sábado, maio 30, 2009

E ESTA, HEIN?



Seguro, determinado e com boas ideias para o futebol do Sporting. Temos candidato!

quinta-feira, maio 28, 2009

SEM DÚVIDA



Pese embora a boa entrada do United no jogo e, num plano oposto, os minutos iniciais nervosos do Barcelona culminados com a fortuna do golo de Eto'o no primeiro remate à baliza, me parece que neste jogo ficou claramente provado que a melhor equipa desta temporada foi, efectivamente, o FC Barcelona. Mesmo com algumas ausências importantes no sector defensivo, o meio-campo do Barcelona foi demolidor e elevou o futebol ofensivo do Barça para um patamar superior. É injusto destacar individualidades quando, na verdade, foi o colectivo que sobressaiu. Ainda assim, apetece-me mencionar os nomes de Messi, Xavi e Iniesta que, mais uma vez, mostraram todo o seu potencial. Uma amplitude de movimentos e uma capacidade em reter a bola fora do vulgar. Um regalo para os olhos dos adeptos.
Ainda antes de analisar alguns erros que, na minha opinião, Alex Ferguson cometeu, há um outro nome que quero salientar neste Barcelona: Piqué. O jovem central esteve impressionante. Não lhe detectámos quaisquer falhas frente à sua antiga equipa. É um defesa que tem evoluído bastante e, como tal, custa-me a perceber o porquê de Ferguson se ter libertado dele e, mais estranho ainda, por apenas 5 milhões de euros.

No que diz respeito ao United, acho que, desta vez, o seu treinador cometeu erros de palmatória. Como é sabido, o Manchester tem variado entre o 4x3x3 e o 4x4x2. No jogo de ontem o modelo aproximou-se mais do 4x4x2 e, ainda antes de o jogo começar, pareceu-me claramente um erro. Vejamos:

- Busquets, Xavi e Iniesta para Anderson e Carrick. Giggs tinha a tarefa de fechar ao meio fazendo de terceiro elemento mas andou completamente perdido na primeira parte. Além do mais, não me parece que fosse o jogador ideal para correr atrás do carrocel blaugrana.

- A ausência de Daniel Alves e de Abidal impunha jogadores mais explosivos nas alas. Pareceu-me um total disparate encostar um jogador como Rooney à ala, sabendo que Puyol não iria causar problemas em termos ofensivos. Todos nós sabemos que o treinador do Manchester prefere retirar Ronaldo nas alas em jogos desta dimensão mas, neste caso, acho que se impunha explorar a ala esquerda com um verdadeiro extremo. E Rooney, mesmo cumprindo muito bem como extremo, é bastante mais forte em zonas centrais.
Já no outro flanco, Park também poderia muito bem ter sido dispensado, alinhando Giggs no local onde mais rende. Neste caso, entraria Tevez de início, um jogador mais ofensivo e que seria importante para anular a saída de bola deste trás do Barcelona.

- A saída de Anderson ao intervalo revelou-se dramática para o United. Percebo que Ferguson quisesse trazer mais poder de fogo ao ataque - esta substituição costuma resultar contra a esmagadora maioria das equipas - mas, abdicar praticamente de ter recuperadores de bola perante um meio-campo da dimensão do Barcelona acabou por ser determinante no desfecho do jogo. O Manchester ficou à mercê do Barça e o resultado surgiu com a maior das naturalidades.

Estes foram alguns dos erros que, no meu ponto de vista, Ferguson cometeu. Ainda assim, é extremamente difícil bater este Barcelona seja qual for a táctica, seja quais forem os jogadores. Josep Guardiola está de parabéns. Para quem o conheceu como jogador, fica com a sensação que há muito dedo do espanhol nesta verdadeira máquina de jogar à bola já que os processos são muito parecidos com aqueles que Guardiola executava quando jogava neste fantástico clube. Toque rápido, posse de bola, movimentações rápidas sem o esférico, sentido de baliza, capacidade de finalização, médios a aparecerem em zonas de finalização... Enfim, um espectáculo à parte.

segunda-feira, maio 25, 2009

BREVES


- Grande União de Leiria. Uma segunda volta tremenda e a merecida subida de divisão. O mérito, esse, vai todo para Manuel Fernandes, um treinador que sempre respeitei. Quanto ao Santa Clara, acabou mesmo por morrer na praia. É totalmente inglório uma equipa andar desde as primeiras jornadas no primeiro lugar e, na última jornada, passar para o ingrato terceiro lugar. O futebol é mesmo assim.

- Nené. Totalmente justa a bola de prata. Vinte golos numa equipa como o Nacional é obra. Aquele golo que fez ontem em Alvalade é qualquer coisa e diz bem da valia deste jogador. Atenção, nestes 20 golos do brasileiro tivemos belos golpes de cabeça, chapéus do meio da rua, remates cruzados, livres directos... enfim, acho que vale bem os 4 milhões de euros que o Nacional pede por ele.

- Afinal Quique vai embora ou não? Sinceramente não compreendo os dirigentes do Benfica. Tanta cerimónia e tanta indecisão perante uma pessoa que não trouxe rigorosamente nada de novo ao futebol "encarnado". Pelo contrário. Trouxe prejuízo já que, com uma equipa que custou milhões, não conseguiu o apuramento para a liga dos campeões.
Também não percebo os muitos adeptos do Benfica que, neste último jogo, aplaudiram Quique Flores de pé, pedindo para que este ficasse mais uma época. Possivelmente já se esqueceram de todo o trabalho visível que o espanhol mostrou ao longo da temporada.
Não sou apologista de chicotadas. Acho, por exemplo, que foi um erro ter mandado Fernando Santos embora. Agora, gostaria de saber os critérios com que o presidente do Benfica mantém ou despede treinadores. É que, se bem me lembro, Giovanni Trapattoni foi despedido depois de ter sido campeão. E o Quique, o que ganhou??

- Ao que parece, Paulo Bento vai mesmo continuar no Sporting. Enganei-me a este respeito. Muito sinceramente, acho que a direcção leonina faz muito bem. Paulo Bento é um treinador competente, conhecedor do futebol português, com determinação, sem medo de apostar na formação e fiel aos seus principios. Falta-lhe ser campeão. Ainda não o foi ao serviço do Sporting mas já deu muito a ganhar ao clube.

- Já falei do melhor marcador da superliga e gostaria também de falar sobre o 4º melhor. Para quem não sabe, foi Ernesto Farias, avançado do Porto. Acho notável para um jogador que fez tão poucos jogos como titular. Se o Porto vier a vender Lisandro ou Hulk, Jesualdo pode estar descansado porque tem uma solução imediata dentro do seu plantel. Um excelente avançado.

ROLABOLA

ÚLTIMA JORNADA:

1. Leverkusen - Werder Bremen*

2. Caen - Bordéus

3. Toulouse - Lyon

4. Marselha - Rennes

5. Fiorentina - AC Milan

6. Juventus - Lázio

7. Osasuna - Real Madrid

8. Corunha - Barcelona

9. Maiorca - Villarreal

OlhóGolo:

10. Paços Ferreira - FC Porto*
MVP:

Marcador de Serviço:

*Jogos de taça. Vale o resultado no final dos 90 minutos. Também os marcadores de serviço só terão efeito nesse período.

PRAZO: Sábado, 13h00

Brunorocha25@hotmail.com - para os 3 primeiros

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Villarreal 3-1 Valência (Llorente (2), Cani; David Villa)

2. Bilbao 1-4 Atlético Madrid (Etxeita; Fórlan (3), Raúl Garcia)

3. Wolfsburgo 5-1 Werder Bremen (Grafite (2), Dzeko, Misimovic, Prodl p.b; Diego)

4. Bayern Munique 2-1 Estugarda (Boulahrouz p.b, Van Bommel; Gomez)

5. Milan 2-3 Roma (Ambrosini (2); Riise, Menez, Totti)

6. Porto 1-1 Braga (Farias; Edimar)

7. Sporting 3-1 Nacional (Derlei (2), Romagnoli; Nené)

8. Beira-Mar 2-3 U.Leiria (Fangueiro, Rui Sampaio; Cássio (2), Carlão)
MVP: Carlão (U.Leiria)

9. Feirense 1-0 Santa Clara (Marco Cadete)
MVP: Tiago Schmidt (Feirense)

OLHÓGOLO:

10. Benfica 3-1 Belenenses (Cardozo, Bastos, Mantorras; Silas)
MVP: Fellipe Bastos (Benfica)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 27
Neves 15
Black Ice 18
Doc 13
Rocha 23
Pelé 26
Sérgio Gouveia 25
João Marques 22
Domingos 18
Meles 15
Vitinho 21
Seco 28+3=31
Faustino 23
Pedro Roque 25

VENCEDOR DA JORNADA: GONÇALO SECO = 31 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º FAUSTINO 337 PONTOS
2º G.Seco 323
3º Pedro Roque 298

4º Sérgio Gouveia 289
5º Domingos 288
6º Eduardo Marques 280
7º Pedro Neves 273
8º Doc 265
9º Black Ice 260
10º Tiago Santos 259
11º Vitinho 251
12º Pelé 250
13º Bruno Rocha 249
14º José Rodrigues 227
15º Paulo Meles 214
16º João Marques 211
17º Paulo Mota 146
18º Paulo Silva 119
19º Octávio Santos 106
20º Vasco Carvalho 98
21º Amândio Santo 92
22º Daniel Silva 69
23º Verdasca 62


CONSIDERAÇÕES:

- Os três da frente voltaram a exibir-se a bom nível e, como tal, não deram grandes hipóteses à concorrência. Parece-me que está tudo decidido no que diz respeito aos dois primeiros lugares, falta talvez decifrar quem fechará o último lugar do pódio. Pedro Roque parte em vantagem em relação a Sérgio Gouveia e Domingos mas a verdade é que o Santa Clara também partia na frente do Leiria.

- Mais uma vez os avançados do Wolfsburgo deram de comer a muita gente. Quem apostou neles ficou a ganhar, quem foi para a teoria de que o "levezinho" resolve, desta vez ficou de mãos a abanar.

- De resto não há muito mais a dizer. Foi uma jornada típica de fim de época. Esperava que houvesse mais riscos por parte dos perseguidores do pódio mas tal não se verificou. Como tal, ficou tudo na mesma à entrada para a derradeira jornada. Meus caros, se não arriscarem não vão petiscar.

PS: Verifiquem as vossas pontuações.

Continuação de bons palpites!


quinta-feira, maio 21, 2009

AS DESILUSÕES DA TEMPORADA

NOTA: Apenas jogadores que, por empréstimo ou mesmo por contratação, se transferiram para o respectivo clube nesta temporada.

GR: Coupet (Atlético de Madrid)
DD: Oddo (Bayern Munique)
DE: Benitez (Porto)
DC: Manuel da Costa (Fiorentina/Sampdória)
DC: Breno (Bayern Munique)
MAD: Balboa (Benfica)
MAE: Ricardo Quaresma (Inter/Chelsea)
MC: Van der Vaart (Real Madrid)
MC: Thiago Neves (Hamburgo/Al Hilal/Fluminense)
AC: Giovani dos Santos (Tottenham/Ipswich)
AC: Shevchenko (AC Milan)

Outros nomes:

Mineiro (Chelsea)
Pongolle (Atlético Madrid)
Faubert (Real Madrid)
Mancini (Inter)
Pelé (Porto/Portsmouth)
Ronaldinho (AC Milan)
Breno (Bayern Munique)
Borowski (Bayern Munique)
César Delgado (Lyon)
Kezman (PSG)
Aissati (Ajax)
Makukula (Bolton)

quarta-feira, maio 20, 2009

ONZE DO ANO

Estes foram, para mim, os 20 melhores jogadores desta temporada:

Van der Saar (Manchester United)
Casillas (Real Madrid)
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter)
Rio Ferdinand (Man Utd)
Vidic (Man Utd)
Terry (Chelsea)
Evra (Man Utd)
Xavi (Barcelona)
Iniesta (Barcelona)
Gerrard (Liverpool)
Messi (Barcelona)
Ronaldo (Man Utd)
Ribery (Bayern Munique)
Ibrahimovic (Inter)
Eto'o (Barcelona)
Fórlan (Atlético Madrid)
David Villa (Valência)
Rooney (Man Utd)
Dzeko (Wolfsburgo)

Para o onze do ano, Casillas, Terry, Ribery, Fórlan e David Villa ficam desde logo afastados uma vez que não conseguiram ganhar títulos esta temporada.

Nota também para o facto de Kaká e Fernando Torres, dois jogadores que, na época passada, estiveram nos 5 melhores jogadores do Mundo segundo a FIFA, não integrarem a minha lista. Isso deve-se ao abaixamento de forma nesta época, muito por culpa das lesões que contraíram.

Quanto a guarda-redes, apesar de considerar Buffon e Cech os melhores, reconheço que esta temporada não estiveram ao seu melhor nível.

ONZE DO ANO:

GR: Van der Saar (Casillas esteve muito bem mas o holandês ganhou títulos e revelou-se sempre muito seguro em todos os jogos. Apenas lhe detectei uma falha num jogo contra o Liverpool. De resto, esteve impressionante.

DD: Daniel Alves (Maicon fez uma grande temporada mas este Dani Alves é um jogador fantástico e inclusivé superior ao seu compatriota. Com Messi fez uma ala direita de sonho. Que época deste grandíssimo jogador.

DC: Rio Ferdinand (Neste momento, que me perdoe Alessandro Nesta (o melhor central que alguma vez vi jogar), Pepe, Cannavaro, Ricardo Carvalho, John Terry e Puyol mas mora em Old Trafford a melhor dupla de centrais do Mundo.

DC: Vidic (um achado. Um jogador fabuloso. Teve um jogo mau em Liverpool. De resto, foi de uma regularidade incrível. Um dos responsáveis pela excelente temporada do Manchester. Diria até que foi o defesa central do ano.

DE: Patrice Evra (De longe o melhor lateral esquerdo do Mundo. Lahm e Abidal são excelentes jogadores mas como Evra não há. Um touro em ponto pequeno.

MC: Xavi (Pura classe. Não sabe jogar mal. É ele que orienta os ritmos no Barcelona. Aumenta-os quando é preciso e diminui-os quando a equipa precisa de respirar. Raramente falha um passe, tem meia-distância e tanto é bom a defender como a aparecer em zonas de finalização. Além disto tudo, dentro de campo é a correcção em pessoa.

MC: Gerrard (Que me perdoe Andrés Iniesta que é um jogador fabuloso mas a lesão que o apoquentou talvez tenha feito com que perdesse alguns pontos em relação a Gerrard. Além do mais, o inglês esteve imparável em toda a temporada. Um ritmo incrível de um jogador impressionante. Tendo em conta a ausência de Torres durante largos momentos na temporada, foi ele que autenticamente carregou a equipa às costas. Se calhar é, hoje por hoje, o melhor médio centro do mundo.

MAD: Lionel Messi (Não vale a pena dizer muito sobre a "formiguinha". É o melhor do Mundo e o resto é conversa).

MAE: Cristiano Ronaldo (Ribery esteve muito bem esta temporada mas Ronaldo é Ronaldo. Começou mal a temporada mas aos poucos foi fazendo os seus números. Acaba em grande esta época. Ganha títulos, marca golos, dá a marcar, enfim, um jogador fantástico. Pena na selecção ainda não ter conseguido chegar à dimensão que já demonstrou no United.

AC: Ibrahimovic (Sempre que o Inter esteve em apuros apareceu para resolver. Um pouco à imagem de Liedson no Sporting, este é daqueles casos em que se sente que à uma equipa com Zlatan e outra sem ele. E é por isso que o escolho para o meu onze do ano. É que se, por exemplo, Eto'o não jogar no Barcelona, a mossa não é muito grande. Já no Inter...

AC: Edin Dzeko (Coloco este Bósnio à frente de nomes como Eto'o, Rooney, Villa ou Fórlan. E porquê? Porque entendo que fazer o que Dzeko fez num clube da dimensão do Wolfsburgo deve ser mais relevante do que aquilo que os outros fizeram em clubes de top mundial. É óbvio que não foi o único responsável pela espectacular temporada do Wolfsburgo mas foi um dos elementos mais influentes para a proeza que este clube alemão está prestes a conseguir: ser, pela primeira vez, campeão da Alemanha.

CONCORDAM?

terça-feira, maio 19, 2009

BENFICA EM BRAGA

Duas notas muito rápidas depois de ter visto o Benfica actuar em Braga. Caso não se recordem, Di Maria foi um dos jogadores que registei no meu bloco de notas como um jovem com potencial, isto depois de o ter visto actuar pela selecção argentina no Mundial de sub-20. Dei-o a conhecer aqui no blog na devida altura e, nesse mesmo momento, apresentei-o como um falso avançado que também podia jogar nas alas (começou o mundial no banco mas beneficiou da lesão de Zarate no primeiro jogo, passando a jogar ao lado de Aguero no centro do ataque). Ora bem, Di Maria actuou em Braga como "vagabundo" e deu-se muito bem. Aliás, também já o tinha demonstrado o ano passado em Alvalade nessa mesma posição. Lembram-se de Geovanni? Continuo na minha: Di Maria é um jovem com um tremendo potencial. Se o perceberem e lhe derem tempo, estamos perante um jogador com um bom futuro. Rende mais na esquerda do que na direita mas talvez seja ali, no centro e com liberdade para cair nos flancos, a sua melhor posição.

É uma pena que uma equipa destas tenha tido um treinador tão fraquinho. Uma pessoa competente não queimava Oscar Cardozo como Quique Flores o fez. Não quero sequer imaginar o que teria feito Cardozo com o dobro dos minutos nas pernas e ao lado de David Suazo na frente de ataque. Um erro capital.
Outro erro foi a continua aposta em Rúben Amorim no lado direito do ataque. Já se viu que o ex-Belenenses rende mais no meio (apesar de achar que para essa posição à melhores soluções no actual plantel). Mas o mais incrível é que tinhamos, neste plantel, soluções capazes para desempenhar essa função. Nunca vi David Suazo jogar lá e só agora vejo o jovem URRETA ganhar alguns minutos. Pois bem, o Urreta que tenho visto ultimamente e aquele que vi no Campeonato sul-americano de sub-20 deixou-me com a sensação de que está ali um miudo com grande qualidade. É uma pena que tenha sido completamente colocado de lado por Quique em toda a temporada.

Isto de queimar jovens jogadores tem de acabar. O Porto, por exemplo, empresta-os para depois, mais tarde, vingarem no clube. Temos o exemplo claro de Fernando. No Benfica, quando se empresta, é a clubes estrangeiros. Ou seja, longe das vistas de dirigentes e adeptos. É mau para o jogador porque não evolui no campeonato português. Alguém sabe o que fez Freddy Adu no Mónaco? E Fábio Coentrão no Zaragoça? Pois, eu também não.

PS: Moreira deu nas vistas e Quim é um guarda-redes seguro e de selecção. Não percebo o porquê dos dirigentes quererem gastar dinheiro num guarda-redes estrangeiro. Para isso, comprem um jovem português com potencial e barato ou então aproveitem o dos júniores porque se chegou até ali é porque tem algum potencial.

ROLABOLA

JORNADA 17:

1. Villarreal - Valência

2. Bilbao - Atlético Madrid

3. Wolfsburgo - Werder Bremen

4. Bayern Munique - Estugarda

5. Milan - Roma

6. Porto - Braga

7. Sporting - Nacional

8. Beira-Mar - U.Leiria
MVP:

9. Feirense - Santa Clara
MVP:

OLHÓGOLO:

10. Benfica - Belenenses
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

Brunorocha25@hotmail.com

PRAZO: Sábado, 13h00

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Manchester United 0-0 Arsenal

2. Atlético Madrid 1-0 Valência (Fórlan g.p)

3. Villarreal 3-2 Real Madrid (Pires, Capi, Capdevilla; Van der Vaart, Higuain)

4. Udinese 2-1 AC Milan (D'Agostino, Zapata; Ambrosini)

5. Marselha 1-3 Lyon (Wiltord; Benzema (2), Juninho)

6. Hoffenheim 2-2 Bayern Munique (Ba, Eduardo; Ribery, Luca Toni)

7. CSKA Moscovo 2-1 Zenit St.Petersburg (Maazu, Vagner Love; Semsov)

8. Sp.Braga 1-3 Benfica (Aguiar; Cardozo, Di Maria, Urreta)
MVP: Cardozo (Benfica)

9. Belenenses 1-0 Rio Ave (Wender)
MVP: Saulo (Belenenses)

OlhóGolo:

10. Marítimo 1-2 Sporting (Olberdam; Liedson (2))
MVP: Liedson (Sporting)

PONTUAÇÕES:

Neves 14
Rocha 18
Domingos 25
Vitinho 17
Doc 22
Black Ice 32+3=35
Meles 11
Sérgio Gouveia 16
Rodrigues 12
Tiago Santos 15
João Marques 19
Pelé 14
Eduardo 14
Seco 24
Pedro Roque 21
Faustino 31

VENCEDOR DA JORNADA: BLACK ICE = 35 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º FAUSTINO 314 PONTOS
2º G.Seco 292
3º Pedro Roque 273

4º Domingos 270
5º Sérgio Gouveia 264
6º Tiago Santos 259
7º Pedro Neves 258
8º Eduardo Marques 253
9º Doc 252
10º Black Ice 242
11º Vitinho 230
12º José Rodrigues 227
13º Bruno Rocha 226
14º Pelé 224
15º Paulo Meles 199
16º João Marques 189
17º Paulo Mota 146
18º Paulo Silva 119
19º Octávio Santos 106
20º Vasco Carvalho 98
21º Amândio Santo 92
22º Daniel Silva 69
23º Verdasca 62

CONSIDERAÇÕES:

- Um verdadeiro cheque-mate de João Faustino nas contas pelo título. A concorrência bem tentou dar o tudo por tudo mas o que é facto é que os palpites deste antigo Moretto revelaram-se demolidores. Por um ponto não ganhou a jornada mas, se calhar, também não foi preciso.

- Na luta pelos outros lugares do pódio, apesar dos bons boletins de Seco e de Pedro Roque, Domingos acabou por ser o protagonista de última hora. Sendo que Gonçalo Seco já está um bocado longe, estou convencido que é a luta pelo terceiro lugar aquela que irá ganhar mais relevância até final.

- O nosso amigo Eduardo foi o primeiro a jogar mas decidiu alterar os seus palpites e fazer um novo boletim dias depois. Pois é, as contas sairam-lhe furadas. Na primeira aposta faria mais 15 pontos do que aqueles que veio a fazer. Olhando em termos classificativos significaria o 5º lugar a apenas 5 pontos de Pedro Roque. O jogo é mesmo assim.

- Respondendo às provocações da semana passada (a tal conversa de que era uma vergonha andar atrás do Vitinho e do Pelé, jogadores que percebem tanto de bola como eu de Horóscopo chinês), o Pelé já ficou para trás. Quanto ao Vitinho, a seu tempo trataremos do assunto. Ah, Sr. Vitor, comece a pensar no sitio para o meu jantar.

PS: Verifiquem as vossas pontuações.

NOTA: Os três primeiros já sabem o que têm de fazer. brunorocha25@hotmail.com

domingo, maio 17, 2009

NOTAS RÁPIDAS


1. Que grande sábado. As minhas equipas a confirmarem o título. Parabéns a Manchester, Barcelona e Inter. Foram, sem dúvida, as melhores equipas nos respectivos campeonatos.
Quanto à liga alemã, vamos ter uma última jornada dramática. O Wolfsburgo (66 pontos) recebe o Werder Bremen enquanto que o Bayern de Munique (64 pontos) recebe o sensacional Estugarda (também 64).

2. Mais uma vitória do Porto com sotaque argentino. Lisandro está outra vez em grande forma mas há dois jogadores que, não sendo muito falados ao longo da temporada, continuo a achar que se tratam de bons jogadores: Mariano Gonzalez e principalmente Ernesto Farias, um avançado muito parecido com Hernan Crespo. Não é de modas, é de golos.

3. Liedson. Sinceramente, faz-me confusão como é que um jogador deste calibre passou completamente ao lado de uma carreira de grande sucesso. Não teve selecção brasileira nem uma experiência num grande europeu. Mais uma vez resolveu. Mais do que Paulo Bento, o grande reforço do Sporting para a próxima época passa pela renovação deste artista.

4. O Benfica, pelos vistos, está com muito dinheiro para compras. Fala-se em 4 milhões pelo lateral esquerdo do Cluj e não vejo ninguém do clube a desmentir estas noticias. Portanto, para comprar laterais por 4 milhões há dinheiro. Quero ver se há 3,5 milhões para mandar o Flores às ortigas ou, mais importante que isso, a ver se há 6 milhões para dar pelo Reyes. Quando o virem de dragão ao peito a celebrar golos e títulos é que choram.

sexta-feira, maio 15, 2009

ONZE REVELAÇÃO DA EUROPA

Obviamente que não é fácil fazer este exercício mental. Há muitos elementos que me passaram ao lado durante a temporada. Ainda assim, mediante aquilo que vi e que li nesta época, tentarei deixar alguns dos jogadores que, não estando ainda no topo da fama, conseguiram fazer um bom campeonato.

GR: Mandanda (Marselha)

DD: Andreas Beck (Hoffenheim)

DE: Santon (Inter)

DC: Bruno Alves (Porto)

DC: Piqué (Barcelona)

MA: Ashley Young (Aston Villa)

MA: Michel Bastos (Lille)

MC: Ireland (Manchester City)

MC: Salihovic (Hoffenheim)

AC: Higuain (Real Madrid)

AC: Edin Dzeko (Wolfsburgo)

Outros:

Campeonato Espanhol: Lass (Real Madrid), Diego Perotti (Sevilha), Llorente (Villarreal), Piatti, Negredo (Almeria);

Campeonato Inglês: Barry (Aston Villa), Fellaini (Everton);

Campeonato Alemão: Grafite, Misimovic (Wolfsburgo), Marcell Jansen (Hamburgo), Renato Augusto, Patrick Helmes (Leverkusen), Ozil (Werder Bremen), Marko Marin (Borussia Monchengladbach)

Campeonato Italiano: Montolivo, Kuzmanovic, Felipe Melo, Jovetic (Fiorentina), Criscito (Génova), D'Agostino (Udinese), Muslera, Kolarov, Zarate (Lázio), Garics, Floccari (Atalanta), Hamsik (Nápoles);

Campeonato Francês: Valbuena (Marselha), Gignac, Moussa Sissoko (Toulouse), Sessegnon, Hoarau (PSG), Gourcouff (Bordéus)

Campeonato Holandês: Romero, Pocognoli, Dembelé, El Hamdaoui (AZ Alkmaar), Cvitanich (Ajax), Pranjic (Heerenveen), Marcus Berg (Groningen)

quinta-feira, maio 14, 2009

ONZE DO ANO

E pronto, mais um campeonato que chega ao fim. Infelizmente, este ano não houve grande emoção já que até o segundo lugar ficou definido muito antes do terminus da liga. Sendo tempo de balancetes - e eu gosto destas coisas -, aqui fica o meu onze do ano: (nos próximos dias deixarei o meu onze revelação da europa e mais tarde o meu onze do ano)

ONZE DO ANO:

- Beto (Leixões) - Uma enorme primeira volta.

- João Pereira (Braga) - Não gosto muito dele mas reconheço que esta temporada primou pela regularidade.

- Rolando (Porto) - Seguro, sem inventar muito, formou uma boa dupla com Bruno Alves. O facto de ter sido chamado à selecção mediante uma fortíssima concorrência diz bem da sua temporada.

- Bruno Alves (Porto) - Marcou golos de livre, de cabeça e revelou-se muito forte na marcação. Dá pau com fartura mas, no essencial, cumpre.

- Evaldo (Braga) - Um belo lateral. Não é aquele típico brasileiro que só sabe atacar. Nem nada que se pareça. Ataca quando é preciso, cruza relativamente bem e é seguro a defender.

- João Moutinho (Sporting) - Nada a dizer. É de uma regularidade incrível. Só é pena não ter meia-distância, algo que é um requisito necessário para se ser médio de top mundial.

- Raúl Meireles (Porto) - Uma temporada tremenda. Um pulmão impressionante, um jogador que sabe destruir e construir. No abaixamento de forma de Lucho, apareceu para dar "o corpo às balas".

- Cristian Rodriguez (Porto) - Começou mal a temporada mas aos poucos foi ganhando confiança no seio do dragão. Com o passar do tempo, confirmou aquilo que já havia confirmado no Benfica: é um jovem com muito talento. Foi fundamental na estrutura de Jesualdo. E atenção que a concorrência não era nada de se lhe deitar fora.

- Hulk (Porto) - Peço desculpa mas sobre este animal não tenho quaisquer comentários a fazer.

- Liedson (Sporting) - É incrível como é que há jogadores que por meia-dúzia de pormenores num europeu de sub-20 ou num campeonato menos competitivo têm logo uma oportunidade no Real Madrid ou num Chelsea. Outros, como Liedson, dão, ano após ano, provas da sua categoria e nunca tiveram uma oportunidade nesses colossos europeus. Seguramente que já não a terá. Mas merecia...

- Lisandro (Porto) - É verdade que não marcou tantos golos como na época passada mas, mesmo assim, chegou para estar nesta lista. Aquilo que Lisandro fez, por exemplo, em Madrid ou Manchester diz bem do seu valor. Este é daqueles que renderia aqui, no México ou na China.

ONZE REVELAÇÃO:

- Beto (Leixões)
- Andrezinho (Guimarães)
- Daniel Carriço (Sporting)
- Miguel Vitor (Benfica)
- Cissokho (Porto)
- Fernando (Porto)
- Rúben Micael (Nacional)
- Jardel (Estrela Amadora)
- Silvestre Varela (Estrela Amadora)
- Nené (Nacional)
- Braga (Leixões)

MAU PRONUNCIO?


Ontem a capa da bola falava em Quaresma como alvo do Benfica. Hoje o Correio da Manhã lança o nome de Jorge Andrade, também para os "encarnados".

Será que vamos mesmo levar com o Felipão?

PS: É incrível a quantidade de jogadores que os jornais lançam como potenciais reforços do Benfica. Jorge Andrade?? Não brinquem comigo...

quarta-feira, maio 13, 2009

DOSSIER BENFICA

Há muito tempo que não falo sobre o Benfica no blog. Tem a ver com uma série de factores. Em primeiro lugar, feliz ou infelizmente, não tenho visto os jogos. Depois, vendo ou não as partidas, me parece que o actual Benfica tem muito pouco para se analisar. A equipa consegue apresentar um futebol pior do que aquele que mostrou frente a Feyenoord e Inter de Milão na pré-época, algo que é, no mínimo, preocupante.

Sobre Quique, creio que não há muito mais a dizer. O melhor elogio que posso dar a este espanhol é que não o trocaria por Scolari. Fazendo votos que o brasileiro não volte a Portugal tão depressa, espero que o "senhor floreados" volte depressa a Espanha e, já agora, ao Bétis de Sevilha (private joke). Acho engraçado como é que se pode dizer que foi feito um trabalho invisível quando, ao fim de 10 meses, não se viu evolução em rigorosamente nada. Não há trabalho ao nível da pressão, da posse de bola, das movimentações dos avançados e extremos, do rigor defensivo e nem sequer da preparação física, algo que era reconhecido ao preparador físico do espanhol. O único ponto em que vislumbramos evolução diz respeito à tabela classificativa. Até agora o Benfica conseguiu subir um lugar, comparativamente ao ano passado. Ora, se tivermos em linha de conta que o Guimarães piorou bastante e que o Benfica melhorou o seu plantel de uma forma substancial, estamos conversados também a este respeito.

OS MAIORES ERROS DE QUIQUE:

- Léo. Queimou o melhor lateral esquerdo que passou por Portugal nestes últimos anos. Mais do que isso, acreditou que o irmão de um dos filhos do Scolari pudesse fazer o lugar sem problemas;

- Nélson e Luis Filipe. Vendeu um, dispensou o outro e não quis ninguém que competisse com Maxi Pereira, um lateral que, a meu ver, é uma boa segunda opção. Teve a felicidade do uruguaio fazer uma época regular mas, ainda assim, deveria ter pedido alguém que competisse com ele. Um clube como o Benfica não pode ter um lateral esquerdo e um lateral direito no plantel;

- David Luiz. Não compreendo como é que Quique desperdiçou aquele que é um dos melhores centrais do plantel. Cumpriu à esquerda mas não é esse o seu lugar.

- Rúben Amorim. Jogou grande parte da época a médio direito. É um jogador lento e sem rotinas nesse lugar. Um clamoroso erro.

- Aimar. Continuo a achar que o argentino é um talento e pode dar muito ao Benfica. Infelizmente, Quique utilizou-o como médio esquerdo e como falso avançado. Gostaria de o ver como Lucho joga no Porto, ou seja, a pegar no jogo e, de trás para a frente, a fazer jogar a equipa. Mal aproveitado.

- Suazo. Mais um que foi mal aproveitado. Muito sozinho na frente. Com outro avançado ao lado e com um sistema de jogo mais arrojado, tenho a certeza que o Nené tinha concorrência na luta pelos melhores marcadores.

- Cardozo. Inacreditável a forma como Quique maltratou o paraguaio. Felizmente para o tacuara, não desanimou e conseguiu, neste final de época, mostrar o seu valor. Só um pormenor: só conseguiu mostrar serviço devido às lesões de Aimar, Suazo e Nuno Gomes. Caso contrário ainda hoje andava a passear no banco.

- Sistema táctico. O 4-2-3-1 foi o sistema mais utilizado. Todos os sistemas são bons quando são trabalhados. No Benfica, muitos esquemas poderiam encaixar. Jogar com alas, jogar com dois avançados, jogar em losango. Enfim, havia qualidade no plantel para muita coisa. É triste que não se tenha exprimido o melhor destes jogadores. Faço ideia o que faria Jesualdo com Reyes e Suazo, por exemplo.

- Situações pouco claras: o caso dos guarda-redes; o caso Petit; o caso Mantorras; o caso Diamantino-Chalana; o caso Balboa; os problemas com Sidnei;

Poderia estar aqui muito mais tempo a analisar os muitos erros de Quique mas não me vou alongar mais até porque, espero, o ciclo do mesmo acabou. Não sou apologista da chicotada psicológica mas acho, muito honestamente, que não há volta a dar. O espanhol não tem capacidade para trabalhar uma equipa como o Benfica. Em primeiro lugar, não acredita que o plantel seja capaz de ombrear com o Porto. Depois, não conhece o futebol português. E finalmente, não tem curriculum nem mentalidade para trabalhar equipas que entrem em todos os campos para vencer.

Quanto ao futuro, espero que o treinador seja português. Estou farto de treinadores estrangeiros. Humberto Coelho ou Fernando Santos seriam as minhas escolhas mas também vejo com bons olhos a contratação de Jorge Jesus. Aguardemos pelos próximos capítulos da novela Quique...

terça-feira, maio 12, 2009

AVANÇADOS

Aqui fica uma lista de meia-dúzia de avançados que, não estando em clubes de topo, se calhar mereciam dar um salto na próxima temporada:

- Lisandro Lopez (Porto)

26 anos
8 golos no campeonato
6 golos na champions
internacional argentino


- Diego Fórlan (Atlético Madrid)

29 anos
27 golos no campeonato (em 30 jogos)
internacional uruguaio

- Luis Suarez (Ajax)

22 anos
23 golos no campeonato (em 30 jogos)
internacional uruguaio

- Diego Milito (Génova)

29 anos
19 golos no campeonato (em 28 jogos)
internacional argentino

- Edin Dzeko (Wolfsburgo)

23 anos
23 golos no campeonato (em 30 jogos)
internacional bósnio

- David Villa (Valência)

27 anos
25 golos no campeonato (em 27 jogos)
internacional espanhol





ROLABOLA

JORNADA 16:

1. Manchester United - Arsenal

2. Atlético Madrid - Valência

3. Villarreal - Real Madrid

4. Udinese - AC Milan

5. Marselha - Lyon

6. Hoffenheim - Bayern Munique

7. CSKA Moscovo - Zenit St.Petersburg

8. Sp.Braga - Benfica
MVP:

9. Belenenses - Rio Ave
MVP:

OlhóGolo:

10. Marítimo - Sporting
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 12h45m


NOTA: Visto que esta será a antepenúltima jornada do concurso, e tal como em edições anteriores, nas últimas três jornadas (com esta já incluída), os três primeiros classificados terão, OBRIGATORIAMENTE, que enviar o seu boletim para o correio electrónico do Bruno Rocha:
brunorocha25@hotmail.com. Reitero que só via mail o vosso boletim será aceite e considerado válido. Neste caso, os concorrentes que terão que obedecer a esta regra para a jornada que se segue são os seguintes: JOÃO FAUSTINO, G. SECO E PEDRO ROQUE.


ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1.Valência - Real Madrid 3-0 (Juan Manuel Mata; David Silva e Rúben Baraja)

2. Milan - Juventus 1-1 (Clarence Seedorf; Vincenzo Iaquinta)

3. Werder Bremen - Hamburgo 2-0 (Hugo Almeida [2])

4. Estugarda - Wolfsburgo 4-1 (Mário Gomez [4]; Edin Dzeko)

5. Arsenal - Chelsea 1-4 (Niklas Bendtner; Alex, Nicolas Anelka, Kolo Touré [p.b.] e Florent Malouda)

6. Everton - Tottenham 0-0

7. Olhanense - Santa Clara 1-0 (Djalmir)

8. Paços Ferreira - Marítimo 2-1 (Danielson e Cristiano; Marcinho)
MVP: Ferreira (Paços Ferreira)

9. Belenenses - Braga 0-5 (Wason Rentería [2], Paulo César [2] e Alan)
MVP: Paulo César (Braga)

OlhóGolo:

10. Porto - Nacional 1-0
MVP: Bruno Alves


PONTUAÇÕES:

Black Ice: 12
João Faustino: 17
Pedro Neves: 15
Pedro Roque: 14
Pelé: 17
Vitinho: 12
Eduardo Marques: 11
G.Seco: 12
Doc: 15
Bruno Rocha: 7
Domingos: 18
Sérgio Gouveia: 19+3=22
Paulo Meles: 18
José Rodrigues: 15
João Marques: 18
Tiago Santos: 12


VENCEDOR DA JORNADA: SÉRGIO GOUVEIA = 22 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º FAUSTINO 283 PONTOS
2º G.Seco 268
3º Pedro Roque 252
4º Sérgio Gouveia 248
5º Domingos 245
6º Tiago Santos 244
7º Pedro Neves 244
8º Eduardo Marques 239
9º Doc 230
10º José Rodrigues 215
11º Vitinho 213
12º Pelé 210
13º Bruno Rocha 208
14º Black Ice 207
15º Paulo Meles 188
16º João Marques 170
17º Paulo Mota 146
18º Paulo Silva 119
19º Octávio Santos 106
20º Vasco Carvalho 98
21º Amândio Santo 92
22º Daniel Silva 69
23º Verdasca 62

CONSIDERAÇÕES:

- Jornada com uma pontuação baixa por parte de todos os participantes. Jogos difíceis, resultados algo surpreendentes, são as (des)ajudas para quem quer pontuar...

- Curioso o facto de nenhum concorrente ter acertado em qualquer MVP, o que é uma raridade no concurso.

- Também no que respeita ao OLHOGÓLO e ao MARCADOR DE SERVIÇO, as escolhas saíram furadas a muitos participantes.

- Semana muito proveitosa para Sérgio Gouveia. Este "veterano" (com todo o carinho), jogou um dos seus trunfos, eliminou vários adversários que tinha pela frente, e encostou-se aos lugares do pódio. Cuidado pois, aos três primeiros, porque este concorrente ainda pode ter mais cartadas na manga para as jornadas decisivas...

- Palavra final para a prestação do Bruno Rocha: como o próprio já admitiu, a sua época foi para esquecer! Qual Quique Flores, desatou a fazer disparates semana após semana, e agora está na posição que está. Mas por favor, Bruno: ficar atrás do Pelé e do Vitinho??? Haja um pouco de vergonha na cara, peço-te por tudo!!!

Continuação de bons palpites!

PS: Verifiquem as vossas pontuações, bem como a classificação, e se constatarem alguma anomalia, que é perfeitamente possível, deixem uma nota na zona dos comments.

quinta-feira, maio 07, 2009

PORMENORES



Meia dúzia de pormenores em relação ao jogo de ontem:

1. O resultado foi de uma tremenda injustiça mas, exceptuando este jogo, o Barcelona fez muito mais que o Chelsea para estar na final da Champions (não me esqueço da tremideira/caga com que o Sr. Scolari apurou os blues para os oitavos num grupo com Cluj e Bordéus).

2. Finalmente consegui ver o porquê de Malouda ter ido para o Chelsea. Ao fim de 50 jogos, uma exibição à grande jogador.

3. Que classe tem este Guus Hiddink. Alguém acredita que o Chelsea com Scolari bateria o pé a este Barcelona? Para rir, claro.

4. Por falar em classe, obviamente que também me tenho de dirigir a Josep Guardiola. Há pessoas que se cheira ao longe a sua personalidade. Guardiola é um deles. Quer dentro quer fora do campo, é um senhor. A 5 minutos do fim, demonstrando um enorme fair play, abraçou-se a Hiddink e, segundo se percebeu, deu-lhe os parabéns pela extraordinária exibição do conjunto londrino. Assim de repente e com esta postura, só me recordo do Jesualdo Ferreira ou do António Oliveira.

5. Andrés Iniesta. O joker do Barcelona que, até aos 91 minutos, passou totalmente ao lado do jogo. É por isso que há os bons jogadores e há os predestinados. Iniesta é claramente um deles.

6. Didier Drogba. Que jogo fez o marfinense. Uma das respostas ao ponto 3 está precisamente neste ponto. Com o brasileiro, este senhor estaria, seguramente, sentado no banco dos suplentes.

7. Desculpem mas não consigo deixar de falar neste sujeito. Como adepto do Barcelona que sou (nem imaginam o quanto sofri ontem), adorei aquela maldade no último minuto. Injusto, é certo, mas extremamente saboroso. No entanto, dar-me-ia um gozo ainda maior se no banco do Chelsea tivesse lá o São Caravaggiano. Isso sim é que era. Um verdadeiro respect para Guus Hiddink, um grande treinador.

Posto isto, teremos finalmente um Barcelona - Manchester. Nem as ausências de Alves e Abidal vão empobrecer este enorme espectáculo. Eu, como adepto destas duas equipas, não sei por quem vou torcer. Na hora do jogo o coração vai-me dizer qualquer coisa mas tenho dúvidas que seja a favor de alguém. Veremos.

quarta-feira, maio 06, 2009

TOTOCHAMPIONS

Está a valer 5 aéreos o jogo de logo à noite. O resultado só vale até aos 90 minutos e o prazo é até à hora da partida.

PS: O esquema é o mesmo. Só um é que ganha. Portanto, não se podem repetir palpites. No final, o vencedor que deixe o NIB.

Boa sorte!

terça-feira, maio 05, 2009

SAUDADES

ROLABOLA

JORNADA 15:

1. Valência - Real Madrid

2. Milan - Juventus

3. Werder Bremen - Hamburgo

4. Estugarda - Wolfsburgo

5. Arsenal - Chelsea

6. Everton - Tottenham

7. Olhanense - Santa Clara

8. Paços Ferreira - Marítimo
MVP:

9. Belenenses - Braga
MVP:

OlhóGolo:

10. Porto - Nacional
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 13h00

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Portsmouth 0-3 Arsenal (Bendtner (2), Vela)

2. Génova 3-1 Sampdória (Diego Milito (3); Campagnaro)

3. Villarreal 0-2 Sevilha (Fabiano, Kanouté)

4. Bétis 0-2 Atlético Madrid (Diego Fórlan (2))

5. Real Madrid 2-6 Barcelona (Higuain, Ramos; Henry (2), Messi (2), Puyol, Piqué)

6. Hamburgo 1-1 Hertha (Jansen; Kacar)

7. União de Leiria 5-1 Olhanense (Carlão (4), Cervantes; Rui Duarte)

8. Nacional 3-1 Benfica (Nené, Micael, Fidalgo; Reyes)
MVP: Rúben Micael (Nacional)

9. Marítimo 0-3 FC Porto (Meireles, Rodriguez, Tomás Costa)
MVP: Mariano Gonzalez (Porto)

OLHÓGOLO:

10. Académica 0-0 Sporting
MVP: Amoreirinha (Académica)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 24+3=27
Faustino 17
Bruno Rocha 18
Vitinho 13
Neves 20
Seco 18
Pedro Roque 23
Pelé 9
Meles 15
Rodrigues 12
Black Ice 16
Doc 15
Domingos 21
Tiago Santos 15
Sérgio Gouveia 18
João Marques 20

VENCEDOR DA JORNADA: EDUARDO MARQUES = 27 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º FAUSTINO 266 PONTOS
2º G.Seco 256
3º Pedro Roque 238

4º Tiago Santos 232
5º Pedro Neves 229
6º Eduardo Marques 228
7º Domingos 227
8º Sérgio Gouveia 226
9º Doc 215
10º Vitinho 201
11º Bruno Rocha 201
12º José Rodrigues 200
13º Black Ice 195
14º Pelé 193
15º Paulo Meles 170
16º João Marques 152
17º Paulo Mota 146
18º Paulo Silva 119
19º Octávio Santos 106
20º Vasco Carvalho 98
21º Amândio Santo 92
22º Daniel Silva 69
23º Verdasca 62


CONSIDERAÇÕES:

- Incrível como um marcador de serviço muda tudo. À entrada para o último jogo desta jornada, Faustino tinha o primeiro lugar completamente em risco. O que é certo é que com o espectacular hattrick de Diego Milito, o mesmo conseguiu manter a liderança. Se Faustino vier a ganhar o Rolabola, não se esqueça de agradecer a este grande jogador.

- Estou convencido que a etapa final do Rolabola vai ser bem mais animada que a Liga portuguesa. Seco está forte, Pedro Roque também e depois há os outsiders que ainda têm uma palavra a dizer, pelo menos no que ao terceiro lugar diz respeito.
Quanto a mim, o melhor é dedicar-me ao Totochampions.

- Uma palavra também para o Eduardo que, qual Málaga, está a fazer a melhor época de sempre em termos de Rolabola. Grande temporada, realmente.

- Interessante também o facto de dois participantes que lutam pela subida terem atirado ao poste em termos de marcador de serviço. Tiago Santos colocou Cássio do Leiria quando poderia ter sido feliz se colocasse o Carlão enquanto que o Pedro Roque escolheu o Aguero quando, na verdade, deveria ter preferido o Fórlan que este ano é, sem dúvida, o grande joker do Atlético de Madrid. É assim o futebol.
Quanto ao meu Messi, nunca me deixa ficar mal.

Continuação de bons palpites!



segunda-feira, maio 04, 2009

O REGRESSO À BOLA



Foi ontem de manhã que voltei a ver ao vivo a União de Leiria. Cerca de 6 mil e quinhentos adeptos assistiram a um excelente jogo de futebol entre duas das melhores equipas da Liga Vitalis. A três jornadas do fim, o Leiria está, neste momento, dependente de si para subir à liga principal. Para isso, bastar-lhe-á vencer os seus jogos, frente a Oliveirense (fora), Feirense (casa) e Beira-Mar (fora).

O facto de estar tanta gente num jogo da segunda liga quando, por norma, o estádio do Leiria está vazio, dá que pensar. Então mas não é em Leiria que não há adeptos e ninguém se preocupa com a equipa da sua cidade? Pelos vistos, a coisa não pode ser vista dessa maneira. Eu vi no Estádio (e falo por mim também) muitas pessoas que conheço e que tenho a certeza que este foi o primeiro jogo que viram da equipa nestes últimos anos. No entanto, vi-os a exaltar aquando dos golos e a puxar pelo conjunto da sua cidade. Lá está, "nós", tal como tantos outros, mesmo estando afastado dos estádios, não deixamos de ouvir os relatos, saber os resultados e "puxar" cá fora pelo nosso querido Leiria. Então, se assim é, qual é o verdadeiro problema?

Aponto, desde logo, vários motivos para o chamamento de tantas pessoas ao Estádio:

- Em primeiro lugar, o preço dos bilhetes. Muitos tiveram a entrada gratuita, algo que, nos dias de hoje, faz toda a diferença. Ainda assim, estou convencido que, por uma quantia irrisória (5 euros, por exemplo), também não seria por aí.

- Depois, o estado em que a equipa se encontra. Isto é como tudo, quando se ganha chama-se muito mais gente.

- O terceiro e, quanto a mim, o principal motivo: o horário do jogo. Digo-vos uma coisa, se este mesmo jogo tivesse sido às 16h ou à noite, seguramente que não teria comparecido. Acho que os jogos da liga portuguesa deveriam ser ao final da manhã. Acreditem que chamaria muito mais gente. Ainda neste jogo vi, por exemplo, equipas de futebol distrital presentes no estádio que passaram a manhã em conjunto, seguindo de um almoço e posteriormente do seu jogo. Isto sim é uma maneira de todos ganharem com o produto pelo qual tanto lutam e trabalham.

Em suma, gostei do que vi e voltarei a repetir contra o Feirense se as condições forem mais ou menos estas.

O POKER DE CARLÃO

Quanto ao jogo, creio que o resultado fala por si. Ganhar 5-1 ao líder e com um poker do cobiçado Carlão deixa qualquer um impressionado. E é precisamente sobre este jovem avançado brasileiro que quero falar.

Antes de mais, aproveito para salientar o excelente trabalho do Eduardo Marques no jornal DESPORTOTAL onde, na semana passada, entrevistou precisamente o Carlão, fazendo inclusivé honras de primeira página. Para quem não leu que dê uma vista de olhos porque a entrevista está muito bem comandada e com respostas muito curiosas por parte desta jovem promessa.

Quanto a Carlão, ao segundo jogo que vi dele, confirmou aquilo que não havia mostrado no jogo das Aves. Faro pelo golo, boas movimentações com e sem bola, seguro a jogar de costas para a baliza, portanto, um valor que Manuel Fernandes descobriu e prentende valorizar. A continuar assim, seguramente que poderá seguir os passos de Derlei que chegou como desconhecido a Leiria e depois fez carreira nos grandes de Portugal.

sábado, maio 02, 2009

IMPRESSIONANTE

Real Madrid 2-6 Barcelona
(Higuain, Sérgio Ramos; Henry (2), Messi (2), Puyol, Piqué)



Fantástico jogo, memorável exibição do Barcelona em pleno Santiago Bernabéu. O campeonato está resolvido e só podia ter caído para o lado blaugrana. A superioridade dos de Guardiola foi evidente e, atrevo-me a dizer, o escândalo só não foi maior porque, efectivamente, Messi e companhia não quiseram. Quanto ao Real Madrid, apesar deste jogo negativo, sai de cena com a sensação de que tudo foi feito para a equipa ficar em primeiro. Tendo feito uma sensacional recuperação desde que Juande Ramos tomou conta da equipa, só não conseguiu mais em termos de liga porque o Barcelona teve uma temporada irreal. Marcar 100 golos em 34 jogos é algo maravilhoso. Parabéns a esta grande equipa e em particular a Josep Guardiola que no ano de estreia conseguiu criar uma máquina de jogar à bola. No fundo, uma equipa à imagem daquilo que Pep era como jogador: inteligência táctica, controlo das operações, muitas trocas de bola com muita precisão no passe, enfim... classe, muita classe.

PS: Extraordinárias exibições de Piqué, Xavi, Messi, Henry... a equipa toda está de parabéns. No entanto, gostaria de salientar o partidazo de Andrés Iniesta, um jogador que não é tão elogiado quanto Messi ou Eto'o mas que, hoje por hoje, é um dos melhores médios da actualidade. Pura magia.

LEMBRANÇAS

Estive a ver o programa "Mais Futebol" na Tvi24 e, a dada altura, a questão levantada prendia-se sobre o melhor número "10" que os convidados e espectadores teriam visto jogar. As respostas foram muitas e a grande maioria apontava Diego Maradona como a grande referência dessa mítica camisola.

Também eu estive a reflectir sobre este assunto e, antes de avançar com as minhas preferências, há uma coisa que me parece importante salientar. Na minha perpectiva, há duas nuances quando nos estamos a referir ao "10". Há aqueles que usam o "10" na camisola não sendo propriamente os "maestros" da respectiva equipa e há, efectivamente, o número "10" que tem como missão pensar o jogo e fazer a ponte entre o meio-campo e o ataque.

Partindo deste pressuposto, aqui vão os meus favoritos. Devo dizer que apanhei Maradona na fase final da carreira pelo que, tanto este como outros dos anos 80, não vão constar na minha lista.

Número "10" de posição e de camisola

- Ainda em actividade, salientaria Totti, Del Piero e Ronaldinho Gaúcho (apesar de estar muito longe daquilo que mostrou no Barça).
Como português, Rui Costa. Em Portugal, recordo-me também de Edilson e Valdo do Benfica e Balakov do Sporting. No estrangeiro, aprendi a gostar de Roberto Baggio, Dennis Bergkamp, Zidane, Michael Laudrup, Andreas Moller, entre outros. No entanto, a minhas grande referência da juventude vai para RIVALDO. Este brasileiro deixava-me sem palavras. Técnica, poder de remate, criatividade, enfim, um crack.

Número "10" de camisola

- Aqui há mais poder de escolha. Recordo-me de Gary Lineker, um avançado inglês com um faro impressionante pelo golo; Ariel Ortega, um estratega que caía muito bem nos flancos; Luis Enrique que chegou várias vezes a jogar com a camisola "10" sendo que era um autêntico todo-o-terreno; António Cassano que hoje em dia ainda joga; Ruud Gullit, um autêntico panzer; mas do Milan veio aquele jogador que ainda hoje recordo como um verdadeiro mágico: DEJAN SAVICEVIC. Este sérvio tinha um fabuloso pé esquerdo e uma visão de jogo fora do vulgar. Foi devido a este artista que tinha como hobbie gravar os jogos do AC Milan. Naturalmente que depois haviam nomes como Albertini, Rijkaard, Papin e um tal de Marco Van Basten que ajudavam à festa (é curioso que hoje em dia prefira o Inter ao Milan).
Na actualidade, naturalmente que tenho de falar em Lionel Messi. Messi, não sendo o mais completo, é o melhor jogador do planeta.
Contudo, deixo-vos, para terminar, com o jogador que mais me impressionou desde que vejo futebol: RONALDO, o fenómeno. Podem dizer-me que era um extraordinário jogador mas, ainda assim, bastante longe de Pelé, Eusébio ou Maradona. Aceito só que, como já disse, apenas falo do que vi. E Ronaldo, foi o meu grande ídolo de infância. Messi e Cristiano Ronaldo são os meus grandes ídolos do momento mas a situação é diferente porque já não vejo futebol com os olhos de um menino que tinha o sonho de ser jogador de futebol. Como tal, Ronaldo será sempre o meu número 10, a minha estrela.

PS: Outros jogadores poderiam estar nesta lista. Só não merecem referência porque quer na selecção ou nos clubes onde passaram, nunca vestiram a camisola "10". Deixo, por exemplo, uma referência a Josep Guardiola, também ele, um maestro.

É DE MAIS

Quem quer que seja que tenha o poder de decidir sobre este assunto, por favor analise esta situação e resolva de uma vez por todas esta história dos empréstimos.