sábado, julho 29, 2006

Até que enfim!!



O Manchester United parece finalmente estar no mercado à procura de reforços. É urgente reforçar o meio-campo, isto se Alex Fergusson e companhia quiserem, no mínimo, dar luta a Chelsea e Arsenal que, este ano, parecem estar ainda mais fortes.
Na minha opinião, o Manchester United, com três ou quatro reforços de grande qualidade, podia tornar-se num dos grandes obstáculos ao Chelsea e ao Arsenal, na competição interna, e também aos grandes colossos europeus no ataque à Liga dos Campeões.


Michael Carrick é reforço

Michael Carrick, médio ex-Tottenham, é o primeiro reforço do United para a presente temporada. O internacional inglês vai custar ao Manchester qualquer coisa como 26 milhões de euros. Ora, se é verdade que Carrick é um excelente jogador, um atleta com características muito semelhantes a Frank Lampard, a verdade é que creio que é um exagero o preço que o Manchester está a pagar pelo médio. A não ser que na jogada esteja a tentativa de incluir Jermaine Defoe no negócio. É público que o Manchester anda também atrás de um avançado para substituir Nistelrooy que se transferiu para o Real Madrid.

TEVEZ E MARCOS SENNA PODEM SER OS PRÓXIMOS REFORÇOS...




O Manchester parece finalmente estar interessado em reforçar a sua equipa. Depois de ver partir Fortune para o Bolton e Nistelrooy para o Real Madrid, é necessário contratar jogadores que tragam mais qualidade ao plantel. Carrick está garantido mas importa contratar um médio defensivo e um avançado. Para o meio-campo, o Manchester parece ter já tudo acertado com Marcos Senna, médio defensivo do Villarreal que inclusivé representou a selecção espanhola no Mundial. Os "red devils", ao que tudo indica, vão pagar a claúsula de rescisão do atleta, qualquer coisa como 12 milhões de euros.



Para a frente de ataque, os nomes mais falados são Defoe e Carlos Tevez. Pessoalmente, gostaria de ver Tevez ao lado de Rooney, Giggs e Ronaldo. Se assim fosse e com um meio campo com jogadores como Scholes, Carrick ou Marcos Senna, creio que o Manchester United voltaria a ter uma palavra a dizer no campeonato. A ver vamos se Fergusson prefere ver no miolo do terreno a dupla O´Shea/Fletcher ou, em vez disso, jogadores de selecção.

Benfica derrotado pelo Corunha





O Benfica voltou a perder no Torneio do Guadiana, desta vez frente ao Deportivo da Corunha.
Sinceramente, apesar de nova derrota, este jogo não serve de exemplo para encontros futuros já que este Benfica nada tem a ver com aquele que certamente teremos oportunidade de ver nos próximos embates.
A derrota pela margem mínima até foi, no meu entender, um resultado injusto já que o Corunha pouco ou nada fez para ganhar. Agora, a minha indignação prende-se pelo facto do Benfica continuar a apostar em Moretto. Efectivamente, creio que este brasileiro não é, de todo, guarda-redes para o Benfica. Os "frangos" sucedem-se, a insegurança trasmitida ao sector defensivo é evidente e, assim, é muito díficil conseguir-se resultados positivos. Quim ou Moreira rapidamente no onze ínicial pois com Moretto, seguramente não seremos campeões.


- A figura do jogo...

sexta-feira, julho 28, 2006

Torneio do Guadiana: Sporting humilha Benfica...





O Sporting venceu ontem à noite o Benfica por claros 3-0 num jogo que certamente não vai deixar saudades para os adeptos encarnados. Num adjectivo, a exibição do Benfica foi horrível. Mais do que a goleada, a maneira como o Benfica (não) jogou é, no mínimo, inexplicável. A sensivelmente uma semana da primeira mão da Liga dos Campeões, é preocupante a maneira como a equipa encarnada se vem apresentando neste príncipio de temporada. Muitas indefinições no plantel, um sistema de jogo que tarda a ser encaixado pelos atletas, muitos jogadores que só esta semana começaram a trabalhar com os restantes companheiros, enfim, há muito trabalho a fazer num tão curto espaço de tempo. Valha-nos isso, o sorteio até nos foi favorável.

Relativamente ao Sporting, com tão pouco tempo de trabalho mostrou uma capacidade física muito boa para esta fase da temporada. Creio, no entanto, que não foi só nesse capítulo que se viu a superioridade leonina. A maneira como os seus jogadores já conhecem e interpretam o sistema de jogo é evidente. Os leões apresentaram-se no já habitual 4-4-2 em losangulo, tal como o Benfica. A grande diferença é que o Sporting tem mais de 1 ano de trabalho com este sistema de jogo e o Benfica tem 1 mês. No Sporting vimos uma excelente ocupação dos espaços, vimos um excelente envolvimento dos avançados, no caso, Yannick Djaló e Liedson ao passo que no Benfica vimos uma total confusão no miolo do terreno, vimos uma profunda indefinição no processo defensivo já que viamos por vezes Mantorras ou Miccoli a acompanhar os laterais leoninos, outras vezes era Nuno Assis ou Karagounis a fazer esse papel.

Fica para a história mais um derby que, nesta fase, pouco vale mas, dado à rivalidade entre os clubes, deixa sempre marcas nos adeptos e na propria moral dos atletas.
Os golos foram marcados por Yannick Djaló (2), jogador que, pelo que vimos, poderá ser uma boa surpresa neste campeonato e Katsouranis na própria baliza, num golo do meio-campo, perfeitamente invulgar.

quinta-feira, julho 27, 2006

12 ANOS DEPOIS NUM BENFICA vs SPORTING...



BENFICA vs SPORTING (21h15 SIC)





EQUIPAS PROVÁVEIS:

Benfica:

Moretto, Alcides, Ricardo Rocha, Anderson, Léo, Katsouranis, Nuno Assis, Rui Costa, Karagounis, Miccoli e Mantorras;

Sporting:

Tiago, Abel, Tonel, Polga, Tello, Custódio, Paredes, João Moutinho, Carlos Martins, Liedson e Deivid;

"Kikin" Fonseca no Benfica...





Está encontrado o novo avançado do Benfica. Trata-se do avançado mexicano Francisco Fonseca, jogador de 26 anos que tivemos oportunidade de o ver neste Mundial. Foi, inclusivé, o marcador do golo do México contra Portugal, na altura, um belo golpe de cabeça. Fonseca foi considerado pela Fifa, nesse jogo, o melhor jogador em campo.
Sinceramente, pouco conheço deste jogador. Pelo que tive oportunidade de ver neste Mundial, trata-se de um atleta possante, com um bom jogo aéreo e faz da entrega e da luta as suas melhores armas. Pareceu-me também um atleta que mostra alguma capacidade em jogar de costas para a baliza, característica essa que tem faltado nos últimos anos ao Benfica.
Aparentemente, penso que poderá ser uma boa solução para os encarnados. O mexicano custou ao Benfica entre 1,5 e os 2 milhões de euros. Se Fonseca não vingar no clube, creio que o risco desta contratação também é reduzido. Uma coisa é certa, marcar 25 golos ao serviço do Cruz Azul, clube mexicano, na temporada transacta, é obra. Seja em que país for, creio que é muito bom um jogador marcar tanto golo numa primeira divisão.

quarta-feira, julho 26, 2006

E o próximo reforço do Chelsea será...





Está encontrado o sucessor de Asier Del Horno, lateral esquerdo que não foi muito feliz em Inglaterra ao serviço dos "blues". Trata-se do bem conhecido, e muito apreciado por Mourinho, Ashley Cole.



Quem o confirma é o proprio treinador do Arsenal, Arséne Wenger:

"Se me pedirem para garantir que o Ashley Cole jogará no Arsenal na temporada que se avizinha, eu não o posso fazer."

"Ele só tem mais dois anos de contracto. Nós não fizemos qualquer tipo de negociação com ele e quando temos um jogador nessa situação não é preciso dizer muito mais..."

Se tivermos em conta que Abramhovic não tem, propriamente, problemas financeiros, é praticamente certo que Cole será jogador do Chelsea.


- Começou a época e começaram os primeiros sinais de estrelato no Chelsea. Desentendimento de Robben com Drogba no treino do Chelsea.

Entretanto, o Chelsea já prepara a nova temporada. As expectativas são elevadas em relação à equipa de José Mourinho que contratou jogadores de classe Mundial. Depois de conquistar o campeonato inglês por duas vezes, o Chelsea procura manter a hegemonia na Premier League e atacar ferozmente a Liga dos Campeões.

Mourinho vai ter seguramente uma época ao seu gosto. Muita pressão e muitos olhos colocados na sua equipa. Depois de duas temporadas de grande qualidade e em que a aposta foi na contratação de jogadores bons mas sem grande nome Mundial, casos de Drogba, Paulo Ferreira, Tiago, Kezman, Del Horno, Essien, Wright-Phillips entre muitos outros, agora, a política do Chelsea foi bem diferente, apostando em jogadores de altíssima craveira. Ballack, Shevchenko e possivelmente Aslhey Cole são exemplos disso mesmo.
Veremos se Mourinho tem a felicidade de espantar novamente o Mundo com a sua fantástica maneira de trabalhar e de gerir um grupo. Uma coisa é certa, este ano, temos um Arsenal fortíssimo na Liga Inglesa e temos o aparente regresso do Real Madrid ao Mundo do futebol. Será, certamente, um grande desafio para Mourinho esta temporada que se avizinha.

Mourinho na primeira pessoa:

"Toda a gente espera a nossa queda. É uma grande motivação para nós. Não contratámos jogadores para sermos campeões. É uma missão diferente, um novo desafio."

"Não é fácil treinar tantos jogadores de topo."

"É impossível manter toda a gente feliz."

sábado, julho 22, 2006

Mercado agitado...





Quem virá agora Mister?

Ora aí está. O Mundial acabou e rapidamente se começou a falar daquilo que, no fundo, é a essência de toda uma pré-temporada: transferências e mais transferências.
Se por cá, até ao momento, anda tudo mais ou menos calmo com o Porto apenas à procura de um avançado, possivelmente Hesselink, avançado do Psv, o Sporting à espreita de Tristán e o Benfica à procura de um lateral esquerdo e de um ponta de lança, o que é certo é que no mercado estrangeiro, muito por culpa do escândalo em Itália, Abramovich e, mais recentemente, as novas promessas do mais recente presidente do Real Madrid, todos os dias, surgem novos nomes, novas possibilidades para os grandes colossos europeus. Senão vejamos:

INTER DE MILÃO:

Depois de ter contratado Fábio Grosso ao Palermo, Dacourt à Roma e Maxwell ao Ajax, o Inter prepara-se agora para fechar negócio com mais dois jogadores de classe Mundial: são eles Patrick Vieira da Juventus e Luca Toni da Fiorentina. Ao que parece, Inter e Juve já têm tudo acertado, numa transferência que vai render à Juventus mais 13 milhões de euros. Já em relação ao avançado da Fiorentina, o Inter terá que desembolsar uma verba próxima dos 22 milhões de euros.

BARCELONA:

Gudjhonssen do Chelsea, Thuram e Zambrotta da Juventus, são estes, para já, os novos reforços do campeão europeu de clubes. Com um Real Madrid, aparentemente, muito mais forte que na época anterior, há a necessidade de reforçar ainda mais a equipa. A defesa era, sem dúvida, o ponto mais fraco deste Barcelona. Agora, neste aspecto, creio que estamos conversados.
Possivelmente, faltará agora um avançado para competir com Samuel Eto´o. Larsson regressou ao seu país e Maxi Lopez foi emprestado ao Mallorca. Falta, portanto, um jogador de ataque.

REAL MADRID:

Prevê-se assustador este Real Madrid versão 2006/2007. O Real anda ferozmente no mercado e pretende contratar jogadores de inegável classe Mundial. O tempo dos "Gravessens, Pablos Garcias e Carlos Diogos" parece ter terminado.
Com Fábio Capello à frente da equipa, a música é outra. Para já, Cannavaro e Emerson são as grandes contratações do Real. Contudo, nomes como Kaká ou Nistelrooy, entre muitos outros, poderão ser uma incrível realidade.
A ver vamos até onde vai este renovado mas temível Real Madrid.

CHELSEA:

Mourinho disse a semana passada que o plantel do Chelsea estava praticamente fechado. Pois é, as recentes transferências de Del Horno para o Valência e de Duff para o Newcastle fazem com que o português volte a atacar o mercado.
Se na posição de lateral esquerdo, é publico o interesse em Ashley Cole, já na ala esquerda, pouco ou nada se sabe. Uma coisa é certa, Mourinho nunca escondeu que se um dos quatro alas saísse (Duff, Robben, Phillips ou Cole), Simão passaria a ser uma hipótese.
Pois bem, espero que o Chelsea venha a Lisboa e pague bem pelo melhor jogador do Benfica.

Benfica apresenta-se hoje aos sócios!



O Benfica apresenta-se hoje aos sócios frente aos franceses do Bordéus, equipa treinada pelo antigo jogador do Benfica, Ricardo Gomes.
Apesar da equipa convidada não ser a mais "apetitosa", a verdade é que o encontro desta noite terá certamente grandes motivos de interesse. Desde logo, o regresso de Rui Costa a uma casa que bem conhece. Quem não estará desejoso de apadrinhar o retorno deste grande jogador, de um grande benfiquista? eu, se pudesse, certamente que fazia questão de dar as boas vindas a Rui Costa, um jogador que sempre apreciei não só pela sua maneira de estar em campo mas também pela sua postura como Homem, um verdadeiro exemplo dentro e fora das quatro linhas.

Outro dos assuntos do dia de hoje é fundamentalmente saber quem será a surpresa para este encontro. Não, não me estou a referir a uma possível titularidade de Mantorras ou a uma qualquer novidade de última hora no esquema táctico de Fernando Santos. Estou efectivamente a falar de um possível reforço, no caso, um ponta de lança, que Luis Filipe Vieira e José Veiga teriam porventura já contratado mas com a sapiência de o apresentar no momento e no local certo.


QUEM VAI MARCAR GOLOS CONNOSCO?

Já ouvi dizer que poderia ser Diego Tristán, isto apesar de o jornal "O JOGO" o dar "por horas" como reforço do Sporting. Sinceramente, não sei. Uma coisa é certa, seja Tristán ou qualquer outro, uma coisa é certa, creio que o Benfica precisa de um "matador". É certo que Nuno Gomes e Miccoli são excelentes jogadores mas, creio que Marcel e Mantorras ainda não mostraram ser alternativas. Marcel, aqui e ali, mostra bons pormenores mas... falta qualquer coisa; Mantorras, é um jogador muito acarinhado pelos adeptos encarnados mas as graves lesões que o acompanharam fazem com que o angolano não seja mais que uma alternativa para render um titular.

EQUIPAS PROVÁVEIS:


- Mantorras pode ser titular...

BENFICA:

Moreira
Alcides
Ricardo Rocha
Anderson
Léo
Beto
Katsouranis
Karagounis
Rui Costa
Miccoli
Mantorras

BORDÉUS

Ramé
Jurietti
Planus
Henrique
Marangue
Mavuba
Fernando
Micoud
Faubert
Chamakh
Darcheville

domingo, julho 16, 2006

Amigável: Benfica termina estágio da Suiça com derrota





O Benfica perdeu ontem com o Sion por três bolas a duas naquele que foi o último jogo de preparação no estágio realizado na Suiça.
Em relação ao encontro, pouco há a dizer. Em termos colectivos, a equipa não funcionou muito bem mas o pouco tempo de preparação e as limitações fisicas inerentes ao período de época em que os encarnados se encontram ajuda a explicar a exibição e o resultado pouco convicente.
A nível individual, destaque inteiro para Rui Costa que, no fundo, mostrou aquilo que todos lhe reconhecemos, ou seja, uma qualidade técnica e uma visão de jogo acima da média, uma capacidade de liderança e de organização de jogo magnífica. Destaque também para Miccoli, não por aquilo que jogou mas sim por ter feito os primeiros minutos de águia ao peito nesta temporada.
Fernando Santos não ficou satisfeito com a exibição, muito menos com o resultado, mas, ainda assim, justificou a derrota com o desgaste físico que afectou praticamente todo o conjunto. Mesmo num amistoso, Fernando Santos mostra-se sempre muito exigente para com os seus jogadores, algo que aprecio bastante.
Quanto aos golos, João Manuel Pinto, Obradovic e Virgile fizeram os golos do Sion, Pedro Mantorras e Rui Costa marcaram para os encarnados.

quarta-feira, julho 12, 2006

REFORÇOS PARA ALTOS VOOS!




O Sp.Braga já trabalha na nova época. Com novo treinador, Carlos Carvalhal, os arsenalistas depositam grandes esperanças na temporada que aí vem, já que para além da natural candidatura à UEFA, o presidente António Salvador afirmou querer intrometer-se na luta pelo título, caso durante a época haja possibilidades para isso.



Com imensos reforços de qualidade, destaca-se, claro está, João Manuel Vieira Pinto, que não ficou no Boavista e chegou a acordo com os arcebispos! Mas outros nomes sonantes também chegaram a Braga, casos de Maciel, Paíto ou Zé Carlos, e por isso os adeptos minhotos estão esperançados numa boa época.
O plantel ainda não está fechado, sendo que a qualquer momento pode haver novidades em Braga.
Para já, o plantel às ordens de Carlos Carvalhal é o seguinte:

GUARDA-REDES: Paulo Santos; Dani Mallo (ex-Deportivo da Corunha, Espanha) e Eduardo;

DEFESAS: Pedro Costa; Luís Filipe; Paulo Jorge; Nem; Carlos Fernandes; Paíto (ex-Vitória de Guimarães, emprestado agora pelo Maiorca, Espanha); Maurício (ex-Estrela da Amadora) e Irineu (ex-Cruzeiro, Brasil);

MÉDIOS: Frechaut; Hugo Leal; Andrès Madrid; Vandinho; Castanheira; Ricardo Chaves (ex-Vitória de Setúbal), Jaime (ex-União de Leiria) e Matheus;

AVANÇADOS: João Tomás; Wender; Cesinha; Kim; Diego Costa; João Pinto (ex-Boavista); Maciel (ex-União de Leiria) e Zé Carlos (ex-Marítimo).

O estágio da equipa será entre os dias 20 e 29 de Julho, em Melgaço.

OFICINA ABERTA NO BESSA




Com um novo timoneiro, Jesualdo Ferreira, o Boavista apresentou-se ao trabalho com 11 caras novas, para colmatar as nove saídas do plantel da época transacta.
João Loureiro, presidente do clube, afirmou que esta será uma grande época para o Boavista, que tem um grande treinador e um excelente grupo de trabalho. Realçou ainda que nunca tinha visto tanta euforia numa apresentação do clube axadrezado.
Por sua vez, Jesualdo Ferreira, quer recolocar o Boavista nos lugares europeus, e quem sabe, ir um pouco mais além...



Em relação aos jogadores contratados, salta à vista de todos os regressos de Ricardo Sousa (emprestado pelo Hannover 96, da Alemanha), e também o do lateral-esquerdo Mário Silva, que volta a uma casa que bem conhece depois de passagem menos feliz por Espanha.
Naturalmente que no campo das saídas o destaque vai inteirinho para o adeus de João Vieira Pinto (que rumou ao Sp.Braga), mas também para a de Diogo Valente (transferido para o FC Porto) e ainda de Paulo Jorge que rumou à Luz.
Quem ainda não tem a sua situação definida é o defesa central Cadú, visto que os boavisteiros têm em mãos uma proposta muito tentadora dos romenos do Cluj (que já levaram Manuel José), e nos próximos dias poderá haver novidades.
Para já o plantel liderado por Jesualdo Ferreira é o seguinte:

GUARDA-REDES: William; Khadim e Peter Jehle (ex-Grasshoppers, Suiça);

DEFESAS: Heldér Rosário; Ricardo Silva; Cadú (?); Cissé; Marquinho (ex-Madureira, Brasil); Mário Silva (ex-Cádiz, Espanha); Fernando Dinis (ex-Olivais e Moscavide) e Bessa (ex-Naval);

MÉDIOS: Tiago; Lucas; Paulo Sousa; Essame; Nuno Pinto (ex-Vilanovense); Kazmierczak (ex-Pogon, Polónia); Ricardo Sousa (ex-Hannover 96, Alemanha) e Gilberto;

AVANÇADOS: Fary; José Manuel; Hugo Monteiro; Linz (ex-Áustria Viena, Áustria); Marcos António (ex-Oliveirense); Grzelak (ex-Pogon, Polónia); Manuel e Horácio.

PODEM ESTAR POR HORAS OS REFORÇOS EM ALVALADE




Carlos Paredes vai ser jogador do Sporting até 2009. Quem o confirma é o agente FIFA que representa o antigo jogador do FC Porto e Reggina (Itália), Gilmar Veloz.
O internacional paraguaio chega a Alvalade a custo zero, já que terminou contrato com os italianos, seu anterior clube. Nos próximos dias chega a Portugal para ultimar as restantes burocracias com os responsáveis leoninos, e começar a trabalhar com o plantel.
Trata-se, sem dúvida, de um excelente reforço para Paulo Bento, já que vem dar outra consistência ao meio-campo, sector onde de resto, os leões já tinham composto para esta época, com a chegada do sueco Farnerud.
Durante o último Mundial FIFA2006, o Paraguai não teve propriamente boas prestações, mas ainda assim, Paredes conseguiu papel de destaque, cotando-se como um dos melhores elementos em campo em todos os jogos.
Aos 29 anos este será o último grande contrato do médio defensivo, que afirma mesmo que pode terminar a carreira de leão ao peito, tal não é a vontade de singrar no clube de Alvalade.



E se Paredes está praticamente certo, quem parece estar também a caminho é o espanhol Diego Tristán. O ponta-de-lança de 30 anos está na lista dos dispensados do Deportivo da Corunha, e o Sporting surge como um dos grandes candidatos a ficar com o jogador, embora os leões só pretendam o empréstimo, ao contrário da vontade de clube espanhol, que prefere vender o passe. Ainda assim, os dois clubes têm estado a negociar à largos dias, e a favor dos leões joga o facto do jogador querer vir para Portugal, uma vez que ficaria "perto" de casa, e ainda tinha o aliciante de jogar num clube que irá participar na próxima edição da Liga dos Campeões.
O propalado interesse de outros clubes, nomeadamente o Benfica e o Celtic de Glasgow, não se confirma, uma vez que os encarnados já descartaram o interesse no jogador, ao passo que os escoceses não agradam ao próprio Tristán.
A confirmar-se, pode estar a caminho do Sporting um grande ponta-de-lança, de enormíssima qualidade e que virá para fazer dupla de ataque com...Liedson. No mínimo, TEMÍVEL!!!

SETKTIOUI CONFIRMADO NO DRAGÃO




Tarik Sektioui, internacional marroquino, já é jogador do Futebol Clube do Porto, para as próximas três temporadas. Aos 29 anos e depois de várias temporadas no futebol holandês, onde foi treinado por Co Adriaanse, no Az Alkmaar e no Willem II, o extremo-direito regressa a Portugal (já representou o Marítimo, por empréstimo do Auxerre, na temporada 98/99), para tentar singrar no futebol lusitano, desta vez ao mais alto nível.
Depois de várias investidas no seu anterior clube, Co Adriaanse conseguiu pescar um dos atletas que consigo trabalharam e que ajudaram o clube holandês a chegar às meias-finais da Taça Uefa há duas temporadas atrás.
Sektioui não vai ter tarefa fácil no Dragão, uma vez que enfrenta a forte concorrência de Ricardo Quaresma, Alan, Lisandro López e Diogo Valente.
Independentemente dos escolhidos para ocupar as faixas laterais no esquema ofensivo de Co Adriaanse, o certo é que os dragões ficam com um leque de opções alargado para as respectivas posições.
De referir ainda que o extremo marroquino custou ao FC Porto cerca de 750 mil euros.



Uns a entrar e outros a saír!
Depois de já ter transferido Diego para o Werder Bremen, os azuis-e-brancos voltam a acordar nova transferência de um atleta para os alemães. Desta vez o eleito foi Hugo Almeida, mas as negociações foram feitas em moldes completamente diferentes. Se no caso do brasileiro, o Bremen havia pago 6 milhões de euros pela totalidade do passe, já pelo ponta-de-lança português, o FC Porto exigiu 1 milhão de euros pelo empréstimo de 1 ano, com opção de compra, ainda que esta não tenha sido revelada.
É a primeira experiência do gigante português no estrangeiro, e logo num clube que marcará presença na Liga dos Campeões, o que, exigirá aplicação total ao jovem luso, para agarrar um lugar na equipa e mostrar que tem valor para mais altos voos.



Quem poderá chegar em breve ao Dragão é Jan Venegoor of Hesselink, ponta-de-lança do PSV Eindhoven, que é dado há vários dias pela imprensa do país das tulipas como jogador do FC Porto.

PERMANÊNCIA ASSEGURADA POR MAIS UM ANO...PELO MENOS!




Fabrizzio Miccoli vai continuar de águia ao peito pelo menos mais uma época. O acordo entre o Benfica e a Juventus não foi tarefa fácil, tudo porque os italianos estão envolvidos no caos que assolou o futebol italiano nos últimos tempos, onde a "vechia signora", é uma das acusadas. Ainda assim, e depois de ter deixado expirar o prazo para a compra do jogador (a opção de compra cifrava-se nos 5 milhões de euros), o Benfica, através do poder negocial de José Veiga, conseguiu chegar a novo entendimento com os campeões italianos, para novo ano de empréstimo, com opção de compra.
Depois de uma época algo intermitente com a camisola encarnada, fruto de lesões que contraíu e que não o largaram, o internacional italiano regressa a uma casa onde foi muito bem recebido, e bastante acarinhado pelos adeptos, que sempre mantiveram uma relação de grande afinidade com Miccoli.
Foi o próprio José Veiga que fez questão de o ir buscar a Itália, conduzindo-o depois até Yverdon, local onde o plantel encarnado se encontra a estagiar.
Quem ficará por certo bastante satisfeito é o novo técnico encarnado, já que Fernando Santos disse desde o início que o "pequeno bombardeiro" era essencial no esquema que queria implementar na Luz.
Depois de Rui Costa, Kostas Katsouranis e Paulo Jorge, aí está o quarto reforço encarnado para a época 2006/2007.

terça-feira, julho 11, 2006

Rápidas...





- Tristán poderá vir para Portugal

* Materazzi terá dito a Zidane o seguinte: "Argelino de mer**, a tua irmã é uma pu**. Por muito que custasse a Zizou ouvir tais palavras...

* Deco terá recebido uma oferta de um dos candidatos à presidência do Real Madrid para representar o clube rival. Ao que parece, o candidato estaria disposto a pagar a cláusula de rescisão de Deco e chegou mesmo a falar com o jogador. A resposta do luso-brasileiro foi peremptória: "não, obrigado. Seria incapaz de actuar nas costas do Barcelona. Comigo não há casos "Figo".

* Duscher pode estar a caminho do Real Madrid. Capello quer ver reforçado o meio-campo dos madrilenos. Quem também poderá estar a caminho do clube são Cannavaro, Zambrotta e Emerson, os três pela módica quantia de 15 milhões de euros. Obviamente que estas possíveis transferências relacionadas com os jogadores da Juventus estão dependentes da descida ou não do clube para a Série C Italiana, isto ao abrigo da corrupção que envolve o clube transalpino.

* Depois de ter chegado a acordo com Diego Fórlan até 2010, o Villarreal pretende reforçar a sua defesa com mais um internacional de grande qualidade. À imagem do seu treinador, as preferências são jogadores sul-americanos, sendo que, de preferência, argentinos. Pois bem, o central Fabian Ayala que realizou um excelente campeonato do Mundo, não parece estar muito interessado em renovar com o Valência e uma possível proposta do Villarreal poderá fazer com que o argentino mude de ares. A concretizar-se, seria uma grande perda para o Valência e uma excelente contratação para o Villarreal. A ver vamos até que ponto este negócio não influenciará um possível negócio de Caneira com o Sporting.

* Marcello Lippi, o mais recente campeão do Mundo, já fez saber que hoje ou amanhã irá anunciar o seu futuro. Ao que tudo indica, o Manchester United poderá ser o destino do ainda seleccionador italiano. Como adepto dos "red devils", tudo o que seja uma possível saída do Fergusson, agrada-me profundamente.

*Trinta e Seis Milhões de euros. Ao que parece, é quanto o Manchester United está disposto a pagar ao Atlético de Madrid para contar com o avançado Fernando Torres. Na eminência de perder Nistelrooy para o Bayern de Munique, o United terá que puxar os cordões à bolsa, isto se quiser contar com um avançado de craveira internacional.
Ao que parece, o Atlético está interessado em realizar dinheiro com o seu menino prodigio para, entre outras opções, adquirir o passe de Simão Sabrosa. O Benfica já fez saber que por menos de 20 milhões o seu capitão não sai.

* Por cá, Paredes vai ser jogador do Sporting e Diego Tristán pode também chegar a Alvalade por empréstimo nos próximos dias.

* No Porto, o extremo direito Tarik Sektioui, jogador do Az Alkmaar, vai ser jogador dos dragões. O marroquino, que já jogou no Maritimo, já terá tudo acertado com o Porto para as próximas três temporadas.
De saída estão os avançados Helder Postiga e Hugo Almeida. Se no caso de Postiga é ainda uma incógnita em relação ao seu próximo clube, já Hugo Almeida tem tudo acertado com o Werder Bremen. O avançado português vai por empréstimo para o clube alemão e fará companhia ao brasileiro Diego.

* No Benfica, o caso Miccoli poderá hoje ficar definitivamente concluido. É desejo dos encarnados contar com o internacional italiano mas a custo zero. A ver vamos o que as próximas horas nos revelam em relação a esta matéria e ao escândalo do futebol italiano.

Scolari para atacar Euro2008?





Findado que está o Campeonato do Mundo, competição que, apesar de ter sido bem melhor que 2002, deixou, mais uma vez, muito a desejar pelo facto da mesma se realizar depois de uma época profundamente desgastante para grande parte dos jogadores, é tempo de fazer o rescaldo daquela que foi a prestação portuguesa na prova, é altura de falar sobre o trabalho de Scolari e sobre a pertença renovação do brasileiro para atacar o Europeu de 2008.

Antes de falar propriamente de Scolari, gostaria de dizer que a nossa selecção está de parabéns por tudo aquilo que fez neste Mundial. Chegar a um quarto lugar e nas condições que foi, garanto-vos que é um feito absolutamente fantástico. Só o facto de termos ficado à frente de selecções como a Argentina, o Brasil, a Espanha, a Inglaterra ou a Holanda já é algo que valoriza ainda mais a nossa prestação neste bonito torneio. É obvio que quando digo que Portugal está de parabéns, refiro-me a todas as pessoas que na Alemanha deram o seu melhor em prol de uma nação. Apesar de não gostar de Scolari, reconheço que o brasileiro não tem só sorte. A sorte é importante mas não é só com sorte que se chega a um 4º lugar de um campeonato do Mundo. Tenho de dar o mérito a Scolari que, contra tudo e contra todos, fez um grupo, deu condições a todos os níveis a esse mesmo grupo, e lutou, trabalhou, preparou as suas tropas para obter o melhor resultado possível no campeonato do Mundo. Bem ou mal, Scolari deu o seu melhor, disso, não tenho a menor dúvida.
Já que estou a falar bem (para já!!) de Scolari, um dos aspectos que acho que o brasileiro é muito bom é na forma como lida com os jogadores. No plano psicológico, tal como Mourinho, Scolari é muito competente. Tirando Nuno Gomes, não tenho dúvidas que todos os jogadores que estavam no Mundial aprenderam a admirar e respeitar o seleccionador. Esse é, sem dúvida, um dos grandes méritos do Scolari.

Agora, vamos passar à parte negativa de Scolari. A meu ver, há muitos aspectos negativos no percurso do Felipão que me fazem não nutrir qualquer simpatia por este treinador.
Ora bem, já vimos que Scolari no campo psicológico é fantástico. Sim, é verdade. No entanto, para se ser um bom treinador, não basta dar moral às suas tropas. É preciso prepará-las para lutar contra o inimigo, seja ele bom, mau, fraco ou forte. E nisso, Scolari falha bastante. Senão vejamos:

Já repararam que sempre que Portugal tem de tomar a iniciativa de jogo, a nossa selecção tem sempre muitas dificuldades? Contra equipas como Liechenstein, Luxemburgo, Angola, Irão, Egipto, Cabo Verde, entre outras, porque é que nunca conseguimos mostrar a nossa superioridade e praticar um futebol atractivo e um futebol de ataque continuado? com a Grécia no campeonato da Europa e contra a França no campeonato do Mundo, quando estivemos em desvantagem e tinhamos obrigatoriamente de tomar a iniciativa do jogo, porque é que falhámos? porque é que contra a Inglaterra, mesmo com uma unidade a mais, não conseguimos criar uma única oportunidade de golo, isto com todos os ingleses mais interessados em defender do que propriamente em marcar?

Sabem porquê? porque efectivamente não estamos preparados para essa situação. Scolari tem única e exclusivamente um plano A, plano esse que se baseia num sistema de 4-3-3, sendo que, neste campeonato do Mundo, foi mais um 4-3-2. Sejam jogos de treino, sejam amigáveis, sejam jogos de grau de dificuldade elevado ou reduzido, sejam jogos para importantes competições internacionais, o sistema é sempre o mesmo, os jogadores quase sempre os mesmos.

Não pensem que ao referir que Scolari só tem um plano A que seja uma crítica puramente negativa. Nada disso. Há treinadores que não têm sequer um plano. Agora, o problema foi que Scolari trabalhou tão bem esse plano a pensar que seria um plano infalível. Pois bem, quando esse mesmo falhou, todo o trabalho quer no Euro, quer no Mundial, vieram por "água a baixo".
Pois bem, o plano de Scolari resultou em grande parte dos jogos do Mundial precisamente por este estar protegido contra equipas ofensivas. Ou seja, sempre que Portugal encontra uma equipa que ataque tanto ou mais que a nossa, Scolari tem muito mais facilidade em triunfar. O plano do Felipão é composto por muito trabalho dentro de campo, muita luta, muito espírito de sacríficio e muita complicidade entre todos os atletas. Nestes jogos, é díficil apontar o que quer que seja a algum atleta português. Vimos no Euro2004 Portugal a lutar até às últimas contra a Espanha, viu-se o mesmo contra a Inglaterra ou a Holanda, viu-se neste Mundial o empenho de todos os jogadores frente à Holanda ou Inglaterra e nisto, mesmo com algumas teimosias à mistura nas escolhas dos jogadores, a estratégia de Scolari é (quase) perfeita. Depois, caso as armas utilizadas por Scolari não tenham desde logo causado mossa no adversário, o brasileiro conta com dois misseis que fazem inveja à China ou aos Estados Unidos: nada mais nada menos que o São Ricardo e a Nossa Senhora do Caravaggio. Quase sempre mata o opositor!
O grande problema reside quando o feitiço se vira contra o feiticeiro. Ou seja, quando Portugal se encontra em desvantagem ou quando Portugal se tem de assumir como comandante do jogo. Aí, Scolari é como que um peixe fora de água. Não tem capacidade para ler o jogo, não sabe mexer na equipa de modo a mudar o rumo dos acontecimentos, não tem a capacidade para analisar quando é que deve ser o momento de mudar o sistema de modo a ter outra produtividade atacante.
E quem não percebe muito tacticamente, para mim não pode ser um grande treinador. Não há dúvida que Scolari é um excelente psicólogo, um excelente amigo, um verdadeiro "sargentão" mas, a meu ver, por muito curriculum que tenha, não reúne as capacidades necessárias para continuar à frente da nossa selecção. Trapattoni também foi campeão pelo meu Benfica e tem um curriculum de fazer inveja a muitos treinadores e não era por isso que eu gostava que ele continuasse à frente do meu clube. Para mim os títulos não são tudo!
Scolari foi feliz por Portugal, estou-lhe agradecido por aquilo que fez pelo nosso país mas, para mim, já chega! Um Humberto Coelho, por exemplo, seria uma opção francamente mais interessante. E este, que fez um fantástico campeonato da Europa de 2000, não teve a oportunidade de dar continuidade ao seu trabalho.

segunda-feira, julho 10, 2006

UNIÃO DE LEIRIA APRESENTA-SE PARA A ÉPOCA 2006/2007





A União Desportiva de Leiria, versão 2006/2007, fez hoje a sua apresentação oficial.
Com 13 reforços a juntar às 15 permanências, o plantel conta, neste momento, com 28 atletas, aos quais ainda se deverão juntar mais duas contratações, nomeadamente um defesa-central e um médio-defensivo. No total passarão a ser 30 atletas, facto que ainda será revisto, já que o novo técnico Domingos Paciência pretende um máximo de 25, ou seja, ainda ficarão 5 jogadores por colocar.
Com saídas de jogadores importantes, casos de João Paulo, Fábio Felício ou Maciel, os leirienses reforçaram-se muito, com o intuito de garantir o mais rápido possível a manutenção, objectivo principal para esta temporada. Não descurando os lugares europeus, Domingos pretende um campeonato tranquilo, colocando a equipa a jogar bom futebol, e se possível, de ataque, facto que é entendido pelo número de jogadores que neste momento existem para a frente de ataque (8).
Por outro lado, o diferendo que existia com a empresa que gere o Estádio Dr.Magalhães Pessoa, em Leiria, parece já estar ultrapassado, uma vez que, segundo o presidente do clube, João Bartolomeu, as duas entidades limaram algumas arestas do anterior contrato, e conseguiram chegar a um entendimento para a continuidade do clube no Municipal de Leiria.


PLANTEL DA U.D.LEIRIA:


GUARDA-REDES:
1-FERNANDO; 12- ALEMÃO (EX-TOURIZENSE); BRUNO VALE (EX-ESTRELA DA AMADORA, POR EMPRÉSTIMO DO F.C.PORTO).


DEFESAS: 8-ÉDER; 25-LARANJEIRO; 2-MARCO AIROSA (EX-BARREIRENSE); 17-RENATO; MARCOS ANTÓNIO (EX-GIL VICENTE); 4-HUGO COSTA; TIXIER; 14-ALHANDRA;


MÉDIOS: 5-PAULO GOMES; 20-MARCO SOARES (EX-BARREIRENSE); 16-KATA; 55-PAULO MACHADO (EX-ESTRELA DA AMADORA, POR EMPRÉSTIMO DO F.C.PORTO); 11-HARISON; HUGO FARIA; 6-FILIPE FALARDO(EX-OLIVAIS E MOSCAVIDE); 77-HADSON; 22-CADÚ DA SILVA


AVANÇADOS: 9-PAULO CÉSAR; MOREIRA (EX-BARREIRENSE); 7-TOURÉ; 19-IVANILDO (EX-F.C.PORTO); 30-FERREIRA; 23-SLUSARSKI (EX-GROCLIN, POLÓNIA); SERGE N'GAL (EX-BREST); 18-SOUGOU (EX-VITÓRIA DE SETÚBAL)


O estágio da equipa vai ter lugar entre os dias 16 e 22 de Julho, em Quiaios, Figueira da Foz, onde a equipa fará um jogo de treino, precisamente no último dia, frente ao Portomosense.

Para animar a malta...




Já que não houve futebol a sério nesta final, deixo-vos com dois videos muito engraçados. Um diz respeito ao sensacional Inter - Benfica, jogo a contar para a Taça Uefa que o Inter venceu por 4-3 depois de ter empatado na Luz a zero. Para além dos golos, poderão ouvir um relatador italiano, um adepto maluco pelo Inter.
Poderão deliciar-se também com algumas habilidades de um anónimo que impõe respeito a Ronaldinho.

INTER 4-3 BENFICA



JOGA BONITO!!


domingo, julho 09, 2006

RolÁbola do Mundial - CLASSIFICAÇÃO FINAL -







Resultados:

França - Itália (1-1)

Alemanha - Portugal (1 ; 3-1)


Pontos dos Participantes:

Pedro Dinis: 0
Bruno Rocha: 0
Pedro Faria: 0
João Marques: 4
João Araújo: 3 (+3 pontos por acertar na seleção vencedora)
Sandro: 0
Verdasca:0
Bruno Alves: 4
Duarte Silva: 0
Eduardo Marques: 0
Pedro Violante: 7
Rui Faria: 0
Filipeska: 0
Gustavo Guerra: 0
André Braz: 3
Gonçalo Raimundo: 4
Vitor Antunes: 4

VENCEDOR DA JORNADA: Pedro Violante "7 pontos"

PONTOS ADICIONAIS: 3

TOTAL: 10 pontos

* Pedro Violante ganhou a jornada e sagrou-se CAMPEÃO do primeiro concurso do Rolàbola do Mundial. Num autêntico sprint final com André Braz, Pedro Violante acabou por ser mais feliz graças aos 4 pontos extra que obteve pela escolha de Pirlo como MELHOR JOGADOR DA FINAL. PARABÉNS!

* Gonçalo Raimundo também acertou em Andreas Pirlo e ultrapassou in extremis Filipeka na luta pelo último lugar do pódio. Triste final para Filipeska, a única rapariga do concurso que deu "água pela barba" a todos os concorrentes e mostrou que o Futebol é universal. Depois de uma entrada fulgurante no passatempo, a Filipa foi caindo ao longo das fases do torneio e acabou num frustrante quarto lugar. Ainda assim, muitos parabéns a ela em particular e a todos os participantes que fizeram deste jogo algo engraçado. Obrigado!

* Uma palavra também para João Araújo que foi o único participante a acertar na equipa vencedora do Mundial. Ainda antes de tudo ter começado, João Araújo achou que os italianos eram aqueles que reuniam mais condições para ganhar o Mundial. E não é que acertou? os meus parabéns. Quanto a mim, fiquei-me pela Final já que apostei na França. Foi o meu prémio de consolação nesta minha desastrosa participação no jogo.


* Os 3 primeiros classificados serão em breve contactados para receberem os seus merecidos prémios.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º PEDRO VIOLANTE 128
2º André Braz 125
3º Gonçalo Raimundo 109
4º Filipeska 108
5º Bruno Alves 108
6º Gustavo Guerra 102
7º João Marques 98
8º João Araújo 98
9º Rui Faria 94
10º Verdasca 92
11º André Gil 91
12º Vasco Carvalho 90
13º Vitor Antunes 90
14º Pedro Dinis 89
15º Duarte Silva 87
16º João Faustino 85
17º José Madureira 83
18º Bruno Rocha 82
19º Joel Domingues 81
20º Pedro Faria 78
21º Sandro Ferreira 77
22º Claudio Coelho 73
23º Pedro Neves 71
24º Nelson Granada 68
25º Diogo Guerra 68
26º André Doc 66
27º Valter Serras 65
28º Eduardo Marques 57

Itália campeã do Mundo...



ITÁLIA 1-1 FRANÇA*

* 5-3 no desempate por grandes penalidades



Justo! A Itália é campeã do Mundo depois de vencer a França no desempate das sempre inglórias grande penalidades. É verdade que neste jogo a Itália não foi superior à França mas olhando ao que estas duas grandes selecções fizeram durante toda a competição, a meu ver, este título coube melhor aos italianos do que aos franceses.
Relativamente ao jogo, um golo logo nos primeiros minutos por parte de Zidane na transformação de uma grande penalidade antevia um jogo mais aberto do que àquilo que se esperava. A Itália, em desvantagem, via-se naturalmente obrigada a mudar a sua maneira de jogar, ou seja, tinha necessariamente de jogar um futebol mais ofensivo em busca de um outro resultado. O grande problema para os franceses e para a qualidade do jogo foi que a Itália respondeu pouco tempo depois por intermédio de Marco Materazzi na sequência de um pontapé de canto. Ora, em igualdade, naturalmente que não era imperial à Itália tomar a iniciativa do jogo.
No primeiro tempo, pouco mais houve para além dos golos.

No segundo tempo, a toada do jogo foi basicamente igual. Muito embora a selecção francesa tenha entrado mais determinada a nível ofensivo, as ocasiões de golo escasseavam e a Itália dava sempre mostras de estar a controlar o jogo. Este segundo tempo ficou marcado unicamente pela lesão de Patrick Vieira, jogador fundamental no meio-campo gaulês.
Luca Toni ainda viu um golo ser-lhe bem anulado por fora-de-jogo e, como tal, o jogo foi mesmo para prolongamento.

No prolongamento, a vontade de não perder era muito maior do que propriamente o desejo de ganhar. Nem a expulsão de Zidane devido a uma agressão bárbara a Materazzi mudou o rumo dos acontecimentos. Em relação a esta expulsão, nada a dizer. Só é pena um jogador como Zidane ter encerrado a sua carreira da pior maneira.
Com o final do prolongamento, chegaram as crueis grandes penalidades. Ainda que neste capítulo não haja favoritos, a Itália partia com ligeira vantagem já que contava com inumeros especialistas, casos de Pirlo, Materazzi, Iaquinta, Del Piero, De Rossi e, pelos vistos, Fábio Grosso, isto para além do facto de ter na baliza Giggi Buffon. Já a França, não tinha Henry que havia sido substituido e Zidane que tinha sido expulso.
Neste aspecto do jogo, a Itália foi mais feliz já que não falhou nenhuma penalidade ao contrário da França que falhou uma oportunidade por intermédio de Trezeguet e sagrou-se, pela 4ª vez na sua história, campeã do Mundo.
PARABÉNS ITÁLIA!!

MELHOR EM CAMPO PARA A FIFA:


21. ANDREA PIRLO

quarta-feira, julho 05, 2006

RolaBola do Mundial - Final / 3ºs e 4ºs





NOTA:

(1) Jogadores com hipóteses de acertar na equipa vencedora do Mundial:

ITÁLIA (3 pontos) ; FRANÇA (6 pontos)

- João Araújo (Itália)
- Bruno Rocha (França)

(2) Os 6 primeiros classificados (André Braz, Pedro Violante, Filipeska, Gonçalo Raimundo, Bruno Alves e Gustavo Guerra) terão obrigatoriamente que enviar os seus palpites por e-mail. O mail para o qual terão que mandar os palpites é Brunorocha25@hotmail.com.
Agradeço que coloquem no espaço de comentários relativos ao concurso uma nota a dizer que já enviaram o respectivo mail.
Todos os outros participantes poderão fazer as suas apostas pela habitual via ou, se entenderem, por e-mail. As apostas deverão ser efectuadas até às 18h30 de Sábado.

(3) Como já referido, no jogo relativo à Final do Campeonato do Mundo entre a Itália e a França, apenas será aceite o RESULTADO DO JOGO, sendo que quem acertar obterá 10 pontos. Aqui, o resultado que conta é o resultado final, independentemente de haver ou não prolongamento. Caso o resultado termine, por exemplo, com uma igualdade a 0-0 no final dos 90 minutos e com uma igualdade a 1-1 no final dos 120, o resultado do jogo que interessa para o blog é o 1-1.

(4) No jogo relativo aos 3ºs e 4ºs, o sistema é o mesmo daquele utilizado nas fases anteriores.

FINAL (DOMINGO, 19h00)

* Só Resultado

ITÁLIA vs FRANÇA

Figura do Jogo:



JOGO DOS 3ºs e 4ºs (SÁBADO, 20h00)

* Palpite Simples (1x2), Resultado aos 90´ou aos 120 minutos)

ALEMANHA vs PORTUGAL

Figura do Jogo:


OLHÓGOLO:

Alemanha vs Portugal

RolaBola do Mundial - Resultados e Classificação -



Resultados:

Alemanha 0-2* Itália (após prolongamento)

(x ; 0-0 ; 0-2 após prolongamento)

Portugal 0-1 França

(2)

Pontuações dos Participantes:

André Doc: 0
Pedro Faria: 0
Joel Domingues: 0
Bruno Alves: 4
Vasco Carvalho: 0
Sandro Ferreira: 0
Pedro Neves: 0
André Braz: 3
José Madureira: 3
Pedro Dinis: 0
Filipeska: 0
Duarte: 0
Gonçalo Raimundo:
Verdasca: 0
Vitor Antunes: 7
Eduardo Marques: 0
Bruno Rocha: 0
Pedro Violante: 3
Gustavo Guerra: 0
Diogo Guerra: 0
João Faustino: 0
André Gil: 0
Rui Faria: 0
João Marques: 0
João Araújo: 12
Nélson Granada: 4
Valter Serras: 0
Cláudio Coelho: 0

VENCEDOR DA JORNADA: João Araújo "12 pontos"

Pontos adicionais: 3

TOTAL: 15 pontos

CLASSIFICAÇÃO:

1º ANDRÉ BRAZ 122 PONTOS
2º Pedro Violante 118
3º Filipeska 108
4º Gonçalo Raimundo 105
5º Bruno Alves 104
6º Gustavo Guerra 102
7º João Marques 94
8º Rui Faria 94
9º Verdasca 92
10º João Araújo 92
11º André Gil 91
12º Vasco Carvalho 90
13º Pedro Dinis 89
14º Duarte Silva 87
15º Vitor Antunes 86
16º João Faustino 85
17º José Madureira 83
18º Bruno Rocha 82
19º Joel Domingues 81
20º Pedro Faria 78
21º Sandro Ferreira 77
22º Claudio Coelho 73
23º Pedro Neves 71
24º Nelson Granada 68
25º Diogo Guerra 68
26º André Doc 66
27º Valter Serras 65
28º Eduardo Marques 57

Díficil de digerir...



TERMINOU O SONHO!





Portugal perdeu esta noite por uma bola a zero contra a selecção francesa e disse adeus ao sonho de poder, pela primeira vez na sua história, alcançar uma final de um campeonato do Mundo.
Sinceramente era díficil fazer melhor. Olhando de uma forma lúcida para o jogo, Portugal não conseguiu vencer a França porque efectivamente não teve capacidade técnica, táctica e príncipalmente física para ultrapassar este díficil adversário. Vimos um Deco, um Costinha, um Figo ou um Miguel completamente de rastos. A espaços via-se velocidade com Cristiano Ronaldo mas, efectivamente, era muito pouco para superar a forte e reforçada defesa francesa. Depois, a diferença resumiu-se ao facto de no ataque francês estar Henry e no português o pálido Pauleta.
Apesar da França não ter feito muito mais que Portugal para vencer, a verdade é que fisicamente os franceses apresentaram-se bem melhor que a nossa selecção. É certo que tiveram a felicidade de resolver o jogo numa penalidade, portanto, num pequeno detalhe, mas, efectivamente, vendo-se em vantagem, a França nunca mostrou sinais de nervosismo e, num plano oposto, Portugal não teve argumentos para "fazer mal" à defesa gaulesa. Podiamos entrar pelo caminho mais fácil de dizer que o árbitro foi isto ou aquilo, podiamos também dizer que Scolari não mexeu bem na equipa mas, sinceramente, estaria a ser injusto com todo o grupo e comitiva portuguesa que deram o seu melhor em prol do nosso país.
A França não foi melhor que nós mas ganhou. Sentiu-se que Portugal não tinha já "pernas" para fazer mais uma proeza. Disse-o ao intervalo que mesmo que ganhássemos, já não tinhamos mais nitro para ombrear com a Itália. Resta-nos o jogo de consolação frente à Alemanha, um encontro que, calculo eu, seja díficil para as duas equipas pelo facto de estarem "de rastos" a todos os níveis.
Quanto à Final, creio que a Itália é a grande favorita. Espero sinceramente que ganhem o jogo e que derrotem estes franceses que, por muito que ganhem, continuam a não nutrir qualquer simpatia pela Europa do futebol.



MELHOR EM CAMPO PARA A FIFA:


15. LILIAN THURAM

Paulo Jorge 4 anos na Luz...





Está encontrado o substituto de Laurent Robert, Geovanni e, possivelmente, Simão Sabrosa. Trata-se de Paulo Jorge, extremo de 25 anos que actuava no Boavista.
O jogador esteve em Lisboa durante o dia de ontem, onde efectuou os habituais testes médicos, assinou e reconheceu notarialmente o seu contrato com o Benfica, assumindo-se como o terceiro reforço do plantel comandado por Fernando Santos, juntando-se a Rui Costa e Katsouranis.

Na minha opinião, trata-se de um bom reforço para os encarnados. É obvio que jogar no Boavista não é a mesma coisa que jogar no Benfica mas o que é certo é que pelo que mostrou na temporada anterior ao serviço dos axadrezados, trata-se seguramente de um jogador com valor para representar um grande de Portugal. Tecnicamente evoluido e extremamente veloz, tem ainda a faculdade de poder actuar como extremo esquerdo ou extremo direito. Trata-se de um atleta com características muito identicas a Simão Sabrosa.
Esta contratação poderá ser, infelizmente, mais uma prova que Simão estará mesmo de partida da Luz.

terça-feira, julho 04, 2006

Mundial 2006: Encontrado o primeiro finalista





Sensacional! A Itália venceu esta noite a selecção germânica por duas bolas a zero e carimbou o passaporte para a final de Berlim. Cento e vinte minutos foram precisos para encontrar o vencedor deste jogo. Um fantástico golo do lateral esquerdo Fábio Grosso, reforço do Inter, aos 118´e um não menos espectacular golo de Del Piero aos 120´ deram à Itália uma díficil mas justa vitória. É que, apesar do equilibrio ter sido a nota dominante, se houve alguém que merecia ser mais feliz neste encontro, esse alguém deveria ser a Itália que jogou com um coração enorme, com uma atitude fantástica e, ainda por mais, jogou no ambiente totalmente adverso.

Efectivamente, foi um mau resultado para Portugal em caso de triunfo luso frente à França mas uma justa vitória para a Itália que mostrou um grupo fortíssimo e profundamente unido mesmo com os problemas que têm vindo a público, nomeadamente os escândalos do Calcio ou os problemas de saúde com Pessotto.
PARABÉNS ITÁLIA!

FIGURA DO JOGO PARA A FIFA:


21. ANDREA PIRLO

Relembrando o EURO...




O SENSACIONAL PORTUGAL - INGLATERRA PELA RÁDIO

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO (by Pedro Sousa (RR) e Jorge Perestrelo (ex TSF)





E O MUNDIAL, CLARO ESTÁ (by Pedro Sousa e Pedro Azevedo, Rádio Renascença)



JÁ AGORA, COMO SOBREMESA, UMA APETITOSA LARANJA (Nuno Matos, Antena 1)


Aí estão as meias-finais!



QUE ITÁLIA VAMOS TER HOJE?



Começa hoje o primeiro jogo das meias-finais do Campeonato do Mundo. Às 20h00, teremos um imprevísivel Alemanha - Itália. De um lado, teremos uma selecção germânica motivada pelo facto de estar a jogar em casa e, obviamente, entusiasmada com os recentes resultados. Do outro lado, teremos uma imprevísivel selecção italiana que já mostrou ter capacidade para ganhar a qualquer selecção do Mundo. Não espero um grande jogo mas espero um encontro bastante equilibrado.

Mas, a essência deste post tem como objectivo falar quase exclusivamente do conjunto italiano. Confesso que sou um profundo admirador da Itália e tenho sempre expectativas elevadas em relação a esta selecção. Confesso que, se numa qualquer competição, Portugal não estiver em prova, as minhas selecções preferidas e por quem gosto de torcer passam a ser a Itália e a Argentina. Uma vez que os alemães derrotaram a minha Argentina, nada melhor que a minha Itália para vingar esse desaire sul-americano.

As minhas preocupações para hoje resumem-se não ao adversário mas sim à forma como a Itália se vai apresentar em campo. As noticias hoje vindas a público não podem certamente ter um cariz de indiferença por parte dos jogadores italianos. Ficou hoje definido que o promotor do julgamento sobre a manipulação de resultados no Campeonato Italiano, que incluem Juventus, Milan, Fiorentina e Lazio, disse que quer todos eles descam de divisão, sendo que a Juventus caíria ainda mais abaixo, ou seja, a Série C. Ora, para quem não sabe, 8 dos 11 prováveis titulares podem ver o seu futuro passar pelas divisões secundárias do seu país, a menos que optem por mudar de clube. Provavelmente é isso que vai suceder mas o que é certo é que este escândalo, agora com contornos mais definidos, certamente que causa danos em qualquer profissional de futebol. Os jogadores que estão envolvidos directamente neste caso são Buffon, Cannavaro, Camoranesi, Del Piero e Zambrotta da Juventus, Gattuso, Inzaghi, Pirlo e Nesta do Milão, Oddo e Peruzzi da Lázio e Luca Toni da Fiorentina.

Escândalos à parte, creio que a Itália vai conseguir vencer a Alemanha. Tem mais equipa, tem melhor organização defensiva, mais consistência e, quando o ataque não consegue resolver, há Buffon, o, de longe, melhor guarda-redes do Mundo.
O meu coração pede que seja a selecção italiana a ganhar, para bem de Portugal, é bom que os alemães vencam para os encontrar-mos na Final.

domingo, julho 02, 2006

RolÀbola do Mundial: Meias-Finais





NOTA: Todos os concorrentes deverão fazer as suas apostas até às 18h30 de Terça-Feira.

ALEMANHA vs ITÁLIA

Figura do Jogo:

FRANÇA vs PORTUGAL

Figura do Jogo:

OLHÓGOLO:

FRANÇA vs PORTUGAL