quinta-feira, julho 30, 2009

SPORTING COMPROMETE CHAMPIONS

Nota prévia: acredito que o Sporting ainda tem todas as condições para eliminar o Twente e seguir em frente na eliminatória. É verdade que o resultado não foi bom mas, a jogar fora e com mais espaço, o Sporting poderá explorar o sector que, na minha opinião, me parece o mais fraco da equipa holandesa: a defesa (aquele Douglas é horrível).

Naquele que foi o primeiro jogo que vi na sua totalidade, isto no que diz respeito a esta pré-temporada leonina, confesso que esperava muito mais e a todos os níveis. Não gostei de ver o Sporting jogar. Para uma equipa que conta apenas com um reforço e que manteve o mesmo treinador, o mesmo sistema de jogo e os mesmos processos, obviamente que tinha obrigação de fazer mais e melhor. Desde cedo se notou que havia muita ansiedade e muitos jogadores em péssima condição física. Os casos de Pedro Silva, Caneira e Vukcevic foram, quanto a mim, os casos mais gritantes.

Apesar de acreditar em Paulo Bento e nas suas ideias, continuo a achar que falta qualquer coisa a este Sporting. Acho que neste sistema losango falta qualidade ao nível dos laterais. Neste aspecto, partilho da teimosia do treinador em insistir na colocação de Miguel Veloso na lateral. Parece-me que é, sem dúvida, o melhor lateral esquerdo que o Sporting tem. A questão é que também me parece que, em condições físicas e psicológicas aceitáveis, Veloso é o melhor médio defensivo que o plantel leonino tem. Ainda ontem ficou provado que quando este jovem quer, a sua qualidade futebolística é tremenda.
Pelo exposto, acho que seria fundamental o Sporting reforçar-se no sector defensivo já que todos os elementos naturais para as laterais deixam muito a desejar.

Apesar do nulo e da evidente superioridade evidenciada pelo Twente nos primeiros 20 minutos de jogo, continuo a acreditar no Sporting porque é claramente superior a este modesto conjunto holandês. Mesmo achando que está a faltar dinâmica, clarividência e poder de fogo aos "leões", acho que seria um escândalo se uma defesa de terceiro mundo entrasse na liga dos campeões. Esta defesa do Twente, contra Barcelonas, Chelseas ou Manchesteres seria "carne para canhão". E acreditem que os calafrios que se viram neste jogo com o Sporting (bem vincados no lance da grande penalidade) não foram mero acaso. Já havia visto um jogo do Twente na pré-temporada e os erros defensivos que cometeram ontem já tinham sido cometidos nesse jogo de treino.

Para terminar, e como nem tudo foi mau, acho que Matias Fernandez mostrou que tem pormenores de grande jogador, isto apesar de se ter, muitas vezes, escondido do jogo. Na minha opinião, deveria recuar mais no terreno de modo a pensar desde trás o jogo leonino.
De resto, saliência para a tremenda exibição de Miguel Veloso (o melhor em campo), a fazer lembrar o Veloso do primeiro ano e para a classe de Daniel Carriço, neste momento, o melhor defesa central dos "leões".
Referência ainda para Liedson que mesmo estando longe da melhor forma, continua a ter uma entrega ao jogo notável.

quarta-feira, julho 29, 2009

KEIRRISON




Já ouvi falar muito (e bem) em relação a este jogador mas devo dizer que nunca vi nada de transcendente nos (poucos) jogos que vi deste brasileiro ao serviço do Palmeiras. Nota-se que é um jogador com faro pelo golo e que se movimenta bem na área. Veremos como será a sua adaptação à Europa.

Uma coisa me parece bastante óbvia: o Benfica tem um excesso de avançados no plantel. Acho urgente dispensar o Makukula, Marcel e o Mantorras. Quanto ao Nuno Gomes, é evidente que passará apenas a contar para a posição "10", tendo como primeira opção o Pablo Aimar e o Carlos Martins como segunda alternativa. Parece-me que este ano o capitão tem a tarefa muito complicada.

De resto, há que emprestar o menino Bastos, o Urreta (que tem potencial) e tentar arranjar clube para o Yebda.

PS: César Peixoto?? Não, obrigado.

domingo, julho 26, 2009

"O HOMEM NEM TOMA BANHO"



No meio de tanta palhaçada e falta de educação, a pergunta que eu coloco é a seguinte:

- Como é possível um comentador desportivo (de seu nome Jorge Baptista e que, valha a verdade, nunca apreciei) não saber quem é um tal de Ujfalusi e nem tão pouco a sua nacionalidade. Enfim, burros somos nós que perdemos tempo com tanto amadorismo.

Por falar em amadorismo e em incompetência jornalística, na capa de ontem do record (aqui), alguém escreveu/mentiu no número de golos do Cardozo. Um golo frente a Sion, Shakthar, Olhanense, Atlético de Madrid e Sunderland faz 5 golos e não 4.

PS: Li no correio da manhã que o Reyes está triste no Atlético de Madrid. Não sei se tem ou não alguma relação mas no dia em que se soube que o Balboa foi dispensado, o Javi Garcia mudou de número, passando do "24" (com que foi apresentado frente ao Atlético de Madrid) para o "6" (que pertencia a Reyes na época passada). Ou seja, o "11", número que certamente agrada a Reyes e que é normalmente mais utilizado pelos extremos esquerdos no futebol moderno, está livre. Volto a repetir que Reyes é um excelente jogador e certamente também iria jogar o dobro com Jorge Jesus. Será coincidência esta troca de números?

sexta-feira, julho 24, 2009

QUESTÃO

Estava eu a ler uma noticia sobre o Braga quando de repente o nome de Rodrigo Possebon (emprestado pelo Manchester United) me fez levantar uma questão que, quanto a mim, até é bastante pertinente.

Tendo o Sporting um protocolo com o Manchester, como é possível o clube leonino não conseguir um único jogador emprestado pelos "red devils" quando o Braga, por exemplo, consegue "facilmente" um jogador de inegável qualidade?

sexta-feira, julho 17, 2009

JANTAR CONVÍVIO

Pessoal participante ou não do Rolabola, o blog quer fazer um jantar convívio para reunir os visitantes do Mundo da Bola. Sugiro, desde já, duas datas:

- Sábado, 25 Julho

- Sexta-Feira, 31 de Julho

Quero saber da vossa disponibilidade. Podem ligar-me, enviar e-mail (Brunorocha25@hotmail.com) ou deixar no espaço de comentários a vossa mensagem.


Afinal o jantar não se vai poder realizar em nenhuma destas datas. Vai ter que ficar para Agosto. Mesmo que nem toda a gente possa ir, certamente conseguiremos arranjar um grupo engraçado. Fiquem atentos!!

quinta-feira, julho 16, 2009

GRANDES


A pré-temporada vai andando e os três "grandes" já tiveram oportunidade de mostrar serviço sob transmissão televisiva. Confesso que só vi os jogos do Benfica na sua totalidade. Apenas vi 45 minutos do Sporting frente ao Forest e também a primeira parte do Porto frente ao Leixões.

Há uma coisa essencial que é importante referir: estes jogos de pré-temporada valem pouco. Obviamente que dá sempre para tirar ilações deste ou daquele reforço mas, quanto a mim, é sempre subjectivo estar a fazer grandes análises já que: os indices físicos nunca são os melhores; as experiências são muitas; a pressão psicológica é diferente do que em competição; os adversários muitas vezes estão numa fase mais adiantada da época e é algo que, muitas vezes, faz a diferença; enfim, há uma série de factores que temos de levar em linha de conta e que, indirectamente, nos obriga a ter alguma contenção na forma como, desde logo, analisamos, por exemplo, os reforços.

DESTAQUES:

Partindo dessa tal subjectividade, começo pelo Porto. O destaque vai para a boa exibição de Belluschi que mostrou pormenores muito interessantes. Tal como havia dito Fernando Santos, o argentino é um jogador diferente de Lucho. Tem bom toque de bola, é bastante móvel e aparece bastante em zonas de finalização. Gostei da forma inteligente como trata a bola.
Apesar da excelente estreia de Belluschi, o que mais me impressionou foi a forma com que o incrível Hulk se apresenta já nesta pré-temporada. É um jogador fantástico e que, estou convencido, vai explodir nesta época. Gostei de o ver numa zona central. Se continuar nessa posição, garanto-vos que é candidato à bota de ouro.

Relativamente ao Sporting, poucas foram as ilações que se puderam tirar. O único reforço apresentado foi Mati Fernandez, um jogador de inegável qualidade. Deu para ver que o chileno gosta de vir atrás no sentido de pegar no jogo e levar a equipa para a frente. Apesar de algo apagado, nota-se que tem qualidade de passe e inteligência na forma como altera ritmos. Deu para ver que poderá vir a ser uma excelente muleta para Liedson.
De resto, nota-se que falta alguém para o lado do Liedson e, na minha opinião, falta um lateral esquerdo moderno e com capacidade para dar outra profundidade ao ataque. Não me parece que André Marques seja solução.

No Benfica, os primeiros testes foram bastante bons. Saviola parece estar a adaptar-se bem e, a continuar assim, será uma mais valia para o clube. Além disso, permite a Cardozo não se desgastar tanto a vir atrás (algo que o fazia de forma exagerada em épocas anteriores).
A nota mais interessante deste princípio de temporada vai para o posicionamento de Pablo Aimar. Com Aimar na sua verdadeira posição, a conversa é outra. Jorge Jesus já viu que é ali que o talento de "el mago" vem ao de cima.
Por falar em argentinos, estou convencido que este ano vai ser o ano de Di Maria. É um jogador que, motivado, poderá trazer coisas boas à equipa. Não tem medo de ir para a frente e nota-se que se entende bem com os seus amigos sul-americanos.
Aimar, Di Maria e a forma como os avançados se entendem foram, sem dúvidas, as notas mais positivas deste Benfica de Jorge Jesus. Nota-se também que o técnico português gosta que os seus jogadores pressionem campo todo e que os laterais subam bastante no terreno. Essa forma de abordar o jogo agrada-me profundamente.

Aguardemos então por mais compromissos dos três "grandes". Como disse, é ainda prematuro estar a fazer grandes análises ao que quer que seja. Não acreditem que o Porto, por perder Lucho ou Lisandro, estará verdadeiramente mais fraco; que o Sporting, por perder com o Forest, não terá hipóteses em ombrear com Benfica e Porto; ou que o Benfica, por estar a realizar uma boa pré-temporada, irá conseguir no campeonato eliminar facilmente a concorrência. A experiência diz-me que uma coisa são os jogos a "feijões", outra coisa são os jogos a doer. E a pressão, nos "grandes", é uma coisa tramada.

terça-feira, julho 07, 2009

AS VENDAS DO PORTO


Depois de Lucho Gonzalez para o Marselha, o Porto acabou de vender Lisandro Lopez ao Lyon. Estes dois negócios já estão concluidos e vão render ao Porto à volta de 45 milhões de euros. À primeira vista, o encaixe financeiro é fantástico para o clube nortenho. Agora, a questão que se impõe é a seguinte: ficará o Porto mais fraco?

- A minha convicção diz-me que sim, o Porto fica mais fraco. Sendo que já é conhecido o sucessor de Lucho (o argentino Belluschi), resta saber quem será o substituto de Licha Lopez. Mesmo que venha um destes nomes (Gignac, Marcus Berg, Falcão, Bojan, Huntelaar, Keirrison ou Nilmar), estou em crer que nenhum deles se adaptará tão bem ao futebol português como o fez Lisandro. Já o tinha dito em tempos e volto a repetir: o Porto tinha três jogadores de topo mundial e com lugar em qualquer plantel das 5 melhores equipas do Mundo. Neste momento já perdeu dois, falta Hulk que, neste caso, já não sairá.

Para além de tudo isto, mais uma achega: o Porto, para além de perder dois grandes jogadores, perdeu a melhor dupla a actuar em Portugal. É que, Lucho e Lisandro entendiam-se como ninguém. Por muito dinheiro que possa ter entrado nos cofres do dragão, me parece que hoje é um dia feliz para os adeptos de Benfica e Sporting e um dia triste para os aficionados do Porto.

PS: O Benfica desistiu de Falcão. E que tal os dirigentes "encarnados" fazerem uma visita a Groningen??

segunda-feira, julho 06, 2009