quarta-feira, junho 24, 2009

FLASH


1. Ainda não tinha dado as boas vindas a Jorge Jesus via blog. Estou convencido que, para esta temporada, não será por aqui que o Benfica vai fracassar. Mesmo que o Benfica venha a ficar atrás dos seus rivais, estou em crer que Jesus conseguirá melhorar o futebol encarnado, valorizar alguns jogadores que, por este ou aquele motivo, ainda não atingiram todo o seu potencial à frente do clube e lutar taco-a-taco até final com os seus opositores mais directos. Para já, ganhou pontos com o discurso optimista com que entrou no dia da apresentação e também com alguns pormenores (viu o jogo dos juniores + o futsal e abdicou das férias para trabalhar) que ficam bem para o adepto benfiquista.

2. Caso se confirme a contratação de Matias Fernandez para o Sporting, meus caros, desde já vos digo que estamos na presença de um grande jogador. Bem podem contrariar esta minha opinião dizendo que se fosse realmente bom tinha lugar no Villarreal ou ainda que mesmo sendo a intenção do Villarreal realizar dinheiro com este jogador, deveria haver mais e melhores clubes interessados nos serviços de Matigol. Aceito só que, não acho que seja por aí o caminho. Há efectivamente jogadores que, por este ou aquele motivo, não se adaptam a um país ou a um clube; há atletas que, por vezes, têm dificuldades em lidar com o treinador (creio que foi o caso!), ou seja, cada caso é um caso e este deve ser visto com outros olhos.
Devo dizer-vos que há jogadores que, com um simples toque de bola, me caem, desde logo, no goto. Matias Fernandez foi um deles. Não me recordo do jogo mas recordo-me que, na primeira vez que o vi jogar (e não foi no Villarreal), tirei-lhe logo a pinta. Este é daqueles que não engana. Tem uma habilidade fantástica e uma visão de jogo fora do normal. Não é um jogador rápido nem muito forte sob ponto de vista físico. No entanto, confere à equipa uma qualidade extra ao nível da posse de bola e da transição defesa-ataque. Além disso, este chileno vai dar ao Sporting aquilo que, na minha opinião, faltou um bocado à equipa na época passada: as bolas paradas. Rochemback é um bom marcador de livres mas, optando quase sempre por remates em força, nem sempre é fácil de converter em golo. Já Mati Fernandez é um jogador de puro requinte e é muito forte nos livres perto da área (e marca também penalties).
Por tudo isto e muito mais, aprovo a contratação de Matias Fernandez.

3. Falando de avançados, Saviola e Caicedo são os nomes que se falam para o ataque de Benfica e Sporting, respectivamente. No que diz respeito ao argentino, confesso que não sou grande apreciador. Além disso, os 250 mil euros mensais que aufere não são, de todo, convidativos para um qualquer clube português. No caso de vir por empréstimo e, no máximo, com 50% do ordenado, nesse caso o negócio parece-me interessante. Se assim não for, acho um erro.
Quanto a Felipe Caicedo, mais uma vez estou em completa sintonia com Paulo Bento e a direcção leonina. É um jovem e com qualidades fora do vulgar. Muito forte fisicamente, bom pé esquerdo, bom a jogar de costas para a baliza, parece-me um bom complemento para Liedson. Bom jogador.

4. Num breve olhar pelas competições internacionais que estão em cena, diria que, na taça das confederações, Espanha e Brasil não vão ter dificuldades em apurar-se para a final. Dados como favoritos antes da competição iniciar, provaram ser as melhores equipas e chegam a esta meia-final com tudo para carimbar o passaporte para a final.
Quanto a Ramires, tem sido titular (só não o foi no primeiro jogo) e tem dado boa conta de si. Ainda não é um jogador que me deixe totalmente convencido mas, de qualquer forma, parece-me que, quem é titular no super Brasil, merece, no mínimo, respeito. - Já que estou a falar no Brasil, e olhando ao banco de suplentes, acho que Hulk merecia uma oportunidade -.
No que diz respeito ao campeonato dos sub-21, Suécia, Alemanha, Inglaterra e Itália são os semi-finalistas. Para este torneio aposto na Suécia. Num campeonato bastante aquém do esperado (isso leva-nos à questão das competições depois de uma época desgastante que deixarei para outras núpcias), é, na minha opinião, a Suécia aquela que tem praticado melhor futebol. Dois nomes, desde já, a destacar: Marcus Berg, avançado do Groningen e melhor marcador da competição com 5 golos e Bajrami, extremo-esquerdo que, infelizmente, vai falhar a meia-final por ter visto o segundo cartão amarelo. Por jogar em casa e por parecer em melhores condições físicas, acho que a Suécia tem uma palavra muito forte a dizer, isto apesar de ter menos nome e experiência, comparativamente com as selecções ainda em prova. Atenção também para a Alemanha que tem em Ozil e Marko Marin as suas principais figuras e parece muito sólida defensivamente.

PS: A propósito das declarações de Ramires prevendo uma boa época no Benfica para depois seguir para um clube de topo mundial, deixo-vos com as declarações de Iker Casillas a respeito de uma possível transferência para o Manchester (a tal questão do amor à camisola):

"Ni United ni nada, soy blanco hasta la muerte. Todo el mundo sabe que soy madridista de corazón. Llegué al Real Madrid de niño y el Madrid es mi casa".

quarta-feira, junho 17, 2009

terça-feira, junho 16, 2009

UM REGALO PARA OS OLHOS



Não acompanhei o Torneio de Toulon como gostaria. Ainda assim, consegui ver a final e fiquei satisfeito com o espectáculo em si. A França tem alguns jogadores que, no futuro, vão aparecer e dar nas vistas, enquanto que o Chile, baseado no colectivo, mostrou ser uma selecção bastante unida e tremendamente organizada em campo. Não foi a equipa mais espectacular mas foi, certamente, a equipa mais consistente e mais objectiva. Mereceu por inteiro o título.

Depois de um fim-de-semana sem ver qualquer jogo de futebol, ontem voltei a ver dois jogos, nomeadamente o Espanha - Alemanha em Sub-21 e a Itália - E.U.A para a taça das confederações. Ora, se o primeiro não teve grandes motivos de interesse - apesar de ter servido para ver alguns jogadores que já se lhes prevê um futuro em grande (Neuer, Beck, Ozil, Marin, Castro ou Khedira no lado alemão e Asenjo, Javi Martinez, Raúl Garcia, Bojan ou Jurado no lado espanhol) -, confesso que, mais uma vez, deu-me um prazer enorme ver a Itália em campo. Na primeira parte, os campeões mundiais andaram a passear a classe dentro dos relvados. Apáticos, bastante lentos e previsíveis, permitiram aos norte-americanos inaugurar o marcador. Depois disso, houve a expulsão de um jogador americano e, na segunda parte, com as alterações introduzidas por Lippi, assistimos a uma verdadeira máquina de jogar à bola. Rossi, pelos golos, e Montolivo pela excelente qualidade de passe, saíram do banco e trouxeram ao jogo italiano qualidade ofensiva. A Itália, quando quer e quando precisa, também demonstra poder ofensivo.

Mas, se o jogo foi bom, o que dizer da exibição daquele "21" que podem ver na imagem acima. Andrea Pirlo é um jogador tremendo e é um regalo para os olhos vê-lo em campo. Que classe e que visão de jogo. Numa altura em que se fala da sua ida para o Chelsea, eu preferia pensar que há um espaço para este italiano ao lado de Michael Carrick no meio-campo do United. Depois da má noticia que foi perder Cristiano Ronaldo, não há dúvida que esta contratação traria um novo ânimo ao adepto red deviliano.

Deixo-vos com uma das muitas obras de arte pintadas por Pirlo ao longo desta partida:


quarta-feira, junho 10, 2009

SHAFFER NO BENFICA


Alguns apontamentos em relação a mais uma contratação do Benfica. Em primeiro lugar, devo dizer que não conheço este jogador. Se tiver possibilidade, conto assistir via net ao jogo deste fim-de-semana entre o Racing e o Boca Juniores. (até porque conheço mais 3 jogadores do Racing Avellaneda - Yacob, Zucullini e Mercado - e quero voltar a vê-los). Caso contrário, tentarei numa próxima oportunidade observá-lo.

Acho, no mínimo, estranha esta contratação. Sem querer "matar à nascença" este reforço, para um jogador que já fez 41 jogos ao serviço do grande Racing Avellaneda, se fosse realmente bom, teria sido, pelo menos, abordado pelos melhores clubes da Argentina. Pelo que sei, não houve nada de concreto.

Em segundo lugar, estou em crer que o olheiro que se deslocou à Argentina e, mais precisamente, a Avellaneda, fê-lo (penso eu) com o intuito de observar Claudio Yacob, médio centro (que jogou no Mundial de sub-20 com Di Maria), isto na perspectiva de substituir Katsouranis (se bem se recordam, há uns tempos a imprensa falou no interesse do Benfica neste atleta). Ou seja, foi-se para ver um jogador e um outro terá chamado à atenção - mera especulação da minha parte mas, se calhar, não estou muito longe da verdade -.

Não querendo dizer que é negativo ir observar um jogador e um outro chamar a atenção (é algo que acontece várias vezes), a verdade é que, após alguma pesquisa na internet, consegui ter acesso às notas de Shaffer nos últimos jogos, isto dadas por um jornalista. Ora bem, nos últimos 10 jogos do Racing, Shaffer foi expulso em um deles, esteve lesionado aproximadamente três semanas, pelo que falhou alguns jogos e, nos restantes em que pôde dar o seu contributo, as notas atribuídas ao lateral esquerdo deixaram muito a desejar.

Posto isto, das duas, uma: ou o Benfica observou este jogador numa outra fase que não neste fim-de-época (algo que é difícil já que na Argentina a época começa no início de Fevereiro) ou o olheiro do Benfica viu jogos diferentes dos jornalistas argentinos.

Finalmente, a juntar a tudo isto, gostaria de deixar duas notas finais: em primeiro lugar, Shaffer tem 41 jogos ao serviço do Racing, sendo que contabiliza 2 vermelhos e 0 golos marcados (não podemos pedir golos a um lateral mas estes números também não são animadores). Depois, a juntar a isto, dizer que Shaffer teve uma experiência no Gotemburgo (em 2007) em que realizou apenas 3 jogos, acabando por ser dispensado (no mínimo, suspeito). Por último, sabendo da debilidade da posição de lateral esquerdo na selecção Argentina (há Heinze e pouco mais), se este jogador fosse realmente bom, já teria merecido um olhar de "El Pibe".

Perante estes dados, tirem vocês mesmos as vossas próprias conclusões.

PS: Ainda assim, tentarei ver este "novo Benitez" para, posteriormente, dar o meu veredicto final.

segunda-feira, junho 08, 2009

ALÍVIO

Com a saída de Quique (finalmente confirmada) e a mais que eminente contratação de Jorge Jesus, volto a pensar em ir ao Estádio da Luz ver os jogos, algo que não o iria fazer na próxima temporada caso o espanhol continuasse. No fundo, mesmo sabendo que o Benfica irá partir atrás dos seus rivais (vão continuar com os mesmos técnicos), a palavra ILUSÃO volta a entrar no meu dicionário. Volto a dizer que não sou apologista das chicotadas psicológicas e também não acho que se deva olhar para o trabalho dos treinadores perante o que ganharam ou deixaram de ganhar numa temporada (o exemplo disso mesmo era Fernando Santos, treinador que não ganhou nada no Benfica e em que eu defendia a sua continuidade). Há outros aspectos que eu dou valor para além dos títulos. E Quique, nos aspectos básicos, isto é, técnicos, tácticos e até psicológicos deixou muito a desejar. Se fosse por falta de matéria prima até teria dado o benefício da dúvida (como dei no início não por esse aspecto mas pelo desconhecimento do futebol português e a necessária adaptação que este precisava). Como não foi o caso e por entender que tinha tudo para fazer muito mais, acho que a rescisão foi a decisão acertada.

Quanto a Jorge Jesus, se as coisas vierem a correr mal, sei que não é por falta de qualidade. O técnico português já mostrou por diversas vezes que percebe de bola, de táctica e é um profundo conhecedor do futebol português. Poderá não ter sorte mas, se lhe derem tempo e espaço, tenho a certeza que será capaz de enfrentar com sucesso a difícil missão que é treinar o Sport Lisboa e Benfica.

domingo, junho 07, 2009

A FERROS

Albânia 1-2 Portugal

Vitória muito difícil da nossa selecção frente a uma aguerrida mas fraca Albânia. Com este resultado e com o, quanto a mim, excelente resultado vindo da Suécia (vitória dos dinamarqueses), temos Portugal com possibilidades reais de ainda garantir um segundo lugar, algo que nos permitiria jogar uma eliminatória de apuramento. Há que tentar pontuar na Dinamarca (se possível ganhar) e ganhar os dois jogos à Hungria. Só assim será possível sonhar com o segundo lugar (o primeiro é uma utopia).

Mas se o resultado agradou, o que dizer das opções de Carlos Queiróz nestes últimos tempos. Alguém me consegue explicar qual foi a ideia de colocar Luis Boa Morte como titular, ainda por mais começando o jogo como extremo direito? Sinceramente não consigo entender. Pelo que vi, Simão e Nani estavam fisica e psicologicamente em condições. Como tal, acho inacreditável terem ficado no banco em detrimento de um jogador cuja carreira está em nitida queda.

É verdade que Eduardo não teve culpa no golo mas também me custa a perceber a história da baliza da nossa selecção. Em primeiro lugar, acho inacreditável como é que se convocam 4 guarda-redes. Depois, não entendo como é que Eduardo é titular nesta selecção à frente de gr como Moreira, Quim, Beto ou Ricardo, todos eles melhores que o actual titular do Braga. Mais uma opção, no mínimo, discutível.

Por estas opções e muitas mais (Edinho, Gonçalo Brandão, Zé Castro, etc...), acho que o futuro vai ser complicado. Porque acredito no talento dos nossos jogadores (Cristiano Ronaldo teve, neste encontro, uns furos acima do habitual), continuo a acreditar que é possível o apuramento. Agora, se o mister Queiróz continuar a inventar, a coisa vai ser muito difícil. Vamos Portugal!

PS: Que dizer da exibição de Deco. Para mim (e não contando com o número 8 que andou lá 45 minutos) foi o pior jogador em campo. E quando o mágico não funciona...

quinta-feira, junho 04, 2009

SHOW DE DIEGO BUONANOTTE

TOULON:

Argentina 4-0 Holanda
(Jara, Perotti, Banega g.p, Buonanotte)



Banho de bola da Argentina na estreia em Toulon. Uma equipa bastante jovem mas com bastante personalidade dentro de campo. Bem apoiada defensivamente, a Argentina contou com algumas individualidades para resolver este jogo. Entre alguns nomes, saltou à vista o talento e a criatividade de Diego Buonanotte, um jogador que já tinha sido alvo de análise aqui no blog. Na primeira parte mostrou poucos mas bons pormenores, sendo que na etapa complementar arrancou para uma fantástica exibição. Entre muitos dribles e passes de morte, Buonanotte, usando todo o seu talento, cavou uma grande penalidade e ainda teve tempo de colocar o seu nome na lista dos marcadores. Meus caros, estamos perante um grande jogador e, salvo as devidas distâncias, em muito faz lembrar Lionel Messi. Pé esquerdo, também gosta de partir da direita para o meio, um driblador fantástico e com uma gravidade extremamente baixa. Sem dúvida, o melhor em campo.

Para além de Buonanotte, destaque também para Diego Perotti e Ever Banega, dois jogadores que já actuam na Europa (Sevilha e Valência, respectivamente) e que também rubricaram uma boa exibição. Ambos marcaram (destaque para a grande penalidade à Panenka de Banega) e, sem dúvida, trouxeram alguma classe a esta selecção. Perotti joga a extremo no Sevilha mas ontem actuou na frente ao lado de Jara. Pelo que já tive oportunidade de ver, este jovem rende muito mais na ala (curioso que o seu golo nasce de uma arrancada pelo flanco direito). Já Banega, mais uma vez mostrou que tem pormenores de grande jogador. Devido a alguns factores (entre os quais o seu feitio), ainda não se adaptou ao futebol europeu. Talvez no próximo ano venha a crescer e, quem sabe, mostrar o porquê do seu passe ter sido comprado por 18 milhões de euros.

No lado holandês, alguns pormenores interessantes de Diego Biseswar (extremo que foi falado para o Benfica) na primeira parte e algumas iniciativas de Sarpong (médio do Ajax). De resto, uma completa desilusão. Muita juventude e gritantes falhas defensivas marcaram a estreia dos holandeses. É provável que ainda tenham uma palavra a dizer neste grupo (Egipto e Emirados Árabes não deverão causar mossas) mas terão de melhorar muito para ombrear com a Argentina e França, as grandes favoritas.

GRUPO A:

Argentina 4-0 Holanda
Emirados Árabes Unidos 1-0 Egipto

Hoje:

Portugal - Chile
França - Qatar

segunda-feira, junho 01, 2009

ROLABOLA

1. Leverkusen 0-1 Werder Bremen (Ozil)

2. Caen 0-1 Bordéus (Gouffran)

3. Toulouse 0-0 Lyon

4. Marselha 4-0 Rennes (Koné (2), Niang (2))

5. Fiorentina 0-2 AC Milan (Kaká, Pato)

6. Juventus 2-0 Lázio (Iaquinta (2))

7. Osasuna 2-1 Real Madrid (Plasil, Juanfran; Higuain)

8. Corunha 1-1 Barcelona (Bodipo; Eto'o)

9. Maiorca 2-3 Villarreal (Aduritz, Webo; Llorente (2), Cani)

OlhóGolo:

10. Paços Ferreira 0-1 FC Porto (Lisandro)
MVP: Lisandro (Porto)

PONTUAÇÕES:

Neves 20
Doc 12
Black Ice 13
Pelé 20
Eduardo 12
Sérgio 22
João Marques 12
Vitinho 30
Rocha 13
Meles 20
Domingos 25
Seco 9
Pedro Roque 31+3=34
Faustino 22

VENCEDOR DA JORNADA: PEDRO ROQUE = 34 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º FAUSTINO 359 PONTOS
2º G.Seco 332
3º Pedro Roque 332

4º Domingos 313
5º Sérgio Gouveia 311
6º Pedro Neves 293
7º Eduardo Marques 292
8º Vitinho 281
9º Doc 277
10º Black Ice 273
11º Pelé 270
12º Bruno Rocha 262
13º Tiago Santos 259
14º Paulo Meles 234
15º José Rodrigues 227
16º João Marques 223
17º Paulo Mota 146
18º Paulo Silva 119
19º Octávio Santos 106
20º Vasco Carvalho 98
21º Amândio Santo 92
22º Daniel Silva 69
23º Verdasca 62

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

- E pronto, chegámos ao fim de mais uma edição do Rolabola. Antes de mais, quero agradecer a todos os participantes, em particular àqueles que, mesmo já sem hipóteses matemáticas do que quer que fosse, levaram a brincadeira até final, demonstrando um enorme fair-play e espírito pela coisa.

- Nestas alturas, importa sempre destacar os melhores. Custa a acreditar mas JOÃO FAUSTINO, qual Wolfsburgo, acabou mesmo por ser o grande vencedor desta segunda volta do Rola. E a verdade é que o mereceu por inteiro. Apesar de guarda-redes como profissão, Faustino enverdou sempre por um futebol ofensivo e sem tabus. Para os mais distraídos, este participante jogava sempre no início da semana e pouco ou nada se preocupava com os boletins da concorrência. Por tudo isto e muito mais, é um improvável mas justo CAMPEÃO. Os meus sinceros parabéns!!

- Sensacional foram também as prestações de Gonçalo Seco e Pedro Roque, dois participantes pouco habituados a estas andanças mas que conseguiram elevar os seus conhecimentos futebolísticos para um patamar superior à concorrência.
Curioso foi também a forma como Pedro Roque ainda ameaçou a vice-liderança, morrendo apenas por uma questão de pormenor. Terminando em igualdade pontual, prevaleceu o facto de Gonçalo Seco estar nessa posição à priori, algo que serviu sempre de critério em todas as edições do Rolabola. Como tal, apesar de terem terminado com os mesmos pontos, Seco levou mesmo a melhor e garantiu a segunda posição.

- Num breve apanhado em relação às prestações dos outros concorrentes, Domingos mais uma vez mostrou estofo europeu mas ainda não foi desta que conseguiu alcançar o pódio; Sérgio Gouveia, igual a si próprio, andou nos lugares cimeiros mas acabou por não conseguir os seus objectivos; Pedro Neves mostrou bons pormenores ao longo da temporada mas mais uma vez ficou longe do esperado; Eduardo conseguiu a sua melhor classificação de sempre no Rolabola e, como tal, está de parabéns; Vitinho chegou à meta à minha frente e, assim sendo, cumpriu o seu objectivo (depois pago o jantar); Doc foi, tal como eu, a grande desilusão deste Rolabola; o Black Ice acabou a meio da tabela mostrando que futebol não é bem a sua área; o Pelé também conseguiu fazer o seu campeonato, ou seja, ficar à minha frente (mais um jantar em que paga o preto); o Tiago Santos, na estreia, mostrou bons pormenores mas no final, qual Hoffenheim, ficou sem pilhas; o Sr. Paulo Meles é um jogador simpático; finalmente, o Sr. Rodrigues e o João Marques, ficaram, também eles, muito abaixo das espectativas.

- Muito obrigado a todos por tudo, para o ano talvez haja mais! Um abraço...

PS: Peço aos três vencedores que me deixem via e-mail (brunorocha25@hotmail.com) os respectivos NIBs para proceder aos pagamentos.

PS1: Está a ser pensado um jantar. Fiquem atentos.