quarta-feira, novembro 30, 2005

A TAÇA JÁ ESTAVA ENTREGUE, VALEU A ATITUDE E A ENTREGA DOS ENCARNADOS




A Taça Ibérica já estava praticamente entregue. O Benfica havia perdido na primeira mão, em Espanha, diante do Boomerang Interviú, por claros 7-3, e sendo assim, a missão adivinhava-se praticamente impossível.
Adil Amarante, treinador encarnado, disse antes do início da partida que acreditava ser possível (não fez mais que a sua obrigação!), mas o que é certo é que o Benfica iria tentar, pelo menos, ganhar o jogo.
Os espanhóis vieram em ritmo de passeio, não beneficiando em nada o espectáculo, mas o Benfica não se deixou levar na conversa, e bateu-se bem, demonstrando que apesar de estar a atravessar uma fase menos boa no campeonato, tem valor para se bater com as melhores equipas do mundo.
E dentro de algum tempo o Pavilhão da Luz, receberá a fase final da UEFA FUTSAL CHALLENGE!
O resultado final foi de 2-2, com qualquer uma das equipas a poder vencer a partida, mas o empate foi um justo prémio para os encarnados que, no último minuto e já com o resultado empatado, ainda jogou com o guarda-redes avançado (habitual no futsal, para criar superioridade numérica no ataque), para tentar vencer o jogo, mas os espanhóis conseguiram defender bem, e não permitiram ao Benfica o merecido prémio de consolação.




















FICHA DO JOGO:

BENFICA - Bruno Tavares; Rogério Vilela, José Maria, Miguel Almeida e Ricardinho.

JOGARAM AINDA - Vitor Bernardo, Mário Almeida, André Lima, Bruno Bernardo e Luciano Araújo.

TREINADOR - Adil Amarante

BOOMERANG - Luís Amado; Marco dos Santos, Dovenir Neto, Flávio Viana e Daniel Caetano

JOGARAM AINDA - Júlio Mera, Gabriel Dias, Andreu Rodríguez, Joan Rodríguez e Luis Llantada.

TREINADOR - Jesús Candelas


MARCADORES: Daniel Caetano (2), Gabriel Dias (17) e Ricardinho (2 e 38).

DISCIPLINA: Cartão amarelo a Dovenir Neto (4), Marco dos Santos (17), José Maria (26), Flávio Viana (31), Andreu Rodríguez (33) e Víctor Bernardo (38).

LOBONT PODE ESTAR A CAMINHO DO BENFICA





O Benfica está interessado no internacional romeno Lobont. O guarda-redes do Ajax, está neste momento sem espaço na equipa holandesa, e Ronald Koeman é um profundo conhecedor das qualidades do jogador. Tendo o guardião contrato até 2008, qualquer tipo de negócio terá sempre que passar pelo Ajax, sendo que, neste momento, o seu passe está avaliado em cerca de um milhão de euros.
Nascido a 18 de Janeiro de 1978 (27 anos), Bogdan Lobont já actuou no Dinamo de Bucareste, passando depois pelo Rapid de Bucareste, transferindo-se então para o actual clube, o Ajax.
Para um guarda-redes, a idade de 27 anos, não é muito elevada, até é das melhores alturas dos guardiões. Lobont já foi por 44 vezes internacional romeno, e neste momento perdeu espaço no plantel holandês por força de uma lesão que o apoquentou nos últimos tempos, mas que já está completamente debelada.

terça-feira, novembro 29, 2005

1ª Distrital Af Leiria




GAEIRENSE 1-0 SANTO AMARO

O Santo Amaro deslocou-se este Domingo ao terreno do lider da 1ª divisão distrital (zona sul) e voltou a conhecer o amargo sabor da derrota, desta feita pela margem mínima. Apesar de mais um resultado negativo, a imagem deixada pela equipa da Ortigosa foi extremamente positiva e, a exibição, mais de acordo com o real valor deste conjunto.
Quanto ao jogo, creio que foi um encontro bem disputado, príncipalmente se tivermos em conta as péssimas condições do campo. A forte chuva que se fez sentir para os lados das Gaeiras tornaram o campo bastante pesado e enlamaçado. Ainda assim, quer uma quer outra equipa conseguiram, com maior ou menor dificuldade, abstrair-se desse factor e praticar um futebol agradável e sem recorrer aos conhecidos "charutos para o ar".
A equipa do Gaeirense, jogando em casa e estando com a moral elevada pelo facto de estar na liderança do campeonato, entrou melhor na partida, controlou a posse de bola, procurou explorar os flancos com o intuito de rapidamente chegar à vantagem. Já o Santo Amaro apostou numa postura de contra-ataque, consentindo o dominio de jogo ao adversário e tentando explorar os espaços deixados lá atrás pelo opositor.
A estratégia da equipa forasteira poderia ter dado frutos logo nos minutos iniciais da partida se Bruno Vieira tivesse concretizado a primeira oportunidade clara do jogo. André apareceu bem na direita, isolou o avançado Santo Amarense e este, isolado e à saída do guarda-redes contrário, não foi capaz de o desfeitear. Perdia-se assim a primeira grande oportunidade de golo do encontro e para os visitantes.
A equipa das Gaeiras dominava, ganhava cantos, rematava de fora da área mas, a verdade é que não conseguia marcar. Se bem que o Santo Amaro não estava a criar perigo (excepção feita ao lance atrás descrito), a verdade é que no plano defensivo a estratégia estava a resultar na perfeição.
O nulo ia subsistindo até que, a sensivelmente 10 minutos do intervalo, apareceu um livre à entrada da área de Xandão, neste jogo, o guarda-redes do Santo Amaro. O jogador das Gaeiras transformou da melhor forma e abriu o activo. Tal como na semana passada contra o Amor e quase a papel quimico, o Santo Amaro voltava a sofrer um golo de bola parada.
Até ao intervalo o Gaeirense ainda enviou uma bola à trave mais uma vez na sequência de uma bola parada, no caso um canto, mas o resultado iria mesmo para o descanso com uma vantagem para os visitados pela margem minima.
Na etapa complementar, tudo foi diferente. Paulo Silva, o técnico Santo Amarense, lançou Kapinga e Bruno Rocha no sentido de tornar a equipa mais ofensiva. Efectivamente, a equipa do Santo Amaro passou a jogar mais no meio campo contrário, começou a controlar mais a posse de bola e obrigou o adversário a fazer aquilo que a Ortigosa havia feito na primeira parte, isto é, defender bem e explorar o contra-ataque.
À semelhança do que aconteceu contra o Amor, o Santo Amaro voltou a pecar na finalização. Kapinga, por duas vezes, teve a oportunidade de marcar o golo da igualdade. Na primeira ocasião, o avançado enviou a bola à trave e, na segunda, não conseguiu concluir de cabeça uma boa jogada na esquerda. Para uma equipa que pretende andar nos lugares cimeiros, torna-se muito complicado quando ao fim de sete jornadas apenas tem dois golos marcados no campeonato.
Até final, o Santo Amaro ainda tentou, lutou muito, deixou tudo em campo mas o resultado não iria sofrer alteração. Com um estado animico diferente, com um pouco mais de felicidade, certamente que o resultado teria sido substancialmente diferente. Não obstante, há que referir que as Gaeiras têm uma grande equipa e mostraram o porquê de estarem no primeiro lugar.


Equipa do Santo Amaro:

Xandão, Mário, Carlitos (Rocha), Portugal, Fernando, Tiks, Paiva, Dinis, Verdasca (Gonçalo), André e Bruno Vieira (Kapinga);

RolaBola



Resultados:

Portsmouth - Chelsea (0-2)
West Ham - Manchester United (1-2)
Messina - Inter Milão (1-2)
Roma - Fiorentina (1-1)
Real Sociedad - Real Madrid (2-2)
Deportivo la Coruña - Villarreal (0-2)
Nacional - Sporting Braga (1-0)
Maritimo - Boavista (1-1)
Benfica - Belenenses (0-0)

OlhóGolo:

Sporting - Vitória Guimarães (2-0)

*Figura da Semana: Lucho Gonzalez (FC Porto)

Vencedor da jornada: Dinis / Taberneiro / Rocha / Rodrigo "21 pontos"

CLASSIFICAÇÂO:

1º André Braz 171 PONTOS
2º Rocha 161
3º Neves 158
4º Taberneiro 155
5º Rodrigo 153
6º Sandro 151
7º João Faustino 143
8º Celso 141
9º Tanque Silva 134
10º Eduardo Marques 132
11º Granada 127
12º Verdasca 115
13º Pedro Dinis 115
14º Nuno Bento 100
15º Andrade 91

Próxima jornada:




Bolton - Arsenal
Chelsea - Middlesbrough
Lyon - Paris Saint-Germain
Chievo - AC Milão
Fiorentina - Juventus
Villarreal - Barcelona
Celta Vigo - Bétis
Estugarda - Bayern Munique
Maritimo - Benfica

OlhóGolo:

Porto - Sporting

segunda-feira, novembro 28, 2005

Superliga: Benfica escorrega... Sporting aproveita!



BENFICA 0-0 BELENENSES



O Benfica empatou a zero em casa frente ao Belenenses e voltou a marcar passo na luta pelo título.
Apesar do resultado, desta feita nada poderei apontar ao treinador Ronald Koeman e, principalmente, aos jogadores já que estes tudo fizeram para conquistar os três pontos.
Tive oportunidade de assistir ao jogo no estádio e, sinceramente, achei que era dificil fazer melhor do que aquilo que foi feito pelos jogadores do Benfica. Em primeiro lugar, jogar com Rui Nereu, Beto, Nuno Assis e Karyaka é bastante diferente do que jogar com Quim/Moreira, Petit, Simão e Miccoli. Não servindo de desculpa, ajuda a explicar muita coisa. Depois, quando se joga com uma equipa que vem para a Luz com o único intuito de defender o 0-0, naturalmente que torna a missão de uma equipa, que quer e precisa urgentemente de ganhar, extremamente complicada. Finalmente, quando não se tem homens de área, verdadeiros finalizadores, logicamente que é mais dificil concretizar as oportunidades criadas. Já se sabe que Nuno Gomes não é um ponta de lança, mesmo sendo o melhor marcador da Superliga, toda a gente sabe que Nuno Gomes é um 9 e meio, ou seja, nem é um verdadeiro número 9 nem um puro 10 e, como tal, fica dificil ver Geovanni, Nélson e Léo tirarem inumeros cruzamentos e ver que não existe o homem que empurre a bola para o fundo das redes.
Ainda assim, o Benfica fez uma exibição suficiente para vencer o Belenenses só que, para além dos problemas já referidos, conheceu uma defesa azul muito compacta e, principalmente, um guarda-redes em noite inspirada que defendeu tudo o que havia para defender. Começa a ser normal assistir a grandes noites de Marco Aurélio no Estádio da Luz.
O que ficou para a história foi mesmo o nulo no marcador que deixa o Benfica cada vez mais longe do título. É evidente que são precisos reforços!

SPORTING 2-0 GUIMARÃES



O Sporting venceu de forma relativamente fácil o Guimarães por duas bolas a zero e contínua sem perder desde que Paulo Bento assumiu o comando técnico dos leões.
André Marques, Carlos Martins e Deivid foram as novidades no onze em detrimento de Tello, Sá Pinto e Liedson, sendo que o brasileiro nem sequer foi convocado, possivelmente por actos de indisciplina.
Os leões fizeram uma exibição bastante conseguida, talvez a melhor desde que Paulo Bento está no comando técnico e venceram um Guimarães que se apresentou bastante desgastado pelo facto de ter jogado para a Taça Uefa durante a semana.
Carlos Martins e Deivid marcaram os golos dos leões e foram as figuras de destaque da equipa leonina.
Com esta vitória, os leões vão ao Dragão na próxima sexta-feira com mais motivação e confiança.

sábado, novembro 26, 2005

Liga Inglesa: Arsenal e Chelsea cumpriram missão...




- Jornada ficou marcada pelo minuto de silêncio em memória de George Best

O Arsenal venceu de forma tranquila o Blackburn Rovers por claros 3-0 e mostra que ainda quer ter uma palavra, isto no que ao título diz respeito. Fabregas, Thierry Henry e Van Persie foram os marcadores de serviço. Mais uma vez, Henry foi a figura de destaque da equipa londrina.



Quanto ao Chelsea, entrava em campo já sabendo o resultado do rival Arsenal. O problema é que a equipa londrina está tão tranquila na frente da tabela classificativa que não tem muito de se preocupar com aquilo que os seus principais rivais fazem.
O Chelsea não jogou muito bem mas fez valer, mais uma vez, as suas duas principais armas que tanto sucesso têm dado à equipa de José Mourinho: coesão defensiva e tremenda eficácia no ataque.
Na primeira parte, o Chelsea fez (imagine-se!) apenas um remate com perigo à baliza do guarda-redes do Porsmouth. Resultado? golo para o Chelsea marcado por Hernan Crespo, avançado que pouco depois sairia lesionado para dar o seu lugar a Carlton Cole.
Como é sabido, os "blues" são profundamente pragmáticos e, quando se apanham em posição de vencedor, é muito dificil para os adversários mudarem o rumo dos acontecimentos. Neste contexto, o Chelsea, na etapa complementar e a ganhar 0-1, limitou-se a gerir o tempo e a controlar o ritmo de jogo. A equipa de Mourinho conseguiu mesmo ampliar o marcador por intermédio de Frank Lampard na conversão de uma grande penalidade. Diga-se que os "blues" sem fazer nada de especial até podiam ter chegado à goleada se o árbitro não tivesse transformado uma grande penalidade num livre directo à entrada da área.
Mas, com uma vitória por dois ou três golos de diferença, o que certamente terá agradado a José Mourinho e aos seus pupilos foi a conquista de mais três pontos.



Resultados já conhecidos da jornada:

Arsenal 3-0 Blackburn Rovers
(Fabregas, Henry, Van Persie)

Aston Villa 1-0 Charlton
(Simon Davis)

Manchester City 0-1 Liverpool
(Riise)

Sunderland 0-1 Birmingham
(Gray)

Wigan 1-2 Tottenham
(McCulloch ; Robbie Keane, Edgar Davids)

Portsmouth 0-2 Chelsea
(Crespo, Lampard)

Domingo:

Everton - Newcastle

West Ham - Manchester United

Fulham - Bolton

Middlesbrough - W.B.A

sexta-feira, novembro 25, 2005

RESULTADOS E MARCADORES DA TERCEIRA JORNADA DE GRUPOS DA TAÇA UEFA





GRUPO A

Viking - 2 Sparta de Praga - 2
(Nhleko e Gaarde); (Vicek e Pitak)

Mónaco - 2 Hamburgo - 0
(Adebayor e Veigneau)

FOLGOU : CSKA Sófia

GRUPO B

Lokomotiv Moscovo - 4 Brondby - 2
(Loskov (3) e Lebedenko; Retov e Skoubo)

Espanhol - 1 Palermo - 1
(Luis Garcia; Gonzalez

FOLGOU: Maccabi Tikva

GRUPO C
Hertha de Berlim - 0 Lens - 0

Halmstads - 1 Sampdória - 3
(Djuric; Volpi, Diana e Bonazzoli)

FOLGOU: Steaua Bucareste

GRUPO D
Dniepr - 0 Litex - 2
(Novakovic e Nazarenko)

AZ Alkmaar - 0 Middlesbrough - 0

FOLGOU: Grasshoppers

GRUPO E

Tromso - 3 Estrela Vermelha - 1
(Kibebe e Arst (2); Zigic)

Roma - 1 Estrasburgo - 1
(Cassano; Bellaid)

FOLGOU: Basileia

GRUPO F

CSKA Moscovo - 2 Levski Sófia - 1
(Vágner Love (2); Domovchiyski)

Marselha - 1 Heerenveen - 0
(Taiwo)

FOLGOU: Dinamo Bucareste

GRUPO G

Shaktior - 0 Rapid Bucareste - 1
(Maldarasanu)

PAOK - 1 Estugarda - 2
(Karipidis; Ljuboja (2))

FOLGOU: Rennes

GRUPO H

Vitória de Guimarães - 1 Bolton - 1
(Saganowski; Ricardo Vaz Tê)

Zenit - 2 Sevilha - 1
(Kerzhakov (2); Saviola)

FOLGOU: Besiktas

A INJUSTIÇA SEGUNDO RICARDO VAZ TÊ





O Vitória de Guimarães empatou a uma bola com os ingleses do Bolton, em jogo a contar para a 3ªjornada do Grupo H da Taça Uefa.
Os vimaranenses entraram melhor na partida, com mais tempo de posse de bola, o que permitiu que os ingleses fizessem da melhor maneira aquilo que o seu treinador tinha dito que ia fazer, ou seja, defender, e tentar depois explorar o contra-ataque.
Jaime Pacheco montou uma estratégia para esta partida que visava a boa circulação de bola, e o ataque organizado, não descurando a zona intermediária, por forma a anular as iniciativas atacantes dos contrários.
Durante toda a primeira parte foi esta a tendência do jogo, que acabou por chegar ao intervalo ainda com o nulo no marcador.
A tónica da segunda parte foi, de certa forma, a mesma, mas com o Vitória a intensificar ainda mais a pressão ofensiva, de maneira a poder chegar ao golo.
O tão desejado tento demorava a aparecer, até que, numa fase já quase de desespero, Saganowski deu uma alegria enorme a todos os presentes no D.Afonso Henriques, fazendo o golo que, e porque faltavam apenas 5 minutos para o final da partida, se pensava que era o da vitória.
Não foi! O treinador inglês imediatamente fez entrar o português Ricardo Vaz Tê, que no minuto seguinte e na primeira vez que tocou na bola, fez uma desfeita aos seus adversários e compatriotas, obtendo o golo do empate, aliás um excelente golo.
Estava restabelecido o empate, estava também restabelecida a injustiça no marcador, e pouco tempo depois o jogo terminaria mesmo com o empate a uma bola, que penaliza altamente o Vitória de Guimarães.



FICHA DO JOGO:


VITÓRIA DE GUIMARÃES - Paiva; Mário Sérgio, Dragoner, Cléber "cap." e Rogério Matias; Svard, Flávio Meireles, Neca e Benachour; Dário e Saganowski.

SUBSTITUIÇÕES - Dário por Targino (60') e Neca por Paulo Sérgio (81');

TREINADOR - Jaime Pacheco


BOLTON - Jaaskelainen; O'Brien, Ben Haim, N'Gotty e Gardner; Nakata, Faye, Okocha e Nolan "cap."; Giannakopoulos e Borgetti.

SUBSTITUIÇÕES - Nakata por Speed (58'), Borgetti por Diouf (64') e Okocha por Vaz Tê (87').

TREINADOR - Sam Allardyce

DISCIPLINA - Cartão amarelo a Dragoner (65'), e Targino (88'); a Jaaskelainen (78') e O'Brien (88').

M, DE MARCEL E DE...MERCADO!!!






Marcel,ponta-de-lança brasileiro ao serviço da Académica, pode estar a um pequeno passo de uma grande transferência.
O atacante contratado esta época pelos estudantes, já apontou 7 golos no campeonato, é um jovem com 24 anos, o que o torna um dos alvos apetecíveis da reabertura do mercado no próximo mês de Janeiro.
Dotado de excelente compleição física, à qual consegue aliar uma boa capacidade técnica e ainda um fortíssimo remate, Marcel poderá ficar em Portugal, ou seguir viagem para o estrangeiro.
Ao que este blog conseguiu apurar, a estadia do avançado em Portugal depende do ultimar das negociações entre a Académica de Coimbra e o Sport Lisboa e Benfica.
Sem termos qualquer confirmação oficial, mas ao que conseguimos apurar, os dois clubes têm quase tudo acertado para a transferência do jogador já em Janeiro, o que significaria um grande passo na carreira do atleta.
Mas, e como o segredo é a alma do negócio, ainda nada está oficializado. A isto muito se deve também o forte interesse do Bordéus. O clube francês, actualmente orientado pelo nosso bem conhecido Ricardo Gomes (ex-defesa central do Benfica), está também interressado nos serviços de Marcel, visto que é um jogador bem conhecido do actual técnico do Girondinos.
Existe ainda uma terceira possibilidade, que passa pelo regresso do jogador ao Brasil, onde o Cruzeiro de Belo Horizonte também se diz que tem o atacante na calha, podendo mesmo incluír Adriano (ex-Nacional da Madeira) no negócio.
Uma coisa parece desde já certa: muito dificilmente Marcel continuará a representar os estudantes até ao final da presente temporada.
Vamos ver o que a reabertura do mercado, em Janeiro, nos reserva.

quinta-feira, novembro 24, 2005

EDITORIAL DE UM GRANDE JORNALISTA CHAMADO VÍTOR SERPA

Recomendo a todos os leitores deste blog, e a todos os amantes do futebol em particular, a leitura deste texto que passo a transcrever em baixo.
Não sou adepto de fazer transcrições, pois cada pessoa tem a sua maneira de escrever, e para além disso, tudo o que é feito neste blog é da exclusividade dos cronistas deste espaço, mas nesta situação acho muito importante dar a conhecer este pequeno texto de um grande jornalista chamado Vítor Serpa, actual director do jornal "A Bola".
Penso que é de uma clareza óbvia, e fazendo todo o sentido da primeira à última letra, jamais podia de deixar de a dar a conhecer aos nosso estimados leitores:

"Não conheço outra maneira de dizer isto: a participação das duas equipas portuguesas, Benfica e FC Porto, na Liga dos Campeões está a ser pura e simplesmente desastrosa. Não é sério encontrar explicações de paninhos quentes, imaginar razões onde elas não existem. Os dois técnicos holandeses que couberam em sorte aos dois clubes portugueses não podem ser desresponsabilizados do facto evidente de estarem às portas da rua da Europa, apenas em nome da nossa tradicional pachorrice e tolerância em relação aos estrangeiros. Sejamos claros: Koeman teve um jogo para ganhar em Paris, com um estádio cheio de portugueses mais vibrantes que na Luz, e desaproveitou a oportunidade voltando aos seus projectos de experiências nunca acabadas e a um futebol que levaria o defensivo Trapattoni corar de vergonha.
Mas Adriaanse conseguiu fazer pior. Tem uma equipa e um plantel, em quantidade e em qualidade, muito superior à do seu compatriota, mas não conseguiu vencer um desamparado e descompensado Rangers, que fez um golo numa única oportunidade e a quem foi inaceitavelmente consentido acreditar no milagre de não perder no Dragão, frente a um adversário muito superior, mas que resolveu não correr riscos depois do magro 1-0.
Estivéssemos na presença de dois técnicos portugueses e o país já lhes teria caído em cima, exigindo as suas cabeças".

Penso que está simplesmente fantástico!

PORTUGAL DESCE UM LUGAR NO RANKING DA FIFA





A selcção nacional de futebol desceu um lugar no ranking da FIFA relativamente a Novembro, tendo sido ultrapassada pela congénere inglesa, que soma, agora, mais três pontos. A lista continua a ser liderada pelo Brasil.

EIS O RANKING HOJE DIVULGADO:

1º BRASIL 841 PONTOS
2º RÉP.CHECA 796 PONTOS
3º HOLANDA 791 PONTOS
4º ARGENTINA 774 PONTOS
5º FRANÇA 772 PONTOS
6º ESPANHA 771 PONTOS
7º MÉXICO 768 PONTOS
8º ESTADOS UNIDOS 766 PONTOS
9º INGLATERRA 757 PONTOS
10º PORTUGAL 754 PONTOS

INTERNACIONAL PORTUGUÊS SENTE MÃO PESADA DA UEFA






Abel Xavier foi suspenso pela FIFA por 18 meses, na sequência do resultado positivo num controlo anti-doping a que o jogador foi sujeito após o jogo da Taça UEFA entre o Middlesbrough e o Xanthi, realizado a 29 de Setembro.
O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA não teve dúvidas em punir o internacional português, considerando claras as provas a que o jogador de submeteu, nomeadamente as diversas vezes em que fez controlo anti-doping.
Aos 32 anos, e depois de já ter corrido "meio mundo" a jogar à bola, pois já conheceu 11 clubes (E.Amadora (POR), Benfica (POR), Bari (ITA), Oviedo (ESP), PSV (HOL), Everton (ING), Liverpool (ING), Galatassaray (TUR), Hannover (ALE), Roma (ITA) e Middlesbrough (ING), Abel Xavier pode ter tido um grande revés na sua carreira, pois quando terminar o castigo, o atleta já terá então 34 anos e será complicado encontrar clube.
É precisamente nesse prisma que Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), comenta a decisão do orgão regulamentador do futebol europeu: " A UEFA não atendeu aos argumentos de Abel Xavier. Houve insensibilidade e rigor na decisão. Esta sanção, para um jogador de 32 anos, é uma sentença de morte. Normalmente, a UEFA não modifica as decisões, mas Abel Xavier não se conforma e com o apoio do Sindicato, vai recorrer da sentença nas próximas 72 horas, prazo limite que tem para o fazer.

PRECISA-SE DE UM(A) GRANDE VITÓRIA!




O Vitória de Guimarães joga esta noite no D.Afonso Henriques, frente aos ingleses do Bolton, em jogo a contar para a 3ª jornada do grupo H da Taça Uefa.
Depois de ter perdido por duas bolas a uma na primeira jornada, na deslocação à Rússia para defrontar o Zenit, os vimaranenses folgaram na segunda jornada, e agora tem pela frente o líder do grupo, que conta com 4 pontos já conquistados, fruto do empate na Turquia frente ao Besiktas e da vitória caseira diante do Zenit.
Jaime Pacheco conta com uma equipa moralizada, principalmente depois da na passada jornada da Liga Portuguesa terem vencido o Gil Vicente por 2-0, naquela que foi a segunda vitória no campeonato.
Tendo em conta que o Vitória ainda terá que se deslocar a Sevilha, e depois receber os turcos do Besiktas, o jogo desta noite é, sem dúvida, muito importante, e os três pontos são fundamentais.
A partida tem início às 20:00, será arbitrada pelo francês Laurent Duhamel, e não terá transmissão televisiva.


EQUIPAS PROVÁVEIS:


VITÓRIA DE GUIMARÃES - Paiva; Mário Sérgio, Dragoner, Cléber e Rogério Matias; Flávio Meireles, Svard, Neca e Benachour; Dário e Saganowski.

OUTROS CONVOCADOS - Pedro Freitas, Geromel, Zezinho, Moreno, Paulo Sérgio, Pintassilgo, Targino e Manoel.

TREINADOR - Jaime Pacheco


BOLTON - Jaaskelainen; O'Brien, Ben Haim, Jaidi e Gardner; Kevin Nolan, Faye e Gary Speed; Giannakopoulos, Kevin Davies e Diouf.

OUTROS CONVOCADOS - Ian Walker, Martin Djetou, Bruno N'Gotty, Fojut, Okocha, Fabrice Fernandes, Fadiga, Pedersen, Borgetti e Ricardo Vaz Té.

TREINADOR - Sam Allardyce

Chelsea, Liverpool e Inter garantem apuramento na noite dos Matadores!




Resultados e Marcadores da Champions:

Grupo E:

Schalke 04 3-0 PSV
(Kobiashvili (3))



Fenerbahçe 0-4 AC Milan
(Shevchenko (4))



1º AC Milan 8 pontos
2º Schalke 8
3º PSV 7
4º Fenerbahçe 4

Grupo F:

Real Madrid 1-1 Lyon
(Guti ; John Carew)



Rosenborg 1-1 Olimpyacos
(Helstad ; Rivaldo)



1º Lyon 13 pontos Q
2º Real Madrid 10 Q
3º Rosenborg 4
4º Olimpyacos 1

Grupo G:

Anderlecht 0-2 Chelsea
(Crespo, Ricardo Carvalho)



Liverpool 0-0 Bétis



1º Liverpool 11 pontos Q
2º Chelsea 10 Q
3º Bétis 7
4º Anderlecht 0

Grupo H:

FC PORTO 1-1 Rangers
(Lisandro Lopez ; McCormack)



Inter 4-0 Artmedia
(Figo, Adriano (3))



1º Inter 12 pontos Q
2º Rangers 6
3º Artmedia 5
4º FC Porto 4

quarta-feira, novembro 23, 2005

Porto empata em casa e compromete apuramento!




FC PORTO 1-1 GLASGOW RANGERS
(Lisandro Lopez, 60´; McCormack, 83´)



O FC Porto empatou esta noite em casa diante do Glasgow Rangers e comprometeu as suas aspirações na Liga dos Campeões. Os dragões ainda estiveram em posição de vencedor através de um golo de "Lixa" Lopez já na segunda parte mas o Rangers através da luta e entrega que caracteriza as equipas inglesas conseguiu chegar ao empate já numa fase final da partida.
Com este resultado os dragões continuam no último lugar do grupo H e terão obrigatoriamente de vencer na Eslováquia se querem pelo menos garantir o terceiro lugar e o respectivo acesso à Taça Uefa. Ora, para garantir a continuidade na Liga dos Campeões, as contas já terão de ser outras. O Porto não depende de si para seguir em frente e por isso terá que esperar nova ajuda do Inter de Milão. Assim, o Rangers tem mesmo de perder em casa o último jogo e o FC Porto tem mesmo de ganhar ao Artmedia.
Efectivamente, são contas muito dificeis para os dragões. Sinceramente, creio que o Porto dará por concluida na Eslováquia a sua prestação na Liga milionária.

"Figo e Adriano ainda ajudaram..."

INTER MILÃO 4-0 ARTMEDIA
(Figo, Adriano (3))



CLASSIFICAÇÃO:

1º Inter 12 pontos Q
2º Rangers 6
3º Artmedia 5
4º FC Porto 4

APROVEITAR A ANGÚSTIA DOS ESCOCESES, PARA CONQUISTAR OS TRÊS PRECIOSOS PONTOS




O FC Porto joga esta noite, no Dragão, frente aos escoceses do Glasgow Rangers, num jogo importantíssimo na luta pela qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Os azuis-e-brancos somam neste momento 3 pontos, sendo imperial a vitória nesta partida, diante de uma equipa que anda à deriva, com bastantes problemas internos, onde, o maior destaque é sem dúvida a posição do seu treinador, Alan McLeish, que está com pouca margem para errar, sob pena de ser despedido. Como se isto já não bastasse, a grande referência do actual campeão escocês, Dado Prso, está lesionado e não pode dar o seu contributo à equipa.
Por todas estas razões e mais algumas, Co Adriaanse tem todos os motivos para se sentir confiante e depositar nos seus jogadores uma enorme vontade de vencer, o que, acredito, irá acontecer.


EQUIPAS PROVÁVEIS:


FC PORTO - Vitor Baía; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel e César Peixoto; Paulo Assunção, Ibson e Lucho González; Ricardo Quaresma, Lisandro López e Hugo Almeida.

OUTROS CONVOCADOS - Hélton, Ricardo Costa, Bruno Alves, Marek Cech, Diego, Alan, Ivanildo, Jorginho e McCarthy.

TREINADOR - Co Adriaanse

GLASGOW RANGERS - Waterreus; Andrews, Kyrgiakos, Hutton e Ian Murray; Burke, Ricksen, Ferguson e Lovenkrands; Jeffers e Thompson.

OUTROS CONVOCADOS - Klos, Malcolm, Fanfan, Smith, Hemdani, Rae, Namouchi, N'guessan e McCormack.

TREINADOR - Alan McLeish

TANTA ENTREGA E ATITUDE, MERECIAM MELHORES OPÇÕES DE QUEM MANDA, PARA UM FINAL MAIS FELIZ...




O Benfica não foi além de um empate a zero, frente aos franceses do Lille, num Stade de France completamente lotado, o que demonstra bem da grandeza dos encarnados um pouco por todo o mundo.





Ronald Koeman optou por utilizar uma equipa tremendamente defensiva, com 6 defesas e 2 médios defensivos, colocando Nuno Gomes e Miccoli na frente de ataque, à espera de um autêntico milagre.
Sem homens capazes de construir jogo, pouco mais puderam fazer os comandados de Koeman, do que entregarem-se de corpo e alma ao jogo, o que nesse aspecto foi conseguido, visto que os atletas tiveram uma atitude inexcedível!
Visto que no outro encontro do grupo, Man Utd e Villarreal também empataram sem golos, a última jornada promete ser de muita emoção, visto que, todas as equipas têm hipótese de seguir em frente, de serem relegadas para a Taça Uefa ou, simplesmente, ficarem de fora das competições europeias deste ano.
O Benfica terá, forçosamente, que vencer o Manchester United, no Estádio da Luz, para seguir em frente, ou, na pior das hipóteses, empatar e esperar por uma vitória do Villarreal no jogo com o Lille, para seguir para a Taça Uefa.
Esperemos que Ronald Koeman apresente, no próximo dia 7 de Dezembro, uma equipa mais capaz de construir futebol ofensivo, visto que só a vitória interessa.
E que os deuses do futebol estejam com os encarnados!


FICHA DE JOGO:


LILLE - Tony Sylva; Lichtsteiner, Tavlaridis, Rafael e Tafforeau "cap."; Bodmer, Makoun, Chalmé e Acimovic; Dernis e Moussilou.

TREINADOR - Claude Puel

SUBSTITUIÇÕES: Chalmé por Mirallas (69'), Moussilou por Hicham (74') e Acimovic por Fauvergue (86').

BENFICA - Quim; Alcides, Luisão, Anderson e Ricardo Rocha; Nélson, Beto, Petit e Léo; Nuno Gomes "cap." e Miccoli.

TREINADOR - Ronald Koeman.

SUBSTITUIÇÕES - Miccoli por Mantorras (42')

DISCIPLINA - Cartão amarelo a Makoun (19'), Tavlaridis (66') e Rafael (78').

terça-feira, novembro 22, 2005

RolÁbola



Resultados:

Chelsea - Newcastle United (3-0)
Wigan - Arsenal (2-3)
Charlton - Manchester United (1-3)
Fiorentina - Ac Milan (3-1)
Inter Milão - Parma (2-0)
Roma - Juventus (1-4)
Sevilha - Bétis (1-0)
Braga - Benfica (3-2)
Penafiel - Sporting (0-1)

OlhóGolo:

Real Madrid - Barcelona (0-3)

*Figura da Semana: Maxi Bevacqua (Sporting de Braga)

Vencedor da jornada: André Braz / Taberneiro / Verdasca - "24 pontos"

CLASSIFICAÇÂO:

1º André Braz 154 PONTOS
2º Neves 141
3º Rocha 140
4º Sandro 136
5º Taberneiro 134
6º Rodrigo 132
7º João Faustino 131
8º Celso 129
9º Eduardo Marques 123
10º Tanque Silva 122
11º Granada 115
12º Verdasca 100
13º Pedro Dinis 97
14º Nuno Bento 91
15º Andrade 91

Próxima jornada:



Portsmouth - Chelsea
West Ham - Manchester United
Messina - Inter Milão
Roma - Fiorentina
Real Sociedad - Real Madrid
Deportivo la Coruña - Villarreal
Nacional - Sporting Braga
Maritimo - Boavista
Benfica - Belenenses

OlhóGolo:

Sporting - Vitória Guimarães

*Figura da Semana:

segunda-feira, novembro 21, 2005

Em Itália...




"Figo marcou o seu primeiro golo no Calcio e abriu caminho à vitória do Inter sobre o Parma por 2-0"



Resultados da jornada:

*Clica em cima do marcador do golo para veres o video do mesmo!

Chievo 1-1 Ascoli
(Pelissier, 14´, D'Anna, 43´)

Fiorentina 3-1 AC Milão
(Luca Toni, 9´, Jorgensen, 46´, Luca Toni, 88´; Gilardino, 26´)

Livorno 2-0 Empoli
(Morrone, 31´, Lucarelli, 88´)

Reggina 3-1 Cagliari
(Amoruso, 2´, Cozza, 37´, Paredes, 81´; Abeijon, 67´)

Roma 1-4 Juventus
(Totti g.p, 67´; Nedved, 46´, Ibrahimovic, 58´, Trezeguet, 60´, Trezeguet, 63´)

Sampdória 2-0 Lázio
(Diana, 73´, Flachi, 74´)

Udinese 1-0 Messina
(Felipe, 88´)

Lecce 3-0 Siena
(Vucinic, 16´, Konan, 55´, Cozzolino, 92´)

Treviso 2-2 Palermo
(Reginaldo, 2´, 6´; Ferri, 27´, Brienza, 70´)

Inter 2-0 Parma
(Figo, 70´, Cambiasso, 83´)

*Não dispomos de imagens dos golos do Lecce vs Siena, Treviso vs Palermo e Inter vs Parma.

Como se portaram os grandes nesta jornada?




BRAGA 3-2 BENFICA



Dois dias depois do grande jogo da jornada, confesso que ainda me custa a engolir esta derrota. Efectivamente, o Benfica teve tudo para sair de Braga com a vitória. No entanto, mais uma vez, Ronald Koeman decidiu inventar e "roubar-nos" os três pontos.
Na primeira parte, mesmo com a invenção de Koeman em colocar Geovanni no meio e Beto na ala direita, os encarnados controlaram o jogo, criaram situações de golo, marcaram um e podiam até ter feito mais um ou outro. O Braga estava completamente dominado.
Na segunda parte tudo foi diferente. Sinceramente acho que houve mérito do Sporting de Braga mas houve ainda mais demérito do Benfica. O que mudou da primeira parte para a segunda? em termos práticos e objectivos, a única alteração visivel aos olhos dos adeptos foi a saída de Simão por Karyaka. Confesso que não me agrada muito este russo. Até parece que tem bom toque de bola mas é um jogador muito lento e pouco preciso no passe. Mas, será que a ausência de Simão explica tudo? será que a equipa foi pior só porque saíu o capitão? não quero acreditar nisso. Sinceramente algo se passou durante a palestra no balneário porque não acredito que uma equipa não saia do seu meio campo durante toda uma parte por não ter capacidade ofensiva ou por mérito de um adversário que deixava jogar e não pressionava.
Erros à parte de arbitragem e de Quim que teve um regresso a Braga profundamente infeliz, creio que, mais uma vez, o principal responsável pela derrota foi Ronald Koeman. Em Old Trafford defendeu o empate, perdeu, em Alvalade contra um Sporting mediocre defendeu, inventou e perdeu, em Braga com o jogo ganho, inventou, não soube mexer na equipa e mais uma vez perdeu... com um treinador destes, não há quem resista!
Quanto ao Braga, depois da primeira parte que lhes vi fazer, nunca pensei que fossem ganhar o jogo. Com uma segunda parte de grande qualidade mas, continuo a dizer, muito por culpa dos erros contrários, creio que já não há dúvidas que é candidato ao título.
Está de parabéns Jesualdo Ferreira e o seu "braguinha"!


- Maxi Bevacqua foi a grande surpresa do jogo ao apontar os seus primeiros golos no campeonato e logo num jogo desta importância!

FC PORTO 5-1 ACADÉMICA



É um luxo ter um jogador como Lucho González no nosso campeonato. A meu ver, é o melhor jogador da Superliga. Foi precisamente o argentino que deu inicio à goleada do Porto em casa diante da Académica.
Pouco há a dizer deste encontro. O Porto dominou, a espaços deu espectáculo e venceu facilmente a Académica que tentou jogar no campo todo e importunar a fraca defesa azul e branca, obviamente, sem sucesso.
Creio que se o Porto na reabertura do mercado reforçar a sua defesa (fala-se em Zé Castro!) e se os outros candidatos não se reforçarem e não melhorarem a sua qualidade de jogo, os dragões certamente que vão chegar ao fim do campeonato em primeiro.

PENAFIEL 0-1 SPORTING



É inevitável, Liedson resolve! Ontem resolveu uma partida em que os leões jogaram de forma deplorável. Com todo o respeito pelo Penafiel, creio que, o Sporting só ganhou precisamente porque defrontou uma das piores (senão a pior!) equipas do campeonato. Arrisco mesmo, contra qualquer outro conjunto, o Sporting com aquela exibição não conseguiria vencer.
A verdade é que conseguiu fazer aquilo que o Benfica não conseguiu em Braga, ou seja, jogar mal mas vencer. E como o que conta são os pontos, o Sporting voltou às vitórias fora de portas 3 meses depois e já está com dois pontos de vantagem em relação ao seu rival Benfica.
Creio que é notório que a equipa do Sporting é fraca. Se não se reforçar em Dezembro, acho que não vão ficar muito bem posicionados na tabela até porque Liedson não pode resolver sempre.

Show de bola de Ronaldinho e companhia MAS...






"Parece que nem todos vimos o mesmo jogo..."

NO COMMENTS

GRAVESSEN, jogador do Real Madrid:



"Foi a equipa equivocada que ganhou. Podiamos ter feito um ou dois golos mas não tivemos a sorte necessária enquanto que o Barcelona marcou o primeiro golo de forma fortuita e depois marcaram através de dois contra-ataques. Foram actuações individuais que fizeram a diferença".

"Estou convencido de que ganharemos o campeonato".


Enfim! Jogo memorável do Barcelona que mostrou em pleno Barnabéu aquilo que realmente vale o Real Madrid. O trio de ataque constituido por Ronaldinho, Leo Messi e Samuel Eto'o mostraram todo o seu potencial e deram um banho de bola a uma equipa que vive de nomes que de galácticos nada têm.
Quanto às declarações de Gravessen, não mercem quaisquer comentários, apenas umas imagens que valem mais do que qualquer palavra!


domingo, novembro 20, 2005

Santo Amaro, sem sorte, voltou a perder!




SANTO AMARO 1-2 22 JUNHO/AMOR

Sem sorte! Creio que esta expressão por muito subjectiva que possa ser, traduz quase na totalidade aquilo que se passou hoje na Ortigosa. A equipa do Amor que, diga-se, bateu-se muito bem durante todo o jogo, foi mais feliz e venceu o jogo.
O Santo Amaro começou a perder bem antes do jogo ter começado. Os jogadores e equipa técnica receberam a triste noticia de um atleta do GDSA, no caso o central Marco Moreira, ter tido convulsões durante a noite de Sábado sendo obrigado a ser internado. Ainda não dispomos de grandes informações mas esperamos que esteja tudo bem com o Marco e que recupere rapidamente. Força Marco!
Em relação ao jogo, a equipa da casa entrou como não desejaria, ou seja, nervosa, ansiosa e a demonstrar que as feridas dos resultados negativos e das más exibições aindam não estavam saradas. Ao invés, a formação do 22 Junho Amor entrou muito bem no jogo, de forma personalizada, procurando marcar cedo por forma a enervar ainda mais o conjunto da Ortigosa.
Fruto desse dominio territorial e perante tanta passividade dos da casa, o Amor adiantou-se no marcador após a transformação de um livre directo a uns bons 25 metros da baliza.
O golo relativamente cedo dos visitantes não abalou o Santo Amaro de forma tão intensa como se fazia prever. A equipa da casa, apesar de pouco esclarecida, até reagiu à adversidade. Ainda que sem causar grandes embaraços aos defesas contrários, o Santo Amaro passou a jogar um pouco mais no meio campo adversário.
À passagem da meia hora (aprox.), o Santo Amaro chegou ao golo num lance polémico. Tentando ser o mais isento possível, passo a explicar o lance e a visão com que fiquei do mesmo: o Santo Amaro tinha uma unidade caida no terreno de jogo. Entretanto a bola foi fora para o atleta ser assistido. No reatamento do encontro, o Santo Amaro marcou golo. Paiva centrou para a área e Bruno Vieira desviou de forma oportuna para o primeiro dos visitados. Ora, a polémica surge porque os jogadores do Amor mandaram, segundo estes, propositadamente a bola para fora e os homens do Santo Amaro não devolveram o esférico tendo inclusive feito golo.
Na minha opinião, o Santo Amaro podia ter devolvido a bola num acto de Fair Play. Contudo, também não fiquei com a sensação que o jogador do Amor tivesse mandado a bola fora propositadamente. Como tal, acho que esta situação se podia ter evitado mas não creio que seja uma atitude claramente condenável já que não ficou explicito a intenção do atleta do Amor.
A verdade é que a igualdade podia ter animado os da casa mas não aconteceu porque o Amor voltou a responder muito bem e recolocou-se em posição de vencedor ainda antes do intervalo através de um golo de Nélson de cabeça, num lance em que o guarda-redes Pedro Silvestre não ficou muito bem na fotografia.
Ao intervalo, aceitava-se a vantagem do 22 Junho Amor.
Na segunda parte tudo foi diferente. A equipa da casa pegou no jogo, tomou a iniciativa do mesmo e obrigou o Amor a praticamente só defender.
A perder em casa, obviamente que o técnico Paulo Silva tudo tentou para inverter o rumo dos acontecimentos. Primeiramente lançou Kapinga (isto na parte final da 1ª parte) tirando um defesa, posteriormente colocou Hélio e Capela (duas estreias!) para dar mais dinâmica ao ataque.
As ocasiões foram surgindo mas a bola teimava em não entrar. A ineficácia dos avançados, a infelicidade que abalava os mesmos e a grande exibição do guarda-redes do Amor mostravam que o Amor não ia perder este jogo por muitos minutos que houvesse para jogar (nem com 10 minutos de desconto dados pelo árbitro a bola quis entrar). De salientar que o 22 Junho/Amor, com a lição bem estudada, aceitou o dominio dos visitados e passou a jogar em contra golpe. Pois bem, se é verdade que o Santo Amaro criou inumeras oportunidades para conhecer outro resultado, a verdade é que o Amor, na parte final do encontro, também teve oportunidades claras para fazer o 1-3 e "matar" definitivamente a partida. De dizer que o guarda-redes Pedro redimiu-se do golo infeliz que sofreu e negou por duas ou três vezes o golo aos homens do ataque forasteiro.
Mesmo com 10 minutos de desconto dados pelo árbitro reportando-se ao anti-jogo feito pelos de Amor, o Santo Amaro não conseguiu mudar o rumo do jogo e averbou mais uma derrota.
Apesar do resultado negativo, hoje já se viu um Santo Amaro diferente para melhor. Com uma segunda parte mais perto do nível que caracteriza a equipa, falta a pontinha de sorte que ainda não nos acompanhou. Também de referir que, efectivamente, os erros defensivos continuam a aparecer o que não ajuda em nada a equipa.
Creio que se o Santo Amaro continuar com a atitude que teve na segunda parte, certamente que os resultados vão aparecer. Não acredito que a sorte se tenha ido embora de vez deste pequeno grande clube.

Equipa do Santo Amaro:

Pedro, Didi, Carlitos (Kapinga), Nélson Portugal, Fernando, Tiago (Capela), Paiva, Dinis, André, Rocha e Bruno Vieira (Hélio);

Ao intervalo: 1-2

Resultado Final: 1-2

Marcador: Bruno Vieira

Nota ao árbitro: (0-5): 3

Superliga: Um olhar pela jornada




"Braga vence Benfica de duas faces e continua sensionalmente na frente..."



Ainda não está completa a jornada 11 da Liga Portuguesa. Contudo, já muito há para contar. Braga, Nacional e Porto venceram de forma sensacional e continuam nos três primeiros lugares do campeonato. O Sporting sem jogar bem, muito pelo contrário, também passou no teste em Penafiel e continua na perseguição dos primeiros lugares. Já o Benfica perdeu em Braga e atrasou-se na luta pelos lugares cimeiros tendo inclusive sido ultrapassado pelo fantástico Vitória de Setúbal que venceu na Figueira da Foz a Naval 1º de Maio por três golos sem resposta.

Sexta-Feira:

Guimarães 2-0 Gil Vicente
(Benachour, Paulo Sérgio)

Sábado:

Braga 3-2 Benfica
(Maxi Bevacqua(2), Cesinha; Anderson, Nuno Gomes (g.p))

FC Porto 5-1 Académica
(Lucho González(2), Lisandro Lopez(2), César Peixoto; Marcel)

Domingo:

Naval 0-3 Vitória de Setúbal
(Pedro Oliveira, Fábio(2))

Estrela Amadora 0-0 Paços Ferreira

Rio Ave 0-2 Nacional
(André Pinto, Miguelito)

Penafiel 0-1 Sporting
(Liedson)

Esta noite:

Boavista - União de Leiria

Amanhã:

Belenenses - Maritimo