quarta-feira, abril 30, 2008

Champions: Golaço de Scholes coloca United na final

Man Utd 1-0 Barcelona
(Scholes)



Foram grandes. Olhando para os dois jogos, diria que nenhuma equipa foi superior à outra. Aliás, para ser rigoroso, apetece-me dizer que houve mais posse de bola por parte do Barcelona e mais contra-ataque e eficácia na finalização por parte dos ingleses. Nesse contexto, só o detalhe poderia qualificar uma das duas e nesse particular acabou por aparecer um heroi inesperado: Paul Scholes. Grande golo do internacional inglês a fazer lembrar aqueles grandes momentos que protagonizou em anos anteriores e quando as pernas o permitiam com maior regularidade.

Olhando para as individualidades, três nomes ficam registados como os melhores em campo: Park e Tevez do lado inglês, Lionel Messi no que ao Barcelona diz respeito. Que grande jogo fizeram estes três. Park e Tevez correram que se fartaram, trabalharam até à exaustão, lutaram até final com o único propósito de levar o grupo a uma final europeia. Se é verdade que nós portugueses temos tendência a puxar pelos "nossos", é justo dizer que o coreano e o argentino foram de longe os melhores jogadores do United e foram fundamentais para Nani e Ronaldo terem menos preocupações sob ponto de vista defensivo.
Quanto a Lionel Messi, independentemente do resultado, mostrou mais uma vez toda a sua qualidade. Estando bem fisicamente, é um problema roubar-lhe a bola. Pena foi que Eto'o não tivesse estado tão bem como é habitual.

Antes de terminar, gostaria ainda de dizer que me parece que por vezes o Barcelona adorna em demasia os lances. A equipa movimenta-se bem, troca muito bem a bola, consegue muitas vezes criar desequilibrios na defensiva contrária mas, na zona de decisão, não consegue tirar o devido rendimento a todo o trabalho vindo de trás.
Quanto ao Manchester, não foi aquela equipa demolidora, também não foi aquela equipa capaz de criar 10 claras ocasiões de golo mas foi eficaz e, contrariamente àquilo que acontecera na época transacta também nesta fase, funcionou como equipa e esteve primorosa a defender. Neste particular, não esquecer a importância de Rio Ferdinand, Carrick e até o próprio Hargreaves que, não estando na sua principal posição, esteve muito bem e, com garra e determinação, cumpriu o seu papel.

Parabéns aos futuros campeões ingleses! Venha o Liverpool!

terça-feira, abril 29, 2008

Pinta de Crack




Confesso que dos jogos em que estiveram envolvidos os "grandes", só o Porto vi na sua totalidade. Mais uma vez fiquei impressionado com a qualidade desta equipa que passeia autenticamente pelos relvados portugueses. Mesmo com muitas ausências e muitas poupanças durante o decorrer do jogo, a exibição do Porto ou, se preferirem, a fantástica segunda parte dos azuis e brancos demonstra bem o potencial de todo o plantel que Jesualdo Ferreira tem à sua disposição. Mais uma grande vitória, mais um jogo sem sofrer qualquer golo, enfim, que diferença entre o primeiro classificado e os demais concorrentes.

Confesso que ainda não tinha visto bem um jogador que tem sido quase sempre suplente no Porto: Mário Bolatti, médio defensivo que Jesualdo foi buscar ao futebol argentino. Ora bem, pelo que vi, fiquei completamente impressionado com o potencial deste jogador. Se já ouvi por aí que Paulo Assunção está de saída do Porto para o futebol italiano, pois então não vejo qual é o drama, isto sabendo que, na próxima temporada, poderemos ter Bolatti como uma alternativa credível. Alto, forte sob ponto de vista físico, demonstra uma interessante cultura táctica e tem ainda a particularidade de não inventar aquando da posse de bola. Ou seja, tem tudo aquilo que um "trinco" deve ter. Ou muito me engano ou teremos mais um daqueles desconhecidos que chegou barato e vai render milhões aos cofres portistas.

PS: Estou curioso em saber quanto dinheiro é que vai entrar nos cofres do dragão neste próximo defeso. Quase que aposto que a verba não será inferior aos 50 milhões de euros.

PARABOLICA

Na Parabólica desta semana há grandes golos. Cardozo e Ricardo Quaresma são as referências "portuguesas" e do River Plate chega mais um grande golo de Diego Buonanotte, jogador de grande qualidade e que já mereceu particular destaque no Olho Clínico. Também para ver o grande golo de Ribery e um golaço vindo do futebol argentino.



ROLABOLA - JORNADA 35 -

Boletim:

1. Reading - Tottenham

2. Newcastle - Chelsea

3. Nice - Lyon

4. Toulouse - PSG

5. Milan - Inter

6. Sampdória - Roma

7. Osasuna - Real Madrid

8. Estrela Amadora - Benfica

9. Belenenses - Guimarães

OLHÓGOLO:

10. Paços Ferreira - Sporting

Olhógolo MVP:

Marcador de Serviço:

Prazo: Sábado, 12h30

Rolabola

Resultados e Marcadores:

1. Corunha 2-0 Barcelona (Rodriguez, Pablo Amo)

2. Chelsea 2-1 Man Utd (Ballack (2); Rooney)

3. Hamburgo 0-1 Schalke 04 (Kuranyi)

4. Sporting 2-1 Marítimo (Romagnoli (2); Fogaça)

5. Getafe 1-1 Atlético Madrid (Albin; Aguero)

6. Bétis 0-1 Villarreal (Senna)

7. Mónaco 2-3 Marselha (Gonzalez, Leko; Cissé, Nasri, Taiwo)

8. Galatasaray 1-0 Fenerbahce (Nonda)

9. Guimarães 0-5 Porto (Bruno Alves, Quaresma (2), Farias, Adriano)

OLHÓGOLO:

10. Benfica 2-0 Belenenses (Luisão, Cardozo)

OLHÓGOLO MVP: Nélson (Benfica)

PONTUAÇÕES:


Seco: 6
Faria: 6
Neves: 15
Pele: 25+3=28
Doc: 9
Vitinho: 17
Eduardo: 6
Miguel Braz: 16
Cristina: 12
Araújo: 15
Faustino: 10
João Marques: 14
Bruno Rocha: 22
Sérgio: 12

VENCEDOR DA JORNADA: PELE "28 PONTOS"

CLASSIFICAÇÃO:

1º DOC 581 (virtual campeão)
2º Sérgio Gouveia 564 (champions)
3º Pedro Faria 558 (champions)
4º Pele 535 (Uefa)
5º Bruno Rocha 532 (Uefa)
6º Neves 516
7º Miguel Braz 505
8º Cristina 499
9º Vitinho 488
10º André Braz 484
11º Zé Boinas 480
12º João Araújo 466
13º João Faustino 436
14º Eduardo Marques 390
15º G. Seco 363 (zona de rebaixamento)
16º João Marques 350
(zona de rebaixamento)

CONSIDERAÇÕES:

- A somente 3 jornadas do fim, 49 pontos separam os 5 primeiros da tabela. Será que ainda vamos ter surpresas? Uma coisa é certa, parece-me que anda gente a tremer lá para cima...

- Atenção que vem aí o jantar de fim de época, em príncipio para um fim-de-semana logo a seguir à última jornada do rolabola. Comecem a pensar nisso até porque gostariamos que todos marcassem presença. Dizer também que estamos a pensar fazer um Rolabola do Europeu com prémios monetários. Fiquem atentos!




segunda-feira, abril 28, 2008

TROFENSE A PASSOS LARGOS PARA A SUBIDA, LUTA PELO SEGUNDO POSTO, E FÁTIMA DE REGRESSO À II DIVISÃO!










Com a Liga Vitalis a chegar ao fim, ainda só uma certeza se pode extraír a duas jornadas do final do campeonato: o Fátima já está condenado à descida de divisão. Depois da derrota de ontem, em casa, diante do Olhanense, a equipa de Rui Vitória regressa à II Divisão Nacional, precisamente de onde tinha vindo na temporada transacta. Quanto ao restante, há ainda que esperar, pelo menos mais uma jornada, para ver o que vai acontecer. Senão vejamos:
- Ainda nenhuma equipa garantiu a promoção
- Ainda falta encontrar a formação que acompanha o Fátima na descida de divisão

Nos jogos deste domingo, destaque para a vitória do Trofense, em Santa Maria da Feira, pela margem mínima, tendo os da Trofa dado passo de gigante rumo à promoção, que pode ser carimbada na próxima jornada, em caso de vitória, na recepção ao Gondomar.
O Rio Ave perdeu, no derby, com o vizinho Varzim, mantém o segundo posto, mas está agora a ameaçado pelo Gil Vicente, que está, somente, a um ponto dos de Vila do Conde. Isto porque os "galos" venceram, na recepção ao Penafiel, e continuam com enorme esperança de regressar à I Divisão. Se olharmos às hipóteses matemáticas, constatamos que Olhanense e Vizela ainda têm uma palavra a dizer na luta pela subida, uma vez que, com 44 pontos, estão a 4 de distância do segundo classificado, precisamente o Rio Ave.
Quem deu um enorme passo atrás na luta pela manutenção foi o Penafiel, que com a derrota em Barcelos, fica agora a 5 pontos do primeiro lugar imediatamente acima da "linha de água", que é ocupado pelo Feirense. E se pensarmos que estamos a apenas duas jornadas do fim, e há, somente 6 pontos em disputa, vida muito complicado para os comandados de António Sousa...
Destaque final para o Portimonense, que com a vitória averbada no seu estádio, diante do Beira-Mar, afastou, por completo, o cenário da despromoção, sendo que para isso, muito contribuíu Vitor Pontes, que chegou a Portimão no início da segunda volta, tinha uma equipa praticamente à beira do abismo, mas com muito trabalho consegue assim manter os algarvios na Liga Vitalis.



RESULTADOS E MARCADORES DA 28ª JORNADA:



FEIRENSE 0 TROFENSE 1 (Milton do Ó)

RIO AVE 0 VARZIM 1 (Tito)

GONDOMAR 1 ESTORIL 0 (Feliciano)

PORTIMONENSE 2 BEIRA-MAR 1 (Wellington e Tarantini; João Pedro)

FÁTIMA 0 OLHANENSE 1 (Gomis)

GIL VICENTE 2 PENAFIEL 0 (Celso [p.b.] e Luís Coentrão)

VIZELA 3 FREAMUNDE 2 (Hélder Sousa, Ríncon e Serjão; André Marques e Bertinho)

DESP.AVES 3 SANTA CLARA 1 (Leandro Tatu, Rui Miguel e Octávio; Henrique)

O PASSEIO DO CAMPEÃO, O DESLIZE DO CONQUISTADOR, A RENASCENÇA DE LEÕES E ÁGUIAS, E DESCIDA DE DIVISÃO EM LEIRIA!









A jornada 28 do campeonato marcou, definitivamente, a descida da União de Leiria à Liga de Honra. Foi, de facto, um campeonato para esquecer dos leirienses, que ainda alimentaram o sonho da permanência nas últimas jornadas, depois de brilhantes vitórias, em Braga, por 1-0, e em Leiria, diante do Sporting, por 4-1, mas a derrota caseira com o Leixões ditou o destino da turma orientada por Vitor Oliveira. Agora, nada mais há a fazer, a não ser disputar as duas últimas jornadas, e preparar a próxima temporada, tendo como objectivo primordial o rápido regresso ao convívio entre os grandes do nosso futebol.
Quem também deu um passo atrás na luta pela manutenção foi o Paços de Ferreira, que perdeu em Braga, e tem agora a descida de divisão como cenário mais provável. Ao invés, o Leixões, com a vitória em Leiria, somou 3 preciosos pontos, e continua a sua luta.
Jornada proveitosa também, para a Naval e para a Académica, que com as vitórias deste fim-de-semana, garantiram, matematicamente a permanência na Primeira Liga.
Olhando para o cimo da tabela, o grande destaque vai, naturalmente, para a excepcional goleada imposta pelo tri-campeão nacional em Guimarães, por 5-0, um resultado que interessou e muito aos dois "grandes" de Lisboa, que com as suas vitórias caseiras, mantêm ao rubro a luta pela Champions.


RESULTADOS E MARCADORES DA 28ª JORNADA:



SPORTING BRAGA 2 PAÇOS FERREIRA 1 (Roland Linz e Frechaut; William)

BENFICA 2 BELENENSES 0 (Luisão e Óscar Cardozo)

NACIONAL 0 ACADÉMICA 3 (Edson [p.b.], Cris e Edgar)

NAVAL 1 BOAVISTA 0 (Delfim)

UNIÃO DE LEIRIA 1 LEIXÕES 3 (Éder Bonfim [g.p.]; Jorge Gonçalves, Hugo Morais e Castanheira)

VITÓRIA DE GUIMARÃES 0 FC PORTO 5 (Bruno Alves, Ricardo Quaresma [2], Ernesto Farías e Adriano)

SPORTING 2 MARÍTIMO 1 (Romagnoli [2, um de g.p.]; Bruno Fogaça)

VITÓRIA DE SETÚBAL - ESTRELA DA AMADORA (Hoje, às 19:45h, Sport Tv1)

sexta-feira, abril 25, 2008

Uefa: Fiorentina e Zenit com ligeira vantagem para a segunda-mão




Numa rápida passagem pelos jogos das meias-finais da Uefa, confesso que fiquei impressionado com as prestações das equipas forasteiras, no caso, Fiorentina e o sensacional Zenit que continua a surpreender essa Europa fora. Pelo que vi, diria que a haver vencedores em qualquer dos jogos, teriam que ser os conjuntos visitantes e não os visitados.

Começando pelo jogo de Glasgow, creio que a Fiorentina, um pouco à imagem do Sporting, trouxe um resultado positivo, muito embora tenha ficado com a sensação que esse mesmo resultado poderia ter sido ainda melhor. Qualquer resultado na segunda mão que não permita a passagem da Fiorentina à final seria para mim uma surpresa. Mais, acho inacreditável se uma equipa tão fraca como o Rangers conseguir ultrapassar mais este obstáculo. Reconheço algum mérito ao clube escocês pela garra com que se entrega ao jogo e pela forma unida como defende mas daí a dizer que tem futebol para chegar a uma final europeia vai uma enorme distância.
Ainda em relação a este conjunto italiano, o que salta à vista é a forma como se desdobra no terreno, nomeadamente nas transições ofensivas. Apesar da força do colectivo ser a nota dominante, há 3 jogadores que me fascinam profundamente: Gobbi, lateral esquerdo, Kuzmanovic, médio centro (20 anos, internacional sérvio) - que ainda há pouco tempo tinha dado nas vistas frente a Portugal - e Mutu que tanto pode jogar atrás do avançado como a ala esquerdo, posição que desempenhou neste jogo, sendo que o romeno fugia muitas vezes para zonas interiores permitindo a Gobbi fazer todo o flanco e efectuar inumeros cruzamentos venenosos, aspecto que é, quanto a mim, um dos seus pontos mais fortes e que fazem dele um lateral esquerdo com capacidade para jogar nas melhores equipas da Europa.
Em suma, para Florença espero uma equipa da Fiorentina muito atrevida e com muita posse de bola enquanto que o Rangers vai fazer o jogo que fez em Alvalade, ou seja, muito defensivo e com Darcheville na frente "à pesca". Os italianos são super favoritos e, espero eu, vão certamente mandar para casa uma equipa que não tem a mínima qualidade para estar onde está.



Olhando para o jogo de Munique, confesso que fiquei (mais uma vez!) maravilhado com a qualidade destes russos. A segunda parte do Zenit foi fantástica e com um pouco mais de frieza na hora da finalização, os danos até poderiam ter sido maiores para as redes de Kahn e Rensig (rendeu Kahn aos 67 minutos). Desde logo, há dois jogadores para outros vôos: o extremo esquerdo Arshavin e o avançado (jogador que está na imagem) Progrebniak que, digo eu, vai render muito dinheiro aos russos num futuro muito próximo. Ainda em relação a este último, é uma espécie de Zlatan Ibrahimovic já que sendo alto e muito forte fisicamente, tem capacidade técnica, tem um poderoso remate quer com o pé esquerdo quer com o direito (um pouco ao estilo de Sokota) e tem ainda a particularidade de ser muito forte no jogo aéreo. Correndo o risco de me precipitar, apetece-me dizer que está ali um jogador com capacidade para jogar numa grande equipa europeia, um pouco à imagem do "nosso" Lisandro Lopez.
Mesmo com o empate com golos em Munique, seria arriscado dizer que o Zenit parte como favorito para o jogo da segunda mão. Apesar de tudo, estamos a falar de um colosso europeu, o Bayern, equipa recheada de estrelas. Além disso, há dois pormenores que me parecem importantes: na Rússia o Bayern vai poder contar com Luca Toni que falhou este jogo devido a castigo e é só o melhor marcador da Taça Uefa; e, outro aspecto a ter em conta, houve 3 titulares indiscutíveis no Zenit que viram amarelo e vão falhar a segunda mão (um deles é, precisamente, Arshavin que está para o Zenit como Simão estava para o Benfica). Portanto, tudo em aberto sendo que o Bayern ainda tem uma forte palavra a dizer.

quinta-feira, abril 24, 2008

Champions: Barcelona e United empatam a zero

Barcelona 0-0 Man Utd



Barcelona e Manchester United empataram a zero e, tal como se esperava, vão ter de decidir a passagem à final em Old Trafford. Apesar do maior dominio dos catalães, sobretudo no que concerne à posse de bola, diria que o resultado se aceita perfeitamente. É curioso que o Barça esteve sempre mais perto do golo do que o Manchester mas as duas grandes ocasiões do jogo acabaram por pertencer aos ingleses. Numa delas, a penalidade desperdiçada por Cristiano Ronaldo, certamente que, a ser concretizada, iria dar ainda mais emoção e intensidade ao jogo. Acabou por não acontecer e, com o nulo no placar, as equipas mostraram-se sempre desconfiadas uma da outra e mantiveram sempre uma estrutura defensiva sólida e com muitas unidades (mais o Manchester como é óbvio).

Uma palavra para Alex Ferguson que, contrariamente ao que é habitual, apresentou o 4-2-4 num jogo fora da Champions (isto apesar de Tevez ter funcionado quase como um médio centro ao estilo de Anderson). Confesso que não estava à espera deste onze mas acabei por ficar satisfeito pela forma destemida com que a equipa técnica do United encarou este jogo. Naturalmente que o poderio do Barcelona fez com que o Manchester defendesse grande parte do tempo mas aí o mérito é para o conjunto de Rijkaard que soube gerir bem a posse de bola (muito bem Deco e Xavi nesse capítulo) sendo que lhe faltou alguma profundidade na chamada zona de finalização. Mas, ainda em relação ao 4-2-4, achei bem já que esta equipa do Manchester está formatada para actuar nesse sistema e, como deu para ver, mesmo com muitas unidades ofensivas, consegue ter uma excelente solidez defensiva frutos das transições rápidas quando perde a bola.

Aguarda-se uma segunda mão de loucos. O United tem alguma vantagem já que dispõe do factor casa mas há que desconfiar deste Barcelona que, mesmo estando a passar um mau momento, tem jogadores que a qualquer momento podem resolver o jogo. E atenção que Lionel Messi está de volta e Deco, pelo que se viu neste jogo, parece com vontade de ajudar a equipa a alcançar mais uma final europeia. A ver vamos se em Old Trafford teremos o Barcelona versão Champions (ainda não perdeu esta época) ou se, pelo contrário, temos o Barça amorfo e pouco entusiasmante que temos visto nos últimos jogos da Liga Espanhola.

quarta-feira, abril 23, 2008

Champions: Tudo em aberto para Stamford Bridge

Liverpool 1-1 Chelsea
(Kuyt; Riise p.b)



Apesar do resultado favorecer ligeiramente os "blues", é arriscado dizer que a eliminatória está resolvida. O Liverpool já nos habituou a grandes jogos na Champions e, creio eu, terá ainda uma palavra a dizer em Londres.
Não estando particularmente a torcer por nenhuma das duas equipas - a minha "guerra" é contra o Barcelona -, fiquei satisfeito com o golo de Riise na própria baliza já em período de descontos. É que, com este golo e a consequente igualdade, o jogo da segunda mão ganha outra espectacularidade já que o Liverpool terá de ter uma atitude mais ofensiva ou, se preferirem, terá de correr mais riscos dado que tem de marcar em Stamford Bridge obrigatoriamente para ter hipóteses em seguir para a final.
Dizer ainda que há um outro factor que poderá favorecer o Liverpool para o jogo da segunda mão: o Chelsea vai jogar este Sábado uma cartada decisiva no que à Premiership diz respeito já que terá pela frente um duro teste frente ao Manchester United enquanto que o Liverpool, já com a sua classificação completamente definida (ficará garantidamente em 4º lugar), poderá fazer descansar alguns jogadores e, nesse caso, pensar mais cedo e com mais frescura física na segunda mão das meias-finais da Champions.
Pelo exposto, tudo em aberto, sendo que, na minha opinião, teremos uma segunda mão bem mais emotiva e intensa.



ROLABOLA - JORNADA 34 -

BOLETIM:

1. Corunha - Barcelona

2. Chelsea - Man Utd

3. Hamburgo - Schalke 04

4. Sporting - Marítimo

5. Getafe - Atlético Madrid

6. Bétis - Villarreal

7. Mónaco - Marselha

8. Galatasaray - Fenerbahce

9. Guimarães - Porto

OLHÓGOLO:

10. Benfica - Belenenses

Olhógolo MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 12h30

NOTA: Atenção que o primeiro jogo do rolabola disputa-se no Sábado às 12h45.

*Pedimos desculpa pelo facto do blog não estar a ser actualizado como é habitual.

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Santander 0-2 Real Madrid (Raúl, Higuain)

2. Bilbao 5-1 Valência (Martinez; Llorente (2), Iraola, Aduritz; Villar)

3. Toulouse 0-1 Bordéus (Micoud)

4. Sampdória 3-0 Udinese (Cassano, Belluci (2)

5. Atalanta 0-4 Juventus (Legrottaglie, Del Piero (3))

6. Blackburn 1-1 Man Utd (Santa Cruz; Tevez)

7. Wigan 1-1 Tottenham (Heskey; Berbatov)

8. U.Leiria 4-1 Sporting (Paulo César (2), N´Gal, Cadú; Liedson)

9. Belenenses 5-0 Setúbal (Weldon (2), Zé Pedro, João Oliveira (2))

OLHÓGOLO:

10. Porto 2-0 Benfica (Lisandro (2))

OLHÓGOLO MVP: Lisandro

PONTUAÇÕES:

Miguel Braz 29
Faustino: 22
Neves: 30+3=33
Faria: 25
Doc: 25
Araújo: 24
Pele: 27
Vitinho: 12
Cristina: 24
Bruno Rocha: 14
Sérgio: 30+3=33
Eduardo: 14
Seco: 28

VENCEDOR(ES) DA JORNADA: NEVES + SÉRGIO GOUVEIA = 33 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º DOC 572 (virtual campeão)
2º Pedro Faria 552 (champions)
3º Sérgio Gouveia 552 (champions)
4º Bruno Rocha 510 (Uefa)
5º Pele 507 (Uefa)
6º Neves 501
7º Miguel Braz 489
8º Cristina 487
9º André Braz 484
10º Zé Boinas 480
11º Vitinho 471
12º João Araújo 451
13º João Faustino 426
14º Eduardo Marques 384
15º G. Seco 357 (zona de rebaixamento)
16º João Marques 336
(zona de rebaixamento)

CONSIDERAÇÕES:

- Jornada muito interessante e com muitos jogadores a fazerem muitos pontos, fruto de bons palpites e de tiros certeiros no marcador de serviço e no MVP. Destaque para mais uma grande prestação de Sérgio Gouveia que, paulatinamente, vai subindo etapas e já está colado a Pedro Faria na vice-liderança. Apesar do seu grande objectivo ser ficar à minha frente, será que este participante ainda tem forças para importunar o lider? As quatro jornadas que faltam vão dissipar todas as dúvidas.

- Mais uma grande jornada para Pedro Neves que volta a estar na luta pelos lugares uefeiros. Já merece uma palavra de incentivo até porque é daqueles participantes que só se preocupa com o seu boletim, jogando sempre antes de toda a concorrência.

- Lá para baixo, não se pense que está tudo decidido. Ficar em 13º não é a mesma coisa que ficar em 15º. Faustino, Eduardo Marques e Gonçalo Seco lutam desesperadamente pela permanência. Um destes participantes acompanhará João Marques para a liga de honra. Força rapazes, façam pela vida!

quinta-feira, abril 17, 2008

UMA QUESTÃO DE MENTALIDADE

Sporting 5-3 Benfica



Grande derby que tivemos oportunidade de assistir. Com 8 golos, reviravoltas no marcador e emoção até bem perto do fim da partida, era difícil pedir melhor. Acabou por ser mais feliz o clube da casa, o Sporting, equipa que, no meu entender, fez mais para lograr a passagem à final da Taça.

Sem querer entrar pela análise de cada jogada e de cada golo, pretendia sim destacar alguns aspectos positivos e negativos de ambas as equipas:

SPORTING

POSITIVO:

1. Paulo Bento - A segunda parte extraordinária do Sporting tem um pai: Paulo Bento. O jovem treinador português conseguiu passar a mensagem ao intervalo e o que é certo é que os jogadores leoninos apareceram na etapa complementar com uma monumental revolta interior. Com garra, humildade e muita determinação, conseguiram virar um derby que parecia completamente perdido.
A tudo isto, acrescentar ainda as substituições de pendor ofensivo que fizeram a diferença.

2. Derlei - A entrada de Derlei foi fundamental para aquilo que se passou nos últimos 20 minutos do jogo. Para além do golo que marcou, a sua garra e a sua experiência foi fundamental para uma melhor fluência do jogo ofensivo do Sporting. Além disso, com a sua entrada em campo, Yannick Djaló recuou no terreno, alteração que veio a revelar frutos.

3. Público - Numa grande noite de futebol, nada melhor que ter uma grande massa associativa a apoiar. Posso garantir-vos que os adeptos leoninos tiveram grande influência para a reviravolta no marcador. Foram incansáveis no apoio à equipa, sobretudo nos maus momentos. Fantástico de se ver e de se ouvir...

NEGATIVO:

1. Mentalidade - Já não é a primeira vez que vemos o Sporting a dar 45 minutos de avanço aos seus adversários. Obviamente que, neste caso, há mérito do Benfica mas, ainda assim, é difícil perceber o porquê de tanto receio em assumir as rédeas do jogo. Desta vez houve tempo e alma para virar a partida mas, como é sabido, nem sempre tem sido assim.

2. Losângo - Com a ausência de Polga e as debilidades físicas de Gladstone, Paulo Bento fez recuar Miguel Veloso para o centro da defesa, lançando o jovem Adrien para a posição de trinco. Izmailov também estava algo debilitado o que fez com que Vukcevic assumisse o lado esquerdo do losango. Ora, diga-se de passagem que Adrien, Moutinho, Vuk e Romagnoli não funcionaram. Adrien mostrou-se algo perdido em campo; Moutinho mostrava-se esforçado mas com pouca bola; Vukcevic, pelo facto de andar a jogar em zonas mais ofensivas, nunca conseguiu estabilizar o seu futebol; e Romagnoli, que deveria ser o elo de ligação com o ataque, foi talvez a unidade mais apagada em todo o primeiro tempo e porventura o maior responsável pela fraca apetência atacante da sua equipa.
Com Moutinho a "6", Vukcevic e Izmailov como interiores e Yannick no apoio a Derlei e Liedson, tudo foi diferente.

BENFICA

POSITIVO:

1. Grande primeira parte - Não há dúvida que o Benfica fez uma enorme primeira parte em Alvalade. Teve mais bola, controlou o meio-campo, conseguiu explorar as laterais com Nélson e principalmente Léo em constantes subidas e fez dois golos no campo do adversário, algo que é sempre complicado de fazer.

2. Efeito Di Maria - Chalana apresentou uma surpresa para este jogo com Di Maria no lugar de Oscar Cardozo. No fundo, o técnico encarnado pretendia ganhar mais velocidade e maior poder de contra-ataque em detrimento de força e estatura ofensiva. A alteração acabou por revelar-se acertada já que Di Maria foi decisivo na forma como, praticamente sozinho, confundiu os dois centrais leoninos e até os laterais que, por vezes, não sabiam quem marcar. Grande exibição do argentino na posição onde fez praticamente todos os jogos no MUNDIAL SUB-20. É que, beneficiando da lesão de Mauro Zarate, Di Maria actuou quase sempre ao lado de Kun Aguero na frente de ataque dos argentinos.

NEGATIVO:

1. Péssima segunda parte - Sofrer 5 golos em apenas 30 minutos é algo inexplicável, mesmo se tivermos em linha de conta que do outro lado não está uma equipa qualquer. Há vários motivos que podem ajudar a explicar este pesadelo que o Benfica viveu na etapa complementar: mérito do Sporting; falta de ambição de Chalana nas substituições; recuo excessivo no terreno procurando segurar o resultado em vez de o tentar sentenciar; falta de pernas em jogadores chave (Petit, Rui Costa, Rodriguez e o próprio Di Maria). Creio que neste ponto está tudo dito e estão apresentados os motivos pelo qual o Benfica não conseguiu chegar ao Jamor.


quarta-feira, abril 16, 2008

SPORTING - BENFICA: ETERNO DERBY DE FERAS!!!










Com vista para o Jamor, o eterno derby do futebol português, tem esta noite, mais uma história para contar no futuro. Sporting e Benfica vão encontrar-se pela terceira vez esta temporada, naquele que poderá ser um tira-teimas entre os dois clubes, já que, ambos os jogos disputados para o campeonato deram empate. Com a época praticamente perdida para os dois clubes, (o campeonato já era, a Taça da Liga ainda foi objectivo leonino, mas perdido na final, as competições europeias foram um fracasso), resta a Taça de Portugal para Sporting e Benfica tentarem salvar a honra do convento.
Mesmo a equipa que vença, esta noite, o encontro, terá depois que derrotar o Porto, no Jamor, para dar alguma alegria à sua massa associativa.
E este é precisamente mais um factor decisivo para a meia-final desta quarta-feira: ainda que as épocas de ambos os conjuntos estejam longe de ser satisfatórias, ainda que nada tenha sido ganho, ainda que as equipas não pratiquem bom futebol, um derby é sempre um derby, e os amantes de Sporting e Benfica não perdoarão uma derrota na partida de logo mais. A rivalidade de sempre e para sempre existente também mexe, e muito, com jogadores e responsáveis técnicos de ambos os conjuntos, que sabem, à partida, que para além da vertente desportiva, há também a vertente emocional presente, a partir das 20:30, no relvado de Alvalade.
Quer Paulo Bento, quer Fernando Chalana sabem o que é jogar derby's, e talvez por isso possam conseguir encontrar as melhores formas de motivar os seus atletas, se é que é necessário motivar os artistas para jogos como este.
Para já, vai valendo ao Sporting, a vitória na Supertaça Cândido de Oliveira, onde derrotou o FC Porto por 1-0, em Leiria, com golo de Izmailov, sendo que o Benfica só tem mesmo na Taça de Portugal, o único refúgio de vitória para a temporada 2007/2008.
Uma vitória na prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, não servirá mais do que amenizar os estragos, mas ainda assim, e com todos os ingredientes que um duelo destes possui, há um, que nunca e jamais ninguém poderá ocultar: estamos na presença do jogo mais apetecido do futebol português! Um Sporting-Benfica foi, é, e será um Sporting-Benfica, quer seja aqui, na China ou no Afeganistão!!!
Que role a bola, que apareçam os artistas, e que haja espectáculo!!!


EQUIPAS PROVÁVEIS:



SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Gladstone e Grimi; Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Romagnoli; Yannick Djaló e Liedson.

OUTROS CONVOCADOS: Tiago, Pedro Silva, Adrien, Pereirinha, Izmailov, Rodrigo Tiuí, Celsinho, Purovic e Derlei.

TREINADOR: Paulo Bento


BENFICA: Quim; Nélson, Edcarlos, Luisão e Léo; Petit, Katsouranis, Rui Costa e Rodríguez; Nuno Gomes e Óscar Cardozo.

OUTROS CONVOCADOS: Butt, Luis Filipe, Binya, Sepsi, Maxi Pereira, Di María e Mantorras.

TREINADOR: Fernando Chalana

TAÇA DE PORTUGAL: FC PORTO BEM COMANDADO PARA O JAMOR









Está encontrado o primeiro finalista da Taça de Portugal, época 2007/2008. Sem grandes surpresas, o FC Porto apurou-se para o último e decisivo jogo da prova, ao vencer, sem margem para dúvidas, o sensacional Vitória de Setúbal, no Bonfim, por 3-0.
Não foi preciso, sequer, um super Porto, para carimbar o passaporte para o Jamor, já que, os sadinos nunca conseguiram ser a equipa com tanto potencial que demonstrou ser ao longo de toda esta temporada, e os comandados de Jesualdo Ferreira limitaram-se a fazer um jogo calmo, e tornar simples aquilo que poderia ser complicado.
Ainda que sem estar cheio, o Estádio do Bonfim recebeu uma excelente moldura humana, onde pontificavam, naturalmente, muitos adeptos sadinos, mas também muitos apoiantes do campeão nacional.
E quando muito gente esperava "uma noite à Vitória", foi o FC Porto que assumiu as rédeas do encontro, dominando por inteiro o jogo, o seu adversário, os espaços ocupados, a posse de bola, enfim, quase tudo... À medida que o tempo passava, adivinhava-se o golo dos azuis-e-brancos, que no entanto só apareceria perto do intervalo, na sequência de um pontapé de canto apontado por Raúl Meireles do lado esquerdo, e com total infelicidade para Jorginho, que, ao segundo poste, inadvertidamente desvio o esférico para a sua própria baliza. Estava consuma em golo, a superioridade dos forasteiros, embora antes disso, tivessem existido dois lances que irritaram muito os sadinos, e em que Pedro Proença se terá equivocado: Paulo Assunção teve uma entrada duríssima sobre um adversário, e o cartão vermelho seria, porventura, a medida mais lógica a tomar pelo árbitro do encontro. Assim não aconteceu, e como se isso não bastasse, minutos depois, nova queixa dos da casa, protestanto contra uma eventual grande penalidade não assinalada pelo juíz lisboeta, num lance onde Fucile parece derrubar Leandro, com um empurrão pelas costas, dentro da grande área.
Talvez devido a estes lances, os ânimos exaltaram-se na recolha para os balneários, em tempo de intervalo, o que provocou a expulsão de Carlos Carvalhal, ficando o Vitória a ser comandado durante toda a segunda parte pelo adjunto Carlos Cardoso.
E talvez quando se esperasse uma resposta mais capaz dos sadinos, eis que não quando o Porto continua dono e senhor do encontro, continua a praticar futebol muito agradável, não permitindo quaisquer veleidades ao adversário, e procurando o segundo golo, que lhe desse uma vantagem mais segura, o que acabaria por acontecer à passagem do minuto 51, quando Lucho González aparece em zona de finalização, e aproveita um erro de Eduardo para introduzir a bola na baliza fazendo o 0-2.
Estavam decorridos apenas 6 minutos da segunda parte, e o Vitória de Setúbal baixou os braços, dando ideia de que a derrota seria um dado consumado, permitindo ainda mais que o Porto jogasse a seu bel-prazer, construíndo muitas oportunidades para ampliar a vantagem, o que viria a acontecer poucos minutos depois, e novamente por intermédio do homem do jogo, "El Comandante", Lucho González. O internacional argentino aproveitou um espaço livre de terreno à entrada da área sadina, progrediu alguns metros, e depois atirou colocado, para o lado direito da baliza de Eduardo, que, desta vez, nada podia fazer para impedir que as suas redes fossem de novo violadas.
Estava contada a história do jogo, sendo que daí até final os campeões nacionais tiveram ainda mais uma mão cheia de ocasiões para ampliar a vantagem, mas nunca conseguiram aumentar o placard. O Setúbal, apenas a espaços chegava à baliza de Nuno Espírito Santo, quase sempre através de iniciativas individuais de Cláudio Pitbull, mas nunca consegui incomodar à séria, o eterno suplente de Hélton.
Resultado perfeitamente justo, e até escasso, num jogo onde Pedro Proença não esteve ao seu melhor nível, com alguns lances, no mínimo, discutíveis, e sempre em prejuízo dos sadinos.


FICHA DE JOGO:

Estádio do Bonfim, em Setúbal

ÁRBITRO: Pedro Proença, de Lisboa

VITÓRIA DE SETÚBAL: Eduardo; Janício, Robson, Auri e Jorginho; Sandro, Ricardo Chaves e Elias; Bruno Gama, Leandro Branco e Cláudio Pitbull.

SUPLENTES: Milojevic, Hugo, Adalto, Bruno Ribeiro, Filipe Gonçalves, Paulo Roberto e Bruno Severino.

SUBSTITUÇÕES: Ricardo Chaves por Filipe Gonçalves (57), Leandro Branco por Bruno Severino (57) e Bruno Gama por Paulo Roberto (74).

TREINADOR: Carlos Carvalhal


FC PORTO: Nuno; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile; Paulo Assunção, Raúl Meireles e Lucho González; Ricardo Quaresma, Tarik Sektioui e Lisandro López.

SUPLENTES: Ventura, João Paulo, Lino, Kazmierczak, Mariano González, Adriano e Ernesto Farías.

SUBSTITUIÇÕES: Tarik Sektioui por Ernesto Farías (74), Ricardo Quaresma por Mariano González (79) e Paulo Assunção por João Paulo (82).

TREINADOR: Jesualdo Ferreira

DISCIPLINA: Cartão amarelo a Sandro (21), a Jorginho (36) e a Elias (67); a Paulo Assunção (9), Ricardo Quaresma (49) e a Pedro Emanuel (90). Carlos Carvalhal recebeu ordem de expulsão ao intervalo.

MARCADORES: 0-1, por Jorginho (37, na própria baliza); 0-2, por Lucho González (51); 0-3, por Lucho González (60).

terça-feira, abril 15, 2008

ROLABOLA - JORNADA 33

BOLETIM:

1- Santander - Real Madrid

2- Bilbao - Valência

3- Toulouse - Bordéus

4- Sampdória - Udinese

5- Atalanta - Juventus

6- Blackburn - Man Utd

7- Wigan - Tottenham

8- U. Leiria - Sporting

9- Belenenses - Setúbal

OLHÓGOLO:

10- Porto - Benfica

OLHÓGOLO MVP:
MARCADOR:

PRAZO: Sábado, 12h30

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

Juventus 3-2 Milan (Del Piero, Salihamidzic; Inzaghi (2))

Inter 2-0 Fiorentina (Cambiasso, Balotelli)

Udinese 1-3 Roma (Di Natale; Vucinic, Taddei, Giuly)

Almeria 1-0 Villarreal (Acasiete)

Maiorca 2-3 Sevilha (Guiza, Webo; Renato, Dani Alves, Kanoute)

Man Utd 2-1 Arsenal (Ronaldo, Hargreaves; Adebayor)

Bremen 5-1 Schalke 04 (Baumann, Sanogo, Klasnic (2), Rosenberg; Kuranyi)

Groningen - Ajax (Adiado)

Setúbal 1-2 Porto (Hugo; Lisandro, Mariano)

OLHÓGOLO:

Sporting 2-0 Leixões (Tonel, Liedson)

OLHÓGOLO MVP: Tonel

Pontuações:

Faustino: 11
Neves: 30
Miguel Braz: 33+3=36
Doc: 25
Faria: 23
Araújo: 12
Pele: 18
G.Seco: 27
João Marques: 12
Vitinho: 10
Bruno Rocha: 20
Eduardo: 8
Cristina: 25
Sérgio: 30

VENCEDOR DA JORNADA: Miguel Braz (36 PONTOS)

CLASSIFICAÇÃO:

1º DOC 547
2º Pedro Faria 527
3º Sérgio Gouveia 519
4º Bruno Rocha 496
5º André Braz 484
6º Zé Boinas 480
7º Pele 480
8º Neves 468
9º Cristina 463
10º Miguel Braz 460
11º Vitinho 459
12º João Araújo 427
13º João Faustino 404
14º Eduardo Marques 370
15º João Marques 336
16º G. Seco 329

segunda-feira, abril 14, 2008

UNS QUEREM SUBIR, OUTROS DESEJAM APENAS A MANUTENÇÃO...ESTA LIGA DE HONRA É ALTAMENTE IMPREVISÍVEL, E ESTÁ DE LOUCOS!!!









Não é, com toda a certeza, para cardíacos, esta Liga Vitalis. Ano após ano, o escalão secundário vem demonstrado todo o seu equilíbrio, e se há palavra mais adequada para descrever este campeonato, essa palavra é: COMPETITIVIDADE! Cada jornada é uma surpresa para uns, uma ilusão para outros, e nada está decidido, quando faltam apenas 4 jornadas para o fim. Se verificarmos as contas, feitas de forma matemática, podemos constatar que, neste momento, ainda há 8 equipas com possibilidades de subirem de divisão, ao passo que em situação contrária, ou seja, com hipóteses de descer à II Divisão Nacional, estão 9 conjuntos! Ou seja, o equilíbrio, é claramente, a nota dominante, e tudo pode acontecer nas derradeiras e decisivas jornadas. Para já, Trofense e Rio Ave ocupam os dois primeiros lugares da classificação, precisamente os que dão acesso à subida à Primeira Liga, ambos com 46 pontos. E nada mais curioso do que, na próxima jornada, estes dois emblemas se irem encontrar na Trofa, num duelo muito aguardado. Olhanense e Vizela, ambos com 41 pontos, ainda espreitam deslizes dos de cima, sendo que o Gil Vicente vem logo atrás, com menos 1 ponto, e tem ainda legítimas aspirações à subida. De uma forma mais remota, mas com possibilidades matemáticas, aparecem ainda o Beira-Mar e o Estoril, ambos com 38 pontos.
Na cauda da tabela, as contas também são mais que muitas, sendo que, os lugares de descida são, neste momento, ocupados por Penafiel, com 23 pontos, e Fátima com 25. Com a situação complicada está o Portimonense, que soma 27 pontos, bem como o Feirense, que tem 28, e ainda o Gondomar que tem 29 pontos. Desportivo das Aves com 30 e Santa Clara com 31 pontos, têm, à partida, a situação controlada, e a manutenção quase garantida.

Olhando para o topo da classificação, Trofense, Rio Ave, Olhanense, Vizela e Gil Vicente, são, na minha óptica, as equipas que vão lutar pela subida de divisão. Assim sendo, olhemos às quatro jornadas finais de cada um dos conjuntos em questão:

TROFENSE: em casa, recebe o Rio Ave e o Gondomar; fora, desloca-se ao Feirense e ao Portimonense.

RIO AVE: em casa, recebe o Santa Clara e Varzim; fora, desloca-se ao Trofense e ao Feirense.

OLHANENSE: em casa, recebe o Gil Vicente e o Portimonense; fora, desloca-se ao Fátima e ao Vizela.

VIZELA: em casa, recebe o Freamunde e o Olhanense; fora, desloca-se ao Desportivo das Aves e ao Penafiel.

GIL VICENTE: em casa, recebe o Beira-Mar e o Penafiel; fora, desloca-se ao Freamunde e ao Olhanense.

Serão, com toda a certeza jornadas absolutamente loucas, onde os resultados são, de todo, imprevisíveis, e tudo pode acontecer. Acredito que, contas, só mesmo na última jornada...

ESCÂNDALO NA LUZ, ESPERANÇA EM GUIMARÃES, ESFORÇO EM ALVALADE: ESTÁ CADA VEZ MAIS AO RUBRO A LUTA PELA CHAMPIONS








O grande destaque da jornada 26 vai, inteirinho, para a fantástica vitória da Académica de Coimbra em pleno Estádio da Luz, perante um impotente Benfica, que ficou muito aquém do esperado, depois da enorme exibição protagonizada na ronda anterior, apesar do empate a zero, diante do Boavista. Tudo o que se escrevesse sobre o Benfica, seria tremendamente injusto para a Académica, uma vez que a turma liderada por Domingos Paciência venceu "sem espinhas", e até podia ter goleado. O que é facto é que, 54 anos depois, a Briosa voltou a vencer na Luz, e deixou os encarnados em situação muito delicada para atingir o objectivo mínimo da época, no caso, o segundo lugar, e consequente apuramento para a Liga Milionária.
Depois da humilhante e escandalosa derrota do Benfica, na recepção à Académica (0-3!!!), e da difícil e polémica vitória do Guimarães diante do Boavista (1-0), nada melhor do que um adversário, na teoria, acessível, para os leões somarem mais 3 pontos, concretizarem a melhor série de vitórias da época (quarta consecutiva), e ultrapassaram os rivais da segunda circular. Os comandados de Paulo Bento não fizeram um grande jogo, longe disso, mas há que ter em conta que vinham de enorme desgaste físico e psicológico de uma noite europeia, e que, já na próxima quarta-feira, há derby, para a Taça, frente ao Benfica. Assim, o Sporting teve algumas dificuldades para levar de vencida um atrevido Leixões, os golos só apareceram na segunda parte, mas ainda assim o importante foi a conquista dos três pontos, a ultrapassagem ao Benfica, com correspondente subida ao pódio, e encosto à Liga dos Campeões, a 2 pontos do Vitória de Guimarães.
O FC Porto voltou a demonstrar porque é, de muito longe, a melhor equipa do campeonato, levando de vencida o Vitória de Setúbal, na Estádio do Bonfim, com uma equipa altamente remodelada, claramente em poupanças para a meia-final da Taça de Portugal, também à beira Sado.
Nota de total mérito, também, para a importantíssima vitória do Paços de Ferreira, no terreno do Nacional da Madeira, já que os castores estão em situação aflitiva na tabela, e estes 3 pontos, darão, certamente, um balão de oxigénio à turma orientada por José Mota.
Quem também continua com a sua situação complicada é a Naval, que voltou às derrotas, desta vez, em casa, e frente a um Marítimo que continua com objectivos europeus.
Outra equipa que ainda tem a Europa sob mira é o Belenenses (a deliberação final do "caso Meyong" pode anular com as pretensões dos azuis, que estão sujeitos a perder 6 pontos), que foi vencer à Amadora, e não permitiu que os da Reboleira selassem, de vez, a permanência no principal escalão, ainda que os comandados de Daúto Faquirá tenham alguma margem de manobra para as próximas jornadas.
Quem poderá ver o seu destinado confirmado, já esta noite, é o União de Leiria, que em caso de empate ou derrota em Braga, desce, de imediato, à Liga de Honra. Só uma vitória leiriense, permite, matematicamente, continuar a acalentar a esperança da manutenção, mas claro que, apenas uma hecatombe, impediria o clube de deixar o convívio dos grandes, dez anos depois.



RESULTADOS E MARCADORES:



BENFICA 0 ACADÉMICA 3 (Miguel Pedro; Markus Berger e Luís Aguiar)

E.AMADORA 0 BELENENSES 2 (Rolando e José Pedro)

V.GUIMARÃES 1 BOAVISTA 0 (Mrdakovic)

V.SETÚBAL 1 FC PORTO 2 (Hugo; Lisandro López e Mariano González)

NACIONAL 1 P.FERREIRA 2 (Cardozo; Chico Silva e Wesley)

NAVAL 0 MARÍTIMO 3 (Márcio Mossoró [2] e Anderson)

SPORTING 2 LEIXÕES 0 (Tonel e Liedson)

SP.BRAGA - U.LEIRIA (Hoje, às 19:45, Sport Tv 1)

sexta-feira, abril 11, 2008

JORNADA 26: ANTEVISÃO








O pontapé de saída da jornada 26 da Liga Portuguesa, é dado esta noite, às 20:30, no Estádio da Luz, em Lisboa, com o Benfica a receber a Académica.
Com o segundo lugar como objectivo principal para o que falta da temporada, sem descurar uma eventual presença no Jamor (a meia-final da Taça de Portugal, diante do Sporting, em Alvalade, é já na próxima quarta-feira), o Benfica recebe esta noite a Académica, num jogo que promete ser de intensa luta, isto porque os estudantes também ainda não garantiram os seus objectivos, ou seja, a permanência.
Os encarnados estão quase na máxima força, sem castigados, e apenas com David Luiz lesionado, ao passo que a turma orientada por Domingos Paciência tem muitos impedimentos para esta noite, por entre lesionados e castigados.
Depois de uma época muito turbulenta, não só ao nível dos resultados, mas também no capítulo exibicional, o Benfica encontrou, finalmente, o caminho das boas prestações, sob o comando de Fernando Chalana, e só por mera infelicidade não vem de uma vitória, na última jornada, aquando da deslocação ao Estádio do Bessa, onde empatou sem golos.
Quem também não passou do nulo, foi a Académica, na jornada anterior, na recepção ao Vitória de Setúbal, num jogo que ficou também marcado pela lesão grave de Joeano (fracturou o perónio, e não joga mais esta temporada).

O Benfica quer conquistar os três pontos para manter o segundo lugar e continuar à frente de Vitória de Guimarães e Sporting (principais concorrentes dos encarnados por um lugar na champions do próximo ano), e a Académica quer, no mínimo, empatar, para poder juntar mais um ponto à sua contabilidade, que tem como objectivo final, a permanência no escalão maior do nosso futebol.



EQUIPAS PROVÁVEIS:

BENFICA: Quim; Nélson, Luisão, Katsouranis e Léo; Petit, Binya, Rui Costa e Cristian Rodríguez; Nuno Gomes e Óscar Cardozo.

Outros convocados: Butt, Edcarlos, Maxi Pereira, Nuno Assis, Di María, Mantorras e Makukula.

ACADÉMICA: Pedro Roma; Pedrinho, Kaká, Orlando e Pedro Costa; Nuno Piloto, Cris, Tiero e Luís Aguiar, Edgar e Miguel Pedro.

Outros convocados: Rui Nereu, Berger, Cléber, Cristiano, Fofana, Lito e Ivanildo.

O jogo será arbitrado por Paulo Baptista, de Portalegre, e terá transmissão directa na Sport TV 1.


No que concerne à restante jornada, destaque para a deslocação do já campeão FC Porto ao reduto do Vitória de Setúbal, onde os sadinos procuram cimentar a sua posição europeia e dar continuidade à sensacional época que estão a fazer.
Continando no cimo da tabela classificativa, será importante destacar também o Vitória de Guimarães-Boavista, um jogo muito importante para os vimaranenses, que ainda continuam na luta por um lugar na Liga dos Campeões da próxima temporada, e não vão querer deixar fugir os três pontos, jogando no seu estádio, e perante um Boavista que atravessa grave crise financeira.
Quem também ainda aspira por uma chegada ao segundo lugar é, logicamente, o Sporting, que terá, na teoria, um jogo aparentemente simples nesta jornada, recebendo o Leixões, em Alvalade, mas onde a desilusão da eliminação europeia frente ao Rangers poderá pesar no sub-consciente dos leões, e jogar a favor dos "bebés" de Matosinhos.
Por fim, de salientar também a possibilidade de ser confirmada, nesta jornada 26, a primeira descida de divisão, já que, em caso de derrota em Braga, a União de Leiria, carimba o passaporte para a Liga de Honra, dez anos depois de ter jogado pela última vez no segundo escalão do nosso futebol.
Tudo para confirmar durante este fim-de-semana, numa jornada que, como habitualmente, começa hoje, sexta-feira, e só termina na próxima segunda-feira.



PROGRAMA DA JORNADA 26:

Sexta-feira:

Benfica-Académica, 20:30 horas (Sport Tv 1)

Sábado:

Estrela da Amadora-Belenenses, 17 horas
Vitória de Guimarães-Boavista, 19 horas (Sport Tv 2)
Vitória de Setúbal-FC Porto, 21:15 horas (Sport Tv 1)

Domingo:

Nacional-Paços de Ferreira, 16 horas
Naval-Marítimo, 16 horas
Sporting-Leixões, 19:15 horas (TVI)

Segunda-feira:

Sporting Braga-União de Leiria, 19:45 horas (Sport Tv 1)

Triste Adeus

Sporting 0-2 Glasgow Rangers



Mais do mesmo. Olhando para os 180 minutos desta eliminatória, fico com a clara sensação que o Sporting tinha todas as condições e mais algumas para deixar o Rangers pelo caminho. Mantenho a ideia que o Glasgow é uma equipa banal e perfeitamente ao alcance do conjunto leonino. O problema é que o Sporting, à imagem do que passou em tantos jogos da liga, voltou a cometer muitos erros. Sinceramente não compreendo como é que se dá de "mão beijada" todo um primeiro tempo ao adversário. A grande virtude deste Sporting é, precisamente, a capacidade que tem em gerir a posse de bola fruto de um meio-campo habilidoso e inteligente na ocupação dos espaços. Ora, na primeira parte, incompreensivelmente, o Sporting entrou na expectativa. A ansiedade, o medo de sofrer um golo, o receio em deixar espaços na sua defensiva apoderou-se de toda a equipa. Mais uma vez digo, de forma incompreensível já que o Rangers apenas tinha em Darcheville alguém que pudesse criar problemas à defesa leonina e, repito também, nem sequer é uma equipa exímia no contra-ataque.
Muito sinceramente, o Rangers, sem fazer muito, acabou por merecer a passagem às meias-finais. Por muito demérito do Sporting, acabou por fazer um primeiro golo em Alvalade e depois desse importante tónico, soube defender bem - o único aspecto que realmente me impressionou nesta equipa - e naturalmente que soube explorar o "tudo ou nada" leonino com novo golo já na fase final da partida.
Acabou o sonho leonino, resta a Paulo Bento e companhia a Taça de Portugal e o melhor lugar possível na Liga.

quinta-feira, abril 10, 2008

UM OLHAR PELAS MODALIDADES "DITAS AMADORAS"




Nem só de futebol vive este blog, e nem só o desporto-rei está em fase decisiva da época. Também nas modalidades "ditas amadoras", a competição está a caminhar para o fim de época, sendo que, em algumas delas, vivem-se dias de verdadeira emoção, onde as surpresas também existem. Tudo para conferir durante os próximos minutos...:

Começamos esta nossa investida lançando ao cesto, olhando, logicamente, ao BASQUETEBOL:





É certo que o campeonato português, não é, de todo, a NBA, como nenhum campeonato europeu é ou será, a espectacularidade não pode ser comparável, mas também há qualidade no basket português. Embora nos dias que correm, Liga e Federação, andem de costas voltadas, o que faz com que clubes como o Benfica e o Vitória de Guimarães, por exemplo, alinhem na Proliga, equivalente à II Divisão, por não concordarem com o método adoptado pela Liga para a realização da prova, não deixam de haver bons valores na Liga Profissional, quer sejam portugueses ou estrangeiros.

Falando da Liga Profissional, prova organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, a época regular já chegou ao fim, faltando apenas disputar uma partida que está em atraso, mas que em nada vai interferir com os jogos já calendarizados do "play-off".

A fase regular ficou ordenada da seguinte forma: 1º Ovarense; 2º FC Porto; 3º Vagos; 4º CAB Madeira; 5º Ginásio; 6º Lusitânia; 7º Belenenses; 8º Barreirense

Com esta classificação, os jogos do "play-off", de apuramento do campeão, são os seguintes: Ovarense-Barreirense; FC Porto-Belenenses; Vagos-Lusitânia e CAB Madeira-Ginásio.

Nota de destaque ainda, para a excelente campanha do Vitória de Guimarães na Taça de Portugal, eliminando a Ovarense nas meias-finais e derrotando depois o FC Porto na final, e arrecadando o troféu.



Seguimos viagem, e com a bola na mão, tentamos fazer golo, falando de ANDEBOL:







A época do Campeonato Nacional de Andebol já vai longa, e está quase no seu términus.
Depois de uma primeira fase, denominada época regular, que continha 11 equipas, seguiram as oito primeiras para o "play-off", que entretanto já está a ser disputado, e caminha para as meias-finais.
Na fase regular, a classificação ficou ordenada da seguinte forma: 1º ABC, 54 pontos; 2º Benfica, 49 pts; 3º FC Porto, 49 pts; 4º Belenenses, 47 pts; 5º Sporting, 43 pts; 6º São Bernardo, 40 pts; 7º Madeira SAD, 40 pts; 8º Isave, 33 pts; 9º SC Horta, 32 pts; 10º Águas Santas, 31 pts; 11º Sp.Espinho, 22 pts.

Os oito primeiros classificados goraram o apuramento, onde, nos quartos-de-final, disputados à melhor de 3 jogos (a primeira equipa a fazer 2 vitórias apurava-se), o ABC eliminou o Isave, o Benfica derrotou o Madeira SAD, o São Bernardo levou de vencida o FC Porto, e o Belenenses deixou pelo caminho o Sporting.
Posto isto, estão encontrados os quatro semi-finalistas:

ABC - BELENENSES

BENFICA - SÃO BERNARDO

A acrescentar a tudo isto, destaque ainda para a excelente época do Benfica, sob a orientação técnica de Aleksander Donner, que para além do bom campeonato que estão a realizar, ainda estão presentes nas competições europeias, mais propriamente na Taça Challenge, onde, nas meias-finais, medem forças com os romenos do Sports Resita, actuais detentores do troféu. No jogo da primeira mão, na Luz, os encarnados venceram por 31-26, jogando a cartada decisiva no próximo domingo, na Roménia.



Atirando a bola ao ar, e rematando para o outro lado da rede, tentamos pontuar no VOLEIBOL:





No Voleibol, o campeonato está muito próximo do fim, isto porque já se disputam as partidas referentes à final do "play-off" de apuramento do campeão.
Os conjuntos que lograram alcançar tal feito foram os do Sporting de Espinho e do Vitória de Guimarães, que disputam, à melhor de 5 jogos (a primeira equipa a vencer 3 partidas sagra-se campeã), o título nacional.
E até pode ser já neste fim-de-semana que o campeão seja encontrado, "bastando" para isso que os "tigres" de Espinho vençam o quarto jogo, em Guimarães, já que, neste momento, estão à frente do "play-off", tendo vencido duas partidas e perdido uma. Caso o Espinho vença na cidade berço, no próximo sábado, dia 12 de Abril, torna-se Campeão Nacional de Voleibol. Em caso de vitória dos vimaranenses, haverá lugar a um quinto e decisivo jogo, na semana seguinte, em Espinho, já que foram os "tigres" a vencer a fase regular, o que lhes dá o direito de terem, em caso de necessidade, a "negra" em sua casa.



Deslizando sobre rodas e pegando no stick, tentamos alvejar a baliza contrária, e olhamos ao HÓQUEI EM PATINS:





No Hóquei em Patins, a época já vai nas meias-finais do "play-off", mas com uma grande certeza: muito dificilmente o FC Porto deixará de se sagrar campeão nacional da modalidade, uma vez que é, de longe, a melhor equipa portuguesa, e aquela que mais regularidade e qualidade tem apresentado durante toda a temporada, mantendo a hegemonia que tem tido nos últimos anos.

A fase regular teve a seguinte classificação: 1º FC Porto; 2º Benfica; 3º Oliveirense; 4º Juventude de Viana; 5º Óquei de Barcelos; 6º Portosantense; 7º Candelária; 8º Gulpilhares; 9º HC Braga; 10º Valongo; 11º H.Cambra; 12º AA Espinho; 13º Juventude Ouriense; 14º Alenquer e Benfica.

Depois de apurados os oito primeiros classificados da primeira fase, os jogos dos quartos-de-final já se disputaram, tendo o FC Porto eliminado o Gulpilhares, o Benfica vencido o Candelária, a Oliveirense derrotado o Portosantense, e o Juventude de Viana deixado pelo caminho o Óquei de Barcelos.

Assim, os jogos das meias-finais do campeonato são os seguintes:

FC PORTO - JUVENTUDE DE VIANA

BENFICA - OLIVEIRENSE

Estas partidas disputar-se-ão nos próximos dias 17, 24 e 31 de Maio, sendo que o vencedor de dois encontros apura-se automaticamente para a final. Ou seja, a série será à melhor de 3 jogos, não sendo pois necessário o encontro do dia 31 de Maio, caso a mesma equipa vença os jogos do dia 17 e do dia 24 do mesmo mês.



Com ou sem "cabritos", a ideia passa agora por rematar com o pé, à baliza, e fazer golo, para verificarmos como está o FUTSAL:





Depois de várias épocas, onde, a hegemonia de Benfica e Sporting, apenas tem sido beliscada, aqui e ali, pelo Freixieiro, ou pela Fundação Jorge Antunes, eis que esta temporada surge mais um clube apostado em alterar a história da modalidade, nem mais nem menos do que o Belenenses. Os azuis da Cruz de Cristo, superiormente orientados por Alípio Matos, estão, há largas jornadas no comando da classificação, e não parecem dispostos a abandonar tal posto, tendo por isso conquistado, com toda a legitimidade, um rótulo de sérios candidatos ao título.

A fase regular ainda está em andamento, faltando 6 jornadas para o seu términus. Por esta altura, a classificação está assim ordenada:

1º Belenenses, 55 pontos; 2º Benfica, 48 pts; 3º Freixieiro, 44 pts; 4º Sporting, 42 pts; 5º Fundação Jorge Antunes, 38 pts; 6º S.L.Olivais, 35 pts; 7º Instituto D.João V, 26 pts; 8º Alpendorada, 22 pts; 9º Fundão, 21 pts; 10º Sassoeiros, 21 pts; 11º Boavista, 20 pts; 12º Vila Verde, 14 pts; 13º UTAD, 8 pts; 14º Nogueirense, 1 pt.

As oito primeiras classificadas, irão disputar o "play-off" de apuramento do campeão nacional.






SEM ESPINHAS



O Sporting vai ganhar. É melhor equipa, tem melhores jogadores, joga em casa e o Rangers, tal como o Celtic, não é a mesma coisa quando joga longe do seu estádio. A única possibilidade que o Glasgow tem para empatar em Alvalade com golos é o Sporting dar "tiros nos próprios pés". Poderá ser perigoso se os leões marcarem primeiro e depois recuarem no terreno de forma a segurar a margem mínima. Nesse caso, o acreditar tipicamente britânico e o facto deles serem muito fortes no jogo aéreo, pode fazer com que, do nada, o Rangers marque um golo e consiga o impensável.
Confiança sim, facilitismo não. O Sporting só tem é de fazer o seu jogo e ir à procura de golos. O Rangers nem sequer é uma equipa que explore bem o contra-ataque. Portanto, há que fazer aquilo que não foi feito contra o Bolton: marcar o primeiro e ir à procura do segundo. Se assim for, o Rangers vai sofrer.

Equipa provável:

Rui Patricio; Abel, Tonel, Gladstone, Grimi; Veloso, Moutinho, Izmailov, Romagnoli; Vukcevic e Liedson;

PROGNÓSTICO: 2-0

JOGO: RTP1, 19h45

terça-feira, abril 08, 2008

PARABÓLICA

O grande golo de Vucinic é, talvez, o melhor momento da Parbólica desta semana. Esperemos que o montenegrino não repita a gracinha frente ao Manchester United.
Esta semana não temos qualquer representante português mas mais uma vez temos um golo de um jogador observado no Olhóplayer: Diego Buonanotte, médio do River Plate.


segunda-feira, abril 07, 2008

UM OLHAR PELA JORNADA

E pronto, já temos campeão. Nada que não se esperasse. O Porto foi, sem qualquer margem para dúvidas, a melhor equipa desde a primeira jornada. Não se pode falar numa época extraordinária do Porto até porque não nos podemos esquecer que houve objectivos falhados (Supertaça, Taça da Liga e até a Liga dos Campeões onde se esperava um pouco mais) mas não deixa de ser uma temporada conseguida até porque a nível de campeonato demonstrou uma qualidade futebolística e uma regularidade exibicional notável.
Se há equipas que valem essencialmente pelo seu todo, diria que o Porto, tendo um conjunto muito forte, explora ao máximo a qualidade das suas individualidades. Desde logo, salta à vista a qualidade de 5 elementos: Paulo Assunção pela consistência defensiva que trás à equipa; Bosingwa pela sua velocidade e pelo pulmão que facilmente lhe permite fazer todo o corredor direito da equipa, dando inclusivé a possibilidade a Jesualdo de abdicar de um puro extremo (um pouco à imagem do Real Madrid com Roberto Carlos e Zidane - o tal falso extremo -); Ricardo Quaresma pela fantasia e dimensão do seu futebol; Lisandro Lopez pelos golos que marcou, pela força que deu ao ataque portista, pela maneira como encarou todos os lances como se fossem os últimos; e, finalmente, Lucho Gonzalez que foi, para mim, o melhor jogador do Porto nesta temporada e é, seguramente, a estrela maior do futebol português na actualidade.
Tudo dito, o Porto foi melhor e está, naturalmente, de parabéns.

Sporting 2-0 Braga

Foi claramente melhor o resultado que a exibição mas, sinceramente, nesta altura do campeonato e com os jogos da Uefa pelo meio, é isso que mais interessa. Em jeito de comparação com o jogo do Benfica no Bessa, o Sporting terá feito menos que o seu rival para ganhar, terá tido um desgaste menor porque "tirou o pé" no segundo tempo, mas, no final, quem conquistou os três pontos foi o Sporting e não o Benfica.
Pelo exposto, diria que o objectivo foi cumprido, sendo que Paulo Bento terá inclusivamente anotado mais uma opção válida no seu bloco de notas. É que, Yannick Djaló mostrou estar num bom momento e poderá ser uma ajuda para atacar a defesa alta e musculada do Glasgow Rangers.

Boavista 0-0 Benfica

Muito sinceramente, foi o melhor Benfica que vi esta temporada. Gostei do losângo, gostei do pressing, gostei da incorporação dos laterais no ataque, enfim, só não fiquei satisfeito com o resultado, sendo que esse merecia ter sido a favor dos "encarnados" tal foi a produção atacante, nomeadamente no segundo tempo onde tivemos bolas na barra, cortes em cima da linha, defesas monumentais de Peter Jehle e até alguns lances polémicos que, objectivamente, prejudicaram os pupilos de Chalana.

Naturalmente que nem tudo foi bom no jogo do Bessa. Não posso deixar de me insurgir perante mais uma exibição horrível de Edcarlos. Aquele penalty feito sobre Mateus é qualquer coisa de inacreditável. Por acaso não prejudicou a equipa porque Quim foi feliz e defendeu a penalidade mas, em todo o caso, não deixo de registar mais uma péssima exibição deste autêntico flop.
Uma palavra também para Maxi Pereira. Vitor Paneira dizia que nada se podia apontar ao uruguaio uma vez que é daqueles que dá tudo em campo. Ora, nesse capítulo, não há a mais pequena dúvida. Maxi é um jogador muito esforçado e que corre até mais não. O problema é que Pereira tem muito pouco para dar. A sua qualidade futebolística deixa muito a desejar. Não é um jogador explosivo, não trás nada à equipa, não tem grande qualidade de passe, não tem capacidade de remate, enfim, aporta alguma qualidade ao meio-campo já que é útil a defender mas, para se jogar numa equipa como o Benfica, isso não chega.

Olhando para os aspectos positivos deste jogo, destacar desde logo as exibições de Cristian Rodriguez e Léo, os jogadores que, quanto a mim, estiveram mais em foco no jogo de ontem. Em relação ao uruguaio, já o tinha referido, é muito mais útil se jogar em zonas interiores do campo. É um jogador em que a sua mobilidade e versatilidade trazem muitos benefícios à equipa. O "cebola" esteve em todo o lado e foi fundamental na dinâmica ofensiva da equipa.
No que diz respeito aos internacionais portugueses, Rui Costa esteve mais apagado do que é costume, tendo tido menos influência na manobra ofensiva. Ainda assim, a espaços, mostrou toda a sua qualidade. Já Petit e Nuno Gomes parecem querer subir de forma de modo a poderem estar num melhor momento aquando do Europeu. Exibição francamente positiva para ambos. Relativamente a Quim, teve pouco que fazer mas foi determinante já que defendeu uma grande penalidade e revelou-se sempre atento sempre que os boavisteiros se aventuravam em acções ofensivas.
Saliência também para a entrada em campo de Di Maria. Se no principio da época tinha a ideia que o argentino poderia render mais numa posição um pouco ao estilo de Messi, confesso que, com o passar do tempo, fui mudando a opinião. Di Maria rende claramente mais na esquerda já que retira maiores benefícios do seu pé esquerdo. Rendeu Maxi Pereira a meio da segunda parte e foi, também ele, um dos responsáveis para o grande segundo tempo encarnado.

Em jeito de conclusão, continua tudo em aberto em relação ao segundo lugar. O Sporting está mais perto de Benfica e Guimarães e tem a vantagem de ter um calendário mais acessível no plano teórico. As próximas jornadas prometem ser escaldantes.

ROLABOLA - JORNADA 32

BOLETIM:

1- Juventus - Milan

2- Inter - Fiorentina

3- Udinese - Roma

4- Almeria - Villarreal

5- Maiorca - Sevilha

6- Manchester Utd - Arsenal

7- Werder Bremen - Schalke 04

8- Groningen - Ajax

9- Setúbal - Porto

OLHÓGOLO:

10- Sporting - Leixões

OLHÓGOLO MVP:
MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 12h30

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

Arsenal 1-1 Liverpool (Bendtner; Crouch)

Boro 2-2 Man Utd (Afonso Alves (2); Ronaldo, Rooney)

City 0-2 Chelsea (Dunne p.b, Kalou)

Rennes 0-2 Bordéus (Diarra, Fernando)

Marselha 3-1 Lyon (Cisse, Niang (2); Cana p.b)

Sevilha 2-0 Villarreal (Fabiano, Kanouté)

Palermo 3-2 Juventus (Amauri (2), Cassani; Del Piero (2)

Dortmund 2-1 Leverkusen (Frei, Dede; Kiessling)

Boavista 0-0 Benfica

OLHÓGOLO:

Sporting 2-0 Braga (Yannick Djaló (2))

OLHÓGOLO MVP: Djaló

PONTUAÇÕES:

Neves: 24+3= 27
Miguel Braz: 9
Zé Boinas: 21
G.Seco: 8
Faria: 14
André Braz: 17
João Araújo: 12
Doc: 11
Pele: 16
Bruno Rocha: 21
Cristina: 18
Sérgio: 14
Vitinho: 6
Eduardo: 12
Faustino: 8

PALPITES DA SEMANA:

Faustino: Rennes 0-2 Bordéus

CLASSIFICAÇÃO:

1º DOC 522
2º Pedro Faria 504
3º Sérgio Gouveia 489
4º André Braz 484
5º Zé Boinas 480
6º Bruno Rocha 476
7º Pele 462
8º Vitinho 449
9º Cristina 438
10º Neves 438
11º Miguel Braz 424
12º João Araújo 415
13º João Faustino 393
14º Eduardo Marques 362
15º João Marques 324
16º G. Seco 302

CONSIDERAÇÕES:

- Nada de novo lá na frente. Zé Boinas e André Braz ganharam alguns pontos aos dois primeiros mas nada que ponha em causa o lugar dos mesmos. Ainda assim, ambos acalentam alguma esperança na conquista do primeiro lugar, sendo que, para isso, provavelmente terão de correr mais riscos no que resta de temporada. Naturalmente que essa mesma esperança passa pela cabeça de Sérgio Gouveia, actual terceiro classificado do Rolabola e que tem feito uma segunda volta de grande nível.

- Uma vez que nos estamos a aproximar do final do Rolabola, quem quiser jogar pelo seguro poderá enviar-me via MAIL os seus palpites, isto de modo a não haver jogadas de bastidores. Aqui fica o mail: BRUNOROCHA25@HOTMAIL.COM
Os palpites de cada participante serão colocados todos os sábados, depois de terminado o prazo para inscrições.

- Esta semana tivemos um participante a jogar depois do prazo estipulado. Pela sua correcção e pela sua sinceridade, decidimos contabilizar os pontos do concorrente até porque não beneficiou em nada com essa aposta fora de tempo.
Pelo facto de já conhecermos praticamente todos os concorrentes e sabendo que não temos tido grandes problemas com essa questão dos prazos, a partir de agora quem por qualquer motivo se atrasar a postar a sua aposta, pode fazê-lo depois do prazo desde que, obviamente, não tire qualquer proveito da situação. Naturalmente que o ideal seria ninguém postar depois do prazo estipulado e, acredito, é isso que vai continuar a acontecer.

sexta-feira, abril 04, 2008

Taça Uefa: Sporting empata em Glasgow

RANGERS 0-0 SPORTING



Para ser muito sincero, a primeira mão dos quartos-de-final da Uefa correu mais ou menos como eu perspectivei. Apesar de não o ter transmitido via blog, nas várias conversas que tive com alguns amigos sobre esta eliminatória da Uefa, deixei bem claro que, na minha opinião, o Sporting era super favorito frente ao Rangers; o Getafe corria mais riscos de perder em Espanha do que na Alemanha; o Zenit tinha uma palavra a dizer frente ao Bayer e, finalmente, o PSV iria eliminar a Fiorentina - em relação a este último, naturalmente que ainda não acertei o meu prognóstico mas está muito bem encaminhado (além disso apostei um jantar com dois amigos em como os italianos eram eliminados) -.

Em primeiro lugar, devo dizer que, de modo a sermos rigorosos, exceptuando o jogo entre Zenit e Leverkusen, me parece que todos os outros encontros estão em aberto. Obviamente que há equipas com mais vantagem fruto dos resultados obtidos na primeira mão mas, ainda assim, seria algo arriscado dizer que o Sporting ou as restantes equipas iriam estar, de certeza, nas meias-finais da prova. No entanto, antes de avançar, deixo desde já o grupo de quatro equipas que, quanto a mim, vão marcar presença nas meias-finais da prova:

Zenit - Bayern Munique

Sporting - PSV

UM OLHAR PELO JOGO DE GLASGOW

- Para ser franco, apenas vi os primeiros 45 minutos. Mediante aquilo que pude observar mais as informações que tive a respeito dos restantes 45 minutos, serviu plenamente para manter e até reforçar a ideia que tinha: o Rangers é uma equipa perfeitamente ao alcance do Sporting. Mais, o Glasgow é, no meu entender, a equipa mais fraca que ainda está em prova na Uefa. Como tal, e sabendo de antemão que as equipas escocesas têm enormes dificuldades em jogar fora do seu país, só um verdadeiro escândalo é que colocaria o Sporting fora da Taça Uefa, mesmo sabendo que, hoje em dia, o 0-0 é um resultado mais perigoso do que era há uns anos atrás.

Se é verdade que o Rangers é uma equipa acessível fora, também sei que, no seu reduto, pelo estilo de jogo que pratica (muito directo e altamente musculado), o Rangers é uma equipa difícil de bater. Tal como o Celtic, estas equipas escocesas dão a entender que estão "mortas" e ao alcance do adversário mas, numa jogada de insistência ou num lance de bola parada podem marcar um golo e depois naturalmente que causam dificuldades. Em jeito de comparação, o Benfica jogou duas ou três vezes em Celtic para a champions nestes últimos anos e em qualquer dos jogos, a determinada altura, parecia-nos que o empate era um mau resultado já que a posse de bola e a forma desinibida como a equipa jogava no meio-campo adversário perspectivava algo ainda mais interessante. O que é certo é que no final do jogo, nem o empate se trazia de terras escocesas.
Pelo exposto, apesar de já ter lido que soube a pouco para alguns adeptos leoninos, eu diria que um empate a zero é um excelente resultado, mesmo, repito, frente a um adversário de tão fraca valia. Paulo Bento e companhia terão, em casa, todas as condições para ultrapassar este Rangers e estou convencido que vão conseguir vencer o jogo com maior ou menor dificuldade.

EM ANÁLISE: Bayern - Getafe

- O Getafe é uma boa equipa. Aliás, fiquei com "água na boca" em relação a Laudrup. Podemos estar na presença de um futuro grande treinador. Fiquei espantado com a forma organizada com que a modesta equipa do Getafe se dispõe em campo e achei muito interessante o facto de todos os jogadores saberem o que têm a fazer dentro do campo. Depois, gosto muito de equipas que explorem ao máximo o contra-ataque. E o Getafe fá-lo muito bem. Portanto, sabendo que o Bayern iria atacar e muito, não foi de estranhar este resultado até porque sabia que o Getafe iria defender com muitas unidades mas não ia a Munique com o único intuito de se fechar lá atrás. Acho que o resultado diz tudo em relação à estratégia com que Laudrup entrou em campo.

Fazendo já a antevisão da segunda mão, diria que o Bayern, como grande equipa que é, vai seguramente responder a este mau resultado. Creio que o primeiro golo do jogo vai ter particular importância. Se for o Bayern a marcar, então vai ser muito difícil aos espanhóis responder. Agora, cuidado se o Getafe marca primeiro. Ainda assim, acho que os bávaros não vão facilitar em Espanha e a experiência vai fazer-se sentir.

Fiorentina - PSV:

Não me surpreendeu o resultado da primeira mão. Na minha opinião, o PSV é mais equipa que a Fiorentina. Comparo o PSV um pouco ao Porto. É uma equipa que, não sendo considerada de Top europeu, pode, num dia bom, ganhar a qualquer equipa do Mundo. Tem muita qualidade no seu plantel e tem muitas soluções. Além disso, já tem muita experiência ao nível das competições europeias. Assim sendo, não me parece que a Fiorentina tenha argumentos para ir à Holanda contrariar o favoritismo do seu oponente.

E a surpresa chamada Zenit:

Objectivamente, ninguém esperava aquilo que se passou em Leverkusen. Não vi o jogo mas creio que o resultado fala por si. O Zenit - equipa que me chamou a atenção o ano passado frente ao Sevilha - mostrou em terras germânicas que o afastamento do Villarreal e do Marselha não foi obra do acaso. É uma equipa que vale essencialmente pelo seu todo e, lá na frente, tem em Arshavin a unidade mais desequilibradora da equipa. A ver vamos até onde vai este clube russo. Para já, dificilmente não irá marcar presença nas meias.



quarta-feira, abril 02, 2008

OlhóPlayer "10"

NOME: Mladen PETRIC (Borussia Dortmund)
POSIÇÃO: Nº10/avançado



NACIONALIDADE: Croata
INTERNACIONALIZAÇÕES: 23 (9 golos)
DATA DE NASCIMENTO: 1/1/1981 (27 anos)
ALTURA: 1,85
PÉ PREFERIDO: esquerdo
Número: 10

CLUBES:

1998-1999: Baden (22 jogos, 4 golos)
1999-2004: Grasshopper (114 jogos, 30 golos)
2004-2007: Basileia (72 jogos, 39 golos)
2007-2008: Dortmund (24 jogos, 13 golos)

ANÁLISE:

Seguramente, o melhor jogador do Borussia Dortmund. É daqueles jogadores que, efectivamente, resolvem partidas. Poderão vê-lo em acção no Euro2008 ao serviço da Croácia. Para quem não está a ver quem é Mladen Petric, posso dizer-vos que foi do seu pé esquerdo que saíu o golo que deu o triunfo à Croácia em Inglaterra, resultado que viria a afastar os ingleses do europeu.

Mladen Petric é, neste momento, o terceiro melhor marcador da Bundesliga. Com 13 golos em 24 jogos, está a dois tentos de igualar Mario Gomez do Estugarda e a 3 de Luca Toni. Para um jogador que nem sequer é um puro avançado, é obra. Se tivermos ainda em consideração que o Dortmund tem feito uma péssima campanha na Liga alemã, mais valorizada fica a grande época deste croata.

Naturalmente que os seus golos e a sua importância no Dortmund tem merecido a atenção de grandes clubes europeus. A Juventus parece ser uma forte hipótese, isto segundo adianta a imprensa alemã. Diria até que o futebol italiano poderia ser uma escolha acertada para este croata dado que as suas características assentariam bem no estilo de futebol que lá se pratica. Vamos então analisar melhor as características de Mladen Petric:

- Pelos jogos que vi esta temporada do Dortmund, parece-me um jogador de top. Para terem uma ideia mais precisa em relação às características deste croata, diria que temos uma mescla de Zahovic com Adriano (São Paulo). É um jogador essencialmente central. Tanto pode jogar como médio ofensivo já que tem uma grande visão de jogo e capacidade de passe curto ou longo como também pode ser utilizado em zonas de finalização visto ser um jogador de remate fácil. Aliás, o seu fantástico pé esquerdo é mesmo a sua principal arma. Muitos dos seus golos esta temporada têm sido através de remates fora da área, visando os ângulos superiores da baliza. Ainda este fim-de-semana tivemos um livre exemplarmente marcado por Petric.
Como ponto fraco, diria que o facto de ser algo pesado faz com que não seja um jogador particularmente rápido. Ainda assim, com um notável pé esquerdo, com uma enorme inteligência no manejamento da bola, com a capacidade que tem em envolver os seus colegas no jogo e com a facilidade em também fazer golos através do jogo aéreo, diria que os aspectos positivos facilmente fazem esquecer os elementos menos bons do seu futebol. É crack e não engana...

- Com Frei, Klimowicz e Nelson Valdez (paraguaio que aprecio bastante), Petric é muitas vezes utilizado como médio ofensivo. Particularmente, gosto mais de o ver em zonas ligeiramente mais recuadas já que está mais envolvido no jogo e, fruto da sua qualidade de passe, consegue fazer importantes assistências para os seus companheiros. Mas, se em termos de clube as opções para o ataque são muitas, no que diz respeito à selecção croata, as dúvidas quanto à sua utilização como "nº10" são maiores. Para essa posição, o seleccionador croata tem Modric (jogador do Dinamo Zagreb que é pretendido por Barcelona e Chelsea); tem Rakitic, o jovem do Schalke que tem dado nas vistas; e tem também Kranjkar, médio do Portsmouth que dispensa apresentações. Se tivermos em linha de conta que Eduardo da Silva se lesionou gravemente e não fará parte das opções para o Europeu, sobrará Olic, Klasnic e Petric para lutarem pela vaga do ataque. Estou convencido que é nessa mesma posição que iremos ver mais vezes Mladen Petric até porque Olic e Klasnic jogam muitas vezes como extremos.

VÍDEO:

Dois exemplos do seu tremendo pé esquerdo: