quinta-feira, março 31, 2011

PAULO BENTO


Paulo Bento é mesmo um grande treinador e um grande homem. No fundo, passa a imagem daquilo que foi como jogador: determinado, trabalhador, sério, honesto, correcto, justo. Foi um dos meus grandes ídolos, primeiro naquela magnífica equipa do Vitória de Guimarães e, depois e principalmente, no Benfica e na selecção nacional.

Parece-me claro que hoje os sportinguistas deveriam dar valor àquilo que o actual seleccionador nacional fez pelo clube. Naturalmente que cometeu alguns erros mas isso faz parte do futebol. Recordo, para os mais distraídos, que Paulo Bento apenas tinha treinado os juniores do Sporting antes de ser lançado às feras. É verdade que teve tempo para poder trabalhar e evoluir mas também é justo dizer-se que os meios financeiros que dispôs, comparativamente a Benfica e Porto, deixaram muito a desejar. Por conseguinte, dou muito valor a este treinador e à forma como soube respeitar o clube. E atenção, nunca precisou de ser arrogante, provocador ou mau carácter para desenvolver o seu trabalho. Neste particular, dá "quinze-a-zero" a Villas Boas, Domingos e companhia.

Ainda sobre Bento, de registar o "rebuçado" que deu a André Santos ao chamá-lo pela primeira vez à selecção nacional. Este míudo mereceu inteiramente esta internacionalização. Ter feito a época que fez e ter demonstrado a personalidade que demonstrou no meio de uma época catastrófica do clube revela toda a categoria deste jovem. Este, contrariamente a Custódios, Adriens e afins, não engana. É cedo mas vejo André Santos como o futuro "6" da nossa selecção.

quarta-feira, março 30, 2011

SETE JOGOS EM 20 DIAS


3 de Abril - Benfica-FC Porto (campeonato)
7 de Abril - Benfica-PSV (1ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa)
10 de Abril - Naval-Benfica (26ª jornada do campeonato)
14 de Abril - PSV-Benfica (2ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa)
17 de Abril - Benfica-Beira Mar (27ª jornada do campeonato)
20 de Abril - Benfica-FC Porto (2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal)
23 de Abril - Benfica-Paços de Ferreira (final da Taça da Liga, em Coimbra)

Espero que Jorge Jesus tenha consciência que o campeonato passou para segundo plano e que é importante ter os jogadores principais em boas condições para as provas onde realmente o Benfica está em condições de lutar pelo troféu. Como venho dizendo, acho que a gestão poderia começar já este fim-de-semana. Nomes como Gaitán, Sálvio ou Cardozo jogaram esta madrugada (Nico os 90 minutos) no outro lado do Mundo. Viagens e desgaste físico, tudo isso deve ser tomado em linha de conta. Não esquecer que no ano passado o Benfica ganhou ao Porto com Luis Filipe em campo e com mais um ou outro atleta pouco utilizado pelo treinador. Como tal, confio em jogadores como Nuno Gomes, Kardec, Jara, Martins, Carole ou Airton e Jesus devia confiar também. Não uma completa revolução mas uma especial atenção para aqueles jogadores que estão com as baterias em baixo.

terça-feira, março 29, 2011

ROLABOLA

JORNADA 10:

1. Milan - Inter

2. Hoffenheim - Hamburgo

3. Twente - PSV

4. Roma - Juventus

5. Catania - Palermo

6. Osasuna - Atlético Madrid

7. Everton - Aston Villa

8. Guimarães - Sporting
MVP:

9. Benfica - FC Porto
MVP:

OLHOGOLO:

10. Académica - Portimonense
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Sábado, 14h55

QUE SPORTING NA PRÓXIMA TEMPORADA?


Muito complicado analisar o que quer que seja sobre o Sporting nesta altura. Ainda assim, num mero exercício de diversão, aqui fica um pequeno esboço sobre o que vale o actual plantel e os locais onde são necessários retoques.

PLANTEL 2011-2012:

Continuariam:

Rui Patricio
Tiago
João Pereira
Daniel Carriço
Torsiglieri
Evaldo
Pedro Mendes
André Santos
Valdés
Matias
Postiga

Benefício da dúvida:

Alguns dos jogadores emprestados
Juniores que transitam para séniores
Zapater
Vukcevic
Salomão
Izmailov
Cédric

Saídas: (empréstimo ou venda)

Hildebrand
Nuno André Coelho
Polga
Grimi
Maniche
Yannick
Cristiano
Pongolle
Abel
Tales
Caneira


REFORÇOS:

- 1 GR a custo zero para ser alternativa a Rui Patricio (na linha de Bracalli ou Gottardi);

- 1 lateral direito para ombrear com João Pereira;

- Dois centrais de qualidade - pelo menos 1 deles para ser titular indiscutível - e, se possível, de estatura elevada (nada mau se entre Alex Silva, Rodriguez e Garay viessem dois deles);

- 1 lateral esquerdo, se possível melhor que Evaldo (não conheço Wendt mas fala-se que está praticamente certo...);

- Sabendo que o modelo preferido de Domingos é o 4x3x3, talvez fosse preciso mais um médio centro (um chamado box-to-box) e dois alas de reconhecido valor. Dos nomes pretendidos por esta lista, não vejo ninguém que encaixe neste perfil.

- Claramente dois avançados com faro pelo golo. Fala-se em Bobô, Hugo Almeida e Jô. Destes três, talvez Jô fosse a primeira opção. Ainda assim, depois de ter ouvido nomes como Alexis Sanchez, Bojan, Nistelrooy, Adriano ou Vagner Love, fica um certo amargo de boca com os alvos pretendidos pela actual direcção.

Pelo exposto, seriam à volta de 10 reforços para se juntarem aos outros 11 que indiquei como continuidades seguras. Para completar o plantel, havia que analisar os muitos jogadores que o Sporting tem emprestado e ver situações de atletas que ainda geram algumas dúvidas em termos de real valor.
Naturalmente que para termos este cenário bem mais entusiasmante, terá que haver dinheiro para investir e, por outro lado, jogadores de qualidade que estejam realmente interessados em vir para Portugal. Diria que há muito trabalho a fazer pela actual direcção.

segunda-feira, março 28, 2011

ACTUALIDADE BENFICA


A derrota dos juniores do Benfica frente ao Sporting neste fim-de-semana (3-0) levou-me, de certa forma, a avançar para este post. Que fique claro que gosto muito de falar e escrever sobre futebol e gosto de arriscar em cenários futuros, nomeadamente qualidade ou falta dela em certos jogadores, sucesso ou insucesso desportivo em certas equipas. Este tipo de análise, claramente subjectivo, não mais é que uma opinião pessoal. Respeito outras opiniões, outros pontos de vista mas a verdade é que gosto de antever cenários e de arriscar, sob pena de, no futuro, ter de reconhecer que estava errado. Adiante.

Não vi este derby em juniores mas tenho visto alguns jogos desta equipa, assim como também o fazia há dois anos, tendo inclusivamente ido assistir a um jogo ao estádio da luz, frente ao FC Porto, com o Eduardo Marques.
Parece-me claro que esta equipa do Benfica é bem mais fraca do que, por exemplo, a da temporada anterior. Os resultados, curiosamente, ajudam-me a chegar a esta conclusão mas não é só isso. Há dois anos atrás, sentia que haviam 5 jogadores com possibilidades de virem a ser úteis nos séniores do Benfica. Na minha opinião, Roderick (central), Mário Rui (lateral esquerdo), André Soares (extremo-esquerdo), David Simão (médio ofensivo) e Nélson Oliveira (avançado) eram atletas que me parecia terem potencial acima da média. Passados dois anos, Roderick está no plantel principal, David Simão e Nélson estão a evoluir no Paços e é possível que tenham uma oportunidade com Jesus na próxima pré-temporada, ao passo que Mário Rui e André Soares, aparentemente, perderam-se um pouco.

Ora, olhando para a equipa actual, vejo apenas três jogadores em que tenho algum interesse em saber como vão fazer a transição para o futebol profissional: Bruno Gaspar (lateral direito), Diego Lopes (médio ofensivo) e o guarda-redes Ederson. Tudo o resto, estou em crer, não terá o que é preciso para singrar ao mais alto nível no nosso futebol - atenção que quando digo isto, não quer dizer que não possam vir a fazer carreira na primeira divisão -. Fala-se muito em nomes como Rúben Pinto ou Alípio mas, francamente, não acredito nestes dois miudos, mesmo sabendo que o primeiro já jogou pelos séniores e o outro veio do Real Madrid.

Preocupa-me bastante esta falta de qualidade ao nível da formação - que se estende também aos outros grandes do nosso futebol -. Custa a entender como é que hoje há mais dificuldades em formar tendo melhores condições de trabalho. Isso são outras questões que, francamente, não me interessa agora abordar.

BENFICA DA PRÓXIMA ÉPOCA

Já aqui tinha deixado há uns tempos um esboço daquilo que, para mim, deveria ser o plantel do Benfica na próxima época. Deixo agora novas ideias:

O plantel deve reunir dois jogadores para cada posição, sendo que terá de ter, como é lógico, três guarda-redes.

Começando na baliza e atendendo à conjectura financeira que se vive, não faria quaisquer alterações. Já o disse que Roberto tem algumas limitações nos cruzamentos e está longe de ser o guarda-redes ideal mas também tem algumas virtudes. Merece o benefício da dúvida. Júlio César e Moreira também são para manter.

Na lateral direita, ao que parece o Benfica já assegurou Wass, lateral dinamarquês do Brondby. Confesso que nunca o vi jogar. Parece-me óbvio é que com Wass ou outro, Maxi precisa de alguém competente para disputar com ele o lugar.

Na esquerda, com a saída praticamente certa de Coentrão, creio que Taiwo seria o jogador ideal para o substituir. Carole ainda é um míudo e não estou certo ser capaz de ser ainda credível para ser titular no Benfica. Frisar também que Peixoto tem de sair.

Na zona central, quatro homens. Luisão é essencial e Sidnei também me parece óbvio. Os outros dois deixo ao critério de Jesus. Talvez Jardel e Miguel Vitor. Seria, portanto, melhor para Roderick se rodasse num clube de primeira liga.

Como médio-defensivo, creio também que o Benfica não precisa de se reforçar. Há Javi Garcia e também confio em Airton. Virá Matic, jogador que também não conheço mas que, a ser bom, deverá fazer com que o Airton saia para ter mais minutos. Penso que dois trincos no plantel chegam perfeitamente (parece-me desnecessário ainda adquirir Nuno Coelho à Académica, como se fala também).

Como médios ofensivos, se Aimar ficar, também acho que não é necessário mais reforços para essa posição. Há Pablo, Martins e eventualmente Rúben Amorim, David Simão e Gaitán. Só entendo a compra de mais um jogador para esse lugar se se confirmar a saída do argentino ou se efectivamente for um negócio de grande oportunidade.

Na direita, contínuo a achar que o Benfica tem de adquirir Sálvio. Se assim o fizer, creio que não haverá necessidade de adquirir mais ninguém para essa posição até porque Amorim, Gaitán ou Jara poderão, facilmente, substituir o argentino. Agora, caso Sálvio não fique, talvez haja a necessidade de tentar um pacote de dois para ver se um deles pega de estaca.

Na esquerda, Gaitán é um dado adquirido e, para mim, a alternativa seria Urreta, jogador que muito aprecio. Com o regresso do uruguaio, o Benfica ganharia ainda uma alternativa para o lado direito.

Na frente de ataque, quatro ou cinco avançados. Preferencialmente, gostaria de ver dois avançados mais móveis (Jara e Saviola), dois mais fixos (Cardozo e Kardec) e um muito rápido para jogar em contra-ataque contra as grandes equipas na champions. Recordo-me que foi com Simão, Geovanni ou Miccoli que o Benfica conseguiu bater o pé a grandes equipas na Europa e... em ataques rápidos. Este é um dos aspectos que, quanto a mim, falta a este Benfica de Jesus e que, por exemplo, vemos no Porto de Villas Boas com Hulk, por exemplo, a fazer essa diferença.

Feito o raio X à matéria prima que o Benfica tem, mesmo que se venha a confirmar as saídas de Coentrão e Aimar, penso não ser necessário fazer grandes compras. Aconteceria qualquer coisa como isto:

PLANTEL 2011-1012

25 JOGADORES:

Roberto
Moreira
Júlio César
Maxi
Wass (ou outro)
Carole
Taiwo (ou outro)
Luisão
Sidnei
Jardel
Miguel Vitor
Javi Garcia
Matic
Sálvio (ou outro)
+ 1 ala direito
Rúben Amorim
Martins
Aimar (ou outro)
Gaitán
Urreta
Saviola
Jara
Cardozo
Kardec
+ 1 avançado

Ou seja, mesmo que se confirmem as saídas de Coentrão e Aimar, a não sair mais ninguém da lista acima avançada, o Benfica praticamente só precisaria de garantir um lateral esquerdo, dois alas direitos e eventualmente um avançado com as características que descrevi.

SAÍDAS OBRIGATÓRIAS:

Luís Filipe
César Peixoto
Shaffer
Freddy Adu
Yebda
Éder Luis
Fellipe Bastos
Romeu Ribeiro
Nuno Gomes (por outros motivos, logicamente)
Weldon
Balboa

BENEFÍCIO DA DÚVIDA:

- Todos os jogadores que transitam de juniores para séniores (não tenho presente quem sobe a sénior);

- Alguns dos míudos que se tornaram séniores no ínicio desta temporada e que ainda estão vinculados ao Benfica (Lassana Camará, André Soares, Oblak, Nélson Oliveira, David Simão, Yartey, Miguel Rosa, entre outros;

- Rodrigo

PARA EMPRESTAR:

Roderick
Felipe Menezes, Airton (a confirmar-se a mais valia Matic) e Fernandez
Eventualmente Rodrigo e Nélson Oliveira


Pelo exposto, parece-me evidente que, mais do que o cheque, é preciso a vassora.

PS: Amanhã post idêntico mas sobre a realidade do Sporting.

domingo, março 27, 2011

EXTREMOS


Este fim-de-semana assisti a duas situações que, se me permitem, as apelido de extremistas. Por um lado, tudo aquilo que mais gosto no mundo da bola: futebol espectáculo, grandes jogadas, momentos individuais e colectivos de enorme qualidade, enfim, um verdadeiro hino ao futebol. "Falo" do jogo entre Estados Unidos e Argentina, onde os argentinos, minha selecção favorita depois de Portugal, deram um autêntico recital, muito embora não expresso no resultado final que, diga-se, pouco importa nesta altura.
Por outro lado, vi com toda a atenção todos os envolvimentos das eleições do Sporting, ficando chocado com tudo o que se passou. Sobre este assunto, não me vou alongar muito porque creio que toda a gente viu as imagens ou leu tudo o que aconteceu. A única coisa que tenho a dizer é que, a ver pelas reacções vandalistas de adeptos que, inclusivamente, tentaram agredir o actual presidente, a margem de Godinho Lopes vai ser muito curta. Ao mínimo erro, à mínima falha, vai ser um problema. A começar já neste final de temporada e com o Braga de Domingos - curioso não é? - a dar tudo por tudo para alcançar o terceiro lugar. É ver para crer tudo o que se tem passado esta temporada no seio leonino.

Como é apanágio neste blog, prefiro dar relevância àquilo que realmente desperta a atenção dos apaixonados do futebol: a bola. Devo dizer-vos que gostei muito da selecção argentina, tal como me tinha agradado frente a Portugal. Comparativamente à Argentina do mundial e do louco Maradona, destacar, desde já, dois aspectos fundamentais: a existência de meio-campo e a inclusão de um verdadeiro lateral direito, o capitão Javier Zanetti que, depois de uma época sensacional com o Inter, incrivelmente ficou fora de mais um Mundial. Uma falta de respeito para com um dos jogadores mais regulares, polivalentes e profissionais da história do futebol.
Relativamente ao meio-campo, em primeiro lugar, folgo em saber que já não há Juan Véron, jogador que adorei nos tempos da Lázio mas que, nesta altura, já não tem andamento para jogar numa selecção do nível da Argentina. Ora bem, neste particular, Batista tem optado por um "trivote" com Mascherano, Banega e Cambiasso, estes últimos que nem sequer foram chamados por Maradona. Resultado: a equipa está mais bem organizada, é mais pressionante, tem critério de passe (Banega é excelente nesse particular) e permite aos alas não se desgastarem tanto em situações defensivas (doeu-me a alma ter visto Di Maria a fazer muitas vezes de lateral no Mundial).

Com a situação defensiva encaminhada, Batista, inteligentemente, aproveita para colocar Messi na posição onde ele tem treinado e rendido no Barcelona: na frente de ataque, com total liberdade para vir atrás pegar no jogo. Parece-me uma boa ideia mas com um único senão: a qualidade dos avançados ao dispor de Batista é imensa e vai fazer com que nomes como Milito, Tevez, Lisandro, Aguero ou Higuain percam espaço nesta equipa.

Para evitar deixar tanta gente de qualidade fora do onze, Batista poderá passar um avançado para a extrema esquerda tal como Guardiola faz com Villa, fazendo com que esse ala esquerdo, contrariamente ao lado direito (com Di Maria), seja um falso extremo e um falso atacante. Assim sendo, dos 5 nomes acima referidos, ganhariam vantagem Tevez e Lisandro, jogadores que também podem desempenhar esse papel.
Propositadamente esqueci-me de Lavezzi, jogador que, nos dois últimos jogos, tem desempenhado esse papel "a la David Villa". Confesso ser fã deste avançado do Nápoles e, tenho a dizer-vos que, apesar de talvez considerar o menos forte avançado entre os nomes que aqui deixei, creio que é aquele que melhor encaixa neste novo sistema de Batista já que é o mais explosivo e é o que melhor sabe sair da ala em diagonais para o centro do terreno. O jogo que fez ontem à noite foi qualquer coisa de assombroso.

Feliz o treinador que tem tantos "bons problemas" para resolver. Uma coisa, no entanto, me parece óbvia: esta Argentina está diferente e para melhor. Basta ver que, recentemente, ganhou ao Brasil, algo que não é muito habitual. Muitas soluções, portanto, e muita juventude. Faltarão aqui muitos nomes (Pastore, por exemplo) mas estou a gostar do trabalho de Batista.

sábado, março 26, 2011

PORMENOR


Não me surpreenderam as palavras de Pepe sobre Queiróz assim como também não me surpreendeu o discurso inflamado do Deco depois de ter renunciado à selecção ou o comportamento daquela espécie de treinador que passou pelo nosso país e que agrediu o jogador sérvio para defender o "minino". Dessa gente já nada me surpreende.

Peço desculpa pelo tom algo xenófebo nas minhas palavras mas é realmente aquilo que sinto e que penso sobre muitos dos brasileiros que circulam ou circularam pelo nosso país.

BARRETE À VISTA


Meus caros, feliz ou infelizmente, raramente me engano sobre jogadores brasileiros que vejo jogar no Brasil e que depois são transferidos para a Europa, neste caso em particular, para Portugal. Só para dar um exemplo, foi aqui escrito e feito por mim no dia 4 de Julho de 2007 uma análise ao jogador Leandro Lima, jogador que estava comprometido com o FC Porto. Recordo que, o mesmo, era referido pela imprensa desportiva portuguesa como um dos melhores jogadores dessa selecção brasileira de sub-20 e uma das grandes promessas do futebol mundial. Pois, efectivamente, dois jogos que vi dele nesse Mundial - e atenção que num desses jogos marcou um golo de pontapé de bicicleta - chegaram para perceber que era o típico jogador que dificilmente singraria na Europa. Não quero com isto mostrar que eu é que percebo disto e que os outros não percebem nada de bola mas a verdade é que há jogadores que se percebe que têm qualidade mas que dificilmente se adaptarão ao futebol europeu e há outros até que têm alguns argumentos técnicos que evidenciam no futebol brasileiro mas em tudo o resto são um desastre. Não me enganei sobre Leandro Lima, como devem calcular.

Na altura que estava em Portugal, via muito futebol brasileiro. Agora, não vejo tanto mas ainda assim gosto de ver alguns jogos até porque os mesmos costumam dar naquela hora morta antes de se ir dormir. Tenho visto muitos jogos do Corinthians e estou à vontade para falar de Bruno César, jogador que, ao que parece, é seguido pelo Benfica mas que também já foi sondado pelo Porto e pelo Sporting.



Sobre Bruno César, posso estar enganado mas acho que é o típico jogador de e para o futebol brasileiro. É lento, tem bom toque de bola, bate relativamente bem livres mas tem um futebol muito inconsequente. É esquerdino, médio ofensivo e procura pautar o jogo da equipa. A defender, como devem calcular, tem muitas limitações.

Para além de não me seduzir como jogador, é importante referir que tem tido alguns problemas com o treinador, ao ponto de ter sido suplente nestes últimos jogos.

Como disse, espero estar equivocado mas não me parece ser jogador para qualquer dos três grandes do nosso futebol. Já que estamos a falar de médios ofensivos e do futebol brasileiro, Paulo Henrique Ganso, jogador do Santos, seria a minha escolha, ainda que tenha consciência do elevado preço pedido pelo "peixe".

Uma coisa também me parece óbvia: o facto do Benfica estar, ao que parece, à procura de um médio organizador significa, quase seguramente, o abandono de Pablo Aimar no final da temporada. Tal como havia referido, perde o Benfica e perde o futebol português.

PS: Estive a ler algumas das coisas que escrevi sobre esse Mundial de sub-20 em 2007 (foi onde vi pela 1ª vez jogadores como Di Maria, Zarate, Alexis Sanchez ou Capel que confirmaram tudo aquilo que de bom escrevi sobre eles na altura) e não me lembrava de uma observação que havia feito a Javi Garcia, médio do Benfica. Na altura apelidei-o de patrão do meio-campo espanhol. Não podia estar mais de acordo com essa designação. Das melhores contratações do Benfica nos últimos anos, sem dúvida alguma.

quarta-feira, março 23, 2011

PROMESSAS


Obviamente que este onze que passarei a apresentar não passa de uma mera brincadeira sem qualquer tipo de fundamento. Ainda assim, se os nomes de jogadores que se fala para cada um dos candidatos fossem efectivamente para o Sporting, poderiamos ter qualquer coisa como isto:

Rui Patricio, Santon, Alex Silva, Garay, Drenthe; Pedro Mendes/André Santos, Pedro Léon, Valdés, Matias; Hugo Almeida e Van Nistelrooy.

Grande equipa, sem dúvida.

terça-feira, março 22, 2011

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

1. Stoke 4-0 Newcastle (Walters, Pennant, Higginbotham, Fuller)

2. Atlético Madrid 1-2 Real Madrid (Kun; Benzema, Ozil)

3. Lyon 1-1 Rennes (Gomis; Catherine)

4. Chelsea 2-0 Man City (David Luiz, Ramires)

5. Fiorentina 2-2 Roma (Mutu, Gamberini; Totti (2))

6. Bilbao 0-1 Villarreal (Ruben)

7. Marselha 2-1 PSG (Heinze, Ayew; Chantome)

8. Naval 2-2 Beira-Mar (Manuel Curto (2); Tatu, Artur)
MVP: Manuel Curto (Naval)

9. Setúbal 2-1 Nacional (Neca, Jailson; Anselmo)
MVP: Miguelito (Setúbal)

OLHOGOLO:

10. Paços Ferreira 1-5 Benfica (Cardozo, Aimar, Gaitán, Gomes (2))
MVP: Gaitán (Benfica)

PONTUAÇÕES:

Faria 18
João Carlos 21
Alvega 12
Vitor 15
Soares 16
Doc 21
Lelo 20
Salvador 11
Telmo 7
Seco 9
Amândio 19
Bruno Alves 14
Fostex 15
Rocha 17
Filipe 22+3=25
Oliveira 9
Sérgio 16
Eduardo 12
Paulo e Rui 12
Pedro Gama 20
Black Ice 8
Rogério 17

VENCEDOR DA JORNADA: FILIPE ROCHA = 25 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º NÉLSON SOARES 155 PONTOS
2º Eduardo Marques 151
3º Rogério 144
4º Sérgio Gouveia 141
5º Telmo Marques 135
6º Lelo Marques 134
7º Bruno Rocha 132
8º Amândio Santo 130
9º Paulo Oliveira 129
10º Paulo Mota 127
11º Doc 121
12º Vitor Antunes 120
13º Tó Salvador 116
14º Pedro Faria 115
15º Filipe Rocha 109
16º Seco 108
17º Fostex 106
18º Hélder Marques 103
19º Bruno Alves 102
20º Paulo / Rui 100
21º Pedro Gama 72
(8º João Carlos 130)

CONSIDERAÇÕES:

Ora bem, esta semana tivemos, pela primeira vez, a vitória semanal do Rocha junior. É natural que o seu processo de evolução demore o seu tempo mas o Filipe está no bom caminho. Com um pouco de calma e se seguir os passos do irmão, quem sabe um dia possa chegar ao patamar onde o seu ídolo de família já está. Para já, resta-me dar-lhe os parabéns já que mostrou o que a família Rocha vale.

- Olhando para a jornada, tenho de falar novamente no Telmo Marques que é, efectivamente, um exemplo a seguir pelo simples facto de ser arrojado, não olhar a boletins alheios e jogar segundo as suas convicções. Aquele tiro do Nuno Gomes para MVP, contrariando toda a lógica, merecia mais. O próprio Nuno roubou-lhe a oportunidade de acertar em cheio no olhogolo mas o mesmo deu-lhe a esperança de ganhar 7 pontos com o mvp desse jogo. Confesso que cheguei mesmo a acreditar que o "21" seria a figura do jogo de Paços. Só por isto, o Telmo merece o meu respeito. És grande!!

- Esta semana tivemos nova alteração na liderança da tabela, estando agora o venenoso Soares a assumir as rédeas do jogo. Podia chamar-lhe mijado, leiteiro ou qualquer coisa nessa onda mas não o vou fazer até porque, sinceramente, tenho de lhe dar algum crédito pelo simples facto de ter levado um soco no estômago há algumas semanas atrás (recordo que caíu do 1º para o 8º posto) e ter voltado a levantar-se, lutando arduamente para contrariar as adversidades. Como vêem, também sei dar valor a quem o tem e a verdade é que, muito mais que o Eduardo, o Nélson merece estar onde está. Agora, se vai acabar o rolabola nessa posição, isso já é outra questão. Daria pano para mangas esse assunto.

- Olhando para os melhores boletins da semana, destaque óbvio para o Pedro Gama que, depois de uma primeira fase de adaptação ao jogo, parece começar a dar sinais de vida e também para o Amândio que, muito honestamente, é o participante com mais estrelinha entre nós. É um jogador onde se nota que não tem estratégia, não é coerente nas suas apostas e faz lembrar o Paulo Sérgio do Sporting já que, semana após semana, muda completamente o sistema e o estilo de jogo. Felizmente para ele, a sorte e os últimos minutos de certas partidas têm estado com ele. Estou convencido porém, que a "mama" brevemente vai acabar.

- Tenho sido ultimamente incomodado com mensagens agressivas e desestabilizadoras por parte de certos e determinados concorrentes. Sinal que estou vivo e que realmente estou a incomodar neste Rolabola. Aquilo que tenho a dizer é que vou continuar com este rumo e sim, sou candidato a ficar nas três primeiras posições. Não me passa pela cabeça ficar abaixo do pódio e aquilo que, para uns, o 4º lugar seria algo de muito bom - porventura a melhor classificação de sempre -, para mim seria um desastre total.

- Como "tiros" mais interessantes da jornada, destaco o 2-0 do Amândio e do PMAG no Chelsea, também o 2-1 do Soares no Setúbal - ambos com golinhos decisivos depois da hora - e para todos aqueles que contrariaram a lógica e apostaram em Benzema (em detrimento de Ronaldo).
Pela negativa, destaco os boletins "fraquinhos" do Telmo, do Seco, do Hélder Marques e do Oliveira, este último a não aguentar a pressão da boa jornada realizada na semana passada.

Votos de cumprimentos e de uma boa semana desportiva.


NOTA: Para a semana não há rolabola.

APONTAMENTOS




Algumas notas sobre alguns assuntos da actualidade desportiva.

Nuno Gomes

Em primeiro lugar, sobre o rapaz que está na imagem. Nuno Gomes fez ontem mais dois golos e leva já tantos como Hélder Postiga no que vai de temporada, isto em termos de campeonato. Não se trata de uma provocação, simplesmente quero constatar aquilo que há muito venho pensando sobre o agora titular da selecção: é um jogador esforçado, com bom carácter, com alguma qualidade técnica mas que não pode ser a referência de um ataque que quer lutar por títulos. Acredito que Postiga possa vir a ser útil na próxima época mas só se o treinador estiver a pensar numa táctica que contemple dois avançados.
Voltando a Nuno Gomes, devo confessar que fui daqueles que no verão de 2002 andei dia e noite no site da Fiorentina a ver se eles (Fiore) davam como concluído o negócio com o Benfica, já que o considerava um jogador de grande qualidade - isto apesar de nunca o ter visto como um "9" mas sim como um falso avançado -.
Ora, não querendo ser ingrato para com este grande profissional, acho efectivamente que o seu (melhor) tempo já passou e, como tal, creio que seria bom para ele procurar um outro sítio para continuar a jogar. Já o disse aqui que não compreendo a forma como Jorge Jesus tratou o "21". Acho que, pelo seu passado e até pelo seu presente, merecia mais respeito por parte do treinador do Benfica. Concordo com Jesus quando coloca Jara e Kardec à frente do internacional português mas acho que houve muitas e boas oportunidades para o lançar - taça da liga, jogos em que Kardec não foi convocado, etc... -. Assim não aconteceu e creio que, no final da temporada, Nuno Gomes irá mesmo deixar o Benfica. Em termos de balneário é mau para o clube, em termos financeiros é óptimo já que não se justifica ter um jogador que praticamente não joga como um dos mais bem pagos do plantel.

As eleições no Sporting

Tenho seguido com particular atenção os debates televisivos e as afirmações/promessas que os candidatos vão fazendo de modo a coleccionar preciosos votos. Devo dizer-vos que não percebo nada de fundos e de números pelo que me é difícil avaliar projectos. Ainda assim, em termos de imagem e postura, me parece que Bruno de Carvalho é aquele que se sente com mais vontade e empenho para dar um novo rumo a este Sporting.
Quem eu acho realmente um "senhor" é Sérgio Abrantes Mendes que tem uma forma de estar que particularmente aprecio, sabe respeitar os outros e nota-se que vive muito o Sporting. Parece-me, no entanto, que lhe falta o essencial: o projecto e um treinador, algo que é decisivo numa campanha eleitoral desta dimensão.
Quanto a Dias Ferreira, tem, quanto a mim, o melhor trunfo (treinador) e tem uma experiência por trás que lhe permitiria facilmente desempenhar um cargo desta natureza. Quanto a fundos, fala de possíveis investidores mas é pouco claro nesta matéria.
Já Pedro Baltazar, apesar de ter um discurso muito confuso, parece-me que tem algum poder financeiro (e conhecimentos) para inverter um pouco a crise financeira que se vive no clube leonino. Ainda assim, o dinheiro não é tudo e, por conseguinte, fica a ideia que falta qualquer coisa a este senhor.
Quanto a Godinho Lopes, nota-se que é uma pessoa educada e parece ter algumas pessoas na sua lista com experiência e conhecimentos. Creio, no entanto, que não tem perfil para assumir um cargo de tamanha importância.
Pelo exposto, apesar de uma certa arrogância, acho que Bruno de Carvalho pode ser uma boa solução. Ainda assim, há uma coisa que me parece óbvia: com este ou aquele presidente, vai ser muito difícil para o Sporting voltar a ser campeão já no próximo ano. O Porto está fortíssimo e vai seguramente manter o mesmo treinador e o Benfica irá para o seu terceiro ano com o mesmo projecto, o mesmo treinador e já uma equipa feita.

Para terminar, gostaria apenas de dizer uma coisa: suspeito que para o ano o futebol português fique mais pobre. Estou em crer que o, para mim, melhor jogador a actuar em Portugal vá voltar para o seu país. É um craque, um jogador com uma inteligência acima da média e um prazer para quem está sentado no sofá ou no estádio a ver o seu clube: Pablo Aimar.

sexta-feira, março 18, 2011

A QUESTÃO


O Benfica jogará o primeiro jogo frente ao PSV 4 dias depois de receber o FC Porto para o campeonato nacional. A questão que se coloca: Irá Jorge Jesus fazer uma revolução no onze, tal como o fez frente ao Portimonense?

- Sinceramente, creio que não o fará. Melhor dizendo, tenho a certeza que não iniciará o jogo com um onze totalmente diferente do habitual. Ainda assim, estou curioso em perceber o que passará pela cabeça de Jorge Jesus e se terá coragem de rodar a equipa, mantendo a coerência em relação aos objectivos pré-determinados pelo próprio após o desaire de Braga.

Uma vez que não falei sobre este assunto, deixo agora a minha opinião. Acho que Jesus fez muito bem em ter deixado de fora todos os titulares frente ao Portimonense e creio que seria boa ideia se fizesse descansar alguns deles no jogo com o Porto. Não diria revolucionar a equipa por completo mas decididamente optar por poupar jogadores que, no meu entender, necessitam de descanso. Por conseguinte, talvez optasse por um onze deste tipo:

Roberto, Maxi, Luisão, Sidnei, Coentrão, Javi, Jara, Martins, Peixoto, Nuno Gomes e Cardozo.

Naturalmente que ainda falta muito tempo, poderão haver lesões, castigos, etc...
Uma coisa me parece óbvio: Gaitán, Sálvio e Saviola estão em claro sub-rendimento (falta aquela explosão que apresentaram no início do ano) e têm, obrigatoriamente, de descansar.

A CONFIRMAR-SE...

ISTO

Acho que todos se tratam de jogadores interessantes mas não são, claramente, de entrada rápida no onze. E, no meu entender, o que o Sporting precisa é de atletas que possuam valor para chegar e entrar logo na equipa titular. Por conseguinte, não creio que seja este o caminho.

PS: Já o Porto adquiriu dois jogadores (Silvio e Lima) que possivelmente não serão primeiras escolhas mas que têm valor para o ser a qualquer altura da época. Lima, então, é um grandíssimo ponta-de-lança, porventura superior a Kléber do Marítimo ou Rondón do Paços.

REACÇÕES AO SORTEIO


Olhando para aquilo que foi o sorteio, diria que o Porto parte como claro favorito frente ao Spartak, o Villarreal também tem vantagem perante o Twente e o Dinamo Kiev, como equipa mais experiente e com nomes mais sonantes, também terá que ser, naturalmente, favorito em relação ao Braga. Creio que o jogo teoricamente mais equilibrado em termos de valor das equipas é o Benfica - PSV. Na minha perspectiva, não foi um péssimo sorteio para o Benfica mas também não foi o ideal. Ainda assim, há boas perspectivas para o apuramento do conjunto encarnado.

Tive oportunidade de ver os últimos três jogos do PSV na Liga Europa (Lille fora (2-2) e os dois jogos com o Rangers) e devo dizer-vos que fiquei muito agradado com a qualidade de futebol exibido por parte dos holandeses. Antes de analisar com algum pormenor esta equipa, devo dizer-vos que coloquei esta equipa do PSV no lote das equipas a evitar por parte do Benfica pelo simples facto de ser aquela que melhor sabe jogar em contra-ataque e que melhor explora as alas com jogadores muito rápidos. Temo que o contra-golpe holandês possa causar graves prejuízos ao Benfica, nomeadamente no jogo da Luz.

Como principais valores desta equipa, destaco o ala esquerdo Dzsudzsak, jogador de grande qualidade técnica e muito rápido. Bate muito bem as bolas paradas. Diria mesmo que é muito parecido com Nené, jogador do PSG.
Na ala direita à Jeremain Lens, outro fabuloso atleta, bastante rápido e muito forte nas diagonais. Tem também a virtude de acompanhar muito bem o lateral adversário, pelo que Coentrão não terá vida fácil.
Na frente de ataque, duas unidades que dispensam apresentações: Marcus Berg e Ola Toivonen. Toivonen joga nas costas do sueco e costuma baixar ao meio-campo para buscar jogo. Raramente descai para as alas e é forte a explorar as costas do seu companheiro de equipa. Quanto a Berg, é um avançado que já conheço dos tempos do Groningen. Tem um faro pelo golo incrível e faz do pontapé forte e fácil a sua principal arma.
Como dá para ver, é uma equipa de clara vocação ofensiva. Poderá ser bom para o Benfica que gosta de atacar e ter espaço para isso mas também poderá ser negativo já que é uma equipa que costuma fazer golos fora de casa. É verdade que defensivamente não é tão forte (tem Bouma no eixo e Pieters na esquerda como cabeças de cartaz) mas está longe de ser uma equipa fraca a defender - como é o Ajax, por exemplo -. Particular atenção para a qualidade de Isaksson, guarda-redes sueco muito alto, forte entre os postes e já com carreira europeia.

Pelo exposto, diria que estou moderadamente optimista. Creio até que poderemos ter três equipas portuguesas nas meias-finais, o que significaria que Braga ou Benfica estariam na final de Dublin.

quinta-feira, março 17, 2011

EM FRENTE


Estão de parabéns as equipas portuguesas pela passagem à próxima fase. Se me permitem, tenho de destacar, em primeiro lugar, a brilhante passagem do Braga, eliminando um Liverpool que, mesmo em crise e com a pior equipa dos últimos anos, não deixa de ser bastante superior ao conjunto bracarense. Aquilo que o Braga tem feito este ano nas competições europeias é absolutamente notável. Mesmo que não venha a fazer mais nada, já ganhou muito, sobretudo ao nível do respeito e do reconhecimento.

Vi com particular atenção o jogo do Benfica e devo dizer que foi um jogo de muita entrega e muita luta desde o primeiro ao último minuto. A equipa encarnada esteve longe de fazer um bom jogo a nível ofensivo - muita gente desinspirada nesse capítulo - mas contou com uma união do grupo muito boa. Aqui e ali foi bafejada pela sorte mas estou convencido que acabou por passar a melhor equipa e aquela que mais fez para seguir em frente.

Há aqui alguns reparos que não posso deixar de assinalar. Começando na defesa, ficou mostrado mais uma vez as limitações de Maxi em termos defensivos, sobretudo quando apanha pela frente um extremo fixo e de qualidade. Nené fez o que quis do uruguaio e o perigo veio sempre daquele flanco. Maxi Pereira, que é um jogador que dá tudo e tem um pulmão incrível, tem, no seu posicionamento defensivo, o seu ponto fraco. Este aspecto muitas vezes é ofuscado pela qualidade de Luisão ou pela pouca exploração desse flanco por parte dos adversários mas, na minha opinião, é bastante evidente sempre que por ali aparece alguém de valor. Nené é, efectivamente, um grande jogador, porventura o melhor deste PSG.
Olhando mais lá para a frente, Saviola está em péssima forma e creio que Jesus poderia começar a apostar mais em Jara de início, jogador que, num plano oposto, está em boa forma.
De resto, Cardozo esforçado e Sálvio, Gaitán e Aimar muito bem na ajuda defensiva que deram aos seus companheiros.
Como melhores unidades, destaco Coentrão que foi enorme a defender e a atacar e Luisão pela segurança que oferece ao sector defensivo. Uma nota muito positiva também para Roberto que teve duas defesas do outro mundo.

Parece-me evidente que o Benfica não está tão forte como há um mês atrás mas pode ser que o afastamento do título nacional e a motivação extra por estar nesta fase da Liga Europa faça com que alguns jogadores chave recarreguem baterias.

quarta-feira, março 16, 2011

O SORTEIO IDEAL


Man Utd - Donetsk

Barcelona - Chelsea

Inter - Schalke 04

Real Madrid - Tottenham

Quer dizer, não faço muita questão no emparelhamento. O que quero mesmo é que as equipas do lado esquerdo sigam para as meias.

PORMENOR


A RTP tem Luis Freitas Lobo e António Tadeia nos comentários. A Sporttv tem Nélson, Pacheco, Diamantino, Dito, entre tantos outros. Pergunto: Não dá para fazer assim umas trocas ao estilo FM, tipo... 2 comentadores da RTP por 5 ou 6 da Sporttv? Era tão bom.

PS: Felizmente que o Tulipa arranjou clube. O grande problema é que o Diamantino foi despedido do Fátima e voltou para onde nunca devia ter estado.

ROLABOLA


JORNADA 9:

1. Stoke - Newcastle

2. Atlético Madrid - Real Madrid

3. Lyon - Rennes

4. Chelsea - Man City

5. Fiorentina - Roma

6. Bilbao - Villarreal

7. Marselha - PSG

8. Naval - Beira-Mar
MVP:

9. Setúbal - Nacional
MVP:

OLHOGOLO:

10. Paços Ferreira - Benfica
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 14h55

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

1. Roma 2-0 Lázio (Totti (2))

2. Parma 1-3 Nápoles (Palladino; Hamsik, Lavezzi, Maggio)

3. Sevilha 1-1 Barcelona (Navas; Bojan)

4. Mainz 0-1 Leverkusen (Renato Augusto)

5. Saragoça 4-0 Valência (Jarosik, Ander, Gabi (2))

6. Hoffenheim 1-0 Dortmund (Ibisevic)

7. Man Utd 2-0 Arsenal (Fábio, Rooney)

8. Naval 0-3 Marítimo (Kleber, Djalma, Baba)
MVP: Kleber (Marítimo)

9. Rio Ave 0-0 Sporting
MVP: Bruno Gama (Rio Ave)

OLHOGOLO:

10. U.Leiria 0-2 Porto (Guarin, Hulk)
MVP: Guarin (Porto)

PONTUAÇÕES:

João Carlos 13
Faria 9
Telmo 29+3=32
Filipe 16
Seco 12
Bruno Alves 7
Soares 24
Sérgio 29+3=32
Alvega 9
Vitor 12
Doc 10
Paulo e Rui 6
Pedro Gama 1
Rogério 9
Amândio 6
Oliveira 22
Salvador 7
Eduardo 13
Fostex 3
Rocha 16
Lelo 6
Black Ice 1

VENCEDOR DA JORNADA: TELMO MARQUES + SÉRGIO GOUVEIA = 32 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º EDUARDO MARQUES 139 PONTOS
2º Nélson Soares 139
3º Telmo Marques 128
4º Rogério 127
5º Sérgio Gouveia 125
6º Paulo Oliveira 120
7º Paulo Mota 115
8º Bruno Rocha 115
9º Lelo Marques 114
10º Amândio Santo 111
11º Tó Salvador 105
12º Vitor Antunes 105
13º Pedro Faria 100
14º Doc 100
15º Seco 99
16º Hélder Marques 95
17º Fostex 91
18º Paulo / Rui 88
19º Bruno Alves 88
20º Filipe Rocha 84
21º Pedro Gama 52
(11º João Carlos 109)

CONSIDERAÇÕES:

- Ora bem, para falarmos do melhor desta jornada teremos obrigatoriamente de falar do boletim do Telmo Marques. Apesar de o considerar um "iô-iô" em que é capaz do melhor e do pior, a verdade é que gosto da forma como este nosso amigo encara o jogo. Não liga à concorrência e é fiel aos seus principios, jogando sempre da mesma maneira. Quando corre mal, levanta a cabeça e parte para a jornada seguinte com a motivação de fazer mais e melhor.
Para além do facto de ter vencido a jornada (a par com o Sérgio), o que realmente fica nos registos é o brilhante tiro no jogo de Sevilha.

- Uma palavra também para o Sérgio que, num estilo completamente diferente do Telmo, lá vai levando a água ao seu moinho. Atenção que este participante não tem investidores russos mas tem a experiência de andar na parte de cima da tabela com bastante frequência em outras edições do rola. Contem com ele!

- O nosso amigo Edu mantém a liderança (se bem que agora com companhia) e merece os parabéns por isso já que nunca na história do rolabola conseguiu aquilo que vem fazendo este ano. Ainda assim, sente-se que, mais cedo ou mais tarde, vai acontecer aquilo que todos pensamos que vai suceder mas não dizemos por uma questão de carinho para com este jogador.

- Uma palavra para o único portista do Rolabola que fez uma grande jornada, aproximando-se assim dos lugares da frente. Paulo Oliveira, um jovem com valor e com conhecimentos, finalmente mostrou que está aqui para mostrar serviço. Para já, ultrapassou-me na tabela. Nada de preocupante para mim mas, acredito, um aspecto bastante moralizador para o próprio.

- Tenho a dizer que todos aqueles que apostaram jantares comigo (Amândio e Fostex), se acabasse agora, tinham de se chegar à frente. Como eu sou uma pessoa que não gosto de explorar os amigos, dou a hipótese aos referidos para cancelar a aposta.

- Para terminar, devo dizer que houve jogos no boletim do senhor Hélder Marques que não foram contabilizados. Porquê? Por incumprimento do prazo. Nada que não estejamos habituados (tentou mais um rabbit em jump mas não picou desta vez).

segunda-feira, março 14, 2011

RIDÍCULO


Gostaria de perguntar ao mister Caixinha qual foi a ideia de jogar quase 90 minutos num sistema de 5x4x1, contra uma equipa que nem sequer joga com dois avançados fixos. Se o objectivo era perder por poucos, então compreende-se esta opção.

Custa-me a entender como é que uma equipa que já tem o seu futuro traçado neste campeonato (não vai à europa nem desce de divisão) enfrenta o Porto nestas circunstâncias. Se tivessemos perante a Naval ou o Portimonense, equipas desesperadas por pontos, então seria de esperar tal rigor defensivo. Como não é o caso, só tenho de apontar o dedo ao treinador do Leiria, pessoa que, de resto, não nutro particular simpatia.

Quanto ao Porto, sem fazer muito por isso, carimbou mais um triunfo, voltou a não sofrer golos e caminha tranquilamente rumo ao título.

EL NIÑO MARAVILLA


domingo, março 13, 2011

MUITO BOM




Grande espectáculo de futebol entre Sevilha e Barcelona. Valeu pela emoção, pela incerteza no resultado e pela qualidade técnica de muitos dos intervenientes que pisaram o Sanchez Pizjuan. A haver um vencedor, naturalmente que teria de ser o Barça mas o Sevilha provou, mais uma vez, que num dia bom tem futebol para bater o pé a qualquer equipa.

Entrada na partida a todo o gás por parte do Barça que poderia ter construído um resultado bem tranquilo nesse período. Diria que se o primeiro tempo acabasse com um 0-3, não espantaria ninguém. O Sevilha entrou muito receoso, não jogou com a sua táctica habitual (jogou só com um avançado) e foi massacrado no primeiro tempo. Creio mesmo que não dispuseram de nenhuma ocasião de golo na primeira metade.

No segundo tempo, a história foi outra. O Sevilha saíu com dois avançados para o jogo e as oportunidades começaram a aparecer. Foi com justiça que os andaluzes chegaram à igualdade e até tiveram duas ocasiões (Negredo e Navas na cara de Valdés) para passar para a frente. Não o fizeram e, naturalmente, acabaram o jogo a sofrer, isto porque o Barça carregou em busca da vitória. Iniesta teve duas grandes ocasiões, Messi também dispôs de um ou outro lance perigoso e o próprio Bojan (entrou bem cedo no jogo para o lugar do lesionado Pedro) também foi bastante solicitado.

Para finalizar, diria que o resultado se aceita pese embora o massacre do Barça nos primeiros 45 minutos e nos últimos 15. No entanto, pela forma como o Sevilha soube reagir às adversidades, pela solidariedade defensiva e pela maneira como soube explorar os constantes adiantamentos dos laterais contrários, penso que fica bem este pontinho a esta grande equipa. O Sevilha, quando quer, mostra potencial e valor para andar em lugares champions. Mérito para o Porto que, pensando que não, ultrapassou um enorme obstáculo na Europa League, muito por culpa de um brilhante triunfo num campo onde o campeão espanhol não conseguiu passar.

sábado, março 12, 2011

SUPERLIGA




Devo confessar que, exceptuando os jogos do meu clube, não tenho por hábito ver jogos da liga portuguesa (muito menos da liga orangina). Muito honestamente, prefiro ver jogos das outras ligas, mesmo que não estejam envolvidas grandes equipas.

Este fim-de-semana, porém, tive oportunidade de ver o Beira-Mar - Paços, o Rio Ave - Sporting e até grande parte do Guimarães - Setúbal. De eles todos, o que mais gostei foi o de sexta-feira, jogo em que o Beira ganhou bem mas em que deu para ver que o Paços de Ferreira tem uma bela equipa. Gostei particularmente do lateral Maykon (creio que terá sido a primeira vez que o vi a jogar como lateral), de Pizzi (que já não é propriamente uma surpresa) e do atacante Rondon, jogador que aprecio bastante. Depois, há Nélson Oliveira e David Simão, dois jogadores ligados ao Benfica que, muito possivelmente, terão uma possibilidade na próxima pré-temporada no seu clube de origem.

Se o jogo inaugural desta jornada foi bastante interessante, o mesmo não o posso dizer dos outros dois. No jogo mais importante deste sábado, confesso que, mais uma vez, esperava bastante mais do Sporting. Percebo que o afastamento de títulos por esta altura é um factor desmotivador para os jogadores leoninos mas há a honra e o prestígio que os atletas deveriam sentir por vestir aquela camisola. O que me parece é que falta ligação entre sectores, falta garra e, principalmente, falta alegria dentro de campo. Como fui jogador, sei perfeitamente o que é entrar em campo com uma incrível vontade de vencer e também sei o que é jogar praticamente sem objectivos, entrando no terreno de jogo com um misto de obrigação e frete por ter de fazer mais um jogo. Creio que este último cenário ilustra melhor aquilo que vai na cabeça de alguns jogadores do Sporting por esta altura.

Uma palavra para o Rio Ave que tem das equipas mais banais desta liga (João Tomás e Bruno Gama são as unidades mais desta equipa) mas tem um treinador que aprecio pela forma atrevida com que monta as suas equipas e pela humildade com que vive o futebol. Se calhar, a ver pela estatística, até merecia mais qualquer coisa neste jogo.

Terminando onde comecei, foi claramente um fim-de-semana atípico onde vi três jogos da superliga e possivelmente ainda verei mais dois. Se valeu a pena? Não, de todo.

quinta-feira, março 10, 2011

BENFICA EM VANTAGEM




Quem tiver oportunidade, repare no pormenor do golo de Maxi Pereira. Na altura do passe de Carlos Martins, aparecem dois jogadores do Benfica dentro da área do PSG: Maxi, o autor do golo e Fábio Coentrão. Percebo que a equipa tenha uma dinâmica ofensiva bastante assinalável, entendo que, a jogar em casa, a equipa parta "para cima" do adversário em busca do golo mas, no meu entender, este tipo de coisas (laterais na área em simultâneo) não pode acontecer numa competição europeia. Acho que Jesus está, como se costuma dizer, a "ir com muita sede ao pote". Percebo esta abordagem aos jogos na liga portuguesa, custa-me a entender este total desprotegimento defensivo em plena liga europa.

Pelo exposto, tenho a dizer que o resultado foi muito bom. Face ao que se passou no primeiro tempo, altura em que o PSG podia ter alargado a vantagem, acaba por ser um resultado bastante interessante. Ainda assim, não posso deixar de mostrar o meu desagrado pela forma desorganisada com que a equipa, no primeiro tempo, atacou e, principalmente, se expôs aos contra-ataques da equipa francesa. O PSG, não sendo uma equipa de top, revelou ter uma boa organização defensiva e bons jogadores no ataque. Gostei particularmente de Nené e do avançado Erdinc que deu muito trabalho a Luisão e Sidnei.

No segundo tempo, porém, os riscos foram assumidos e com razão de ser. O 1-1 é um resultado negativo numa eliminatória a duas mãos e, como tal, há que ir à procura de mais golos. Foi o que o Benfica fez e bem, diga-se de passagem. Jara e Aimar espevitaram o ataque e a equipa começou a criar mais lances perto da baliza do PSG. Diria que, pelo segundo tempo, o resultado se aceita. Acrescentar ainda que no que respeita à entrega, ao suor e ao espiríto guerreiro desta equipa do Benfica, nada há a apontar. Empurrados por um público exigente mas empolgador, a equipa soube unir-se e lutar em busca do resultado positivo. Essa vantagem na eliminatória foi conseguida e isso é o mais importante. Creio que em França o Benfica vai marcar e vai passar porque é melhor que o seu opositor.

Como notas individuais, do lado francês gostei de Nené e Chantôme - também do guarda-redes Edel -, enquanto que, no lado encarnado, Maxi Pereira terá sido o melhor jogador em campo. Muito bem também Javi Garcia e Jara que mexeu com o jogo.
Pela negativa, a péssima primeira parte de Sidnei, o jogo pouco conseguido de Gaitán e Sálvio e o apagão que vem sendo habitual em Saviola nos últimos tempos.

quarta-feira, março 09, 2011

CORRECÇÃO ROLABOLA


Por lapso tinhamos apontado Mossoró como a figura do Braga - Benfica quando, na verdade, foi o Hugo Viana. Assim sendo, houve algumas alterações no desfecho da jornada e na respectiva classificação.
Confiram.

terça-feira, março 08, 2011

BARÇA EM FRENTE




O grande mérito que se pode dar a este Arsenal é que causou a dúvida na eliminatória, isto depois de uma primeira mão fabulosa e uma rigidez defensiva bastante assinalável neste segundo jogo. Tivemos um Arsenal um pouco à imagem do Inter de Mourinho na época passada e com alguns resultados práticos. Diria mesmo que é esta a receita para, eventualmente, se poder bater o pé a esta super equipa: fazer um grande jogo em casa e conseguir uma vantagem na eliminatória para depois, fora, defender muito e bem e ter muita estrelinha e muita sorte.

Ainda sobre o Arsenal, mais do que Fabregas, há dois jogadores que me enchem completamente as medidas: Wilshere e Nasri. Estes dois miudos têm uma personalidade incrível e assumem o jogo sem qualquer tipo de rodeios. Tentaram esticar ao máximo a equipa do Arsenal mas não foi fácil perante uma equipa muito pressionante como foi o Barcelona.

Quanto ao Barça, nada há a dizer. Tenho a total convicção que estou certo naquilo que escrevi há meses atrás: com maior ou menor dificuldade, o Barcelona vai vencer todas as competições onde está inserido. Não me venham com histórias que a expulsão de Van Persie mudou o rumo do jogo. Não. O rumo foi sempre o mesmo, a toada foi sempre na mesma direcção. Almunia foi salvando aqui e ali mas sentia-se que, mais minuto menos minuto, a eliminatória iria pender para o lado catalão. Por conseguinte, estou feliz. Venceu o futebol, venceu o espectáculo e ganham os adeptos que, uma vez mais, poderão ver futebol de topo numa próxima eliminatória da champions. O mal, esse, irá para quem apanhar com estes verdadeiros monstros da bola.

PS: Não há palavras para o golo de Messi mas há que realçar também a qualidade de Iniesta que, literalmente, fabrica os dois golos.

PS1: Bendtner teve a grande oportunidade para, contra a corrente de jogo, voltar a colocar o Arsenal em vantagem na eliminatória. Pois é, aquilo que venho dizendo há muito: falta a esta equipa um verdadeiro matador. Van Persie não o é, Chamack também não e Bendtner... por amor da santa.

ROLABOLA


JORNADA 8:

1. Roma - Lázio

2. Parma - Nápoles

3. Sevilha - Barcelona

4. Mainz - Leverkusen

5. Saragoça - Valência

6. Hoffenheim - Dortmund

7. Man Utd - Arsenal*

8. Naval - Marítimo
MVP:

9. Rio Ave - Sporting
MVP:

OLHOGOLO:

10. U.Leiria - Porto
MVP:

Marcador de Serviço:

*FA CUP

PRAZO: Sábado, 14h25

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

1. Juventus 0-1 AC Milan (Gattuso)

2. Maiorca 1-2 Valência (Ramis; Pablo Hernandez (2))

3. Atlético Madrid 3-1 Villarreal (Reyes, Kun, Fórlan; Rossi)

4. Estugarda 1-0 Schalke 04 (Kuzmanovic)

5. Auxerre 1-0 PSG (Chafni)

6. Liverpool 3-1 Man Utd (Kuyt (3); Hernandez)

7. Marselha 1-2 Lille (Remy; Hazard, Frau)

8. Braga 2-1 Benfica (Hugo Viana, Mossoró; Saviola)
MVP: Hugo Viana (Braga)

9. Portimonense 1-1 Nacional (Moreira; Skolnik)
MVP: Bracalli (Nacional)

OLHOGOLO:

10. Paços Ferreira 0-0 Naval
MVP: Sallin (Naval)

PONTUAÇÕES:

João Carlos 6
Eduardo 17
Faria 16
Amândio 9
Lelo 13
Alvega 6
Tó Salvador 6
Seco 3
Doc 13
Telmo 13
Rocha 6
Fostex 9
Filipe 6
Soares 22+3=25
Bruno Alves 17
Rogério 3
Vitor 11
Paulo & Rui 3
Pedro Gama 4
Paulo Oliveira 9
Sérgio Gouveia 9
Black Ice 9

VENCEDOR DA JORNADA: NÉLSON MIJADO SOARES = 25 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º EDUARDO MARQUES 126 PONTOS
2º Rogério 118
3º Nélson Soares 115
4º Lelo Marques 108
5º Paulo Mota 106
6º Amândio Santo 105
7º Bruno Rocha 99
8º Tó Salvador 98
9º Paulo Oliveira 98
10º Telmo Marques 96
11º Hélder Marques 94
12º Sérgio Gouveia 93
13º Vitor Antunes 93
14º Pedro Faria 91
15º Doc 90
16º Fostex 88
17º Seco 87
18º Paulo / Rui 82
19º Bruno Alves 81
20º Filipe Rocha 68
21º Pedro Gama 51
(11º João Carlos 96)

CONSIDERAÇÕES:

- Ora bem, que dizer deste Rolabola que tem "apenas" uma diferença de 45 pontos entre o 19º e o 1º classificados. A bom dizer, praticamente todos os participantes ainda têm uma palavra a dizer, algo que é muito bom para o jogo. Basta ver, por exemplo, que o Nélson Soares, depois de ter caído para o 8º lugar na semana passada, esta semana voltou a fazer um bom boletim e voltou ao pódio. Está giro isto.

- Com a derrapagem do nosso amigo Rogério, quem acabou por aproveitar foi o Eduardo que assumiu a liderança. Há boa imagem do seu marcador de serviço, é uma jornada que quase Rossi a perfeição.

- Absolutamente fantástico o boletim do Nélson Soares, sendo que teve um sábado perfeito, acertando em todos os jogos desse dia. No domingo, para culminar, atirou em cheio no imprevisível Marselha - Lille. Gostei, confesso.

- Quem teve algum azar nesta jornada acabou por ser o Pedro Faria que, em Liverpool, pensou muito bem mas "executou" mal. Previu muito bem que o United ia cair, apostou em Suarez como o terrorista dos "red devils" (e que joga fez o uruguaio) mas foi Kuyt o grande herói do jogo com um fantástico hattrick. Mais aziado terá ficado este nosso amigo quando viu o holandês, em cima da linha, "roubar" a Suarez aquele que teria sido o golo da jornada da Premier League.

- Não foram fáceis os mvps desta jornada. Ainda assim, registe-se o grande tiro do Lelo no Sallin da Naval e do Doc no Bracalli do Nacional. Quanto ao Bruno Alves, andou perto (Mossoró) mas o seu ex-leão acabou mesmo por lhe estragar aquilo que seria uma jornada vitoriosa.

segunda-feira, março 07, 2011

ORGULHO




Quem me conhece e quem visita o blog com regularidade, sabe que o tema "arbitragens" raramente é assunto por estas bandas. Gosto sobretudo de falar sobre futebol e os aspectos mais bonitos do jogo. Naturalmente que a arbitragem faz parte desse mesmo jogo mas eu prefiro vê-la como algo muito secundário.

Sinceramente, acho que foi muito má a prestação de Carlos Xistra em Braga, prejudicando, claramente, o futebol. Além disso, essa mesma arbitragem foi coadjuvada por uma lamentável bancada bracarense que não respeitou os profissionais do Benfica. Como tal, não me surpreendeu a, se me permitem, ridícula expulsão de Javi Garcia - claramente o momento do jogo -, assim como também não me surpreendeu que Kaká, já com amarelo, tivesse continuado em campo depois de ter pisado Cardozo à entrada da área (nem livre foi) e posteriormente cortado um lance de ataque com bola na mão (novamente impune).

A isto tudo, não podemos branquear mais um "frango" de Roberto, em mais uma saída em falso, no fundo, o seu grande calcanhar de aquiles. É verdade que o espanhol fez inúmeras defesas de qualidade (enorme defesa a remate de Lima na primeira parte) mas o que é certo é que também ficou ligado ao jogo pelos piores motivos. E isso, num guarda-redes, é grave.

Quero dizer que o título que dei a este post serve apenas para transmitir o orgulho que sinto em ser benfiquista e em ver estes jogadores darem tudo em prol do clube. Num ambiente difícil, com uma enorme sobrecarga nas pernas e tendo levado mais um "soco no estômago" por parte do rival no dia anterior, esta equipa apresentou-se em campo de uma forma extraordinária, lutando pelos pontos e contra as adversidades. Mesmo com "10" unidades, tentaram tudo. Jesus, inclusivé, fez tudo para a equipa vencer. Não conseguiu mas quer ele quer os seus pupilos, tenho a certeza, saíram de campo de consciência muito tranquila.


Numa perspectiva encarnada, o melhor que se pode retirar disto tudo é que com o dossier "campeonato" encerrado - para mim já o estava, como vinha escrevendo no blog há muito tempo -, Jorge Jesus vai, finalmente, concentrar-se em exclusivo nas competições onde o Benfica só depende de si mesmo para as conquistar. Aliás, creio mesmo que Jesus, após ter vislumbrado no sábado mais uma vitória do Porto, terá começado, ainda que de forma tímida, essa viragem de prioridades para as taças - não foi inocente a poupança de Gaitán e Sálvio -. Como tal, creio que a partir de agora o Benfica poderá ter mais condições (entenda-se físicas) para atacar as outras competições. Se acreditava pouco na conquista da Liga Europa, confesso que hoje já acredito mais qualquer coisa.

PS: Creio que Jesus, no meio disto tudo, terá garantido mais uma opção válida para o seu flanco esquerdo: Franco Jara.

quarta-feira, março 02, 2011

FELICIDADE AO CAIR DO PANO




Um jogo interessante entre duas equipas que entraram neste jogo com a ambição de vencer. Naturalmente que o Benfica foi mais dominador e mais ofensivo mas notou-se que o Sporting estava em campo com a lição bem estudada e com o propósito de aproveitar qualquer situação de contra-ataque.

Confesso que gostei da forma como o Sporting se exibiu. A equipa mostrou-se mais pressionante a defender e mais organizada em campo. Não foi uma equipa muito agressiva a sair para o ataque mas teve as suas ocasiões, muito por culpa do bom jogo de Postiga e da inteligência de Matias. Faltou alguma dinâmica nas alas (diria que faltou Valdés) para aproveitar os espaços deixados por Coentrão e Maxi.
Por estar a atravessar um mau momento, por saber do poder do adversário quando joga em casa e também pelo facto do Benfica estar em grande rotação nesta altura, diria que o Sporting sai do jogo com a sensação de dever cumprido e de que tudo foi feito para, atendendo à situação que ambas as equipas vivem, lograr um posto na final. Não há efectivamente vitórias morais mas este Sporting, como consolação, mostrou brilho, atitude e um valor completamente diferente daquele que havia mostrado nos últimos tempos.

Relativamente ao Benfica, a equipa teve mérito por mais uma vez virar um jogo e por acreditar que era possível vencer a partida mesmo com as pernas a darem sinais de quebra. Não compreendi o facto de Jesus não ter rodado a equipa hoje, como também não o fez no jogo frente ao Marítimo, e sentiu-se que havia atletas em sub-rendimento. Ainda assim, o crer e a vontade em seguir com esta brilhante racha de resultados tem feito com que os jogadores se superem. Por conseguinte, diria que o empate era talvez o resultado mais acertado no final dos 90 minutos mas diria também que fica bem esta vitória ao Benfica por tudo aquilo que emprestou ao jogo do primeiro ao último minuto.

Como melhores elementos do jogo, Postiga do lado do Sporting e Luisão por parte do Benfica foram os jogadores que mais gostei. Como menos, creio que faltou Saviola e Gaitán ao Benfica enquanto que, tal como havia dito, Yannick e Vukcevic poderiam ter aproveitado mais as subidas dos seus opositores.

Numa taça que sinceramente pouco ou nada ligo, fica o registo de mais um derby e mais uma vitória do Benfica, naquele que terá sido o mais equilibrado desta temporada.

terça-feira, março 01, 2011

ROLABOLA


JORNADA 7:

1. Juventus - AC Milan

2. Maiorca - Valência

3. Atlético Madrid - Villarreal

4. Estugarda - Schalke 04

5. Auxerre - PSG

6. Liverpool - Man Utd

7. Marselha - Lille

8. Braga - Benfica
MVP:

9. Portimonense - Nacional
MVP:

OLHOGOLO:

10. Paços Ferreira - Naval
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 14h25

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

1. Palermo 0-7 Udinese (Di Natale (3), Alexis Sanchez (4))

2. Bayern Munique 1-3 Borussia Dortmund (Luiz Gustavo; Barrios, Sahin, Hummels)

3. AC Milan 3-0 Nápoles (Zlatan, Boateng, Pato)

4. Lille 1-1 Lyon (Sow; Kallstrom)

5. Athletic Bilbao 1-2 Valência (Llorente ; Mata, Jónas)

6. Atlético Madrid 2-2 Sevilha (Koke, Reyes; Negredo, Rakitic)

7. Werder Bremen 2-2 Bayer Leverkusen (Prodl, Kiessling p.b; Derdyok, Rolfes)

8. Nacional 1-0 Sporting (Mateus)
MVP: Bracalli (Nacional)

9. Naval 0-0 Braga
MVP: Sallin (Naval)

OLHOGOLO:

10. Rio Ave 1-0 União de Leiria (João Tomás)
MVP: João Tomás (Rio Ave)

PONTUAÇÕES:

João Carlos 6
Doc 3
Faria 14
Eduardo 24
Lelo 9
Tó Salvador 21
Seco 14
Telmo 24
Alvega 14
Fostex 15
Rogério 22
Amândio 4
Sérgio 22
Paulo Silva 23
Rocha 11
Soares 3
Filipe 13
Paulo Oliveira 11
Vitor Antunes 39+3=42
Pmag 7
Bruno Alves 10
Hélder Marques 9

VENCEDOR DA JORNADA: VITOR ANTUNES = 42 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º ROGÉRIO 115 PONTOS
2º Eduardo Marques 109
3º Paulo Mota 100
4º Amândio Santo 96
5º Lelo Marques 95
6º Bruno Rocha 93
7º Tó Salvador 92
8º Nélson Soares 90
9º Paulo Oliveira 89
10º Hélder Marques 85
11º Seco 84
12º Sérgio Gouveia 84
13º Telmo Marques 83
14º Vitor Antunes 82
15º Fostex 79
16º Paulo Silva 79
17º Doc 77
18º Pedro Faria 75
19º Bruno Alves 64
20º Filipe Rocha 62
21º PMAG 47
(9º João Carlos 90)

CONSIDERAÇÕES:

- Ponto prévio: este espaço de considerações é algo que decidimos fazer no sentido de brincar um pouco com o passatempo e de o tornar mais interessante e divertido. Se alguém, por qualquer motivo, não gostar de ver o seu nome neste espaço, faça o favor de o dizer e nós automaticamente deixaremos de tecer qualquer tipo de comentários sobre o próprio.

- Posto isto, vamos aos factos da jornada. Teremos obrigatoriamente de começar pela máfia na Sicília, mais concretamente no Palermo - Udinese. Sete batatas com três de Di Natale deram 15 pontos preciosos ao nosso amigo Edu. Depois de andar duas semanas consecutivas com a lição mal estudada (Nistelrooy e Szalai, os seus últimos marcadores, não jogaram nos respectivos fins-de-semana), desta vez vingou-se e com um avançado que já lhe deu muitas alegrias. O mais incrível é que nem esse fabuloso tiro lhe permitiu ganhar a jornada. Afinal de contas, não é todos os dias Natale.

- Esta semana mais parecia a liga dos últimos tal a miséria franciscana que se viu por estas bandas. Como tal, foi o fim-de-semana do Vitor Antunes que, curiosamente, tinha avisado que estaria de volta. Acertou o Sporting, o Lyon e o Rio Ave, sendo que um golo do Bremen no último minuto o impediu de somar mais 7 preciosos pontos. Brilhante!

- Aquilo que venho dizendo está efectivamente a confirmar-se. Estamos perante o Rolabola mais competitivo de sempre. A prova disso é que o Nélson Soares, que andou sempre na liderança, já vai em 8º lugar e o Vitor Antunes, que esteve sempre em último, já anda a meio da tabela e bem perto dos lugares uefeiros.
Na frente, o Rogério continua sólido e com boletins interessantes ao passo que o seu amigo Amândio começa a dar sinais de fraqueza. Nada que não estivesse à espera, apenas surpresa por pecar por tardio.

- Em mais uma jornada difícil, salienta-se o facto do Doc e do Soares apenas terem somado 3 pontos. O Milan salvou-os da vergonha que era não acertar em nenhum palpite. Não seria propriamente novidade neste passatempo - o shor Bruno Alves já conseguiu tal proeza e sem arriscar em qualquer resultado - mas não deixaria de ser uma mancha negra no percurso de ambos.

- Atenção a um participante que parece desvalorizado por grande parte dos participantes mas que demonstra uma notável aptidão para este tipo de jogos. Falo-vos de António Salvador, um jogador que apesar de lento e já com pouca visão fruto da idade, tem feito pela vida e demonstrado que tem argumentos para lutar pelo título. Fiquem atentos porque ele vai andar lá por cima, não tenho dúvidas.

- Quem também continua muito bem é o nosso major Alvega, Paulo Mota. Sem grandes exuberâncias no seu jogo, a verdade é que tem sido regular e demonstra grande confiança semana após semana. Esta jornada, diria mesmo, soube-lhe a pato.

- Alguns jogadores foram infelizes no que ao marcador de serviço diz respeito. Quem apostou em Postiga, viu o mesmo falhar uma grande penalidade e enviar uma bola ao poste ao passo que o nosso amigo Paulo Silva apostou no Kiessling e o alemão respondeu com um golo mas na própria baliza. Falhar grandes penalidades ou marcar golos na própria baliza deveriam dar pontos negativos. Situação a ser estudada para a próxima época.

- Temos um participante novo. Trata-se de PMAG, jogador que aceitou entrar no passatempo e com os pontos do último classificado.