureiro (Custódio ao intervalo), João Moutinho e João Alves; Wender, Douala e Deivid (Pinilla, 75').

Halmstad: Conny Johansson; Jensen, Zvirdzdauskas, Tommy Johansson e Per Johansson (Delani, 82'); Anklev (Inglesten, 78'), Magnus Svensson, Andreas Johansson (Joel Johansson, 78'), Djuric e Preko; Thordvalsson.

Golos:
0-1 por Thordvalsson aos 15’
1-1 por Wender aos 35’
1-2 por Zvirdzdauskas aos 90’
2-2 por Zvirdzdauskas (ag) aos 103’
2-3 por Ingelsten aos 113’

quinta-feira, setembro 29, 2005

ESCÂNDALO NO DRAGÃO



Que grande surpresa no Estádio do Dragão!
Para espanto de todos, o FC Porto perdeu por 2-3 com o Artmedia da Eslováquia, uma equipa desconhecida aos olhos do mundo!
Se na primeira jornada do grupo, os portistas haviam perdido em Glasgow, frente ao Rangers, ontem era fundamental levar de vencida a equipa eslovaca para conquistar 3 importantes pontos.
Os azuis e brancos até entraram bem no jogo, criando várias oportunidades de golo, e jogando bom futebol. Diego mostrava que estava em noite inspirada, conduzindo o jogo ofensivo da equipa, e Lucho era o patrão do costume no meio-campo.
Ora, foi precisamente o argentino que colocou o FC Porto em vantagem à passagem da meia hora, com um oportuno golpe de cabeça.
Se o primeiro golo havia sido sul-americano, o segundo também o foi. O tento foi da autoria de Diego, com um excelente remate à entrada da área, depois de uma bela arrancada do brasileiro.
Parecia que tudo estava controlado, que o FC Porto tinha o jogo completamente dominado, e que até podia partir para a goleada.
Até que, segundos antes do árbitro terminar a primeira parte, o Artmedia chegava à baliza pela primeira vez e...fazia golo! Petras foi o seu autor com um remate rasteiro a bater pela primeira vez Vítor Baía.
A segunda parte teve a mesma toada, com os azuis e brancos a controlar as operações, mas, embora atacando bastante, sem clarividência na hora do último passe.
E, aproveitando o desperdício dos da casa, os eslovacos perderam a vergonha e num lance típico de contra-ataque empataram o jogo, através de um golo de Kozac, que fugiu bem à defesa portista, fintou Baía e atirou para o fundo da baliza.
Surpresa geral no Dragão, mas ainda faltava muito tempo e pensou-se que o FC Porto chegaria facilmente à vitória. Puro engano!
Além de não ter conseguido chegar à vitória, muito por culpa própria, a equipa de Co Adriaanse ainda estava para assistir ao pior: O ESCÂNDALO EM PLENO ESTÁDIO DO DRAGÃO!
Os eslovacos perderam completamente a vergonha e gelaram o anfiteatro azul e branco com o terceiro golo, aos 74 minutos, por intermédio de Borbely.
Daí até final, não mais foi possível inverter o rumo aos acontecimentos, e a partida terminaria com uma das grandes surpresas desta Liga dos Campeões: o Artmedia de Bratislava, equipa nº129 do ranking da UEFA, acabava de vencer em casa do campeão europeu de há 2 anos.
Em dia de aniversário (o FC Porto comemorou ontem 112 anos de existência), a história e tradição do clube não mereciam tamanha desilusão!



FICHA DE JOGO:


Estádio do Dragão | relvado: excelente | espectadores: 38 708 | árbitro: Massimo Busacca [Suíça], | assistentes: Assistentes: Matthias Arnet [Suíça], Francesco Buragina [Suíça]| 4º árbitro: Guido Wildhaber [Suíça]


FC Porto 2 - Artmedia 3

GOLOS [1-0] Lucho 31', [2-0] Diego, [2-1] Petras 45, [2-2] Kozak 54', [2-3] Borbely 74

FC PORTO

99 Vítor Baía
12 Bosingwa
3 Ricardo Costa 76'
13 Bruno Alves
21 César Peixoto
6 Ibson
8 Lucho González
20 Diego 76'
7 Quaresma
9 McCarthy
17 Jorginho

TREINADOR: Co Adriaanse

31 Paulo Ribeiro
14 Pepe
35 Marek Cech
18 Paulo Assunção
27 Alan 76'
39 Hugo Almeida 76'
11 Lisandro

DISCIPLINA: Cartão amarelo a Quaresma, 77' e a Bosingwa, 90+2'.

ARTMEDIA

1 Cobej
24 Burák 46'
4 Durica
2 Debnar
21 Petras 79'
22 Urbanek
17 Borbély
8 Vascak
25 Kozak
20 Fodrek
16 Hartig 84'

TREINADOR: Vladimir Weiss

30 Stefan Kollar
3 Stano 70'
13 Tchur
12 Obzera 84'
9 Luís Fábio Gomes
10 Mikulic
14 Halenár 46'

DISCIPLINA: Cartão Amarelo a Petras, 55', a Fodrek, 59', a Stano, 80', a Obzera, 89' e a Halenar, 90'.

terça-feira, setembro 27, 2005

"Holandeses" derrotam Benfica!




"GRANDE EXIBIÇÃO EUROPEIA COM RESULTADO INGLÓRIO"



MAN UTD 2-1 BENFICA
(Giggs, Nistelrooy ; Simão)



Inglório!
Custa muito ver uma equipa ser derrotada desta maneira, depois de uma exibição tão personalizada e tão homogénea durante tantos períodos de jogo. Convém dizer que os encarnados jogaram desta forma naquele que é um dos campos mais dificeis do Mundo de jogar, naquela que é uma das melhores equipas europeias e uma das candidatas a ganhar a Liga dos Campeões. Já agora, sendo também um adepto do Manchester United, acredito que desta forma, com este futebol desgarrado que vive muito à base das individualidades, o United não vai muito longe na competição.

Antes de deixar o meu comentário em relação ao jogo própriamente dito, é justo destacar o apoio demonstrado dentro do "teatro dos sonhos" pelos adeptos do Benfica. Foi deveras emocionante e gratificante ouvir na televisão cânticos a bom tom como "Glorioso SLB", "Ninguém pára o Benfica", "Benfica, Benfica", sem dúvida, algo inesquecível e que mostra a grandeza do clube encarnado.
(Só foi pena um ou dois holandeses terem estragado a festa aos adeptos que tanto fizeram (juntamente com os jogadores) para a merecer.

Em relação ao encontro, o Benfica realizou uma primeira parte notável. Entrou algo receosa nos primeiros minutos mas rapidamente sacudiu a pressão dos ingleses e começou a esplanar o seu futebol.
O Benfica dispôs de inumeras oportunidades para marcar mas, por infelicidade ou pela inspiração do guarda-redes Van der Saar, o nulo ia subsistindo.
Relativamente ao United, apenas conseguia criar perigo através de rasgos individuais, especialmente por Giggs e também Ronaldo e Nistelrooy. O holandês criou mesmo a melhor oportunidade da primeira parte ao rematar violentamente contra a barra.
Aos 39 minutos, com o jogo aparentemente controlado por parte dos encarnados (apesar de estar a jogar com 10 unidades e com Beto), Giggs, com muita sorte, na marcação de um livre, colocou os "red devils" na frente do marcador. A infelicidade europeia mais uma vez batia à porta dos encarnados já que o galês contou com a tabela na barreira, desvio esse que, por sua vez, traiu Moreira.
Sinceramente, depois daquilo que tinha assistido na primeira meia hora onde o esforço e a dedicação dos jogadores imperou, depois de um golo injusto e fortuito dos ingleses, pensei que o Benfica iria cair e iria entregar-se definitivamente ao poderio do Manchester United.
A verdade é que, na etapa complementar, todos os meus pensamentos negativos cairam rapidamente "em saco roto". O Benfica reentrou bem melhor que o seu opositor e dominou territorialmente o encontro. Apesar de nos primeiros minutos da segunda parte não estar a importunar Van der Saar, sentia-se que o Benfica começava a ameaçar e sentia-se um maior respeito do United e dos seus adeptos pela equipa portuguesa.
Foi com toda a justiça que os encarnados chegaram à igualdade num golo fantástico do capitão Simão Sabrosa na cobrança de um livre directo. O empate não gelou Old Trafford, porque, nesse capítulo, é muito dificil que tal aconteça, mas a verdade é que abanou (e muito!) a equipa inglesa.
Nos minutos seguintes ao golo do Benfica, sentiu-se que era possível fazer-se mais qualquer coisa, a vitória poderia muito bem sorrir aos encarnados. Contudo, mais uma vez, houve uma personalidade que não quis que tal acontecesse. Koeman, novamente, mostrou a sua incompetência a ler o jogo.
Tal como referi quando perdemos com o Gil Vicente e com o Sporting, o responsável pela derrota foi só um: Ronald Koeman. Meus amigos, como é possivel Beto ter jogado quase 90 minutos quando aos 15 minutos da primeira parte era notório a sua falta de ritmo, a sua falta de qualidade, a sua inaptidão para desempenhar as funções de médio direito... pelos vistos, só Koeman é que entendeu que Beto estava a ser fundamental no bom futebol desempenhado pelos encarnados. Tiro o meu chapéu aos restantes jogadores que mesmo com tanta azelhiçe do holandês conseguiram deixar uma imagem daquilo que é o Benfica; tiro o meu chapéu aos adeptos que mostraram em Old Trafford o que é ser adepto deste clube; tiro o meu chapéu a Nélson que "levou" com Giggs e com Richardson durante 90 minutos e que se bateu como um leão.
Custa tanto estar a escrever minutos depois de um grande jogo de futebol, de uma grande exibição da minha equipa e de um resultado destes provocado pela incompetência de um holandês que só tem prejudicado o clube e quem gosta dele!



A verdade é que Nistelrooy, com a frieza e o instinto que o tornam um dos mais notáveis goleadores, fez a diferença e, a 5 minutos do fim do encontro, deu a vitória ao Manchester.
De dizer que Koeman, ao sofrer o golo, colocou Geovanni e Mantorras em campo tirando Manuel Fernandes e Beto. Já antes, ainda com o resultado em 1-1, tirou Miccoli e colocou João Pereira. Se eu fosse Geovanni ou Mantorras, sabia bem o que fazia...
Fico por aqui.
Grande noite europeia manchada pela incompetência e frieza holandesa!

RolÁbola




Resultados:

Chelsea - Aston Villa (2-1)
Man Utd - Blackburn Rovers (1-2)
West Ham - Arsenal (0-0)
Penafiel - Benfica (1-3)
FC Porto - Belenenses (2-0)
Sporting - Setúbal (1-0)
Parma - Juventus (1-2)
Inter Milão - Fiorentina 1-0)
Alavés - Real Madrid (0-3)

OlhóGolo:

Real Bétis - Barcelona (1-4)


Vencedor(es) da 5ª jornada: Bruno Rocha / João Faustino / André Braz - "14 Pontos"

Classificação:

1º André Braz 60 Pontos
2º Neves 52
3º Faustino 48
4º Bruno Rocha 46
5º Eduardo Marques 42
6º Sandro 42
7º Granada 38
8º Tanque Silva 36
9º Rodrigo 36
10º Celso 34
11º Pedro Dinis 18
12º Lourenço 18


RolÁbola - 6ª JORNADA -



Fulham - Manchester United
Juventus - Inter de Milão
Milão - Reggina
Barcelona - Saragoça
Real Madrid - Maiorca
Maritimo - FC Porto
Benfica - Guimarães
Paços Ferreira - Sporting
Rennes - Lyon

OlhóGolo:

Liverpool - Chelsea

Boavista venceu Académica e continua invicto!




BOAVISTA 2-1 ACADÉMICA



O Boavista venceu ontem a Académica por 2-1 e continua sem conhecer o sabor da derrota. Já a briosa, com esta derrota, continua na penúltima posição da prova com apenas dois pontos.
Relativamente ao encontro, os boavisteiros entraram melhor e cedo se colocaram na posição de vencedor. Fary, aos 4 minutos, voltou a mostrar a sua veia goleadora e inaugurou o marcador.
Aos 16 minutos, a Académica responde e empata a partida. Luciano foi o marcador do golo dos visitantes.
Na segunda parte, o Boavista atacou mais e aos 61 minutos foi premiado com um golo de João Pinto (o melhor em campo!).
O jogo viria mesmo a terminar com a vitória do Boavista pela margem mínima.

segunda-feira, setembro 26, 2005

Arrancou a divisão de honra...




A divisão de honra do distrito de Leiria arrancou no passado fim-de-semana e contou com os seguintes resultados:

Bombarralense 2-0 Vidreiros

Chão de Couce 1-3 Guiense

União da Serra 3-0 Avelarense

Alqueidão da Serra 0-0 Outeirense

Figueiró dos Vinhos 1-1 Mirense

Juncalense 5-1 Marrazes

Vieirense 3-1 Ansião

Nazarenos 4-1 Biblioteca



DESTAQUES:

Nesta primeira jornada, Nazarenos, Vieirense e União da Serra confirmaram o seu estatuto de candidatos à súbida ao vencerem de forma tranquila as suas partidas.
As surpresas desta ronda inaugural vieram de Juncal e de Chão de Couce. O Juncalense vulgarizou a equipa Marrazense ao impor à mesma uma goleada (5-1). A equipa treinada por Moleirinho entrou assim da pior forma no campeonato.
A outra surpresa veio de Chão de Couce onde a equipa local foi surpreendida pelo Guiense por 1-3.
De salientar ainda o regresso de Bombarralense e Biblioteca à divisão de honra. Na estreia, o Bombarralense mostrou que poderá ser uma boa surpresa neste campeonato ao vencer de forma clara os Vidreiros por 2-0; já a Biblioteca começou da pior forma o campeonato ao perder na Nazaré por 4-1. No entanto, de dizer que este não era de todo o jogo ideal para entrar com o pé direito na prova.

JOGOS DA PRÓXIMA JORNADA:

2ª Jornada de 02.10.2005


GD 'Os Vidreiros' - CC Alqueidão da Serra

GD Guiense - SCE Bombarralense

AC Avelarense - AD Figueiró dos Vinhos

CDR Outeirense - GD Nazarenos

UR Mirense - Lusitano G Chão Couce

SCL Marrazes - UD Serra

CC Ansião - URD Juncalense

Bib. Instrução e Recreio - ID Vieirense

CHICOTADA PSICOLÓGICA EM LEIRIA



Estalou o chicote em Leiria.
José Gomes chegou a acordo para a rescisão do contrato, e o presidente da SAD leiriense, João Bartolomeu já encontrou sucessor: Jorge Jesus.
O ex-técnico de Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães e Moreirense, entre outros, foi o escolhido pela direcção do clube da cidade do Lis, para tentar inverter o rumo dos acontecimentos.
O início de época do Leiria tem sido bastante decepcionante, visto que, passadas que estão 5 jornadas, a União só conseguiram amealhar 2 pontos.
A SAD leiriense entendeu que era necessário dar um "abanão" à equipa e Jorge Jesus foi o escolhido para comandar a nau até final da temporada.

ENCERRAMENTO DA 5ªJORNADA DA LIGA PORTUGUESA PASSA PELO ESTÁDIO DO BESSA



Boavista e Académica encerram hoje a quinta jornada da Liga BetandWin.com.
O pontapé de saída está marcado para as 20:30, com arbitragem do bracarense Augusto Duarte, e tem transmissão directa na SportTV.


EQUIPAS PROVÁVEIS:


BOAVISTA: William; Rui Duarte, Hélder Rosário, Cadú e Areiras; Tiago, Manuel José e João Pinto; José Manuel, Guga e Fary.

OUTROS CONVOCADOS: A LISTA É DIVULGADA APÓS O TREINO DE HOJE.


ACADÉMICA: Pedro Roma; Nuno Luís, José Castro, Hugo Alcântara e Lira; Roberto Brum, Paulo Adriano, Filipe Teixeira e Nuno Piloto; Luciano e Marcel.

OUTROS CONVOCADOS: Dani, Danilo, Pedro Silva, Vitor Vinha, Zada, Fernando, Sarmento, Gelson e Joeano.

RESULTADOS E MARCADORES DA 5ªJORNADA DA LIGA PORTUGUESA



PENAFIEL - 1 BENFICA - 3
(Marco Ferreira; Nuno Gomes[2] e Simão)

VITÓRIA DE GUIMARÃES - 1 MARÍTIMO - 0
Saganowski

FC PORTO - 2 BELENENSES - 0
(McCarthy e Jorginho)

NAVAL - 1 RIO AVE - 0
(Nélson Veiga)

ESTRELA DA AMADORA - 0 SPORTING BRAGA - 0

UNIÃO DE LEIRIA - 0 NACIONAL - 0

GIL VICENTE - 2 PAÇOS FERREIRA - 0
(Gregory e Williams)

SPORTING - 1 VITÓRIA SETÚBAL - 0
(Deivid)

BOAVISTA - ACADÉMICAHoje, às 20:30 (SportTV)

SPORTING VENCE MAS NÃO CONVENCE...



O Sporting voltou às vitórias na Liga Portuguesa, batendo o Vitória de Setúbal por uma bola a zero.
Depois da derrota da passada semana, na Choupana, diante do Nacional da Madeira, os comandados de José Peseiro tinham pela frente um adversário que tem por tradição dificultar a vida aos leões em Alvalade.
Com João Alves chamado à titularidade em detrimento do lesionado Sá Pinto, José Peseiro apostava claramente num meio campo mais criativo, já que o ex-bracarense em parceria com João Moutinho, poderiam trazer ao conjunto, mais qualidade ofensiva.
Mas, estranhamente não foi isso que aconteceu, já que o Sporting não entrou bem no jogo, nunca conseguiu contrariar a bem organizada defesa sadina, e só por uma vez conseguiram chegar com perigo à baliza contrária, num desenho táctico muito vistoso, com uma triangulação perfeita que culminaria com Deivid a ser carregado a meias dentro da área por Moretto e Bruno Ribeiro. O árbitro da partida, Paulo Baptista, de imediato apontou para a marca da grande penalidade, expulsando o guardião brasileiro, e deixando os setubalenses com 10 elementos em campo
Marco Tábuas foi chamado para render Pedro Oliveira, e que mais poderia desejar Norton de Matos, que o seu guarda-redes suplente entrasse e defendesse uma grande penalidade de Liedson?
É verdade, foi isso que aconteceu, o remate do "levezinho" saiu à figura, e continuava o nulo a manter-se.
Mas, como nem tudo são rosas, pouco depois os sadinos viriam mesmo a sofrer o primeiro (e único) golo da partida, apontado por outro brasileiro, Deivid, que após excelente cruzamento de Paíto, dominou no peito, aguentou a pressão de Auri, e à saída de Marco Tábuas, disparou para o golo.
Explosão de alegria em Alvalade, para os mais de já impacientes 30 mil adeptos que deram colorido ao recinto leonino.
Reduzido a dez elementos, o Vitória só por uma vez conseguiu incomodar Nélson, num remate já dentro da área leonina, da autoria de Sougou, que o guardião defendeu com alguma dificuldade.
Na segunda parte, mais do mesmo, ou seja, o Sporting sem conseguir criar situações de grande perigo, mesmo a jogar com mais um, e o Vitória sem ter suceso nas tímidas iniciativas de contra-ataque, na tentativa de explorar a velocidade de Sougou.
Os adeptos presentes em Alvalade não estavam de maneira alguma satisfeitos, e eis que não quando, de repente, começam algumas assobiadelas, que ganharam contornos estéricos quando José Peseiro retirou de campo Liedson para fazer entrar Beto. Estávamos a cerca de dez minutos do final do encontro e o técnico leonino entendeu por bem reforçar o meio campo em detrimento da procura do segundo golo, o golo da tranquilidade.
Foi uma assobiadela monumental em Alvalade, com alguns lenços brancos, que só não ganhou contornos ainda mais graves porque o Setúbal não conseguiu chegar à igualdade.
Imaginem como seria se, nos instantes finais da partida, os sadinos conseguissem marcar um golo e fazer com que o Sporting perdesse dois pontos...
Mas não aconteceu, o Sporting venceu, arrecadou mais três pontos e está agora somente a a um ponto de distância do líder, FC Porto.


FICHA DE JOGO:



ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, EM LISBOA
ESPECTADORES: 30900
ÁRBITRO: PAULO BAPTISTA
AUXILIARES: LUÍS TAVARES E PAULO CARRILHO
4ºÁRBITRO: JOÃO ROQUE




SPORTING: Nélson "cap."; Miguel Garcia, Tonel, Anderson Polga e Tello; Luís Loureiro, João Alves e João Moutinho; Douala, Deivid e Liedson.

TREINADOR: José Peseiro

VITÓRIA DE SETÚBAL: Moretto; Janício, José Fonte, Auri e Nandinho; Ricardo Chaves e Dembelé; Bruno Ribeiro, Tchomogo e Sougou; Pedro Oliveira.

TREINADOR: Luís Norton de Matos


SUBSTITUIÇÕES: Tello por Paíto (29), Luís Loureiro por Wender (55) e Liedson por Beto (79); Pedro Oliveira por Marco Tábuas (23), Tchomogo por Heitor (65) e Ricardo Chaves por Binho (76).

MARCADORES: 1-0 por Deivid aos 35 minutos.

DISCIPLINA: Cartão amarelo a João Moutinho (66); Sougou (38). Cartão vermelho directo a Moretto (19).

NOTA PARA OS NOSSOS ESTIMADOS LEITORES

Devido a compromissos profissionais inadiávies, não nos foi possível durante o fim-de-semana escrever qualquer crónica e/ou publicar qualquer notícia.
Mais uma vez esclarecemos todos os nossos estimados leitores, que o nosso/vosso blog é apenas um hobbie, e não podemos descurar a nossa vida profissional em detrimento deste espaço.
Temos a perfeita noção de que, mesmo assim, ainda conseguimos trabalhar de uma forma bastante afincada, mas, esperemos que compreendam, nem sempre nos é possível manter a bitola que nos caracteriza.
Com o devido respeito por todos, em especial por aqueles que nos acompanham diariamente e participam de forma directa nos nossos passatempos, aqui fica o nosso sincero pedido de desculpas!

Com os melhores cumprimentos,

Bruno Rocha
Eduardo Marques

sexta-feira, setembro 23, 2005

QUINTA JORNADA DA LIGA PORTUGUESA ABRE HOJE EM PENAFIEL




Arranca hoje a quinta jornada da Liga BETANDWIN.com, nome que agora designa o campeonato português.
É no Estádio 25 de Abril, que Penafiel e Benfica medem forças.
Se do lado penafidelense, Luís Castro tem tido alguns problemas neste início de época, com bastantes lesões e dificuldades para repetir um onze, não esquecendo a classificação, visto que, os durienses em 12 pontos possíveis, apenas pontuaram por uma vez.
Será, sem dúvida, um grande teste de fogo às capacidades da equipa nortenha!
Ao invés, o Benfica, encontra-se numa fase bastante positiva, visto que depois da vitória frente ao Lille, em jogo a contar para a primeira jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os encarnados derrotaram no passado domingo por claros 4-0, uma frágil União de Leiria, num jogo que ficou marcado pelo regresso de Nuno Gomes aos golos, e logo com um fantástico "hat-trick"!
Todos estes factores serão pois importantes no desenlace do jogo desta noite, mas não podemos esquecer que no ano transacto, o Benfica de Giovanni Trapattoni estava lançadíssimno para o título e escorregou em Penafiel, perdendo por 1-0 com um golo de N'Doye, que hoje regressa após lesão.
Estão pois lançados os dados para o pontapé de saída da quinta jornada, esperemos que da melhor maneira, com futebol espectáculo e, se possível, com bastantes golos!

Equipas prováveis:


PENAFIEL: Nuno Santos; Pedro Moreira, Weligton, Sérgio Lomba e Celso; N'Doye e Jorginho; Cristóvão, Boronaud e Marco Ferreira; Roberto.

OUTROS CONVOCADOS: Avelino, Bruno Amaro, Pedro Araújo, Jacques, Nílton, Orahovac e Barrionuevo.


BENFICA: Moreira; Nélson, Luisão, Anderson e Léo; Petit e Manuel Fernandes; Geovanni, Simão e Nuno Gomes; Miccoli.

OUTROS CONVOCADOS: Quim, João Pereira, Ricardo Rocha, Beto, Carlitos, Nuno Assis e Mantorras.


O encontro está marcardo para as 21h30m, com transmissão em directo na SportTV, e será arbitrado pelo juíz de Leiria, Olegário Benquerença.

terça-feira, setembro 20, 2005

RolÁbola




Resultados:

Charlton - Chelsea (0-2)
Liverpool - Manchester United (0-0)
Bordéus - Lyon (1-1)
Sampdória - Ac Milão (2-1)
Valencia - Deportivo la Coruña (2-2)
Espanhol - Real Madrid (1-0)
Atlético de Madrid - Barcelona (2-1)
Benfica - União de Leiria (4-0)
Nacional - Sporting (2-1)

OlhóGolo:

Sporting de Braga - FC Porto (0-0)

Vencedor da 4ª jornada: Tanque Silva e Eduardo Marques "10 Pontos"

Classificação:

André Braz 46 Pontos
2º Neves 40
3º Celso 34
4º Faustino 34
5º Rocha 32
6º Eduardo Marques 32
7º Sandro 30
8º Granada 30
9º Tanque Silva 28
10º Rodrigo 26
11º Pedro Dinis 18
12º Lourenço 18
13º Taberneiro 12


RolÁbola - 5ª JORNADA -



Chelsea - Aston Villa
Man Utd - Blackburn Rovers
West Ham - Arsenal
Penafiel - Benfica
FC Porto - Belenenses
Sporting - Setúbal
Parma - Juventus
Inter Milão - Fiorentina
Alavés - Real Madrid


OlhóGolo:

Real Bétis - Barcelona

Nacional surpreende Sporting...




NACIONAL 2-1 SPORTING
(Goulart, André Pinto; Deivid)




O Sporting perdeu ontem a oportunidade de ascender ao primeiro lugar do campeonato depois de ter saído, mais uma vez, derrotado frente ao Nacional da Madeira.
No embate entre treinadores, Manuel Machado, treinador do Nacional, mostrou outra vez porque é que é um dos melhores treinadores portugueses da actualidade, se não mesmo o melhor a actuar em Portugal. Quanto a José Peseiro, não conseguiu contrariar a bem organizada estrutura nacionalista e acabou assim por deixar na Choupana os primeiros pontos da temporada.
De salientar ainda o grande golo de Deivid através de um remate extraordinário fora da área e também a veia goleadora de André Pinto que voltou a fazer o gosto ao pé, depois de o já ter feito por 3 vezes nas primeiras 3 jornadas do campeonatos.

VIDEO:
OS MELHORES MOMENTOS DO ENCONTRO

segunda-feira, setembro 19, 2005

Distrital de Leiria




O campeonato distrital de Leiria conta para esta temporada apenas com duas zonas: a zona norte e a sul. O Santo Amaro ficou inserido na zona sul.
O inicio da competição está agendado para o próxima dia 16 de Outubro e terá na 1ª jornada os seguintes encontros:

22 Junho Amor vs Gaeirense

Pilado vs São Bernardino

Grap vs Serrana - Serra D'El Rei

Boavista vs Turquel

Maceirinha vs Ferrel

Atouguiense vs SANTO AMARO

Óbidos vs Praia da Vieira

Pateiense vs Unidos

Como deu para ver, esta temporada terá bastantes novidades, a começar pelas equipas que compõem esta série. Desde logo, destacam-se as saídas de Casal Novo, Meirinhas e Carreirense para a zona norte e a inclusão de equipas como o Óbidos e o Atouguiense, equipas que desceram de divisão no ano passado, a Praia da Vieira, uma equipa que volta assim a ter uma equipa sénior no distrito de Leiria e também Pateiense, Ferrel, Maceirinha, Turquel, Serrana e São Bernardino que o ano passado estavam noutras séries que não a do Santo Amaro.
Assim, este ano, para além de haver maior número de jogos pelo facto de existir maior número de equipas, há a particularidade de haver um lote muito amplo de equipas que ambicionam claramente a súbida de divisão.
Prevê-se uma subida de qualidade a nível do futebol praticado na distrital de Leiria e pressupõe-se maior equilibrio e maior emoção domingo a domingo.
Que assim seja!

RESULTADOS E MARCADORES DA 4ª JORNADA DA LIGA PORTUGUESA

NAVAL - 2 BOAVISTA - 2
(Bruno Fogaça e Cadú[p.b.]); (Guga e Fary)VIDEO

RIO AVE - 2 ESTRELA DA AMADORA - 1
(Gaúcho e Marquinhos); (Manú)VIDEO

MARÍTIMO - 2 PENAFIEL - 2
(Mancuso e Youssouf); (Roberto [2])VIDEO

VITÓRIA DE SETÚBAL - 1 GIL VICENTE - 0
(Pedro Oliveira)VIDEO

PAÇOS DE FERREIRA - 2 ACADÉMICA - 1
(Júnior e Geraldo); (Marcel, g.p.)VIDEO

BENFICA - 4 UNIÃO DE LEIRIA - 0
(João Paulo [p.b.] e Nuno Gomes [3])VIDEO

SP. BRAGA - 0 FC PORTO - 0VIDEO

BELENENSES - VITÓRIA DE GUIMARÃES
(Hoje às 19h, na Sport TV)

NACIONAL - SPORTING
(Hoje às 21.15h, na Sport TV)

Em Braga acabou tudo como começou!




BRAGA 0-0 FC PORTO




Sporting de Braga e FC Porto empataram esta noite a zero e perderam assim os primeiros pontos da temporada.
A equipa da casa, fruto do desgaste de 5ª feira, fez algumas alterações no onze. João Tomás, habitual avançado da equipa, deu o lugar a Maxi Bevacqua, Nem deu o seu lugar a Paulo Jorge e Jaime e Sidney também foram suplentes.
Por sua vez, o FC Porto apresentou Bruno Alves no lugar do lesionado Pedro Emanuel, Sonkaya regressou ao lado direito da defesa e Mccarthy voltou a ser titular, dando a ideia que poderá já estar resolvido o problema disciplinar que o afectou.
Relativamente ao encontro, o Porto foi sempre a equipa mais dominadora, nem sempre a mais esclarecedora, mas, no fundo, foi aquela que mais fez para vencer o encontro. Ao longo dos 90 minutos dispôs de mais oportunidades claras de golo, sendo que, muitas delas foram desperdiçadas por demérito dos atacantes azuis e brancos. De assinalar também duas excelentes intervenções de Paulo Santos a negar autenticamente os golos a Mccarthy e Ibson.
Por seu turno, o Braga fez do contra-ataque a sua principal arma. A equipa bracarense teve, primeiramente, o mérito de tacticamente ter estado bastante bem (não é por acaso que ainda não sofreram golos na superliga); faltou depois foi a clarividência a nível ofensivo. O Braga saiu muitas vezes para o contra golpe em superioridade numérica mas, ou por falta de frescura fisica ou por precipitação no último passe, nunca conseguiu dar o melhor seguimento às jogadas ofensivas.
Apesar do FC Porto ter acabado com 5 unidades de ataque, como são os casos de Ivanildo,Quaresma,Jorginho,Mccarthy,Hugo Almeida, apesar de Co Adriaanse ter feito tudo para o seu clube ter vencido o jogo, creio que o empate acaba por se aceitar já que o Braga, mesmo debilitado fisicamente, foi sempre uma equipa madura, tranquila e inteligente dentro do campo.

FICHA DE JOGO:

BRAGA: Paulo Santos, Abel, Nunes, Paulo Jorge, Jorge Luiz, Madrid, Vandinho, Hugo Leal (Sidney), Luis Filipe, Rossato (Candido Costa) e Bevacqua (João Tomás);

FC PORTO: Baia, Sonkaya (Hugo Almeida), Ricardo Costa, Bruno Alves, Peixoto, Ibson, Diego (Ivanildo), Lucho González, Alan (Quaresma), Jorginho e Benni Mccarthy.

Ao intervalo: 0-0

Resultado Final: 0-0

MELHOR EM CAMPO



NUNES - Grande central. O defesa português realizou uma exibição sem mácula. Não lhe encontrámos falhas e não esqueçamos que "levou" com Hugo Almeida e Benni Mccarthy.
Foi, a par de Paulo Santos, o grande responsável pelo Braga ter acabado o encontro com a ficha limpa, isto, no que a golos sofridos diz respeito.

domingo, setembro 18, 2005

Benfica goleia Leiria...




BENFICA 4-0 U.LEIRIA



O Benfica venceu de forma clara a União de Leiria e parece finalmente começar a encontrar um rumo que lhe permita encarar com optimismo esta Superliga.
Depois da vitória de quarta-feira diante do Lille, era extremamente importante para o conjunto encarnado voltar a vencer por forma a conseguir estabilizar a nível psicológico e, obviamente, voltar a ganhar a confiança necessária para encarar com optimismo o campeonato.
Quanto à União de Leiria, ia à Luz com o mesmo número de pontos que o adversário, com a mesma necessidade de voltar às boas exibições e com vontade de dar uma sacudidela na crise de resultados. Para tal, naturalmente que iria tentar jogar com o relógio, com a ansiedade do adversário, com o nervosismo do público. O problema foi que tal estratégia foi rapidamente aniquilada aos 3 minutos pois Anderson resolveu estragar as contas de José Gomes e adiantou o Benfica no marcador. Nada melhor para uma equipa (Benfica) que precisava imperialmente de ganhar do que adiantar-se bastante cedo no marcador.
O Benfica, mesmo estando em vantagem não se retraiu e continuou a praticar bom futebol. Nélson esteve em particular evidência na primeira parte mostrando uma disponibilidade fisica e mental notável para um jogador recém chegado ao clube.
A primeira parte foi então de dominio claro da equipa encarnada e com o Leiria a tentar esporadicamente desenvolver o seu perigoso contra-ataque. Paulo César, nesse capítulo, esteve em particular evidência.
Fruto do dominio claro da partida, o Benfica conseguiu praticamente em cima do intervalo chegar ao 2-0 por intermédio de Nuno Gomes. Este golo veio trazer ainda mais tranquilidade ao clube da Luz e abalou ainda mais a estrutura leiriense.
Na etapa complementar, o Benfica permitiu ao Leiria ter mais posse de bola mas continuou a controlar as operações. José Gomes tentou encurtar distâncias lançando mais unidades ofensivas e, por isso mesmo, abriu mais espaços na sua defensiva. Os encarnados aproveitaram bem tal situação e construiram um resultado bastante avolumado (4-0) que traduz na integra aquilo que se passou no Estádio da Luz.
Resta dizer que Nuno Gomes fez os dois golos da segunda parte e completou o seu hat-trick, algo que não conseguia desde 1998. É sempre bom quando um jogador marca três golos numa partida, ainda por mais quando é um avançado português.
Assim, resultado claro, justo e bastante moralizador para as cores encarnadas. Koeman parece finalmente começar a entender que é com este esquema e com uma estrutura vinda do ano passado que o Benfica pode ter sucesso.

VIDEO:
OS MELHORES MOMENTOS DO JOGO



FICHA DE JOGO:

BENFICA: Moreira, Nélson, Anderson, Luisão, Léo, Petit (João Pereira), Manuel Fernandes, Geovanni (Beto), Simão, Nuno Gomes e Miccoli (Nuno Assis);

UNIÃO DE LEIRIA: Fernando, Laranjeiro, Renato, João Paulo, Anderson (Cadú), Kata, Nene, Alhandra, Harison (Touré), Maciel e Paulo César (Ferreira).

Ao intervalo: 2-0

Resultado Final: 4-0

Marcadores: Anderson e Nuno Gomes (3)

MELHOR EM CAMPO



NUNO GOMES - Pela maturidade e pela qualidade defensiva e ofensiva demonstrada durante quase toda a partida, o melhor jogador em campo até podia ser Nélson, o jovem lateral encarnado. No entanto, quem marca 3 golos num jogo tem de merecer o destaque em relação aos demais.
Nuno Gomes voltou aos golos, voltou a mostrar que é com companhia na frente que se sente mais à vontade e é deste avançado que o Benfica precisa. Disponível, colaborador com a equipa e, se possível, matador... como foi o caso!

Repete a gracinha Miccoli




Domingo, 19h15 TVI

vs

ONZES PROVÁVEIS:

BENFICA:

MOREIRA
NELSON
ANDERSON
LUISÃO
LÉO
MANUEL FERNANDES
PETIT
GEOVANNI
SIMÃO
NUNO GOMES
MICCOLI

UNIÃO DE LEIRIA:

FERNANDO
LARANJEIRO
RENATO
JOÃO PAULO
ANDERSON
KATA
NENE
ALHANDRA
PAULO CESAR
MACIEL
FÁBIO FELICIO

VIDEO:
MICCOLI SHOW