segunda-feira, julho 30, 2007

MAIS GOLOS!



Depois de ter estado de férias por terras algarvias, o regresso a casa apenas funcionará como ponte para nova viagem, desta feita, ao estrangeiro. Conto regressar antes do primeiro jogo oficial do Benfica.
Aqui ficam bonitos golos na despedida...

ATÉ BREVE

Ribery (Bayern Munique)




Adriano (FC Porto)



Nani (Manchester United)




Van Persie (Arsenal) - (Vejam melhor na 3ª repetição)

REFORÇOS DO BENFICA



DI MARIA






Por aquilo que vi no Mundial de Sub-20, parece-me tratar-se de um excelente reforço para o Benfica. Qualidade técnica e velocidade de execução fizeram deste esquerdino uma das grandes revelações no Mundial. Começou como suplente mas beneficiou da lesão de Mauro Zarate para dar nas vistas. Foi ao lado de Aguero que se fez mostrar, muito embora Di Maria tivesse total liberdade para aparecer nas alas ou até mesmo no meio-campo a receber jogo.
O mercado argentino é sempre apetecível e, quando se tratam de jovens promessas, vale a pena arriscar. Se a adaptação deste talentoso jogador for um sucesso, então estou em crer que Di Maria vai trazer muitas alegrias ao futebol do Benfica e, possivelmente, aos cofres do clube no futuro.

Freddy Adu



Fantástico reforço. Adu está para o Benfica como Anderson esteve para o Porto. Talento, fantasia, magia, pé esquerdo fabuloso, qualidade técnica, visão de jogo, mobilidade... que mais se pode dizer em relação a este jovem prodigio. Se vingar no futebol português, algo que acredito plenamente, não tenho dúvidas que Adu vai ser uma das grandes figuras do campeonato nesta temporada.
Só acredito nesta contratação quando efectivamente o jogador for apresentado. É que, um jogador desta craveira, custa a acreditar que esteja perto do Benfica, sabendo dos inumeros clubes europeus que pretendiam este menino.

quarta-feira, julho 25, 2007

Videos



Uma vez que não tem sido possível aceder à Internet com aquela regularidade que nos é habitual, nestes próximos tempos procuraremos deixar no blog mais videos e menos escrita. Assim sendo, os finais de Julho e principios de Agosto vão ser dedicados aos melhores golos que vão surgindo por essa Europa fora. Há muitos jogos de preparação e, felizmente, muitos e bons golos.

Aqui fica o grande golo de Riise no jogo de treino de ontem frente à South China:


terça-feira, julho 24, 2007

FÉRIAS



Pelo facto de estar por terras algarvias, torna-se complicado actualizar com regularidade o blog. Em meados de Agosto, quando voltar o futebol por esse mundo fora, também nós estaremos de volta com mais regularidade.
Até breve!

Mundial Sub-20



Terminou este passado domingo mais um mundial de futebol, desta feita, na categoria de sub-20. Como é sabido, Portugal acabou por ter uma prestação decepcionante, diria até, mais vergonhosa do que aquela registada pelos sub-21 na Holanda.
A Argentina acabou (justamente) por ser o grande vencedor deste torneio depois de ter derrotado com alguma dificuldade a República Checa, uma equipa mais fraca sob ponto de vista técnico, mas, bastante forte no plano físico.

Pelo que me foi dado a aperceber em alguns jogos que assisti, me parece que há efectivamente muita matéria prima de qualidade para o futuro próximo. Argentina, Espanha, Chile e Brasil mostraram possuir jogadores de grande qualidade. Vamos aos nomes:

Começando pela selecção campeã, destaco desde logo o já bem conhecido Sergio Aguero, avançado do Atlético de Madrid. Para mim, muito honestamente, creio que foi o melhor jogador deste campeonato. Qualidade técnica fabulosa, muita mobilidade e grande capacidade em jogar de costas para a baliza são os principais atributos deste atleta. Não é por acaso que já é titular de um dos mais conceituados clubes espanhois.
Ainda nos argentinos, destacam-se o guarda-redes Sergio Romero, recentemente contratado pelo AZ Alkmaar. Alto, bom entre os postes, mostrou serenidade e confiança aos seus companheiros; no sector defensivo, Cahais, capitão de equipa, mostrou raça e determinação na forma como discute todos os lances; no meio-campo, Ever Banega, número 5, foi, sem dúvida, um dos pilares desta equipa. Fabuloso na forma como lê o jogo, tem a capacidade para defender bem e construir todo o futebol ofensivo da equipa. Foi preponderante no triunfo da sua selecção.
Ainda em relação à argentina, não nos podemos esquecer do pequenino Maxi Moralez. Uma formiguinha que mostrou qualidade técnica e velocidade de execução de grande nível.

Passando pelas outras selecções, outros nomes merecem destaque. Na Espanha temos Adrian Lopez, Capel ou Javi Garcia como referências. Adrian Lopez é um avançado com os olhos postos na baliza. Não é um tecnicista puro mas é extremamente objectivo na abordagem que faz aos lances perto da área. Depois, na extrema esquerda temos Capel. Em certos pormenores, faz lembrar Paulo Futre. Com a bola sempre colada ao pé esquerdo, Capel faz dos dribles curtos a sua príncipal arma. Por vezes exagera nas suas acções mas, ainda assim, é um jogador bastante rápido e muito difícil de parar.
No meio-campo, salta à vista a qualidade de Javi Garcia. É uma espécie de Iniesta, sendo que possui uma meia-distância porventura mais forte que o jogador do Barcelona. Qualidade de passe e inteligência na organização de jogo fazem deste jovem espanhol um valor seguro para o futuro da sua selecção.

No Brasil, Alexandre Pato é sem dúvida a grande figura deste Brasil muito habilidoso mas pouco imaginativo. Não há dúvida que praticamente todos os jogadores tratam a bola por tu mas, quase sempre, exageram nas suas acções individuais. Depois, na questão defensiva, os brasileiros deixam muito a desejar. Os laterais atacam muito mas defendem mal; no meio-campo, Ji Paraná, Leandro Lima e Willian são nitidamente jogadores com mais olho para atacar do que propriamente para defender.

Finalmente, a selecção chilena. Confesso que foi, na minha opinião, a selecção que praticou melhor futebol ao longo de toda a prova. É verdade que a Argentina venceu o torneio mas, a meu ver, só o conquistou porque demonstrou mais experiência e inteligência em momentos chave. A selecção chilena pecou pela ansiedade dos seus jogadores em quererem ganhar e pelos excessos que porventura tiveram no jogo crucial frente à Argentina.
Contudo, independentemente disso, mostraram um futebol de grande qualidade. Mauricio Isla, Alexis Sanchez, Arturo Vidal e Mathias Vidangossy são nomes que vamos ouvir seguramente falar nos próximos tempos. Isla é um jogador fabuloso e, desde logo, traria mais qualidade à equipa do Benfica. Rapidez de execução e polivalência são imagens de marca deste atleta. Sanchez, Vidal e Vidangossy são as unidades ofensivas deste conjunto. Todos juntos trazem magia e qualidade ao ataque chileno.


Portanto, podemos dizer que foi muito produtivo este campeonato do Mundo de sub-20 com jovens jogadores de grande qualidade.

quinta-feira, julho 19, 2007

GOLOS

Cristiano Ronaldo e Drogba marcam os primeiros da temporada!







Aqui fica também o primeiro golo sofrido pelo Porto frente ao Genk


quarta-feira, julho 18, 2007

Chelsea nas Américas...



O Chelsea de José Mourinho, tal como em anos anteriores, está a estagiar nos Estados Unidos da América. Para já, conta com dois jogos efectuados e outras tantas vitórias. No primeiro encontro, os "blues" venceram o América por 2-1 com golos do recente reforço Malouda e de John Terry.
Já esta madrugada, a equipa do Special One venceu a equipa sul coreana Suwo Samsung Bluewings pela margem mínima. Valeu o golo de Didier Drogba já perto do final da partida.

Aqui fica o video do primeiro jogo do Chelsea, seguindo-se com um espaço de humor que o "Mundo da Bola" preparou.




Image Hosted by ImageShack.us

terça-feira, julho 17, 2007

BENFICA APOSTA EM MAURICIO ISLA





Segundo revela hoje o site sportugal, o Benfica poderá estar interessado em Mauricio Isla, número 3 da selecção chilena de sub-20 que actua em várias posições. Neste campeonato do mundo, já actuou como libro, como médio defensivo e como falso avançado. Foi precisamente como médio de ataque que Isla marcou dois golos frente à Nigéria. Foi inclusivé considerado como o melhor em campo nessa partida.

Depois de alguma pesquisa na Internet, o "Mundo da Bola" conseguiu encontrar declarações do próprio jogador à imprensa chilena que confirmam efectivamente o interesse do Sport Lisboa e Benfica:

"Tengo algunas cosas en España. Benfica me espera desde los 17 años, el Galaxy de Beckham preguntó por mí. Se habló de Valencia y Atlético de Madrid. Yo le digo al Leo Rodríguez (su representante) que ojalá me pueda ir después de ganar la final".

Actualmente com 18 anos, pelos vistos, o jogador já há muito era seguido pelo clube encarnado. O Sportugal avança que o Benfica já terá até avançado com uma proposta no valor de 2,5 milhões de euros. Aguardamos por mais desenvolvimentos a este respeito.

MAURICIO ISLA encantou frente à Nigéria...

Vi jogar Isla frente a Portugal e contra a Nigéria. Frente a Portugal, Isla jogou mais recuado no terreno. Na altura reparei que era detentor de um grande pulmão, mas foi Alexis Sanchez, número 7, o jogador que mais me chamou a atenção.
No domingo, tive a oportunidade de ver o jogo Chile - Nigéria na sua totalidade. Cristian Suarez foi o patrão da defesa, Mathias Vidangossy, jogador do Villarreal, foi uma peça importante na manobra ofensiva da equipa através da sua capacidade técnica mas foi Mauricio Isla a grande figura e o jogador que mais me impressionou. É impressionante o pulmão deste garoto. A prova disso foi o facto de no prolongamento as suas correrias loucas terem desequilibrado completamente a balança a favor do Chile. Marcou dois golos e foi decisivo na vitória da sua selecção.
Isla, para além da sua polivalência, é um jogador que sabe ter a bola e tem boa qualidade de passe. Não é por acaso que o jovem jogador chileno que actua na Universidade Católica tanto pode jogar como libro como no meio-campo.
Vai ser seguramente um valor seguro no futuro próximo.

Aqui fica o video do último jogo do Chile frente à Nigéria.


segunda-feira, julho 16, 2007

Copa América: O meu onze




- Robinho foi considerado o melhor jogador da copa.

Terminada que está mais uma edição da Copa América, aqui fica aquele que, na minha opinião, foi o melhor onze deste torneio.



Na baliza, temos Claudio Bravo, guarda-redes chileno que actua na Real Sociedad. Muito seguro entre os postes, demonstrou ser um keeper de grande qualidade. Tem ainda a particularidade de ser muito bom a jogar com os pés.

Na zona defensiva, temos quatro nomes sobejamente conhecidos. Javier Zanetti mostrou, mais uma vez, todo o seu potencial. Forte a defender, tem ainda a capacidade física para aparecer frequentemente no ataque. Continua a ser, na minha opinião, o melhor defesa direito do mundo; no eixo, aparecem Alex e Marquez. Alex mostrou ser um defesa bastante rápido e muito forte fisicamente. Joga muito bem de cabeça e tem ainda um aspecto que o destaca dos demais: a sua forte meia distância; Rafa Marquez mostrou mais uma vez o porquê de jogar no Barcelona. Foi e é o patrão da defesa do México e em todos os jogos as suas exibições roçaram o brilhante.
Na lateral esquerda aparece Gilberto. Que bela copa do jogador do Hertha de Berlim. Certinho a defender, foi uma importante muleta no ataque canarinho.

No meio-campo, a escolha foi simples. Mascherano como trinco foi fundamental para a Argentina; Riquelme, apesar de apagado na final, fez uma copa muito regular e foi determinante na manobra ofensiva da sua selecção; Messi e Robinho, sem qualquer dúvida, foram as grandes figuras de Argentina e Brasil, porventura, os mais talentosos desta Copa América.

No ataque, escolhemos Humberto Suazo do Chile e Nery Castillo do México. Em relação a Suazo, o seu faro pelo golo e a sua forma simples de jogar de costas para a baliza funcionaram em pleno. Foi a grande figura da selecção chilena e não foi por ele que os chilenos ficaram pelo caminho ante o Brasil.
Finalmente, para terminar em beleza, nada melhor que falar de Nery Castillo. Se é certo que Robinho foi o melhor jogador e marcador da Copa, e aí, todos estamos de acordo, não é menos verdade que se houvesse um prémio para a revelação deste torneio, então a escolha recaía, desde logo, em Castillo. Fabuloso pé esquerdo e possuidor de um infindável leque de fintas, Castillo faz da velocidade e da fantasia as suas principais armas. Foi um gosto e um prazer enorme assistir aos jogos do México. É daqueles jogadores que, por si só, fazem com que o adepto se entregue totalmente ao jogo.
Foram estas as minhas escolhas.

Copa América: Brasil humilha Argentina e sagra-se bi-campeão



BRASIL 3-0 ARGENTINA



É assim o futebol. A Argentina chegou à final deste torneio só com vitórias, com um futebol harmonioso, com uma organização táctica quase perfeita, com um notável sentido colectivo e perdeu para um Brasil que fez um bom jogo contra o Chile e uma excelente partida na final, ainda que tenha apresentado um futebol cínico, pragmático e bastante diferente daquele que estamos habituados a ver de uma selecção brasileira.

Ainda antes da análise ao jogo, continuo a bater na mesma tecla. O Brasil não mostrou futebol para ganhar esta Copa América. Ao contrário do futebol italiano, o Brasil não pode apostar em ganhar um torneio a jogar de forma tão defensiva e tão em desacordo com aquilo que é o típico jogador brasileiro. Desta vez, com muita felicidade à mistura, ganhou a competição. Noutras alturas, por exemplo num campeonato do Mundo onde o nível é bastante superior, não acredito que esta maneira de jogar tenha sucesso.

Numa breve análise ao jogo, diria que não há discussão em relação ao vencedor. Num jogo entre duas equipas de nível tão semelhante, por norma, quem marca primeiro, tem uma grande vantagem. O Brasil, na primeira vez que chegou à baliza adversária, marcou e mudou totalmente o cariz do jogo. Se já vinha (digo eu) apostado em tentar controlar o jogo numa primeira fase para depois tentar arriscar a vitória mais tarde, o que é certo é que este golo madrugador assentou que nem uma luva a este Brasil. De dizer ainda que Julio Baptista foi o autor do golo numa jogada individual de grande requinte técnico.
Em vantagem, o Brasil defendeu todo atrás da linha da bola e, contra natura, foi agressivo na maneira de defender. Obviamente que há que dar mérito à equipa neste particular dado que a Argentina nunca conseguiu impor o seu jogo.
A Argentina estava completamente baralhada em campo e não conseguia efectuar dois passes seguidos. Depois, a juntar a isso, a sorte não queria nada com eles. Por duas vezes conseguiram acercar-se com muito perigo da baliza de Doni. Na primeira ocasião, o poste salvou o guarda-redes da Roma. Numa segunda instância, foi o próprio Doni a negar o golo, outra vez a Riquelme. A juntar a isto tudo, poucos minutos depois, Daniel Alves, que havia entrado para o lugar do lesionado Elano, tirou um cruzamento venenoso da direita e Roberto Ayala, qual ponta-de-lança, desviou para o fundo das redes. Num ápice, o futebol pouco vistoso dos brasileiros era premiado com dois golos em tantos remates. Pragmatismo e eficácia no seu esplendor.
Ao intervalo, vantagem brasileira que obrigava a Argentina a rever processos.

Na etapa complementar tivemos um outro protagonista, quiçá determinante para o passeio brasileiro neste segundo tempo. Não, não estou a falar de Robinho ou muito menos do árbitro da partida. Estou precisamente a falar do seleccionador argentino, o velho Basile.
Uma equipa sem ideias e curta a nível ofensivo como foi nos primeiros 45 minutos justificava medidas drásticas para a segunda parte. Mascherano tinha amarelo, Cambiasso estava ausente, Juan Véron mostrava-se sem pernas para estas andanças. Homens como Diego Milito, Hernan Crespo, Pablo Aimar ou Lucho González estavam ansiosos para inverter o resultado e, dentro de campo, certamente dariam aos celestes outros argumentos ao nível da finalização.
Ora, que fez Basile? nada, rigorosamente nada. Manteve a mesma estrutura, deixou as coisas exactamente como estavam. É verdade que Basile podia ter arriscado e ter-se dado mal. O Brasil não é uma selecção qualquer e com mais espaço podia, quem sabe, causar ainda mais danos. Agora, não fazer nada e deixar as coisas como estão é de quem não tem mão para trabalhar uma equipa deste nível.
O tempo foi passando e não se vislumbrava qualquer reacção celeste. O Brasil, sem fazer um grande jogo, controlava perfeitamente as operações, trocava a bola com qualidade e limitava-se a deixar passar o tempo. Aos 68 minutos, numa jogada de puro contra-ataque, Dani Alves isolou-se pela direita, fez o terceiro do jogo e "matou" completamente a partida.
O resultado acabou mesmo por se cifrar em claros 3-0, resultado que permitiu ao Brasil vencer pela segunda vez consecutiva a Copa América. Parabéns aos vencedores. Independentemente de não terem estado ao nível que todos nós estamos habituados quando ouvimos falar em Brasil, a verdade é que ganharam. Se não soubesse quem era o seleccionador brasileiro, diria com convicção que o obreiro desta conquista havia sido Scolari.

domingo, julho 15, 2007

Dar nome às coisas...

Apesar do blog já contar com quase 3 anos de vida, nunca lhe colocámos um nome. Começámos por apelidá-lo como o blog do Santo Amaro mas nunca ficou realmente definido um verdadeiro nome.
Assim sendo, a partir de agora o blog intitular-se-á como MUNDO DA BOLA, apesar da url (gdsa.blogspot.com) ser exactamente a mesma.
Creio que a designação traduz desde logo aquilo que se escreve neste espaço. No fundo, a bola é o verdadeiro propósito desta nossa iniciativa.

Aproveito ainda para dizer que decidimos aderir à federação de blogs de futebol. Assim sendo, poderão visitar todos os blogues desportivos que naturalmente pertencem a esta federação. Aguardamos, também nós, nos próximos dias, a referência ao nosso blog como sendo federado.

sexta-feira, julho 13, 2007

BOLETIM CLÍNICO ALIVIADO E INTEGRAÇÃO DOS REFORÇOS, EIS AS NOTAS DOMINANTES DO ESTÁGIO LEIRIENSE, QUASE NO SEU TÉRMINUS!

ÚLTIMOS DIAS NA QUINTA DO PINHEIRO, A PREPARAR A TAÇA INTERTOTO







ESTÁGIO: DIA 6


A União de Leiria está quase a terminar o seu estágio de pré-temporada, que tem decorrido na Quinta do Pinheiro.
Sem qualquer alteração de planos, amanhã, será mesmo o último dia, de manhã, sendo que da parte da tarde, muito provavelmente, haverá lugar a um jogo-treino, já no Municipal, em Leiria.
Paulo Duarte terá ficado mais descansado quando soube que o boletim clínico está bastante aliviado, tendo só aqui e ali a presença de alguns atletas, mas somente com condicionalismos físicos, e não lesões preocupantes.
A única excepção tem sido o camaronês Serge N'Gal, que tem passado toda a semana a fazer trabalho específico de recuperação a um entorse na tibiotársica esquerda.
Quanto ao restante, prioridade total à integração dos novos reforços, principalmente aqueles que chegam pela primeira vez ao clube, e adaptação aos métodos de trabalho do treinador e da equipa técnica.
Amanhã cumprir-se-á o último dia de trabalho, e as respectivas despedidas do local que acolheu os leirienses nesta última semana.
Depois, o continuar dos trabalhos será em Leiria, para preparar afincadamente o jogo da primeira mão da última pré-eliminatória da Taça Intertoto.

JÁ É CONHECIDO O CALENDÁRIO DA PRIMEIRA LIGA!

A principal liga do nosso futebol, a Liga BWIN, já conhece o seu calendário.
Naturalmente, que a equipa que somar mais pontos é a campeã, o segundo classificado terá entrada directa na Liga dos Campeões, ao passo que o terceiro, terá que disputar a última pré-eliminatória de acesso à Liga Milionária. Quem se qualificar em quarto lugar, terá entrada directa na Taça Uefa, já o quinto posto dará acesso à última pré-eliminatória da segunda prova mais importante de clubes da Uefa.
Logicamente que os dois últimos lugares da tabela classificativa darão direito a descida à Liga de Honra.




Image Hosted by ImageShack.us



Destaque para a deslocação do Benfica a Matosinhos, apadrinhando desta forma o regresso dos "bebés" ao principal escalão do nosso futebol, 18 anos depois da última presença. O FC Porto também não terá tarefa fácil, uma vez que se desloca a Braga, para defrontar o Sporting local, num estádio tradicionalmente muito difícil. Já o Sporting, terá sido, à partida, e de entre os três grandes, a equipa com a primeira jornada mais "simpática", uma vez que recebe, em Alvalade, a Académica de Coimbra.

A primeira jornada está agendada para o dia 18 de Agosto de 2007.


OS CLÁSSICOS:

2ª JORNADA (26 AGOSTO 2007) - FC PORTO - SPORTING

6ª JORNADA (30 SETEMBRO 2007) - BENFICA - SPORTING

12ª JORNADA (02 DEZEMBRO 2007) - BENFICA - FC PORTO

17ª JORNADA (27 JANEIRO 2008) - SPORTING - FC PORTO

21ª JORNADA (02 MARÇO 2008) - SPORTING - BENFICA

27ª JORNADA (20 ABRIL 2008) - FC PORTO - BENFICA


Os datas dos jogos estão sujeitas a alterações, por via das transmissões televisivas.

LIGA DE HONRA COM O CALENDÁRIO JÁ DEFINIDO!

A Liga de Honra, ou Liga Vitalis (principal patrocionador da prova) já tem o seu calendário definido, depois do sorteio ter sido realizado.
Mantendo a mesma estrutura da época transacta, continuam a subir ao escalão máximo duas equipas, assim como também serão duas equipas a descer à II Divisão.





EIS OS JOGOS DA PRIMEIRA JORNADA:

Freamunde - Penafiel
Desp.Aves - Olhanense
Vizela - Beira-Mar
Gil Vicente - Estoril
Fátima - Trofense
Portimonense - Varzim
Gondomar - Rio Ave
Santa Clara - Feirense


Destaque para as presenças de Desp.Aves e Beira-Mar (equipas que descerão este ano à Liga de Honra), e também para as do Freamunde e do Fátima, que vêm da II Divisão Nacional.
Realce também para o jogo entre o Beira-Mar e o Desp.Aves, que se realiza logo à segunda jornada, e do Freamunde com o Fátima, que se vai disputar à décima primeira jornada.
A primeira jornada será jogada no dia 18 de Agosto de 2007.

SORTEIO DA TAÇA DA LIGA, EM ANO DE ESTREIA DA COMPETIÇÃO!




Já são conhecidos os calendários das provas reguladas pela Liga de Clubes, nomeadamente a Taça da Liga (em ano de estreia), da Liga Vitalis (Liga de Honra) e BWIN Liga (Primeira Liga).

Começemos pela Taça da Liga...



Segundo os regulamentos, a Taça da Liga, ou Carslberg Cup (a marca de cervejas é o principal patrocionador desta competição), o modelo da prova é o seguinte:

PRIMEIRA ELIMINATÓRIA: 16 equipas da Liga de Honra, com o jogo a ser disputado ne estádio dos 8 piores classificados da Liga de Honra da época transacta, 2006/2007.

SEGUNDA ELIMINATÓRIA: 8 equipas apuradas, às quais se juntam os 8 piores classificados da Primeira Liga passada, 2006/2007, e com o jogo a ser realizado no estádio dos clubes da Liga de Honra.

TERCEIRA ELIMINATÓRIA: 8 equipas apuradas, com a junção dos 8 melhores classificados da Primeira Liga da época passada, 2006/2007, com o jogo a realizar-se no estádio dos clubes menos bem classificados na última temporada.

QUARTA ELIMINATÓRIA: 8 equipas apuradas, com jogos a disputarem-se a duas mãos.

FASE DE GRUPOS: 4 equipas apuradas, a uma só volta, com pelo menos um jogo em casa. Em caso de igualdade pontual, a diferença de golos será o primeiro factor de desempate.

FINAL: Os dois primeiros classificados do grupo, num só jogo, e a ser disputado em campo neutro.

EIS OS JOGOS DITADOS PELO SORTEIO, PARA A PRIMEIRA ELIMINATÓRIA:

Olhanense - Gondomar
Vizela - Varzim
Gil Vicente - Penafiel
Fátima - Santa Clara
Estoril - Desportivo das Aves
Freamunde - Beira-Mar
Portimonense - Rio Ave
Trofense - Feirense

Os jogos desta primeira eliminatória, estão agendados para o dia 4 de Agosto.

JÁ HÁ NÚMEROS PARA AS CAMISOLAS...





Os jogadores que formam o plantel da União de Leiria para a temporada 2007/2008, já escolheram os números que irão ostentar nas suas camisolas.
Assim, e salvo qualquer troca de última hora, a numeração é a seguinte:

GUARDA-REDES:

1 - FERNANDO
12 - ALEMÃO
33 - RAFAEL FAVA

DEFESAS:

5 - ÉDER
25 - LARANJEIRO
22 - MARCO AIROSA
17 - RENATO
4 - HUGO COSTA
55 - ÉDER GAÚCHO
14 - ALHANDRA
13 - FILIPE MACHADO
3 - OZÉIA

MÉDIOS:

15 - FARIA
66 - TIAGO
20 - MARCO SOARES
21 - TOÑITO
11 - CADÚ

AVANÇADOS:

30 - JOÃO PAULO
9 - PAULO CÉSAR
32 - JESSUÍ
19 - MACIEL
7 - N'GAL
18 - SOUGOU

Por definir estão ainda as situações de Ednílson, médio brasileiro que ainda tem idade para jogar pelos juniores, o que deverá acontecer, do também médio africano, Zongo, que deverá ser emprestado, do defesa Nélson, que está a realizar um estágio muito positivo, e tem grandes possibilidades de ficar no plantel, e também do avançado William Baidek, que se transferiu do Torreense, mas ainda não tem o seu futuro clarificado.

JÁ ERA CONHECIDO MAS SÓ AGORA FOI APRESENTADO!

MACIEL OFICIALMENTE APRESENTADO E INTEGRADO NOS TRABALHOS DA EQUIPA







Mais um regresso a casa! Depois de ter representado na última temporada o Sp.Braga, por empréstimo do F.C.Porto, Maciel está de volta a Leiria, cidade que lhe diz muito, afinal, a sua principal montra em Portugal, e que lhe valeu a transferência para os azuis e brancos, então treinados por José Mourinho, técnico que já o havia orientado na cidade do Lis.
Depois de sucessivos empréstimos, tanto ao Leiria (esta é a terceira vez que é cedido), como aos bracarenses, o veloz extremo cumpre mais uma etapa na sua carreira, com muitos objectivos à mistura, como o próprio adiantou na sua apresentação, uma vez que, finda a temporada que agora se inicia, terminará o seu contrato com o Porto, e passa a ser um jogador livre para decidir o seu futuro.
Na hora do adeus à cidade Invicta, o novo dono da camisola 19 do Leiria, afirma que cometeu um grande erro ao ter assinado pelo Porto, mas que, na altura, não poderia recusar o convite feito pelo "Special One", com quem tinha excelentes relações.
Aliás, Maciel disse mesmo que nessa altura também tinha sido sondado pelo Benfica, e que, talvez tivesse sido a melhor opção, ter aceite o convite dos encarnados.
Mas como dos tristes não reza a história, o brasileiro está apostado em ajudar o Leiria a fazer uma boa época, para depois, no final da temporada, pensar noutros voos, não descurando representar ainda um dos grandes do futebol português, no caso, Benfica ou Sporting.



ESTÁGIO: DIA 5


O dia ficou, inevitavelmente marcado pela apresentação oficial de Maciel, mas também de outras coisas se cumpriu o quinto dia do estágio leiriense.
De manhã, o treino decorreu com total normalidade, ainda que Toñito continue a fazer trabalho de recuperação, e N'Gal limitado com a lesão na tibiotársica.
Renato também apresentou alguns condicionalismos, e, por precaução, não realizou a totalidade do treino.
Quem se continua a destacar é Zongo, jogador africano que está à experiência no plantel, e que continua a demonstrar que é um médio ofensivo de grande qualidade, que joga sempre de cabeça levantada, com boa visão de jogo e que raramente falha um passe. Também tem sido visível que não descura a meia distância. Mas, como nem tudo é perfeito, a maior probabilidade é que o jovem tenha que ser emprestado, uma vez que problemas burocráticos podem impedir que o jogador seja inscrito.

Entretanto, e da parte da tarde, houve lugar a um jogo de treino, realizado no Estádio Municipal Dr.Magalhães Pessoa, em Leiria, mas que se realizou à porta fechada, longe dos olhares indiscretos, principalmente aqueles que poderiam ser do futuro adversário dos leirienses na Taça Interto, o Maribor ou o Hadjuk Kula.
A partida foi frente ao Gondomar, sem grandes motivos de interesse, e onde Paulo Duarte testou, na primeira parte, um onze que pode andar muito próximo daquele que irá utilizar no próximo dia 21, data da primeira mão da Intertoto. O nulo verificava-se ao intervalo, e na segunda parte, com jogadores menos rodados, os leirienses acabaram por perder por duas bolas a uma, tendo o golo sido apontado pelo reforço Jessuí, ponta de lança recrutado ao Serrano, do Brasil.

Esta sexta-feira haverá novo treino matinal (10h), e à tarde piscina.
No Sábado, a equipa cumpre o último dia de estágio na Quinta do Pinheiro.

Leandro Lima e Sergio Aguero



Aqui ficam os dois melhores golos dos oitavos-de-final do Mundial de Sub-20.

LEANDRO LIMA (Brasileiro do FC Porto)



SÉRGIO AGUERO (Argentino do Atlético de Madrid)


Mundial Sub-20: Portugal finalmente de regresso a casa



UMA VERGONHA!

PORTUGAL 0-1 CHILE
(Vidal)



- um remate à baliza chilena em 90 minutos
+
- duas expulsões inacreditáveis de dois jogadores portugueses
+
- banho de bola dado pelo Chile
+
- equipa sem rumo, sem organização, sem orientação
+
- jogadores sem qualidade
+
- três derrotas em quatro jogos no Mundial
+
- um empate, uma vitória e uma derrota no Europeu
=
RUA!

quinta-feira, julho 12, 2007

Mundial Sub-20: Super Espanha ultrapassa o Brasil!



GOLAÇO DE LEANDRO LIMA NÃO CHEGOU...

Brasil 2-4* Espanha

*após prolongamento



Extraordinário jogo de futebol entre duas selecções viradas totalmente para o ataque. Acabou por vencer a Espanha porque funcionou melhor como conjunto e porque foi efectivamente superior ao seu adversário em maiores periodos do jogo. Diria até que o Brasil foi feliz por ter chegado ao prolongamento pois os espanhois tiveram duas flagrantes ocasiões que podiam ter ditado o afastamento do escrete mais cedo.

Mais Brasil no primeiro tempo...

O Brasil foi de facto melhor nos primeiros 45 minutos e foi nesse período que marcou os seus dois golos. Sim, é verdade. O Brasil esteve a ganhar por 2-0 graças aos golos de Leandro Lima e Alexandre Pato. O reforço do Porto "matou" no peito e, de moinho, fez um golo fabuloso. Foi o seu momento positivo na partida. Leandro Lima esteve muito ausente do jogo e acabou mesmo por ser expulso já no prolongamento.
Em desvantagem, a Espanha não abanou e rapidamente procurou inverter a situação. Se é certo que o Brasil estava a ser superior, a diferença de dois golos revelava-se algo injusta para aquilo que as duas equipas tinham feito.
Antes do intervalo, num lance de bola parada, a Espanha reduziu e recolocou-se no jogo. O central do Man Utd Piqué fez de forma duvidosa o golo e, com isso, trouxe a incerteza no resultado.

Capel e Javi Garcia mostraram a fúria espanhola...

No segundo tempo e no prolongamento, tivemos um fantástico jogo. A bola estava quase sempre em jogo, os remates eram constantes, o perigo pairava quase sempre numa e noutra baliza. Caros leitores, isto é tudo muito bonito mas efectivamente uma selecção como o Brasil não pode cometer os erros que cometeu. Alguém tem de ensinar estes miudos que é importante atacar mas também é importante saber defender. E isso, na minha opinião, o Brasil não o sabe fazer. Aliás, basta olhar para os outros jogos e veremos que o Brasil, em todos eles, sofreu golos. Atacar com os dois laterais ao mesmo tempo, incorporar sistematicamente um dos dois defesas centrais não é benéfico para uma selecção que pretende ser campeã do Mundo. Recordo-me, por exemplo, de no último minuto do tempo regulamentar, com o jogo em 2-2, ver Luizão, o central, a tirar um cruzamento na ala direita. Ora, foi por essa e por outras que tivemos duas ocasiões flagrantes de golo da Espanha já em período de compensação que podiam ter eliminado desde logo o escrete.
Importa dizer que a Espanha, apesar de muito trabalhar e muito ter jogado (Capel foi a grande figura), só conseguiu chegar ao 2-2 quando o relógio marcava 84 minutos de jogo. Javi Garcia, grande patrão no meio-campo, foi o marcador de serviço.

No prolongamento, vimos uma equipa de um lado e um conjunto de malabaristas de outro.
Aos 102 minutos, a Espanha efectuou a remontada e, com um golo de Bueno, colocou-se pela primeira vez em vantagem. Na sequência do lance, Leandro Lima foi expulso e prejudicou a sua equipa.
Até final, vimos um jogo completamente partido. O Brasil, já sem forças e ainda menos organizado, foi literalmente todo para a frente em busca do golo da igualdade. Pois bem, a Espanha, com toda a experiência que já tem, defendeu bem e em contra-ataque dispôs de inumeras ocasiões para chegar ao quarto, ao quinto e até ao sexto. Tivemos bolas no poste, excelentes defesas de Cássio e excesso de confiança dos atacantes espanhois que ficavam surpreendidos com tanta facilidade.
O Brasil não conseguiu criar situações de perigo na segunda parte do prolongamento e acabou mesmo por sofrer o 4-2 já bem perto do final. Adrian Lopez, mais uma excelente exibição, fez de forma tranquila o golo que carimbou a passagem mais que justa da Espanha à próxima fase.
Caíu o Brasil, que venha rapidamente David Luiz...

Copa América: A Final esperada



CINISMO E CLASSE NA GOLEADA ARGENTINA FRENTE AO MEXICO

México 0-3 Argentina
(Heinze, Messi e Riquelme g.p)



A Argentina goleou o México por três bolas a zero e confirmou o seu estatuto de grande favorita à conquista final da Copa América. No primeiro grande teste de fogo, a selecção alviceleste confirmou o seu bom momento e derrotou uma selecção mexicana que, apesar do resultado, mostrou ser uma boa equipa, contendo jovens valores que certamente darão que falar no futuro.

ARGENTINA FELIZ NO PRIMEIRO TEMPO...

No primeiro tempo tivemos um jogo muito equilibrado e nem sempre bem jogado. Ambas as equipas estavam receosas uma da outra e, como tal, o espectáculo não foi o melhor. Tivemos um jogo muito mastigado a meio-campo e com muitas faltas. Lionel Messi, Riquelme e Tevez foram sempre bem vigiados por parte dos mexicanos enquanto que Nery Castillo também mereceu atenção especial dos defesas argentinos. Ora, neste sentido, ambas as equipas tiveram muitas dificuldades em fazer o seu futebol e em chegar perto da baliza do adversário.
Neste primeiro tempo, tivemos duas ocasiões de golo, uma para cada lado, e, através de um lance de bola parada, o primeiro golo da Argentina. Vamos por partes. Numa das poucas jogadas de ataque dos argentinos, Tevez combinou bem com Riquelme e, frente a Sanchez, não conseguiu introduzir a bola no fundo das redes. Mérito para o keeper mexicano que, muito atento, reduziu o angulo ao futuro jogador do Man Utd e defendeu o remate deste.
Sempre disposto a ameaçar a Argentina, o México procurou jogar no campo todo e chegou mesmo a ter a grande oportunidade desta primeira parte. José Guardado, extremo esquerdo que está a caminho do Deportivo da Corunha, tirou dois defesas do caminho e, perante Abbondazieri, enviou a bola ao poste. Momento de grande felicidade para a selecção treinada por Basile que, para além de não ter sofrido o primeiro golo do jogo, pouco tempo depois, numa jogada aparentemente inofensiva, logrou chegar à vantagem.
Foi precisamente aos 44 minutos do primeiro tempo que chegou o golo argentino. Riquelme bateu um livre na zona intermediária do campo e ao segundo poste, com uma incrivel colaboração de Oswaldo Sanchez, apareceu Gabi Heinze a desviar para o primeiro do jogo. Mérito para o lateral do United que acreditou no lance mas, há que dizê-lo, Sanchez foi o grande responsável pelo sucedido.
Ao intervalo, a Argentina encontrava-se em vantagem, muito embora o empate fosse o resultado mais justo.

ARGENTINA DEMOLIDORA QUANDO ESTÁ EM VANTAGEM...

Na etapa complementar, a história do jogo foi completamente diferente. Curiosamente, o México até foi a primeira equipa a criar perigo. Mais uma vez, a sorte sorriu aos argentinos já que Nery Castillo, isolando-se pela direita, efectuou um remate cruzado com o seu pior pé, tendo a bola caprichosamente embatido na barra. Era, sem dúvida, um momento que poderia ter alterado o jogo. Assim não aconteceu e, a partir desse momento, não mais tivemos México em campo.
Com uma grande qualidade de passe e uma tremenda rapidez de execução, a Argentina assumiu o comando da partida e partiu para uma segunda parte de grande nível.
Aos 60 minutos aconteceu o momento do jogo. Tevez lançou Messi na direita e o jovem jogador do Barcelona, ao ver Sanchez ligeiramente adiantado, fez-lhe um chapéu fabuloso e colocou a Argentina numa confortável vantagem. Grande golo daquele que foi, a par de Mascherano, o melhor jogador em campo.
Cinco minutos depois, se duvidas houvesse, Riquelme, na transformação de uma grande penalidade de pura classe, desfê-las por completo.
Com a Argentina dona e senhor do jogo, o México limitou-se a ver jogar e a deliciar-se com alguns pormenores fabulosos do meio-campo alviceleste. Nesse sentido, mais golos poderiam ter aparecido. Recordo-me de perdidas de Riquelme, Messi ou até Rodrigo Palácio.
O placar acabou mesmo por ficar pelos três golos de diferença, resultado que faz com que a Argentina jogue muito moralizada frente ao seu eterno rival, o Brasil claro está.

O MOMENTO DO JOGO:




quarta-feira, julho 11, 2007

PREPARAÇÃO FÍSICA E ORIENTAÇÃO TÉCNICA RUMO À INTERTOTO!





ESTÁGIO: DIA 4


Sensivelmente a meio do estágio de pré-temporada, na Quinta do Pinheiro, a União de Leiria continua, dentro da normalidade, a preparar o primeiro jogo oficial da época, agendado para o dia 21 de Julho. A Taça Intertoto, onde terá como adversário ou o Maribor, da Eslovénia, ou o Hadjuk Kula, da Sérvia, pode abrir portas para a última pré-eliminatória de acesso à Taça Uefa, e essa é uma motivação extra para o grupo de trabalho.
Rui Santos, o preparador físico dos leirienses, afirmou, hoje, que o plantel está a responder bem às cargas físicas aplicadas, ainda que estas estejam a ser doseadas da melhor maneira, sendo que apenas Toñito (sem ritmo competitivo) e N'Gal (entorse na tibiotársica esquerda) estão a treinar-se à parte do grupo.



Também Paulo Duarte, treinador do Leiria, afirmou que está muito satisfeito com o plantel que tem à sua disposição, e que é composto por uma mescla de juventude e de experiência, mas que conta com, pelo menos, dois jogadores de qualidade para cada posição. O jovem técnico leiriense adiantou que a preocupação nas contratações passou, essencialmente, por jogadores adaptados ao nosso país, ou provenintes de equipas portuguesas, ou regressos a terras lusitanas, para que se forme um grupo coeso, homogéneo, e capaz de atacar a próxima época com total optimismo.
A direcção da SAD leiriense exigiu, apenas e só, a manutenção, mas Paulo Duarte adianta que, depois de alcançado esse objectivo, a equipa não vai descurar lutar por outras posições na tabela classificativa, quiçá, com a hipótese de qualificação directa para uma competição europeia.
Mas, pelo menos para já, o grande objectivo passa por preparar todo o grupo de trabalho para um bom desempenho na Taça Interto, primeira competição oficial da temporada.

terça-feira, julho 10, 2007

COPA AMÉRICA: Brasil supera Uruguay nas grandes penalidades



PABLO GARCIA NÃO QUIS... SEGUIU O BRASIL PARA A FINAL!

URUGUAI 2-2 BRASIL*
*(4-5 nas grandes penalidades)



Está encontrado o primeiro finalista da Copa América 2007. Acabou por vencer a lógica se bem que o Brasil, muito sinceramente, não merecia tal prémio. Para quem não viu o jogo, pode basear-se nas estatisticas finais do mesmo para rapidamente chegar à conclusão que houve muito pouco Brasil nesta semi-final. Ora, tivemos 8 cantos a favor do Uruguai enquanto que o Brasil apenas teve 1; tivemos 8 remates uruguaios à baliza de Doni para apenas 3 dos brasileiros. Se todos estamos de acordo que a selecção treinada por Dunga é muito melhor que o mediano Uruguai, a verdade é que nesta madrugada não vimos nada disso, aliás, muito pelo contrário.

ENTROU MELHOR O BRASIL...

Não há duvida que o Brasil entrou forte neste jogo. Exercendo uma pressão alta, o escrete dominou os primeiros 15 minutos de jogo e bem cedo se encontrou na posição de vencedor. Maicon, como tanto gosta, incorporou-se no ataque e foi feliz já que aproveitou da melhor forma um ressalto de bola proveniente de uma defesa de Carini a remate de Mineiro.
Coincidência ou não, o que é certo é que a partir do golo, o Brasil recuou as linhas e deu a iniciativa de jogo ao Uruguai. A ideia talvez passasse por jogar em contra-ataque. Robinho está em grande forma e com espaço poderia causar danos. O problema é que neste jogo o jovem jogador do Real Madrid esteve muito apagado. Ora, num sistema tão defensivo (3 trincos), pedir a Julio Baptista ou Wagner Love para resolverem na frente é efectivamente pedir muito.
Quem aproveitou a pobreza do futebol brasileiro foi o Uruguai que, de forma organizada, começou a soltar-se no campo e a incomodar Doni. Por duas vezes valeu o guarda-redes da Roma que negou literalmente a igualdade a Forlan e Recoba.
O Uruguai estava melhor e foi sem surpresa que chegou à igualdade. Na transformação de um canto, a bola sobrou para Diego Forlan que, mais ou menos na zona de penalty, rematou forte, rasteiro e colocado, não dando hipóteses a Doni. Estava feito o empate, resultado mais que justo para aquilo que o Uruguai tinha feito após encontrar-se em desvantagem.
Após a igualdade, voltámos a ter um jogo mais equilibrado e mais morno. Curiosamente, quando este se encaminhava para o intervalo, num lance de bola parada e aparentemente inofensivo, Julio Baptista, com alguma felicidade, fez o segundo do Brasil e colocou a canarinha em vantagem, algo inesperado mas bastante saboroso para os de Dunga.

Na etapa complementar, o Brasil voltou a cometer o mesmo erro que havia feito na primeira parte. Aparentemente satisfeito com o resultado, o escrete praticamente abdicou de atacar e defendeu a vantagem mínima como pôde. É verdade que o Uruguai, apesar de dominador, não teve grandes ocasiões para marcar, mas o que é certo é que no segundo tempo foram a única equipa que realmente procurou chegar ao golo. Confesso que nunca na minha vida tinha visto um Brasil tão defensivo e tão sem chama ao nível ofensivo. Robinho não esteve em campo, Julio Baptista não é jogador para fazer de "10", Wagner Love é um razoável avançado e a tripla Mineiro/Josué/Gilberto Silva não tem nem nunca terá qualquer tipo de qualidade na criação de jogo ofensivo.
Com efeito, numa jogada bem delineada pelo flanco esquerdo, Fucile (um dos melhores em campo) lançou Cristian Rodriguez, este foi à linha de fundo e tirou um cruzamento perfeito para a cabeça de Forlan. O avançado do Atlético de Madrid penteou a bola ao primeiro poste e, no segundo poste, apareceu el "louco" Abreu que facilmente introduziu a bola no fundo das redes de Doni. Estava feita justiça, Dunga via-se finalmente obrigado a jogar ao ataque, isto se pretendesse evitar as grandes penalidades.

Novamente em igualdade no placar, Dunga finalmente tirou Josué e Julio Baptista em troca de alguma criatividade. Entraram para os seus lugares o desconhecido Fernando Menegazzo (médio) e Diego. Mais tarde haveria de entrar Afonso Alves para o lugar de Wagner Love. Foram estas as alterações de Dunga, todas elas sem resultados praticos dado que o Brasil esteve sempre muito apático em campo e muito receoso em tomar a iniciativa do jogo. A dado momento, fiquei mesmo com a sensação que o Brasil estava mais interessado em ir para penalties e apostar na segurança de Doni, guarda-redes de elevada estatura, do que propriamente tentar acabar com o jogo antes do minuto 90.

A SORTE FOI AMARELA E VERDE...

Nas grandes penalidades, mais uma vez, tivemos um Brasil bafejado pela fortuna. O Brasil começou as penalidades com alguma vantagem já que o Uruguai foi o primeiro a falhar mas, a dado instante, o Brasil falhou por duas vezes por intermédio de Afonso Alves e Fernando, permitindo a Pablo Garcia, em caso de conseguir converter o castigo máximo, colocar o Uruguai na final da Copa. Pois, o futebol tem destas coisas e o médio defensivo enviou a bola ao poste.
Na série seguinte, quem falhasse perdia e Lugano, o capitão, permitiu a defesa a Doni que foi a grande figura desta partida.

O Brasil está na final da copa américa e espera agora México ou Argentina. Uma coisa é certa, se o escrete se exibir a este nível, tenho sérias duvidas que conquiste o torneio.

MAIS UMA CARA NOVA NO PLANTEL LEIRIENSE




TOÑITO É O MAIS RECENTE REFORÇO DA UNIÃO DE LEIRIA







Aí está mais um reforço para Paulo Duarte. Trata-se do espanhol Toñito, que, em Portugal, já havia representado clubes como o Santa Clara, o Vitória de Setúbal, o Boavista e até mesmo o Sporting, onde acabaria por ser campeão na época 1999/2000.
Aos 29 anos, e depois de passagens por Tenerife, de Espanha, e Rijeka, da Croácia, Toñito promete muito trabalho para ser uma opção válida para o treinador e ajudar o grupo a realizar uma boa temporada.



ESTÁGIO: DIA 3


No terceiro dia de estágio,a União de Leiria continua a sua preparação tendo em vista a próxima época. Com Sougou já integrado nos trabalhos da equipa, depois de ontem ter estado afastado devido a uma amigdalite, a única ausência continua a ser a de Serge N'Gal, a contas com um entorse na tibiotársica esquerda. Já Toñito, começou o seu trabalho específico, para recuperar a forma física, já que está afastado da competição há cerca de 6 semanas. Quanto a Maciel, será apresentado esta terça-feira, começando depois a trabalhar com o grupo.


COPA AMÉRICA: A REVELAÇÃO



Para quem não tem acompanhado a Copa América, este video vai ajudar a conhecer aquele que tem sido a grande revelação desta competição. NERY CASTILLO, internacional mexicano, tem 23 anos, esquerdino e faz lembrar Lionel Messi pela sua maneira de jogar. Vejam e deliciem-se.

segunda-feira, julho 09, 2007

Argentina e México acompanham Brasil e Uruguai nas meias-finais



COPA AMÉRICA: Resultados dos Quartos-de-final:

Venezuela 1-4 Uruguai

Brasil 6-1 Chile

México 6-0 Paraguai

Argentina 4-0 Perú




Depois de Brasil e Uruguai terem confirmado de forma tranquila a passagem às meias-finais da competição, hoje foi a vez de México e Argentina confirmarem o seu estatuto de favoritos e vencerem Paraguai e Perú, respectivamente.

No primeiro jogo do dia, o México goleou o Paraguai de Oscar Cardozo por expressivos e impensáveis 6-0, resultado que começou a construir-se logo aos dois minutos através de uma grande penalidade que originou a expulsão do guarda-redes paraguaio. Cedo se percebeu quem iria ser o vencedor do jogo, desde logo, com Nery Castillo mais uma vez em grande, se pôde constatar que o Paraguai iria passar por um mau bocado durante os 90 minutos.
Oscar Cardozo primeiro de cabeça e depois num grande remate de pé esquerdo ainda podia ter feito o golo do empate. Não o conseguiu e minutos depois, com o segundo golo mexicano, o jogo assumiu um sentido unico. O paraguai limitou-se a ver jogar enquanto que o México, sempre sob a batuta de Nery Castillo, geriu o jogo a seu bel-prazer.
Ao intervalo, o placar registava uma vantagem de 3-0 para o México, resultado perfeitamente condizente com aquilo que havia sido o primeiro tempo.

Na etapa complementar, o jogo foi ligeiramente mais equilibrado. O México bem cedo perdeu Nery Castillo por lesão e, consequentemente ou não, o que é certo é que a equipa liderada por Hugo Sanchez preferiu dar mais a iniciativa do jogo ao Paraguai de forma a descansar um pouco os seus jogadores. Por sua vez o Paraguai, certamente com o orgulho ferido, foi para a frente e por duas ou três vezes poderia ter marcado o seu golo de honra. Ora, naturalmente que o México é uma selecção muito experiente e obviamente aproveitou os espaços deixados atrás pelos paraguaios. Assim sendo, o México aproveitou para marcar por mais três vezes e colocar o resultado em incríveis 6-0.
Ainda que totalmente justa a vitória mexicana, parece-me que o resultado é demasiado duro para uma equipa que foi muito penalizada com a expulsão madrugadora do seu guarda-redes.
Ponto final no percurso do Paraguai que implicará o regresso mais cedo do Tacuara ao Benfica.

ARGENTINA VULGAR NO PRIMEIRO TEMPO E DEMOLIDORA NO SEGUNDO...

Quem viu este jogo entre Argentina e Peru na totalidade, pôde certamente ver a pior e melhor Argentina desta copa América. Na primeira parte tivemos um paupérrimo jogo de futebol muito por culpa dos pupilos de Basile que praticamente não estiveram em campo. É certo que nunca se sentiram ameaçados pelo Perú mas, em termos ofensivos, muito honestamente, não me recordo de uma clamorosa situação de golo por parte da selecção celeste. Diria mesmo que exceptuando duas arrancadas de Lionel Messi, o futebol argentino roçou a mediocridade.
Ao intervalo, sem estranheza alguma, o marcador registava uma igualdade a zero.

Para o segundo tempo, Basile lançou de imediato Carlos Tevez no lugar de Diego Milito. Com ou sem influência, a verdade é que a Argentina mudou radicalmente a sua atitude e maneira de estar em campo. Para isso muito contribuiu o golo madrugador de Juan Roman Riquelme, numa boa jogada de entendimento com Tevez, culminada com um remate forte e de pé esquerdo.

A partir do golo, a Argentina, mais confiante e mais à vontade em campo, partiu para uma exibição de grande nível. Setenta por cento de posse de bola e mais de uma dezena de remates à baliza explicam em parte a classe dos argentinos no segundo tempo. Se quisermos ser mais precisos, o Perú, que na primeira parte havia contabilizado zero remates à baliza, conseguiu fazer o mesmo na segunda. Estamos, portanto, conversados em relação àquilo que uma e outra equipa fizeram.

Com Riquelme, Tevez e Messi a entenderem-se às mil maravilhas, foi sem surpresa que o resultado foi ganhando contornos de goleada. Riquelme marcou o primeiro e, poucos minutos depois, deu de bandeja o golo a Messi. Com tamanha superioridade, Mascherano juntou-se também à festa e fez o terceiro dos argentinos, marcando pela segunda vez consecutiva.
Já perto do final do jogo, foi a vez de Tevez fazer de "10" e assistir Riquelme para o seu segundo golo na partida.
Tudo fácil, a Argentina já está nas meias-finais onde vai ter seguramente um teste mais difícil. Pela frente terá o moralizado México.

EIS OS JOGOS DAS MEIAS-FINAIS:

Brasil - Uruguai

México - Argentina



domingo, julho 08, 2007

APRESENTAÇÃO OFICIAL DO NOVO REFORÇO LEIRIENSE!






Estava já contratado, já tinha sido anunciado o seu nome do dia da apresentação do novo plantel, mas só hoje foi oficialmente apresentado o novo reforço da União de Leiria para a próxima temporada.
Trata-se de Ozéia, defesa-central brasileiro de 25 anos, que chega por empréstimo do Coritiba, depois de ter estado emprestado ao Santo André, também do Brasil. Com um porte atlético de respeito (1,9o m e 84 kg), Ozéia afirma que é um central forte na marcação, com bom jogo aéreo, mas que também gosta de saír a jogar, de cabeça bem levantada.
Estará assim completo o reforço do centro da defesa, onde estão agora quatro elementos: Éder Gaúcho, Ozéia, Renato e Hugo Costa.



ESTÁGIO: DIA 2


Entretanto o estágio continua a decorrer com toda a normalidade, com treinos bi-diários, e este domingo não fugiu à regra, tendo o plantel puxado pelo físico da parte da manhã (10h), beneficiando depois de mais bola na sessão vespertina (17h).
Paulo Duarte já chegou ao local de estágio, tendo mesmo já orientado o treino da tarde, depois de ter estado na Eslovénia a assistir ao Maribor - Hadjuk Kula (2-0), jogo referente à primeira mão da segunda eliminatória da Taça Intertoto, e de onde sairá o adversário que os leirienses terão de encontrar para tentar assegurar uma vaga na última pré-eliminatória de acesso à Taça Uefa.

sábado, julho 07, 2007

UNIÃO DE LEIRIA EM ESTÁGIO




COM A MANUTENÇÃO DE PEDRAS BASILARES E COM A CHEGADA DE MAIS-VALIAS, A EUROPA PODERÁ NÃO SER UMA UTOPIA. PAULO DUARTE É O TIMONEIRO DE UM LEIRIA REFORÇADO!







Tendo em vista a época 2007/2008 que se avizinha, a União Desportiva de Leiria está já em estágio, na Quinta do Pinheiro. Com muitas caras novas no plantel, e mais soluções (pelo menos à primeira vista) para cada lugar, Paulo Duarte terá assim mais hipóteses de formar um grupo coeso, homogéneo, e que lhe dê garantias de sucesso na temporada que agora começa.
É certo que a Administração da SAD definiu, apenas e só, a manutenção como principal objectivo, mas depois das belíssimas campanhas feitas em anos anteriores, não é de descurar a possibilidade da equipa lutar por lugares mais cimeiros na tabela classificativa, inclusivé, uma possível conquista de um lugar europeu.
Contando com 14 caras novas no plantel, a turma leiriense vai ainda disputar a Taça Intertoto, tendo por isso a possibilidade de ganhar uma vaga de acesso à Taça UEFA desta temporada.
A primeira mão desta eliminatória está agendada para o próximo dia 21 de Julho, e ao que tudo indica será disputada na Eslovénia, diante do Maribor.

Eis o plantel leiriense para a nova temporada:

GUARDA-REDES: Fernando; Alemão e Rafael Fava (ex-Juventus de São Paulo, Brasil).

DEFESAS-DIREITOS: Éder, Marco Airosa (regresso após empréstimo) e Nélson (regresso após empréstimo).

DEFESAS-ESQUERDOS: Laranjeiro, Alhandra e Filipe Machado (ex-Pontevedra, Espanha).

DEFESAS-CENTRAIS: Renato, Hugo Costa, Éder Gaúcho (ex-Sertãozinho, Brasil) e Ozéia (ex-Coritiba, Brasil).

MÉDIOS DEFENSIVOS: Faria, Tiago (ex-Boavista) e Marco Soares.

MÉDIOS OFENSIVOS: Cadú da Silva, Toñito (ex-Tenerife, Espanha) e Denílson (livre).

EXTREMOS DIREITOS: Maciel (ex-Sp.Braga, por empréstimo do FC Porto) e Lee (ex-Daejon, Coreia do Sul).

EXTREMOS ESQUERDOS: Sougou e N'Gal.

PONTAS DE LANÇA: João Paulo (ex-Paços de Ferreira), Jessuí (ex-Serrano, Brasil), Paulo César e Baidek (ex-Torreense).

O estágio decorrerá na Quinta do Pinheiro entre os dias 7 e 14 de Julho, e terá acompanhamento diário aqui no blog.

sexta-feira, julho 06, 2007

Copa América: Argentina venceu e alcançou a liderança do grupo

UMA 2ª LINHA DE LUXO!



A Argentina venceu esta madrugada o Paraguai por uma bola a zero e garantiu o primeiro lugar do grupo C. Nos quartos-de-final, a Argentina vai jogar contra o Peru enquanto que o Paraguai terá num plano teórico a vida mais difícil já que terá de defrontar o México, selecção que tem praticado excelente futebol neste torneio.

Para este jogo, Basile optou por deixar de fora jogadores como Ayala, Riquelme, Messi, Heinze ou Véron e preferiu dar uma oportunidade a Aimar, Tevez, Lucho González, Gago ou Burdisso. Realmente, é um verdadeiro luxo ter um plantel com tantas soluções.
Ora, a selecção argentina jogou a um ritmo lento mas demonstrou uma qualidade técnica brutal e uma gestão da posse de bola notável. Dá gosto ver estes argentinos trocar a bola. Depois, de um momento para o outro, há jogadores que arrancam em drible e velocidade e pura e simplesmente desequilibram. Na primeira parte vimos Aimar e Tevez com grandes jogadas individuais; no segundo tempo, tivemos os mesmos protagonistas mas com a ajuda de Lionel Messi que entrou e rapidamente mostrou a sua qualidade.
Com tantos malabaristas em campo, é curioso que o único golo argentino apareceu dos pés do jogador menos dotado tecnicamente. Mascherano, saíu do banco e, à entrada da área, disparou de forma pouco ortodoxa mas a bola só parou no fundo das redes do guarda-redes paraguaio. Golo da Argentina e, por consequência, encontrado o vencedor do jogo. O Paraguai, também com muitas novidades (Cardozo nem saíu do banco de suplentes), apesar de ter obrigado o keeper argentino a duas defesas complicadas, raramente incomodou a defensiva celeste, dando a entender que o empate era um excelente resultado.

A Argentina acabou mesmo por vencer e, ao contrário do Brasil, convencer. Não é uma equipa que jogue a um ritmo avassalador, não é uma selecção que pressione muito alto, mas é um conjunto com uma qualidade táctica fabulosa e tem jogadores que partem o jogo a qualquer instante. São, na minha opinião, os grandes favoritos para ganharem a copa.

No outro jogo do grupo, a Colômbia venceu os Estados Unidos pela margem mínima e evitou o último lugar.

ADEUS RATO



Miccoli no Palermo por 4,3 milhões de euros



Incompreensível como é que o Benfica não conseguiu superar a proposta apresentada pelo Palermo. Foi o próprio empresário de Miccoli que o confirmou. E assim se perde um jogador de grande qualidade que tinha ainda a enorme vantagem de já conhecer o futebol português e Lisboa. Aguardam-se noticias em relação ao novo avançado encarnado sendo que por mim poderia vir um destes:

- Carlos Tenório (avançado do Equador) - muito forte fisicamente, veloz e nada tosco na hora de finalizar. Joga actualmente nas Arábias e deverá ser um jogador acessível para os cofres encarnados.

- Cissé (avançado do Marselha) - internacional francês. Rápido, forte fisicamente e matador. Naturalmente que seria um excelente reforço.

- Ricardo Oliveira (avançado do Milan) - estou convencido que com um pouco de astúcia, o Benfica até conseguiria negociar com o AC Milan um possível empréstimo deste bom avançado brasileiro.

- Paolo Guerrero (avançado do Bayern Munique) - tenho gostado muito deste avançado na Copa América. Sem espaço no galáctico Bayern, quem sabe não poderia ser uma boa solução para o ataque da Luz.

Aguardam-se novidades...

quinta-feira, julho 05, 2007

COPA AMÉRICA: Tudo definido no grupo B



OUTRA VEZ ROBINHO

BRASIL 1-0 EQUADOR
(Robinho g.p)



O Brasil continua sem convencer nesta Copa América, ainda que tenha realizado, a meu ver, a exibição mais conseguida dos três jogos.
Para este encontro, Carlos Dunga optou por um onze algo diferente daquele que alinhou frente ao Chile. Na lateral direita apareceu Daniel Alves no lugar do lesionado Maicon; como organizador de jogo, não houve Diego, muito menos tivemos Anderson e, para surpresa de muitos, apareceu Julio Baptista a desempenhar essa função - Dunga conhece os seus jogadores melhor do que qualquer um e lá terá tido os seus motivos para optar pela "besta" - mas a grande surpresa na equipa de Dunga foi a entrada do médio defensivo do São Paulo Josué para o lugar de Elano. Ora, tal alteração significou uma mudança significativa na maneira de jogar do Brasil. A ideia de Dunga foi alinhar com 3 pivots defensivos, sendo que dois deles tinham a missão de fechar as constantes subidas de Gilberto à esquerda e Dani Alves à direita. Percebo a ideia do treinador brasileiro mas, muito honestamente, não a compreendo. É muita gente com cariz defensivo e é algo que não estamos habituados a ver numa selecção brasileira.
Na frente de ataque, tivemos o "vagabundo" Robinho nas costas de Wagner Love. Ora, foi daqui que resultaram as principais ocasiões de golo do escrete. Robinho, mais uma vez, foi o melhor em campo e foi dos seus pés que sairam praticamente todas as jogadas de perigo do Brasil. Curiosamente, Wagner Love, avançado pelo qual não nutro grande admiração, fez o seu melhor jogo nesta Copa América e foi uma importante muleta para as bicicletas e arrancadas do jovem jogador do Real Madrid.

Quanto ao jogo propriamente dito, creio que não há muito a dizer. O Brasil, sem fazer uma grande exibição, controlou bem o jogo e venceu porque efectivamente tem um super jogador em grande forma chamado Robinho. A pérola do Real Madrid espalhou magia e foi ele que arrancou o penalty que mais tarde viria a converter. É impressionante como o Brasil, com tanta qualidade no seu plantel, está tão dependente de Robinho. Diria até que se não tivessemos Robinho nesta Copa, dificilmente o Brasil teria passado esta primeira fase.

Uma palavra também para o Equador. Apesar de ter feito um jogo abaixo dos dois primeiros, mais uma vez a espaços mostrou que tem uma selecção interessante. Apesar de terem terminado sem pontos, nos três jogos mostraram qualidade e bons movimentos ao nível atacante. Me parece que é ao nível defensivo que está a grande fragilidade desta selecção, isto apesar de achar que o meio-campo defensivo está muito bem entregue a Castillo e Valencia.

CHILE E MÉXICO ANULARAM-SE MUTUAMENTE...

Antes do Brasil entrar em cena, tivemos um enfadonho México vs Chile, jogo que terminou com um nulo no placar. Ambos os treinadores optaram por deixar de fora algumas das suas principais estrelas. No México não tivemos Oswaldo Sanchez, Rafa Marquez ou Nery Castillo; no Chile, assistimos à estreia de Rodrigo Tello na prova mas não tivemos Mark Gonzalez (entrou na 2ª parte) ou o número 10 Valdivia.

Assim, temos já tudo definido no Grupo A e no Grupo B:

GRUPO A

VENEZUELA 5 PONTOS (apurada)
PERU 4 (apurado)
URUGUAI 4 (apurado)
4º BOLÍVIA 2

GRUPO B

MÉXICO 7
BRASIL 6
CHILE 4
4º EQUADOR 0

GRUPO C (amanhã:)

E.U.A - Colômbia

Argentina - Paraguai


Já são conhecidos alguns dos jogos dos quartos-de-final da competição. Venezuela e Uruguai vão ser os primeiros a entrar em cena já neste fim-de-semana. Assim, eis os jogos:

Venezuela - Uruguai

Brasil - Chile


México - 2º do GRUPO C (Paraguai ou Argentina)

Perú - 1º do GRUPO C (Paraguai ou Argentina)

quarta-feira, julho 04, 2007

Mundial Sub-20: De possível goleada ao sofrimento...



BRASIL 3-2 COREIA

SOUBE A PATO!



Não há dúvida que a Internet foi uma descoberta fantástica. Neste momento não tenho Sportv em casa mas tenho uma coisa bem melhor: falo-vos do meu computador que me permite ver dois jogos directo, em simultâneo e com uma qualidade de imagem ao nível daquelas que presenciamos diariamente na televisão. Assim sendo, posso ver os jogos da Copa América e ao mesmo tempo acompanhar o Mundial Sub-20.
Nesta madrugada, acompanhei os jogos Brasil - Coreia do Sul, Argentina - Panamá e ainda tive tempo para ver 15 minutos do Perú vs Bolívia (2-2) e 45 minutos do Venezuela - Uruguai (0-0). Tudo isto através de uma coisa chamada computador. Que maravilha!

Relativamente ao encontro entre Coreia e Brasil, tenho a dizer que gostei de ver a selecção brasileira, pelo menos até ao minuto 75. Ao contrário do que vi no primeiro jogo frente à Polónia, desta vez tivemos uma equipa brasileira mais organizada em termos defensivos e muito menos individualista nas transições ofensivas. Uma palavra também para a Coreia do Sul que mostrou ter uma equipa interessante e com jogadores muito rápidos a executar. Falta, na minha opinião, alguma consistência defensiva.

O PATRÃO DAVID LUIZ... DESCONFIANÇA DE LEANDRO LIMA

Analisando as prestações de David Luiz e Leandro Lima, jogadores que vamos ver na próxima Superliga ao serviço de Benfica e Porto, respectivamente, duas análises bem distintas. David Luiz, jogador bem mais conhecido para nós, mostrou, mais uma vez, toda a sua qualidade. Sem qualquer tipo de clubismos ou coisa que o valha, na minha opinião, David Luiz foi, a par de Alexandre Pato, o melhor jogador do Brasil nesta partida. O jovem central brasileiro esteve impecável. Jogou feio quando foi preciso, saíu a jogar quando achou que era possível, entendeu-se às mil maravilhas com o central Luizão (Cruzeiro) e, tal como é habitual, não me recordo que tivesse feito alguma falta. De negativo, tenho a dizer que se o árbitro fosse rigoroso, David Luiz podia mesmo ter sido expulso já que ao tentar proteger um lance, levantou em demasia o cotovelo e agrediu um coreano. Resta saber se foi ou não de forma propositada. O árbitro entendeu que não, eu entendi que talvez houvesse motivo para expulsar o central encarnado.
Já Leandro Lima, número 20 da selecção canarinha e contratado recentemente pelo Porto, confesso que nos dois jogos que vi do Brasil, pouco ou nada mostrou. Tem efectivamente bom toque de bola mas me parece que ainda não tem capacidade física e táctica para integrar um plantel da qualidade do FC Porto. Correndo o risco de engolir alguns sapos com esta análise tão precoce, creio que Leandro Lima vai ser bastante penalizado pelo facto de não ter uma meia distância forte, pelo facto de não ter constituição física para ganhar bolas de cabeça (tem apenas 1,69 m) e também por ser um jogador que prefere colar-se aos avançados em vez de vir atrás buscar jogo e organizar o ataque da sua equipa. Como digo, esta análise é fundamentada em apenas duas partidas e, como tal, vale o que vale.

ALEXANDRE PATO DECISIVO...

Em relação ao onze apresentado por Nelson Rodrigues, seleccionador brasileiro, tivemos algumas novidades em relação à equipa que iniciou o Mundial. O esquema manteve-se (4-1-2-1-2) mas os laterais foram diferentes. Eduardo Ratinho, lateral direito que chegou a ser dado como reforço do Benfica, foi, desta feita, suplente em detrimento de Amaral, jogador que até marcou um golo. No lado esquerdo, Marcelo, jogador do Real Madrid, foi também titular, enquanto que no eixo da defesa, Luizão e André Luiz mostraram porque são donos desses lugares.
No meio-campo, Roberto, jovem jogador do Atlético Parananese voltou a ser o médio mais defensivo da selecção enquanto que Ji Paraná e Renato Augusto funcionaram como médios de ligação ao ataque. Leandro Lima foi o vértice do losângo do meio-campo e tinha como missão servir a dupla de atacantes Jô e Alexandre Pato.

André Luiz esteve impecável, Ji Paraná mostrou qualidade no meio-campo brasileiro mas foi Alexandre Pato que efectivamente desequilibrou nesta partida. O atacante do Internacional foi a grande figura do jogo ao apontar dois dos três golos com que o Brasil venceu a Coreia. Qualidade técnica, mobilidade e rapidez de execução foram as armas com que Pato atrofiou os defesas coreanos. Para ser sincero, ainda não estou a ver Pato com capacidade física para jogar num colosso europeu. Não nos podemos esquecer que este miudo só tem 18 anos e, portanto, tem uma grande margem de progressão pela frente. Parece-me inegável que Alexandre Pato vai ter um grande futuro pela frente. Agora, estou em crer que ainda é cedo para se falar de um grande craque do futebol mundial.

Em sintese, vitória justa da selecção brasileira, apesar do sofrimento na parte final da partida. Uma palavra para os coreanos que mostraram alguns argumentos ofensivos e demonstraram que os jogos só acabam quando o árbitro assim o determina.
Excelente jogo de futebol, ganhou o adepto e amante da modalidade.


Mundial Sub-20: Argentina mostrou porque é o campeão da categoria!



ARGENTINA 6-0 PANAMÁ

BARRIGADA DE GOLOS COM SHOW DE AGUERO!



A Argentina venceu tranquilamente a fraca selecção do Panamá e assumiu a liderança do grupo E com 4 pontos, fruto da vitória de hoje e do empate a zero conseguido na estreia ante a Rep. Checa. Kun Aguero, avançado do Atlético de Madrid, foi a grande figura do jogo. O número 10 marcou dois golos e esteve na maior parte das jogadas de ataque da selecção argentina. Maxi Moralez (extremo) com dois golos, Mauro Zarate (avançado) e Di Maria (avançado que entrou para o lugar de Zarate) foram os outros marcadores de serviço.

UM OLHAR PELOS ARGENTINOS:

No primeiro jogo, o técnico Hugo Tocalli alinhou num sistema de 4-4-2. Desta feita, Tocalli optou por um 3-5-2 e, nesse contexto, o lateral direito Gabriel Mercado foi sacrificado e relegado para o banco de suplentes.

GR: Sergio Romero (Racing Clube)- Republica Checa e Panamá atacaram pouco. Como tal, não deu para ter uma avaliação precisa do seu valor.

3 centrais: Fazio (Sevilha), Matias Cahais (Boca Juniors), Insua (Liverpool) - Apesar de poucas vezes chamados a intervir, quando o fizeram mostraram serenidade na forma como encaram os lances. Parece-me que o sector defensivo da Argentina está bem guardado.

Alas: Matias Sanchez (Racing) e Maxi Moralez (Racing) - Dois jogadores rápidos e com bom toque de bola. Maxi Moralez é um jogador mais ofensivo e joga preferencialmente do lado esquerdo. É uma autêntica formiguinha (1,60 m) mas tem uma grande qualidade técnica.
Já Matias Sanchez, é um jogador que faz bem o corredor mas tem maior aptência para defender. Quando Sanchez está mais desgastado, este funciona como lateral direito e Insua encosta na esquerda actuando como lateral.

Médios Defensivos: Ever Banega (Boca Juniors) e Claudio Yacob (Racing) - Tal como a selecção principal, os sub-20 também actuam com dois pivots defensivos. Dos dois, destaco Ever Banega, um jogador que me deixou maravilhado. Recupera inumeras bolas, gosta de pressionar muito alto e tem uma extraordinária qualidade de passe. Vai ser seguramente mais um valor seguro do futebol argentino.

Médio Ofensivo: Damián Escudero (Velez) - Lesionou-se bem cedo na partida e, como tal, não deu para ver a sua qualidade. Para o seu lugar entrou Pablo Piatti (Estudiantes) e, tal como no primeiro jogo que também entrou como suplente, mostrou uma visão de jogo muito interessante. Joga com o pé esquerdo e faz lembrar Cambiasso. Um jogador a rever com mais atenção.

Ataque: Três jogadores a destacar. Tal como no primeiro jogo, a dupla escolhida foi Sergio Aguero (Atl. Madrid) e Mauro Zarate (Velez). Esta dupla entende-se muito bem, se bem que são dois jogadores muito semelhantes na forma de jogar. Ambos gostam de jogar relativamente longe da área e fazem da qualidade técnica a sua principal arma. Jogo aéreo com estes dois avançados é mentira. Têm como ponto forte o facto de jogarem muito bem de costas para a baliza.
O terceiro atacante que jogou já na segunda parte foi Di Maria, avançado do Rosário Central. Esteve sensivelmente 30 minutos em campo e mostrou rapidamente a sua categoria. Joga com o pé esquerdo mas foi de pé direito que assistiu Kun Aguero para um dos golos. Para apimentar a sua exibição, fez o 6º golo da sua selecção, num golo de grande categoria.

Agradou-me ver Portugal na estreia frente à Nova Zelândia, a espaços vi um Brasil mais próximo do seu real valor mas, na minha opinião, a Argentina é a grande favorita para conquistar o torneio. Não é por acaso que estamos perante o campeão em título.

terça-feira, julho 03, 2007

Copa América: Sem surpresas no Grupo C



ARGENTINA E PARAGUAI VENCEM E SEGUEM EM FRENTE!

ARGENTINA 4-2 COLOMBIA

- Riquelme, com dois golos, foi a grande figura de uma Argentina a meio gás

PARAGUAI 3-1 ESTADOS UNIDOS

Oscar Cardozo assistiu e marcou na vitória do Paraguai frente aos Estados Unidos

Argentina e Paraguai venceram os seus compromissos relativos à segunda jornada da Copa. A selecção de Oscar Cardozo foi a primeira a entrar em campo. Relativamente ao jogo, apetece-me dizer que foi esquisito. O Paraguai apresenta um futebol pouco harmonioso e até nada atraente mas profundamente eficaz. Baseando-se num forte sistema defensivo, a equipa transita para o ataque através do uso, diria, excessivamente directo e onde o benfiquista Oscar Cardozo é a principal referência.

Numa breve análise ao reforço do Benfica, confesso que gostei de alguns pormenores do Tacuara, nomeadamente o seu forte jogo aéreo, a simplicidade com que joga de costas para a baliza em que sabe dominar e depois entregar a bola aos colegas que aparecem de trás e também o sentido de baliza já que não pede licença para rematar. Fez um golo e uma assistência o que, a meu ver, é suficiente para sair deste jogo com nota positiva.

Ainda em relação a Cardozo, tenho a dizer que parece-me que o sistema de jogo com que o Paraguai alinha não é de todo o mais favorável para as características do Tacuara. Santa Cruz, por exemplo, beneficia muito mais deste estilo de jogar em que Cardozo ganha bolas de cabeça e abre espaços para, vindo de trás, Santa Cruz embalar para o golo. Estou curioso em saber como Cardozo vai encaixar no Benfica, sabendo que o sistema de jogo actual é de 4-4-2 losângo. A exploração das alas só é feita através de Simão ou dos laterais o que significa que o futebol pelo chão é mais usual do que propriamente o aéreo. Talvez num sistema com Simão e Coentrão (bela exibição nos sub-20!) nas faixas laterais fosse o ideal para um jogador como o paraguaio.

Quanto ao jogo, à imagem do que foi o Argentina - Colombia, apesar de ter havido golos, algo que tem sido apanágio na presente Copa América, o jogo foi morno e, salvo uma ou outra jogada mais vistosa, a partida não teve grandes motivos de interesse.
O Paraguai acabou por vencer porque defendeu melhor e soube aproveitar as poucas ocasiões de golo que teve. Já os Estados Unidos, até me pareceram mais rápidos nas trânsições mas revelaram-se demasiado ingénuos na finalização.

ARGENTINA PASSEOU FRENTE À COLOMBIA...

O segundo jogo do dia trouxe-nos um Argentina - Colombia. Sinceramente, esperava mais da selecção celeste, isto apesar de ter dominado completamente o encontro. É certo que entrou praticamente a perder, também é verdade que a Colombia quando reduziu o placar para 3-2 chegou a assustar mas, para ser honesto, a Argentina nunca sentiu a vitória em perigo. Diria que quando foi preciso carregar no acelerador, a selecção treinada por Basile fê-lo. Se fosse preciso marcar mais golos, estou plenamente convencido que Messi e companhia tratavam do assunto.

Começando pelo sistema de jogo apresentado pela Argentina, fico com a sensação que não é o mais apropriado, isto se olharmos para o plantel que está presente na Copa. Deixar, por exemplo, Carlos Tevez no banco parece-me um crime, isto se tivermos em linha de conta que Basile aposta no quase veterano Juan Veron. Não há dúvida que Veron é um jogador que trata a bola com requinte mas, no meu entender, já não é jogador para ser titular da selecção argentina, sabendo que jogadores como Pablo Aimar ou Lucho Gonzalez ficam no banco para o ver desempenhar exactamente os mesmos papeis.
No meu ponto de vista, fico com a sensação que a Argentina ganharia muito mais se utilizasse um sistema de 4-3-3, com Mascherano e Cambiasso a funcionarem como médios mais defensivos; Juan Riquelme actuaria na posição "10"; Messi e Tevez jogavam nas alas, sendo que com liberdade para andar por terrenos mais interiores; Crespo seria o homem-golo, sendo que, com mais gente no ataque e, claro está, a explorar as alas, o seu futebol poderia ser ainda mais perigoso.

Quanto ao jogo, a Colômbia entrou praticamente a ganhar mas nada que assustasse os argentinos. Hernan Crespo, na transformação de uma grande penalidade muito duvidosa, fez o empate poucos minutos depois. Crespo saíu mesmo lesionado depois de bater o castigo máximo, entrando para o seu lugar o muito cobiçado Diego Milito.
Apadrinhando o Campeonato do Mundo de Vela, foi num ritmo de passeio que a Argentina chegou rapidamente à posição de vencedor. Riquelme, o melhor da sua selecção a par de Lionel Messi, fez de cabeça e de livre directo o segundo e terceiro golos da Argentina, resultado com que chegámos ao intervalo.

Na etapa complementar, o ritmo do jogo não se alterou. A Argentina, quase a passo, trocava a bola como queria e só Messi, com a sua velocidade e criatividade, mexia realmente com o jogo.
A forma mole com que a Argentina actuou no segundo tempo foi bem castigada com um segundo golo colombiano que naturalmente obrigou os argentinos a correr mais. Diego Milito ameaçou primeiro e marcou depois o 4-2, resultado com que chegámos ao final da partida.

A Argentina marcou 8 golos em dois jogos, a Colômbia sofreu 9 em tantas partidas. É caso para dizer que está tudo dito em relação à diferença de potencial destas duas selecções.

segunda-feira, julho 02, 2007

GRUPO B: México vence e segue na Copa



OUTRA VEZ NERY CASTILLO!

MÉXICO 2-1 EQUADOR



O México venceu a selecção do Equador por duas bolas a uma e garantiu a passagem à próxima fase da Copa América. Nery Castillo voltou a ser a grande figura do lado Mexicano. O jovem jogador do Olympiakos fez o primeiro golo do jogo e foi sempre a principal dor de cabeça para os defesas equatorianos. Com um pé esquerdo notável e uma técnica muito acima da média, Castillo, com um estilo e com características muito semelhantes a Lionel Messi, é, sem dúvida, a grande revelação da Copa América.

Em relação ao jogo, o México acabou por ser mais feliz que o seu opositor. A partida foi quase sempre marcada pelo equilibrio. O México acabou por inaugurar o marcador num lance feliz e chegou ao intervalo na frente. Na etapa complementar, o Equador assumiu as despesas do jogo, criou alguns lances de perigo mas foi o México a marcar pelo bem conhecido Omar Bravo.
O Equador ainda viria a encurtar distâncias através de um remate de longe de Mendez mas o triunfo mexicano acabou mesmo por verificar-se.
Uma palavra de apreço por esta selecção do Equador que pratica bom futebol, mostra principios de jogo muito bem definidos mas peca pela sua fragilidade a nível defensivo. Vida muito complicada para o Equador que terá de ganhar na última jornada ao Brasil e ainda esperar que o México triunfe ante o Chile.

MELHOR DO MÉXICO: Nery Castillo

MELHOR DO EQUADOR: C. Benitez

GRUPO B: Brasil vence mas não convence



TANTO ROBINHO PARA TÃO POUCO BRASIL!

BRASIL 3-0 CHILE



Fraca, muito fraca a exibição do Brasil frente ao Chile, isto apesar do resultado dar a entender que a selecção canarinha jogou muito futebol e venceu facilmente o seu adversário. Pois bem, não foi nada disso que se passou. O Brasil demonstrou mais uma vez ser um conjunto de artistas que trata muito bem a bola mas que não joga com espírito colectivo. Ontem, frente a um Chile que mais uma vez mostrou duas faces (outra vez melhor a da segunda parte), a selecção brasileira conseguiu o triunfo graças à inspiração de Robinho que termina a época em grande forma. Já na jornada inaugural havia sido (de longe!) a melhor unidade da equipa e, ontem, voltou a mostrar toda a sua capacidade técnica ao marcar os três golos com que o Brasil venceu o Chile.

No Brasil, tivemos Anderson de ínicio no lugar de Diego que foi castigado por Dunga pelo facto de ter feito uma primeira parte miserável diante do México, o que, de resto, lhe valeu a substituição ao intervalo. O problema foi que o jovem prodígio recentemente contratado pelo Man Utd não justificou a titularidade acabando por também ele ser substítuido no final dos primeiros 45 minutos.
Já o Chile, apresentou-se de maneira muito defensiva o que lhe valeu uma total ausência de oportunidades no primeiro tempo. Humberto Suazo, mais uma vez em grande nível, foi, na primeira parte, uma unidade muito sozinha no ataque chileno, isto apesar de mostrar sempre uma enorme vontade em mostrar serviço.

Se disser que o primeiro tempo se resume a uma grande penalidade cometida sobre Vagner Love que deu aso ao primeiro golo do jogo, não andarei muito longe daquilo que se passou nos 45 minutos iniciais.

No segundo tempo, o Chile mudou a estratégia, fez entrar mais um avançado e passou a jogar num 3-5-2. O Brasil, se já estava mal no primeiro período, no segundo tempo exibiu-se ainda de forma mais cinzenta, isto pelo menos até ao segundo golo já na fase final da partida.
Sempre com Suazo em destaque, o Chile criou uma ou outra ocasião de perigo e até justificou o empate a dada altura. Já o Brasil, completamente encostado às cordas, defendia o triunfo como podia e entregava o seu ataque unica e exclusivamente a um jogador: Robinho, pois claro. Vagner Love estava perdido no campo, Julio Baptista, que entrara ao intervalo, nem se via e Elano era uma autêntica nulidade.
O problema é que quem tem jogadores com este talento arrisca-se a marcar a qualquer momento. Ora, Robinho, em duas jogadas fabulosas, fez a diferença e colocou o marcador em impensáveis 3-0. É caso para dizer que o guarda-redes Bravo deu nome à exibição do avançado do Real Madrid.

Com este triunfo, o Brasil coloca-se na 2ª posição do grupo a par do Chile com 3 pontos.

MELHOR DO BRASIL: Robinho

MELHOR DO CHILE: Humberto Suazo

domingo, julho 01, 2007

COPA AMÉRICA: Argentina e Paraguai entram em grande!



GRUPO C:

ARGENTINA 4-1 ESTADOS UNIDOS

PARAGUAI 5-0 COLOMBIA



Devido a um contratempo, não nos foi possível visionar a primeira jornada do Grupo C nem a segunda jornada do Grupo A. Fica assim adiada no blog a estreia oficial de Oscar Cardozo e também da super favorita Argentina. É nosso intuito apresentar todos os pormenores dos jogos da segunda jornada, com particular interesse na exibição do benfiquista Cardozo.


Realizou-se na madrugada de Sábado a 2ª jornada do Grupo A. Aqui ficam os resultados e a respectiva classificação:

Uruguai 1-0 Bolivia

Venezuela 2-0 Perú


CLASSIFICAÇÃO:

1º Venezuela 4 PONTOS
2º Perú 3
3º Uruguai 3
4º Bolívia 1