sexta-feira, outubro 30, 2009

EM ANÁLISE: PALERMO




Quem como eu assistiu ao jogo Inter - Palermo, seguramente que deu por bem empregue o seu tempo. Não é todos os dias que se vê oito golos e um grande espectáculo de futebol num jogo do Calcio. No meu entender, este "fartote" de bem atacar deveu-se, particularmente, à postura do Palermo em pleno San Siro. Walter Zenga olhou para os de Mourinho de "peito aberto" e tentou jogar em todo o campo. Ao intervalo, mesmo a ser goleado (4-0), denotava-se que o futebol da equipa siciliana era alegre e havia critério nas transições ataque-defesa. Porventura terá havido algum excesso nos espaços concedidos às unidades mais ofensivas do Inter, mas sentia-se que o resultado não estava de acordo com o futebol praticado pelas duas equipas.
Como se não bastasse a audácia, Zenga tirou ao intervalo um lateral e fez entrar mais um avançado. Ou seja, podia, com tanta ambição, ter acabado por sair de Milão com uma goleada categórica. Felizmente para ele e para a sua equipa, tal só não veio a acontecer como ainda foi brindado com uma extraordinária reacção dos seus pupilos que, de uma situação completamente penosa, passaram para uma desvantagem pela mínima, isto com 20 minutos para se jogar. Chegou a pairar no ar a igualdade não fora novo golo de Milito já perto do final. Fosse o resultado que fosse, a imagem deixada pelo Palermo seria sempre positiva tal a qualidade demonstrada ao longo dos 90 minutos mediante, há que referir, uma grande equipa.

COMO COMEÇOU O PALERMO: 3x4x3

GR: Sirigu

3 centrais: Goian, Kjaer, Migliaccio

laterais: Cassani e Melinte

2 pivots defensivos: Bresciano e Simplicio

Médio ofensivo: Javier Pastore

Avançados: Miccoli e Cavani

NO SEGUNDO TEMPO: 4x3x3

- Goian e Kjaer foram os centrais

- Migliaccio derivou para a esquerda e Cassani manteve-se na direita

- o jovem sub-20 uruguaio Hernandez juntou-se a Miccoli e Cavani no ataque

DESTAQUES:

MATTIA CASSANI (lateral direito): Formado na Juventus, impressionou-me a capacidade deste lateral em fazer todo o corredor. Além disso, revelou pormenores técnicos bastante interessantes. Jogador a rever.

MICCOLI: Grande jogo do rato. Para além dos dois golos, mostrou-se sempre disponível em termos ofensivos. Nota-se que está bem fisicamente e quando isso acontece... Um prazer rever o grande Miccoli!

CAVANI: É verdade que não marcou mas este uruguaio (outro que conheci no Mundial de sub-20 no Canadá) tem um potencial tremendo. Sabe o que faz com a bola nos pés, tem faro pelo golo e tem ainda a capacidade para, ao primeiro toque, descobrir colegas em boa posição para fazer golo. Pela sua idade, diria que no futuro o veremos num clube com outros pergaminhos.

JAVIER PASTORE: 20 anos tem este argentino. Confesso que já tinha ouvido falar nele mas nunca o tinha visto jogar. Fiquei maravilhado com a qualidade deste médio ofensivo do Palermo. Tem um toque de bola que não engana. A recepção de bola e a maneira rápida como pensa o jogo fazem dele um criativo nato. A visão de jogo é mesmo a sua principal arma. Baixou na segunda parte mas a verdade é que fiquei maravilhado com este miudo. Se apresenta isto em pleno San Siro...

quarta-feira, outubro 28, 2009

ROLABOLA

JORNADA 7:

1. Everton - Aston Villa

2. Arsenal - Tottenham

3. Bilbao - Atlético Madrid

4. Estugarda - Bayern Munique

5. Schalke 04 - Leverkusen

6. Siena - Lázio

7. Málaga - Valência

8. Paços Ferreia - U. Leiria
MVP:

9. Braga - Benfica
MVP:

OLHÓGOLO:

10. Académica - Guimarães
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 12h45

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

1. Bolton 3-2 Everton (Lee, Cahill, Klasnic; Saha, Fellaini)

2. Liverpool 2-0 Man Utd (Torres, N'Gog)

3. Palermo 1-0 Udinese (Bovo)

4. Schalke 04 3-3 Hamburgo (Kuranyi (2), Schmitz ; Berg (2), Trochowski)

5. Marselha - PSG (adiado)*

6. Fenerbahce 3-1 Galatasaray (Alex (2), Guiza;

7. AZ 2-4 Ajax (El Hamdaoui,Pelle ; Emmanuelson, Luis Suarez (2), Van der Wiel)

8. Setúbal 1-0 Leixões (Keita)
MVP: Keita (Setúbal)

9. Rio Ave 1-1 Braga (João Tomás; Evaldo)
MVP: Evaldo (Braga)

OLHÓGOLO:

10. Benfica 6-1 Nacional (Saviola (2), Cardozo (3), Nuno Gomes; Edgar Costa)
MVP: Saviola (Benfica)

*Tudo o que diz respeito a este jogo fica sem efeito em termos de Rolabola.

PONTUAÇÕES:

Eduardo 37+3=40
Faustino 6
Faria 15
Mota 21
Vitor 31
Tó Salvador 21
Pelé 15
Pedro Roque 15
Seco 28
Paulo Silva 17
Rocha 14
Octávio 19
Meles 23
Sérgio Gouveia 23
Hélder Marques 23
Nélson Soares 16
João Marques 23

VENCEDOR DA JORNADA: EDUARDO MARQUES = 40 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º GONÇALO SECO 114 PONTOS
2º Mota 113
3º Pelé 108

4º João Marques 106
5º Sérgio Gouveia 105
6º Eduardo Marques 103
7º Paulo Meles 97
8º Tó Salvador 89
9º Pedro Faria 86
10º Nélson Soares 85
11º Faustino 82
12º Pedro Roque 80
13º Bruno Rocha 77
14º Vitor Antunes 77
15º Hélder Marques 70
16º Octávio Santos 44
17º Paulo Silva 17
18º Daniel Silva 6


CONSIDERAÇÕES:

- Ora bem, o shor Eduardo Marques ganhou uma jornada. 87543 dias depois, este simpático participante voltou a dar um ar da sua graça. Diria que é caso para mandar um foguete. Se a memória não me falha, nunca, em edições do rola, esteve Eduardo tão perto da uefa como está agora. Em semana de aniversário, parabéns a dobrar.

- Me desculpem o atrevimento mas até no Rolabola o Benfica dá de comer a muita gente. Havia participantes com pontuações parecidas à temperatura que o Sporting encontrou na Letónia mas, de repente, três bojardos de Cardozo, mais duas alfinetadas de Saviola e pronto, está feito uma jornada no rola com pontuações acima dos 20 pontos. Tenho de começar a ser previsível a jogar esta porcaria...

- Tivemos bons palpites esta semana. O boletim do Vitor está muito engraçado. Boa aposta no Luis Suarez (tal como o Eduardo e o Sérgio). Além disso, beneficiou do golo do Palermo a 3 minutos do fim que me tirou 7 preciosos pontos (havia metido 0-0 mas não tenho a sorte de outros). Salientar também a boa aposta de João Marques em Guiza - outro que marcou no último minuto -. Tenho de começar a contabilizar os pontos que certos artistas ganham nos últimos minutos dos jogos. Incrível!!

- Para os artistas que depositaram todas as suas esperanças no jogo de França, que peçam justificação aos engripados. Aqui não há muro das lamentações.

PS: Verifiquem as vossas pontuações!

Continuação de maus palpites!!

terça-feira, outubro 27, 2009

ARTE E FALTA DE NÍVEL



BENFICA 6-1 NACIONAL
(Cardozo (3), Saviola (2), Nuno Gomes; Edgar Costa)



O título escolhido para esta peça explica muito daquilo que se passou neste jogo: pura magia e arte de bem jogar futebol por parte dos "encarnados" (nomeadamente na segunda parte), apimentado pela falta de nível da equipa de arbitragem e (principalmente) de Jorge Jesus. Começando pelo que de pior teve o jogo, creio que Manuel Machado deu uma lição ao seu rival de que nem só de saber de táctica vive um treinador. É preciso respeitar os adversários, algo que, infelizmente, Jesus não fez. Por muita rivalidade que possa haver entre os dois técnicos, por muito que o treinador do Benfica não goste do técnico do Nacional, não se pode ter atitudes como aquela que Jesus teve a meio da segunda parte, nomeadamente aquando dos festejos do 4º golo da equipa. Haja respeito, fundamentalmente quando se está por cima.

Voltando àquilo que, no fundo, mais interessa, creio que assistimos a mais uma demonstração de como respira saúde o futebol do Benfica. Perante um rival de qualidade e bem organizado, após uma fase inicial de estudo, o Benfica arrancou para mais uma bela exibição, fundamentada em mais um resultado contundente. Mais uma goleada, mais um punhado de grandes jogadas ofensivas e, mais importante, mais três pontos que permitem ao clube da Luz chegar (finalmente) à liderança. É verdade que o Braga está muito bem mas, nesta altura, o líder merece ser, efectivamente, o Benfica. O próximo jogo em Braga promete... e de que maneira!

Comparativamente ao jogo europeu, Jesus promoveu três alterações. Se os regressos de Quim e Maxi não surpreenderam, que dizer da utilização de Fábio Coentrão como lateral esquerdo (!). A verdade é que o jovem português apresentou-se bastante bem, fundamentalmente em termos ofensivos já que contribuiu com duas excelentes assistências para golo. É verdade que não teve grandes afazeres em termos defensivos mas, numa primeira instância, diria que Jesus ganhou mais um jogador para aquela posição que tantas dores de cabeça dá aos treinadores portugueses.
A equipa toda esteve ao nível que nos tem vindo a habituar. Os centrais bastante bem; Javi Garcia igual a si próprio na forma como estancou as investidas dos médios nacionalistas; Ramires menos exuberante em termos ofensivos mas sempre seguro e eficaz nas suas acções; Aimar sempre com muita dinâmica e verticalidade no seu jogo; Saviola e Cardozo iguais a si mesmo, isto é, inteligentes sem bola e felinos na hora da finalização; quanto a Di Maria, acusou um pouco o desgaste físico do jogo de 5ª feira mas, a espaços, mostrou talento e a boa forma que vive nesta altura. Em suma, não há muito a dizer. Quando o resultado se cifra nos números que vimos, é difícil dizer o que quer que seja. Uma coisa é certa: a este nível, é muito complicado roubar pontos a este Benfica. Veremos no próximo fim-de-semana naquele que será, porventura, um enorme teste para esta equipa.

segunda-feira, outubro 26, 2009

DESTAQUE DA JORNADA


EQUIPA: AJAX



Naturalmente que este espaço carece sempre de alguma subjectvidade uma vez que, como é óbvio, não vejo grande parte dos jogos que há por essa Europa fora e, logicamente, muitas vezes é pelo resultado ou pelo momento de determinada equipa que a mesma recebe o devido destaque nesta rubrica. Contudo, pelo facto de ter visto este último jogo do Ajax e por ter alcançado uma excelente vitória (virou um resultado adverso no terreno do campeão em título, isto vindo de uma jornada europeia na quinta-feira (também com triunfo para os holandeses), esta semana parece-me bem atribuir este prémio ao AJAX, equipa que aprecio particularmente.

ÚLTIMO JOGO: AZ 2-4 AJAX (El Hamdaoui, Pelle; Emmanuelson, Suarez (2), Van der Wiel)

Em relação a este encontro, diria que assistimos a duas partes bem distintas. Na primeira, o dominio foi dos da casa. Uma bola no poste e duas defesas de grande nível do guarda-redes do Ajax evitaram males maiores para os forasteiros. Pouco Ajax no primeiro tempo e, por conseguinte, a vitória pela mínima para os de Ronald Koeman, justa e até escassa tal a superioridade evidenciada pelo campeão.
No segundo tempo tudo foi diferente. Luis Suarez apareceu mais em zonas de finalização (no primeiro tempo funcionou mais como extremo esquerdo deixando a zona central para Pantelic) e a equipa subiu substancialmente o seu rendimento. Emanuelson igualou a contenda e depois apareceu o génio uruguaio. Só quem não vê os jogos do Ajax ou da selecção uruguaia é que pode ficar indiferente à qualidade de Suarez. É um avançado absolutamente fantástico. Móvel, com qualidade técnica, marca livres e tem um incrível sentido de baliza. Crack puro!
Grande semana para os de Amesterdão com uma boa vitória na Liga Europa e um extraordinário triunfo no campo do Az. Como joga bonito este Ajax...

COMO JOGOU?? (Falso 4x3x3...)

GR: Stekelenburg (grande guarda-redes. O dono da baliza da Holanda)
DD: Van der Wiel (o golo que marcou não foi obra do acaso. Tremenda propensão ofensiva deste jovem lateral)
DE: Anita (20 anos. Com Emanuelson no meio-campo, tem sido o titular na lateral esquerda.)
DC: Alderweireld (20 anos. Titular indiscutível esta época deste já internacional belga.)
DC: Vertonghen (outro belga no centro da defesa. Médio de origem, recuou esta época para central. Também pode jogar na lateral. Outro grande talento.)
MD: Enoh (camaronês de 23 anos. O jogador mais posicional desta equipa.)
MC: De Zeeuw (o "Raúl Meireles" desta equipa. A sua característica principal é o pulmão que dá ao meio-campo do Ajax).
MC/ME: Emanuelson (Quando aparece na ala, Suarez deriva para o meio, quando está ao centro é o uruguaio que fecha o flanco. Bom pé esquerdo e uma atitude ofensiva que lhe permite fazer mais do que a posição de lateral).
MAD: Rommedhal (extremo puro. Faz da rapidez a sua principal arma).
EX/AC: Luis Suarez (o grande jogador desta equipa. Melhor marcador da Eredivisie.)
AC: Pantelic (veio para fazer esquecer Huntelaar. Entrou bem na equipa e tem revelado bom entendimento com Suarez. Bom jogador.)

CLASSIFICAÇÃO ACTUAL: 3º lugar, 26 pontos (menos 1 que o PSV e menos 3 que o Twente)

MELHORES MARCADORES:Luis Suarez (15 golos); 2º El Hamdaoui (7 golos)

GOLO DA SEMANA: PABLO HERNANDEZ (VALÊNCIA)



JOGADOR DA SEMANA: ALESSANDRO NESTA (AC MILAN)

- Pelos 3 golos que marcou sendo um centro-campista, poderia destacar Keita (Barcelona), jogador que, inclusivé, nem sempre é titular no clube catalão. No entanto, pelo facto do Barça ter goleado e pela importância que os dois golos de Nesta trouxeram ao jogo de Verona, destacaria o central italiano como o grande jogador desta jornada.
Sou suspeito para falar de Nesta já que sou fã deste jogador. Para mim, o melhor defesa central que alguma vez vi jogar. Felizmente que as lesões já lá vão e este ano tem podido mostrar todo o seu potencial. Em 10 minutos, virou aquilo que parecia ser mais uma derrota para o AC Milan. Sem dúvida alguma, o herói inesperado desta semana. Benvenuto Alessandro!

NOTAS DO DRAGÃO


PORTO 3-2 ACADÉMICA
(Mariano, Farias (2); Miguel Pedro, Sougou)



Algumas notas rápidas em relação ao jogo do dragão:

- Feliz o treinador que tem como suplente Ernesto Farias. É um jogador com um faro pelo golo tremendo. Apesar de latino, tem tiques de Van Nistelrooy tal a sua frieza no momento de empurrar para a baliza. É um jogador de área e é daqueles que não precisa de muitos toques na bola (nem minutos de jogo!) para colocar o seu nome na folha de marcadores. No fundo, é a antítese de Hélder Postiga ou Nuno Gomes. Merecia mais atenção por parte de Jesualdo.

- No global, diria que Mariano Gonzalez foi o melhor jogador em campo. É daqueles jogadores que dá tudo dentro de campo, faz várias posições, é rápido e é criativo. No meu entender, tem muita qualidade. É daqueles que é mal-amado no dragão. Gostava de o ver como está Di Maria este ano: confiante, motivado, de cabeça limpa e titular com regularidade.

- Hulk terá feito dos piores jogos desde que chegou ao Porto. Por incrível que pareça, conseguiu, no meio de tanto passe falhado e tantas decisões erradas, enviar uma bola ao poste e ter duas arrancadas culminadas com assistências para golo eminente. Curioso.

- "Filho de peixe sabe nadar". O ditado é velho e parece fazer algum sentido para os lados de Coimbra. É que, André Vilas Boas, discípulo de Mourinho, mostrou pormenores bastante interessantes. Em primeiro lugar, no discurso. Sereno, bom comunicador e inteligente na análise ao jogo, referindo-se com categoria à forma como Jesualdo foi abordando a partida e às alterações técnico-tácticas que este formulou na segunda parte. Depois, bastante positiva(para quem tem menos de uma semana de trabalho) a postura da Académica em toda a partida. Quem viu o jogo da Académica contra o Sporting e quem viu esta briosa equipa, terá visto, seguramente, a noite e o dia. É que, esta Académica, mostrou argumentos de primeira liga. Organização táctica, boa ligação entre sectores (terá apenas faltado lucidez no último terço do terreno mas seria ridículo pedir mais mediante tão pouco tempo de trabalho e, atente-se, em pleno estádio do dragão) e excelente capacidade da equipa em pensar rápido sem bola (processos defensivos) e segura em posse (processos ofensivos). Apesar da derrota, as ilações a tirar deste primeiro teste são (André Vilas) boas.

sexta-feira, outubro 23, 2009

OS ESPALHA-BRASAS



BENFICA 5-0 EVERTON
(Saviola (2), Cardozo (2), Luisão)



Muito Benfica para tão pouco Everton. Os "encarnados" banalizaram uma equipa inglesa que, nestes últimos anos, nos habituou a bater o pé aos grandes colossos do Reino Unido. Uma grande noite europeia com festa, golos, espectáculo e, se me permitem, com magia: Di Magia.

Não me vou alongar muito com considerações sobre a história do jogo porque, efectivamente, não houve. Sentido único desde o primeiro minuto e, por incrível que pareça, nem foi daquelas partidas em que o Benfica tentou asfixiar o adversário. É verdade que a pressão alta existiu mas apenas a espaços (mais visível na segunda parte). Notou-se, inclusivé, que houve jogadores em gestão de esforços: Aimar e Ramires foram os casos mais evidentes. Por outro lado, houve outros atletas em que as pilhas duravam e duravam... Saviola correu muito e viu premiado o seu esforço com dois golos; Di Maria foi, a meu ver, o mvp desta partida. À esquerda, ao meio, à direita, correrias loucas, fintas maravilhosas, assistências primorosas, enfim, um jogador extraordinário. Deste menino falo de consciência tranquila porque fui "dos primeiros portugueses" a vê-lo jogar (mundial de sub-20 no Canadá em 2007), rapidamente lhe reconheci talento e nunca deixei de acreditar neste argentino. Hoje em dia, para além de titularíssimo no Benfica, é opção regular nas contas de Maradona e isso diz praticamente tudo. Faltou-lhe o golo nesta noite mágica.

Para terminar, mais três ou quatro notas rápidas. Em primeiro lugar, tenho novamente de destacar um atleta pela sua importância na dinâmica ofensiva e defensiva do Benfica: Javi Garcia. Há Saviola, Weldon, Ramires entre outros reforços de enorme qualidade mas, para mim, a grande contratação deste Benfica é mesmo o espanhol. Quando era jogador do Real Madrid, não tinha ideia da qualidade deste trinco. Está sempre no sítio certo e varre tudo o que lhe aparece à frente. O entendimento com David Luiz é perfeito e é devido ao espanhol que aquelas investidas no ataque do David são possíveis. Além disto tudo, tem um fortíssimo jogo aéreo que já lhe garantiu alguns golos no campeonato. Fantástico.
A outra nota vai precisamente para David Luiz. Aquela assistência de pé esquerdo para Di Maria assistir Saviola é qualquer coisa de fenomenal. Se Dunga vier a Portugal, rapidamente se aperceberá que moram cá dois jogadores de selecção: Luiz e Hulk, pois claro.
Um pormenor que também não me escapou foi a movimentação de Cardozo para o terceiro golo do Benfica. O cruzamento de Di Maria é excelente mas a forma como o paraguaio se desenvencilha de Distin é fantástica. Lembram-se de Jardel? Foi precisamente esse o movimento do "tácuara". Finge que vai ao primeiro poste e rapidamente recua para o segundo. Se o Óscar melhorar neste aspecto (e tem capacidade para o fazer), será ainda mais influente neste Benfica.



quarta-feira, outubro 21, 2009

ROLABOLA

JORNADA 6:

1. Bolton - Everton

2. Liverpool - Man Utd

3. Palermo - Udinese

4. Schalke 04 - Hamburgo

5. Marselha - PSG

6. Fenerbahce - Galatasaray

7. AZ - Ajax

8. Setúbal - Leixões
MVP:

9. Rio Ave - Braga
MVP:

OLHÓGOLO:

10. Benfica - Nacional
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

ATENÇÃO: PRAZO: Sábado, 21h15


terça-feira, outubro 20, 2009

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Génova 0-5 Inter (Cambiasso, Balotelli, Stankovic, Vieira, Maicon)

2. Milão 2-1 Roma (Ronaldinho, Pato; Menez)

3. Valência 0-0 Barcelona

4. Corunha 1-0 Sevilha (Rodriguez)

5. Estugarda 1-2 Schalke 04 (Cacau; Rakitic, Kuranyi)

6. Hamburgo 0-0 Leverkusen

7. Aston Villa 2-1 Chelsea (Dunne, Collins; Drogba)

8. Santa Clara 2-1 Marítimo (Tatu, Oliveira; Baba)
MVP: Oliveira (Sta Clara)

9. Varzim 1-2 Nacional (Abreu; Rúben Micael, Petnick)
MVP: *

OLHÓGOLO:

10. Atlético 0-2 Setúbal (Vasco Varão, Luis Carlos)
MVP: Luis Carlos (Setúbal)

*Por lapso, o jornal A Bola não nomeou o melhor em campo nesse jogo

PONTUAÇÕES:

Faustino 6
Faria 3
Mota 21
Octávio 9
Pelé 24+3= 27
Pedro Roque 9
Vitor 9
Seco 15
Eduardo 11
Nélson Soares 16
Meles 9
Rocha 9
Sérgio Gouveia 20
João Marques 12
Hélder Marques 0

VENCEDOR(ES) DA JORNADA: PELÉ = 27 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º PELÉ 93 PONTOS
2º Mota 92
3º Seco 86

4º João Marques 83
5º Sérgio Gouveia 82
6º Faustino 76
7º Paulo Meles 74
8º Pedro Faria 71
9º Nélson Soares 69
10º Tó Salvador 68
11º Pedro Roque 65
12º Bruno Rocha 63
13º Eduardo Marques 63
14º Hélder Marques 47
15º Vitor Antunes 46
16º Octávio Santos 25
17º Daniel Silva 6
18º Paulo Silva 0

CONSIDERAÇÕES:

- Imparável Paulo Mota. Mais uma notável jornada, sendo que para isso muito contribuiu o olhógolo e o marcador de serviço. Para quem percebe tanto de futebol como eu de sapateado ucraniano, é verdadeiramente fantástico o momento de forma deste participante no Rolabola.
Quanto ao vencedor da jornada, Pelé, confesso que não me surpreendeu. Fins-de-semana de taça é com ele...

- Quem mais uma vez merece uma palavra de apreço é o nosso amigo Nélson Soares. Foi o único a apostar no Aston Villa e foi também o único a acertar em cheio no resultado do Santa Clara - Marítimo (isto apesar de muitos participantes terem apostado na vitória dos visitados). Pode não vir a ganhar nada mas, efectivamente, já ganhou a simpatia de todos nós.

- Quem continua pé ante pé a subir na tabela é Sérgio Gouveia, um habitual uefeiro do Rola. Será que este ano o plantel dá para mais qualquer coisa ou continuaremos a acusar a pressão nos momentos finais da prova? Veremos...

- Para quem me acusa de raramente falar das minhas paupérrimas prestações, aqui estou eu a dar o corpo ao manifesto. É verdade, estou a ser a grande desilusão da prova. Para quem já teve o escudo na manga esquerda, é de facto vergonhoso aquilo que eu ando a fazer. Preciso de um clic, de algo que faça virar o meu mau início de época. Estou confiante que o clic vem aí num curto espaço de tempo. Me aguardem!!

Continuação de bons palpites!!

PS: Verfiquem as vossas pontuações.

terça-feira, outubro 13, 2009

ROLABOLA



JORNADA 5:

1. Génova - Inter

2. Milão - Roma

3. Valência - Barcelona

4. Corunha - Sevilha

5. Estugarda - Schalke 04

6. Hamburgo - Leverkusen

7. Aston Villa - Chelsea

8. Santa Clara - Marítimo
MVP:

9. Varzim - Nacional
MVP:

OLHÓGOLO:

10. Atlético - Setúbal
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 12h45

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Rússia 0-1 Alemanha (Klose)

2. Ucrânia 1-0 Inglaterra (Nazarenko)

3. Chipre 4-1 Bulgária (Chralambides (2), Konstantinou, Aloneftis; Berbatov)

4. Dinamarca 1-0 Suécia (Christian Poulsen)

5. Sérvia 5-0 Roménia (Zigic, Pantelic, Kuzmanovic, Jovanovic (2))

6. Bélgica 2-0 Turquia (Mpenza (2))

7. Rep. Irlanda 2-2 Itália (Camoranesi, Gilardino)

8. Rep. Checa 2-0 Polónia (Necid, Plasil)

9. Ecuador 1-2 Uruguai (Valencia; Suarez, Fórlan)

OlhóGolo:

10. Portugal 3-0 Hungria (Simão (2), Liedson)
MVP: Simão (Portugal)


PONTUAÇÕES:

Mota 12
Faustino 14
Pedro Roque 21
Pedro Faria 14
Eduardo 24
Meles 23
Seco 29+3=32
Octávio 10
Sérgio Gouveia 14
João Marques 22
Rocha 4
Nélson Soares 7
Salvador 20
Hélder Marques 12
Vitor Antunes 26
Pelé 16

VENCEDOR DA JORNADA: GONÇALO SECO = 32 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º PAULO MOTA 71 PONTOS
2º João Marques 71
3º Seco 71

4º Faustino 70
5º Pedro Faria 68
6º Tó Salvador 68
7º Pelé 66
8º Paulo Meles 65
9º Sérgio Gouveia 62
10º Pedro Roque 56
11º Bruno Rocha 54
12º Nélson Soares 53
13º Eduardo Marques 52
14º Hélder Marques 47
15º Vitor Antunes 37
16º Octávio Santos 16
17º Daniel Silva 6
18º Paulo Silva 0


CONSIDERAÇÕES:

- Jornada que fez com que houvesse várias alterações na tabela classificativa. Muitas quedas acentuadas (a minha, por exemplo), muitas subidas vertiginosas (João Marques e Seco). Com altas e baixas, a verdade é que o líder continua a ser o mesmo. Paulo Mota mantém o futebol pouco atractivo mas, verdade seja dita, ainda é o primeiro classificado. Até quando?

- Alguns bons palpites a merecer destaque: Vitor, Octávio e Seco foram premiados pela sua audácia em tentar acertar resultados. Se nos dois primeiros os resultados práticos não foram decisivos (isto apesar de Vitor ter feito uma grande pontuação), já para Seco foi determinante já que a República Checa acabou por dar-lhe a vitória na jornada. Isto é mesmo assim: quem não arrisca...

Continuação de bons palpites!

quarta-feira, outubro 07, 2009

ROLABOLA

JORNADA 4:

1. Rússia - Alemanha

2. Ucrânia - Inglaterra

3. Chipre - Bulgária

4. Dinamarca - Suécia

5. Sérvia - Roménia

6. Bélgica - Turquia

7. Rep. Irlanda - Itália

8. Rep. Checa - Polónia

9. Ecuador - Uruguai

OlhóGolo:

10. Portugal - Hungria
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 13h00

Nota: Por motivos óbvios, esta semana apenas haverá MVP numa partida.

terça-feira, outubro 06, 2009

ROLABOLA



Resultados e Marcadores:

1. St. Etienne 3-1 Bordéus ( Fernandes, Ilan, Payet; Jussie)

2. Chelsea 2-0 Liverpool (Anelka, Malouda)

3. Aston Villa 1-1 Man City (Dunne; Bellamy)

4. Atalanta 1-1 AC Milan (Tiribocchi; Ronaldinho)

5. Palermo 2-0 Juventus (Cavani, Simplicio)

6. Estugarda 0-2 Werder Bremen (Pizarro, Hunt)

7. Sevilha 2-1 Real Madrid (Navas, Renato; Pepe)

8. Nacional 2-0 Guimarães (Edgar (2))
MVP: Leandro Salino (Nacional)

9. Leixões 3-2 União de Leiria (Léo, Zé Manuel, Hugo Morais; Carlão, Benitez p.b)
MVP: Zé Manuel (Leixões)

OLHÓGOLO:

10. Olhanense 0-3 FC Porto (Falcao (2), Bruno Alves)
MVP: Falcao (Porto)

PONTUAÇÕES:

Mota 9
Faustino 23
Pedro Roque 3
Pedro Faria 34+3=37
Eduardo 6
Seco 9
Pelé 6
Nélson Soares 10
Meles 6
Vitor 1
Sérgio Gouveia 13
João Marques 9
Octávio 3
Hélder Marques 9
Bruno Rocha 10
Tó Salvador 9

VENCEDOR DA JORNADA: PEDRO FARIA = 37 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º PAULO MOTA 59 PONTOS
2º Faustino 56
3º Pedro Faria 54
4º Pelé 50
5º Bruno Rocha 50
6º João Marques 49
7º Tó Salvador 48
8º Sérgio Gouveia 48
9º Nélson Soares 46
10º Paulo Meles 42
11º Seco 39
12º Pedro Roque 35
13º Hélder Marques 35
14º Eduardo Marques 28
15º Vitor Antunes 11
16º Daniel Silva 6
17º Octávio Santos 6
18º Paulo Silva 0


CONSIDERAÇÕES:

- Do 9º lugar para o 2º (Faustino) e da 14ª posição para fechar o pódio (Pedro Faria). Estão de volta os grandes candidatos ao título. Depois de uma entrada incaracterística, os principais favoritos já lá andam em cima. Porém, a grande surpresa continua a ser o Braga de Paulo Mota que, mesmo sentindo os calos apertados, ainda lidera.

- Graças a Falcao e ao Porto, Faria voou para o terceiro lugar. Fruto deste simples jogo, este participante ganhou 22 pontos. Aqui está a prova que o mínimo pormenor faz a diferença neste jogo.
Destaque também para mais um resultado meu em cheio (1-1 no Aston Villa), o único a acertar em resultados (excluíndo o olhógolo).

- Esta foi uma jornada atípica já que houve muitas surpresas. Acima dos 10 pontos só tivemos 3 jogadores. Diz bem da pobreza. Quanto ao marcador de serviço, apesar das variadíssimas apostas, apenas Falcao facturou. Também este pormenor ajudou à má jornada da malta.

Continuação de bons palpites!

PS: Verifiquem as vossas pontuações. Esta semana haverá especial selecções...

PEDRADAS NO CHARCO




PAÇOS 1-3 BENFICA
(Maykon; David Luiz, Carlos Martins, Cardozo)



Fruto de uma grande primeira parte, o Benfica logrou uma importante vitória (a 6ª consecutiva no campeonato) num terreno normalmente complicado para os grandes. A entrada a matar com o golo de David Luiz e as bombas de Martins e Cardozo praticamente mataram um atrevido Paços de Ferreira que, mesmo em grandes dificuldades ao intervalo, vendeu cara a derrota, chegando até a assustar depois de marcar o golo.

Jorge Jesus fez uma autêntica revolução no onze, comparativamente àquele que havia entrado em Atenas. Júlio Cesar e Peixoto saíram da equipa por opção, Aimar, Di Maria e Maxi devido aos compromissos internacionais. Ainda assim, as muitas mexidas não prejudicaram a dinâmica do futebol do Benfica. É verdade que o golo madrugador ajudou a equipa mas também é justo dizer que antes desse momento já se notava que os "encarnados" queriam resolver as coisas rapidamente e, ainda mais relevante, depois do golo alcançado a equipa não tirou o pé e continuou a procurar mais golos.
Apesar de por vezes assustar Quim no primeiro tempo, o Paços nunca conseguiu controlar as acções ofensivas do Benfica e percebia-se que os nortenhos iriam ter muitas dificuldades para travar o ataque dos de Jesus. Foi, sem surpresa, que o Benfica chegou aos 0-3 com golos de se lhe tirar o chapéu. Chegava-se ao intervalo com o vencedor do jogo praticamente definido, sendo que, nessa óptica, Jesus poderia gerir o físico dos jogadores e, obviamente, o placar. Foi o que aconteceu.

Na etapa complementar veio a chuva intensa que acordou o Paços de Ferreira. Diria propositadamente, os de Jesus limitaram-se a defender e a ver o tempo passar. O desgaste físico ao terceiro jogo em sete dias, a confortabilidade do resultado e o campo pesadíssimo em virtude da chuva só podia levar a tal atitude. Mérito, há que dizê-lo, para o Paços que nunca se entregou e, também verdade, obrigou o Benfica a recuar e a vestir o fato de macaco. Chegou, com mérito e justiça, ao golo de honra.

A nível individual, no lado pacence destacaria a excelente entrada de Cristiano na segunda parte. É, sem dúvida, o melhor jogador desta equipa. Salientar também a boa prestação de Maykon e as boas intervenções do guarda-redes Cássio, isto apesar de parecer ter estado mal colocado no golo de Martins.
No lado do Benfica, Carlos Martins, pelo que fez na primeira parte, foi talvez o melhor jogador em campo. Nota muito positiva para os centrais (Luisão e David Luiz) e para o inevitável Javi Garcia que varre tudo o que lhe aparece à frente. Deixo para o fim uma pequena nota sobre Óscar Cardozo. O paraguaio lutou muito e teve como prémio mais um golo (o 8º no campeonato). Aqui fica esta verdadeira obra de arte:





segunda-feira, outubro 05, 2009

DESTAQUE DA JORNADA


EQUIPA: SEVILHA



Destaque mais que justo para este Sevilha de Manolo Jimenez que é segundo classificado na liga espanhola (soma 5 vitórias em 6 jogos, tendo perdido na estreia, na deslocação a Valência) e soma dois triunfos na champions em duas partidas realizadas.
Depois de uma categórica vitória em Glasgow durante a semana, o Sevilha não acusou o toque e "massacrou" o Real Madrid, conquistando uma vitória justíssima e com números que não traduzem a enorme superioridade que os sevilhanos demonstraram perante o gigante da capital.

É impressionante a qualidade deste plantel sevilhista. São muitas as soluções e muitos os jogadores que fazem várias posições. Com um futebol totalmente virado para o ataque, este Sevilha é, em termos de espectáculo, a equipa que mais se aproxima do Barcelona. Com as dificuldades de Villarreal e Atlético de Madrid nesta temporada e com a irregularidade do Valência, acredito que esta época será a terceira equipa de Espanha. Terá capacidade para ombrear com Barcelona ou Real Madrid?? Lá para Janeiro voltamos a falar...

SISTEMA: 4x4x2 (mais parece 4x2x4)

Último onze:

GR: Palop (um veterano que acrescenta experiência ao sector defensivo)
DD: Konko (jovem francês com capacidade ofensiva. Marcou em Glasgow)
DE: Adriano (um jogador impressionante. Joga com os dois pés e em qualquer posição das alas. Já merecia a selecção.)
DC: Squillaci (central francês, forte no jogo aéreo)
DC: Dragutionvic (a tal polivalência. Um lateral que também rende ao meio)
MC: Zokora (um "pequeno" Essien. Pode jogar este, Duscher, Fazio ou Romaric que o rendimento é o mesmo)
MC: Renato (o box-to-box desta equipa. É um crime ver Dunga chamar jogadores como Elano ou Josué e esquecer-se deste grande centro-campista.
MAD: Jesus Navas (o melhor jogador em campo frente ao Real Madrid. Vulgarizou Marcelo)
MAE: Perotti (um grande jogador. Feliz o treinador que conta com Perotti, Capel e Adriano para esta posição).
AC: Luis Fabiano (a estrela desta equipa)
AC: Negredo (enorme pé esquerdo. Um jogador diferente de Fabiano e Kanouté. Menos posicional, mais rápido e melhor tecnicamente. Uma solução de luxo)

CLASSIFICAÇÃO ACTUAL:

na liga espanhola, 15 pontos (os mesmos que o Real, menos três que o Barcelona)

GOLO DA SEMANA: JACKSON COELHO (METTALIST)



JOGADOR DA SEMANA: IKER CASILLAS (REAL MADRID)

Normalmente neste tipo de destaques é difícil que a escolha recaia num defesa ou num guarda-redes. É óbvio que é sempre mais notório para os olhos dos adeptos aqueles atletas que marcam muitos golos ou aqueles que fazem grandes assistências. Decidi, esta semana, contrariar a regra a relevar o papel deste enorme guarda-redes. Casillas, por tudo aquilo que tem feito no Real e, em particular, por aquilo que fez em Sevilha, merece uma atenção especial. Fez três defesas impossíveis e foi ele mesmo que evitou uma goleada daquelas que deixam marca. Para quem não viu, aqui fica um video com duas defesas "impossíveis".