quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Preparação: Portugal envergonhado pela Itália

Portugal 1-3 Itália
(Quaresma; Toni, Pirlo, Quagliarella)



Antes de tecer qualquer comentário sobre mais uma desastrosa exibição portuguesa, importa começar por aquilo que este jogo teve de melhor: a Itália tem uma fantástica selecção e mostrou, mais uma vez, por que é a campeã do Mundo. Venceu muito bem o conjunto de jogadores portugueses que tiveram em campo e, para ser sincero, os números até foram simpáticos já que, ao contrário do habitual, a eficácia italiana esteve longe de roçar a perfeição. É verdade que Portugal também teve um ou outro lance perigoso mas, com total franqueza, o perigo rondou sempre mais a baliza de Ricardo do que propriamente de Amélia.

Mais uma vez, não posso deixar de transmitir o que penso em relação à selecção portuguesa. Mais uma vez terei que ir por pontos bem concretos para tentar passar de uma forma mais clara a minha mensagem:

1. Sim, Scolari... O BURRO ÉS MESMO TU! Em 5 anos de trabalho, com a melhor fornada de jogadores de sempre, com o melhor jogador do Mundo nas tuas mãos, com todas as condições para trabalhares, continuas a ser fraquíssimo no plano técnico-táctico e continuas a rezar para que as individualidades resolvam aquilo que o colectivo deveria resolver e não resolve porque tu, burro que nem uma porta, não o sabes trabalhar;

2. Podes alegar que ficaste em 2º no Europeu de 2004 (onde aí não foste mais que um adjunto de Mourinho) ou em 4º no Mundial, ou que conseguiste apurar-te para novo europeu. Eu olho para ti e para o teu trabalho como algo global e esse, meu caro, na minha opinião, teve mais momentos negativos que positivos. Aliás, vejo em ti um aluno baldas de uma escola secundária. Andas todo o ano a brincar, a gozar com os professores, a faltar as àulas. Chegas ao exame e, ou usas cábulas (José Mourinho) ou então tens a felicidade de acertar na maior parte das perguntas porque estas são de escolha múltipla e, ao calhas, tens tido muita felicidade. Mas olha que a sorte nem sempre te vai proteger!

3. Nos últimos 20 jogos (e estou a ser simpático), gostaria que alguém me dissesse o último em que viu trabalho - quando falo em trabalho estou a referir-me a trabalho dentro da selecção e não a jogadas fabulosas de Cristiano Ronaldo ou aos livres do Simão -. Sim Scolari, se olhares para a Itália, não me venhas com conversas que eles têm melhores jogadores que nós. Em termos técnicos, te garanto que não têm. Mas sabes o que eles têm que nós não temos? ORGANIZAÇÃO, ESPÍRITO DE LUTA, SIMPLICIDADE DE PROCESSOS, MECANIZAÇÃO... Todos estas palavras que, presumo eu, também existam lá para terras de Vera Cruz, faltam efectivamente à nossa selecção. Como eu gostaria que os nossos jogadores, com um treino entre eles, chegassem ao campo e mostrassem a mentalidade e organização que os italianos demonstram. Sabes por que é que não temos nada disso? única e exclusivamente por tua culpa. Com muito menos argumentos, tive o prazer de ter essa organização em 2000 com Humberto Coelho. Se não fosses tão teimoso, quem sabe em 2004, nos inumeros amigáveis que tivemos, pudessemos ter trabalhado da melhor forma a organização que o Mourinho nos deu e, com ela, tivessemos acrescentado a tal criatividade que Cristiano Ronaldo, Figo, Simão e o "maestro" que não me esqueço que queimaste dariam...

4. Se foste tu que trouxeste a emoção ao povo de português de voltar a amar Portugal - tenho as minhas dúvidas que tenha sido unicamente por tua responsabilidade mas ok, dou o beneficio da dúvida -, és tu e o Gilberto Madail (sim, essa do burro também encaixa na tua pessoa que nem uma luva) que têm feito com que o desinteresse por Portugal esteja em crescendo. Digo-te, não sou daqueles que torcem para que Portugal perca mas, sinceramente, às vezes dá-me nojo ver-te no banco impávido e sereno a assistir a um conjunto de jogadores, com o símbolo de Portugal ao peito, a jogarem da mesma forma que eu jogo ali no ringue ao pé de minha casa.

5. Apesar de achar que temos tudo para lutarmos contra as melhores selecções do Mundo , infelizmente não acredito no teu trabalho e, mais uma vez, estou bastante céptico em relação ao Europeu.

3 comentários:

Anónimo disse...

1º A Itália não é campeã da Europa.Isso é uma pura mentira!
A Grécia é a campeã europeia.
A Squadra Azzurra é sim, CAMPEÃ DO MUNDO!
2º A crónica roça o insulto...

Unknown disse...

Sim, obviamente que a Itália é a campeã do Mundo e não a campeã europeia.
Obrigado pela mensagem. Meu caro, opiniões.

Anónimo disse...

Grande rocha. Dá-lhe!!