quinta-feira, novembro 29, 2007

OLHÓ PLAYER "4"


NOME: Roy BEERENS (Heerenveen)

POSIÇÃO: Extremo



DATA DE NASCIMENTO: 22/12/1987 (19 anos)
NACIONALIDADE: Holandesa
ALTURA: 1,73
PESO: 63 kg
NÚMERO: 8


CLUBES POR ONDE PASSOU:

2005-06: PSV (2 jogos, 0 golos)
2006-07: PSV (7 jogos, 1 golo)
2006-07: NEC (14 jogos, 2 golos)
2007-08: HEERENVEEN (11 jogos, 0 golos)

ANÁLISE:

Um talento. Apesar de ter apenas 19 anos, participou no Euro Sub-21 que se realizou precisamente na Holanda. Actuou em 4 partidas (uma delas a Final frente à Sérvia) sendo que, em todas elas, foi suplente de Royston Drenthe, o agora jogador do Real Madrid.
Roy Beerens é claramente um nome a fixar. Actualmente é titular indiscutível no Heerenveen e vai ser certamente um jogador que, pelas suas características, encaixará mais cedo ou mais tarde na selecção principal da Holanda. Bom tecnicamente, faz da velocidade a sua principal arma. É um extremo que fal lembrar MARC OVERMARS não só pela sua rapidez como também por ser ambidestro, algo que lhe possibilita jogar tanto à esquerda como à direita.
No seu clube, joga mais como extremo direito. No entanto, foi como extremo esquerdo que me chamou mais a atenção.
Seguramente, um talento que vai dar que falar num futuro próximo.

VIDEO: (Beerens não é um goleador, muito longe disso. Logo, é complicado encontrar videos onde o jovem holandês seja protagonista. Ainda assim, aqui fica um video de um jogo frente ao PSV onde, no meio de muitas jogadas, de quando em vez aparece Roy Beerens. Não é o video ideal mas dá para ficar com uma ideia da velocidade deste jogador.)


Champions: Benfica de gala mas sem milhões


Benfica 1-1 AC Milan
(Maxi Pereira; Pirlo)

A VELHA HISTÓRIA DO COSTUME!



Um privilégio ter estado ontem no Estádio da Luz. Por vários motivos: pelo espectáculo em si, pela qualidade exibicional do Benfica, pelo comportamento de todos os jogadores, pelo fair play, pela boa arbitragem, pelos deliciosos pormenores de Kaká e, mais que tudo, pelo "monumento" de Maxi Pereira, o melhor jogador do Benfica no jogo de ontem. No fundo, disfrutei de um grande espectáculo de futebol.

Começando pelo fim, acho que o resultado se ajusta perfeitamente àquilo que foi o jogo. Se olharmos para as oportunidades claras de golo, provavelmente o Milan teve mais e melhores chances para ganhar. Se tivermos em conta a posse de bola e o dominio territorial do jogo, aí a balança inclina-se claramente para a turma benfiquista. É certo que o conjunto italiano mostrou-se sempre relativamente satisfeito com o empate e, nesse contexto, preferiu sempre não correr grandes riscos mas, isso não significa que o Benfica não tenha tido mérito na forma como, muitas vezes, colocou em sentido o campeão da Europa de clubes. Em suma, contas feitas, o resultado soube a pouco para os "encarnados" mas aceita-se perfeitamente.
Analisando este jogo com frieza, apetece-me dizer que este filme foi igual a tantos outros em que estão inseridas equipas italianas. A certa altura do jogo, dá a sensação que o Benfica está nitidamente por cima e que vai, mais minuto menos minuto, balançar as redes do seu adversário. Contudo, e mais uma vez tivemos essa prova, muitas vezes esse dominio é consentido e controlado pelo adversário. A isto se chama cinismo italiano. A estratégia é simples e notável: dar a iniciativa de jogo ao adversário, fazer crer ao seu opositor que está por cima (e que, arriscando mais um pouco, pode a qualquer momento marcar um golo) para, a qualquer momento e (aparentemente) contra a corrente de jogo, lançar um feroz e temível contra-ataque para "matar" a partida. Ora, para esta estratégia, nada melhor que ter um SENHOR chamado KAKÁ. Se na 3ª Feira o Sporting ficou rendido à qualidade de Cristiano Ronaldo, ontem o fantástico público da Luz tremia sempre que este brasileiro tocava na bola. Felizmente, não tocou muitas vezes mas, quando tocou, mostrou toda a sua classe.
É evidente que o Benfica fez uma grande partida. Tirando os primeiros 15 minutos onde a equipa entrou a medo e mostrou um exacerbado respeito pelo conjunto milanês, diria que os pupilos de Camacho tiveram muitas ganas e mostraram-se totalmente destemidos perante um dos maiores colossos europeus. O problema é que uma exibição q.b do Milan chegou para empatar fora de casa e uma grande joga do Benfica não foi suficiente para averbar os três pontos. É caso para dizer que é uma história que todos nós já conhecemos. Foi assim o Sporting com a Roma, foi assim o Benfica com o Inter de Milão em anos anteriores, enfim, o que é preciso fazer para ganhar a uma grande equipa italiana, especialmente quando esta fica satisfeita com a igualdade. Normalmente, quando uma equipa portuguesa entra em campo sabendo de antemão que o empate chega, provavelmente perde. Por sua vez, quando uma equipa italiana necessita de um simples empate, pode sofrer muito, pode dar a sensação que está em apuros mas, no final, o placar serve perfeitamente os ideais italianos. Sorte? Felicidade? Estilo de jogo defensivo? chamem-lhe o que quiserem. O que interessa é que nos grandes momentos dizem PRESENTE.

Rapidamente, em breves pinceladas daquilo que foi o jogo, no primeiro tempo tivemos duas partes distintas. Numa primeira instância, o Milan entrou melhor e, depois de ter ameaçado por duas ou três vezes, marcou o primeiro da partida através de um remate do inevitável Andrea Pirlo. Não foi o maestro que costuma ser mas, em pequenos pormenores, mostrou toda a sua classe. Além do mais, picou o ponto como tão bem sabe fazer.
A partir do golo, tivemos uma boa reacção encarnada. Surpreendentemente, o lado direito do ataque foi muito mais interveniente do que o esquerdo. Léo raramente se viu em termos ofensivos e Cristian Rodriguez, apesar de esforçado, não atingiu os níveis exibicionais que vinha mostrando nos últimos tempos. Ora, não houve lado esquerdo mas houve efectivamente muito lado direito. Luis Filipe fez, porventura, o melhor jogo com a camisola do Benfica e foi uma excelente muleta para o "tractor" Maxi Pereira. O uruguaio fez o que quis de Serginho na primeira parte, esteve em quase todos os lances perigosos do Benfica no primeiro tempo e culminou a sua prestação com um GOLO FABULOSO, digno de levantar um Estádio. De pé esquerdo, o seu pior pé, Maxi tentou a sua sorte e colocou a bola mesmo na "gaveta". Estava feita a igualdade, reacordado estava o estádio da Luz.
Até o final da primeira parte, a equipa do Benfica continuou por cima. Petit e Katsouranis faziam a pressão em zonas altas do terreno e Pirlo e companhia sentiam dificuldades em trocar a bola. O problema era quando o Milan conseguia sair da pressão e lançava o contra-golpe. Quem é que aparecia sempre nessa situação? Nem mais nem menos que... KAKÁ. Com muito terreno para galgar e com poucas unidades em zona defensiva (a pressão alta tem destas coisas), o brasileiro desafiava os defesas "encarnados" a fazerem veradeiros sprints. Petit, por duas vezes e Luis Filipe, numa ocasião, renderam-se completamente à mudança de velocidade do "22". A sorte para o Benfica foi que David Luiz, primeiro, e a falta de apoio, depois, não ajudaram o jovem prodígio.
Ao intervalo, belo espectáculo, grande ambiente e um resultado colorido mas empatado.



Na segunda parte, tirando os primeiros 15 minutos onde o equilibrio foi a nota dominante, diria que tudo o resto teve mais vermelho do que preto. O Benfica pegou no jogo e, provavelmente com indicações de Camacho, lançou-se de vez em busca do único resultado que interessava, ou seja, a vitória. É certo que correu riscos, é obvio que Pirlo e Kaká a qualquer momento podiam sentenciar a partida mas, há que dizer, esta ambição e vontade em querer vencer o jogo deixa orgulhoso qualquer adepto benfiquista. Camacho e toda a equipa está de parabéns porque, de facto, todos, sem excepção, remaram para o mesmo lado em busca de um único objectivo. Tal não foi possível porque do outro lado está um conjunto muito experiente e muito "batido" neste tipo de competições.
Valeu Benfica e valeu AC Milan. Fica a sensação que poderiam muito bem ser estas as duas equipas a serem apuradas. Em relação ao Celtic, acho os escoceses com muito pouco futebol para estas andanças. É certo que fazem do factor casa uma arma tremendamente poderosa. Agora, quem os vê em casa e vê fora, vê duas coisas completamente distintas. Já o Benfica, mostrou argumentos na primeira parte de Glasgow e possivelmente vai apresentar armas fortes na Ucrânia. Fica sinceramente a sensação que se podia ter feito mais. Foi pena aquele inicio de época menos bom, com muitas indecisões e com algumas lesões à mistura.
Para o ano há mais Champions (assim se espera!), este ano há ainda a esperança de discutir com Braga e Sporting a Taça Uefa.



quarta-feira, novembro 28, 2007

terça-feira, novembro 27, 2007

DE ACORDO COM CAMACHO (COM APENAS UM PORMENOR)


O Benfica defronta amanhã à noite o AC Milan, num jogo que vai ser extremamente difícil para os "encarnados". O regresso de Ronaldo à equipa dos italianos é objectivamente um problema para o Benfica. O Milan, cauteloso como sempre, vai explorar os espaços deixados pela equipa portuguesa na sua zona defensiva e, para isso, nada melhor que poder contar com Ronaldo na frente de ataque. Especial atenção para os lançamentos longos de Pirlo ou para os passes de "morte" de Seedorf e Kaká.

É praticamente certo o onze apresentado por Camacho para este jogo. Cardozo e Di Maria regressam ao banco de suplentes, sendo que os uruguaios Maxi Pereira e Rodriguez, estão praticamente certos no meio-campo benfiquista. Nesse sentido, o onze vai ser qualquer coisa como isto:



À primeira vista, olhando para o onze provável do Benfica frente ao Milan, vemos claramente uma equipa de cariz defensivo. Para quem precisa de ganhar, jogar com dois médios defensivos e dois falsos alas, não é, à partida, sinal de ambição. No entanto, se tivermos em linha de conta que do outro lado está o campeão europeu em título, aí a coisa muda de figura.

Sou daqueles que gosta sempre de ver uma equipa com dois avançados. Já expressei no blog a minha preferência pela dupla Nuno Gomes-Cardozo no eixo do ataque encarnado. Creio que tanto um como outro, rendem muito mais quando participam um ao lado do outro.
Ora, tal como referi, o adversário é o AC Milan, uma equipa muito experiente e muito matreira. Jogar com uma equipa vincadamente ofensiva pode revelar-se fatal para o conjunto português. Ver uma equipa com Petit e Rui Costa no meio, Katsouranis (Di Maria) e Rodriguez nas alas, Nuno Gomes e Cardozo na frente é algo que me agradaria profundamente. Aliás, acho que esta equipa pode muito bem funcionar em termos de Superliga. Contudo, estamos a falar de um jogo da Liga dos Campeões onde qualquer deslize pode revelar-se fatal.

Nesse sentido, estou completamente de acordo com o onze que Camacho vai apresentar amanhã. Povoar o meio-campo, tentar, numa primeira instância, equilibrar o jogo a meio com o Milão, anular as principais armas do adversário e, em contra-ataque ou num lance de bola parada, tentar marcar, parece-me boa ideia. Caso o Benfica consiga chegar à hora de jogo com o resultado equilibrado, aí sim, tentar arriscar tudo em busca da vitória. É nesse preciso momento que entram em cena Di Maria, Cardozo e Freddy Adu. Dois virtuosos a tentar desequilibrar nas alas e um homem de área para tentar fazer aquilo que por exemplo fez em casa frente ao Celtic de Glasgow. Até pode não resultar a estratégia - o Milan é sempre uma equipa imprevisível e nunca sabemos o que esperar desta grande equipa - mas estou em sintonia com o espanhol.

Digo em sintonia e não em completa sintonia porque há efectivamente um pormenor que estou em desacordo. Falo precisamente do posicionamento de Katsouranis. Conforme podem ver no grafismo, Camacho vai seguramente colocar o grego lado a lado com Petit. Ora, na minha opinião, parece-me errada essa opção. Na minha maneira de ver, Petit é um jogador que adora jogar sozinho como trinco. Sente-se bem na missão de "varrer" toda aquela área à frente da defesa. Jogar com Katsouranis ao seu lado não é a mesma coisa para o português. Já o grego, é exactamente a mesma coisa. Para jogar como pivot defensivo, dá-se claramente melhor se o fizer como unica unidade nessa tarefa. Contudo, ao contrário de Petit, Katsouranis gosta muito de jogar como médio interior já que tem a capacidade de aparecer muito bem em zonas de finalização.
Creio que a melhor solução passaria por fazer actuar Katsouranis mais perto de Rui Costa e de Nuno Gomes. A equipa ganhava poder ofensivo já que o grego joga bem de cabeça e é muito bom a aparecer nos espaços vazios e, além disso, a equipa ganharia capacidade em pressionar alto já que Katsouranis, não tendo tantas preocupações defensivas, consegue mais facilmente ajudar Nuno Gomes, Rodriguez e Maxi Pereira a fazer aquilo que Rui Costa já não tem capacidade para fazer.
Um último aspecto que me parece importante ainda em relação ao (possível) adiantamento de Katsouranis seria a forma como Pirlo passaria a estar mais vigiado e com menos espaço para construir o ataque milanês. Andrea Pirlo adora ir buscar a bola aos centrais e ser ele o primeiro a organizar o ataque... Se tivessemos Katsouranis mais perto de Nuno Gomes, naturalmente que o italiano poderia ser mais facilmente anulado, algo que não estou a ver se for Rui Costa o homem com a missão de marcar o "21" rossoneri.

Pede-se paciência na primeira parte e corajem na segunda. Já agora, nada melhor que um pouco de felicidade nos últimos minutos, algo que os italianos são peritos. Que bom seria se tivessemos um pragmatismo e cinismo à la portuguesa.

segunda-feira, novembro 26, 2007

QUE SPORTING PARA MANCHESTER?




Como todos sabemos, o Sporting não vive um bom momento. Obviamente que nada pior que uma deslocação a Manchester, precisamente nesta fase menos boa do clube leonino.
Muito sinceramente, não creio que seja um jogo decisivo para o clube português. Aconteça o que acontecer, Paulo Bento continuará a ser treinador do Sporting, a Roma irá seguramente continuar na Champions e os "leões" vão ficar à frente do Dinamo Kiev.
Partindo deste ponto, acho que Paulo Bento não tem nada a perder em Old Trafford. Como tal, pode ser interessante testar um novo sistema de jogo. A ver pela convocatória, parece-me claro que é isso que vai acontecer amanhã. Assim se explica a chamada de Paulo Renato à lista de convocados, isto sabendo que há Polga, Tonel e Gladstone, ou seja, 3 centrais.
A não convocatória de Ronny pode abrir as portas à titularidade de Marian Had, um jogador que ainda não teve tempo nem minutos para mostrar o seu real valor. Poderá ter em Old Trafford a sua grande oportunidade já que terá pela frente tão e somente Cristiano Ronaldo (recuperou e vai jogar). Não se pede que Had acerte todos os lances mas, caso as coisas lhe saiam relativamente bem, poderá ter neste jogo uma injecção de moral para o futuro.
Relativamente ao resto, creio que Moutinho e Veloso têm lugar assegurado, sendo que de Romagnoli, Vukcevic e Izmailov, dois vão fazer companhia a Liedson. A minha aposta vai para o argentino e o russo como titulares.
Assim, eis a minha aposta para o jogo de amanhã:



SERÁ?

ROLABOLA Jornada 14



NOTA: Quem quiser pode mandar o seu boletim via e-mail (brunorocha25@hotmail.com). Nesse sentido, o mesmo será por mim colocado no sábado, antes do prazo estabelecido.

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

Hannover 2-3 Schalke 04
(Huszti (2); Kuranyi (2), Halil Altintop)

Cagliari 1-2 AC Milan
(Acquafresca; Gilardino, Pirlo)

Bilbao 2-2 Corunha
(Barragan p.b, David Lopez; Riki, Taborda)

Racing 1-0 Valência
(Jorge Lopez)

West Ham 1-1 Tottenham
(Carlton Cole; Dawson)

Newcastle 0-3 Liverpool
(Gerrard, Kuyt, Babel)

Bolton 1-0 Man Utd
(Anelka)

Académica 1-3 Benfica
(Lito; Rui Costa, Luisão, Adu)

Leixões 1-1 Sporting
(Abel p.b; Purovic)

OLHÓGOLO:

FC Porto 2-0 Setúbal
(Lisandro, Quaresma)

OLHÓGOLO MVP: Ricardo Quaresma (Porto)
(Jornal Abola)





CONSIDERAÇÕES:

- Mais uma vez João Marques mostrou que ainda há vida para quem anda lá em baixo na tabela.. Este jogo é mesmo assim, com dois ou três fins-de-semana bons, rapidamente quem está nas posições baixas da tabela, pode facilmente colar-se aos lugares cimeiros e vice-versa. É preciso referir que neste jogo um participante tanto pode fazer menos de 10 pontos como mais de 30. Portanto, até à última jornada, tudo pode acontecer.

- André Braz foi o grande derrotado na, para já, luta a três pelo título. Prevejo uma quebra deste participante nas próximas jornadas.

- Lá para baixo, se uns procuram chegar-se mais à frente, outros teimam em fazer como o caranguejo. Eduardo Marques, à imagem do seu Real Bétis, teima em lutar pela despromoção. A vitória na jornada anterior foi mesmo um acaso.

- Uma palavra ainda para Gustavo Guerra. Pode não andar lá na frente mas já ganhou o carinho dos adeptos. Sempre que joga, o seu "futebol" é totalmente virado para o ataque e para o espectáculo. Os meus parabéns pela audácia.

- Referência ainda para os "artistas" do costume que só sabem apostar no Leve e no Lixa. Mostrem um pouco mais do vosso CONHECIMENTO FUTEBOLÍSTICO, FAZ FAVOR!




DE VOLTA




Está de regresso o "fenómeno" à equipa do Milan. Ronaldo foi titular na difícil vitória dos rossoneri no terreno do Cagliari. Não "picou o ponto" mas, segundo consta, exibiu-se a um nível aceitável, tendo sofrido um penalty (Kaká desperdiçou) e enviado uma bola à barra. José António Camacho tem assim mais uma dor de cabeça para o decisivo encontro de 4ª feira.
Ainda em relação ao Milan, de dizer que Ancelotti apresentou quase toda a artilharia no jogo deste fim-de-semana. Apenas tivemos Serginho como lateral esquerdo em detrimento de Kaladze ou Jankulovski; no meio-campo, Seedorf nem sequer no banco de suplentes se sentou, optando Ancelotti por utilizar no seu lugar Ronaldo. Nesse sentido, o habitual 4-3-2-1 deu lugar a um 4-4-2. Saliência ainda para a utilização de Gilardino em detrimento de Pippo Inzaghi.
Em 4-4-2 ou em 4-3-2-1, vai ser um jogo profundamente complicado para os "encarnados" na próxima 4ª feira. Espera-se que os regressos de David Luiz e Petit sejam muito importantes, até porque, seguramente, Ronaldo e Kaká vão estar em campo. Anular estas duas unidades e estar sempre de olho em Andrea Pirlo é meio caminho para algo de positivo. Depois, lá na frente, espera-se o regresso em grande de Cristian Rodriguez, a inspiração de Di Maria e uma melhor capacidade de finalização em Nuno Gomes e Oscar Cardozo.

PS: Já a pensar no jogo da Champions, desde já digo que não acredito que Camacho coloque Cardozo de inicio. Acho que o espanhol vai reforçar o meio-campo. Petit e Rodriguez vão ser seguramente titulares, expectativa para ver quem vai sair. Di Maria vai ser seguramente um dos sacrificados. Aqui fica o onze que acho que Camacho vai utilizar diante do Milan:

Quim, Luis Filipe, Luisão, David Luiz, Léo, Petit e Katsouranis (Bynia está suspenso), Maxi, Rodriguez, Rui Costa e Nuno Gomes. Vai uma aposta?

ESCLARECIMENTO

Caros amigos, gostaria de deixar uma nota em relação às habituais rubricas do OLHO CLÍNICO e também do OLHÓPLAYER. No que diz respeito à primeira, como sabem, para se poder fazer esse tipo de trabalho, é necessário ver jogos. Obviamente, para poder ter uma ideia mais detalhada de uma qualquer equipa, necessito de ver mais do que um jogo da mesma. Ora, a minha disponibilidade ao fim-de-semana tem sido menor e, consequentemente, não me tem sido possível apresentar o OlhoClínico semanalmente. Assim sendo, continuaremos a ter essa rubrica no blog mas sem qualquer compromisso temporal. (espero também em breve voltar a ter Sporttv para ter mais equipas para apresentar e de outros campeonatos).

Relativamente ao OLHÓPLAYER, uma vez que é mais fácil analisar jogadores do que equipas, passaremos a ter esta categoria com mais assiduidade, sendo que, pelo menos à 6ª feira, tentaremos sempre deixar no blog um jogador que "se mostre" ao olheiro deste blog.

Finalmente, está prevista a introdução de uma nova rubrica neste blog, intitulada "Perdidos e Achados". Brevemente no Mundo da Bola.

sábado, novembro 24, 2007

Bwin Liga: Benfica feliz em Coimbra


ACADÉMICA 1-3 BENFICA
(Lito; Rui Costa, Luisão, Freddy Adu)



NOTAS SOLTAS:

- Benfica venceu mas o resultado mais justo era claramente o empate;

- Luisão esteve péssimo atrás mas resolveu na frente e da forma mais bizarra possível (de calcanhar!) ;

- Ricardo, guarda-redes da Académica, relegou Pedro Roma para o banco e teve uma noite profundamente infeliz. Dois frangos monumentais;

- Hoje, apesar de melhorzinho, Luis Filipe foi novamente decisivo em mais um passe para golo do adversário;

- David Luiz regressou e foi o MELHOR EM CAMPO. Não falhou um único lance, não lhe detectei uma única falta;

- Freddy Adu voltou a ser talismã. O norte-americano entrou e, mesmo não tendo estado muito activo, lá marcou mais um golito;

- Di Maria voltou à titularidade e voltou a mostrar pormenores de grande jogador. Nota-se que ainda precisa de trabalhar fisicamente mas, sob ponto de vista técnico, dá gosto ter um jogador destes no clube;

- Katsouranis jogou pela Grécia a meio da semana e esse desgaste viu-se claramente no jogo de hoje. Para além de não render como (duplo) médio defensivo, Katso viu-se bem cedo em enormes dificuldades fisicas.

- Regresso de Petit foi importante para organizar a equipa a meio-campo. Estou convencido que se Petit não tivesse entrado na segunda parte, possivelmente o Benfica corria o risco de até perder o encontro.

- Mais uma vitória arrancada a ferros mas, mais importante que tudo, o 5º triunfo dos "encarnados" no campeonato que permite continuar perto do Porto na luta pelo título.
A sorte de uns (Benfica)... O azar de outros (Sporting).

sexta-feira, novembro 23, 2007

OLHÓ PLAYER "3"


NOME: Diego BUONANOTTE (River Plate)

POSIÇÃO: "10" / Playmaker



DATA NASCIMENTO: 19/04/1988
NACIONALIDADE: Argentina
ALTURA: 1,60
PESO: 59 kg
NÚMERO: 30

CURIOSIDADE:

- Diego Buonanotte integra a lista dos 50 jovens mais promissores do futebol mundial, lista essa elaborada pela revista World Soccer. (ver lista AQUI)

ANÁLISE:

Diego Buonanotte estreou-se pela equipa principal do River Plate com apenas 17 anos. Ora, chamar um jogador com essa idade e tão franzino (basta olhar para a altura e o peso dele), naturalmente que teria de ter algo que o fizesse sobressair dos demais companheiros. Pois bem, quem como eu tem a oportunidade de assistir ao futebol argentino, quem teve a felicidade de assistir ao fantástico clássico entre River Plate e Boca Juniors, naturalmente que ficou deliciado com a exibição deste pequeno grande jogador. São efectivamente nestes jogos que se vê quem tem "pinta" de jogador. Diego Buonanotte foi titular e foi, juntamente com o bem conhecido Ariel Ortega, a grande figura da partida. Antes de dizer mais, vejam bem esta fantástica jogada do garoto que tem parecenças com Di Maria ou até Lionel Messi:



Não foi por acaso que comparei Buonanotte com Di Maria ou até mesmo Messi. De facto, as semelhanças são muitas. Jogam mais ou menos na mesma posição - Buonanotte também joga facilmente nas alas -, os três são esquerdinos e fazem da capacidade técnica a sua principal arma. Buonanotte tem ainda a particularidade de ser muito forte no último passe, algo que também temos detectado em Angel Di Maria.
No fundo, são 3 artistas da bola. Acreditem que este (Buonanotte) é daqueles que não engana. Pode ou não vir a adaptar-se ao futebol europeu mas, efectivamente, a qualidade está toda lá.

Olhando para a selecção argentina, ainda no passado fim-de-semana vimos 3 jogadores do melhor que há por esse Mundo fora (Aguero-Messi-Tevez) e todos eles muito baixos e tremendamente leves. Tudo isto para dizer que, no futebol moderno, os artistas da bola não se medem aos palmos. Nessa lógica, jogadores como Diego Buonanotte, Di Maria, Moutinho, entre muitos outros, têm condições para mostrar toda a sua qualidade e nos melhores palcos da Europa.

VIDEO (aqui fica um golaço deste puto maravilha):



* Para a semana iremos espreitar o futebol holandês. Recordam-se de Marc Overmars? Pois bem, há um extremo holandês no Herenveen que me faz lembrar este antigo grande jogador do Arsenal e Barcelona. Esteve no Euro2007 na Holanda e actuou, por exemplo, contra Portugal. Fiquem atentos!

quinta-feira, novembro 22, 2007

Por fim no Europeu


PORTUGAL 0-0 FINLÂNDIA


IRONIA DAS IRONIAS: FOI COM O PONTINHO EM CASA QUE PORTUGAL LÁ CHEGOU!



Feliz mas não convencido. O sentimento que fica é exactamente esse. Mais uma vez, foi mau de mais aquilo que se passou ontem no Estádio do Dragão. Atenção, nem sequer me estou a referir à atitude dos jogadores. Nesse particular, todos eles sem excepção, lutaram, trabalharam, esforçaram-se e dignificaram ao máximo as cores da selecção. Especial destaque para Pepe que, na estreia, fez uma exibição absolutamente espantosa, sendo, juntamente com Bosingwa, o melhor jogador em campo. Com Ricardo Carvalho, possivelmente Miguel à esquerda e um SUPER Bosingwa à direita, é caso para dizer que em termos defensivos podemos efectivamente estar descansados, mesmo que inexplicavelmente Scolari continue a apostar no inseguro Ricardo em detrimento de Quim.
Ora, se não há nada a apontar em relação aos jogadores, mais uma vez, não posso fechar os olhos à maneira como o seleccionador nacional interpretou este jogo. Não vou nem quero entrar em grande pormenores porque, no fundo, o objectivo final foi conseguido. Além disso, quem visita o blog regularmente, já sabe aquilo que eu penso em relação ao brasileiro. Agora, uma coisa é certa: se Portugal tivesse perdido este jogo, a culpa era exclusivamente de Scolari. A Finlândia esteve todo o jogo mais preocupada em não sofrer do que propriamente em marcar. O que fez Scolari? no segundo tempo, mostrou medo ao adversário. Acabar o jogo com 3 trincos é de bradar aos céus. Obviamente, a Finlândia acreditou na parte final e por pouco não estragou a festa aos portugueses.
É como digo, não quero alongar-me muito em relação à nossa selecção porque senão, analisando todo este percurso, haveria muito mais aspectos negativos do que positivos para salientar. Assim sendo, importa sim destacar o facto que, na minha opinião, era lógico desde que fomos colocados neste fraco grupo. Portugal conseguiu os mínimos, ficou em 2º lugar no grupo e confirmou a sua presença em mais uma grande prova internacional.
Na minha opinião, mesmo não tendo seleccionador, temos o melhor plantel dos últimos 20 anos. Senão vejamos:

Gr: Quim, Ricardo

DD: Miguel, Bosingwa

DE: Paulo Ferreira, Caneira

DC: Pepe, Meira, Carvalho, Andrade

MD: Miguel Veloso, Petit

MC: Tiago, Moutinho, Deco, Meireles, Maniche

MA: Simão, Nani, Quaresma, Ronaldo

AC: Nuno Gomes, Makukula, Hugo Almeida

E muitos outros nomes certamente ficarão de fora. Nomes como Antunes, Manuel da Costa, Duda, João Tomás, Helder Postiga, Hugo Viana, Carlos Martins, Pelé, Custódio, Tonel, Nuno Valente, Ricardo Rocha, todos eles dariam muito jeito a outras selecções europeias.

Só me resta acreditar que no Europeu não se façam tantas asneiras. Se assim for, temos equipa para jogar de igual para igual contra França, Itália, Espanha, Holanda ou Alemanha. Viva Portugal!

PS: Já depois de ter concluido, tomei a liberdade de ler as declarações do Socolari no final do jogo. Retirei as seguintes declarações:

Pergunta: Foram os 90 minutos mais difíceis da sua carreira?.

Scolari:" Claro que não, o que é que a Finlândia fez para ganhar? Deveriam era perguntar ao treinador da Finlândia isso mesmo. Faço por Portugal o que nunca fiz no Brasil. O burro sou eu, o péssimo treinador sou eu? "

Eu mesmo: Mister, concordo consigo. Tirando os 15 minutos finais em que abdicámos de atacar e mostrámos medo ao adversário, de facto não vimos nada da Finlândia. Agora, será que você não conseguiu ver durante esta fase de apuramento que a Finlândia joga precisamente só isto? Sim, o burro és mesmo tu.

quarta-feira, novembro 21, 2007

BENFICA "PESCA" DIAMANTE EM ÁFRICA







O Benfica assegurou a contratação de uma das maiores esperanças do futebol ganês da actualidade. Trata-se de Ishmael Yartey, jovem de apenas 17 anos (completa 18, no próximo dia 11 de Janeiro). Este internacional sub-17 pelo Gana, que actuava no Gamba All Blacks, chega à Luz emprestado por 18 meses, ficando os encarnados com opção de compra, por 4 anos. O contrato de empréstimo que ligará o jogador ao Benfica entrará em vigor no próximo dia 15 de Janeiro de 2008 e prolongar-se-á até Junho de 2009. Yartey é um esquerdino nato, joga preferencialmente pelo flanco canhoto do ataque, e diz quem o conhece que, tecnicamente, é do melhor que vai aparecer nos próximos anos. Como se isso não bastasse, é conhecido como o "Giggs do Gana", numa clara alusão ao magnífico pé esquerdo do internacional galês que veste a camisola número 11 do Manchester United.
Segundo palavras do irmão da jovem promessa, Yartey era já cobiçado por muitos clubes europeus, tais como, FC Porto, Sporting, Mónaco, Lille, Marselha, Barcelona e Ajax.
Ao que tudo indica, estava até tudo a postos para que o jogador viesse a assinar um contrato com o Sporting, mas, numa operação relâmpago, dirigentes do Benfica deslocaram-se ao Gana, reuniram-se com os pais do jogador (ainda é menor de idade), e concluíram com sucesso a operação.
Sendo ou não "crack", o futuro o dirá. Mas o que é facto, é que, cada vez mais, os clubes portugueses começam, de uma vez por todas, a apostar em jovens africanos que, tantas vezes com qualidade, acabam por nunca se afirmar por não serem "agarrados" por clubes que os ajudem a desenvolver. Lá está a velha história do diamante por lapidar...

SOMOS 10 MILHÕES A PUXAR POR VÓS!



O objectivo é este:






É hoje!!!
A partir das 19:45h, no Estádio do Dragão, Portugal joga a cartada decisiva rumo ao EURO 2008. O adversário é a Finlândia, que não é uma selecção que chegue para assustar, é certo que um só ponto nos garante o apuramento, mas ainda assim, e depois das exibições menos conseguidas (principalmente a de sábado passado, em Leiria, frente à Arménia), fica no ar a sensação de que será um jogo de nervos, com alguma incerteza no marcador, onde os nervos estarão à flor da pele, mas onde, estou em crer, vai falar mais alto a experiência e qualidade dos portugueses, para darem mais uma grande alegria a toda a Nação!

Para voltarmos a ter um País repleto de bandeiras nas casas, nas janelas, nas varandas, nas ruas... Onde seja... Esta é a bandeira da nossa PÁTRIA!!!

FORÇA PORTUGAL!!!



EQUIPAS PROVÁVEIS:

PORTUGAL: Ricardo Pereira; José Bosingwa, Fernando Meira, Bruno Alves e Marco Caneira; Miguel Veloso e Maniche; Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa e Cristiano Ronaldo; Nuno Gomes.

Outros convocados: Quim, Pepe, Abel, Jorge Ribeiro, Raúl Meireles, Manuel Fernandes, Nani e Makukula.

Treinador: Luiz Felipe Scolari

FINLÂNDIA: Jääskeläinen; Pasanen, Hyypïa, Tihinen e Kallio; Tainio, Sjölund, Eremenko e Kolkka; Forssel e Johansson.

Outros convocados: Niemi, Mäenpää, Kuivasto, Nyman, Lampi, Väryrynen, Ilola, Heikkinen, Kuqi, Nurmela e Litmanen.

Treinador: Roy Hodgson


O jogo tem início às 19:45h, com transmissão directa na RTP 1, e será apitado pelo eslovaco Lubos Michel.

Então, Argentina?


COLÔMBIA 2-1 ARGENTINA

EXPULSÃO PRECOCE DE TEVEZ AFUNDOU CELESTES



Depois do Brasil ter deixado pontos na Colômbia, esta madrugada foi a vez da Argentina esbarrar em Bogotá e logo com uma derrota, a primeira nesta qualificação. Importa referir que a expulsão de Tevez, aos 24 minutos da primeira parte, naturalmente que teve alguma influência no resultado final. O avançado do Manchester United agrediu um adversário e foi muito bem expulso. Contudo, tenho a dizer que essa expulsão não justifica tudo. A Argentina tem equipa para fazer mais do que aquilo que fez, nomeadamente no segundo tempo. A prova disso - e não querendo tirar o mérito aos colombianos - é que, ainda na primeira parte, estando em inferioridade numérica, conseguiu acercar-se por diversas vezes da baliza colombiana e, numa delas, logrou chegar ao golo. Lionel Messi, quem mais, arrancou pela esquerda, passou por três adversários (o último de forma algo feliz) e rematou para o primeiro dos argentinos. Se Basile alinhou num 4-4-2 com Messi e Tevez na frente, a partir da expulsão, a Argentina apresentou-se com um 4-4-2 sendo a dupla de atacantes composta por Lionel e Messi. O jogador do Barcelona esteve em todo o lado e valeu literalmente por dois.
Ora, se na primeira parte não se notou a inferioridade numérica, por que é que no segundo tempo vimos uma Argentina tão apática e tão preocupada em defender o resultado? Creio que a chave desta derrota não foi provocada pela réplica do adversário. É verdade que a Colômbia reagiu bem na etapa complementar mas, muito sinceramente, nunca tivemos um conjunto da casa massacrante, a tal ponto de, a qualquer momento, se perspectivar um golo.
Então, se nem foi por mérito do adversário, por que é que a Argentina do segundo tempo foi diferente daquela selecção inteligente, com bom toque de bola, boa ocupação dos espaços e rápidas transições, que pudemos efectivamente ver no primeiro tempo? Pois bem, na minha maneira de ver, a falha veio precisamente do banco. Confesso que não sou adepto de Basile. Acho-o tremendamente conservador. Falta-lhe capacidade para analisar o jogo, especialmente quando a equipa está em dificuldades. Quando vemos a equipa argentina em vantagem, é muito fácil mexer na equipa. Agora, quando o jogo está complicado, as coisas tornam-se mais difíceis já que, Basile, não é aquele treinador de correr riscos, de arriscar.

Houve um pormenor que definiu este jogo. No segundo tempo, a Argentina actuava com Gago a trinco, Mascherano como interior direito, Cambiasso como interior esquerdo e Riquelme atrás de Lionel Messi que vagueava pelo ataque. A dada altura, Riquelme deu completamente o estoiro. Perdeu todas as bolas, não defendia e nem sequer de bola parada trazia algo à equipa. Bastaria a Basile tirar o Riquelme fazendo entrar Sérgio Aguero que, com toda a convicção, a Argentina nem sequer empataria este jogo. O meio-campo, com Gago, Mascherano e Cambiasso chegava bem para as encomendas. O problema era na frente. Messi fez um jogo fantástico mas estava muito desapoiado no ataque. Com Kun Aguero e Messi a jogarem na frente como vagabundos, não sei como seria.
Mas, a gritante falta de ambição não ficou por aqui. A meio do segundo tempo, a Colômbia, através de um lance de bola parada, chegou à igualdade. A primeira alteração de Basile foi a inclusão de Maxi Rodriguez no lugar de Cambiasso. Nada de significativo. O mais importante veio posteriormente. Sem que tivessemos uma Colômbia dominadora - nem me lembro de uma defesa de Abbondazzieri -, a 7 minutos do fim, preparava-se para entrar na Argentina Coloccini, um central. Uma vez que ninguém estava lesionado na defesa celeste, a substituição teria o propósito de defender exclusivamente o resultado. O central do Corunha não viria a entrar porque Moreno, a passe do conhecido Renteria, fez questão de fazer o segundo golo dos Colombianos. Os leitores deverão estar a pensar neste instante... Então e com o 2º golo da Colômbia, Basile fez entrar Aguero ou Hernan Crespo? A resposta, também ela, é simples. NADA, RIGOROSAMENTE NADA. Nem Crespo, nem Aguero, nem ninguém. A Argentina acabou o jogo como se estivesse empatada. Logicamente que não mais tivemos uma situação de perigo dos celestes. Se a ideia foi não perder por mais, então Basile sai de Bogotá com a missão cumprida. A Colômbia, nos últimos minutos de jogo, não mais conseguiu aproximar-se da baliza de Abbondazzieri porque, de forma inteligente, preferiu gerir o tempo e controlar a posse de bola, isto perante uma total passividade do meio-campo argentino. Nestes últimos minutos, se não soubesse quem era o adversário da Colômbia, diria que estávamos perante o Aves ou o Leixões, isto, com todo o respeito que estes modestos clubes merecem.

Em suma, derrota que acaba por ser justa para os argentinos dado que, mesmo com menos uma unidade, não souberam ser inteligentes para, na altura certa, fazerem o 0-2 e sentenciarem de vez a partida. Obviamente que esta derrota não é dramática, nem pouco mais ou menos mas, mais uma vez, fica a sensação que Basile e companhia podem, de facto, fazer mais e melhor.
Uma palavra final para Riquelme. Não há dúvida que é um extraordinário jogador e é um fabuloso especialista na marcação de livres directos. Agora, pelo que vi neste jogo, salta a vista a sua fraca condição física, fruto de estar, actualmente, sem ritmo competitivo. Pelos livres, pela experiência e pela sua qualidade de passe, estando a jogar regularmente num clube ou não, Riquelme é e será sempre um indiscutível desta selecção. Agora, uma coisa me parece óbvia. Por ser quem é e por estar na situação que está, não pode Basile espremer Riquelme como o fez, por exemplo, neste jogo. E se tivermos em conta que no banco celeste há matéria prima para dar e vender...

Sub-21: Portugal empata frente à Inglaterra


PORTUGAL 1-1 INGLATERRA
(Vierinha g.p; Adam Johnson)



Portugal e Inglaterra empataram ontem à noite a uma bola num jogo equilibrado e com um resultado de acordo com aquilo que se passou em campo. Portugal entrou praticamente a vencer - Vieirinha ganhou e marcou uma grande penalidade ao minuto 3 -mas a Inglaterra, como boa equipa que é, soube reagir e logrou chegar à igualdade no inicio do segundo tempo, isto apesar de já na primeira parte ter conseguido 2 ou 3 excelentes ocasiões para chegar ao intervalo com outro resultado.

Para ser muito sincero, acho que estamos perante uma das piores selecções sub-21 portuguesas dos últimos anos. É verdade que se tivermos em campo Nani, Miguel Veloso, Manuel da Costa ou Manuel Fernandes, aí a coisa muda de figura. Agora, analisando aquilo que temos tido nesta qualificação, na minha opinião, a matéria prima é fraca. Um exemplo disso mesmo é Vasco Fernandes. Bem sei que este jovem é um central de raíz. Não sei se nessa posição tem ou não valor. Agora, como lateral direito, é do pior que já alguma vez vi com as cores da selecção.
Muito honestamente, olhando para os jogadores convocados por Rui Caçador para este jogo, apenas vejo 3 jogadores capazes de integrar a selecção A a nível futuro: Pelé, Antunes e, obviamente, João Moutinho.

Em relação ao jogo de ontem, penso até que Portugal foi feliz perante o adversário que encontrou. A Inglaterra apresentou-se de uma forma diferente da habitual e isso foi benéfico para a nossa selecção. Agbonlahor, uma das principais figuras desta selecção, não esteve em campo e, um simples jogador, obrigou Stuart Pierce a mudar o sistema de jogo. Walcott, habitual ala direito, foi o avançado de serviço, Adam Johnson, habitual suplente, avançou para a titularidade, fazendo com que James Milner derivasse para o flanco oposto àquele que actua, portanto, o lado direito.
Mostrando algum respeito por Portugal, Pierce abdicou do seu tradicional 4-4-2 e colocou Muamba no meio-campo retirando Derbyshire da frente. Nesse sentido, o 4-4-2 passou a um 4-5-1. Tudo isto para dizer que Portugal, quando se deslocar a Inglaterra, vai naturalmente sentir mais dificuldades. Ontem, em Águeda, vimos uma selecção inglesa diferente, mais cautelosa, mais defensiva e mais satisfeita com o empate do que propriamente com a vitória. Agora, no seu reduto, as coisas vão ser muito mais difíceis para os pupilos de Rui Caçador. É urgente aumentar a qualidade da equipa e, para isso, é essencial chamar os jogadores que têm estado ao serviço dos "A". Ontem, até nem foi mau, isto se tivermos em conta que defrontámos um concorrente directo mas, sinceramente, acho que esta matéria não chega sequer para nos apurarmos para o Euro2009 - e atenção à BULGÁRIA, uma selecção que nos vai criar muitas dificuldades em Portugal -.




terça-feira, novembro 20, 2007

CAMPEONATO DA EUROPA DE FUTSAL: PORTUGAL QUER FAZER HISTÓRIA!







Está a decorrer em Portugal, o Campeonato da Europa de Futsal, mais precisamente em Gondomar e Santo Tirso.
O melhor lugar alguma vez alcançado por Portugal num Campeonato da Europa foi quarto posto, mas, com mais argumentos e contando com o factor casa, Orlando Duarte afirma que quer chegar longe, e num discurso carregado de ambição, fala mesmo em levantar o troféu.
À cabeça, duas selecções são apontadas como grandes favoritas à conquista do troféu (Espanha e Itália), mas a selecção de Portugal vai demonstrando que a modalidade evoluíu e de que maneira no nosso país nos últimos anos, e a qualidade dos jogadores e do próprio jogo aumentou em flecha, não sendo por isso de excluír que os comandados de Orlando Duarte estejam também à espreita, para subir ao lugar mais alto do pódio. A confirmar esta ideia, está o resultado da turma das quinas logo na primeira jornada, tendo empatado com a toda poderosa Itália, num jogo sem golos, o que, curiosamente, não é nada habitual nesta modalidade. Depois deste empate saboroso, Portugal derrotou, na segunda jornada, a República Checa, por 5-3, bastando agora um empate na última jornada, frente à Roménia, para se apurar para as meis-finais da prova.

JOGOS E CLASSIFICAÇÕES:

GRUPO A
1ª JORNADA: PORTUGAL 0 Itália 0; República Checa 4 Roménia 8

2ª JORNADA: Itália 7 Roménia 1; PORTUGAL 5 República Checa 3

A Itália lidera com 4 pontos, seguida de PORTUGAL também com 4, em terceiro lugar está a Roménia com 3 pontos, aparecendo a República Checa no último lugar com 0 pontos.

Amanhã, dia 21, disputa-se a 3ª Jornada, com os jogos PORTUGAL - Roménia, às 17:15, e o Itália - República Checa, à mesma hora.

GRUPO B
1ª JORNADA: Espanha 6 Ucrânia 2; Sérvia 3 Rússia 5

2ª JORNADA: Ucrânia 1 Rússia 4; Espanha 1 Sérvia 1

Também amanhã, dia 21, se disputa a última jornada deste grupo, com os jogos, Rússia - Espanha e Ucrânia - Sérvia, ambos às 15:15.

As meias-finais disputam-se na sexta-feira, dia 23, e oporão o Vencedor do Grupo B ao 2º classificado do Grupo A, às 18h, e o Vencedor do Grupo A ao 2º classificado do Grupo B, às 20h.

Os 3º e 4º lugares jogam-se no domingo, às 15h, entre os derrotados das meias-finais.

A final da prova está agendada para domingo, dia 25 de Novembro, às 17h, entre os vencedores dos jogos das meis-finais.

PARADA DE ESTRELAS...DO FUTURO, EM JOGO DECISIVO







A selecção nacional de sub-21 tem, hoje, um teste muito importante frente a uma das melhores equipas da Europa neste escalão, a Inglaterra.
Os jovens portugueses partem para esta quinta jornada da fase de apuramento rumo ao Campeonato da Europa de 2009, com 3 vitórias e 1 derrota (na Bulgária), ao passo que os ingleses já disputaram 5 partidas, somando todas elas por vitórias.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

PORTUGAL: Ricardo Baptista; Bruno Pereirinha, Vasco Fernandes, Nuno André Coelho e Antunes; Paulo Machado, Pelé e João Moutinho; Vieirinha, João Moreira e Carlos Saleiro.

Outros convocados: Rui Patrício, Bruno Pinheiro, Gonçalo Brandão, Celestino, Bruno Gama, Hélder Barbosa, João Ribeiro, Stélvio Cruz e Tiago Targino.

TREINADOR: Rui Caçador

INGLATERRA: Joe Hart; Craig Gardner, Steven Taylor, David Wheater e Joseph Mattock; Lee Cattermole, Tom Huddlestone, James Milner e Theo Walcott; Matthew Derbyshire e Gabriel Agbonlahor.

Outros convocados: Ben Alnwick, Fabrice Muamba, Adam Johnson, Andrew Surnan, Grant Leadbitter, Richard Stearman, Ishmael Miller, Luke Moore e Dexter Blackstock.

TREINADOR: Stuart Pearce

O jogo será disputado no Estádio Municipal de Águeda, sob arbitrgem do Húngaro, Vad Istvan, e e terá transmissão directa na RTP 1, a partir das 21h.

AS CONTAS DE TODOS OS GRUPOS RUMO AO EURO 2008






Falta somente uma jornada para terminar a fase de qualificação do Campeonato da Europa de 2008, que se realizará na Áustria e na Suiça. Serão 16 selecções a marcarem presença no evento, sendo que 12 já se encontram apuradas. Logo, ainda há 4 vagas, e vários candidatos. Os "bilhetes" estão à venda, durante o dia de amanhã, em vários estádios, diversas cidades, alguns países.
Salta desde logo à vista, a importância do jogo a realizar no Estádio do Dragão, na cidade do Porto, no nosso Portugal. Pois bem, a selecção nacional terá, forçosamente, no mínimo, que empatar, diante da Finlândia, para assegurar um dos lugares que faltam preencher do voo que terá como destino a Áustria e a Suiça. Não era de crer que, depois de efectuado o sorteio da fase de qualificação, Portugal estivesse à espera da última jornada para carimbar o apuramento, ainda para mais com um grupo acessível, onde a turma das quinas era, claramente, a mais forte, como se pode constatar através do ranking da FIFA, se tal fôr necessário. Pois bem, a verdade é que, com demasiadas "pedras no caminho", a equipa de todos nós terá que pontuar no jogo do Dragão (empate ou vitória garantem apuramento), sendo que, em caso de derrota, os comandados de Luiz Felipe Scolari ficarão automaticamente afastados da fase final da prova, uma vez que ficando em igualdade pontual com o seu adversário de amanhã, ficam com desvantagem no confronto directo.
Estou crente que a nossa selecção não só conseguirá o apuramento, como também levará de vencida uma Finlândia equilibrada, mas ainda longe da capacidade técnica de Portugal.

Quanto aos restantes grupos, também ainda existem contas para fazer, e muitas selecções partirão para esta última jornada de calculadora na mão.

Senão vejamos:


EQUIPAS JÁ QUALIFICADAS:

Áustria (País organizador)
Suiça (País organizador)
Alemanha
Grécia
República Checa
Roménia
Polónia
Itália
França
Croácia
Espanha
Holanda

O QUE FALTA DECIDIR:

GRUPO A: PORTUGAL qualifica-se se vencer ou empatar com a Finlândia. Se perder, passa a Sérvia, se ganhar os dois jogos que lhe faltam, frente a Cazaquistão e Polónia, ou a Finlândia, caso os sérvios percam pontos.

GRUPO C: Basta uma vitória à Turquia para se apurar. A Noruega só se apura se vencer em Malta, e os turcos não somarem os três pontos.

GRUPO E: Basta um empate à Inglaterra. A Rússia só se apura se vencer Andorra, e os ingleses perderem.

GRUPO F: Basta um empate à Suécia. A Irlanda do Norte só se apura se vencer em Espanha, e os suecos perderem.

ÚLTIMA JORNADA:

GRUPO A: PORTUGAL - FINLÂNDIA; Sérvia - Polónia; Azerbaijão - Bélgica; Arménia - Cazaquistão.

NOTA: Devido à neve, o Sérvia - Cazaquistão, que deveria ter sido realizado no passado sábado, dia 17 de Novembro foi adiado, disputando-se agora, no próximo sábado, dia 24 de Novembro.

GRUPO B: Itália - Ilhas Féroe; Geórgia - Lituânia; Ucrânia - França.

GRUPO C: Hungria - Grécia; Turquia - Bósnia; Malta - Noruega.

GRUPO D: Alemanha - País de Gales; Chipre - República Checa; São Marino - Eslováquia.

GRUPO E: Inglaterra - Croácia; Andorra - Rússia; Israel - Macedónia.

GRUPO F: Espanha - Irlanda do Norte; Dinamarca - Islândia; Suécia - Letónia.

GRUPO G: Bielorrússia - Holanda; Roménia - Albânia; Eslovénia - Bulgária.

Todas estas partidas realizar-se-ão amanhã, quarta-feira, dia 21 de Novembro de 2007.

segunda-feira, novembro 19, 2007

Um olhar pelos canarinhos


PERÚ 1-1 BRASIL

FUTEBOL DE "CACA"



É isto o Brasil? Futebol miserável, sem perfume, sem magia e completamente afunilado. Vai valendo a arte de Kaká ou as pedaladas de Robinho. Olho para Dunga e vejo ali um Scolari sem bigode. Jogar para o pontinho fora para em casa somar a triplicar é fantástico. É melhor fazer as contas pelo seguro, não vá o Brasil ficar em 6º nesta fase de qualificação e perder um lugar no Mundial.
Quanto a substituições... Dos 4 da frente, Robinho e Vagner Love têm menos nome que Kaká e Ronaldinho e, como tal, são sempre os sacrificados. Quem ontem teve a oportunidade de ver a ridicula exibição do número 10 do Barcelona, facilmente entende esta história de que o nome conta muito.

Uma nota final em relação aos dois avançados utilizados por Dunga. Na primeira parte tivemos Wagner Love, tendo Fabiano entrado na segunda parte para o seu lugar. Não há dúvida que estes dois jogadores têm talento. Agora, pergunto eu: Liedson não é melhor que qualquer um deles? Com Kaká a meter lá a bolinha, nem quero imaginar...

PS: Vejam AQUI mais uma obra de arte do jogador do AC Milan.

ROLABOLA Jornada 13

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

País Gales 2-2 República Irlanda
(Koumas (2); Robbie Keane, Kevin Doyle)

Bulgária 1-0 Roménia
(Velizar Dimitrov)

Moldávia 3-0 Hungria
(Bugaev, Josan, Alexeev)

Escócia 1-2 Itália
(Barry Ferguson; Toni, Panucci)

Lituânia 2-0 Ucrânia
(Savenas, Danilevicius)

Israel 2-1 Russia
(Barda, Golan; Bilyaletdinov)

Noruega 1-2 Turquia
(Hagen; Emre, Nihat)

Irlanda Norte 2-1 Dinamarca
(Feeney, Healy; Bendtner)

Espanha 3-0 Suécia
(Capdevilla, Iniesta, Sérgio Ramos)

OLHÓGOLO:

Portugal 1-0 Arménia
(Hugo Almeida)

OLHÓGOLO MVP (A BOLA): José Bosingwa (Portugal)





CONSIDERAÇÕES:

- Mais duas baixas. Duarte Silva e Nelson não aguentaram a pressão dos maus resultados e, também eles, demitiram-se das suas funções de treinador de bancada.

- Nova jornada com poucos pontos. Gustavo Guerra acabou por ser o vencedor do fim-de-semana graças ao golo do Hugo Almeida e ao 1-0 colocado no Bulgária - Roménia. Neste caso, o risco compensou!

- Olhando para a classificação, temos 3 claros candidatos ao título, outros 3 com os olhos postos na Uefa e o restante a lutar pela permanência. Ainda tudo em aberto mas... Factos são factos.

domingo, novembro 18, 2007

PEQUENOS DETALHES




1. Num jogo completamente decisivo, escoceses e italianos defrontavam-se para um lugar no Euro2008. Quem perdesse ficava fora. Ora, à boa maneira italiana, para "matar" o adversário, nada melhor que marcar um golo no primeiro minuto e outro no último.
Sorte da Itália? Mérito dos italianos? Falta de estofo dos escoceses? o pequeno detalhe sorriu para o lado que costuma cair.

2. Passando pelo ténis, Roger Federer venceu este Domingo o Master Series de Shanghai ao derrotar o espanhol David Ferrer por 3 sets sem resposta. Para quem não sabe, o suiço esteve muito perto de nem sequer se qualificar para as meias-finais. Na última jornada do grupo, bastaria ao chileno Gonzalez bater Davydenko para que Federer dissesse adeus ao torneio. Pois, esse detalhe acabou por dar a passagem ao suiço para as meias. Sorte de Federer? Estrela de campeão? Mérito do suiço? o importante é que Fedexpress ganhou mais um.

3. A Inglaterra apoiou-se completamente em Israel e deu-se bem. Os israelitas bateram os russos por 2-1 e deram uma enorme ajuda aos ingleses - que apenas terão de EMPATAR em casa com os croatas para carimbar o difícil apuramento para o Euro -. A Rússia esteve a perder 1-0, chegou à igualdade a meio da segunda parte e, ao minuto 89, podia mesmo ter chegado ao triunfo. Dmitri Sychev, isolado, enviou a bola ao poste. Pois, ingloriamente, um minuto depois chegou o golo da vitória dos israelitas.
Falta de sorte? falta de estofo dos russos? pura felicidade inglesa? a verdade é que, mais uma vez, o detalhe esteve ao lado da equipa teoricamente mais forte.

Tudo isto para ilustrar como um simples pormenor muda tudo.

PS: recordar também o pormenor do penalty de Bergessio. Aquilo que servia para dar moral a um jogador, acabou por "matá-lo" animicamente. Como é engraçado o mundo do desporto!

Euro2008: Portugal supera a grande Arménia


Portugal 1-0 Arménia
(Hugo Almeida)



A um ponto do Euro. Um empate frente à Finlândia na próxima quarta-feira significará, desde logo, mais uma histórica presença num campeonato da Europa. Scolari está a um pequeno passo de voltar a dar uma grande alegria ao povo português. E, atenção, as contas que o brasileiro fez para conseguir esse objectivo até sairam melhor do que ele próprio esperava. É que, afinal, até nem é preciso ganhar todos os jogos em casa. Um empate frente à 44ª equipa do ranking mundial da Fifa chega. Vamos, portanto, acreditar que é possível conquistar esse pontinho. Desta vez, nem é preciso ter fé para o "meio a zero". O 0-0 é excelente e chega bem para as aspirações portuguesas.

Em relação àquilo que se passou ontem em Leiria, apesar do jogo ter tido tão poucos motivos de interesse, há efectivamente muita coisa para dizer. Vamos por partes:

POSITIVO:

- Hugo Almeida. Fico contente por Scolari apostar no avançado do Werder Bremen. Não é daqueles matadores de excelência mas é muito melhor que o filho do brasuca. Ontem marcou um grande golo e foi da sua cabeça que saíu a assistência para o remate à barra de Simão, naquela que foi a única situação em que o guarda-redes da Arménia sentiu o perigo.

- Mais 3 pontos. Uma vitória é sempre uma vitória. Só dou relevo a este aspecto porque não houve rigorosamente mais nada de positivo para assinalar. Mas, já agora, aqui fica a deixa: estas vitórias, para mim, enojam-me.

NEGATIVO:

1. SCOLARI e a sua equipa técnica. Mais do que esta exibição tenebrosa, custa-me ver a forma como esta brasileirada não reage, não dá um murro na mesa, não faz RIGOROSAMENTE NADA para alterar o rumo desta equipa. Portugal bateu no fundo e, inacreditavelmente, para eles (e para Madaíl) está tudo bem. PERGUNTO: o que não diria CAMACHO no final deste MISERÁVEL jogo, se "isto", naturalmente, tivesse acontecido para os lados da Luz? tenho a certeza que os jogadores seriam alvo de uma grande reprimenda. Ora, o que faz esta equipa técnica? no final do jogo vem destacar a APLICAÇÃO e VONTADE dos seus ATLETAS.
Mais do que perder ou ganhar desta forma um jogo, ainda me revolta mais a PASSIVIDADE com que se vem trabalhando na selecção.

2. CRISTIANO RONALDO. O madeirense fez ontem o seu pior jogo dos últimos 5 anos. Disso, não tenho a menor dúvida. Agora, o que mais me preocupa é que se não há Ronaldo, não há selecção nacional. Esta equipa está completamente dependente do talento do jogador do Manchester United. Mais uma vez, tenho de falar da incompetência de Scolari sobre este preocupante aspecto. Como é possível uma das melhores selecções da Europa estar tão dependente de um jogador, isto se tivermos em linha de conta que nela existem mais uma série de jogadores a actuar nas melhores equipas do Mundo? O que Scolari tem feito em relação a Ronaldo é de uma imbecilidade a toda a prova. Em primeiro lugar, é ridículo entregar a braçadeira de capitão a um jogador que de lider não tem rigorosamente nada. O dar ainda mais responsabilidade a Cristiano Ronaldo dentro do campo tem sido pouco benéfico para ele e faz com que o mesmo sinta a necessidade de se assumir como lider. Portugal só perde com isso.
Em segundo lugar, é inconcebível a forma como Scolari trata Ronaldo em relação aos demais companheiros. SENHOR SCOLARI, por que é que Cristiano Ronaldo nunca é substituído? este estatuto que "você" dá ao Cristiano tem prejudicado imenso o seu rendimento em campo. Ronaldo sabe que pode fintar toda a gente, pode fazer o que quiser dentro do terreno de jogo pois tem consciência que nunca é substituido, tem consciência que o seu lugar na equipa no próximo jogo não está em risco. Pergunto mais uma vez: não seria benéfico para a equipa dar um abanão a Ronaldo, fazê-lo sentir que afinal não tem lugar cativo na selecção? Mister Scolari, a sensação que dá é que Ronaldo está completamente acomodado ao lugar e a verdade é que o seu rendimento na selecção é muito diferente (para pior!) daquele que semanalmente mostra ao serviço do seu clube - e o mais preocupante é que mesmo rendendo pouco, normalmente chega para destacar-se em relação aos outros -.

3. FALTA DE TRABALHO E DE PROCESSOS DE JOGO. É incrível como é que não há trabalho nesta selecção. Ganhar 35 mil contos por mês para receber uma vez por outra os melhores jogadores do país e, literalmente, metê-los lá para dentro para jogarem à bola 90 minutos, é obra! Então e os processos de jogo? Até ao momento, o único processo de jogo que tenho visto nesta selecção é o denominado "fintar até perder a bola". Não percebo como é que ninguém chama a atenção aos jogadores portugueses em relação a este aspecto. Ontem, para meu espanto, até Miguel Veloso corria com bola e tentava fintar, precisamente o oposto daquilo que normalmente faz (simplicidade de processos). Mas, repito, a culpa não é dos jogadores. A culpa é de quem permite isto. E não me venham dizer que é por causa do adversário ser acessível e chamar-se Arménia. Temos visto isto contra a Sérvia, Polónia e muitas outras - no Euro2004 tivemos processo de jogo graças a Mourinho e à estrutura base do Porto -.
Depois, é inacreditável como é que se resolvem os lances de bola parada. Não há TRABALHO NENHUM. Na direita, Miguel Veloso levanta para o "molhinho". À esquerda, quando há Deco, é directo, quando não há, vai lá alguém fazer o favor de enviar a bola para dentro da área à espera de uma cabeça salvadora. Não sei quem normalmente vai ao primeiro ou ao segundo poste e dúvido que alguém (mesmo os jogadores!) saiba.

4. SUBSTITUIÇÕES. Mourinho, se tivesse de jogar contra Portugal, tinha, neste aspecto, mais uma arma a seu favor. É que, é incrivelmente fácil acertar naquilo que Scolari faz ou está a pensar fazer durante um jogo. Senão vejamos:

1ª alteração: Normalmente, o brasileiro troca avançado por avançado. Hugo Almeida por Makukula ou Nuno Gomes, Postiga por Nuno Gomes, Nuno Gomes por Postiga... Vai tudo dar ao mesmo. Jogarem dois avançados ao mesmo tempo é que não porque, contra equipas como a Arménia, pode ser um problema perder uma unidade no meio-campo.

2ª alteração: Extremo por extremo. Como Ronaldo nunca sai, se tivermos Simão de inicio, sai este por Quaresma. Se for o contrário, é só trocar os números na placa.

3ª alteração: esta depende sempre do resultado. Se o resultado estiver tremido, entra Moutinho ou Meireles para equilibrar o meio-campo.
Também pode dar-se o caso de entrar um central para garantir o empate. Atenção que agora com Pepe, esta solução ainda faz mais sentido.

Não me querendo alongar muito mais, acho que ficaram expostas algumas das minhas ideias em relação à nossa selecção. Continuo a dizer que Portugal vai estar no Euro2008 porque é de longe a melhor equipa do grupo. Aliás, perante tantos erros, só num grupo destes é que ainda temos todas as condições para nos apurarmos e sermos, inclusivé, primeiros do grupo.
Quanto ao jogo da próxima 4ª feira, apesar de no inicio deste post ter ironicamente escrito que vamos conseguir empatar com a (grande) Finlândia, estou convencido que Portugal vai mostrar outra atitude e vai definitivamente carimbar o passaporte para o Euro com uma vitória. Acredito nisso porque os jogadores quererão estar no campeonato da Europa e, como tal, vão unir-se e vão correr e lutar a dobrar. Mesmo que os processos de jogo falhem, acredito que, mais uma vez, o Ronaldo da selecção (e não do Manchester) chega bem para ganhar a este modesto adversário. Que assim seja!

sexta-feira, novembro 16, 2007

OLHÓ PLAYER "2"

NOME: Branislav IVANOVIC (Lokomotiv de Moscovo)

POSIÇÃO: Defesa central



Data de Nascimento: 22/02/84
Nacionalidade: Sérvia
Altura: 1,88
Peso: 84 Kg
Número preferido: 6
Internacionalizações: 5
Golos pela selecção: 1 (FRENTE A PORTUGAL - golo em fora de jogo)

CLUBES POR ONDE PASSOU:

2002-03: FK Srem (24 jogos, 1 golo)
2003-06: OFK (73 jogos, 6 golos)
2006-...: Lokomotiv de Moscovo (60 jogos, 5 golos)

CURIOSIDADE:

Ivanovic esteve, esta época, muito perto de assinar pela Juventus. No entanto, a escolha dos "bianconeri" acabou por recair no português Jorge Andrade.

ANÁLISE:

Um central de grande qualidade. Recordo-me perfeitamente da primeira vez que o vi. Foi precisamente no Euro2007 de sub-21 num jogo entre a Sérvia e a República Checa. Ora, este central, capitão de equipa dos sérvios, revelou-se um autêntico patrão. Para terem uma ideia das suas características, acho que há 3 jogadores, sobejamente conhecidos em Portugal, muito parecidos a Ivanovic: Polga, David Luiz e Ricardo Carvalho. O sérvio é um central fino, sabe sair a jogar e, o aspecto que mais me pareceu interessante, estando a bola no ar ou na relva, raramente recorre à falta. É um jogador alto e, como tal, é muito forte nos lances de bola parada.
Actualmente é titular na selecção da Sérvia, relegando para o banco, por exemplo, Stepanov, central titular no Porto. Faz juntamente com Vidic, uma extraordinária dupla de centrais.

NOTA: Pelo facto de ser um jogador que, à imagem de Ricardo Carvalho, muitas vezes gosta de sair rápido com bola em situações de contra-ataque, tem qualidade para jogar na posição de lateral direito, algo que até já o fez por várias vezes.

VALOR:

Sinceramente não sei por quanto o Lokomotiv de Moscovo está disposto a libertar Ivanovic. Quanto a mim, o seu passe poderá muito bem rondar os 10 milhões de euros.

VIDEO: (Reparem bem na jogada de Ivanovic e da forma como oferece um golo ao seu companheiro de equipa) .



quinta-feira, novembro 15, 2007

AÍ ESTÁ ELE




José António Camacho convocou DAVID LUIZ para o particular de amanhã do Benfica frente ao Nacional da Madeira. Trata-se de uma excelente noticia para o clube da Luz já que o regresso do brasileiro permitirá a Camacho adiantar de vez Katsouranis para o meio-campo - espero que com esse adiantamento do grego, Camacho retire Luis Filipe da equipa, fazendo recuar o uruguaio Maxi Pereira para o lado direito da defesa -.

David Luiz é, na minha opinião, o melhor central do Benfica. É mais rápido que Luisão, comete menos faltas e tem ainda a capacidade para sair a jogar. Se Dunga precisa de um defesa central que jogue no lado esquerdo da defesa - é a única explicação para o facto de preferir Gladstone a Polga -, então, coloque os olhos neste grande jogador e vai ver que, comparativamente a Gladstone, estamos perante a noite e o dia.

De saudar também o regresso de Moreira à competição e, mais importante ainda, a (quase) recuperação total de Petit que, obviamente, fará com que o útil Bynia seja relegado para o banco dos suplentes.

terça-feira, novembro 13, 2007

COMO É QUE É POSSÍVEL?


Confesso que não tenho hábito ler jornais desportivos. Não que tenha algo contra, simplesmente não compro.
Ontem, por acaso, estive num café e dei uma vista de olhos ao jornal RECORD. Para meu espanto, na análise aos jogadores do Benfica no encontro do passado fim-de-semana, pude ler isto:

"MAXI PEREIRA: Ao contrário de Luís Filipe, parece ganhar motivação a cada jogo que passa, mostrando qualidades no FLANCO ESQUERDO. Ontem, esteve melhor que BRUNO RIBEIRO, o seu policia directo e encontrou espaço para surgir no centro da área..."

Pergunto:

Como é possível acontecerem dois erros de tal forma grosseiros, isto se tivermos em conta que um jornalista que se preze, deverá reler as suas crónicas?

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

Estugarda 3-1 Bayern Munique
(Mario Gomez (2), Basturk ; Luca Toni)

Dinamo Kiev 2-1 Shakthar Donetsk
(Bangoura (2); Jadson g.p)

Parma 2-2 Juventus
(Gasbarroni, Pisanu; Legrottaglie, Iaquinta)

Atalanta - Milan (SUSPENSO)*

Getafe 2-0 Barcelona
(Manu, Albin)

Villarreal 3-2 Sevilha
(Guille Franco (2), Mati Fernandez; Kanoute, Fabiano)

Feyenoord 2-2 Ajax
(Van Bronckhorst, De Guzman; Rommedhal, De Jong)

Estrela Amadora 2-2 FC Porto
(Mauricio, Mateus; Lisandro, Meireles)

Braga 3-0 Sporting
(Frechaut, Linz, Jorginho)

OLHÓGOLO:

Benfica 6-1 Boavista
(Cardozo, Maxi, Nuno Gomes (2), Rodriguez, Ricardo Silva p.b; Jorge Ribeiro)

OLHÓGOLO MVP "abola": CRISTIAN RODRIGUEZ (BENFICA)

* Qualquer resultado ou qualquer jogador escolhido para marcador de serviço, neste jogo, fica sem efeito.

CONSIDERAÇÕES:

- Jornada muito fraca a nível de pontos. Muitas surpresas, jogos suspensos, foi o que tivemos nesta ronda. Houve alguns jogadores que não jogaram mas também não perderam terreno para quase ninguém. Muitos participantes tiveram 0 pontos, incluindo o lider Zé Boinas.

- O menos mau desta ronda acabou mesmo por ser Eduardo Marques. O facto de ter acertado na figura do Benfica - Boavista e também o resultado do Feyenoord - Ajax, fez a diferença.

- Uma palavra também para André Braz. Mesmo com uma jornada negra, acabou por ganhar 8 pontos ao 1º e ao 4º classificados e 5 pontos ao, até então, 2º classificado Pedro Faria.




A CAMINHO DO EURO 2008




Estamos muito perto de saber quais são os países que marcarão presença no Campeonato da Europa de 2008, que se irá realizar na Áustria e na Suíça.
Entre as várias selecções candidatas por excelência a marcar presença no evento, ainda há quem não tenha garantido o passaporte, e alguns dos "pesos pesados", têm mesmo a tarefa bastante complicada. Senão vejamos:

SELECÇÕES JÁ APURADAS: Áustria e Suíça (como países organizadores), Alemanha, República Checa, Grécia e Roménia.

GRUPO A:

Polónia 24 pontos; PORTUGAL 23 pts; Sérvia 20 pts, Finlândia 20 pts; Bélgica 15 pts; Arménia 9 pts; Cazaquistão 7 pts; Azerbaijão 5 pts.

O QUE FALTA JOGAR:

Dia 17/11 - Sérvia - Cazaquistão; Finlândia - Azerbaijão; PORTUGAL - Arménia; Polónia-Bélgica;

Dia 21/11 - Azerbaijão - Bélgica; Sérvia - Polónia; PORTUGAL - Finlândia; Arménia - Cazaquistão

NOTA: PORTUGAL pode garantir, frente à Arménia, a qualificação, desde que vença a Arménia e Finlândia e Sérvia não ganhem os respectivos jogos (Azerbaijão e Cazaquistão) ou se empatar com a Arménia e Finlândia e Sérvia percam. Em caso de vencer os dois jogos, a turma lusitana está automaticamente apurada.

GRUPO B:

França 25 pontos; Escócia 24 pts; Itália 23 pts; Ucrânia 16 pts; Lituânia 10 pts; Geórgia 10 pts; Ilhas Faroé 0 pts.

O QUE FALTA JOGAR:

Dia 17/11 - Escócia - Itália; Lituânia - Ucrânia

Dia 21/11 - Geórgia - Lituânia; Itália - Ilhas Faroé; Ucrânia - França

GRUPO C:

Grécia 25 pontos; Noruega 20 pts; Turquia 18 pts; Bósnia-Herzegovina 13 pts; Hungria 12 pts; Moldávia 9 pts; Malta 5 pts.

O QUE FALTA JOGAR:

Dia 17/11 - Noruega - Turquia; Moldávia - Hungria; Grécia - Malta

Dia 21/11 - Malta - Noruega; Hungria - Grécia; Turquia - Bósnia

GRUPO D:

Républica Checa 23 pontos; Alemanha 23 pts; República da Irlanda 16 pts; Chipre 14 pts; Eslováquia 13 pts; País de Gales 13 pts; São Marino 0 pts.

O QUE FALTA JOGAR:

Dia 17/11 - País de Gales - República da Irlanda; Alemanha - Chipre; República Checa - Eslováquia

Dia 21/11 - Chipre - República Checa; Alemanha - País de Gales; São Marino - Eslováquia

GRUPO E:

Croácia 26 pontos; Inglaterra 23 pts; Rússia 21 pts; Israel 17 pts; Macedónia 11 pts; Estónia 4 pts; Andorra 0 pts.

O QUE FALTA JOGAR:

Dia 17/11 - Andorra - Estónia; Macedónia - Croácia; Israel - Rússia

Dia 21/11 - Israel - Macedónia; Inglaterra - Croácia; Andorra - Rússia

GRUPO F:

Suécia 23 pontos; Espanha 22 pts; Dinamarca 17 pts; Irlanda do Norte 17 pts; Letónia 9 pts; Islândia 8 pts; Liechtenstein 7 pts;

O QUE FALTA JOGAR:

Dia 17/11 - Letónia - Liechtenstein; Irlanda do Norte - Dinamarca; Espanha - Suécia

Dia 21/11 - Espanha - Irlanda do Norte; Dinamarca - Islândia; Suécia - Letónia

GRUPO G:

Roménia 26 pontos; Holanda 23 pts; Bulgária 19 pts; Eslovénia 11 pts; Albânia 11 pts; Bielorrússia 7 pts; Luxemburgo 3 pts;

O QUE FALTA JOGAR:

Dia 17/11 - Bulgária - Roménia; Albânia - Bielorússia; Holanda - Luxemburgo

Dia 21/11 - Roménia - Albânia; Eslovénia - Bulgária; Bielorrússia - Holanda

segunda-feira, novembro 12, 2007

ROLABOLA Jornada 12 - Especial Selecções -

RESULTADOS E MARCADORES DA 10ª JORNADA DA LIGA PORTUGUESA

RESULTADOS E MARCADORES DA 10ª JORNADA DA LIGA PORTUGUESA:
Belenenses 1 Leixões 1 (José Pedro; Nwoko)
Vitória de Guimarães 0 Paços de Ferreira 0
Vitória de Setúbal 3 Académica 1 (Matheus, Elias e Cláudio Pitbull; N'Doye)
Naval 1 União de Leiria 0 (Marcelinho)
Benfica 6 Boavista 1 (Óscar Cardozo, Maxi Pereira, Cristian Rodríguez, Ricardo Silva [p.b.] e Nuno Gomes [2]; Jorge Ribeiro)
Sporting Braga 3 Sporting 0 (Frechaut, Roland Linz e Jorginho)
Estrela da Amadora 2 FC Porto 2 (Maurício e Mateus; Lisandro López e Raúl Meireles)
Nacional - Marítimo (Hoje, às 19:45)

AFINAL, NÃO É SÓ NO NATAL QUE O VERMELHO IMPERA... PARECE QUE NO SÃO MARTINHO TAMBÉM...

E à décima jornada da Liga, tudo pode estar relançado...
O líder FC Porto, voltou a perder pontos, novamente de forma algo ingénua e displicente, os quais foram aproveitados da melhor forma pelo Benfica que, em apenas duas semanas, recuperou 4 pontos aos campeões nacionais, sendo esses, precisamente, os que agora separam as duas equipas na tabela classificativa.
Na Reboleira, frente a um Estrela abnegado e sempre crente, os azuis-e-brancos chegaram à vantagem de dois golos, de forma calma e tranquila, mas, no decorrer da segunda parte, desligaram-se por completo do jogo, pensando que este já estaria ganho. Pois bem, foi aí que os "Viriatos" de Daúto Faquirá entraram em cena, e foram buscar forças sabe-se lá onde, para empatarem a partida, com dois golos nos últimos 5 minutos.
Depois de terem cedido um empate caseiro, na ronda anterior, na recepção ao Belenenses, os pupilos de Jesualdo Ferreira voltaram a escorregar, vendo a sua vantagem diminuída para o segundo classificado, sendo que, as próximas duas jornadas são de grau de dificuldade elevado, uma vez que o Porto recebe um imbatível, Vitória de Setúbal, e depois viaja até à capital, para defrontar o Benfica.
Promete...
Relativamente ao Sporting, foi uma jornada para esquecer, uma vez que os leões perderam pontos para os seus mais directos concorrentes, e, para "juntar à festa", ainda rubricaram, provavelmente, a pior exibição do reinado de Paulo Bento. O conjunto leonino saíu de Braga vergado a uma derrota por números bem pesados (3-0), tendo a isso juntado uma exibição, a todos os níveis, horrível, como o próprio técnico referiu, no final da partida.
Com esta derrota, o Sporting desce para o 5º lugar! da tabela, sendo ultrapassado pelos Vitórias (de Guimarães e de Setúbal), fica a 4 pontos do eterno rival, e a 8 do líder da prova.
O dia de São Martinho mais parecia o Dia de Natal para o Benfica. Os encarnados construíram a maior goleada do campeonato até ao momento (6-1), e beneficiaram das escorregadelas alheias para cimentar a segunda posição e assumir a aproximação ao trono máximo do campeonato. Depois de uma primeira parte equilibrada (o Boavista jogou o jogo pelo jogo, na Luz, até à expulsão de Zé Kalanga), aos 55 minutos), em que os encarnados saíram em vantagem com o golo de Cardozo, nada faria esperar o que se havia de vir a passar nos segundos 45 minutos. Os axadrezados entraram determinados a chegar à igualdade (o que conseguiram!), mas depois, reduzida a 10 elementos, a turma de Jaime Pacheco foi presa fácil para um Benfica motivado, e, em alguns momentos, com uma atitude ofensiva completamente avassaladora. Os golos foram surgindo em catadupa, e a goleada consumou-se, tendo ainda havido tempo para o desperdício de uma grande penalidade, que, Nuno Gomes, gentilmente, deixou que fosse Bergessio a tentar a sua sorte. Mas, nem assim, o argentino conseguiu marcar o primeiro tento com a camisola encarnada.
Quanto às restantes partidas, destaque para os empates forasteiros de Leixões e de Paços de Ferreira, frente a adversários de maior peso (Belenenses e Vitória de Guimarães, respectivamente), para a vitória, mais uma, do Setúbal, na recepção à Académica (os sadinos são a ÚNICA EQUIPA EUROPEIA QUE AINDA NÃO PERDEU QUALQUER JOGO OFICIAL ESTA TEMPORADA!!!), e para mais uma derrota da União de Leiria (estreou Vítor Oliveira no comando técnico), na deslocação ao reduto da Naval.
Para hoje à noite, está marcado o fecho da jornada 10, com o derby da Madeira, entre Nacional e Marítimo, às 19:45, com transmissão na Sport TV1.

Fim-de-semana sem bola




Naquele que podia ter sido um fim-de-semana em cheio a nível de futebol, acabou por ser um sábado e domingo completamente sem bola. Pelo facto, não me é possível apresentar crónicas de qualquer jogo, assim como o Olho Clínico desta semana também não será publicado.

PS: Goleada na Luz? exagerada? foi para pagar aqueles que ficaram por entrar na época passada.

sexta-feira, novembro 09, 2007

OLHÓ PLAYER "1"


NOME: GERMAN DENIS (INDEPENDIENTE)



Data de Nascimento: 09/10/1981
Nacionaldidade: Argentina
Altura: 1,83
Peso: 78 kg
Posição: avançado
Internacionalizações: 1 (17 de Outubro frente à Venezuela)

CLUBES POR ONDE PASSOU:

1997-99: Talleres de Remedios de Escalada (33 jogos, 25 golos)
1999-00: Quilmes (4 jogos, 2 golos)
2000-01: Los Andes (24 jogos, 20 golos)
2001-03: Cesena (28 jogos, 3 golos)
2003-05: Arsenal de Sarandí (42 jogos, 13 golos)
2005-06: Colón de Santa Fe (32 jogos, 11 golos)
2006-..- Independiente

Torneio de Abertura 2007

- 15 jogos
- 16 golos
- 1 amarelo
- 1316 minutos jogados
- melhor marcador da liga argentina

CURIOSIDADE:

- German Dénis esteve muito perto de ingressar no Belenenses, isto na altura em que Manuel José era o treinador dos de Belém. O técnico português chegou mesmo a deslocar-se à Argentina para observar este possante avançado. O negócio, contudo, acabou por não se desenvolver.

ANÁLISE:

Um avançado de grande qualidade. À primeira vista, é um jogador muito parecido com Hernan Crespo. Muito forte fisicamente (el tanque é a sua alcunha), faz do seu jogo aéreo e do seu remate fácil as suas principais armas. É essencialmente um jogador de área, isto apesar de, fora desta, tabelar bem com os seus companheiros, abrindo espaço para as entradas dos alas em diagonais.
Não é um jogador rápido, muito menos é daqueles sobredotados sob ponto de vista técnico mas é, essencialmente, um "matador".
Não tenho quaisquer dúvidas que vingaria num grande clube português.
Foi recentemente chamado à selecção Argentina e isso diz tudo em relação ao seu valor. Ser convocado sabendo que há Crespo, Tevez, Aguero, Milito, Saviola entre muitos outros, diz bem do seu valor.

Video



* Para a semana vamos espreitar um jogador do futebol europeu. Até lá!



quinta-feira, novembro 08, 2007

Champions: Sporting cede empate caseiro ante a Roma


SPORTING 2-2 ROMA

EMPATE COM SABOR A LEVE INJUSTIÇA



A Roma conquistou um precioso ponto em Alvalade e deu um passo decisivo rumo ao apuramento. Os italianos entraram melhor no jogo, estiveram inclusivé em posição de vencedor, mas cedo se percebeu que a intenção dos pupilos de Spaletti passaria basicamente por conseguir o pontinho. E foi isso que aconteceu, sendo que, para quem viu o jogo, ficou a total sensação de injustiça. O Sporting até entrou mal no jogo, viu-se bem cedo em desvantagem mas, com uma grande atitude e um futebol bem jogado, nomeadamente através de permutas rápidas de bola e a exploração dos flancos, conseguiu superiorizar-se ao seu adversário e, mais relevante ainda, conseguiu virar o resultado a seu favor.
Dois golos do inevitável Liedson quase que fizeram a diferença. O brasileiro está em grande forma e foi mais uma vez decisivo. Pena foi que um auto-golo de Polga nos últimos minutos da partida tornasse menos feliz a noite do "levezinho". Por aquilo que trabalhou, pela forma como deu trabalho a Mexés, Juan e posteriormente Ferrari, pelos golos que marcou, Liedson foi seguramente daqueles que mais merecia este triunfo.
Já se sabe que o cinismo é uma arma frequentemente utilizada pelos romanos. A Roma, tal como muitas vezes são as equipas italianas, foi profundamente feliz. Provavelmente, conquistou o ponto que faltava para o apuramento. Quanto ao Sporting, tal como na época passada, quase que batia o pé aos dois grandes favoritos mas mais uma vez não conseguiu (à partida) passar à próxima fase da liga milionária. A Uefa é o destino!

quarta-feira, novembro 07, 2007

O QUE É ISTO?


QUEREM VER QUE VAMOS TER DE LEVAR COM ESTES DOIS BARRETES?




(o que é que nos fez o Sektioui, diz o comentador francês... lol)




(Credo. Grande golo do Renteria frente ao PSG)

Adeus Champions (e provavelmente Uefa)


CELTIC 1-0 BENFICA



Custa muito perder contra uma equipa com tão pouco futebol. O Celtic é uma equipa tipicamente inglesa, joga pontapé para a frente quando não está a ganhar e, em posição de vencedor, explora o contra-ataque através da rapidez do seu ala McGeady ou das diagonais de McDonald. Com sorte (no golo) ou não, a verdade é que o Celtic acabou por justificar o triunfo já que foi um conjunto pragmático e foi mais equipa a partir do momento que, imerecidamente, chegou à vantagem.
Não há dúvida que o Benfica fez uma excelente primeira parte. Aqueles 20 minutos iniciais só não foram sublimes porque, efectivamente, a bola não entrou. Recordo-me de duas grandes oportunidades que Boruc negou a Cardozo de forma extraordinária. Teria sérias dúvidas que o Celtic tivesse argumentos caso se encontrasse em posição de desvantagem no marcador.
A partir dos vinte minutos, o Celtic equilibrou a partida. Scott McDonald ganhou todos os lances (até de cabeça) a Edcarlos e revelou apontamentos de ponta-de-lança já que, ao mínimo espaço, rematava quer com o pé esquerdo, quer com o direito. Nessa altura, valeu Quim, sempre atento e bem colocado entre os postes.
Mesmo tendo dois ou três remates perigosos, percebia-se que o Benfica estava por cima, controlava o jogo a meio-campo e, com um bocado mais de paciência, poderia tranquilamente chegar à vantagem. Sentia-se. portanto, que a jogar da forma como os "encarnados" estavam a actuar, só num lance de bola parada ou numa situação de mera felicidade é que poderiam chegar ao intervalo a perder. E foi isso que precisamente aconteceu. Aos 41 minutos, McGeady, o melhor em campo, apanhou a bola no flanco esquerdo, sendo destro, veio para dentro e, de pé direito, rematou e teve a felicidade da bola bater em Luisão, traindo inapelavelmente Quim. Estava feito o primeiro, num lance caricato e que penalisava muito o conjunto português que entretanto havia calado aquele sensacional público.

No segundo tempo, o Benfica, de forma incompreensível até, não conseguiu reagir. Se no primeiro tempo, o controle do jogo a meio-campo foi uma realidade vermelha, nesta segunda parte, o Celtic teve mais posse de bola e, inclusivé, mais liberdade para trocar a mesma no meio-campo benfiquista. Quando o Benfica se mostrava mais perto da área dos "católicos", estes, recuavam em bloco e, de forma muito inteligente, exploravam o contra-ataque com os tais dois jogadores rápidos que referi anteriormente. Nesse sentido, a estratégia dos de Glasgow acabou por resultar e, como tal, acabaram por vencer de forma justa o jogo.
Há muitos factores que explicam esta paupérrima segunda parte do Benfica. Em primeiro lugar, tal como referi, mérito para o Celtic. Não há dúvida que esta equipa é muito matreira quando está em posição de vencedora. Não é por acaso que poucas equipas conseguem ganhar em Glasgow. Defendem bem, sabem dar a iniciativa de jogo ao adversário e sabem matar o jogo em contra-golpe. Nesta etapa complementar, diria que nem foi preciso muito fazer valer desta estratégia já que, repito, o Benfica nem sequer teve muita bola nesta fase e, quando a tinha, preferia jogar de forma directa - sendo que nos últimos 15 minutos estavam em campo Di Maria, Nuno Gomes e Bergessio -, algo que obviamente facilitava a tarefa aos defesas contrários.
Outro dos motivos foram as substituições. Di Maria, Bergessio e Nuno Gomes não trouxeram rigorosamente nada ao jogo. Aliás, não sei se os dois últimos tocaram mais que 3 vezes na bola. Ora, se concordei com a troca de Di Maria por Maxi (percebi o facto de Camacho não querer colocar o uruguaio a lateral já que tinha amarelo), as duas últimas substituições demonstraram uma total falta de ambição. Percebo que Rui Costa tivesse desgastado. Mas neste jogo, e atendendo à forma como o Celtic trabalha a meio-campo, ou seja, sem pressão e com apenas duas unidades, creio que não se exigia um "maestro" de grande capacidade física e, como tal, o Rui Costa que viamos em claro decréscimo de rendimento, ainda era o mais esclarecido. Quanto a Cardozo, sinceramente não percebi, ainda por mais sabendo que para o seu lugar entrou a nulidade Bergessio. O paraguaio não foi feliz, desperdiçou algumas ocasiões de golo, uma delas de forma incrível num cabeceamento a rasar o poste mas, ainda assim, aparecia a espaços e, tendo um pé esquerdo daqueles, poderia do nada aparecer e ajudar a equipa.
Finalmente, dois aspectos que já não são novos e que prejudicaram claramente a equipa. Em primeiro lugar, a aberração chamada Luis Filipe. É incrível como é que Camacho continua a apostar num jogador como estes. Mandou dois ou três "charutos" para o ar, qual distrital; não ganhou quase nenhum lance a McGeady; em termos ofensivos não trouxe nada à equipa; foi, mais uma vez, o pior jogador em campo e foi decisivo para a balança pender para o outro lado. Aliás, não foi por acaso que McGeady, que havia jogado na Luz a extremo direito, foi colocado por Gordon Strachan na ponta esquerda. O "ourinho" estava ali.
Em segundo lugar, apetece-me falar de Bynia. Não há dúvida que foi e vai seguramente continuar a ser importante para este Benfica mas não pode ter as entradas que tem vindo a ter ultimamente. Alguém por parte da equipa técnica tem de ensinar o jovem camaronês a não ter estes comportamentos em campo. Já frente ao Marítimo podia ter sido expulso e, ontem, a entrada "a matar" sobre o jogador do Celtic é arrepiante, podendo mesmo ter partido a perna a um companheiro de profissão. A sua expulsão prejudicou o Benfica, isto apesar de, nessa altura do jogo, já não se perspectivar nada de especial.

Em suma, o resultado acabou por ser bastante penalisador para o Benfica já que, pelo que demonstrou na primeira parte, podia muito bem ter saído de Celtic com um resultado bem mais agradável até que o próprio empate. Como não marcou primeiro, o Benfica acabou por ter de correr atrás e, aí, o Celtic foi mais inteligente e acabou por ser superior.
Contas feitas, o Benfica desceu novamente ao último lugar do grupo e precisa agora de um milagre para continuar na Europa, quer por via Uefa, quer por via Champions.

PS: O Milão até deu uma ajudinha ao Benfica ao vencer o Shakthar, ajuda essa que não foi aproveitada...

CLASSIFICAÇÃO:

1º Milão 9 PONTOS
2º Shakhtar 6
3º Celtic 6
4º Benfica 3

Próximas jornadas:

Benfica - Milão
Celtic - Shakthar

Milão - Celtic
Shakthar - Benfica

CONTAS PARA O SEGUNDO LUGAR:

- Ganhar os dois jogos e esperar que o Shakhtar não ganhe em Glasgow (o empate era o ideal). Obviamente que o Milão teria que fazer o seu papel na última jornada.

CONTAS PARA O TERCEIRO LUGAR:

- Fazer 4 pontos nestes dois últimos jogos e esperar ou que o Celtic perca os dois jogos, ou então que seja o Shakthar a perdê-los, sendo que, nesse caso, o Benfica teria necessariamente de vencer na Ucrânia.