segunda-feira, março 31, 2008

JOGA BONITO

É algo raro mas aconteceu-me. Este fim-de-semana ficou marcado pela ausência total de futebol. Nem Benfica, nem Porto, nem Sporting, nem Manchester, nem Sevilha. Não vi um único jogo. Tudo bem, porventura terei visto alguns momentos de certos jogos mas foi algo de muito passageiro, não me permitindo criar imagens nem opiniões desta ou daquela jogada, deste ou daquele jogador.

É verdade que o Benfica ganhou (e com números apetecíveis), tendo, ao que parece, realizado uma exibição agradável mas o que mais me custa foi ter perdido mais um PARTIDAZO do melhor do Mundo ou, se preferirem, dos melhores do Mundo. Foram 4-0 ao Aston Villa mas, pelos vistos, podiam ter sido muitos mais. Mais uma vez e curiosamente, tivemos um super Manchester num 4-2-4, táctica que, a meu ver, deveria ser usada em quase todos os jogos e até mesmo na Champions. Por vezes Ferguson prefere jogar pelo seguro (entendo perfeitamente) mas sabendo da fortíssima transição defensiva desta equipa mesmo jogando só com 2 médios no centro, às vezes era de arriscar já que a beleza do futebol do United com Giggs, Ronaldo, Tevez e Rooney é fantástica.

Não podendo ter visto o jogo, não poderia deixar de assinalar no blog aquele que foi, para mim, o momento do fim-de-semana:

ROLABOLA - JORNADA 31 -

BOLETIM:

1. Arsenal - Liverpool

2. Middlesbrough - Man United

3. Man City - Chelsea

4. Rennes - Bordéus

5. Marselha - Lyon

6. Sevilha - Villarreal

7. Palermo - Juventus

8. Dortmund - Leverkusen

9. Boavista - Benfica

OLHÓGOLO:

10. Sporting - Braga

OLHÓGOLO MVP:
MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 12h30

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

Udinese 3-1 Fiorentina (Inler, Di Natale, Quagliarella; Vieri)

Lázio 1-1 Inter (Rocchi; Crespo)

Bétis 3-2 Barcelona (Edu (2), Moreno; Eto'o, Bojan)

Villarreal 3-0 Atlético (Cazorla, Nihat (2))

Real Madrid 3-1 Sevilha (Heinze, Raúl, Higuain; Kanouté)

Besiktas 1-2 Fenerbahce (Ozkan; Alex (2))

Rangers 1-0 Celtic (Thompson)

Naval 1-4 Sporting (Marcelinho; Veloso, Liedson (2), Djaló)

Belenenses 1-2 Porto (Weldon; Lisandro, Lucho)

OLHÓGOLO:

Benfica 4-1 Paços (Rodriguez, Rui Costa (2), Cardozo; Wesley)

OLHÓGOLO MVP: Rui Costa (Benfica)

PONTUAÇÕES:

Neves 22
Faustino 7
Seco 15
Doc 15
Faria 28+3=31
Araújo 12
Zé Boinas 22
André Braz 20
Miguel Braz 17
João Marques 18
Pele 23
Cristina 14
Sérgio 28+3=31
Bruno Rocha 21
Vitinho 9
Eduardo 23

VENCEDOR DA JORNADA: Pedro Faria (31 PONTOS) + Sérgio Gouveia (31 PONTOS)

PALPITES DA SEMANA:

Rocha: Belenenses 1-2 Porto

CLASSIFICAÇÃO:

1º DOC 511
2º Pedro Faria 490
Sérgio Gouveia 475
4º André Braz 467
5º Zé Boinas 459
Bruno Rocha 455
Pele 446
Vitinho 443
9º Cristina 420
10º Miguel Braz 415
11º Neves 411
12º João Araújo 403
13º João Faustino 385
14º Eduardo Marques 350
15º João Marques 324
16º G. Seco 294

CONSIDERAÇÕES:

- "Teclas" Faria(s) voltou aos grandes momentos e venceu a jornada. Pela segunda jornada consecutiva, formou dupla de ataque com Raúl Gonzalez e este voltou a contribuir com um golo precioso para as contas. Mais do que ter ganho, o facto de ter conseguido encurtar a distância para o lider em 16 pontos faz com que a chama pelo título ainda se mantenha acesa. Como dizem os adeptos ingleses... C'MON!!

- Se Doc lidera o campeonato daqueles que jogam pela certa, me and myself lidera o torneio daqueles que jogam no risco ou, se preferirem, com a carne toda no assador. É que, só a partir do 6º classificado é que se consegue verificar alguém que aposte em resultados. E nesse particular, me desculpem a falta de modéstia... SOU REI!! Desde a primeira jornada sempre a jogar à Co Adriaanse é obra.

- Vitinho, depois de ter cheirado os lugares do pódio, parece estar em queda livre. Outros participantes deveriam também começar a pensar fazer este desporto já que o verão aproxima-se e é bom para a saúde este tipo de iniciativas. Para os de lá de cima, cá para baixo se faz favor.

sexta-feira, março 28, 2008

HUMILDADE ACIMA DE TUDO



"Sou o melhor guarda-redes da Europa e não jogo no Sporting, mas o futebol é assim."

quinta-feira, março 27, 2008

ACREDITO NELES


- Mais um grande golo de David Villa

Todos sabemos que os espanhóis já nos habituaram a falhar nos grandes momentos. Agora, palpita-me que este Euro2008 seja, finalmente, o ano da Espanha. (espero estar enganado como é óbvio). Com David Villa, David Silva, Joaquin, Iniesta, Xavi, Alonso, Fabregas, Sérgio Ramos, Casillas, Fernando Torres, entre tantos outros, poderemos ter uma selecção espanhola muito forte e muito determinada em lutar pelo título. Mesmo tendo um seleccionador algo conservador e que fecha os olhos à classe de Rául González, me parece que há efectivamente muita matéria prima para desenvolver um grande trabalho no campeonato da Europa.
Curiosamente e contrariamente ao que se passa connosco, temos jogadores espanhóis em grande forma como são os casos de Casillas, Sérgio Ramos, Iniesta, Fabregas ou a temível dupla de ataque constítuida por Torres e Villa. A ver vamos até onde vai esta grande selecção!

Amigável: Portugal volta a perder com a Grécia

Grécia 2-1 Portugal
(Karagounis (2); Nuno Gomes)

Mais uma exibição miserável da nossa selecção, novamente frente a uma selecção grega que faz da organização defensiva e do jogo colectivo a sua principal arma. Curiosamente, desta vez as individualidades sobressairam mais no lado grego já que o ex-Benfica Karagounis, com dois livres directos, acabou por resolver o jogo.

Muito haveria para dizer em relação àquilo que Portugal (não) fez mas, sinceramente, nem quero voltar a falar em determinados assuntos (convocatórias, equipa sem fio de jogo, más substituições, ausência de um modelo de jogo, dependência excessiva de Ronaldo) porque, no fundo, estaria a repetir-me desnecessariamente. Já todos sabem o que eu penso e, devo dizer-vos, gostaria de estar errado mas cada vez estou mais convencido que há uma determinada pessoa que está a mais na nossa selecção.

Para ser sincero, mesmo não conseguindo perceber como é que Portugal (mesmo com tantas ausências) voltou a cair na estratégia dos gregos, contrariamente ao que é habitual, desta vez dou algum desconto ao (pseudo) seleccionador. De facto, não é fácil formar uma equipa competitiva tendo tantos jogadores importantíssimos lesionados e, pior que isso, haver outros tantos em péssimo momento de forma. Aliás, neste momento, acho que é extremamente difícil fazer uma convocatória sem ter de olhar ao nome dos jogadores. Caso assim não fosse, Scolari teria de deixar de fora Miguel, Miguel Veloso, Petit, Deco e até Tiago que estão a viver, talvez, o seu pior momento de forma dos últimos anos.

Apesar de ainda estarmos longe do Europeu, devo dizer que estou bastante preocupado com o que tenho visto. Defender relativamente bem e apostar tudo em Ronaldo apenas resulta às vezes. Aliás, na qualificação já nem deu porque as outras selecções percebem que só daí é que pode vir o perigo. Falta muito a esta selecção e já falta há muito tempo. Mais uma vez digo sem qualquer tipo de reservas que há matéria prima mais que suficiente para ombrear contra Espanhas, Itálias, Franças ou Alemanhas. Agora, apostar no Cristiano e na Nossa Senhora do Caravágio é como jogar no Euromilhões.

A título de curiosidade, se fosse hoje, aqui ficava a minha lista dos 23 seleccionáveis:

GR: Ricardo, Quim, Eduardo

DD: Bosingwa, Abel

DE: Caneira, Jorge Ribeiro (porque não há outro)

DC: Meira, Carvalho, Pepe, Bruno Alves (jogaria só em último recurso)

MD: Petit, Raúl Meireles

MC: Deco, Moutinho, Carlos Martins, Manuel Fernandes

MA: Ronaldo, Simão, Quaresma, Nani

AC: Nuno Gomes, Hugo Almeida

PS: Talvez daqui a um mês e meio as escolhas sejam diferentes. Miguel Veloso, Tiago, Miguel, Maniche, Hugo Viana, Helder Postiga, Makukula, Paulo Ferreira e outros mais poderão estar em melhor forma e serem escolhas mais acertadas que aquelas feitas por mim hoje. Uma coisa é certa, dos 31 jogadores que aqui deixei, seguramente que vão sair daqui os 23 de Scolari (tirando Rui Patricio que entrará para o lugar de Eduardo). Independentemente das escolhas do sargentão, exige-se muito trabalho em Viseu para atacar o Europeu de uma forma bem mais honesta e competitiva do que aquela que tivemos durante toda a qualificação. É que, caso assim não seja, Portugal arrisca-se a nem sequer passar o grupo onde está inserido.

PS1: Sei que Scolari não vai jogar desta forma no Euro mas, já agora, aqui fica mais uma opinião. Por que não jogarmos num 4-4-2 estilo Manchester United com Simão e Nani (já que Quaresma teima em não fazer nada na selecção) a assumirem as alas, Deco e um trinco a assumirem as despesas do meio-campo e Ronaldo no apoio a Hugo Almeida (adoro esta combinação de avançados, sendo um rápido e móvel e o outro fixo e forte fisicamente). Alguém concorda comigo ou é muito arriscado jogar assim num campeonato da Europa? - OPINIÕES PRECISAM-SE!! -

quarta-feira, março 26, 2008

MEDO



Não sei porquê mas cheira-me que a ave rara brasileira vai, esta noite, entrar para a história como sendo o único seleccionador que perdeu 3 vezes consecutivas com a Grécia.

terça-feira, março 25, 2008

Começou o entra e sai

Diz o Correio da Manhã que Ricardo Rocha poderá voltar ao Benfica. Luis Filipe Vieira já havia referido que o Benfica iria apostar cada vez mais em jogadores portugueses e o que é certo é que, depois da contratação de Makukula, muitos têm sido os nomes lançados pela imprensa, todos eles com a nacionalidade portuguesa. Jorge Ribeiro, Rolando, Carlos Martins e Ruben Amorim são alguns dos nomes que, ao que parece, estarão na lista de Rui Costa e companhia para a próxima época. Desde já digo que, dos 5 nomes que aqui deixei, só dois deles me interessam: Ricardo Rocha já que é um jogador experiente, com uma mentalidade forte e faz várias posições e Carlos Martins pelos motivos que referi no outro post.

Mas não foi a noticia do interesse do Benfica em Ricardo Rocha que me chamou mais a atenção. Aliás, o que acabei de ler só pode ser brincadeira já que é bom de mais para ser verdade. Ainda assim, vejam ISTO com os vossos próprios olhos e tirem as vossas conclusões.

PARABÓLICA

Recordam-se do golo de Karel Poborsky a Vitor Baía no Euro96? Pois é, Jerome Leroy, jogador do Rennes, decidiu fazer a mesma coisa ao guarda-redes do Lens. Um golo lindo que merece ser visto e revisto vezes sem conta.
Destaque também para a brilhante jogada de Fernando Meira (qual extremo esquerdo) que deu origem ao golo de Cacau; ainda na Alemanha, Mladen Petric, médio-avançado do Dortmund deu nas vistas e, na transformação de um livre directo, voltou a facturar. Claramente um jogador para altos vôos este croata que poderemos ver com mais atenção no Euro2008.
Referência final para o golo em moinho de Savidan, avançado francês que tem dado nas vistas no Valenciennes e um olhar especial para a América do Sul que nos trás sempre grandes jogadas e golos de belo efeito.


segunda-feira, março 24, 2008

OURO NEGRO DA COSTA DO MARFIM DESTRÓI ARSENAL



CHELSEA 2 ARSENAL 1






Foi um diamante marfinense que destroçou o Arsenal!
Neste derby londrino, e já depois de ambos saberem o resultado do líder da prova, Chelsea e Arsenal proporcionaram um espectáculo agradável de seguir, ainda que sem grandes motivos de interesse junto das balizas. Mesmo assim, o jogo foi intenso, durinho, e com incerteza no marcador até final.
As equipas partiam para este jogo separadas por 2 pontos (vantagem para o Arsenal), e qualquer deslize poderia ser fatal na luta pelo título, já que, o Manchester United continua sem ceder terreno, e já só faltam 7 jornadas para o final do campeonato.
Com a lição bem estudada, os meninos de Wenger estiveram muito bem durante toda a primeira parte, impedindo que o Chelsea conseguisse carburar o seu jogo ofensivo, muito por culpa da boa marcação feita a Lampard, que praticamente não se viu. Conseguido que estava um dos objectivos, os "gunners" tentavam materializar em golo o domínio territorial, mas ora por inépcia dos seus atacantes, ora por belíssimas intervenções de Carlo Cudicini, a bola teimava em não entrar.
Com todoas as responsabilidades inerentes ao próprio jogo, e com um Lampard desinspiradíssimo, o Chelsea tentava o contra-ataque, nomeadamente à procura da velocidade de Drogba, que ainda assim esteve muito desapoiado e pouco mais poderia fazer.
O intervalo chegava com o nulo no marcador, e os primeiros minutos da segunda parte traziam mais do mesmo: jogo disputado essencialmente no meio-campo, com o Arsenal a ter sinal mais, e o Chelsea a responder quando podia.
E geralmente nestes jogos, o pontapé na monotonia acaba por surgir de um lance de bola parada. Para não fugir à regra, foi precisamente o que aconteceu: pontapé de canto na esquerda batido por Cesc Fabregas, e ao primeiro poste, Sagna, o lateral direito, de cabeça, fez o 0-1.
Aceitava-se a vantagem forasteira, mas o golo teve o condão de acordar os "blues", e por consequência, beneficiar o espectáculo.
Daí para a frente tudo foi diferente, com o Chelsea a pegar no jogo, mandão, a jogar pelas alas, com os laterias incorporados nas jogadas ofensivas, e as situações de golo a surgirem em catadupa. Para isso também muito contribuíram as alterações feitas por Avram Grant aos 70 minutos, com as entradas de Belletti e Anelka, para os lugares de Makelele e Ballack.
Os últimos 20 minutos foram avassaladores da turma de Stamford Bridge!
Passados que estavam 3 minutos após as alterações, e eis que aparece o homem do jogo em acção: Didier Drogba beneficia de um ressalto de bola dentro da área, em lance por si iniciado, curiosamente em posição irregular, e fuzila autenticamente Almunia, restabelecendo a igualdade.
Era um Chelsea em claro 4-2-4, com Essien e Lampard no meio campo, e Joe Cole, Salomon Kalou, Nicolas Anelka e Didier Drogba na frente de ataque. Isto sem esquecer a toada ofensiva que os laterais (Ashley Cole e Juliano Belletti) davam à equipa.
Como o empate não servia a nenhuma das equipas (ambas perderiam pontos para o líder), adivinhavam-se uns dez minutos finais frenéticos, com os dois conjuntos à procura da vitória. Foi o que aconteceu, mas quem mais lucrou com isso foi o Chelsea, já que, o Arsenal sentiu e de que maneira o golo do empate e não mais se conseguiu encontrar. É na recta final, e aproveitando-se desse facto que a turma azul dá o tudo por tudo, e beneficia de um super inspirado Drogba, que volta a marcar, bisa, e dá a vitória à turma de Avram Grant.
Até final o Arsenal ainda tentou o tradicional chuveirinho (já com Niklas Bendtner ao lado de Adebayor, e William Gallas também como ponta de lança), mas a defesa do Chelsea (com Ricardo Carvalho em grande plano), não deu veleidades aos adversários, e selou o triunfo, que o mantém na corrida pelo título, ainda que seja tarefa muito complicada.



FICHA DO JOGO:

Estádio de Stamford Bridge, em Londres (Inglaterra)

ÁRBITRO: Mark Clattenburg (Inglaterra)

CHELSEA: Cudicini; Essien, Ricardo Carvalho, John Terry e Ashley Cole; Makelele (Anelka, 70), Ballack (Belletti, 70) e Lampard; Joe Cole (Mikel, 88), Kalou e Drogba.

TREINADOR: Avram Grant

ARSENAL: Almunia; Sagna (Diaby, 72), Touré, Gallas e Clichy; Flamini (Bendtner, 87), Fabregas, Eboué e Hleb; Van Persie (Walcott, 76) e Adebayor.

TREINADOR: Arsène Wenger

DISCIPLINA: cartão amarelo a Joe Cole (33), a Ballack (34) e a Drogba (74); a Eboué (5).

MARCADORES: 0-1, por Sagna (59); 1-1, por Drogba (73); 2-1, por Drobga (81).

SE UM PORTUGUÊS INCOMODA MUITA GENTE... DOIS INCOMODAM MUITO MAIS...

MANCHESTER UNITED 3 LIVERPOOL 0


Simplesmente imparável! É assim que se pode definir o Manchester United, que, nesta altura da época, e ainda que "só" tenha 5 pontos de avanço sobre o segundo classificado, o Chelsea, continua a dar espectáculo e a maravilhar todos aqueles que gostam de futebol.





E para isso, nem precisou de ser um super-Manchester (como tem sido noutros jogos), para levar de vencida um frágil Liverpool que, uma vez mais demonstrou, que é uma equipa talhada para jogos a eliminar e não para provas de regularidade.
Falar de Manchester United, é sinónimo de falar de Cristiano Ronaldo. O internacional português até nem fez uma daquelas suas exibições, mas voltou a facturar, e logo numa altura em que o jogo estava adormecido, a vantagem do United era ainda mínima, e depois do golo do 7, a partida ficou resolvida.
Contrariamente ao que é habitual, Sir Alex Ferguson não apresentou o esquema de 4 avançados (Tevez foi o preterido), acrescentanto mais um elemento à intermediária (no caso, o ex-portista Anderson). Assim sendo, o habitual 4-2-4, deu lugar a um 4-3-3, acautelando o poderio do meio campo do Liverpool, com Mascherano, Xabi Alonso e Gerrard, e tendo preocupações com o tridente ofensivo composto por Dirk Kuyt, Ryan Babel e Fernando Torres.
A primeira parte disputou-se numa toada morna, com ambas as equipas a demonstrarem respeito mútuo, mas foi o Man Utd que mais vezes se acercou da baliza de Pepe Reina, tentando o Liverpool o contra-ataque, nomeadamente através da dupla Gerrard-Torres mas que, diga-se em abono da verdade, quase nunca funcionou.
E quando quase nada o fazia prever, eis que surge o primeiro golo da tarde em Old Trafford: cruzamento da esquerda de Rooney, saída em falso de Reina, e de cabeça, o impensável aconteceu... Wes Brown (leu bem, foi mesmo ele...!!!) fez 1-0. É de todo de estranhar o autor do golo, mas foi mesmo o agora lateral direito que apareceu no centro da área, antecipou-se a uma mal calculada saída do espanhol e atirou a contar.
Estavam decorridos 34 minutos de jogo, e como se não bastasse ao Liverpool ir em desvantagem no marcador para o intervalo, eis que Javier Mascherano decide colocar a turma de Rafa Benítez em desvantagem numérica. O internacional argentino já tinha visto a cartolina amarela, e num lance em que nem sequer era interveniente, decidiu protestar veementemente, até que recebeu ordem de expulsão, por duplo amararelo.
Com todas estas condicionantes para abordar a segunda metade da partida, a turma forasteira pouco ou nada poderia fazer, a não ser limitar-se a esperar por um erro do adversário para tentar chegar ao golo. Mas o United não estava para aí virado, e talvez mesmo para não errar, dominou a partida de forma tranquila, sem arriscar muito, preferindo trocar a bola de pé para pé, no sentido de não ser surpreendido.
E quando nada o fazia prever, já que o jogo estava a ser muito "pacífico", eis que o nome de Portugal aparece, de repente, e para não variar, no Teatro dos Sonhos: Canto da esquerda de Nani, e o inevitável Cristiano Ronaldo, de cabeça, a fazer o 2-0 e a acabar de vez com o jogo. Mais um golo do internacional português, o 34º na presente temporada, que continua a bater recordes semana após semana.





Mas se um português incomoda muita gente... Pois claro... Está-se mesmo a ver que Nani também fez das suas... E fez mesmo! Para o minuto 81 estava reservado o momento da tarde, o melhor golo do jogo: Rooney (o homem do jogo), conduz jogada de ataque, toca para Nani, este flecte da esquerda para o centro, foge à marcação de dois contrários, e disfere um forte remate junto ao poste direito da baliza de Reina, não dando quaisquer hipóteses de defesa ao internacional espanhol. Fantástico!


FICHA DO JOGO:

Estádio de Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)

ÁRBITRO: Steve Bennett (Inglaterra)

MANCHESTER UNITED: Van der Sar; Brown, Rio Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Scholes e Anderson (Nani, 74), Giggs (Tevez, 74), Cristiano Ronaldo e Rooney.

TREINADOR: Alex Ferguson

LIVERPOOL: Reina; Arbeloa, Carragher, Skrtel e Fábio Aurélio; Mascherano, Xabi Alonso e Gerrard; Kuyt, Babel e Fernando Torres (Riise, 82).

TREINADOR: Rafael Benítez

DISCIPLINA: cartão amarelo a Rio Ferdinand (60); a Mascherano (11 e 44), Fernando Torres (44) e Arbeloa (53); cartão vermelho, por acumulação, a Mascherano (44).
MARCADORES: 1-0, por Brown (34); 2-0, por Cristiano Ronaldo (79); 3-0, por Nani (81).

Quem será o sucessor de Rui Costa?



Li este fim-de-semana no correio da manhã que Carlos Martins poderá ser o sucessor de Rui Costa no Benfica. Sabendo de antemão que o "maestro" vai deixar os relvados no final da época, nada melhor que se lançar mais uns rumores para a ribalta e, com isso, preencher mais uns dias de jornais com noticias pouco credíveis. Ainda assim, vou ocupar alguns minutos com este possível nome para substituir Rui Costa.

Carlos Martins, 25 anos, é um jogador que todos conhecem pela sua constante irregularidade nas suas exibições. Recentemente chamado à selecção, Martins parece querer dar um rumo novo à sua carreira e o que é facto é que tem vivido dias muitos felizes em Espanha. Titular no Huelva, Carlos Martins tem finalmente conseguido ser regular nas suas exibições e tem deixado a sua marca por terras espanholas através do seu fortíssimo pontapé, algo que é, no fundo, a sua grande arma.

Mesmo sabendo dos problemas que o número "12" do Recreativo teve no Sporting, estou convencido que os adeptos leoninos recordam-no com alguma saudade. Afinal, todos lhe reconhecem qualidade. Não foi certamente por isso que Martins saíu do Sporting. Como tal, uma futura transferência para o grande rival seria visto com maus olhares por parte dos adeptos.

Na minha opinião, Carlos Martins teria tudo para ser um bom reforço para o Benfica. Antes de mais, é português e é internacional, algo que em termos de mercado é positivo. Depois, com 25 anos e estando a realizar uma excelente temporada no modesto Huelva, podemos estar perante um jogador mais maduro e com mais cabeça. Além disso, uma nova recaída em termos psicológicos num clube português poderia ser o fim da sua carreira ao nível da selecção nacional. Finalmente, a sua visão de jogo, a sua potência de remate, o facto de marcar livres e sobretudo a ausência de Rui Costa são motivos de sobra para o Benfica investir num número "10" com o seu perfil. Pelo facto de também já conhecer o nosso futebol, era daqueles que, se fosse director desportivo, corria o risco de tentar contratar.

domingo, março 23, 2008

ROLABOLA - JORNADA 30

1. Udinese - Fiorentina

2. Lázio - Inter

3. Bétis - Barcelona

4. Villarreal - Atlético Madrid

5. Real Madrid - Sevilha

6. Besiktas - Fenerbahce

7. Glasgow Rangers - Celtic

8. Naval - Sporting

9. Belenenses - Porto

OLHÓGOLO:

10. Benfica - Paços Ferreira

OLHÓGOLO MVP:
MARCADOR DE SERVIÇO:

*PRAZO: 12h00 Sábado

PS: Para avisar que o ROLABOLA terá a sua última jornada no fim-de-semana da final da Taça de Portugal.

ROLABOLA - JORNADA 29

Resultados e Marcadores:

Inter 1-2 Juventus (Maniche; Camoranesi, Trezeguet)

Torino 0-1 Milan (Pato)

Sevilha 1-2 Atlético (Capel; Maxi, Aguero)

Real Madrid 2-3 Valência (Raúl (2); David Villa (2), Arizmendi)

Valenciennes 3-1 Bordéus (Roudet, Shebo, Savidan; Wendell)

Bayern Munique 2-1 Leverkusen (Toni (2); Bulykin)

Hertha 1-2 Schalke (Chahad; Asamoah, Jones)

Chelsea 2-1 Arsenal (Drogba (2); Sagna)

Man Utd 3-0 Liverpool (Brown, Ronaldo, Nani)

OLHÓGOLO:

Setúbal 0-0 Sporting (3-2 nas penalidades)

OLHOGOLO MVP: Eduardo (Setúbal)

PONTUAÇÕES:

Faria 20
Faustino 10
Neves 12
G.Seco 17
Doc 14
Miguel Braz 15
André Braz 17
Zé Boinas 9
Pele 19
Vitinho 9
Bruno Rocha 12
Cristina 20
Sérgio 17
João Marques 9
Eduardo 22+3=25

VENCEDOR DA JORNADA: Eduardo Marques "25 pontos"

PALPITES DA SEMANA:

Faustino: Torino 0-1 Milan
Pele: Torino 0-1 Milan
Rocha: Setúbal 0-0 Sporting
Eduardo: Olhogolo MVP: Eduardo

CLASSIFICAÇÃO:

1º DOC 496
2º Pedro Faria 459
3º André Braz 447
4º Sérgio Gouveia 444
5º Zé Boinas 437
6º Vitinho 434
7º Bruno Rocha 434
8º Pele 423
9º Cristina 406
10º Miguel Braz 398
11º João Araújo 391
12º Neves 389
13º João Faustino 378
14º Eduardo Marques 327
15º João Marques 306
16º G. Seco 279

ANÁLISE:

- Uma chamada anónima horas antes do início das partidas denunciava irregularidades na inscrição dos palpites de Eduardo Marques. A Liga achou que os prazos foram cumpridos e, como tal, permitiu a participação ao jogador em causa na respectiva jornada. Como em qualquer caso há sempre curiosidades incríveis, o visado acabou por ser o vencedor da jornada. Parabéns ao vencedor que, tendo a época completamente perdida, poderá já estar a preparar o Europeu.

- Numa jornada com palpites muito idênticos, foi o pormenor do Marcador de Serviço que acabou por fazer a diferença. Quem teve a fortuna de escolher Luca Toni ou Raúl, acrescentou 8 pontos à sua conta pessoal. Cristiano Ronaldo também acabou por ser uma boa ajuda a muitos participantes.

Taça da Liga vai para o Sado

Setúbal 0-0 Sporting (3-2 nas g.p)



Paulo Bento disse no final da partida que o Vitória foi um justo vencedor da primeira edição da Taça da Liga. Acho que, perante isso, não há muito a dizer. O Setúbal apostou forte nesta competição e com humildade, determinação, espírito de equipa e um ENORME guarda-redes, conseguiu levar de vencida uma equipa do Sporting que mostrou muito pouco para quem queria ganhar o segundo troféu da época. Mais uma vez, as penalidades foram um quebra-cabeças para os jogadores leoninos. Para ser sincero, Paulo Bento e os seus pupilos "fizeram tudo" para chegar aos 90 minutos com o jogo empatado. Para quem sabia de antemão que grandes penalidades não tem sido o forte do Sporting, custa entender como é que o Sporting se acomodou à igualdade no segundo tempo, pouco ou nada arriscando. A troca de Pereirinha por Abel foi o melhor que se viu por parte de Paulo Bento mas, para ser sincero, pouco ou nada mudou no jogo do Sporting. Já o Setúbal, com um orçamento baixo e uma equipa que faz do colectivo a sua principal arma, fez o seu jogo, defendeu bem e procurou explorar o contra-ataque. Mais uma vez, a estratégia de Carvalhal acabou por dar resultado e, mais uma vez, o Setúbal conseguiu não perder com o Sporting. Parabéns ao Vitória, aos seus adeptos, ao seu treinador, à sua direcção e ao seu guarda-redes que foi herói nas grandes penalidades.

quinta-feira, março 20, 2008

IMPOSSÍVEL FICAR INDIFERENTE



Vitória allez
Vitória allez
Aconteça o que acontecer...
Somos Vitória até morrer

NEM QUERO PENSAR SE O SONHO (champions) SE REALIZA!!

quarta-feira, março 19, 2008

PARABÓLICA

Grandes golos na parabólica desta semana. Vejam com muita atenção e até ao fim, já que o melhor golo de todos está justamente guardado para a parte final do video.


ROLABOLA - JORNADA 28

Resultados e Marcadores:

1. Udinese 2-2 Lázio (Ferronetti, Di Natale; Rocchi, Ledesma)

2. Roma 2-1 Milan (Giuly, Vucinic; Kaká)

3. Corunha 1-0 Real Madrid (Pepe a.g)

4. Valência 1-2 Sevilha (Albiol; Luis Fabiano (2))

5. Mónaco 0-3 Lyon (Keita (2), Fred)

6. Utrecht 2-2 AZ (Van der Gun, Van der Bergh; De Zeeuw, Mounir)

7. City 2-1 Tottenham (Ireland, Onuoha; Robbie Keane)

8. Lens 3-3 Marselha (Maoulida, Mangane, Remy; Nasry, Cheyrou, Cissé)

9. Marítimo 1-1 Benfica (Ytalo; Cardozo)

OLHÓGOLO:

10. Sporting 4-1 Nacional (Liedson (2), Moutinho, Djaló; Lipatin)

OLHÓGOLO MVP: Liedson (Sporting)

PONTUAÇÕES:

Neves: 17
André Braz: 6
Faustino: 25
Araújo: 8
Faria: 12
Gonçalo Seco: 28+3=31
Doc: 12
Pele: 20
Eduardo: 12
Vitinho: 2
Miguel Braz: 15
Rocha: 11
João Marques: 3
Sérgio: 15
Cristina: 12

VENCEDOR DA JORNADA: Gonçalo Seco "31 PONTOS"

PALPITES DA SEMANA:

Neves: Corunha - Real Madrid (1)

Faustino: Roma 2-1 Real Madrid ; Marítimo 1-1 Benfica ; Valência 1-2 Sevilha

CLASSIFICAÇÃO:

1º DOC 482
Pedro Faria 439
André Braz 430
Zé Boinas 428
Sérgio Gouveia 427
Vitinho 425
7º Bruno Rocha 422
8º Pele 404
9º João Araújo 391
10º Cristina 386
11º Miguel Braz 383
12º Neves 377
13º João Faustino 368
14º Eduardo Marques 302
15º João Marques 297
16º G. Seco 262

ANÁLISE:

- Para ser sincero, há algum sentimento de injustiça no que concerne ao vencedor desta jornada. Sem querer tirar mérito aos palpites do lanterna vermelha Gonçalo Seco, a verdade é que Faustino, pelo risco e pelos excelentes palpites que fez, merecia mais que o segundo lugar na jornada. Numa fase em que é preciso correr riscos, o nosso guarda-redes de serviço foi à área e marcou um golo que, não valendo de nada em termos classificativos, vale muito em termos de curriculum. Ficará para a história esta jornada de João Faustino já que, se não estou em erro, é a primeira vez que alguém acerta 3 resultados (sem ser o olhógolo). Parabéns companheiro!!

- Não sei quantas jornadas depois, o "leve" lembrou-se de vir dar pontos à malta. Havia jogadores que iam ter pontuações miseráveis mas com os dois golos de Liedson mais o facto de ter sido a figura, ajudou e muito alguns participantes. Parabéns também aos "mijados".

- Zé Boinas não jogou, André Braz fez poucos pontos, enfim, tudo parece inclinado para uma vitória final de Doc. Cabe a nós todos que estamos lá em cima contrariar essa forte tendência.




terça-feira, março 18, 2008

ROLABOLA

BOLETIM:

1. Inter - Juventus

2. Torino - Milan

3. Sevilha - Atlético Madrid

4. Real Madrid - Valência

5. Valenciennes - Bordéus

6. Bayern Munique - Bayer Leverkusen

7. Hertha - Schalke 04

8. Chelsea - Arsenal

9. Manchester United - Liverpool

OLHÓGOLO:

10. Setúbal - Sporting*

Olhógolo MVP:

Marcador de Serviço:

*Conta para efeitos do Rola o resultado no final dos 90 minutos

PRAZO: Sábado, 12h00

segunda-feira, março 17, 2008

Bwin Liga: Benfica empata na Madeira

Marítimo 1-1 Benfica

O que é que se pode dizer perante mais uma exibição deste nível? A sério, custa-me muito estar a analisar este jogo já que, sinceramente, não sei por onde pegar. Gostaria de analisar os aspectos positivos deste Benfica em 4-5-1 mas é complicado quando, nesse mesmo sistema, há jogadores como Edcarlos a central ou Luis Filipe a extremo direito. Percebo que Chalana queira jogar com extremos, talvez para melhor explorar as características de Oscar Cardozo mas também compreendo que tendo de escolher entre Luis Filipe e Maxi Pereira, a sua cabeça fique algo confusa.
Ora bem, no meio de tanta mediocridade, vou tentar arranjar alguns aspectos menos maus para, de certa forma, tentar não fazer um post tão negativo a respeito do Benfica.

1. A certa altura, o Marítimo acreditou que podia ganhar o jogo. Olhando para alguns momentos da segunda parte, o Benfica até se pode dar por satisfeito com o empate, resultado que, ainda assim, permite ao Benfica manter a segunda posição da Liga, esperando pelo que faz o Sporting hoje frente ao outro conjunto madeirense.

2. Mais um golo de Oscar Cardozo. O paraguaio está a subir de forma, parece mais adaptado ao futebol que se pratica em Portugal e creio que está mais rápido nos seus movimentos, principalmente quando está de costas para a baliza. Positiva também a resposta que Cardozo deu a jogar sozinho e num sistema com alas. Pode ser um bom pronuncio para a época seguinte e para um possível 4-3-3.

3. Enquanto teve pernas, Rodriguez deu uma excelente resposta a jogar no meio. O "cebola", contrariamente a Rui Costa, não tem aquela característica de vir atrás buscar o jogo. No entanto, pela sua rapidez e mobilidade, Rodriguez é um jogador que gosta de ser "vagabundo", aparecendo à esquerda ou à direita quando menos se espera. No fundo, Rodriguez assemelha-se mais a Simão quando este jogava no vértice mais adiantado do losango de Fernando Santos. Espero que continue neste lugar porque, defendo eu, é aquele onde rende mais. (e pode muito bem ser compatível com Rui Costa)

4. A dada altura da primeira parte (a única parte do jogo onde dá para tirar qualquer coisa de positivo deste Benfica), tinhamos 75 % dos ataques encarnados feitos pelo lado esquerdo. Verdade seja dita, esse factor não se deveu exclusivamente ao facto de termos Nélson e Luís Filipe à direita. Não. Honra seja feita a Léo e Sepsi que fizeram um notável primeiro tempo. Excelentes combinações, simples na forma como davam poucos toques na bola e muitos cruzamentos à procura de Oscar Cardozo. Pena foi que os mesmos saíam quase sempre ao segundo poste e, nesse caso, Luís Filipe (que até fazia bem as diagonais), não tinha características nem condições para dar sequência ao lance.

E pronto, de aspectos positivos estamos conversados. Hoje não me apetece falar dos momentos negativos já que, se assim fosse, teria de perder muito tempo com Edcarlos, dos piores centrais que passou nos últimos anos pelo Benfica - a forma como é "comido" no golo é inacreditável -. Depois, em relação ao segundo tempo, o desgaste físico não explica tudo até porque, se repararmos bem, o Benfica esboçou uma reacção no final do jogo, alguns momentos depois de ter sofrido o golo.
Perante este cenário, fico com ideia que vai ser muito difícil segurar o segundo lugar. A menos que haja uma quebra do Vitória e que o Sporting insista em fazer tão mal ou pior que o Benfica.

domingo, março 16, 2008

Um Plano B muito interessante

EM ANÁLISE: Valência - Sevilha (1-2, Albiol; Fabiano (2))



Mais uma grande demonstração do potencial do Sevilha, agora, no difícil Mestalla, casa do Valência. Uma grande primeira parte dos andaluzes com duas pinceladas fabulosas pintaram mais um cenário vitorioso dos sevilhanos que, com este triunfo, ascendem à quarta posição da Liga (a 5 pontos do Villarreal), sendo que terão de esperar pelos desempenhos de Atlético de Madrid e Racing Santander (!) para saberem se terminam esta jornada em "lugares milionários". Uma coisa é certa, se nos recordarmos do desastroso inicio de temporada do Sevilha, vê-los neste momento em perfeitas condições de discutir um lugar na Liga dos Campeões é sensacional.

Antes de analisar com mais pormenor um aspecto que me chamou a atenção nesta equipa do Sevilha, gostaria de tecer alguns comentários a respeito deste Valência treinado pelo nosso conhecido Ronald Koeman. Antes de mais, não posso deixar de dizer que se fosse eu a mandar no clube valenciano, naturalmente que Koeman já não estaria ao comando da equipa. Não, nem sequer me estou a referir aos péssimos resultados desde que o mesmo entrou em funções. Podia pegar por aí mas nem acho que seja relevante comparado com a vergonhosa atitude que esta equipa técnica teve para com Albeldas e companhias, assunto que é de conhecimento geral. Por muito "velhos" que sejam os jogadores que ele mandou para a rua, por muito mal que possa ter ouvido falar deles quando chegou ao clube, por muito boas as ideias que Koeman tenha, nomeadamente em renovar o plantel e dar novo sangue à equipa, creio que um treinador que chega a um clube não pode, em meia dúzia de dias, dispensar jogadores criados no clube, feitos no mesmo e ensinados a amar a instituição, assim por "dá cá aquela palha". Se já tinha uma má impressão do holandês aquando da passagem pelo Benfica (demasiado conservador e muito mau a ler o jogo), pior ficou depois das ridículas decisões do mesmo, juntando a tudo isso, claro está, os vergonhosos resultados que a equipa vem conhecendo semana após semana. Adiante.

Ainda em relação ao Valência, confesso que vejo muita qualidade a nível individual. Lá está, quanto a mim falta alguém que consiga fazer daquele núcleo de jogadores uma equipa competitiva. Não há dúvida que com David Silva (enorme talento), David Villa, Joaquin, o jovem Mata, Ever Banega, entre tantos outros, este Valência tem, efectivamente, matéria para se tornar num forte opositor a Real Madrid, Barcelona e (me desculpem esta ousadia), Sevilha.
Em relação ao modelo de jogo, parece-me que Koeman já percebeu que o 4-2-3-1 é o melhor sistema para esta equipa. Concordo. Acho que Banega como falso médio defensivo (não jogou nesta partida) e Maduro como o trinco desta equipa, mais David Silva a fazer a ligação do meio-campo com o ataque, parece-me uma excelente ideia. Koeman optou por alinhar com Baraja-Maduro-Silva mas parece-me que, em condições normais, Banega tem talento suficiente para ser titular desta equipa. Depois, continuo sem perceber a insistência em Arizmendi (já colocou este atleta a, imagine-se, lateral direito) quando me parece que Joaquin, pelo seu virtuosismo, técnica e velocidade, faria com maior qualidade aquela posição de extremo direito. Enfim, são opções que, muito honestamente, me fazem alguma confusão.
Na esquerda e na frente, Juan Manuel Mata e David Villa são, respectivamente, dois jogadores que, quanto a mim, seriam sempre primeiras escolhas mesmo havendo Vicente, Morientes ou Zigic disponíveis. Mata demorou muito a ser utilizado com regularidade por Ronald Koeman mas começa finalmente a ser um titular absoluto, algo que merece pela excelente temporada que está a realizar. Curiosamente, acompanhei o Mundial de Sub-20 com muito interesse, tive oportunidade de assistir a alguns jogos da Espanha e referi Mata e Capel como dois dos grandes jogadores desta selecção. Pelos vistos não me enganei.
Para não me alongar muito mais em relação ao Valência, é muito simples: uma equipa com o nível destes jogadores tem de fazer muito mais que um desastroso nono lugar (e com um jogo a mais) atrás de uma equipa como o Almeria, só para dar um exemplo. Por isso, responsabilidades óbvias para Ronald Koeman que, se tivesse vergonha na cara, já tinha colocado um ponto final nesta medíocre estada em Valência.

O PLANO "B" DO SEVILHA

No meio disto tudo, acabei por afastar-me um pouco sobre o propósito deste post: a nuance táctica que Manolo Jimenez preparou para a parte final do jogo: a utilização de 3 centrais, na circunstância, Fazio, Escudé e Mosquera. Atenção, é importante salientar que não foi pela alteração do sistema (quando a equipa ganhava 0-2) que o Sevilha ganhou ou melhorou substancialmente a sua forma de jogar. Nada disso. Mais, se repararem bem, até foi neste mesmo sistema que o Sevilha sofreu o golo, algo que no habitual sistema não tinha permitido ao Valência fazer.

Ora bem, o que quero realmente dizer com isto tudo é que, tendo em conta a constituição do plantel sevilhano, um sistema de 3 centrais poderia ser uma excelente alternativa, portanto, o tal plano "B" que, muitas vezes, até poderia muito bem vir a ser o plano "A". Se repararmos bem, nas laterais temos dois brasileiros que facilmente fazem o corredor. Daniel Alves à direita e Adriano à esquerda são dois extraordinários jogadores e traduzem exactamente aquilo que é um lateral moderno: relativamente seguros a defender e extremamente interventivos a atacar. Pois bem, com três centrais e com laterais deste calibre, a equipa poderia ganhar mais uma unidade no meio-campo para, com isso, dar mais posse de bola e até consistência à equipa. Naturalmente que falei em Adriano e Daniel Alves mas podia referi-me também a Duda, Capel ou Jesus Navas, jogadores que também fariam muito bem de laterais já que são rápidos, têm muito pulmão e são jogadores habituados a funcionar como puros extremos (e não como interiores), algo que faz muita diferença. Depois, com o fabuloso Luis Fabiano e o "panzer" Kanouté na frente, a conversa seria praticamente a mesma já que a equipa continuaria a dar muita importância às faixas, sendo que até poderiamos ter, mais vezes, alguém que não Poulsen ou Keita a aparecerem na cabeça da área, na chamada "segunda bola".

Isto tudo para dizer que estou muito satisfeito com o futebol praticado pelo Sevilha, esperando contudo que estas nuances tácticas ganhem mais expressão já que, no meu entender, poderiam fazer deste clube uma equipa ainda mais forte e com outro tipo de alternativas.

sábado, março 15, 2008

Dupla Maravilha

Leixões 1-2 Porto
(Lisandro, Tarik)



Para ser sincero, não vi quase nada do jogo do Porto. Apenas vi o resumo do mesmo e, para não variar, vi mais do mesmo. Mais um golo de Lisandro Lopez e mais dois ou três passes (um deu o segundo golo do Porto) magistrais, lindos, fantásticos, fabulosos daquele que é, na minha opinião, o melhor jogador a actuar em Portugal: obviamente, Luis Gonzalez, ou, se preferirem, Lucho "el comandante" Gonzalez.
Muito justamente, Basile chamou estes dois enormes jogadores à selecção argentina. Quer queiramos quer não, mais do que Ricardo Quaresma, foram eles os grandes responsáveis por esta época bonita do Porto na Bwin Liga. Merecem tudo de bom e lá, por terras sul americanas, espero festejar muitas assistências de Lucho e muitos e bons golos de "Lixa" Lopez. Ainda em relação à Argentina, olhando para as posições específicas destes dois atletas e somando-as às alternativas que Basile tem para esses mesmos lugares, é caso para dizer... UNS COM TANTO E OUTROS (Portugal) COM TÃO POUCO!

sexta-feira, março 14, 2008

Uefa: Sporting nos quartos-de-final

SPORTING 1-0 BOLTON
(Pereirinha)



Nesta altura da prova, pouco importam as exibições. O importante é passar e isso o Sporting conseguiu-o. Muitos podem questionar a fraca réplica do adversário mas o que é certo é que o nome português milita nas 8 melhores equipas desta competição. Não sei se os "leões" têm estofo ou não, também não sei se este plantel, com tantas limitações, chega para chegar a uma final europeia, mas o que é certo é que já nos habituámos a ver bons jogos deste mesmo Sporting frente a equipas de topo Mundial. Portanto, a partir deste momento, tudo é possível até porque podemos ter um ou dois grandes dias de Sporting como já o tivemos frente à Roma ou Manchester United.

Há uma questão que me parece importante no meio disto tudo: Como irá Paulo Bento gerir o curto plantel para o que resta de temporada? Irá o treinador do Sporting dar mais importância ao campeonato de modo a tentar um ultimo forcing pelo segundo lugar ou, vendo esse objectivo mais distante, tentará Paulo Bento conquistar taças, algo que dá, no fundo, outra cor à época leonina e outra expressão ao curriculum deste jovem treinador? Creio que são duas questões difíceis de responder, ainda por mais se tivermos em linha de conta que o plantel do Sporting é curto e o banco não dá a devida qualidade à equipa.

Se estivesse colocado no lugar de Paulo Bento, naturalmente que a missão principal seria a luta pelo segundo lugar. Está em jogo a próxima época, está em jogo muito dinheiro e isso, quer queiramos quer não, é fundamental para o planeamento desportivo de um clube português. Nesse sentido, a aposta passaria pelo campeonato. Posteriormente, tentar ganhar a Taça da Liga, o objectivo que está mais próximo de ser concretizado. Relativamente à Taça de Portugal, pelo facto de apenas faltar um jogo para a final e também por ser contra quem é, podia também ser um objectivo. O problema é que há já muitos objectivos para tão poucos jogadores. Não seria fácil a um adepto leonino ver a sua equipa ser afastada pelo grande rival mas, também não é menos verdade, mais vale ganhar qualquer coisa do que querer ganhar tudo e não ganhar nada.
Em suma, ao nível das prioridades teriamos: 1º campeonato; 2º Taça da Liga; 3º Taça Uefa e 4º Taça de Portugal, sendo que, neste último aspecto, bastará pensarmos que estamos perante um derby para os indices físicos não se notarem tanto. A ver vamos até onde vai este Sporting...

quinta-feira, março 13, 2008

Uefa: Benfica perde novamente com o Getafe

Getafe 1-0 Benfica
(Albin)



Falta de classe, falta de qualidade, má preparação física de atletas chave, mérito do adversário... O que preferirem. Para ser muito sincero, acho que foi melhor assim. Mesmo que o Benfica conseguisse ultrapassar o Getafe, seria uma questão de tempo a eliminação da Uefa. O Getafe, sem deslumbrar, mostrou quer na Luz quer em Madrid que é, nesta altura, mais equipa que o Benfica. Desde logo porque faz funcionar na perfeição o colectivo e, muito bem treinada, sabe interpretar cada momento do jogo. Quando é preciso defender há entreajuda nos sectores, quando é preciso jogar feio, jogam, quando é necessário contra-atacar, fazem-no quase na perfeição (é a grande arma desta equipa) e só em último caso é que as individualidades se preocupam em fazer a diferença (foi o caso de Albin no único golo do jogo). Assim sendo, vitória justa para o Getafe e o adeus à Europa que, a meu ver, poderá ser benéfico já que os jogadores ficam compenetrados na Taça de Portugal e (principalmente) na luta pelo acesso directo à Liga dos Campeões, algo que, no meu entender, é, neste momento, o mais importante, até porque, quer queiramos quer não, as pernas já não dão para muito mais.

Em relação ao jogo propriamente dito, diria que Chalana tentou implementar algumas nuances ao estilo de jogo do Benfica, muito embora sem sucesso. Na ausência de um extremo direito de raíz, Chalana optou por jogar num 4-4-2 losango, isto de modo a que Léo e Nélson se preocupassem em fazer todo o corredor. A ideia era engraçada já que, neste sistema, Rui Costa teria mais liberdade para atacar e construir o ataque benfiquista, sendo que não teria grande desgaste sob ponto de vista físico já que não tinha tantas tarefas defensivas. Além disso, com Rodriguez e Maxi mais perto de Petit, o meio-campo ficava mais forte e com maiores probabilidades de ter mais bola, algo que era fundamental para se chegar mais vezes à baliza do Getafe. Finalmente, com Makukula e Nuno Gomes na frente, era necessário haver uma boa resposta ao nível das faixas e, nesse capítulo, Nélson e Léo seriam porventura as grandes armas deste modelo de Chalana.
Num plano teórico a estratégia estava bem montada - a isto tudo podemos acrescentar a pressão alta que também vislumbrámos em alguns momentos na primeira parte -, o problema é que, na prática, as coisas não funcionaram. Vamos por partes:

1. Começando pela defesa, Léo e Nélson não conseguiram dar profundidade às faixas. Ambos os jogadores (mais Nélson) revelaram estar em más condições físicas. Mais, em certos lances, Nélson revelou uma evidente falta de confiança, algo que prejudicou e muito o seu rendimento.
Quanto aos centrais, Katsouranis não esteve nos seus melhores dias. Falhou alguns passes importantes (esteve ligado ao golo do Getafe) mas, mesmo assim, sai com uma nota mais positiva que a do seu companheiro de sector. Creio que isto diz tudo em relação à "ave rara" chamada Edcarlos.

2. No meio-campo, Maxi e Rodriguez estiveram muito apagados. Se de Maxi já se esperava mais uma exibição sem sal, no que diz respeito ao "cebola" esperava-se muito mais. Rodriguez não conseguiu interpretar a missão que lhe foi incumbida por Chalana e andou completamente perdido em campo. Me pareceu que também se apresentou algo desgastado fisicamente mas o que mais me chamou à atenção foi o facto do uruguaio se preocupar em demasia nas ajudas a Petit. Nesse sentido, não conseguiu dar profundidade ao lado esquerdo do ataque, não funcionou com Léo como é habitual e, assim sendo, foi um Rodriguez muito mais defensivo do que se esperaria, ainda por mais num jogo em que o Benfica tinha obrigação de atacar muito.

3. Sem querer colocar em causa o valor de Makukula, a verdade é que o avançado português esteve completamente desinspirado. Em primeiro lugar, custa muito a um adepto benfiquista ver os seus avançados falharem golos a um metro da baliza e, olhando para Porto ou Sporting, ver Lisandro e Liedson fazerem golos incríveis e em situações em que se espera tudo menos o golo. Mas não foi por aqui que a exibição de Makukula foi fraca. Foi notório em todo o jogo a falta de ligação com Nuno Gomes e essencialmente com a equipa. Makukula tem a seu favor o facto da equipa não ter explorado as alas da melhor forma mas, mesmo assim, pedia-se mais empenho, mais garra e mais luta, por exemplo, a Ruben de la Red, jogador que, sendo um médio organizador, foi para central e jogou todo o encontro a seu bel-prazer. De la Red parecia que já jogava como defesa central há muitos anos tal era a forma descontraída como saía a jogar e como resolvia os lances ofensivos do Benfica. Culpa de Nuno Gomes e principalmente de Makukula que nunca conseguiram explorar essa situação.

4. Para terminar, não nos podemos esquecer da "ausência" de Rui Costa. O "maestro" esteve completamente desinspirado e isso reflectiu-se em toda a equipa. O que mais preocupa é que Benfica teremos para o ano sem Rui Costa e provavelmente sem Léo e Cristian Rodriguez, talvez, os três melhores jogadores deste Benfica. Nem quero pensar na próxima época até porque, há coisas muito importantes a fazer ainda nesta temporada.

Para finalizar, não creio que tenha havido falta de empenho dos jogadores. Já vi esta época jogos em que esse aspecto foi mais evidente do que no jogo de ontem. Faltaram outros pormenores e, tal como tinha dito, se calhar ainda bem que faltaram porque, muito honestamente, seria ridículo pensar-se que este Benfica tem andamento para ganhar esta Taça Uefa. Taça de Portugal num plano secundário e entrada directa na Champions como alvo principal, são estes os objectivos para o que resta de temporada.

PS: Palpita-me que estamos na presença de um futuro grande treinador de futebol. Gostei muito de ver a forma como o Getafe jogou nas duas mãos, explorando ao limite as debilidades do adversário. Estou curioso para ver até onde vai o Getafe nesta Taça Uefa (não esquecer que neste jogo tivemos um Getafe completamente remendado).

quarta-feira, março 12, 2008

TAÇA UEFA: OITAVOS-DE-FINAL








Disputam-se hoje quase todos os jogos da segunda mão dos oitavos-de-final da Taça Uefa.

Com excepção do Sporting-Bolton e do Werder Bremen-Glasgow Rangers, todas as restantes partidas têm lugar nesta quarta-feira, de onde saíram os primeiros apurados para os quartos-final da prova.

Com especial destaque para o Getafe-Benfica, também há outras partidas interessantes, e onde o resultado e consequente apuramente é, de todo, imprevisível.

Pela margem mínima, venceram na primeira mão, o PSV Eindhoven e o Bayer Leverkusen, frente a Tottenham e a Hamburgo, respectivamente. Os holandeses jogam em casa, têm essa boa vantagem conseguida em Inglaterra, mas atenção aos "spurs", que têm uma bela equipa, e cujo treinador venceu as duas últimas edições da Taça Uefa, no caso, Juande Ramos. Já os "farmacêuticos" defrontam outra equipa germânica, e não podem adormecer à sombra da vantagem mínima, sob pena de serem surpreendidos.
O Everton tem "um duro osso para roer", uma vez que recebe a Fiorentina, uma das boas equipas da Liga Italiana, com uma desvantagem de 2 golos, que não vai ser nada fácil de inverter.
Na Rússia, o Zenit, recebe um Marselha muito moralizado pelos últimos resultados no seu campeonato, e como se isso não bastasse, terá que marcar por duas vezes e não sofrer, para seguir em frente.
Noite descansada, vai ter, certamente, aqueles que muitos consideram o principal favorito a vencer a Taça Uefa, o Bayern Munique, que recebe o Anderlecht, com uma magnífica vantagem de 5-0 trazida da Bélgica. Tudo dito, portanto...


Aqui ficam os meu prognósticos, apenas para os jogos de hoje:

Getafe - BENFICA 0-2 (apuram-se os encarnados)

Bayer Munique - Anderlecht 3-0 (apuram-se os alemães)

Zenit - Marselha 1-1 (apuram-se os franceses)

Everton - Fiorentina 1-1 (apuram-se os italianos)

PSV Eindhoven - Tottenham 1-1 (apuram-se os holandeses)

Hamburgo - Bayer Leverkusen 0-1 (apuram-se os alemães, no caso, o Bayer Leverkusen)

TAÇA UEFA: GETAFE - BENFICA



ESCREVAM HISTÓRIA!!!





Nem mais! Tudo o que é pedido aos jogadores do Benfica, esta noite, no Colisem Alfonso Pérez, é que escrevam história, e que coloquem os seus nomes na galeria restrita dos grandes momentos do clube da Luz.
Com praticamente tudo a seu desfavor (desvantagem na eliminatória, jogadores castigados e lesionados, treinador interino), o Benfica terá que puxar dos galões, e demonstrar porque é um clube respeitado na Europa, ainda que, ande afastado das grandes noites europeias há imenso tempo.
Um turbilhão de emoções, por certo, está, por estes dias, a invadir o coração dos adeptos encarnados. O título nacional não passa de uma miragem, a Taça da Liga já foi, e a Taça de Portugal apresenta grandes reticências quanto à presença no Jamor, uma vez que a meia-final terá que ser disputada em Alvalade, diante do Sporting.
É certo que nem tudo está perdido, mas também não é menos verdade que tudo está distante.
Com a tal desvantagem do jogo da primeira mão, na Luz, 1-2, os encarnados terão que fazer, pelo menos, dois golos em Espanha, para evitar a eliminação da Taça Uefa, aos pés do décimo classificado da Liga de "nuestros hermanos". Claro que a tarefa não se afigura nada fácil, ainda para mais com tantas ausências, perante uma equipa muito bem orientada (Michael Laudrup, afinal, não era só um mestre com a bola nos pés...), mas o que é certo é que os encarnados podem escrever mais uma bonita página no seu livro de competições europeias.





Depois da saída de José António Camacho, o clube decidiu apostar na "prata da casa", e Luís Filipe Vieira entregou o comando técnico da equipa a Fernando Chalana. Não se sabe se ficará até ao final da época, mas o que se sabe, para já, é que será ele o timoneiro da nau encarnada nesta noite Uefeira.
Olhando para o passado, ainda que haja quem argumente que do passado não reza a história, talvez os eleitos que hoje envergarem a camisola do Benfica se possam lembrar, pelo menos de histórias que lhes tenham contado, da pura magia que Chalana espalhava um pouco por todo o Mundo, quer com a camisola encarnada, quer em representação da selecção nacional.
Foi, sem dúvida, um dos grandes mágicos do futebol português, e não foi por acaso que alcançou a alcunha que o seguiu em toda a carreira: O Pequeno Genial!
Terá Chalana o truque para transmitir toda a sua genialidade para os jogadores que hoje colocar em campo? A interrogação tem um pequeno toque de retórica, e talvez a resposta seja dada, a partir das 20:00, em Portugal Continental (mais uma em Espanha).



EQUIPAS PROVÁVEIS:



COLISEUM ALFONSO PÉREZ, EM GETAFE

ÁRBITRO: Viktor Kassai (Hungria)

GETAFE: Ustari; Contra, Belenguer, Tena e Licht; Celestini, De la Red, Cotelo e Granero; Albín e Kepa;

OUTROS CONVOCADOS: Abbondanzieri, Signorino, Casquero, Ricky, Juanfran e Cortés.

TREINADOR: Michael Laudrup


BENFICA: Quim; Nélson, Edcarlos, Katsouranis e Léo; Petit, Maxi Pereira, Rui Costa e Cristian Rodríguez; Nuno Gomes e Makukula.

OUTROS CONVOCADOS: Butt, Moreira, Luís Filipe, Sepsi, David Simão, André Carvalhas, Di María e Mantorras.

TREINADOR: Fernando Chalana


O jogo tem início às 20:00 (hora portuguesa), com trasmissão directa na SIC.

Champions: Liverpool segue justamente para os quartos

INTER 0-1 LIVERPOOL


-Mancini deixa o Inter no final da época

Não houve reviravolta. O Liverpool acabou por aproveitar da melhor forma a vantagem trazida de Inglaterra e, gerindo bem o jogo, acabou por aproveitar o adiantamento do Inter no terreno. A tudo isto, acrescentar a expulsão por acumulação de amarelos de Burdisso que facilitou a tarefa aos pupilos de Rafa Benitez.

Antes de analisar com mais critério os aspectos negativos que vislumbrei no Inter, não posso deixar de salientar a excelente prestação do Liverpool. É impressionante esta capacidade dos "reds" e do seu treinador em jogos a eliminar. Se analisarmos bem, nos últimos anos só o Benfica de Ronald Koeman conseguiu afastar o Liverpool de Benitez em jogos a duas mãos. O espanhol já teve pela frente equipas como o Chelsea de José Mourinho, o Barcelona de Rijkaard ou o Inter de Mancini e demonstrou sempre uma incrível capacidade, principalmente nos jogos fora de Anfield Road. Recordo-me perfeitamente da forma espectacular como o Liv'pool foi ganhar a Barcelona ou, se preferirem, a forma inteligente e segura com que se apresentou em Londres perante o todo poderoso Chelsea de José Mourinho. É este estilo pragmático e "à italiana" que tem permitido a Benitez e companhia mostrarem todo o seu potencial na Liga Milionária.
Pelo exposto, Benitez é um treinador talhado para este estilo de competição e terá, seguramente, uma palavra a dizer nesta edição da Champions League. Pena é não vermos um Liverpool tão forte numa prova de regularidade como é a Premiership.

Relativamente ao Inter, não posso deixar de mostrar o meu desagrado perante mais uma desilusão na Champions. Os nerazzurri tendem a falhar sempre que passam a fase de grupos. Não é certamente por falta de qualidade do seu plantel já que considero que na relação qualidade-quantidade, o Inter está certamente nas 3/4 melhores do Mundo.
Primeiramente, falar das expulsões. Materazzi e Burdisso prejudicaram claramente as suas equipas. Em relação a este jogo, é incrível a forma como Burdisso disputa um lance de uma forma duríssima sabendo de antemão que já tinha cartão. O argentino é um jogador que aprecio bastante mas, desta feita, prejudicou e muito a sua equipa.
Depois, não posso deixar de insurgir-me contra Roberto Mancini, treinador que nunca foi de meu agrado. Acho que a equipa que apresentou de inicio não foi a mais apropriada ao tipo de jogo que se pedia. O Liverpool iria seguramente jogar com o bloco muito recuado e com muitos jogadores atrás da linha da bola. Perante este cenário, pedia-se mobilidade, velocidade e, mais importante que tudo, um excessivo aproveitamento das faixas laterais. Esta era, quanto a mim, uma das formas de ultrapassar a barreira defensiva dos "reds" e, inerentemente, aproveitar de uma melhor forma as características dos dois avançados, Julio Cruz e Zlatan, jogadores muito fortes fisicamente e com capacidade no jogo aéreo caso fossem bem servidos.
Ora, contra toda a lógica, Mancini decidiu povoar o meio-campo com jogadores fortes fisicamente, capazes de lutar contra o forte meio-campo inglês, mas bastante lentos nas transições. Cambiasso apareceu sempre numa zona recuada; Vieira mostrou-se completamente fora de forma e muito lento nas transições; Stankovic, quanto a mim, um dos melhores jogadores desta equipa, revelou estar muito mal fisicamente fruto das inumeras lesões que vem tendo nesta época; e Zanetti, apesar de ter feito um jogo extraordinário como médio organizador (!), poderia ter tido ainda mais rendimento se jogasse na ala com o apoio de Maicon. Com Zanetti e Figo nas alas, ou se quiserem, com Jimenez e Figo nas alas e Zanetti e Cambiasso ao meio, talvez as coisas fossem diferentes para o Inter.
Se no meio-campo as coisas não funcionaram bem, também não percebi o posicionamento de Burdisso na partida. Não sei se Maxwell estava ou não no banco, mas sei que Chivu estava efectivamente em campo. Sendo assim, acho incompreensível como é que, num jogo destes e em que se tem de atacar, Mancini coloca um central adaptado à esquerda deixando o romeno como central, sabendo inclusivé que Chivu é um jogador rápido e que poderia trazer outra qualidade ao ataque do Inter.
Com tantos erros à mistura e tanta falta de ambição, o cenário só poderia ser o afastamento. Tenho pena, acho que esta equipa tem mais qualidade do que aquela que demonstra dentro de campo mas também acho que tem um treinador demasiado conservador que não lhe tem permitido ir mais longe nas competições europeias.

PS: Lucas, médio defensivo do Liverpool, é brasileiro mas tem uma cultura táctica e um estilo de jogo nada parecido com aquele que se conhece no seu país. Que Dunga esteja atento a este menino porque este tem uma qualidade táctica invulgar e poderá trazer algo diferente à sua selecção.

terça-feira, março 11, 2008

NEM SÓ DE FUTEBOL VIVE ESTE BLOG...




Pois é! Nem só de futebol vive este blog... O título pode ser apelativo e convidativo à leitura deste "post", e o objectivo é precisamente esse.
Se ano após ano (e já são alguns), se mês após mês, se semana após semana, se dia após dia, maioritariamente se escreve sobre futebol neste blog, quando há notícias sobre outros desportos, ou sobre outras modalidades, que nos parecem que são merecedoras de destaque, eis que viramos agulhas, e, ainda que seja por breves instantes, deixamos a "redondinha".
Durante o passado fim-de-semana, decorreram em Valência, Espanha, os Campeonatos da Europa de Atletismo de Pista Coberta.
Pois bem, para os mais distraídos na matéria, mas certamente com orgulho em dizerem que são de nacionalidade Portuguesa, do país vizinho vieram dois grandes motivos de orgulho para todos nós: NAIDE GOMES CONQUISTOU A MEDALHA DE OURO NO SALTO EM COMPRIMENTO E NÉLSON ÉVORA ARRECADOU A MEDALHA DE BRONZE NO TRIPLO SALTO!!!
São, sem dúvida, duas grandes notas de destaque do atletismo português, que tantas alegrias nos tem dado nos últimos anos, e se pensarmos, em todos os apoios governamentais dados ao futebol, nomeadamente na construção de novos estádios, e se a isso juntarmos o facto de estes atletas não terem as mínimas condições de trabalho em Portugal, mas continuarem a elevar bem alto o nome do nosso País além fronteiras, teríamos aqui pano para mangas...

Eles são PURO ORGULHO LUSITANO!!!




MUITOS PARABÉNS A NAIDE GOMES E A NÉLSON ÉVORA!!!

JORNADA 22: RESULTADOS E MARCADORES



PORTO CADA VEZ MAIS CAMPEÃO; BENFICA A DERRAPAR; SPORTING A DESLIZAR; GUIMARÃES E SETÚBAL A FAZEREM JUS AO ESTATUTO DE EUROPEUS E AO PRIMEIRO NOME DE CADA UM DOS CLUBES: VITÓRIA!!!







Mais uma jornada cumprida na Liga Portuguesa, e o FC Porto cada vez mais perto da revalidação do título. Os azuis-e-brancos nem precisaram de "gastar muita gasolina" para derrotarem a Académica, que esteve demasiado encolhida durante todo o jogo, para conseguir, pelo menos, trazer um ponto do Dragão.
O Benfica continua a derrapar, jornada após jornada, empatou com o lanterna vermelha, o União de Leiria, e em jogos a contar para a Primeira Liga, ainda não venceu no Estádio da Luz, durante o ano civil de 2008.
O Sporting, por sua vez, continua a derrapar, e nem o empate dos arqui-rivais da segunda circular lhe deu ânimo, na perigosa deslocação à Cidade-Berço. Perdeu por 2-0, deixou escapar mais um ponto para o Benfica na luta pelo segundo lugar, e ainda viu confirmadas as excelentes prestações da turma de Manuel Cajuda, que ficou assim com 4 pontos a mais do que os leões.
O Vitória de Guimarães, com o excelente triunfo alcançado perante o Sporting, manteve o terceiro lugar na prova, colando-se ao Benfica, estando, agora, somente a 2 pontos dos encarnados.
À beira Sado, continua o sensacional Vitória de Setúbal, uma das equipas com menor orçamento, à partida para esta época 2007/2008, que derrotou o Marítimo pela margem mínima, e manteve o quarto posto, a 1 ponto dos vimaraneneses, e a 3 dos encarnados.
No fundo da tabela, destaque para o ponto alcançado pelo União de Leiria, no Estádio da Luz, mas que de nada valerá aos leirienses, já que, a despromoção, é quase uma certeza. O Paços de Ferreira voltou a perder, desta feita frente a um adversário directo, o Estrela da Amadora, e continua a afundar-se na tabela. Quem também não fez melhor do que os "castores", foi o Leixões, que perdeu na Figueira da Foz, diante da Naval, e continua a não respirar muito bem, o que valeu, inclusivé, a saída de Carlos Brito do comando técnico da turma matosinhense.


RESULTADOS E MARCADORES DA 22ª JORNADA DA LIGA PORTUGUESA:



VITÓRIA DE SETÚBAL 1 MARÍTIMO 0
(Cláudio Pitbull, de g.p.)

ESTRELA DA AMADORA 1 PAÇOS DE FERREIRA 0
(Anselmo)

NACIONAL DA MADEIRA 0 SPORTING DE BRAGA 1
(José Manuel)

NAVAL 2 LEIXÕES 1
(Saulo e Marcelinho; Roberto)

BENFICA 2 UNIÃO DE LEIRIA 2
(Marc Zoro e Óscar Cardozo; Paulo César e Serge N'Gal)

FC PORTO 1 ACADÉMICA DE COIMBRA 0
(Ricardo Quaresma)

VITÓRIA DE GUIMARÃES 2 SPORTING 0
(Sereno e Fajardo)

BELENENSES 2 BOAVISTA 3
(Silas e Wéldon; Jorge Ribeiro, Luís Loureiro e Cândido Costa, na p.b.)

PARABOLICA

Na Parabólica desta semana temos Cardozo como o único representante português. Grande golo de livre do paraguaio frente ao Leiria a confirmar a excelência do seu pé esquerdo também na marcação de livres.
Destaque também para o grande golo de Bodmer, médio do Lyon; também a chapelada de Gekas, avançado do Bayer Leverkusen e também para os grandes golos vindos da América do Sul (Urrutia, Riquelme, Dodô e Thiago Neves).


ROLABOLA - JORNADA 28 -

BOLETIM:

1. Udinese - Lázio

2. Roma - Milan

3. Corunha - Real Madrid

4. Valência - Sevilha

5. Mónaco - Lyon

6. Manchester City - Tottenham

7. Utrecht - AZ Alkmaar

8. Lens - Marselha

9. Marítimo - Benfica

OLHÓGOLO:

10. Sporting - Nacional

Olhógolo Mvp:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 12h00

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Estugarda 6-3 Bremen (Mario Gomez (3), Cacau (2), Mertesacker p.b; Hugo Almeida, Rosenberg, Boenisch)

2. Nápoles 0-2 Roma (Perrota, Totti)

3. Génova 0-2 Juventus (Grygera, Trezeguet)

4. Rennes 2-0 PSG

5. AZ - Feyenoord (adiado)

6. Barcelona 1-2 Villarreal (Xavi; Senna, Tomasson)

7. Guimarães 2-0 Sporting (Sereno, Fajardo)

8. Benfica 2-2 U.Leiria (Zoro, Cardozo; Paulo César, N'Gal)

9. Nacional 0-1 Braga (Zé Manuel)

OLHÓGOLO:

10. Belenenses 2-3 Boavista (Silas, Weldon; Jorge Ribeiro, Luis Loureiro, Candido Costa)

OLHÓGOLO MVP: Jorge Ribeiro

PONTUAÇÕES:

Neves: 8
Faria: 11
Faustino: 15
Doc: 8
Seco: 11
Araújo: 3
André Braz: 9
Zé Boinas: 17
Eduardo: 14
Cristina: 11
Vitinho: 17
Bruno Rocha: 19+3=22
Sérgio: 11
Pele: 9

VENCEDOR DA JORNADA: Bruno Rocha "22 PONTOS"

PALPITES DA SEMANA:

Faustino: Rennes - PSG (2-0) + Génova - Juventus (0-2)
Rocha: Mário Gomez (3 golos)

CLASSIFICAÇÃO:

1º DOC 470
2º Zé Boinas 428
3º Pedro Faria 427
4º André Braz 424
5º Vitinho 423
6º Sérgio Gouveia 412
7º Bruno Rocha 411
8º Pele 384
9º João Araújo 383
10º Cristina 374
11º Miguel Braz 368
12º Neves 360
13º João Faustino 343
14º João Marques 294
15º Eduardo Marques 290
16º G. Seco 231

ANÁLISE:

- Jornada difícil para todos os participantes já que houve muitos jogos de grau de dificuldade elevado. Além disso, creio que foi a primeira vez que ninguém tirou partido do Olhógolo e do respectivo MVP. Sendo assim, acabou por ser o Marcador de Serviço a resolver esta jornada, sendo que fui feliz com os três golos do avançado do Estugarda.

- Lá na frente, estaria tudo na mesma não fosse a boa prestação de Zé Boinas que lhe permitiu ascender ao segundo lugar da prova. Um golo de Rosenberg, uma escolha interessante para marcador de serviço, valeu-lhe o segundo lugar na jornada e a subida ao segundo posto da geral. Tal como no campeonato português, parece bem mais interessante a luta pelo segundo lugar do que propriamente a do primeiro. Do 2º classificado para o 7º apenas temos 17 pontos de diferença.

- Lá mais para baixo, Araújo, Pele e Cristina lutam pelo 8º lugar, sendo que, nesta jornada, o mais feliz foi Pele que ganhou pontos aos dois adversários.

segunda-feira, março 10, 2008

Bater no Fundo

Mais um jogo "à Benfica". Começa a ser hábito assistirmos a estas exibições no clube da Luz, sendo sistemático vermos uma qualquer equipa entrar na Catedral a controlar o jogo, a trocar a bola em pleno meio-campo encarnado e a criar ocasiões de golo. Perante mais um empate frente ao último classificado, só restou a Camacho demitir-se, situação que só peca por tardia. Sem querer debruçar-me na questão Luis Filipe Vieira e se este também deveria ter tido a mesma postura que Camacho, preferia analisar esta decisão do espanhol. Desde logo há dois cenários que podemos colocar perante esta noticia: ou Camacho teve dignidade e correcção para com o clube deixando a equipa de modo a tentar agitar as águas, revelando assim profissionalismo, respeito pelo presidente e pela instituição; ou então, num outro prisma, podemos questionar a vontade do espanhol em treinar um plantel pelo qual não se identificava ou ainda a cobardia deste em abandonar os jogadores quando ainda haviam três competições por disputar e alguns objectivos muito importantes para o futuro do clube. Ora, na minha opinião, prefiro acreditar na primeira situação. Muitos seriam os treinadores que ficavam até ao fim da época a ganhar o seu dinheiro e poucos seriam aqueles que davam "o peito às balas" assumindo as suas responsabilidades pelo incrível momento que o clube vive. Apenas referi que peca por tardia esta decisão do espanhol porque entendo que já há dois ou três meses era notória a falta de motivação de Camacho em liderar um grupo ao qual não se identificava e lhe reconhecia fragilidades - basta ver as conferências sem "sal" deste jornada após jornada -, sendo que também não podemos esquecer os problemas pessoais do mesmo que levaram ao falecimento do seu pai; obviamente que os motivos pessoais, por muito graves que sejam, não podem confluir com a situação profissional mas a verdade é que por trás do treinador há efectivamente o homem que, quer queiramos quer não, sente profundamente estas situações familiares.

Posto isto, parece-me que seria importante começar a preparar já a próxima época. Para tal, seria importante estar no clube alguém que conhecesse o Benfica por dentro. Nesse sentido, um treinador português seria essencial, sendo que nomes como João Alves, Humberto Coelho ou Álvaro Magalhães não seriam nomes mal vistos pela nação benfiquista. Creio que seria muito arriscado introduzir já no imediato alguém vindo de fora já que, não querendo sequer colocar em causa a valia do mesmo, poder-se-ia perder uma entrada na Champions por mera falta de timming.
Pelo exposto, vida muito difícil para o Benfica que só não está em pior situação porque o Sporting, também com os seus problemas, tem conseguido fazer tão mal ou pior que o seu rival.

PS: Encontro duas palavras para classificar a prestação do Leiria em pleno estádio da Luz: grande e mercenária. Não há dúvida que a União fez um grande jogo. O facto de já ter o seu futuro conhecido e de não ter nada a perder (não havia pressão) fez com que os jogadores leirienses se libertassem e jogassem o jogo pelo jogo. Independentemente da paupérrima exibição do Benfica, houve muito mérito do Leiria que accionou muito bem o contra-ataque. Nesse capítulo, destaque para a qualidade no último passe de Harisson e para a velocidade de Sougou, Paulo César e N'Gal, três "setas" apontadas à baliza de Quim. O problema é que só temos este Leiria quando os jogos são visionados na televisão ou então quando estão perante adversários do topo da tabela. Acho inacreditável como é que alguns jogadores correm e esforçam-se desta maneira nestes jogos e nos outros arrastam-se pelo campo. A União de Leiria, comparativamente a Naval, Estrela, Paços e até a Académica, tem efectivamente um plantel com mais qualidade e até mais soluções. O problema é que quer dirigentes quer jogadores deram muitos "tiros nos próprios pés" e, como tal, só merecem a descida de divisão. Este jogo foi a prova que sem humildade, sem dedicação e sem esforço não se podem ganhar jogos. A 2ª liga é o justo destino.