quinta-feira, abril 28, 2011

LIGA EUROPA


Para os dois jogos desta noite, a palavra de ordem é... imprevisibilidade. Não faço ideia do que poderá sair dali já que, no meu entender, todas as equipas têm hipóteses de seguir em frente. Diria que há um ligeiro favoritismo para as equipas da casa mas teremos mesmo de esperar para ver. 

Relativamente ao encontro do dragão, espero um Porto moralizado e atrevido enquanto que o Villarreal irá jogar com mais precauções daquilo que é habitual. Não acredito que Nilmar faça parelha com Rossi e, como tal, creio que os espanhois terão a preocupação de povoar o meio-campo e não deixar o Porto jogar. Pelo exposto, diria que irão haver poucos golos e muito jogo a meio-campo. 

No jogo da luz, a grande incógnita prende-se com aquilo que o Benfica poderá oferecer ao jogo. Muitas duvidas no onze, muitas incertezas a respeito da condição física dos atletas e muitas interrogações sobre o actual momento de forma de jogadores importantes fazem o adepto "encarnado" desconfiar da equipa. A fé e a esperança num resultado histórico estão lá mas a verdade é que poucos são aqueles que esperam o rolo compressor que se viu no principio do ano. Parece-me não haver dúvidas que o Braga vive nesta altura e a todos os níveis um melhor momento de forma mas o Benfica tem a seu favor uma moldura humana que, muitas vezes, costuma fazer a diferença, tendo a capacidade de empurrar os jogadores para uma grande noite de futebol. 

Se os adeptos benfiquistas se preocuparem em apoiar a equipa - suspeito de assobios a Cardozo a partir dos 15 minutos de jogo -, haverá mais probabilidades da equipa alcançar o sucesso. E esse sucesso, hoje, passa por uma vitória. É tanto melhor não sofrer golos mas 1-0, 2-1, ou 4-3, o fundamental é vencer.

A MINHA FINAL




Percebo a indignação de Cristiano Ronaldo por ter de jogar ao estilo de uma equipa pequena quando defronta um "grande" mas, efectivamente, não há outra forma para poder ombrear com este enorme Barcelona, a melhor equipa que vi jogar desde que vejo futebol. Resultado justo, vitória do melhor conjunto e uma grande demonstração de superioridade. O melhor que se pode dizer de José Mourinho e dos seus rapazes é que conseguiram transportar a dúvida para este primeiro jogo das meias-finais. Para mim o Barça era superior mas acredito que muita gente pensasse que o Real podia, novamente, fazer uma gracinha. Não o fez desta vez mas tê-lo feito na taça do rei, por si só, já realça o valor do melhor treinador do mundo. 

Acreditando piamente que o Barça vai carimbar o passaporte para a final, é com muito gosto que voltarei a ver a final de há dois anos e aquela que mais desejo. Frente a frente, as minhas duas equipas preferidas na europa. Fantástico.

quarta-feira, abril 27, 2011

RENDIDO A SIR ALEX


 

Como adepto ferrenho do United, já muitas vezes manifestei o meu desagrado para com certas opções de Alex Ferguson. Pois bem, este ano tenho de dizer aqui que tenho estado muito satisfeito com o percurso do United e com as opções do técnico escocês. 

Se há alguém que este ano merece ser campeão e ir à final da champions, esse alguém é Ferguson. O United deu ontem um banho ao Schalke, muito por culpa da maneira com que o seu treinador encarou o jogo. Táctica habitual - dois avançados - e um centro do terreno com dois jogadores absolutamente fantásticos: Carrick e Giggs. Sobre o inglês, não há muito a dizer. É um dos melhores médios do mundo. Classe, visão de jogo, segurança defensiva, enfim, fantástico jogador. Carrick foi, na minha opinião, o jogador chave para a subida de forma da equipa a meio da temporada. Ferguson teve o mérito de perceber isso e, a dada altura nesta época, não mais o tirou da equipa. Relativamente a Giggs, joga sempre bem, dá à equipa uma tremenda dinâmica ofensiva e tem ainda a capacidade para fazer de extremo ou até de trinco em certas alturas do jogo. Contrariamente a muitos jogadores da sua idade, o galês está bem e merece jogar mais um ano ao mais alto nível. O melhor em campo nesta primeira mão da meia-final. 

Apesar de mais apagado do que é normal, também tenho de destacar a importância do mexicano Hernandez nesta equipa. Confesso que surpreendeu-me pela positiva este ano de estreia de Chicharito ao serviço do Manchester. É um autêntico "rato de área" e tem sido decisivo em vários jogos nesta temporada. Apesar de continuar a achar Berbatov o dono do lugar, creio que o Manchester tem ali um valor seguro para o futuro. 

Com a eliminatória praticamente fechada, faltará agora o Barcelona confirmar o seu favoritismo para ter a final que tanto desejo. Para ser sincero, se o Real passar também não ficarei triste já que gosto dos portugueses e de Di Maria. Como tal, que ganhe o melhor. Ainda assim, se for o Barça, tanto melhor.

terça-feira, abril 26, 2011

ROLABOLA


JORNADA 13:

1. Corunha - Atlético Madrid 

2. Hoffenheim - Estugarda 

3. Besiktas - Galatasaray 

4. Arsenal - Man Utd 

5. Lázio - Juventus 

6. Fiorentina - Udinese 

7. Dinamo Kiev - Shakhtar Donetsk 

8. Naval - Nacional 
MVP: 

9. Marítimo - Académica 
MVP: 

OLHOGOLO: 

10. Olhanense - Benfica 
MVP: 

Marcador de serviço: 

PRAZO: Sábado, 14h25

quinta-feira, abril 21, 2011

JUSTO



Depois de uma primeira parte equilibrada - isto apesar de Júlio César ter feito, em cima do intervalo, uma defesa brutal, negando o golo a Falcao -, a segunda parte foi um completo desastre por parte do Benfica. Faltou garra, poder de fogo, capacidade física e uma mentalidade forte. Não diria que houve medo mas é evidente o receio que Jorge Jesus demonstra sempre que joga com o Porto. Além de tudo isto, fica claro que o excelente momento de alguns jogadores já lá vai e, como tal, torna-se difícil ombrear com uma equipa que respira saúde física e moral.

Relativamente ao Porto, apesar de me ter surpreendido a forma cautelosa com que entrou em campo, no segundo tempo demonstrou todo o seu potencial. Tem, sem dúvida, o melhor plantel de Portugal e vive um excelente momento de forma. Não me surpreendeu este triunfo na luz, assim como também não me surpreenderá se ganhar ao Villarreal. Quem tem Falcao, Hulk, Moutinho ou Álvaro Pereira, arrisca-se a isso mesmo.

Para este final de temporada, Jorge Jesus terá a difícil tarefa de voltar a fazer acreditar os adeptos benfiquistas que tem armas para ganhar a liga europa. Diria que o Benfica tem hipóteses de conquistar esse troféu mas terá de fazer muito mais do que aquilo que fez neste jogo. Acima de tudo, mudar a mentalidade. Tal como na Holanda, esta atitude passiva de ver o que o jogo dá e segurar o resultado positivo voltou a não dar frutos. Jorge Jesus, que é um excelente treinador, tem de melhorar este aspecto para, também ele, crescer como treinador.

PS: Esta mania de Jesus deixar Aimar de fora destes grandes jogos é algo que me faz imensa confusão. Especialmente quando, em campo, se vê um personagem como César Peixoto.

segunda-feira, abril 18, 2011

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Nápoles 1-2 Udinese (Mascara; Inler, Denis)
2. Real Madrid 1-1 Barcelona (Ronaldo; Messi) 
3. PSG 1-0 Lyon (Camara) 
4. Werder Bremen 1-1 Schalke 04 (Wagner; Edu) 
5. Bayern Munique 5-1 Bayer Leverkusen (Rolfes p.b, Gomez (3), Ribery; Derdyok) 
6. Arsenal 1-1 Liverpool (Van Persie; Kuyt) 
7. Fiorentina 0-0 Juventus 
8. Rio Ave 1-0 Naval (Milhazes) 
MVP: Milhazes (Rio Ave) 
9. Nacional 1-1 Braga (Luis Alberto; Barbosa)
MVP: Hélder Barbosa (Braga)

OLHOGOLO: 
10. FC Porto 3-2 Sporting (Falcao (2), Walter; Matias (2)) 
MVP: Falcao (Porto) 

PONTUAÇÕES: 

Faria 18
Doc 15 
Alvega 6 
João Carlos 9 
Filipe Rocha 18 
Pedro Gama 17 
Seco 20
Bruno Alves 13 
Eduardo 9 
Soares 15
Rocha 18 
Sérgio 6 
Vitor 7 
Telmo 29+3=32
Rogério 26 
Amândio 13 
Rui/Paulo 5 
Oliveira 14
Salvador 12 
Lelo 26
Black Ice 8 

VENCEDOR DA JORNADA: TELMO MARQUES = 32 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º TELMO MARQUES 209 PONTOS 
2º Rogério 203
3º Lelo Marques 193
4º Sérgio Gouveia 190 
5º Paulo Mota 190
6º Nélson Soares 186
7º Eduardo Marques 182
8º Tó Salvador 178 
9º Bruno Rocha 177 
10º Pedro Faria 166
11º Paulo Oliveira 164
12º Amândio Santo 158
13º Filipe Rocha 152 
14º Seco 151
15º Fostex 146 
16º Doc 141 
17º Hélder Marques 138 
18º Bruno Alves 132 
19º Pedro Gama 130 
20º Paulo / Rui 129 
21º Vitor Antunes 127 
(5º João Carlos 184)

CONSIDERAÇÕES:

- Não tenho grandes comentários a fazer sobre esta jornada. Mais uma vez os últimos minutos de certos jogos acabaram por beneficiar uns e prejudicar outros. O Telmo, grande vencedor da jornada, tem o mérito de arriscar e petiscar mas também é justo dizer que a estrelinha tem estado com ele.

- É verdade que o Telmo e o próprio Rogério deram um passo muito importante nesta jornada mas, a bem dizer, ainda tudo está em aberto. Há, no meu entender, oito ou nove jogadores com possibilidades de irem ao pódio, o que significa que as últimas jornadas vão ser engraçadas. Haverão mais riscos, mais tiros no escuro e, quem sabe, mais surpresas no que à classificação diz respeito. Já o venho dizendo e confirma-se: estamos perante o mais equilibrado e emocionante rolabola de sempre.

- Tivemos alguns tiros certeiros mas o grande palpite acabou por ser o Mário Gomez como marcador de serviço do Telmo e do Pedro Gama. Só aí foram 15 pontos. Quem apostou no super Falcao, também foi feliz. De resto, Ronaldo e Messi cumpriram a sua missão e também deram uma ajuda à rapaziada ao passo que os melhores marcadores do campeonato português (Hulk e João Tomás), desta feita, não ajudaram a quem lhes depositou enormes esperanças.

- Para a semana não há rolabola.

terça-feira, abril 12, 2011

ROLABOLA


JORNADA 12:

1. Nápoles - Udinese

2. Real Madrid - Barcelona

3. PSG - Lyon

4. Werder Bremen - Schalke 04

5. Bayern Munique - Bayer Leverkusen

6. Arsenal - Liverpool

7. Fiorentina - Juventus

8. Rio Ave - Naval
MVP:

9. Nacional - Braga
MVP:

OLHOGOLO:

10. FC Porto - Sporting
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Sábado, 17h25


segunda-feira, abril 11, 2011

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

1. Udinese 1-2 Roma (Di Natale; Totti (2)

2. Liverpool 3-0 Man City (Carroll (2), Kuyt)

3. Bilbao 0-3 Real Madrid (Kaká (2), Ronaldo)

4. Zenit 1-1 CSKA Moscovo (Zyrianov; Mark Gonzalez)

5. Hamburgo 1-1 Dortmund (Nistelrooy; Blaszczykowski)

6. Fiorentina 1-2 AC Milan (Vargas; Seedorf, Pato)

7. Valência 5-0 Villarreal (Soldado (2), Mata (2), Banega)

8. Braga 3-1 Guimarães (Paulão, Ukra, Alan; Edgar)

MVP: Alan (Braga)

9. Naval 2-1 Benfica (Moraes, Marinho; Kardec)

MVP: Marinho (Naval)

OLHOGOLO:

10. Portimonense 2-3 Porto (Ruben, Mourad; Hulk, Falcao, Maicon)

MVP: Hulk (Porto)


PONTUAÇÕES:
Pedro Gama 35+3=38
João Carlos 39
Faria 14
Alvega 31
Lelo 14
Doc 14
Filipe 14
Bruno Alves 10
Salvador 33
Eduardo 19
Soares 6
Paulo e Rui 9
Sérgio 31
Amândio 15
Rogério 24
Telmo 31
Paulo Oliveira 12
Bruno Rocha 21
Fostex 24
Seco 20
Helder Marques 19

VENCEDOR DA JORNADA:

CLASSIFICAÇÃO: PEDRO GAMA = 38 PONTOS

1º SÉRGIO GOUVEIA 184  PONTOS
2º Paulo Mota 184
3º Rogério 177
4º Telmo Marques 177 
5º Eduardo Marques 173   
6º Nélson Soares 171
7º Lelo Marques 167 
8º Tó Salvador 166 
9º Bruno Rocha 159
10º Paulo Oliveira 150
11º Pedro Faria 148
12º Fostex 146
13º Amândio Santo 145
14º Doc 141
15º Filipe Rocha 135
16º Seco 131
17º Hélder Marques 130
18º Paulo / Rui 124
19º Vitor Antunes 120
20º Bruno Alves 119
21º Pedro Gama 113
(5º João Carlos 175)


CONSIDERAÇÕES:

- Começo por dar os parabéns ao vencedor da jornada. O Pedro Gama arrancou um belo boletim e isso permitiu-lhe chegar-se perto dos outros dois participantes abaixo da linha de água. Certamente que já não vai a tempo de fazer grande coisa esta época mas pronto, sempre vai ganhando alguma experiência no nosso passatempo.

- O João Carlos, se se tivesse inscrito, teria vencido a jornada e isso permitir-lhe-ia estar muito próximo dos lugares do pódio. Por questões que ainda hoje nos ultrapassam, não quis jogar o Rolabola a sério e se calhar até vai pagar caro por isso. Sempre ouvi dizer que só petisca quem arrisca. Ao que parece, o caro João não terá acreditado no nosso passatempo ou então não terá acreditado nas suas capacidades. Fica a dúvida.

- Nesta semana tivemos dois grandes vencedores e dois grandes derrotados. Do lado dos vitoriosos, Sérgio Gouveia e Paulo Mota, curiosamente dois jogadores muito parecidos no estilo de jogo; já nos derrotados, o Nélson Soares e o Eduardo caíram a pique. O Eduardo até fez um bom boletim mas foi traído pelas grandes pontuações que a concorrência teve. Já o Soares, foi um completo desastre. Foi mesmo o pior boletim da semana. Falta de estofo? Pressão? Falta de argumentos? Apagão cerebral? Deixo ao critério de cada um.

-  Uma palavra também para o Telmo Marques que no seu estilo totalmente agressivo, voltou a surpreender e está, incrivelmente, em posição de lutar pelos primeiros lugares. É daqueles participantes ao estilo-Schalke 04: todos querem apanhar esta equipa na champions e todos têm ficado com amargos de boca depois desse embate com os alemães.

- A tão poucas jornadas do fim, parece-me que todos aqueles que estão abaixo do 7º lugar, dificilmente poderão chegar ao pódio. Assim sendo, e no meu caso em particular, resta a dignidade e o espírito de tentar fazer sempre o melhor possível. Não se trata de falta de ambição ou de querer retirar pressão; simplesmente as coisas estão muito difíceis e o pessoal lá de cima está muito certo nas suas apostas. Não é impossível mas diria que é mais fácil o Schalke 04 ganhar a champions do que qualquer dos participantes, a partir do oitavo, ganharem o rola.

- Nota final para dois participantes que, ultimamente, vêm arrastando-se pelo rolabola. Qual U.Leiria, o 11º e o 13º classificados não estão a dar uma para a caixinha.

 

OPS, HE DID IT AGAIN!


Que coisa impressionante!


sábado, abril 09, 2011

GRANDE DORTMUND




Apesar do empate (e garantido ao cair do pano), ficou mais uma vez provada toda a qualidade desta equipa do Borussia Dortmund, mostrando efectivamente o porquê de estar em primeiro. Quem viu este jogo e nomeadamente a segunda parte, percebeu porque é que esta equipa tem tantos pontos de vantagem sobre os galácticos do Bayern de Munique. É verdade que não há tantos nomes sonantes neste plantel mas em termos de equipa, este Dortmund bate o Bayern claramente. Excelente envolvimento dos laterais, futebol de toque e desmarcação fácil, sem "chuveirinho", com tranquilidade e com uma excelente ligação entre sectores. Quem estava a ver o jogo, sentia que, mais minuto menos minuto, esta equipa iria chegar ao empate. A confiança do seu treinador no sistema de jogo habitualmente utilizado é tal que, mesmo a perder, o técnico tirou de campo o seu melhor marcador (Barrios), colocando outro avançado. Diria mesmo que se mais minutos houvesse, mais perto estaria o Dortmund de ganhar o jogo até porque o Hamburgo, nestes minutos finais, já jogava reduzido a dez unidades. 
Mesmo que o Leverkusen encurte distâncias, estou convencido que o título não vai fugir a esta bela equipa alemã.

sexta-feira, abril 08, 2011

BATE CERTO


Escrevi aqui no blog o seguinte no dia 20 de Outubro de 2010, depois da derrota do Benfica em Lyon.

"Pelo exposto, diria que o lado emocional faz com que o adepto queira o segundo lugar na Champions mas, na minha opinião, seria melhor ao conjunto encarnado ir para a Liga Europa de modo a crescer como equipa e sentir-se com capacidade para, eventualmente, lutar pela competição. Tendo em conta a juventude e falta de experiência de certos jogadores, numa segunda linha da Europa as vitórias e o avançar na competição faria com que os jovens atletas "encarnados" dessem um salto para um patamar mais elevado."

E sobre o Porto a 17 de Setembro...

"Por conseguinte, não só vejo muito difícil a tarefa dos rivais portugueses para chegar ao título nacional como também acho que equipas como Liverpool, City, Atlético ou Sevilha, apesar de terem muito nome e excelentes individualidades, não têm a consistência nem a qualidade de jogo que o Porto tem. Volto a repetir, ainda é muito cedo para especulações e só com o fecho do mercado de Janeiro é que podemos avaliar, com mais exatidão, o valor e potencial de cada equipa. Ainda assim, arrisco dizer que o Porto vai chegar, no mínimo, às meias-finais desta competição."

quinta-feira, abril 07, 2011

BRAVO




Grande ambiente e enorme jogo do Benfica na luz. Foi pena aquele golo oferecido ao PSV mas, ainda assim, o resultado é tão extraordinário que apaga um pouco mais aquele lamentável frango do Roberto. Sobre este particular, acho que Jorge Jesus tem efectivamente de mexer. Já são muitas falhas e, até por uma questão de respeito para com os outros guarda-redes do plantel, creio que o treinador deveria meter o Júlio César.

O segredo desta vitória baseou-se fundamentalmente em três pormenores: defesa muito subida, pressão alta que não permitiu o PSV jogar e o aparecimento de Pablo Aimar a comandar todo o futebol ofensivo da equipa. Quando o argentino está bem e aparece, a música é outra. Nos últimos 20 minutos, as pernas começaram a quebrar e só aí se deu pelo clube holandês. Houve muito mérito do Benfica mas francamente esperava mais do PSV. A ausência de Toivonen não pode explicar tudo.

Quanto aos jogadores do Benfica, gostei muito de Maxi Pereira - talvez o melhor em campo -, Luisão e Jardel (excelente no jogo aéreo) muito seguros e eficazes no desarme e Coentrão, mais uma vez, ao seu nível. Anulou Lens na defesa e a atacar foi igual a si próprio. No meio-campo, Javi fez mais um jogo extraordinário, naquela sua forma quase invisível de anular tudo o que aparece por aquelas zonas. Lá na frente, bons pormenores de Gaitán mas com muitos passes falhados, um bom Saviola, isto apesar de ser pouco incisivo à frente da baliza e uma nota muito elevada para Sálvio que, para além dos dois golos (o primeiro um golaço), foi muito útil a defender. Quanto a Cardozo, teve dois grandes remates para duas enormes defesas de Isaksson e mostrou-se esforçado, revelando enorme vontade em ajudar. No fundo, uma grande exibição do colectivo benfiquista.

PS: Villarreal e Porto praticamente nas meias e um grande Braga em Kiev. Grande noite europeia para as equipas portuguesas e a caminho de uma meia-final com três equipas nossas. Fantástico!

quarta-feira, abril 06, 2011

NEXT




Gostei do Shakthar em termos ofensivos, porventura contra outra equipa teriam conseguido um bom resultado nesta fase da champions mas contra estes rapazes não há mesmo nada a fazer. Venha o Real Madrid, depois venha o Manchester e até agarrar a taça, parecendo um longo caminho, é um instantinho.

Quanto a José Mourinho, no espaço de pouco tempo terá 4 jogos em que procurará sobreviver ao "furacão Barça". Antevejo dias difíceis para os madrilenos.

Quanto ao outro jogo da noite, gostei muito do Manchester e tiro o meu chapéu a Alex Ferguson por ter mantido dois avançados de início. Provavelmente o resultado mais justo seria o empate mas a verdade é que o United deu um grande passo rumo às meias. E aí, com o sensacional Schalke, não creio que vacilem.

LAMENTÁVEL


Sabendo da importância que têm os jogos europeus para os clubes portugueses, a imprensa desportiva nacional deveria ter o bom senso de não fazer capas que, mesmo sendo verdade, visam tão e somente desestabilizar uma equipa ou um atleta em particular. Meter o público contra as equipas e causar problemas a determinados jogadores em vésperas de um jogo europeu só para vender mais jornais é muito feio e, na minha opinião, lamentável.

terça-feira, abril 05, 2011

AINDA O CLÁSSICO


Apesar de já muito se ter dito sobre o jogo, aqui ficam algumas reflexões que, penso, serem importantes:

- Roberto. Mais uma vez fez defesas de grande qualidade mas também mais uma vez ficou ligado negativamente ao resultado. Das duas uma: ou o Benfica consegue fazer um bom negócio, vendendo o espanhol a um clube europeu ou então defendo que deverá ficar no plantel, trabalhar os aspectos menos bons que tem e ter sorte.
Uma coisa é certa, a ficar no plantel para a próxima época, já se sabe o que poderá acontecer à primeira falha. É um pouco como Rui Patrício no Sporting.

- Superioridade portista no meio-campo. Com dois alas muito abertos e com um Aimar que não é propriamente um especialista a defender, torna-se difícil segurar o meio-campo do Porto. Bem me podem dizer que no ano passado, no mesmo sistema, o Benfica esmagou o Porto na taça da liga e também venceu no seu reduto para o campeonato mas aí havia um senhor chamado Ramires. Jesus tem de rever esta situação.

- Falcao, a antítese de Cardozo. Aquilo que vi o colombiano fazer na luz, é aquilo que gosto de ver num avançado. Trabalhador, que sabe segurar a bola, jogar de costas para a baliza e, ao mesmo tempo, ter a capacidade para estender o jogo da equipa e aparecer em zonas de finalização. Falei de Guarin mas poderia também juntar o avançado do Porto aos melhores jogadores do clássico.

- Sobre a atitude de Cardozo e a justa expulsão, diria que não me surpreende. É um jogador, já deu para ver, bastante instável sob ponto de vista psicológico. Não me surpreenderia se, tal como no ano passado, demonstrasse vontade em sair do clube. E quem não está bem, que se mude.

- Chamem-lhe arrogante, parvo, vaidoso, mau carácter - e para mim é tudo isso - mas Villas Boas é, efectivamente, um excelente treinador. Um dos maiores responsáveis pelo título azul e branco.

- Deixo para o fim aquilo que menos gosto de falar: as polémicas, as arbitragens e a violência. Foi tudo muito mau neste jogo (sobre o Duarte Gomes nem vale a pena comentar) e começou bem antes do clássico, em redor do estádio. Depois, no final, foi a vergonha que se viu com o apagão e a água. Quem quer lutar contra a violência, quem reclama de tudo o que de mau se passa quando o Benfica vai ao dragão e depois recebe o seu rival desta forma - não diria da mesma maneira mas com os mesmos propósitos -, só merece desprezo e repúdio. Cenas lamentáveis por parte dos adeptos benfiquistas primeiro, e por parte dos dirigentes depois, dando ainda mais poder e moral a quem lá em cima usa e abusa do poder e da sorte.

PS: Numa altura em que se discute a baliza de Benfica e Sporting, lamento que os olheiros não tenham recomendado aquele que considero um dos melhores guarda-redes da liga espanhola (já desde o ano passado que ando a falar nele) e que, recentemente, se comprometeu com o Valência para a próxima temporada: Diego Alves, guarda-redes do Almeria. Seguramente que, na altura devida, teria sido bastante acessível para qualquer dos grandes portugueses.
E, já agora, lembram-se do guarda-redes da selecção nigeriana que jogou contra o Benfica e que brilhou no mundial? Está ainda no Hapoel. Para já, digo eu.

segunda-feira, abril 04, 2011

ROLABOLA

JORNADA 12:

1. Udinese - Roma

2. Liverpool - Man City

3. Bilbao - Real Madrid

4. Zenit - CSKA Moscovo

5. Hamburgo - Dortmund

6. Fiorentina - AC Milan

7. Valência - Villarreal

8. Braga - Guimarães
MVP:

9. Naval - Benfica
MVP:

OLHOGOLO:

10. Portimonense - Porto
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Sábado, 14h25

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Milan 3-0 Inter (Pato (2), Cassano)

2. Hoffenheim 0-0 Hamburgo

3. Twente 2-0 PSV (Janssen (2))

4. Roma 0-2 Juventus (Krasic, Matri)

5. Catania 4-0 Palermo (Balzaretti p.b, Bergessio, Ledesma, Pesce)

6. Osasuna 2-3 Atlético Madrid (Sola, Nekounam; Diego Costa (3))

7. Everton 2-2 Aston Villa (Osman, Baines; Bent (2))

8. Guimarães 1-1 Sporting (João Paulo; Matias)
MVP: João Paulo (Guimarães)

9. Benfica 1-2 FC Porto (Saviola; Guarin, Hulk)
MVP: Moutinho (Porto)

OLHOGOLO:

10. Académica 1-0 Portimonense (Laionel)
MVP: Laionel (Académica)


PONTUAÇÕES:

João Carlos 6
Faria 19
Pedro Gama 3
Soares 10
Doc 6
Filipe 12
Alvega 23+3=26
Seco 3
Bruno Alves 7
Lelo 19
Eduardo 3
Paulo e Rui 15
Sérgio 12
Telmo 11
Salvador 17
Oliveira 9
Rocha 6
Rogério 9
Amândio 0
Fostex 16
Hélder Marques 8

VENCEDOR DA JORNADA: ALVEGA = 26 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º NÉLSON SOARES 165 PONTOS
2º Eduardo Marques 154
3º Rogério 153
4º Sérgio Gouveia 153
5º Lelo Marques 153
6º Paulo Mota 153
7º Telmo Marques 146
8º Bruno Rocha 138
9º Paulo Oliveira 138
10º Pedro Faria 134
11º Tó Salvador 133
12º Amândio Santo 130
13º Doc 127
14º Fostex 122
15º Filipe Rocha 121
16º Vitor Antunes 120
17º Paulo / Rui 115
18º Seco 111
19º Hélder Marques 111
20º Bruno Alves 109
21º Pedro Gama 75
(10º João Carlos 136)

CONSIDERAÇÕES:

- Em fim-de-semana de título, tivemos um Rolabola atípico e com muitas surpresas. Estamos a aproximar-nos do final do passatempo e os riscos começam a surgir. Tivemos de tudo esta semana. O grande vencedor foi o Paulo Mota (Alvega), dando um grande salto na tabela; e o próprio Lelo que voltou a colar-se aos participantes lá da frente. Menos exuberante mas, ainda assim, com uma jornada satisfatória foi o líder Soares que saíu desta jornada com a liderança e com mais uns pontinhos de vantagem sobre o segundo colocado.

- Se esta jornada permitiu conhecer um ligeiro fosso entre os 6 da frente e os restantes, também é verdade que equilibrou as coisas lá para cima. Do 2º ao 6º classificados, apenas há um pontinho de diferença. Depois aparece uma segunda linha com o Telmo, eu, o Oliveira, o Faria e o Salvador que ainda acalentam algumas esperanças mas terão (digo eu) de arriscar mais para conseguir qualquer coisa neste jogo. Ainda há muitas jornadas mas o final está mais perto.
Quanto aos restantes, não acredito que ainda possam chegar ao pódio mas os mesmos cá estarão para me contrariar.

- Se esta semana soube a pato para o Alvega, o mesmo não se pode dizer para muitos participantes. Os grandes derrotados da jornada acabaram por ser o Eduardo e o Amândio. Bastou pressioná-los um pouco aqui no espaço de comentários para estes sócios perderem a concentração e apagarem a luz esta semana. Temo o pior para estes dois amigos já que creio que irão continuar a seguir esta linha.

- Quanto aos melhores palpites da semana, destaco o tiro certeiro da dupla Paulo/Rui no Everton - Aston Villa, o tiro no limite do Telmo em Guimarães (que fez com que a sua jornada passasse de miserável para razoável) e, finalmente, o tiro "a la Guilherme Tell" na maçã podre do Pedro Faria. Apesar desses 7 pontos, nem quero imaginar o que ele, Pedro, faria àquele personagem se o encontrasse pelas ruas de Lisboa. Certamente que num "8".

domingo, abril 03, 2011

LUZ AZUL




Parabéns ao Porto pela vitória no jogo e pelo título conquistado. Já o aqui fomos dizendo ao longo destes últimos meses, tem tanto de justo como de indiscutível este campeonato ganho pelos portistas.

Sinceramente, é difícil dizer quem tem melhor equipa e quem pratica melhor futebol. Villas Boas defende os seus, Jesus faz o mesmo. Tivemos momentos neste campeonato em que o Benfica foi melhor mas o Porto foi sem dúvida mais regular. Além disso, há uma coisa que me parece clara e que mais uma vez ficou evidente neste jogo: a organização defensiva do Porto é superior (isto apesar de ter jogadores como Rolando ou Maicon no eixo da defesa, atletas medianos no meu entender). Mas como a equipa é um todo, essas pequenas debilidades facilmente são ofuscadas. Aquele meio-campo do Porto com Fernando, Belluschi e Moutinho é formidável mas quando Guarin está lá, a equipa não se recente e ganha até uma força extra em termos físicos. Diria mesmo que, nos jogos fora e com equipas de alta gama, meter Guarin em campo é a solução ideal.

Numa breve análise àquilo que foi o jogo, creio que o Porto entrou melhor, chegou ao golo, controlou a partida e soube reagir ao golo do empate. Exceptuando alguns minutos no segundo tempo, diria mesmo que a superioridade portista foi evidente, tendo os azuis criado oportunidades de sobra para chegar ao 1-3 e sentenciar a partida. Não o fizeram e depois, com a expulsão de Otamendi, correram o risco de ver o Benfica empatar o jogo.

Parece-me notório que esta equipa do Benfica aparece bastante desgastada, com alguns jogadores bem longe daquele ritmo apresentado há dois ou três meses atrás. A incapacidade em recuperar defensivamente leva a equipa a expor-se e a cometer muitos erros. Contra boas equipas, mais evidente se tornam essas fragilidades.
Depois deste resultado adverso, resta aos de Jesus concentrarem-se naquilo que realmente importa: vencer o PSV. Vai ser muito difícil, o PSV é forte nas transições mas o Benfia tem capacidade para ultrapassar este obstáculo. Porém, a equipa terá de estar mais concentrada, fisica e psicologicamente mais estável e com o pensamento que, neste tipo de jogos, mais importante que marcar é não sofrer, algo que não se tem passado ultimamente.

Para terminar, o meu MVP vai para... Guarin. Um golo e uma exibição de encher o olho no meio-campo portista.

CARDOZO




Se me perguntassem qual o jogador que o Benfica deveria vender na próxima época, de modo a equilibrar as contas e, quem sabe, melhor reforçar-se no mercado, a minha resposta seria... Oscar Cardozo. Porquê o melhor marcador da temporada passada e um dos maiores goleadores da história do clube, perguntarão alguns; Passo a explicar.

- Em primeiro lugar, importa referir que gosto de Cardozo, reconheço-lhe um pé esquerdo de grande qualidade e é óptimo ter numa equipa um jogador que sabe explorar bem as suas maiores virtudes.

- Posto isto, há 3 grandes motivos que me levariam a vender o paraguaio:

1. É muito fraco a jogar de costas para a baliza (não sabe explorar a sua altura e capacidade física) e lento de processos, o que faz com que a equipa tenha muitas dificuldades perante equipas que, durante o jogo, tenham mais posse de bola (especialmente em jogos europeus);

2. Creio que o Benfica de Jesus ganharia mais com um outro tipo de avançado;

3. Está bem cotado em termos internacionais e creio que poderia ser uma boa venda para o clube caso alguém chegasse, por exemplo, aos 25 milhões de euros.

Devo confessar que adoro jogadores como Aguero, Rooney, Higuain, Tevez, isto é, avançados goleadores mas bastante mais móveis e rápidos. Ainda ontem vimos como a mobilidade/versatilidade/velocidade de Alexandre Pato esmagou por completo a defesa do Inter.
Para o Benfica, veria com muito bons olhos um avançado com essas características e que fizesse (principalmente) a diferença nos jogos da champions contra os colossos europeus. Nada me move contra Cardozo - e se ficar é também uma boa opção por parte do clube - mas gostaria de ver outro tipo de soluções na frente de ataque.

Naturalmente que é muito difícil arranjar o tal avançado que caracterizei e por números apetecíveis. Sim, sei perfeitamente disso. Mas cabe aos olheiros do clube encontrarem essa tal solução - como descobriram Miccoli, por exemplo -. Assim de repente, veria Neymar como o "sonho impossível". Numa outra linha mas com maior mobilidade, veria Vagner Love (CSKA), Arnautovic (Werder Bremen), Mirallas (Olympiakos) ou Pavlyuchenko como grandes opções - ainda que sejam alvos muito difíceis para qualquer clube português -. Bem mais acessíveis e também interessantes, Lima (Braga) e Nené (Cagliari) também encaixariam bem neste esquema de Jesus.

Uma coisa, porém, me parece pouco clara. Será que Cardozo conseguiria vingar num bom clube da Europa? Sinceramente, tenho algumas dúvidas. Talvez o campeonato italiano fosse aquele que melhor se adequasse às características do paraguaio mas, mesmo aí, custa-me a acreditar que ele consiga encaixar num Milan, Inter, Nápoles, Udinese, Palermo, Juventus ou Roma.
Sinceramente, não sei como iria responder Cardozo a um desafio europeu. Basta ver, por exemplo, que mesmo na sua selecção (e nem sequer é das mais fortes) tem alguma dificuldade em se impor. Creio que apenas leva 4 golos pelo Paraguai, muito pouco para um presumível matador.
Felizmente para o Benfica, aqui as coisas têm corrido muito bem. Tal como disse, a ficar, é uma mais valia para o Benfica. A sair, também o será porque tudo o que seja "livrar-se" do paraguaio por mais de 20 milhões, é um bom negócio para o clube.

UMA PENA




Não que para mim a liga ainda estivesse em causa mas esta derrota do Real Madrid em casa frente ao Gijon não veio mesmo nada a calhar. Matou de vez o clube madrileno e, tal como acontece no clássico de hoje entre Benfica e Porto, o jogo com o Barça para o campeonato vai, seguramente, perder algum brilho e aquela emoção que poderia ter caso o Real se mantivesse a 5 pontos.

Ora, para além da derrota, caíu também o recorde de Mourinho. Na condição de visitado, eram já mais de 9 anos sem perder para o campeonato. A última vez que o "special one" havia perdido foi com o Beira-Mar, num jogo que jamais esquecerei porque tenho uma história curiosa em virtude dessa partida. Era um sábado, o Porto recebia o Beira e o Benfica jogava no domingo à noite em Alverca. O Eduardo Marques andou esse sábado inteiro a tentar convencer-me a ir a Alverca ver o Benfica. A minha resposta foi sempre negativa dado que o jogo era pouco apelativo, o estádio também não era dos mais interessantes e a hora do encontro também não era convidativa. Chegou-se à hora de jantar, reunimo-nos para ver o Porto e ele voltou a falar-me no assunto. Farto de o ouvir, virei-me para ele e disse-lhe que se o Porto perdesse em casa com o Beira-Mar, que sim, iria com ele a Alverca (poderia ter apostado no empate mas até quis jogar totalmente pelo seguro). O resto da história, como devem calcular, é fácil de perceber. Nunca mais me esquecerei daquele livre de grande categoria de Cristiano - lateral esquerdo que depois foi para o Benfica - que me proporcionou um domingo diferente.

Voltando a Madrid, a grande noticia para o Real terá sido mesmo o regresso de Gonzalo Higuain. Terá, certamente, os seus minutos frente ao Tottenham até porque Adebayor tem estado em baixo e Benzema e Ronaldo poderão não estar em campo.

sexta-feira, abril 01, 2011

O INEVITÁVEL ADEUS (1 DE ABRIL)


Sei de fonte segura que o Benfica tem um princípio de acordo com o Manchester United que envolve a venda de Fábio Coentrão a troco de 26 milhões de euros, sendo que o clube português recebe Fábio da Silva e Anderson por empréstimo e por uma temporada.

Ainda não está oficialmente concretizado, a imprensa portuguesa ainda nada escreveu sobre o assunto mas é algo que me foi transmitido aqui por gente muito próxima do Manchester United. É, diria, o negócio possível para o Benfica, ainda que, no meu entender, o jogador poderia e deveria sair pelos tais 30 milhões.

PS: Não é inocente o desejo de Coentrão de jogar em Inglaterra (hoje publicado na imprensa desportiva).

1 DE ABRIL. O blog entrou na brincadeira e avançou com uma noticia totalmente falsa. Para todos aqueles que chegaram a pensar no assunto, tenho a dizer-vos que foram enganados.