terça-feira, janeiro 31, 2006

RolÁbola




Resultados:

Udinese 0-0 Fiorentina (x)
Lecce 0-2 Inter (2)
Mónaco P-P Lyon *
Atlético Madrid 3-2 Deportivo da Corunha (1)
Sevilha 2-0 Villarreal (1)
Maiorca 0-3 Barcelona (2)
Celta Vigo 1-2 Real Madrid (2)
Rio Ave 0-0 FC Porto (x)
Sp. Braga 1-0 Vit. Guimarães (1)

OlhóGolo:

Benfica 1-3 Sporting

Figura da Semana: Liedson (Sporting)

* O jogo Mónaco - Lyon foi adiado pelo que o mesmo foi considerado nulo em termos de palpite para o RolÁbola.

Vencedor da Jornada: André Braz "29 Pontos"

CLASSIFICAÇÃO:

1º André Braz 284 PONTOS
2º Taberneiro 271
3º Neves 254
4º Rocha 250
5º Sandro 238
6º João Faustino 236
7º Eduardo Marques 227
8º Granada 217
9º Verdasca 204
10º Doc 203
11º Gonçalo Raimundo 199
12º Nuno Bento 190
13º Cátia 189
14º Valter Serras 184
15º Pedro Dinis 182
16º Tanque Silva 182
17º Pedro Faria 181
18º Amândio Santo 177
19º Rodrigo 176
20º Cláudio 160
21º Celso 159

* André Braz, para além de ter conseguido acertar em quase todos os resultados do boletim, conseguiu acertar na figura da semana ( também o Pedro Faria e o Neves) obtendo assim 5 pontos extra.

* Pedro Faria conseguiu algo inédito e logo na sua estreia como participante. Faria apostou na vitória do Sporting por 1-3 e em Liedson como o homem da jornada. Como devem calcular, teve a sorte de principiante e acertou em cheio. Ainda assim, não conseguiu ser o vencedor da jornada dado que o André Braz mostrou o porquê de estar em primeiro lugar.

* De destacar ainda as boas pontuações de João Faustino, Taberneiro e Neves que conseguiram passar os 20 pontos. Neves conseguiu (infelizmente) inclusivé chegar ao top 3 já que ganhou muitos pontos a Bruno Rocha, o grande derrotado da jornada.

SAUDAÇÕES DESPORTIVAS E MELHORES PALPITES PARA A PRÓXIMA!

Próxima jornada:



Birmingham - Arsenal
Chelsea - Liverpool
Parma - Roma
Lazio - Ac Milan
Deportivo Corunha - Valência
Zaragoça - Bétis Sevilha
Porto - Braga
União Leiria - Benfica
Feyenoord - Ajax

OlhóGolo:

Sporting - Nacional

* Figura da Semana:

segunda-feira, janeiro 30, 2006

O RESULTADO ATÉ ACABOU POR SER..."LEVEZINHO"




Um autêntico banho de bola! É assim que se define a exibição do Sporting no Estádio da Luz. Os leões venceram sem contestação por três bolas a uma, e o resultado só peca por escasso. Foi de tal maneira a exibição dos pupilos de Paulo Bento, que só por mera infelicidade, não saíram da casa do velho rival com um score mais elevado, e até quem sabe histórico.
O Benfica nunca conseguiu construír jogadas de ataque, nunca impôs o ritmo de jogo que lhe vinha sendo característico, e foi totalmente dominado pelo melhor Sporting da temporada.
Paulo Bento tinha dito na antevisão do jogo que não atribuía qualquer favoritismo ao Benfica, visto que, nestes jogos, a probabilidade era de 50% para cada lado, e não espantou por isso que, os leões jogassem o jogo pelo jogo, e que comandassem as operações de início ao fim.





Para ajudar à festa, Liedson estava nos seus dias, apontando 2 golos e sofrendo ainda a falta que originaria a grande penalidade convertida por Sá Pinto.
Está assim confirmado que o Sporting ainda luta pelo título? Sinceramente penso que sim. Embora tenha uma plantel ainda jovem, os leões têm condições para lutar até final pelo primeiro lugar, muito por culpa da capacidade do seu treinador, que é capaz de injectar grandes doses de moral aos seus atletas.
Em relação ao Benfica, dizer que não se podem esquecer os seus adeptos, da série vitoriosa que o clube vinha tendo, e mesmo que este jogo possa ter deixado alguns mais desiludidos, agora é que se vêm os verdadeiros apoiantes, pois é nestas alturas que os jogadores mais precisam de apoio. Portanto, não tenho dúvidas que no próximo sábado, os adeptos vão comparecer em massa do Estádio Dr.Magalhães Pessoa, em Leiria, para apoiar a sua equipa no difícil confronto com a União de Leiria.


FICHA DE JOGO:


LIGA - 20ª JORNADA

BENFICA-SPORTING

Estádio da Luz, em Lisboa
Hora: 19:45
Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)

BENFICA - Moretto; Alcides, Luisão, Anderson e Nélson; Geovanni, Petit, Beto e Simão; Manduca e Nuno Gomes.
Treinador: Ronald Koeman.
Suplentes: Quim, Léo, Karagounis, Manuel Fernandes, Marcel, Ricardo Rocha e Robert.
Substituições: Manduca por Manuel Fernandes, Beto por Marcel e Geovanni por Robert.

SPORTING - Ricardo; Abel, Polga, Tonel e Caneira; Custódio, João Moutinho, Sá Pinto e Carlos Martins; Deivid e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes: Tiago, Luís Loureiro, Tello, Miguel Garcia, Nani, Romagnoli e João Alves.
Substituições: Carlos Martins por Nani, Deivid por João Alves e Sá Pinto por Miguel Garcia.

Marcadores: 1-0 por Simão Sabrosa (g.p.); 1-1 por Sá Pinto (g.p.); 1-2 por Liedson; 1-3 por Liedson.

sexta-feira, janeiro 27, 2006

JÁ SÃO CONHECIDOS OS CONVOCADOS DE BENFICA E SPORTING PARA O "DERBY"





O "derby" de amanhã à noite no Estádio da Luz, já foi analisado por ambos os treinadores. Tanto Ronald Koeman como Paulo Bento, fizeram as suas análises e, tendo em conta toda a polémica durante a semana devido a um dos árbitros assistentes não ser do agrado dos dirigentes leoninos, as opiniões dividem-se. O técnico holandês entende que o Sporting fala em demasia dos árbitros, e não vê razões para tal, ao passo que o jovem técnico português, prefere não fazer qualquer comentário sobre o assunto. Em relação ao jogo jogado, Ronald Koeman prevê um jogo equilibrado, mas onde o Benfica vai fazer tudo para vencer e, se possível, anular o resultado (2-1) da primeira volta. Paulo Bento, por seu turno, recusa atribuír maior favoritismo aos encarnados, pois diz que se trata de um jogo de com 50% de hipóteses para qualquer uma das equipas.
O que é comum aos dois treinadores neste momento, é o facto de ambos já terem divulgado a lista de convocados para o jogo.
No Benfica, a maior novidade prende-se com a primeira chamada de Marcel, em detrimento de Miccoli que não recuperou da lesão. Petit, por seu turno, está recuperado e foi chamado, o mesmo acontecendo com Beto que regressa após castigo. Em relação ao Sporting, a nota de maior destaque é a ausência do novo reforço Koke, que ainda não tem ritmo competitivo, segundo referiu Paulo Bento. De referir ainda, o regresso de Luís Loureiro, após lesão.



BENFICA:

Moretto, Quim, Nélson, Alcides, Luisão, Anderson, Ricardo Rocha, Léo, Beto, Petit, Manuel Fernandes, Karagounis, Marco Ferreira, Laurent Robert, Manduca, Simão Sabrosa, Geovanni, Marcel e Nuno Gomes.



SPORTING:

Ricardo, Tiago, Abel, Miguel Garcia, Anderson Polga, Tonel, Caneira, Tello, Luís Loureiro, Custódio, João Alves, Carlos Martins, Nani, João Moutinho, Romagnoli, Sá Pinto, Deivid e Liedson.

SORTEIO DO EURO 2008: PORTUGAL JÁ CONHECE OS SEUS ADVERSÁRIOS




A selecção nacional já conhece os seus adversários, para a fase de qualificação rumo ao Europeu de 2008, a realizar na Áustria e na Suiça.
Não sendo um grupo "da morte", a verdade é que o sorteio não foi amigo para Portugal.
Para além de ficar no grupo maior, ou seja, constituído pelo maior número de equipas, Portugal terá que medir forças com algumas selecções bem organizadas, e que praticam bom futebol, como são os casos da Sérvia e Montenegro, da Polónia, da Finlândia e até mesmo da Bélgica.
Ainda assim, é de todo esperado que a nossa selecção consiga o apuramento para a fase final do próximo Campeonato da Europa, o primeiro pós-EURO 2004.
Confira então, todos os grupos ditados pelo sorteio realizado esta manhã:


Grupo A:

PORTUGAL
Sérvia e Montenegro
Finlândia
Bélgica
Polónia
Arménia
Azerbaijão
Cazaquistão

Grupo B:

França
Itália
Ucrânia
Escócia
Lituânia
Geórgia
Ilhas Féroe

Grupo C:

Grécia
Turquia
Noruega
Bósnia-Herzegovina
Hungria
Moldávia
Malta

Grupo D:

República Checa
Alemanha
Eslováquia
República da Irlanda
País de Gales
Chipre
São Marino

Grupo E:

Inglaterra
Croácia
Rússia
Israel
Estónia
Macedónia
Andorra

Grupo F:

Suécia
Espanha
Dinamarca
Letónia
Islândia
Irlanda do Norte
Liechtenstein

Grupo G:

Holanda
Roménia
Bulgária
Eslovénia
Albânia
Bielorrússia
Luxemburgo

quarta-feira, janeiro 25, 2006

UM OLHAR PELAS TAÇAS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS





Nesta noite de quarta-feira, realizaram-se alguns jogos relativos às Taças de cada país.
Por essa Europa fora, foi noite de emoções, com algumas das competições em disputa a chegarem à sua fase derradeira.
Comecemos por Inglaterra, onde o Manchester United conseguiu o apuramento para a final da Taça da Liga, depois de levar de vencida o Blackburn por duas bolas a uma, com golos de Ruud Van Nistelrooy e Louis Saha, tendo Steven Reid apontado o tento dos forasteiros.
A equipa de Carlos Queiróz e Cristiano Ronaldo, irá defrontar na final o sensacional Wigan, que já ontem havia eliminado o Arsenal.


- Este jogo marcou ainda a estreia do internacional sérvio-montenegrino Nemanja Vidic com a camisola do MAN UTD



Em Espanha também se realizaram partidas relativas à Taça do Rei, se bem que nem todas tenham chegado ao fim... Já lá vamos!!!
O Real Madrid voltou a vencer o Bétis por uma bola a zero, com golo de Robinho, apurando-se assim para as meias-finais da competição.
Nas meias-finais, também já está o Espanhol de Barcelona, que também voltou a vencer o Cádiz por duas bolas a zero, com bis de Jofre.
Outro jogo que falta disputar é o Zaragoça-Barcelona (1ªmão), que ainda não tem data marcada.
Em relação ao jogo que não chegou ao fim, foi precisamente o Valência-Dep.Corunha, que foi interrompido durante a segunda parte, por agressão a um dos árbitros assistentes. O árbitro entendeu que não havia condições para prosseguir a partida, e deu o jogo como suspenso. Na altura, o Valência (com Miguel a titular), vencia por 1-0, com golo de David Villa, tendo assim anulado a desvantagem que trazia do jogo da primeira mão, já que tinha sido derrotado pela margem mínima no Riazor, fruto do golo apontado por Sérgio.
A Real Federação Espanhola irá agora analisar os factos ocorridos, consoante o que constar no relatório do árbitro, para depois tomar uma decisão.




Passando por Itália, podemos verificar que o AC Milan não teve tarefa fácil para levar de vencida o Palermo, em jogo da primeira mão dos quartos-de-final. A equipa de Rui Costa venceu por uma bola a zero, com um golo de Alberto Gilardino aos 86 minutos.




Terminamos esta análise na Alemanha, onde também já estão apuradas as equipas que seguem para as meias-finais da Taça.
Já ontem, o Bayern Munique tinha vencido o Mainz por 3-2. Esta noite, o Eintracht Frankfurt também seguiu em frente, fruto da vitória em casa do Munich 1860, por 1-3.
O Arminia Bielefeld só nas grandes penalidades conseguiu eliminar o modesto Kikers Offenbach (4-2), depois de no final do tempo regulamentar se registar um empate a uma bola.
A maior surpresa da noite foi, sem dúvida, a eliminação do Werder Bremen, que sucumbiu perante o St.Pauli, equipa que milita na III Divisão Alemã. O resultado final foi de 3-1.


KOKE JÁ É LEÃO




Sérgio Contreras Pardo, ou simplesmente, KOKE. É este o nome do novo reforço do Sporting.
O técnico leonino, Paulo Bento, vinha alertando a algumas semanas o facto de entender que o plantel necessitava de um avançado. Pois bem, Carlos Freitas, o gestor do futebol do Sporting, fez-lhe a vontade.
Koke, é um jovem espanhol de 22 anos, que começou a carreira no Málaga, transferindo-se na época de 2003/04 para o Marselha, onde chegou rotulado de craque. O que é certo é que nunca se conseguiu impôr na equipa gaulesa, tendo sempre sido segunda escolha. Ainda assim, despertou o interesse da toda poderosa Juventus, para onde rejeitou transferir-se, já que o objectivo era o seu empréstimo ao Siena.
O novo dono da camisola 14 do Sporting, demonstra grande vontade de triunfar na equipa leonina, que adquiriu o jogador por empréstimo até ao final da presente temporada, ficando com a opção de compra por mais três temporadas.
Diz quem o conhece, que Koke é um jogador com características muito parecidas com as de Douala, ou seja, um avançado móvel, bastante rápido e que pode actuar por qualquer dos flancos.

RolaBola




Resultados:

Everton 1-0 Arsenal (1)
Manchester United 1-0 Liverpool (1)
Udinese 1-4 Roma (2)
Siena 0-3 Milão (2)
Bétis 0-2 Valência (2)
Nice 1-0 Paris Saint-Germaint (1)
Académica 0-0 Nacional (x)
Sporting 1-1 Maritimo (x)
Gil Vicente 1-3 Benfica (2)

OlhóGolo:

FC Porto - Naval 1-0

figura da semana: Ricardo Silva (Boavista)

Vencedor da semana: Doc "20 pontos"

CLASSIFICAÇÃO:

1º André Braz 255 PONTOS
2º Taberneiro 250
3º Rocha 238
4º Neves 231
5º Sandro 223
6º João Faustino 215
7º Eduardo Marques 212
8º Granada 205
9º Doc 194
10º Verdasca 192
11º Nuno Bento 190
12º Pedro Dinis 182
13º Tanque Silva 182
14º Gonçalo Raimundo 181
15º Rodrigo 176
16º Cátia 174
17º Valter Serras 169
18º Amândio Silva 168
19º Cláudio 160
20º Celso 159

* Rodrigo, Cláudio e Celso não jogaram e, como tal, não contabilizaram quaisquer pontos.

* Os 6 primeiros obtiveram 12 pontos e, sendo assim, continua tudo igual lá na frente.

* Doc voltou a ser o vencedor da jornada fazendo o pleno: 2 jogos e outras tantas vitórias.

PRÓXIMA JORNADA:



Udinese - Fiorentina
Lecce - Inter
Mónaco - Lyon
Atlético Madrid - Deportivo da Corunha
Sevilha - Villarreal
Maiorca - Barcelona
Celta Vigo - Real Madrid
Rio Ave - FC Porto
Sp. Braga - Vit. Guimarães

OlhóGolo:

Benfica - Sporting

COMUNICADO




Pelo facto de ter ficado sem Internet em casa, não me tem sido possível actualizar o blog. Como tal, agradeço a compreensão de todos aqueles que visitam este espaço.
Espero resolver rapidamente todos os problemas com a net para que o blog volte a ter as habituais actualizações diárias.
Neste momento, apenas poderei actualizar o blog quando vou à escola. Portanto, ao fim-de-semana vai ser mais díficil trabalhar no blog.

Relativamente ao Eduardo Marques, ele também ficou sem net pelo que praticamente não tem trabalhado no blog. Contudo, o mesmo conta ainda esta semana resolver todos os problemas no que à net diz respeito.

Obrigado pela compreensão!

quinta-feira, janeiro 19, 2006

CAN 2006




Está prestes a começar a Taça das Nações Africanas. O inicio desta interessante competição está marcado para o dia 20 de Janeiro com o encontro de abertura a ser protagonizado pelas selecções do Egipto e da Libia.


Confira aqui todos os grupos (apresentação de 1 grupo por dia), os jogos e as principais figuras de cada selecção:



GRUPO A



EGIPTO

Os faraós ganharam esta competição por 4 vezes, feito igual só conseguido pelas selecções do Ghana e dos Camarões.

Participações: 19

Finais alcançadas: 5

Vencedor da competição: 4

Ranking da Fifa: 32º

Treinador: Hassan Shehata

A FIGURA:



Ahmed Hossam, mais conhecido por Mido é, sem dúvida alguma, a grande estrela desta selecção do Egipto. O avançado joga actualmente no Tottenham e é, neste momento, um jogador importante para a manobra ofensiva da equipa, o que, numa equipa que conta com Robbie Keane e Jermain Defoe, não é nada fácil.



LÍBIA

Apesar de ser uma selecção pouco conhecida e com pouca expressão no mundo do futebol, a verdade é que esta selecção tem evoluído bastante nos últimos anos. O grande obreiro desta evolução libanesa tem sido Al-Saadi Gaddafi que, com o seu notável investimento fruto dos seus "petro-dollars" tem feito crescer a selecção norte-africana.

Treinador: Ilija Loncarevic

Ranking da Fifa: 80º

A FIGURA:



Apesar de ser uma selecção praticamente desconhecida e que faz do colectivo a sua príncipal arma, há um jogador que pelo seu carisma se destaca dos demais companheiros: é precisamente Tarek El Taib, o capitão da Líbia.



MARROCOS

Quando se fala em candidatos ao título numa competição deste género, automaticamente a selecção de Marrocos é apontada como uma das favoritas. Pela sua história e pela qualidade do seu plantel, naturalmente que estamos na presença de uma equipa que tem armas suficientes para, primeiramente, ultrapassar este grupo e, posteriormente, lutar pelo título.

Participações: 12

Finais alcançadas: 2

Vencedor da competição: 1

Ranking da Fifa: 35º

Treinador: Mohamed Fakhir

A FIGURA:



Apesar de contar com jogadores de qualidade que actuam presentemente nos mais competitivos campeonatos europeus, a meu ver, pela experiência, pelo curriculum e, porque não, pela sua qualidade, a grande estrela desta selecção marroquina vai para Noureddine Naybet, central que já passou pelo Sporting, Deportivo da Corunha e que actualmente representa o Tottenham de Inglaterra.



COSTA DO MARFIM

Desde 1992, altura em que venceu a Taça das Nações Africanas, a Costa do Marfim tem andado arredada dos grandes palcos, longe das príncipais equipas africanas. No entanto, com a recente e histórica qualificação para o Campeonato do Mundo realizado na Alemanha, demonstra que esta selecção poderá ter uma palavra a dizer nesta taça africana.
A ver vamos até que ponto é que a defesa e meio campo marfinenses estão à altura do ataque composto por Didier Drogba, Arouna Koné e Bonaventure Kalou. Se só jogasse o ataque, o título estava garantido.

Participações: 16

Vencedor da competição: 1

Ranking da Fifa: 42º

Treinador: Henri Michel

A FIGURA:



Não é por acaso que joga no Chelsea. Didier Drogba é, sem dúvida alguma, a grande estrela da Costa do Marfim. Força, velocidade, capacidade de finalização quer com os pés quer com a cabeça fazem deste jogador um dos melhores avançados do planeta.
Que falta faz um DROGBA à selecção portuguesa por exemplo...

JOGOS:

20 JANEIRO

Egipto - Líbia

21 JANEIRO

Marrocos - Costa do Marfim

24 JANEIRO

Líbia - Costa do Marfim

Egipto - Marrocos

28 JANEIRO

Egipto - Costa do Marfim

Líbia - Marrocos

*Equipas favoritas: Costa do Marfim e Marrocos

INTER E AC MILAN APROVEITAM (RARO) DESLIZE DA JUVENTUS

O Inter, com Figo a titular, venceu na deslocação ao terreno do Treviso, por 1-0, golo de Júlio Cruz, e diminuiu a distância para o líder, a Juventus, que empatou no terreno do Chievo (1-1), em jogos para a 20.ª jornada do campeonato italiano.


O AC Milan, com Rui Costa no «onze» inicial, não teve a tarefa facilitada no jogo, em casa, frente ao Ascoli, onde apenas venceu pela margem mínima, fruto do golo de Inzaghi.


Resultados:

AC Milan - Ascoli, 1-0
AS Roma - Reggina, 3-1
Cagliari - Siena, 1-0
Chievo - Juventus, 1-1
Empoli - Udinese, 1-1
Lecce - Livorno, 0-0
Messina - Lazio, 1-1
Palermo - Parma, 4-2
Sampdoria - Fiorentina, 3-1
Treviso - Inter, 0-1

Classificação:

1. Juventus, 53 pontos
2. Inter, 45
3. AC Milan 43
4. Fiorentina, 40
5. Livorno, 36
6. AS Roma, 33
7. Sampdoria, 31
8. Chievo, 31
9. Lazio, 29
10. Palermo, 26
11. Udinese, 25
12. Siena, 21
13. Ascoli, 20
14. Reggina, 19
15. Empoli, 19
16. Messina, 18
17. Cagliari, 18
18. Parma, 15
19. Lecce, 13
20. Treviso, 12

MARCEL JÁ OFICIALMENTE JOGADOR DO BENFICA




Depois de muita especulação, Marcel, ponta-de-lança brasileiro, já é oficialmente jogador do Benfica.
O avançado proveniente da Associação Académica de Coimbra é o quinto e último reforço dos encarnados (depois de Moretto, Manduca, Laurent Robert e Marco Ferreira), nesta reaberturta do mercado.
Com 24 anos e depois de quase duas épocas no futebol português, Marcel chega a um grande, fruto das boas exibições e, principalmente, dos muitos golos que apontou ao serviço da Académica de Coimbra.
Ronald Koeman tinha vindo a dizer que para encerrar o plantel lhe faltava um ponta-de-lança diferente dos que tem, ou seja, um jogador mais possante, um homem de área, capaz de prender mais os centrais adversários.
Assim sendo, Luís Filipe Vieira fez a vontade ao técnico holandês, chegando a acordo para o empréstimo do atleta até final da temporada, ficando os encarnados com opção de compra no final da mesma por uma verba a rondar os 2,5 milhões de euros.
Marcel, que antes de representar os estudantes, tinha alinhado numa equipa sul-coreana, já foi apresentado, irá envergar a camisola 19, e poderá estrear-se já na próxima sexta-feira, quando os encarnados se deslocarem a Barcelos para defrontarem o Gil Vicente, em jogo a contar para a 19ª jornada da Liga Portuguesa.

quarta-feira, janeiro 18, 2006

RolaBola




Resultados:

Manchester City 3-1 Manchester United
Liverpool 1-0 Tottenham
Parma 1-1 Lázio
Roma 1-0 Ac Milão
Bétis 1-0 Atlético Madrid
Naval 0-0 Guimarães
Estrela Amadora 2-1 FC Porto
Belenenses 0-1 Sporting
Setúbal 0-2 Boavista

OlhóGolo:

Benfica 3-0 Académica

* Figura da Semana: Rafael Coutinho (Estrela Amadora)

Vencedor da semana:Eduardo Marques / Doc "26 pontos"

CLASSIFICAÇÃO:

1º André Braz 243 PONTOS
2º Taberneiro 238
3º Rocha 226
4º Neves 219
5º Sandro 211
6º João Faustino 203
7º Eduardo Marques 203
8º Granada 190
9º Verdasca 180
10º Rodrigo 176
11º Nuno Bento 175
12º Doc 174
13º Pedro Dinis 173
14º Gonçalo Raimundo 172
15º Tanque Silva 167
16º Valter Serras 163
17º Cláudio 160
18º Celso 159

* Tanque Silva e Rodrigo não jogaram e, por isso, não contabilizaram quaisquer pontos.

* André Brás ganhou 3 pontos aos dois mais directos adversários e mantém-se na liderança.

* Doc jogou pela primeira vez e venceu (juntamente com o Eduardo) a jornada. Terá sido sorte de principiante? Para todos os interessados, façam como o Doc, entrem no jogo e procurem a mesma sorte que ele teve.

SAUDAÇÕES DESPORTIVAS!

Próxima Jornada:



Everton - Arsenal
Manchester United - Liverpool
Udinese - Roma
Siena - Milão
Bétis - Valência
Nice - Paris Saint-Germaint
Académica - Nacional
Sporting - Maritimo
Gil Vicente - Benfica

OlhóGolo:

FC Porto - Naval

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Superliga: Super Estrela derrota o Porto




ESTRELA AMADORA 2-1 FC PORTO
(Mauricio, Coutinho ; Lucho González)



O FC Porto perdeu ontem pela primeira vez na condição de visitante frente a um Estrela da Amadora que, baseando-se num futebol de puro contra-ataque, conseguiu surpreender os dragões.
Em relação ao jogo, pudemos assistir a duas partes bem distintas. Na primeira parte, o Estrela mostrou toda a sua qualidade e todas as suas armas: consistência defensiva e rapidez em sair para o ataque. O Estrela é seguramente a equipa do campeonato que melhor sabe jogar em contra-golpe. Manú e Semedo são os "alvos" dessa grande arma usada por António Conceição, o técnico da Amadora.
Com um Porto que gosta de atacar com muitos jogadores, os espaços deixados na sua defensiva foram muito bem explorados pelo Estrela no primeiro tempo. Nesse sentido, foi sem surpresa que o Estrela chegou ao 2-0. Primeiro Mauricio num remate feliz que traíu Baía e, posteriormente, Coutinho fez o segundo num pontapé fora da área que contou com a colaboração de Vitor Baía. Ao intervalo, vitória justa para os visitados que até podia ser mais expressiva não fosse o golo mal invalidado a Semedo por parte do auxiliar de Olegário Benquerença.
Na segunda parte tudo foi diferente. Co Adriaanse lançou Ivanildo, Alan e Hugo Almeida e tirou um central, Pedro Emanuel, Ricardo Quaresma que passou completamente ao lado do jogo e Jorginho que ainda conseguiu fazer pior que Quaresma. O Porto passou a dominar o encontro e obrigou o Estrela a jogar totalmente no seu meio campo. A audácia de Adriaanse deu frutos aos 60 minutos quando Lucho após um grande passe de Paulo Assunção encurtou distâncias. Estava feito o 2-1 e, consequentemente, estava relançado o jogo.
Até final, o Porto desperdiçou muitas ocasiões claras de golo, recordo-me dos falhanços de Hugo Almeida e Lisandro Lopez na cara de Paulo Lopes que fizeram com que o Estrela, mesmo sufocado, conseguisse levar o 2-1 até ao final do encontro.
Assim, vitória feliz mas, pode dizer-se, justa do Estrela da Amadora que, por aquilo que fez na primeira parte e pela maneira como defendeu na segunda, mereceu efectivamente o triunfo.

Superliga: Benfica vence Académica




VITÓRIA EXPRESSIVA MAS POUCO BRIOSA

BENFICA 3-0 ACADÉMICA
(Simão g.p, Luisão e Nuno Gomes)



O Benfica venceu ontem a Académica por três golos sem resposta num jogo pouco emotivo. Os "estudantes" mostraram porque é que estão na cauda da tabela, é que, o futebol apresentado é muito fraco para uma equipa que pretende jogar na superliga.

Em relação ao jogo propriamente dito, este ficou praticamente decidido nos primeiros minutos. Simão converteu uma grande penalidade aos 4 minutos e deu ainda mais tranquilidade aos campeões nacionais. A Académica, apesar de ter obrigado Moretto a duas ou três boas defesas na primeira parte, deu sempre sinais de que não tinha capacidade para causar problemas à defensiva encarnada.
O Benfica, sem forçar muito, controlou o jogo e criou oportunidades suficientes para vencer a partida de forma folgada. Pedro Roma ainda evitou alguns golos que pareciam feitos mas já não pôde fazer nada aos cabeceamentos de Luisão e de Nuno Gomes, isto já no último terço do encontro.
No final, três zero que traduzem a superioridade do Benfica muito embora os encarnados não tenham feito uma exibição de encher o olho. Relativamente à Académica (tal como o Belenenses), ou muito me engano ou teremos este histórico na próxima época a disputar a Liga de Honra.

O POSITIVO:

- mais uma vitória, mais um jogo sem sofrer golos. Há muito que não se via tanta consistência defensiva para os lados da Luz;

- 13º golo de Nuno Gomes no campeonato. Os avançados vivem de golos e Nuno Gomes precisava do golo para aumentar ainda mais a sua confiança;

- a segurança de Moretto. Sempre que foi chamado, o brasileiro respondeu à altura. Começa a mostrar capacidade para defender as redes de um grande clube português;

- mais uma grande assistência na Luz. Os adeptos estão com a equipa, isso é evidente.

- o amarelo de Beto. O brasileiro vai falhar o próximo jogo dos encarnados.

O NEGATIVO:

- A primeira parte do Benfica. Um golo alcançado nos primeiros minutos do jogo fez com que o relaxamento imperasse nos encarnados.

- A Académica. Custa muito ver a equipa da minha cidade jogar tão pouco à bola. A segunda divisão deverá ser o destino.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Taça de Portugal: Benfica segue em frente




TOURIZENSE 0-2 BENFICA
(Robert 66´, Nuno Gomes 79´)




Não houve taça! O Benfica venceu esta tarde o Tourizense por dois golos sem resposta, resultado feito na segunda parte. Laurent Robert, que se estreou a titular, marcou pela primeira vez ao serviço dos encarnados através da transformação de um livre directo. O segundo golo apareceu a 10 minutos do fim através de Nuno Gomes que havia entrado no segundo tempo para o lugar de Manduca.
Já com o resultado feito, saliente-se para as expulsões de dois jogadores do Tourizense.

Koeman não facilitou...

Apesar de ter jogado com uma equipa da 2ª divisão B, Koeman preferiu não correr riscos e apostou num onze com praticamente todas as figuras. Nuno Gomes, Miccoli e Nélson foram as ausências mais significativas num onze que contou com Robert, Manduca e Moretto, os três reforços de Inverno.

Manuel Fernandes mais uma vez preterido...

Para este jogo, Ronald Koeman voltou a apostar no meio campo que tem jogado ultimamente, ou seja, Petit e Beto. Mais uma vez, Manuel Fernandes voltou a sentar-se no banco sendo que, desta vez, nem entrou na partida. Pelos vistos, a opção de Koeman optando por Beto em detrimento de Manuel Fernandes para o campeonato não se resume ao simples facto de o internacional português estar fora de forma. Se assim fosse, Ronald Koeman aproveitaria o jogo da Taça para dar minutos a Manuel Fernandes o que não aconteceu. Enfim, incompreensível!

Primeira parte equilibrada com Tourizense a causar problemas

Ao intervalo registava-se um nulo no marcador. O Benfica, com um onze bastante perto da sua equipa-tipo, não conseguiu encontrar soluções para desfeitear a excelente organização da equipa do Tourizense. Como se não bastasse, a equipa da casa (supostamente) teve a melhor ocasião do primeiro tempo através de um livre directo de Xano em que a bola foi desviada com os olhos por Moretto para a barra da sua baliza. Chegou a pensar-se que poderia haver taça...

Ficha de jogo:

TOURIZENSE: Filipe; Pedro Silva, Sandro (expulso 82'), Ivo, Hugo Simões (expulso 85'); Moleiro; André Costa (Luís Afonso), André Fontes (Careca 70'), Pedro Fontes, Pedro Penela, Chano (Gonçalo 89')

BENFICA: Moretto; Alcides, Luisão, Ricardo Rocha, Léo; Beto, Petit, Manduca (Nuno Gomes 60'), Geovanni; Robert (Karagounis), Simão (Marco Ferreira)

Ao intervalo: 0-0

Resultado final: 0-2

Marcadores: Robert e Nuno Gomes

Objectivo: o Mundial 2006




VIERI REFORÇA O MÓNACO

photophoto

terça-feira, janeiro 10, 2006

RolaBola




Resultados:

Palermo - Juventus (1-2)
Milão - Parma (4-3)
Siena - Inter Milão (0-0)
Villarreal - Real Madrid (0-0)
Espanhol - Barcelona (1-2)
Atlético Madrid - Valência (0-0)
Braga - Sporting (3-2)
FC Porto - Boavista (1-0)
Nacional - Vit. Setúbal (2-2)

OlhóGolo:

Benfica - Paços Ferreira (2-0)

*Figura da Semana: Ricardo Quaresma (FC Porto)

Vencedor da semana: Taberneiro / "26 pontos"

CLASSIFICAÇÃO:

1º André Braz 228 PONTOS
2º Taberneiro 226
3º Rocha 214
4º Neves 213
5º Sandro 205
6º João Faustino 197
7º Granada 181
8º Eduardo Marques 177
9º Rodrigo 176
10º Verdasca 171
11º Pedro Dinis 170
12º Tanque Silva 167
13º Gonçalo Raimundo 166
14º Nuno Bento 160
15º Celso 150
16º Cláudio 148

* Cláudio, Celso e Rodrigo obtiveram 0 pontos pelo facto de não terem jogado nesta jornada.

* Para quem ainda não está inscrito no Rolabola, já sabe que pode fazer como o Gonçalo Raimundo. Entrem agora e começam com os pontos do último classificado.

SAUDAÇÕES DESPORTIVAS!

Próxima jornada:



Manchester City - Manchester United
Liverpool - Tottenham
Parma - Lázio
Roma - Ac Milão
Bétis - Atlético Madrid
Naval - Guimarães
Estrela Amadora - FC Porto
Belenenses - Sporting
Setúbal - Boavista

OlhóGolo:

Benfica - Académica

* Figura da Semana:

segunda-feira, janeiro 09, 2006

AF Leiria: Santo Amaro perde em casa




SANTO AMARO 0-3 PATAIENSE

O Santo Amaro perdeu ontem em casa por três golos sem resposta frente ao Pataiense, equipa que está a fazer um excelente campeonato, actualmente no segundo lugar atrás do lider Gaeirense.
Efectivamente, quem se deslocou à Ortigosa viu um filme igual a tantos outros que têm acontecido neste campeonato à equipa do Sto Amaro, principalmente nos jogos em que joga na condição de visitado. A equipa luta, joga "taco a taco" com o adversário, em determinados momentos do jogo é profundamente superior só que, um momento de desconcentração defensivo ou um minuto de infelicidade deitam tudo a perder. E o problema é que quando a equipa sofre um abalo, entenda-se um golo, não mais é capaz de responder já que a posição intranquila demonstrada na tabela classificativa faz com que a falta de confiança nos atletas seja automaticamente uma realidade para o conjunto santo amarense.
Em relação ao jogo, a primeira parte foi bastante equilibrada. Os guarda-redes dos dois conjuntos praticamente não foram colocados à prova. As duas equipas povoaram bastante o meio campo e nenhuma conseguiu ganhar superioridade em relação à outra.
Nesse sentido, o nulo que se registava ao intervalo espelhava aquilo que se tinha passado nos primeiros 45 minutos.
Na etapa complementar, o jogo foi mais interessante com as duas equipas a procurarem o golo e, naturalmente, a deixarem mais espaços na sua defensiva.
A equipa do Santo Amaro, a jogar em casa e a necessitar de pontos como "de pão para a boca", procurou o golo e passou a controlar mais o jogo enquanto que o Pataiense, contando com jogadores muito rápidos na frente, preferiu jogar em contra-ataque explorando um possível erro do opositor.
Quando estavam decorridos sensivelmente 15 minutos, chegou o minuto fatidico para o Santo Amaro. Numa boa jogada de ataque, André e Pedro Dinis, avançados do conjunto da casa, apareceram os dois isolados na cara do guarda-redes do Pataias. André, à saída do guardião, preferiu entregar o golo a Dinis que ficaria de baliza aberta para marcar. O problema foi que, aquando do passe de André, o auxiliar entendeu que o capitão da Ortigosa estava à frente da linha da bola e, por conseguinte, assinalou o respectivo fora de jogo. Perdia-se assim uma excelente oportunidade de golo. Como se não bastasse, na marcação do livre indirecto, o Pataias foi ao ataque, beneficiou de um atraso infeliz da defesa do Santo Amaro para o guarda-redes Pedro e ganhou uma grande penalidade. O penalty, que não sofre contestações, viria mesmo a ser transformado com exito e o Pataiense, no melhor momento da Ortigosa, adiantava-se no marcador.
Com dois "socos no estômago" num minuto de jogo, naturalmente que o Santo Amaro abanou e permitiu ao Pataiense explorar a quebra psicológica do adversário. Apesar de continuar a lutar, o Santo Amaro não mais conseguiu ser a equipa organizada e forte mentalmente que havia sido nos minutos iniciais da segunda parte. Consequentemente, minutos depois, em mais uma jogada de contra-ataque, o Pataiense fez o segundo e arrumou com o jogo.
Com o resultado feito, a equipa do Santo Amaro ficou ainda mais permeável no seu sector defensivo e permitiu ao adversário criar mais situações de golo. O resultado até podia ter sido mais amplo não fosse a segurança do guarda-redes Pedro.
O Pataiense ainda chegou ao terceiro golo, golo esse que fechou as contas do marcador.
No final, resultado extremamente penalisador para o Santo Amaro que continua sem encontrar o caminho das vitórias.

Equipa do Sto Amaro:

Pedro, Márito (Oliveira), Marco Moreira, Paiva, Verdasca (Bruno Vieira), Tiks, Didi (Marinho), Pedro Dinis (cap), Rocha, André e Fernando;

Ao intervalo: 0-0

Resultado Final: 0-3

Superliga: Benfica venceu tranquilamente o Paços



BENFICA 2-0 PAÇOS FERREIRA
(João Duarte p.b, Geovanni)



O Benfica venceu ontem ao final da tarde por duas bolas a zero o Paços de Ferreira num jogo de fraca qualidade. ´
Certamente não vai trazer grandes recordações esta exibição do Benfica. Os encarnados não fizeram um bom jogo, muito longe disso, mas encontraram pela frente um Paços de Ferreira muito frágil e muito encolhido durante todo o encontro. A vitória não sofre qualquer contestação e, no fundo, o mais importante foi alcançado. Ronald Koeman subiu ao segundo lugar, somou mais três pontos, não houve lesões nem expulsões e ainda deu para estrear Moretto, Robert e Manduca.
Quanto ao encontro propriamente dito, durante praticamente todo o jogo houve um dominio claro dos encarnados. A excepção foi nos primeiros minutos da partida em que o Paços de Ferreira criou duas excelentes oportunidades de golo o que, a serem concretizadas, podiam ter dificultado a vida ao Benfica. A partir daí, o Paços desapareceu do jogo e permitiu aos encarnados dominarem por completo. O problema foi que a equipa de Koeman jogou a passo, falhou muitos passes (com Beto em campo, a probabilidade disso é maior) e apresentou um futebol muito previsivel. Com a ausência de um número 10, a bola era quase sempre lançada para os avançados beneficiando, obviamente, quem defendia já que Miccoli, Simão, Nuno Gomes e Geovanni recebiam a bola, quase sempre, de costas para a baliza adversária. Sempre que o Benfica explorava as alas, com Nélson (jogou na esquerda no lugar de Léo) e Alcides a incorporarem-se no ataque, os encarnados criavam situações de embaraço para o Paços. Foi precisamente numa jogada pela esquerda muito bem desenhada por Nélson que o Benfica chegou ao golo. O lateral subiu bem, tirou um adversário do caminho e rematou de pé direito para o golo, contando com a preciosa ajuda de João Duarte que viria a trair Peçanha. Estava aberto o activo.
Depois do golo, o Benfica passou a controlar ainda mais as operações e, sem jogar bem, até foi criando algumas boas ocasiões para ampliar o resultado. Recordo-me de um grande remate fora da área de Simão Sabrosa (capitão voltou ao onze dois meses depois) para uma defesa extraordinária de Peçanha desviando a bola para o poste quando esta se preparava para entrar no angulo superior esquerdo. Nuno Gomes, esforçado mas pouco activo durante todo o encontro, teve também na cabeça uma boa oportunidade mas, mais uma vez, o guarda-redes do Paços defendeu de forma vistosa.
Ao intervalo, a vantagem era justa para os encarnados.
Na etapa complementar, vendo pelos primeiros minutos, parecia que o Benfica reentrava em campo com mais vontade e maior determinação. No entanto, depois de 15 minutos de maior fulgor, voltou a monotonia e a quebra do ritmo de jogo. Ainda assim, aos 67 minutos e já com Robert em campo no lugar de Miccoli, os encarnados chegaram ao dois zero por intermédio do brasileiro Geovanni que, com a alteração, desempenhou as funções de ponta de lança. Simão, que havia passado para a direita, fugiu à marcação, tirou um centro de esquerda e o "soneca", rapidissimo, antecipou-se ao defesa e empurrou a bola para o fundo das redes. Estava feito o segundo, estava encontrado o vencedor da partida.
Até final, de registar a estreia de Manduca no lugar de Geovanni na frente de ataque e uma boa oportunidade de golo do Paços (a única da 2ª parte) já no período de descontos em que Junior Bahia obrigou Moretto a uma boa intervenção.
No final, vitória tranquila do Benfica num jogo que não vai trazer grandes recordações para as 53 mil pessoas que estiveram ontem no estádio.


- 5ª vitória consecutiva, 5º jogo sem sofrer golos para o campeonato

O POSITIVO:

- 5ª vitória consecutiva dos encarnados

- 5º jogo sem sofrer golos do Benfica

- O banco dos encarnados. Dois internacionais portugueses (Quim e Manuel Fernandes), um internacional brasileiro (Léo), um internacional grego (Karagounis) e um internacional francês (Laurent Robert). É obra!

- A boa forma de Geovanni, o regresso de Simão e as estreias dos reforços.

- O público. Mais de 53 mil espectadores no estádio a mostrar que os adeptos estão com a equipa;

- - A exibição de Peçanha... para mais tarde recordar;

O NEGATIVO:

- A inclusão habitual de Beto no onze. Sem comentários...

- Exibição pouco conseguida dos encarnados. Fosse o adversário mais audaz e incómodo...

- Ausência de um "nº10" dos encarnados e os excessivos lançamentos compridos para o ataque;

- Exibição do Paços de Ferreira. Equipa demasiadamente encolhida dificilmente conseguiria melhor que uma derrota;

Ficha de jogo:

BENFICA - Moretto; Alcides, Anderson, Ricardo Rocha e Nelson; Petit (Manuel Fernandes, 85), Beto, Geovanni (Manduca, 74) e Simão; Nuno Gomes e Miccoli (Robert, 62).
Suplentes: Quim, Léo, Manuel Fernandes, Karagounis, Robert, Manduca e Mantorras.

PAÇOS DE FERREIRA - Peçanha; Mangualde, João Duarte (Edinho, 66), Emerson e Fredy; Geraldo, Júnior, Júnior Bahia e Paulo Sousa; Edson (Alexandre, 83) e Didi (Rui Dolores, 87).
Suplentes: Pedro, Bispo, Luiz Carlos, Alexandre, Tiago Martins, Edinho e Rui Dolores.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador: João Duarte 9´, Geovanni 67´

Resultado final: 2-0

Superliga: Porto vence Boavista




VITÓRIA "QUARESMÁTICA" DOS DRAGÕES!

FC PORTO 1-0 BOAVISTA
(Quaresma)



O FC Porto venceu ontem à noite o Boavista por uma bola a zero e confirmou o título de campeão de Inverno. Os dragões venceram o derby graças ao talento de Ricardo Quaresma que voltou a tirar mais um coelho da cartola.
Efectivamente, quem se deslocou ao estádio do dragão ou quem teve oportunidade de assistir ao encontro pela televisão, não viu um grande espectáculo de futebol. Um grande golo de Quaresma, algumas jogadas interessantes dos dragões sobretudo na 1ª parte e dois remates do Boavista protagonizados por Manuel José resumem quase na totalidade aquilo que o jogo ofereceu.
Na primeira parte assistiu-se a um jogo de sentido único. O Porto jogou praticamente o tempo todo no meio campo adversário enquanto que os axadrezados limitavam-se a defender. Como tal, foi de forma esperada que os dragões chegaram à vantagem com um golo do "harry potter" na transformação de um livre directo. Ao intervalo, era inquestionável a vantagem do Porto que até pecava por escassa.
Na segunda parte houve mais Boavista e muito menos Porto. Os boavisteiros mostraram um pouco mais de futebol mas nada que fizesse sentir os adeptos que a vantagem dos dragões estava em perigo. Inexplicavelmente, o Porto caíu muito de produção. Ricardo Quaresma e Diego, jogadores que tiveram muita influência no jogo ofensivo dos dragões no primeiro tempo, desapareceram do jogo. De resto, o "harry potter" viria mesmo a ser substituido por Alan.
Os últimos minutos foram pautados pela monotonia o que transmitiu, desde logo, que o vencedor e o resultado final estavam encontrados.
No final, vitória justa para o Porto num jogo pouco emotivo.

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Paulo Costa (Porto)

FC PORTO – Vítor Baía; Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel e César Peixoto (Marek Cech, 56 m); Lucho Gonzalez, Paulo Assunção e Diego; Lisandro Lopez, Hugo Almeida (Jorginho, 68 m) e Ricardo Quaresma (Alan, 78 m).

BOAVISTA – Carlos; Hélder Rosário, Ricardo Silva, Cadu e Areias; Lucas (Paulo Sousa, 46 m) e Tiago; Manuel José, João Pinto e José Manuel (Paulo Jorge, 46 m); Fary (Cafú, 83 m).

Ao intervalo: 1-0

Golo: Ricardo Quaresma (22 m)

Resultado final: 1-0

domingo, janeiro 08, 2006

Mais do mesmo...




Para quê comentar aquilo que acontece todas as jornadas?

ESPANHOL 1-2 BARCELONA


- A correr para o título!

Golos: Tamudo ; Deco e Eto'o

PALERMO 1-2 JUVENTUS


- Na ausência de Nedved... há Adrian Mutu!

Golos: Terlizzi ; Adrian Mutu (2)

Superliga: Sporting surpreendido em Braga




BRAGA 3-2 SPORTING



A isto se chama "WENDER" caro o título. O Sporting pode muito bem ter dito adeus às suas aspirações de conquistar o campeonato nacional isto depois de ter saído de Braga com uma derrota inglória por 3-2. Apesar de não ter visto o jogo, digo inglória porque deve custar muito a uma equipa perder um jogo depois de ter conseguido anular uma diferença de dois golos de desvantagem (o Braga teve a ganhar 2-0) e ainda por cima sofrer o golo que daria a derrota por intermédio de um jogador que ainda a semana passada treinava ao serviço de Paulo Bento.
Apesar dos leões ainda não terem baixado os braços, custa-me a acreditar que Paulo Bento consiga conquistar o campeonato. Parece-me pouco Sporting para muito Porto e algum Benfica. Não obstante, se depender de Liedson... o "levezinho" parece estar de volta aos velhos tempos. O avançado leonino marcou mais uma vez dois golos, o que, desta feita, não foram suficientes para alcançar o triunfo como havia acontecido na última jornada diante do Rio Ave.

Estádio Municipal de Braga

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

SP. BRAGA – Paulo Santos; Luís Filipe, Nunes, Nem e Pedro Costa (Rossato, 46 m); Davide (Cesinha, 62 m), Hugo Leal (Sidney, 80 m), Andrés Madrid e Vandinho; João Tomás e Wender.

SPORTING – Ricardo; Miguel Garcia, Marco Caneira, Tonel e Tello (David Caiado, 82 m); Custódio (Carlos Martins, 46 m); João Alves (Tomané, 46 m), João Moutinho e Nani; Douala e Liedson.

Ao intervalo: 2-0

Golos: 1-0, Wender (32 m); 2-0, João Tomás (50 m); 2-1, Liedson (68 m); 2-2, Liedson (72 m); 3-2, Wender (78 m).

Resultado final: 3-2