quinta-feira, agosto 30, 2007

CHAMPIONS: O DAY AFTER!

E AGORA??



POTE 1

Milan (Ita)
Barcelona (Esp)
Liverpool (Ing)
Inter (Ita)
Arsenal (Ing)
Real Madrid (Esp)
Chelsea (Ing)
Man. United (Ing)

POTE 2

Valência (Esp)
Lyon (Fra)
F.C. PORTO (Por)
Sevilha (Esp)/AEK (Gre)
PSV Eindhoven (Hol)
Roma (Ita)
BENFICA (Por)
Werder Bremen (Ale)

POTE 3

Celtic (Esc)
Schalke 04 (Ale)
Estugarda (Ale)
Steaua (Roménia)
CSKA Moscovo (Rus)
SPORTING (Por)
Lazio (Ita)
Marselha (Fra)

POTE 4

Glasgow Rangers (Esc)
Shakhtar Donetsk (Ucr)
Besiktas (Tur)
Olympiakos (Gre)
Dínamo Kiev (Ucr)
Fenerbahçe (Tur)
Slavia Praga (Che)
Rosenborg (Nor)

LIGA DOS CAMPEÕES




JOGO: COPENHAGA 0-1 BENFICA

FORAM BRAVOS!



Que atitude, que garra, que crer... que vitória! Provavelmente o Benfica não mereceu ganhar mas seguramente provou estar no lugar onde estão efectivamente os campeões. Pelo terceiro ano consecutivo, a Liga dos Campeões tem carimbo encarnado. Camacho e companhia estão de parabéns. Todos, repito, todos sem excepção dignificaram ao máximo a camisola que vestiram e deram tudo em nome de uma causa: a passagem à fase de grupos. Naturalmente que esta pequena vitória não é motivo para grandes manifestações mas... nos tempos que correm e, depois de tantas coisas negativas que assolaram o clube encarnado, é muito bom voltar a ver o grupo alegre e com a sensação de dever cumprido.
Como diz Camacho, há muito trabalho a fazer. Esta vitória não é motivo para grandes euforias. Em termos de atitude e de vontade, é este o Benfica que se pretende, mas faltam muitos pormenores sob ponto de vista técnico-táctico. A chegada de reforços, a adaptação de jogadores importantes, a adaptação dos atletas às ideias de Camacho, a própria adaptação do técnico ao plantel que tem, tudo isto necessita de uma palavra muito importante no futebol: tempo. Ainda assim, o importante, nesta altura, é correr mais que o adversário, deixar tudo em campo e tentar ganhar jogos. E isso foi claramente conseguido.

Numa breve análise ao jogo, há quatro palavras que me vêm à memória e que acentam que nem uma luva naquilo que foi a partida: determinação, trabalho, experiência e felicidade. Ora, o Benfica teve isto tudo. Foi uma equipa determinada ao longo dos 90 minutos, trabalhou muito e correu que se fartou; a experiência de jogadores como Quim, Katsouranis, Petit, Rui Costa e até Nuno Gomes foi evidente neste encontro; claro que, a juntar a tudo isto, houve um factor muito importante e que desta vez acompanhou os encarnados. A sorte foi portuguesa. Mas, como sempre ouvi dizer, a sorte proteje os campeões. E, caros leitores, neste encontro, o Benfica mereceu efectivamente ser feliz. A equipa dinamarquesa também lutou muito, através do seu futebol directo procurou criar problemas ao Benfica mas, no meu entender, seria uma tremenda injustiça se este mediano Copenhaga eliminasse o melhor Benfica desta ainda curta temporada.
Petit pelo que correu: Rui Costa pelo que organizou; Nuno Gomes pelo que trabalhou; Di Maria pela fantasia que deu ao jogo; Katsouranis e Miguel Vitor pela forma brava como se entregaram ao jogo e se bateram contra os gigantes dinamarqueses; Cardozo que teve dupla missão e cumpriu-a na integra: defender sempre que houvesse bolas paradas contra a equipa e sacrificar-se na frente de forma a prender a defesa contrária; meus amigos, por isto e por muito mais, o Benfica hoje não merecia estar fora da Liga dos Campeões.

Para terminar, gostaria de colocar no blog a imagem de um jogador que, se calhar, mereceu mais estar na Liga dos Campeões que todos os outros. Atenção, não me refiro apenas a este jogo onde, mais uma vez, foi enorme, mas a todos os jogos que tem feito nesta atribulada pré-temporada. O MELHOR EM CAMPO:



PS: Havia referido que este jogo iria ser o jogo da viragem. Que assim seja...

quarta-feira, agosto 29, 2007

É HOJE



O JOGO DA VIRAGEM! (19h45 TVI)

Benficas coach Jose Antonio Camacho, centre, is seen during a training session in Copenhagen, Denmark, Tuesday, Aug. 28, 2007. Benfica will meet FC Copenhagen in a Champions League match in Copenhagen Wednesday.

NOTAS:

- Estádio vai estar cheio. 42 mil espectadores, sendo que 300 são portugueses;

- O relvado está em más condições;

- À hora do jogo está prevista chuva. A temperatura vai estar entre os 12 e 14 graus;

ONZES PROVÁVEIS:

FC Copenhaga: Jesper Christiansen; Wiliam Kvist, Michael Gravgaard, Brede Hangeland e Niclas Jensen; Michael Silberbauer, Hjalte Norregaard, Rasmus Wurtz e Atiba Hutchinson; Nordstrand e Marcus Allback.

Benfica: Quim; Nélson, Luisão, Katsouranis, Léo; Petit, Rui Costa, Nuno Assis, Di Maria; Nuno Gomes e Cardozo.

BOA SORTE BENFICA!!

UMA VERGONHA!




"As leis de jogo são muito claras e objectivas nestas questões: sempre que um jogador joga uma bola para o seu guarda-redes com o pé, seja através de um corte ou de um passe, este fica impedido de agarrá-la." - Pedro Proença


Mais do que o erro do Dragão, acho incrível como é que o melhor árbitro da época passada diz o que acabaram de ler. Preocupante, no mínimo.

terça-feira, agosto 28, 2007

LIGA DOS CAMPEÕES: Rangers, Liverpool e Lázio qualificados



Rangers, Lázio e Liverpool confirmaram o seu estatuto de favoritos e qualificaram-se esta noite para a fase de grupos da Champions League. O Rangers foi o primeiro a entrar em cena e logo num terreno muito complicado. O adversário era o Estrela Vermelha de Lucas, equipa que, a jogar no seu campo, costuma ser um forte opositor. O clube escocês acabou por segurar o nulo e beneficiar do golo conseguido em Glasgow.
Em Inglaterra, o Liverpool não teve problemas e goleou a equipa francesa do Toulouse. Peter Crouch, Hypia e um bis de Kuyt deram uma vitória fácil e tranquila aos ingleses, como aliás seria de esperar.
Na Roménia, a Lázio tinha uma tarefa muito complicada já que entrava em campo numa posição pouco vantajosa. O Dinamo Bucareste havia logrado empatar em Roma a uma bola e, no seu reduto e perante o caloroso apoio dos seus adeptos, partia com grande ambição para este decisivo encontro.
Pelo facto de ter visionado o jogo, a Lázio é a equipa escolhida para o OLHO CLÍNICO desta semana.

Image Hosted by ImageShack.us


Na primeira parte, a Lázio não conseguiu desenvolver o seu futebol e chegou ao intervalo a perder por uma bola a zero. A forma lenta com que desenvolvia as suas jogadas de ataque permitiu sempre ao Dinamo defender com muitos jogadores e sempre sem dificuldades. Aliás, não me recordo de uma única oportunidade de golo da Lázio no primeiro tempo.
No segundo tempo a história foi outra. A Lázio entrou determinada e marcou logo aos dois minutos. Uma grande penalidade duvidosa sobre o médio direito Del Nero permitiu a Rocchi igualar a eliminatória. Mas a Lázio não se ficou por aí. Sete minutos depois, Pandev isolou-se e bateu sem dificuldades o guarda-redes Lobont. Pandev havia ameaçado poucos minutos antes com um remate colocado ao poste, e, logo a seguir, fez o segundo da sua equipa e matou o jogo. Se já nessa altura só dava Lázio, com o segundo golo romano, ainda mais se acentuou a diferença entre estas duas equipas.
Foi sem surpresa que aos 66 minutos Tommaso Rochi bisou e garantiu de vez o passaporte para a fase de grupos da Liga Milionária.
Até final, nada mais houve de relevante. O Dinamo quebrou animicamente e a Lázio limitou-se a gerir a vantagem.


Olhando para o grafismo e para este 4-4-2 clássico dos romanos, destaque para o médio direito Del Nero, para a dupla de médios defensivos, Ledesma e principalmente Mundigayi, e para a dupla de avançados, no caso, Tommaso Rocchi e Pandev. Foram estes os príncipais destaques nesta equipa laziale.
Ledesma e Mundigayi são dois jogadores que correm muito e garantem estabilidade sob ponto de vista defensivo. O grande problema é que não participam muito nas acções ofensivas da equipa. Falta, na minha opinião, um médio que ligue o meio-campo ao ataque.
Nas alas, Manfredini e Del Nero são dois esquerdinos habilidosos. Del Nero, confesso, um desconhecido, mostrou bons pormenores e esteve em dois dos três golos da equipa. Creio que subsituiu o castigado Behrami e, no meu entender, deu conta do recado.
Apesar de considerar que esta equipa da Lázio vale essencialmente pelo seu colectivo, me parece que é no ataque que estão as duas grandes referências desta equipa. Rocchi e fundamentalmente Pandev são dois jogadores de inegável qualidade. Rocchi é um avançado mais fixo enquanto que Pandev é um jogador mais técnico e mais móvel. A meu ver, Pandev é a grande figura desta equipa. Ambos tiveram papel decisivo na vitória de hoje.

NÉLSON ÉVORA CAMPEÃO DO MUNDO DE TRIPLO SALTO




Está de parabéns o atletismo português, e em especial NÉLSON ÉVORA. O atleta do Benfica tornou-se, ontem, em Osaka, no Japão, o primeiro atleta português campeão mundial masculino (em dez provas de pista), sucedendo, dez anos depois, a quatro mulheres: Rosa Mota (1987), Manuela Machado (1995), Fernanda Ribeiro (1995) e Carla Sacramento (1997).
Com a fantástica marca de 17,74 metos, Nélson Évora deixou para trás toda a concorrência, não dando quaisquer hipóteses, e levando bem alto o nome de PORTUGAL, consolidando a tradição que o nosso País tem nos Mundiais de Atletismo.
Foi, no mínimo, arrrepiante, olhar para o pódio, e ver, a bandeira da nossa PÁTRIA bem hasteada, e ouvir "A PORTUGUESA"!!!



PARABÉNS AO ATLETISMO PORTUGUÊS, E EM ESPECIAL A NÉLSON ÉVORA!

RESULTADOS E MARCADORES DA 2ª JORNADA DA LIGA PORTUGUESA



Está completa a segunda jornada do nosso campeonato. Ontem, no Bonfim, Vitória de Setúbal e Nacional da Madeira empataram a uma bola e fecharam o pano sobre a jornada.
Claro está que, o prato forte foi servido no domingo à noite, com o clássico do Dragão, onde o FC Porto levou de vencida o Sporting, com um golo solitário de Raúl Meireles. Já o Benfica continua a marcar passo, e nem a estreia de Camacho no banco, deu ânimo suficiente aos encarnados para desatarem o nó e desfazerem o nulo. Destaque para a magnífica vitória do Marítimo no Estádio do Bessa, mas que nem a todos surpreende, como é o meu caso, já que, o Boavista, em minha opinião, é das equipas da Liga que mais trabalho têm pela frente, com um plantel, no mínimo, duvidoso, digo eu...


RESULTADOS E MARCADORES DA SEGUNDA JORNADA:



BENFICA 0 VITÓRIA DE GUIMARÃES 0

BELENENSES 0 SPORTING DE BRAGA 2
(César Peixoto, g.p. e Vandinho)

ACADÉMICA 1 UNIÃO DE LEIRIA 1
(Joeano, g.p.; João Paulo)

PAÇOS DE FERREIRA 1 LEIXÕES 1
(Édson; Marco Cadete)

ESTRELA DA AMADORA 3 NAVAL 1
(Cardoso, Mateus e Wagnão; Marcelinho)

BOAVISTA 0 MARÍTIMO 2
(Kanu [2])

FC PORTO 1 SPORTING 0
(Raúl Meireles)

VITÓRIA DE SETÚBAL 1 NACIONAL 1
(Paulinho; Lipatín)

segunda-feira, agosto 27, 2007

PASSATEMPO



Image Hosted by ImageShack.us

MARCADOR DE SERVIÇO:

OLHÓGOLO MVP:

Recordo que todos os visitantes do blog podem participar neste passatempo. Para perceberem melhor a essência do Rolabola, aconselho-vos a dar uma vista de olhos nas regras e pontuações que estão colocadas na parte lateral do blog (clicar no respectivo link).

Para aqueles que já participaram no Rolabola, recordo que para esta época há duas novidades, o MARCADOR DE SERVIÇO e o OLHÓGOLO MVP. Ao contrário do que inicialmente estava previsto, o OlhóGolo MVP apenas diz respeito ao jogador que for considerado pelo jornal "abola" o Melhor em Campo e não o melhor de cada equipa.

NOTA: Todos os participantes podem efectuar as suas apostas até às 12h00 de Sábado.

LIGA PORTUGUESA



JOGO: FC PORTO 1-0 SPORTING

NEM LIEDSON, NEM NINJA... PROENÇA E STOJKOVIC RESOLVERAM!



Não sou suspeito para analisar o que seja deste clássico. Como tal, posso comentar o jogo de ontem com a máxima isenção possível. Ao contrário do que é habitual, vou ter de falar da arbitragem já que, na minha opinião, teve claramente influência no desfecho final do jogo. Já lá vamos...

Em relação ao jogo propriamente dito, parece-me que, na globalidade, foi equilibrado. O empate era, sem dúvida, o resultado mais justo.
Em relação ao futebol apresentado pelo FC Porto, duas notas me parecem evidentes. Ricardo Quaresma é inevitavelmente o motor da equipa e, sempre que a bola está nos seus pés, o futebol ofensivo dos azuis parece mais esclarecido. Depois, temos Lucho. Pode ainda não estar nas melhores condições físicas mas a sua inteligência, simplicidade de processos e capacidade em criar desequilibrios no ataque faz toda a diferença. Ainda a respeito do argentino, a forma como marcou o livre que deu o golo do Porto mostra o porquê de ser um jogador de top mundial.
Como segundo ponto, gostaria de salientar a forma como o FC Porto é capaz de gerir um resultado positivo. É verdade que a equipa azul e branca não fez um grande jogo e pouco ou nada fez para se adiantar no marcador. Agora, o que é certo é que a partir do momento que chegou à vantagem, a equipa mostrou uma consistência defensiva e uma capacidade mental muito forte. Qualquer equipa a jogar em casa contra o Sporting teria nos últimos minutos tentado defender o triunfo como podia. Pois bem, o Porto, mesmo dando a iniciativa de jogo ao adversário, nunca abanou e conseguiu sempre com maior ou menor dificuldade controlar as operações. Não é fácil jogar contra esta equipa leonina que está muito bem organizada e possui uma capacidade mental muito forte. Quebras de jogo constantes, guardar a bola o mais longe possível da sua área, enfim, o Porto mostrou personalidade e inteligência na hora de sofrer.

Relativamente ao Sporting, apesar de não ter feito uma grande exibição a nível ofensivo - Izmailov e Romagnoli estiveram apagados e o ataque leonino não funcionou tão bem -, é impressionante a forma como a equipa se dispõe no terreno. A pressão alta é feita praticamente do primeiro ao último minuto e por todos os jogadores. Liedson e Derlei são os primeiros a dar o mote, sendo que os médios e também os laterais acompanham os seus opositores no sentido de não permitir ao adversário construir jogo. Com isto, o Sporting conseguiu controlar o jogo e manter o Porto afastado da sua baliza. Recordo-me de um livre de Quaresma à barra, um remate de Postiga de longe para defesa de Stojkovic e um ou outro cruzamento em que um desvio poderia ser fatal. De resto, o Sporting conseguiu sempre controlar as investidas do Porto.

Ora, se é verdade que o Sporting conseguiu controlar o ataque azul, importa referir que houve efectivamente outros factores que "atrapalharam" as contas aos leões. Sim, falo precisamente da arbitragem. Meus amigos, para ser "curto e grosso", Pedro Proença teve clara influência no resultado final do clássico. Duvido muito que o Porto viesse a marcar caso não tivesse havido aquele livre indirecto. E, muito sinceramente, quem joga ou jogou futebol, sabe perfeitamente que a intensão de Anderson Polga é a de cortar a bola. Obviamente que importa referir que o guarda-redes sérvio tem muita culpa no cartório. Num lance daqueles, Stojkovic tem de estar mais concentrado e ser mais prudente. Este lance faz-me lembrar a história do sinal amarelo de um semáforo. Toda a gente sabe que com o amarelo se pode seguir mas, é aconselhável ter mais atenção ou então jogar pelo seguro e abrandar, não vã o "diabo tecê-las". Pois bem, neste caso, passe à analogia, Stojkovic passou no amarelo e alguém do outro lado passou com o vermelho. Pedro Proença foi sem dúvida, o grande responsável pelo acidente leonino.

Mais uma vez, o Sporting mostrou personalidade e revelou estar à altura deste forte FC Porto. Pena as duas equipas se temerem uma à outra. Quem perde nestas circunstâncias são os adeptos. São, nesta altura, as duas melhores equipas portuguesas e por esta altura, quer queiramos quer não, as duas mais fortes candidatas ao título.
A ver vamos se os vermelhos do norte e do sul conseguem pisar os calcanhares a dragão e leão.

domingo, agosto 26, 2007

LIGA PORTUGUESA



JOGO: BENFICA 0-0 GUIMARÃES

COMEÇAR DO ZERO



Muito trabalho pela frente. É efectivamente este o pensamento de Camacho perante um plantel com muitas indefinições e ainda sem jogadores para o modelo idealizado pelo espanhol. É urgente contratar extremos, médios, um avançado e um defesa central de qualidade. Se quiserem que o homem faça um bom trabalho, então dêem-lhe condições para tal. É que com juniores e jovens sem experiência, não há treinador que o valha.
Quarta-feira há mais e é urgente que seja muito melhor!

quinta-feira, agosto 23, 2007

PORTUGAL EMPATA NA ARMÉNIA



JOGO: ARMÉNIA 1-1 PORTUGAL



"Não era possível conseguir um jogo melhor. O relvado dificultou e a equipa adversária correu muito. Nunca vi ninguém correr tanto. Para mim foi uma surpresa ver uma equipa correr tanto em 90 minutos. Tiveram muita velocidade e uma força física surpreendente".

"A equipa fez o que pôde. Era assim que tínhamos de jogar e tínhamos de cometer erros. Quando sofremos o golo estava sete jogadores contra quatro. Não faltou vontade e empenho".

Começo a minha crónica de uma forma diferente do habitual. Gostaria, antes de mais, começar por comentar as declarações do sujeito que lidera a selecção e que manda na federação. Ora, tenho a dizer que concordo plenamente com aquilo que referiu aos jornalistas no final do jogo. De facto, a equipa fez o que pôde. Claro que não faltou vontade e empenho dos jogadores. Obviamente que os jogadores da Arménia, comparados com os nossos, correram tanto. Naturalmente que o relvado dificultou e, finalmente, concordo em absoluto quando diz que não era possível conseguir um jogo melhor. Aliás, já estava a prever todo este tipo de discurso bem antes do encontro ter terminado. Só faltou dizer que empatar fora é muito bom.

Vamos por partes ou, melhor dizendo, por pontos:

1. Este jogo confirmou aquilo que há muito penso em relação a Scolari. Não sabe jogar contra equipas teoricamente mais fracas, não sabe encontrar soluções para ultrapassar obstáculos que defendam mais do que ataquem. Os empates com Liechenstein, Arménia, Koweit e as muitas exibições sofriveis contra Letónias, Luxemburgos, Macedónias entre tantos outros é exemplo disso mesmo. Conclusão? Scolari é muito fraco sob ponto de vista técnico-táctico.

2. Contínuo a dizer que Scolari tem a arte e o engenho em construir grupos de trabalho. Contra tudo e contra todos, o que é certo é que em termos de união de grupo e espírito de equipa, Scolari é inteligente nessa matéria.
Para não dizerem que nos muitos pontos que vou escrever (hoje vai ter de me ouvir!) só falo mal, aqui está o ÚNICO ponto em que lhe dou crédito.

3. Não me lembro de nenhum seleccionador português fazer substituições no sentido de segurar o empate frente a uma selecção de amadores. Mesmo que não o sejam, é assim que eu os considero.

4. Estejam bem ou mal fisicamente, gordos ou magros, titulares nos clubes ou na equipa C, a verdade é só uma: jogam sempre os mesmos. O Deco está pesado e não tem jogado no Barça, o Miguel esteve uns bons meses lesionado e só recentemente começou a jogar; ah ok, o Moutinho, o Ricardo Quaresma e, por exemplo, o Bosingwa não estavam no banco.

5. Grupo B: Itália, França e Ucrânia; GRUPO C: Grécia, Turquia, Noruega ; GRUPO D: Alemanha, República Checa; GRUPO E: Croácia, Russia, Inglaterra; GRUPO F: Suécia, Espanha, Dinamarca; GRUPO G: Roménia, Bulgária, Holanda. Ou seja, estamos efectivamente no grupo mais fácil. Polónia, Bélgica e Sérvia são três selecções vulgaríssimas. Esse tipo de selecções, portanto, medianas, é que têm o direito de empatar na Estonia ou de perder em campos como a Arménia ou o Kasaquistão. Agora, uma selecção como Portugal que tem dos melhores jogadores da Europa? é repugnante estar à oitava jornada num terceiro lugar e a quase depender de terceiros para seguir para o euro...

6. O discurso de jogar para o empate fora de casa deu no que deu. O jogar no limite, o jogar quanto baste, o tentar fazer os mínimos fora de portas convencidos de que em casa se resolvem os problemas, está a começar a dar para o torto. Nem quero pensar se Portugal não ganha à Polónia ou à Sérvia. E o responsável disso tudo é só um...

6. É inacreditável como é que Paulo Ferreira à esquerda e Miguel à direita não tiraram um único cruzamento em todo o jogo. Meus amigos, tenho a certeza absoluta que ambos tiveram ordens do treinador para não subir no terreno. Se contra uma selecção como o Brasil ou a Argentina, não concordando, ainda posso dar algum crédito a essa opção, contra a Arménia é inaceitável assistir a tal coisa. São estes pequenos pormenores que me deixam ainda mais revoltados do que propriamente o resultado final.

8. Amigo Scolari, já pensou que Ricardo Quaresma é, neste momento, o melhor jogador a actuar em Portugal e está inclusivé em melhor momento que Cristiano Ronaldo?

9. Contínuo sem perceber. O Quaresma é titular no Porto, marca golos, resolve partidas mas na selecção vai para o banco. Mérito para Scolari que o começou a convocar passado dois anos e muitos jogos. Já o Postiga, é convocado de vez em quando no Porto, é raro marcar golos e muito menos resolve partidas. Curiosamente, não só é convocado pela selecção como inclusivé é titular e deixa o seu companheiro de equipa no banco. É uma boa estratégia...

10. Para terminar, uma pergunta. No Brasil ou no local onde o Felipão tirou o curso de treinadores, será que só ensinavam o 4-3-3? fica a questão no ar...

Para terminar, gostaria de dizer que nunca tinha visto uma exibição nacional tão negativa e em tão grandes períodos de jogo. Ricardo foi um desastre na baliza, os laterais defenderam mal e, pior que isso, raramente passaram o meio-campo. No meio-campo, Raul Meireles andou perdido, Deco e Tiago foram autênticas nulidades. Aliás, é impressionante como Deco esteve 90 minutos em campo. Não me lembro do luso-brasileiro ter feito um pique. No ataque, Cristiano Ronaldo, apesar do golo, fez a pior exibição que me lembre desde o Euro2004, Simão esteve muito apagado mesmo tendo corrido mais que a maioria; Postiga esteve como de costume. Desta vez, tal como o seleccionador, a sorte não o acompanhou.
Numa palavra, miserável.

terça-feira, agosto 21, 2007

ROLABOLA



PONTUAÇÕES:

Palpite simples (1x2): 3 pontos

Resultado: (ex: 1-0): 7 pontos

Olhógolo: 7 pontos

Marcador de serviço: 5 pontos

Olhógolo MVP: 5 pontos

Para os mais atentos, este Rolabola tem pontuações mais elevadas e ainda dois items novos que permite ao concorrente ganhar mais pontos. O objectivo passa por aumentar as possibilidades daqueles que estão mal classificados se chegarem aos da frente. Além do mais e ao contrário do que se passou na época passada, uma jornada negativa pode significar muitos lugares perdidos na tabela classificativa e, pelo contrário, uma jornada em grande pode ser sinónimo de altos vôos.

O primeiro boletim será colocado no início da próxima semana.

segunda-feira, agosto 20, 2007

JOSÉ ANTÓNIO CAMACHO É O NOVO TREINADOR DO BENFICA



ESTÁ DE VOLTA O ESPANHOL MAIS ADMIRADO PELOS BENFIQUISTAS!





Ponto primeiro, viesse quem viesse, não há SALVADORES DA PÁTRIA!!!
Qualquer treinador que chegasse, neste momento, à Luz, nunca traria certezas de resultados, de títulos e de bom futebol.
Talvez mesmo mais importante seria, fazer uma reflexão interna, e observar que há, manifestamente, falta de liderança.
Quer se queira quer não, quer se goste ou não, José Veiga, não só pela personalidade que tem, faz muita falta ao Benfica. Mais do que a maneira de ser da pessoa em questão, está alguém que traça um plano organizacional, alguém capaz de transmitir tranquilidade e serenidade a um balnerário, o que é, a meu ver, absolutamente indispensável numa estrutura que se quer tão profissional como é, ou deve ser, um clube chamado Sport Lisboa e Benfica.
Um director desportivo, ou alguém que desempenhe essas funções, chame-se-lhe o que se lhe chame, terá que ser forçosamente alguém que defenda e blinde o balneário com unhas e dentes e dê o corpo ao manifesto em qualquer situação.
Pois bem, será precisamente a partir daqui que julgo que qualquer treinador que chegue ao Benfica não será nenhum santo milagreiro, ainda que traga boas recordações, e reúna o consenso quase geral da massa associativa, como é o caso de José António Camacho.
O técnico espanhol é o escolhido para suceder ao engenheiro, e trará com ele a vontade de repetir a conquista de títulos (venceu a Taça de Portugal em 2003/2004).



Para isso, contará, essencialmente, com dois factores muito importantes: o apoio incondicional de toda a direcção, sobressaíndo, desde logo, a excelente relação de amizade que mantém com o presidente Luís Filipe Vieira, mas também com a grande empatia que conseguiu criar e que ainda hoje se mantém com o "terceiro anel".
Ora, se é importante que os adeptos estejam com a equipa e com o seu líder, também não é menos importante que os resultados e as exibições têm que aparecer, pois como é do conhecimento geral, tempo é coisa que sempre escasseia nos clubes grandes, em especial no Benfica. Logo, com a chegada do espanhol, salta à vista uma ideia importante: a constituição do plantel não foi da sua autoria, portanto, as dificuldades de entrosamento serão maiores do que em circunstâncias normais.
Naturalmente que, a chegada de um novo treinador, não ofusca em nada, o planeamento da época, ou a falta dele, nem os desequilíbrios mais do que evidentes no plantel.
Será pois fundamental que, até ao final do período de inscrições, dia 31 de Agosto, a direcção consiga, já em consonância com Camacho, encontrar soluções credíveis no mercado, para que o plantel possa, definitivamente, ficar equilibrado, e, se possível, ainda com mais qualidade.
Seguindo esta linha de raciocínio, facilmente se constata que outro problema se levanta: à partida, e seguindo os princípios de Fernando Santos, o plantel benfiquista foi estruturado para um determinado esquema táctico, o 4-4-2 em losango. Ora, como é do conhecimento geral, José António Camacho é adepto de outros sistemas, tais como o 4-4-2 clássico, com dois extremos à antiga, e dois médios centro, atrás de dois pontas de lança, ou ainda o 4-2-3-1, facilmente transformável em 4-3-3. Ou seja, salta à vista desarmada que, pelo menos, existe uma grande lacuna a preencher, que é a posição de médio ala direito, ou de extremo direito, como quisermos chamar-lhe. Não há, claramente no plantel um jogador declaradamente com estas características, por muito que queiramos pensar em Fábio Coentrão, Angel Di María, Freddy Adu, Gonzalo Bergessio, ou até mesmo Luís Filipe. Estas são, isso sim, soluções de recurso, para um impedimento de circustância, de um jogador que desempenhe essas funções. Será pois, por isso, essencial e até mesmo urgente, a contratação de um elemento para essa posição do terreno.
Quanto às restantes lacunas, me parece também de todo importante o reforço do centro da defesa e da linha média.
O Benfica dispõe apenas de 3 defesas centrais, Luisão, David Luiz e Zoro (Anderson está em litígio e vai abandonar o clube e Stretenovic não convenceu, não sendo, inclusivamente, inscrito), e qualquer plantel terá que ter, forçosamente, quatro elementos para o centro da defesa. Neste óptica, pode facilmente inserir-se um nome que tem estado na crista da onda, como é o caso do internacional português, Zé Castro. É um jogador de créditos firmados, e que poderá chegar por empréstimo do Atlético de Madrid, inserido no negócio da venda do passe de Simão Sabrosa para os "colchoneros". Olhando para o meio-campo, o Benfica tem, claramente, um défice de soluções, nomeadamente depois da partida de Karagounis, e da não chegada de Manuel Fernandes. Petit, Katsouranis, Nuno Assis e Rui Costa, tendo o valor por todos reconhecidos, não aguentarão toda uma temporada com várias provas ao mesmo ritmo, e precisarão de ter substitutos à altura. Chegou Andrés Diaz, englobado no negócio Di María, mas, ao que parece, não terá, pelo menos para já, grande espaço no plantel, podendo mesmo vir a ser emprestado para rodar.
Será pois uma árdua tarefa para a direcção, a de encontrar, em 10 dias, as opções certas, para os lugares certos.
Termino como comecei, ao dizer que não há milagres, nem salvadores da pátria. Nem com Maradona, Eusébio ou Pelé, com o devido respeito, os problemas do Benfica ficariam resolvidos.
É bom que isto seja entendido por quem de direito, ainda que nunca e jamais se poderá pôr em causa todo um trabalho absolutamente extraordinário desta direcção que, ainda que em dias difíceis no plano desportivo, sempre conseguiu dar a volta às mais difíceis situações, tendo por isso conquistado, com todo o mérito, o crédito dos sócios e adeptos.
Resta agora esperar que Camacho venha com total disponibilidade para enfrentar todos estes problemas, e que, já agora, traga soluções para inverter o rumo dos acontecimentos, que não seriam, até aqui e num futuro próximo muito simpáticos e/ou agradáveis.

Por tudo isto e muito mais...

"BIENVENIDO JOSÉ..."

ROLABOLA



Estamos a preparar mais uma edição do Rolabola, jogo que vem sendo hábito neste blog. Em principio, o mesmo terá inicio quando o campeonato português estiver na sua 3ª jornada.
Recordo que todos os interessados podem participar, mesmo que não tenham entrado desde a primeira jornada. Quem começar mais tarde, entrará com os pontos do último classificado.

NOTAS IMPORTANTES:

1. Semanalmente será apresentado um boletim com 10 jogos relativos aos mais importantes campeonatos da Europa. Serão 9 jogos onde se pode apostar no resultado simples (1x2) ou no resultado final (ex: 1-0), sendo que quem tentar arriscar no marcador certo terá mais pontos. O décimo jogo será o já conhecido OlhóGolo. Aqui, só serve o resultado final da partida.

2. A classificação e o boletim da jornada seguinte é apresentado sempre no inicio da semana. Os prazos para fazer o rolabola semanal também serão divulgados aquando da publicação do boletim e seremos rigorosos nesse capítulo. Nenhum jogador será pontuado na respectiva jornada se passar o prazo previamente estabelecido.

3. NOVIDADE: Para além dos 10 jogos, o participante terá mais duas hipóteses de ganhar pontos. Falamos do MARCADOR DE SERVIÇO e do OLHÓGOLO MVP.

Marcador de Serviço: o participante escolhe um jogador de um qualquer jogo (nacional ou internacional) que, no seu entender, tem forte possibilidade de marcar um golo no jogo do fim-de-semana. Ora, se tal acontecer, o participante será premiado com x pontos (pontuações serão apresentadas nos próximos dias). Poderá ser guarda-redes, defesa, médio, avançado, titular ou até suplente. Repito, só é premiado se o seu jogador escolhido marcar nesse jogo.

Olhógolo MVP: Semanalmente, haverá sempre um jogo da liga portuguesa que será colocado no Olhógolo. Para além de tentar acertar no resultado, o participante terá de escolher aquele que, no seu entender, tem fortes possibilidades de ser a figura do jogo.
Obviamente que todos nós temos pareceres diferentes, o que significa que o mvp de um determinado jogo possa ter várias e diferentes opiniões. Assim sendo, será o jogador escolhido pelo jornal "A BOLA" que vai servir para efeitos de concurso. Porquê o jornal "a bola" e não um outro? simplesmente porque teria de ser um dos três jornais desportivos e "a bola", por ter um título mais parecido com o do concurso, foi a escolhida.

Nos próximos dias apresentamos as pontuações do jogo.

FERNANDO SANTOS FORA DA LUZ





Inevitável. Fernando Santos já não é treinador do Benfica. Ao que parece será Camacho o escolhido por Luis Filipe Vieira e, já agora, pela esmagadora maioria dos adeptos.
Naturalmente que não é fácil para uma equipa grande mudar de treinador com o campeonato já a decorrer mas, a meu ver, foi melhor assim. Não havia condições para o engenheiro continuar. A contestação era muita e, a fazer lembrar Peseiro, os resultados iriam continuar a ser maus se as coisas continuassem na mesma.

Venha Camacho ou venha quem vier, uma coisa me parece obvia. É urgente reforçar a equipa. É que, com um plantel desequilibrado como este, não há Camacho nem milagreiro que o valha.

BREVES





1. Corre mal a vida para o United. Geovanni marcou mais uma vez ao Manchester - já nos habituou a resolver nos grandes jogos - e deu a vitória ao City no derby da cidade. É o pior arranque de sempre dos "red devils" na liga inglesa.
Começo a ficar farto de tanto dominio, tanta posse de bola, tantas ocasiões desperdiçadas e da elevada percentagem de eficácia dos adversários nos jogos contra o Manchester. Mais uma vez, foi premiada a equipa que praticamente se limitou a defender.

2. Que dizer da entrada do Ajax na Liga Holandesa. Os 8-1 conseguidos no terreno do De Graafschap mostram o quanto é a diferença das melhores equipas para as restantes. Mais uma vez, PSV, AZ, Feyernoord e Ajax vão lutar pelos quatro lugares da frente e com muitos mais golos marcados do que sofridos.
Se temos falado da impensável continuidade de Ricardo Quaresma no futebol português, creio que, desta feita, podemos dizer o mesmo de Klaas Jan Huntelaar, avançado notável que, nesta partida, "apenas" fez 4 golos. Ora aqui está o grande candidato a ser bota de ouro 2007-2008.

3. Sevilha e Roma venceram, respectivamente, a supertaça espanhola e a italiana fruto de vitórias sensacionais conseguidas na casa do adversário.
O Sevilha foi a Madrid mostrar a diferença entre uma equipa e um, até ver, conjunto de jogadores. Muitos golos em Madrid (3-5), com particular destaque para o bis de Renato e o hattrick de Kanouté.
No lado do Real, destaque para o primeiro golo de Drenthe ao serviço do clube espanhol e para a expulsão de Pepe.
Em São Siro, a Roma conseguiu brilhantemente levar de vencida o favorito Inter de Milão graças a um golo de Danielle De Rossi, de grande penalidade.

4. Saudades é a palavra que me vem à cabeça depois de saber que por terras italianas anda um pequeno bombardeiro à solta. Palermo e Zaragoça encontraram-se este fim-de-semana para a realização de um particular, jogo que terminou com um triunfo siciliano por 4-2. Pois é, Fabrizio Miccoli voltou a fazer das suas e completou um bonito hattrick. Que saudades de Mi-Mi-Miccoli.

OLHO CLÍNICO



Para quem como eu tem possibilidade de assistir aos jogos da Liga Alemã, certamente já se apercebeu que há uma equipa mais candidata a ganhar a Bundesliga que todas as outras. Falo-vos precisamente do Bayern de Munique, equipa que merece hoje destaque no "Olho Clínico", uma novidade do blog.

Image Hosted by ImageShack.us


O jogo deste fim-de-semana em Bremen mostrou-nos como funciona este 4-4-2 losango. Em relação ao sector defensivo, destaque para Lahm, lateral que tem muita influência ao nível ofensivo. Desta vez tivemos Philipp Lahm a lateral esquerdo e Lell na direita. Contudo, com a contratação do lateral esquerdo, Marcel Janssen, parece-me que Lahm vai jogar mais vezes na posição de defesa direito. Independentemente disso, à esquerda ou à direita, é Lahm o jogador que mais apoia o ataque e, juntamente com Ribery, aquele que mais cruzamentos tira para Toni e Klose.
Ao lado de Lahm, temos Di Michelis (também pode haver Van Buyten) e Lucio que garantem estabilidade ao nível defensivo.

Se é verdade que a defesa (e o guarda-redes) dá garantias, o que é certo é que é mais à frente que está o segredo desta grande equipa. Van Bommel a trinco, sempre com o apoio de Zé Roberto que está um jogador mais operário do que propriamente mais criativo, é o primeiro jogador a organizar o jogo ofensivo da equipa. Qualidade de passe, capacidade em jogar a curta ou longa distância fazem deste holandês uma peça vital nesta equipa.
Me desculpe Van Bommel, Zé Roberto e até o proprio Schweinsteiger - que é um grandíssimo jogador e tem, neste Bayern, uma tremenda influência já que dispõe de uma capacidade de choque e uma potência de remate extraordinária -, mas, pelo que já me foi dado a perceber, é o francês Ribery o grande motor desta equipa bávara. Para quem não sabe qual a missão de Ribery neste Bayern, creio que a comparação com o Simão dos tempos de Benfica é perfeita. Estaria a exagerar se efectivamente dissesse que Ribery está para o Bayern como Simão estaria para o Benfica. Contudo, não estou a fugir muito se disser que Ribery é o jogador ideal para o tipo de avançados que o Bayern dispõe e é indispensável para esta equipa. Qualidade técnica, rapidez de processos e muita mobilidade fazem deste jogador uma autêntica dor de cabeça para os defesas contrários. Nunca está quieto e tem, tal como Simão tinha nos encarnados, a capacidade em aparecer nos espaços vazios. A grande diferença para Simão é que Ribery não é um finalizador, isto apesar de ter marcado na vitória gorda frente ao Werder Bremen. Ainda assim, as suas assistências ofuscam desde logo esse pequeno pormenor.

Já falámos da defesa, já analisámos como funciona o losango mas, falta falar naqueles que dão expressão e cor a tudo isto. São dois reforços que valem, seguramente, 50 golos por época. Luca Toni e Miroslav Klose são, sem duvida alguma, dois dos melhores avançados da actualidade. Diria até que, juntamente com Drogba e Jan Koller, no jogo aéreo dificilmente encontramos melhor. Mas não é só de cabeça que esta dupla faz pela vida. A grande capacidade de Toni em jogar de costas para a baliza e a rapidez e o faro pelo golo de Klose parece ser a combinação perfeita. Com efeito, são dois excelentes reforços e duas excelentes apostas da direcção do Bayern.

Não gostaria de terminar esta análise à equipa do Bayern sem antes falar de alguns jogadores que apesar de não serem, à partida, titulares, certamente vão ser muito importantes em vários jogos.
Para a defesa temos Van Buyten, central belga de grande qualidade; Willy Sagnol, um lateral de grande qualidade que, quando regressar da lesão que o apoquenta, poderá fazer com que Lahm transite para o lado esquerdo; e ainda Ismael e Lell; no meio-campo, temos como boas soluções Andreas Ottl e os reforços Hamil Altintop e José Sosa. Em relação ao uruguaio, confesso que já o vi jogar pelo Bayern esta temporada e os pormenores que deixou foram fantásticos. Actua como médio de ataque e tem pormenores que fazem lembrar Deco ou até Kaká. Trabalha muito a bola com a sola do pé e é inteligente na forma como muda de velocidade. O único ponto menos positivo em relação ao seu futebol é o facto de, por vezes, se agarrar muito à bola, isto, talvez, derivado ao facto de ser ainda muito jovem.
Finalmente, como soluções para a frente, se não houver Klose ou Toni, há Lukas Podolski, o que, equivale a dizer, há perigo.

domingo, agosto 19, 2007

LIGA PORTUGUESA



JOGO: LEIXÕES 1-1 BENFICA

PESADELO COR-DE-ROSA!



Resultado justo.
Boa entrada do Leixões no campeonato derivado ao facto de possuir um bom treinador e um plantel de qualidade.
Uma grande penalidade não assinalada a favor do Benfica perto do final da partida não pode servir de desculpa.
Duas ocasiões de golo em 90 minutos, ou se preferirem, quatro em 180. Muito pouco para quem quer ser campeão.
Crónica do jogo terminada. Tal como o Benfica, a minha cabeça está sem ideias e não tenho capacidade para inventar ou criar o que quer que seja.

PS: Parece-me evidente que Fernando Santos não tem condições para continuar à frente do Benfica. A contestação é muita, o futebol praticado é nulo e, como tal, o melhor a fazer é mudar de treinador o mais rapidamente possível. É mau mudar de técnico nesta altura, mas é melhor ser agora enquanto todas as competições ainda estão no inicio.

LIGA PORTUGUESA



JOGO: BRAGA 1-2 FC PORTO

QUARESMA SATISFAZ DUAS VEZES!



Entra em grande o Porto no campeonato depois de uma difícil vitória em Braga. O triunfo acabou por ser conseguido já bem perto do final da partida graças a um golo monumental de Ricardo Quaresma que, sem surpresa, voltou a ser a grande atracção do espectáculo e, logicamente, a grande figura dos dragões.

Propositadamente, não me vou alongar muito em relação ao desempenho das duas equipas. Braga e FC Porto proporcionaram um bom espectáculo de futebol e, apesar do campeão em título ter estado mais períodos do jogo por cima, o Braga também tentou discutir o jogo em todo o campo o que fez com que a incerteza no resultado fosse sempre uma realidade. Assim sendo, não vou falar de sistemas de jogo, nem de tácticas e muito menos da arbitragem. Porquê? porque simplesmente entendo que este comentário ao jogo de ontem merece ser dedicado em exclusivo a Ricardo Quaresma.

Caros amigos, o que vimos ontem e o que tantas vezes temos assistido, merece efectivamente ser visto num outro país que não o nosso. Espanha, Inglaterra ou Itália deveriam poder contar com a magia do "cigano". Creio que não estou a exagerar se disser que Ricardo Quaresma é, neste momento, o melhor jogador do Mundo a actuar em clubes que não os denominados colossos europeus. Uma panoplia de fintas à esquerda, ao meio ou à direita; cruzamentos de letra, de trivela ou teleguiados; remates em arco, com força ou em jeito; livres de qualquer sitio e para todos os gostos...enfim... que mais podemos dizer deste enorme jogador que, atreveria-me a dizer, só não seria titular de caras no Barcelona e possivelmente no Manchester United.
O Porto, no jogo de ontem, apresentou um onze sem caras novas. Por paradoxal que possa parecer, nesse mesmo onze estava precisamente o melhor reforço da pretérita temporada: sem duvida, a permanência de Quaresma.
O "cigano" continua à solta e a espalhar magia por terras lusitanas. Defesas e guarda-redes deste país: tenham medo, muito medo!

AQUI FICA MAIS UMA OBRA DE ARTE:


sexta-feira, agosto 17, 2007

Liga: Leão entra a matar...



1..2..3..4

OUVIRAM BEM O RUGIDO DO LEÃO?



Fácil, muito fácil a vitória do Sporting na abertura do campeonato. De resto, com maior ou menor dificuldade, não se esperava outra coisa que não fosse o triunfo leonino. A Académica, pelo que vinha demonstrando na pré-temporada e, já agora, pelo que mostrou hoje, ainda tem que trabalhar muito para ter uma equipa competitiva. Por seu turno, o Sporting, mesmo com 9 caras novas, manteve o mesmo treinador, o mesmo modelo de jogo e, exceptuando Stojkovic, Vukcevic e Derlei, praticamente apresentou um onze conhecedor dos "cantos à casa".

O jogo começou com o Sporting ao ataque. Mobilidade no ataque e uma razoável mecanização a nível do meio-campo permitiu desde logo ao clube leonino tomar ascendente no jogo. Liedson, muito activo, mostrou bem cedo que iria deixar o seu nome escrito na história deste encontro. Ainda por mais, Derlei dava sinais que estava em campo para colaborar com o seu compatriota, algo que se veio a confirmar à passagem dos 26 minutos. Porém, ainda antes de saltarmos para o primeiro golo leonino, saliência para a primeira grande situação de golo no jogo e para a Académica. O ex-Naval Lito tabelou bem com um seu companheiro, isolou-se e, praticamente na cara de Stojkovic, precipitou-se e rematou por cima. Gorou-se assim a primeira e única oportunidade dos estudantes na primeira parte.

Não marcou a Académica, aproveitou o Sporting. O "ninja" foi o primeiro a marcar nesta temporada. Mérito para Moutinho e Liedson na forma como desenvolveram a jogada, muito mérito para Vukcevic na inteligência com que abriu as pernas e permitiu a Derlei que caminhasse isolado para a baliza de Pedro Roma.
Estava feito o primeiro do jogo e, quase que me atreviria a dizer, estava encontrado o vencedor do mesmo.
A Académica nunca mostrou sinais objectivos em discutir o resultado em Alvalade e, do primeiro ao segundo golo, foi um instante. Para ser mais preciso, foram efectivamente 18 minutos. Vimos nas bancadas de Alvalade uma tarja a fazer alusão ao facto do "ninja" também resolver. A ver por este jogo, não há duvida que resolveu. Agora, quem resolve muitas vezes e vai certamente continuar a resolver é Liedson. O jogo estava ao seu gosto e, como tal, pressentia-se que a qualquer momento o "leve" iria levar levemente a mão à orelha para ouvir aquilo que, no fundo, ouve vezes sem conta como se de uma musica de embalar se tratasse. Grande golo de cabeça que permitiu ao conjunto verde ir para o intervalo completamente descansado.

A segunda parte não foi muito diferente da primeira. Ainda que com menos acentuação, houve sempre mais Sporting do que Académica. Aos 68 minutos, sem surpresa, surgiu o terceiro golo do jogo por intermédio de Tonel. Aquilo que podia ter feito Vukcevic minutos antes e que preferiu complicar, mostrou o central português como se deve ser objectivo nas "barbas" de Pedro Roma.
Com três golos de desvantagem, finalmente tivemos uma reacção academista. A 8 minutos do final da partida, Gyano fez o golo solitário dos estudantes e fez sonhar (é mesmo o termo indicado!) a briosa. Importa dizer, que o sonho conimbricense podia ter ganho alguns contornos de realidade se Gyano e Elmano Santos assim o quisessem. Primeiro, o brasileiro não foi capaz de desfeitear Stojkovic na cara deste; depois, foi a vez do árbitro da partida ter perdoado uma grande penalidade aos leões. Foram dois momentos importantes que podiam ter dado outra emoção aos minutos finais da partida.
Não marcou a Académica, marcou pela 4ª vez o Sporting. Liedson caíu na área, Elmano Santos assinalou penalty e, de forma tranquila, João Moutinho fechou as contas do jogo.
Assim sendo, entrada de forma convicente por parte do Sporting que lhe permite ascender à liderança do campeonato e ver do sofá aquilo que Porto e Benfica vão fazer este Sábado ante Braga e Leixões.

quinta-feira, agosto 16, 2007

LIGA INGLESA: RESULTADOS E MARCADORES



">


Continua surpreendente a Liga Inglesa, versão 2007/2008. O Chelsea, voltou a demonstrar que é capaz do pior e do melhor, com uma primeira parte vergonhosa frente ao Reading (ao intervalo perdia por 1-0 e podia dar-se por muito satisfeito), mas com uma segunda metade "à José Mourinho", os blues viraram o marcador, garantiram os 3 pontos, e tiveram belíssimos períodos de bom futebol. Quem continua a marcar passo é o campeão em título, o Manchester United, que não foi além de novo empate, desta vez, no terreno do Portsmouth. Nem com Nani a estrear-se como titular (jogou os 90 minutos em plano razoável) e Tevez também em primeira aparição, os "red devils" conseguiram levar de vencida os "pompies", onde Pedro Mendes voltou a realizar óptima exibição. Ao invés, Cristiano Ronaldo não esteve tão influente como de costume, e para piorar ainda mais as coisas e complicar a vida a Alex Ferguson, o prodígio português viu o cartão vermelho directo perto do final da partida, por alegada agressão a um adversário.
A par do Chelsea, há ainda mais duas equipas que conquistaram todos os pontos em disputa até agora, o Everton (clube que espera por Manuel Fernandes a qualquer momento), e o Manchester City, liderado pelo nosso bem conhecido Sven-Goran Eriksson, e onde alinha o ex-benfiquista, Geovanni.
Pela negativa há que destacar o Tottenham, que fez um grande investimento no seu plantel, com vista a chegar-se mais próximo dos primeiros lugares, mas que, até ao momento, conta com duas derrotas em outros tantos jogos.

RESULTADOS E MARCADORES DA SEGUNDA JORNADA DA PREMIERSHIP:

Portsmouth 1 Manchester United 1
(Benjani; Paul Scholes)

Reading 1 Chelsea 2
(Bikey; Lampard e Drogba)

Tottenham 1 Everton 3
(Gardner; Lescott, Osman e Stubbs)

Birmingham 2 Sunderland 2
(McShane, na p.b. e O'Connor; Chopra e John)

Fulham 2 Bolton 1
(Healy e Smertin; Helguson)

Manchester City 1 Derby County 0
(Johnson)

Wigan 1 Middlesbrough 0
(Sibierski)

Newcastle - Arsenal (ADIADO)

Liverpool - West Ham (ADIADO)

Blackburn - Aston Villa (ADIADO)

quarta-feira, agosto 15, 2007

Quarta-feira de grandes golos!!



Messi na vitória do Barcelona em Munique ante o Bayern (amigável)




Voronin deu a vitória ao Liverpool em França frente ao Toulouse.




Chapelada de Bellion insuficiente. O Bordéus perdeu em casa frente ao modesto Le Mans.




Champions: Benfica vence mas...



MAESTRO DE CLASSE NUMA BANDA MEDÍOCRE!



Mau, muito mau aquilo que vimos ontem. Fosse o adversário mais valioso e até mais audaz em determinados períodos do jogo e, seguramente, teriamos ainda maiores dores de cabeça para a segunda mão. Valeu a inspiração de Rui Costa que, com dois remates de fora da área, deixa, para já, o Benfica na frente da eliminatória.

Sinceramente, custa-me muito fazer a análise do jogo. Melhor, é-me difícil falar de alguma coisa positiva que possa ter havido. As ausências de Karagounis, Manuel Fernandes e Simão trouxeram-nos um Rui Costa mais interveniente e mais responsável pelo futebol ofensivo do Benfica e isso, por paradoxal que possa parecer, deixa-me deveras preocupado. Mal está uma equipa se depende quase que "como de pão para a boca" de um jogador já em final de carreira e sem "pernas" para três batalhas por semana e 270 minutos de correrias. Nos distritais é que esses jogadores são fundamentais porque não precisam de correr muito e a sua experiência é suficiente. Aqui, em alta competição e numa equipa como o Benfica, tal não pode acontecer. É obvio que o Rui Costa é um jogador fundamental para o clube, não só pela sua experiência, pela sua liderança, pelo seu contributo no balneário e, claro está, pelo valor que ainda tem que lhe permite ajudar o clube dentro das quatro linhas, mas, caros amigos, não pode ser aquilo que era Simão. Não podemos estar dependentes de Rui Costa da mesma forma que o éramos em relação ao antigo capitão. Neste jogo, frente ao Copenhaga, ainda bem que o fomos, mas... não esperem que o nosso Rui faça isto com a mesma regularidade que o Simão fazia.

O 4-4-2 losango

Já tinha esta opinião e o jogo de ontem ajudou-me a vincar ainda mais o meu ponto de vista. Parece-me claro que este sistema de jogo não é o melhor, especialmente se tivermos em linha de conta que há Cardozo em campo. Quem viu a Copa América sabe do que estou a falar. O Paraguai também joga neste sistema em losango e, a meu ver, beneficia muito mais as características de Santa Cruz do que propriamente Oscar Cardozo. Ainda ontem vimos um cruzamento de Rui Costa e um bom cabeceamento do "Tacuara" que por pouco não deu em golo. Ora, é precisamente com alas que o Benfica tem de jogar, isto por forma a solicitar mais vezes e de uma melhor forma o seu ponta-de-lança. Os leitores podem perguntar-me então com que alas deveriamos jogar? pois... aí é outra questão. Há Di Maria e Fábio Coentrão para a esquerda e para a direita não há ninguém. Freddy Adu já o dizia e ficou comprovado neste jogo que não tem características para jogar nas alas; Bergessio não me parece também que sejam esses os terrenos onde possa render mais. Conclusão, ou joga Di Maria e Coentrão nas alas ou então não há manifestamente sistema. Ainda ontem comentava com o outro colaborador do blog do jeito que Gronkjaer daria a este Benfica. Mais do que um avançado, no meu entender, era de um extremo que o clube precisava. Isto, já para não falar de um defesa central e de um médio.

Os reforços

Mais uma vez, ontem tive o privilégio de ir ao Estádio da Luz ver a bola. Mais uma vez, saio de lá com a sensação que há muito e boa gente que não sabe ver futebol e não sabe a missão que um adepto deve ter. Assobiar Fernando Santos, assobiar a equipa e principalmente alguns jogadores que estavam a pisar pela primeira vez o Estádio da Luz faz-me uma tremenda confusão. Luis Filipe, por exemplo, teve uma noite desastrada e não aguentou a pressão. Com o precioso contributo que os adeptos deram a chamar desesperadamente por Nelson, não sei até que ponto é que o ex bracarense vai ou não reagir.
Em relação aos outros reforços, Adu, com uma semana de trabalho, esteve apagadíssimo e mostrou uma natural desarticulação com a equipa; Bergessio mostrou vontade mas os seus lances foram inconsequentes; Cardozo acabou o jogo com duas assistências e desempenhou muito bem o seu papel. Era difícil pedir mais ao paraguaio.

O futuro...

O futuro avizinha-se complicado. A liga começa já este fim-de-semana e são muitas as indefinições no plantel do Benfica. Diria que só na baliza é que não há problemas. Quim ou Butt dão conta do recado.
No sector defensivo, diria que só na lateral esquerda mora a tranquilidade absoluta. Léo é um guerreiro e, dentro de campo, deixa qualquer um descansado.
No eixo temos David Luiz que é um jogador extraordinário e havia Luisão. Agora, sem o brasileiro e com Zoro lesionado, resta Katsoranis. O problema é que tapando na defesa, cria um buraco no meio-campo. Para agora, Petit, Nuno Assis e Rui Costa ainda vão chegando mas...
Depois, lá mais para a frente, temos inumeros problemas. Adu tem uma semana de treino; Coentrão ainda está a aprender as diferenças entre ser estrela no Rio Ave e ser mais um no Benfica; Di Maria ainda nem lhe vi o rosto; Cardozo veio de lesão e não se encontra ainda na sua melhor forma; Nuno Gomes veio de lesão prolongada; Mantorras não pode jogar mais que meia hora; Nuno Assis mostrou falta de ritmo competitivo fruto da sua ausência por castigo; enfim, são muitos problemas para uma equipa que luta por títulos.

Resta-nos vencer ao Leixões e realizar uma boa partida na Dinamarca. Com que jogadores não sei, agora quer os benfiquistas queiram ou não, é Fernando Santos o treinador para a próxima época e é a ele que devemos dar espaço para trabalhar. Não é a assobiar e a mostrar lenços brancos que a equipa vai melhorar. O ano passado, na minha maneira de ver, o treinador do Benfica fez o trabalho possível com o plantel possível. Dou-lhe o benefício da dúvida para esta temporada e ainda acredito que é com ele que o Benfica vai conquistar títulos.

domingo, agosto 12, 2007

Um regresso pouco feliz!





De volta a Portugal. Pouco passavam das duas da tarde quando cheguei finalmente a casa. Que saudades do meu país, que saudades de ver um jogo de futebol. Foram aproximadamente 15 dias de total ausência a nível desportivo. Apesar de estar a par de resultados e de algumas noticias, pouco ou nada sei em relação à evolução das equipas portuguesas nesta pré-temporada. Não faço ideia quem leva vantagem nesta altura, não imagino como se estão a portar os reforços dos grandes. Certamente que, e tal como nas novelas, em pouco tempo apanharei o fio à meada.

Ora, chegando a casa, a preocupação foi de comer qualquer coisa e rapidamente centrar-me no jogo desta tarde entre o Manchester United e o Reading. Estando informado da boa digressão dos red devils pela Ásia e, mais importante, a recente conquista da Supertaça inglesa frente ao Chelsea, confesso que a expectativa e a confiança em ver Ronaldo, Nani e companhia era elevada.

A jogar em casa e frente a um adversário modesto, sinceramente esperava mais do United. É verdade que dominou o jogo por completo, é correcto também dizer que o Reading foi a Old Trafford fazer anti-jogo e buscar o nulo mas, na minha opinião, o Manchester tem mais que qualidade para contornar as artimanhas do adversário. Houve muita gente vermelha a atacar mas, no meu ponto de vista, alguma confusão na ocupação dos espaços. Percebo e gosto da ideia de não haver posições fixas no ataque do United mas, no jogo de hoje, houve efectivamente vários jogadores a pisar ao mesmo tempo os mesmos espaços. Resultado? muita mobilidade mas pouca objectividade na procura do golo.
A juntar a tudo isto, há que acrescentar a lesão de Rooney perto do intervalo. Sem Anderson, Tevez e sobretudo Saha, naturalmente que faltou algum poder de fogo na hora da verdade. Cristiano Ronaldo ainda tentou remar contra a maré mas, desta feita, não chegou para a autêntica muralha do Reading.

Com Arsenal, Liverpool e Chelsea todos a vencer pela margem mínima, temos, desta vez, o campeão em título Manchester United a entrar atrás. Nada que incomode Sir Alex Ferguson e os seus...

LIGA FRANCESA: SEGUNDA JORNADA

A Liga Francesa já teve o seu início na passada semana, e durante este fim-de-semana, joga-se já a segunda jornada

Eis os resultados e marcadores:

Toulouse 1 Ol.Lyon 0
(Elmander)

St.Etienne 3 Valenciennes 1
[Gomis e Feindouno (2); Audel]

Ol.Marselha 0 Rennes 0

Auxerre 0 Bordéus 2
[Wendel (2)]

Lorient 2 Mónaco 1
[Saifi (2); Gakpé]

Nancy 1 Caen 0
(Kim)

Nice 1 Estrasburgo 0
(Hognon)

Sochaux 1 Le Mans 3
[Birsa; De Melo (3)]

Lens - PSG (hoje)

Metz - Lille (hoje)

BUNDELISGA: PRIMEIRA JORNADA

À imagem de outros campeonatos por essa Europa fora, também a Bundesliga dá o seu pontapé de saída, durante este fim-de-semana.
Resultados e marcadores da primeira jornada (ainda incompleta):
Bayern Munique 3 Hansa Rostock 0
[Luca Toni e Miroslav Klose (2)]
Bochum 2 Werder Bremen 2
(Sestak e Bechmann; Diego, g.p. e Sanogo)
Bayer Leverkusen 0 Energie Cottbus 0
Eintracht Frankfurt 1 Hertha Berlim 0
(Amanatidis)
Hannover 0 Hamburgo 1
(Benjamin)
Wolfsburgo 1 Arminia Bielefeld 3
(Radu; Wichniarek, Eigler e Kirch)
Estugarda 2 Shalke 2
(Khedira e Pardo; Kobiashvili e Rakitic)
Nuremberga - Karlsruhe (hoje)
Borussia Dortmund - Duisburgo (hoje)

MARAT IS...MY...LOVE!!!







Veio do frio da Rússia, a primeira alegria dos adeptos leoninos! Marat Izmailov, cujo o nome facilmente se "transforma" em amor para os leões, abateu o FC Porto, com um golaço!



SUPERTAÇA CÂNDIDO DE OLIVEIRA


FC PORTO 0 SPORTING CP 1


Foi num quase lotado Estádio Dr.Magalhães Pessoa em Leiria (coisa rara!!!), que o Sporting festejou o primeiro título da temporada. Num jogo onde faltou um pouco de tudo, foram mais predadores os leões, que marcaram quando nada o fazia prever, não tendo pena do adversário, mesmo que este já havia mandado duas bolas as postes da baliza de Stojkovic.
Com 4 reforços no onze inicial, Paulo Bento apostou numa surpresa, com a colocação de Pedro Silva na lateral esquerda (teve muito azar o brasileiro, já que foi forçado a abandonar aos 10 minutos, por lesão), para além de conceder as esperadas titularidades a Stojkovic, Izmailov e Derlei.
Por seu turno, Jesualdo Ferreira optou por um onze sem caras novas, mantendo-se fiel ao seu 4-3-3, mas onde a estrela da companhia (leia-se Ricardo Quaresma), pura e simplesmente não apareceu. Muito se ressentiu o Dragão, que assim não teve chama para erguer o troféu, ainda que tenha sido a equipa que mais vezes porfiou junto à baliza contrária, se bem que, sem grande objectividade. Porém, o mesmo Quaresma, ainda "ameaçou" aparecer, quando num livre laterar, cobrado de forma directa, fez a bola embater no poste direito da baliza do sucessor de Ricardo. Pouco mais se viu, no que a oportunidades de golo diz respeito, isto para já não falar da paupérrima qualidade de jogo de ambos os conjuntos!
Depois, já na segunda metade do desafio, e já com as tradicionais substituições de parte a parte, e quando tudo fazia prever o prolongamento (mais 30 minutos de seca aí vêm, exclamavam alguns...!!!), eis que surge uma verdadeira bomba de Marat Izmailov, qual gelo russo, batendo inapelavelmente Hélton, que nada podia fazer para deter o "balázio" do camisola 7 leonino. A uns bons 30 metros da baliza portista, Izmailov não foi de modas, e atirou a contar, dando com isso o direito ao jovem João Moutinho de levantar o troféu, para gáudio dos muitos milhares de apeptos leoninos presentes em Leiria.



Com quase tudo dito, sobre o fraco espectáculo proporcionado, resta esperar que, e a bem da qualidade do nosso campeonato, que estas duas equipas melhorem substancialmente a qualidade do seu jogo.


FICHA DE JOGO:


Estádio Dr.Magalhães Pessoa, em Leiria

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

FC PORTO – Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Marek Cech (Kazmierczak, 74 m); Raul Meireles (Mariano Gonzalez, 78 m), Paulo Assunção (Leandro Lima, 83 m) e Fucile; Lisandro Lopez, Adriano e Ricardo Quaresma.

SPORTING – Stojkovic; Abel, Tonel, Polga e Pedro Silva (Ronny, 10 m); Miguel Veloso; João Moutinho, Romagnoli (Yannick, 86 m) e Izmailov; Derlei (Gladstone, 86 m) e Liedson.

Ao intervalo: 0-0

Golo: Izmailov (75 m)

Resultado final: 0-1

Cartão amarelo a Paulo Assunção, Pedro Emanuel, Abel, Polga, Mariano Gonzalez e Liedson.

quinta-feira, agosto 09, 2007

AINDA DE FÉRIAS...



Estou neste momento algures por aqui!

Volto Domingo.

Até breve!