segunda-feira, abril 30, 2012

PARABÉNS


Uma das vantagens de se estar ausente do país em dia de título azul e branco é o facto de estar completamente imune a festarolas ou boquinhas provocadoras de adeptos portistas. 

Como sei que há alguns azulinhos que por aqui passam, aqui fica uma mensagem de felicitações por mais um título conquistado. Não que me tenha convencido profundamente mas tenho de confessar que, na zona crucial da temporada e nomeadamente nos confrontos directos com os outros candidatos, o Porto foi claramente superior. Além do mais, quer queiramos quer não, temos de admitir que por lá figura o melhor jogador deste campeonato, um tal de Hulk. Não foi só ele o obreiro desta liga mas teve uma influência tremenda no desfecho final da Liga. 
Quanto ao treinador do Porto, foi ao encontro daquilo que penso há muito: tanto pode acontecer um treinador ficar em 2º ou 3º e ser muito bom como ficar em 1º, ser campeão e, mesmo assim, deixar muito a desejar. Vitor Pereira, por muito que continue a ganhar no Porto, não me parece que seja fácil inverter a opinião negativa que eu e muita gente tem a seu respeito.

Para a próxima época, estou curioso em saber se jogadores como Álvaro Pereira, Fernando e Hulk vão continuar. Diria que perder estes três jogadores seria visto como um grande revés. Para mim são os três melhores jogadores do clube e não seria nada fácil contratar jogadores desta craveira. Aguardemos.

PS: Apenas uma curiosidade. O Porto quando passou a estar em apenas uma competição, arrancou de forma fresca e tranquila rumo ao título enquanto que o Benfica pagou bem cara a factura de andar em praticamente todas as provas até bem perto do fim.

sábado, abril 28, 2012

PORQUE DEVE JESUS CONTINUAR?

Ora bem, estamos já em final de temporada mas é natural que já se especule sobre a continuidade ou não de Jorge Jesus. Mantendo a coerência no discurso que venho apresentando ao longo destes três anos, sou a favor da continuidade do actual treinador do Benfica. Em seguida, tentarei explicar porquê.

Jesus está longe de ser um treinador perfeito. Tem alguns defeitos, visíveis aos olhos do mais simples adepto, mas também tem muitas coisas positivas. Façamos então uma breve análise ao seu percurso, medindo os prós e contras:

Adenda: Concordo que se deva analisar o trabalho do Jesus num todo, isto é, desde o principio do seu trabalho até aos dias de hoje. E assim o farei.

CONTRA:

- Para mim, o ponto que mais detesto nele é a sua teimosia. É bom quando uma pessoa é optimista e acredita profundamente nas suas capacidades mas pode tornar-se em algo negativo quando se pensa que tudo o que se faz é bem feito e que dificilmente o erro fará parte do seu dicionário. Durante três temporadas, tivemos três casos ilustrativos disso mesmo: Roberto, César Peixoto e Emerson. 

- Passividade demontrada no mercado de Inverno. Nestes dois últimos anos, a equipa foi severamente penalizada por não rectificar situações pontuais em Janeiro. O ano passado, Gaitán e Sálvio não tinham concorrência nas alas e quando rebentaram, a equipa quebrou completamente. Este ano, esses problemas à frente foram corrigidos mas situações do género ocorreram na zona defensiva. Se as lesões dos centrais são coisas que podem acontecer, já a ausência de alternativa a Maxi e a inexistência de (pelo menos) um bom lateral esquerdo fizeram a equipa sucumbir perante equipas que, habilmente, souberam explorar essa situação. Muitos foram os golos sofridos em casa, sendo, por exemplo, os casos de FC Porto (com Hulk) ou do Chelsea (com Ramires e Torres no golo) os casos mais sintomáticos.

- Diferença de tratamento entre jogadores do plantel. Esta característica muito sua tem coisas boas mas também tem coisas más. Jesus é assim, quando gosta de um jogador, praticamente "despe a camisa" por ele. Temos casos evidentes como Gaitán, Cardozo, Javi, entre outros. Se são, digamos, os seus "meninos bonitos", significa que podem estar tranquilos porque têm todo o apoio e confiança do mundo para jogarem, independentemente do seu estado de forma. Ora, é evidente que este aspecto, nesta perspectiva, é bom. É fantástico quando o jogador se sente admirado e respeitado pelo treinador. E é assim que Jesus consegue valorizar muitos jogadores já que é capaz de os apoiar incondicionalmente, independentemente das criticas que possam vir do exterior. Mas aqui a questão é que tais situações de diferenciação de tratamentos também podem jogar contra si. Veja-se a forma como tratou Moreira e Júlio César quando Roberto ocupava a baliza e, mais recentemente, temos o caso de Capdevila, sendo que poderia salientar muitas outras situações.

- Dois anos seguidos sem o título nacional. Para muita gente, e porque estamos a falar do Benfica, é motivo para despedir o treinador. Não vou por aí - e nos pontos a favor tentarei explicar porquê - e, apesar de ter colocado este ponto como "contra", apenas o fiz porque a ausência do título nacional é algo que indirectamente joga contra si já que o grande objectivo do clube no início de cada temporada é precisamente conquistar o campeonato nacional.

A FAVOR:

- Devolveu ao adepto benfiquista o prazer de ver a sua equipa jogar à bola. O primeiro ano terá sido a sua melhor temporada (daí o título nacional) mas também a foi porque tinha, quanto a mim, o melhor onze inicial dos últimos 20 anos. Recordo, para os mais esquecidos, que havia Coentrão, David Luíz, Ramires, Di Maria e o melhor Saviola. Ainda assim, tivemos momentos fantásticos nestes últimos três anos e foi graças aos seus métodos de trabalho.

- A mentalidade de Jesus.  Treinador de ataque e com um estilo de jogo daqueles que eu gosto. Desta temporada para a anterior, percebeu que nas competições europeias teria de jogar mais fechado e isso, para além de lhe ter dado frutos, deixou também no ar de que, ainda que não o demonstre nas conferências de imprensa, está a aprender com os erros do passado e ainda tem margem para melhorar no futuro.

- Capacidade em valorizar jogadores. Creio que nisso estamos todos de acordo. Se vissem aquilo que escrevi no blog sobre Coentrão e Rúben Amorim antes de Jesus, assustavam-se. 

- Vive do seu trabalho. Respira futebol, vive para o clube e estuda ao pormenor todas as equipas. Vai mais longe pelo facto de, volta e não volta, funcionar como olheiro do clube já que, através dos muitos videos que vê, consegue trazer jogadores relativamente desconhecidos e de boa qualidade.

- A dimensão europeia que deu ao Benfica. Eliminado na Liga Europa pelo Liverpool nos quartos (2009-10) e pelo Braga nas meias (2010-11), afastado este ano nos quartos da Champions pelo Chelsea. No meio disto tudo, um notável percurso em casa e alguns bons resultados fora (vitórias em solo alemão ou inglês, por exemplo). Já para não falar também no respeito que o nome Benfica ganhou fora de portas. Se isto não é um bom cartão de visita...

- O conhecimento do plantel. São três anos de trabalho. Os jogadores sabem o que o treinador pretende e o líder encarnado conhece melhor que ninguém aquilo que os seus atletas valem e são capazes de fazer. Começar tudo de novo, a menos que se tratasse de algum treinador de reconhecida craveira internacional, seria, no meu ponto de vista, um erro.

- A confiança que transmite aos seus jogadores. Cardozo joga mal um jogo ou falha uma grande penalidade, Jesus vem à conferência de imprensa salientar tudo aquilo que o paraguaio já fez de bom ao serviço do clube e, no jogo seguinte, coloca-o outra vez de início e é o primeiro a mostrar que está com ele. Jardel, como é uma aposta sua, defende-o com unhas e dentes dos criticos.  Jesus sabe que Gaitán é craque e, mesmo com tiques de vedeta e de menino mimado, dá-lhe total apoio porque sabe que só com muito mimo e muito carinho é que pode tirar o máximo partido do argentino. Enfim, poderia estar aqui a dar uma infindável lista de exemplos que fazem com que jogadores aparentemente bons se tornem muito bons. Volto a salientar que Jesus acreditou em Di Maria, Coentrão ou Cardozo (era suplente com Quique) no passado quando poucos acreditavam neles e agora está a fazer o mesmo com Gaitán, por exemplo. 

- Por último e não menos relevante, Jesus deu ao Benfica a capacidade para, ano após ano, estar objectivamente na luta pelo título. Recordo-me que nos finais de 90 e no pós milénio, o Benfica apenas se apresentava como candidato no papel. Sim, podem argumentar que vitórias morais ou "apenas" candidaturas não valem rigorosamente nada. Verdade. No entanto, tenho para mim que o Benfica, com Jesus, voltou a ser respeitado em Portugal e mostrou todos os anos argumentos para conquistar o título, sendo inclusive a espaços (uns mais longos que outros) considerada a melhor equipa a jogar em Portugal. Mesmo no inesquecível ano de Villas-Boas verificámos essa situação.

Pesando os prós e os contras, só me resta acreditar que para o ano irão ser corrigidos os erros atrás e Jesus, com menos teimosias, irá, com toda a certeza, dar seguimento ao, quanto a mim, bom trabalho que vem desempenhando até então. Uma coisa também me parece clara: Jesus já não goza daquele estatuto de "salvador" que gozava após aquela magnífica primeira temporada e isso, por incrível que pareça, poderá jogar a seu favor. Efectivamente, o técnico encarnado sabe que, numa próxima temporada, não se poderá dar ao luxo de fazer apostas no escuro (ao jeito de Emerson) e, como tal, irá proceder de uma forma mais pragmática, algo que, de resto, já começa a evidenciar neste final de temporada com algumas medidas mais populares dentro da massa associativa.
 


sexta-feira, abril 27, 2012

O FIM

Aparentemente, estamos perante o fim da União Desportiva de Leiria. O clube da minha cidade e a equipa onde me iniciei como futebolista. Posso confessar-vos que houve uma altura na minha infância onde o meu primeiro clube era o Leiria e tudo girava em seu redor. Não falhava um jogo e, sempre que possível, lá estava eu como apanha-bolas, algo que me dava um gozo imenso. Conhecia os jogadores, era inclusive vizinho de alguns, e adorava poder entrar nos balneários e trocar cromos com os atletas, aprender com eles, relacionar-me com esse mundo.

Fui crescendo e quando cheguei aos juvenis, apercebendo-me de certas "manobras" de alguns dirigentes (e se coisas estranhas se passavam nas camadas jovens, imaginem a nível sénior), fui obrigado a sair. Houve muitas situações que iam contra os meus valores. Portanto, saí e, a pouco e pouco, fui-me "desligando" da União. Deixei de ir ver os jogos e aquele amor não diria que se tornou em ódio mas deu lugar a um sentimento de indiferença. E é isso mesmo que sinto agora com este Leiria do João "vigarista" Bartolomeu: indiferença. 

PS: A ver se nos próximos 10 anos, o Marrazes consegue crescer e, quem sabe, afirmar-se como o maior clube da cidade. Como se costuma dizer, vamos Marrazes que ainda há esperança!

quinta-feira, abril 26, 2012

DIGNIDADE

Grande jogo no San Mamés. Duas equipas muito dignas e a darem tudo por tudo para carimbar o passaporte para Bucareste. Por este jogo a vitória do Bilbao não se discute mas, se olharmos àquilo que foi o conjunto das duas partidas, talvez um prolongamento não ficasse mal. Ainda assim, uma palavra para Sá Pinto e para os seus jogadores que conseguiram vender muito cara a eliminatória frente a uma fantástica equipa.

Ainda antes de ir ao Bilbao, não posso deixar de salientar duas ou três notas que me chamaram à atenção neste jogo:

1. No meu entender, Sá Pinto deveria ter colocado Carriço de início. Não percebo como é que num jogo desta intensidade, fora de casa e frente a uma equipa que carrega muito pela zona central (explorando também o jogo aéreo do seu ponta-de-lança), Sá Pinto tenha preferido Schaars em detrimento daquele que foi, para mim, um dos melhores jogadores da primeira mão. Corrigiu ao intervalo mas aí a equipa já não estava em vantagem na eliminatória.
Posteriormente, não concordei com a saída de André Martins. Estava enorme no meio-campo. Aliás, que Paulo Bento coloque rapidamente os olhos neste miudo porque o rapaz transpira qualidade. Sim, pelas suas características, via até com muito bons olhos a ida do miudo ao Euro, e até porque também pode jogar nas alas.

2. Izmailov fez muita falta. Jogar com o russo é o dia, jogar com Pereirinha é a noite. Um desastre a exibição do jovem português, sendo que, na minha opinião, deveria ter saído ao intervalo.

3. É verdade que já resultou algumas vezes mas para mim Capel só pode jogar como extremo esquerdo. Esteve bem no primeiro tempo, causou alguns embaraços a Iraola mas quando passou para a direita, desapareceu do jogo.


Vamos ao Bilbao. Um jogo tremendo de uma equipa que, efectivamente, dá prazer ver jogar. Um ritmo alucinante, pressão constante sobre a defesa leonina, exploração dos flancos, alternância de jogo apoiado ou jogo directo com Llorente a servir de referência... enfim, uma panóplia de soluções e uma demonstração de trabalho diário absolutamente incríveis. Há dedo de Marcelo Bielsa, não tenho a menor dúvida. Os sportinguistas que não me interpretem mal mas eu como não sou hipócrita (e todos aqui sabem por quem torcia neste jogo) tenho de dizer que aconteceu a final que desejava. Duas equipas de vocação ofensiva e que irão, espero, dar espectáculo. 

Relativamente ao jogo de Alvalade, tivemos Ibai Gomez como novidade na esquerda (belo jogo e grandes pormenores), passando Muniain para o meio para o lugar de De Marcos. Foi aqui uma das grandes diferenças em relação ao jogo da primeira mão já que, desta vez, tivemos Muniain no jogo. 
Depois, o regresso de Javi Martinez. Varreu tudo lá atrás e mostrou serenidade aquando da posse de bola, algo que lhe tem valido chamadas constantes à selecção espanhola. 
Finalmente, não posso deixar de destacar aquela ala direita (Iraola e Susaeta entendem-se de olhos fechados) que garantem muito do jogo ofensivo da equipa. Depois, lá na frente, há um tal de Llorente que, por esta altura, tem obrigatoriamente de estar à frente de Torres e Villa nas contas do Euro.

PS: Não vi a outra meia-final mas já vi o golo de um jogador tremendo e que pouco ouço falar quando a imprensa portuguesa se manifesta em relação ao Atlético: Adrian. Para mim, se fosse eu a decidir, era jogador para ir ao Europeu.


AI O TINTOL



Não vi o programa mas achei divertidíssimo este video. Rui Oliveira e Costa no seu melhor.

quarta-feira, abril 25, 2012

TREMENDO


Grande, grande jogo de futebol. Isto sim, uma verdadeira meia-final da champions onde as duas equipas mostraram argumentos para seguir em frente. Ganhou o Bayern mas também poderia ter seguido o Real. A lotaria das penalidades já se sabe como é mas é curioso que disse para mim mesmo, antes delas começarem, que os alemães, pela vantagem física que aparentavam e pela reconhecida frieza mental que lhes permite nunca abanar em situações de aperto (tome-se por exemplo os 15 minutos iniciais do jogo onde o Real entrou a matar e em que a equipa soube reagir), partiam com um ligeiro favoritismo. Além do mais, contavam com Neuer, um autêntico gigante entre os postes. Não que Casillas não seja "enorme" mas o alemão consegue ocupar muito mais a baliza.

É verdade que o Real também fez tudo para passar mas, no meu entender, seria um duro golpe se o Bayern caísse. Me parece que, excepção feita aos primeiro 20 minutos de jogo, houve sempre muito mais Bayern em campo e sentia-se muito mais o golo perto da baliza de Iker do que o contrário. Mais uma vez ficou demonstrado que a capacidade física tem muita importância ao mais alto nível e a verdade é que os jogadores do Real sentiram bastante o desgaste provocado pelo clássico do fim-de-semana. Vi Ronaldo de rastos, Di Maria completamente ao lado do jogo e o próprio Ozil sem capacidade para desequilibrar na frente. Já do outro lado, tinhamos equipa fresca e com um poder de fogo absolutamente tremendo. Ribery, Robben e Gomez são um trio que facilmente encaixaria em qualquer equipa da Europa.

Custa perceber como é que esta equipa bávara não se consegue impor na Bundesliga. O Dortmund, bi-campeão na Alemanha, não conseguiria nem de perto nem de longe fazer aquilo que os bávaros fazem frequentemente na champions.

Ficou por aqui o sonho de José Mourinho em ganhar a champions pela terceira vez, logo agora que tinham uma grande oportunidade pelo facto do super Barça ter caído. Inglório o facto de Ronaldo ter perdido uma grande penalidade, ele que também jogava muito nesta meia-final. Uma possível vitória do Real na champions e em ano de Europeu, poderia significar uma enorme chance do português ganhar pontos importantes na luta pelo troféu de bola de ouro.

A importância de ganhar a primeira mão

Recordo-me que quando fui à luz ver o jogo com o Chelsea, dizia para amigos que o importante era ganhar. Vencer sem sofrer golos seria melhor mas o 2-1 ou o 3-2 seriam resultados que assinaria antes do encontro começar.
Ora, mais uma vez ficou visto que a pressão para a equipa visitada no jogo da segunda mão ganha uma dimensão enorme quando se vê confrontada com a questão do tal golo que possa valer a dobrar. Viu-se isso ontem com o Barça (mal o Chelsea marcou, a equipa entrou em pânico), viu-se também hoje com o Real em que abanou mal sofreu o 2-1. Por conseguinte, e olhando já para o jogo de amanhã do Sporting, diria que o Bilbao tem boas possibilidades mas não é, nem de perto nem de longe, favorito. 

Tremendo jogo, parabéns às duas equipas!

PS: Não que seja novidade mas este jogo deu mais uma vez para perceber o que espera à selecção portuguesa no Euro. Esteve em campo a selecção alemã (mais Khedira e Ozil do outro lado) e a fantasia de Robben que, juntamente com Sneijder, Van Persie e companhia, nos vão causar enormes dores de cabeça.

PS1: Não o referi na peça mas merece um destaque neste espaço: Pepe. Um jogo tremendo do internacional português a mostrar o porquê de ser, actualmente, um dos três melhores centrais do Mundo (se não mesmo o melhor).

terça-feira, abril 24, 2012

ESCÂNDALO


Há coisas incríveis no futebol. Se me dissessem há 3 ou 4 meses atrás que o Chelsea iria estar na final da champions, deixando pelo caminho o Barça, ou que o Sporting iria ultrapassar o Man City e lutar com o Bilbao pelo passe para a final da liga europa, eu automaticamente chamaria a essas pessoas impropérios do pior que possa haver. A verdade é que hoje fez-se história. Uma equipa inglesa, adepta do futebol de ataque e totalmente contra qualquer tipo de anti-jogo, conseguiu algo completamente surreal. Não dá para explicar como conseguiram tal feito. Conseguiram-no e pronto. Não se pode fechar os olhos à alma, entrega, dedicação ao jogo e espírito de grupo mas, independentemente disso, custa muito ver uma equipa, cujo objectivo único nas duas mãos foi anular as armas do adversário, seguir em frente.

No meio disto tudo, só tenho pena de Ramires. O brasileiro fez um jogo tremendo e mostrou, mais uma vez, porque é para mim, nesta altura, o jogador mais importante do Chelsea. Grande jogo também do defesa-esquerdo costa-marfinense.

Que Mourinho é o melhor do mundo já todos sabemos. Agora, não podemos fechar os olhos à estrelinha que também teima em acompanhá-lo. Ver o super Barça ser eliminado da champions(três dias depois de ter perdido o campeonato para a sua equipa) e ver o Chelsea seguir para a final onde aí não poderá contar com Terry, Meireles e Ramires, é algo que tem tanto de curioso como de misterioso.

PS: Estando o Barça e o Man Utd de fora, nada mais me restará do que torcer pelo Ronnie e pelo meu Di Maria.

ROLABOLA

JORNADA 13:

1. Roma - Nápoles

2. Twente - Ajax

3. Feyenoord - AZ

4. Málaga - Valência

5. Bétis - Atlético Madrid

6. Man City - Man Utd

7. Lille - PSG

8. Gil Vicente - Guimarães
MVP:

9. U.Leiria - Feirense
MVP:

(9. Beira-Mar - Paços Ferreira)
MVP:

OLHOGOLO:

10. Marítimo - FC Porto
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 17h55

NOTA: Por questões de segurança e para precaver um possível adiamento no jogo 9, peço a todos os participantes o favor de apostarem no Beira-Mar - Paços Ferreira. Este jogo, apesar de constar no boletim, só será alvo de avaliação caso o jogo do Leiria seja considerado nulo.

ROLABOLA

 Resultados e Marcadores:

1. Barcelona 1-2 Real Madrid (Alexis; Khedira, Ronaldo)

2. Bordéus 2-1 Marselha (Jussie (2); J. Ayew)

3. Fiorentina 0-0 Inter

4. Juventus 4-0 Roma (Vidal (2), Pirlo, Marchisio)

5. Galatasaray 1-2 Fenerbahce (Inan; Ziegler, Stoch)

6. Osasuna 1-1 Málaga (Nino; Cazorla)

7. Arsenal 0-0 Chelsea

8. Nacional 2-3 Sporting (Mateus, Keita; Rubio, Neto, Wolfswinkel)
MVP: André Martins (Sporting)

9. Feirense 1-0 Setúbal (Buval)
MVP: Diogo Cunha (Feirense)

OLHOGOLO:

10. Académica 0-1 Olhanense (Rui Duarte)
MVP: Fabiano (Olhanense)

PONTUAÇÕES:

Pedro Gama 6
Diogo 7
Eduardo 14
Lelo 16
Faria 12
Soares 3
Seco 5
Salvador 14
Fostex 9
Fernando 19
Bruno Rocha 14
Filipe Rocha 19
Oliveira 20+3=23
Telmo 10
Cedes 3
Major 9
Pascoal 12
Black Ice 9

VENCEDOR DA JORNADA: OLIVEIRA = 23 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:
  
1º PEDRO FARIA 230 PONTOS
2º Paulo Oliveira 224
Filipe Rocha 216
4º Telmo Marques 214 
5º Fernando 205
6º Nuno Pascoal 202
7º Lelo Marques 199
8º Salvador 192
9º  Bruno Rocha 190
10º Black Ice 186 
11º Seco 182
12º Pedro Gama 177 
13º Cedes 174
14º Fostex 170 
15º Doc 165
16º Diogo 149
17º Eduardo 143
18º Nélson Soares 124
19º Major 115
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES: 

- Começo por alertar os participantes de que apenas faltam 4 jornadas para terminar o Rolabola. A última jornada será jogada no fim-de-semana da taça de Portugal. Para a próxima semana, os quatro primeiros já terão de enviar os respectivos boletins por mail.


- Analisando a jornada, tivemos uma boa prestação do Paulo Oliveira, algo que lhe permitiu chegar ao segundo lugar. Apesar de estar em condições de chegar ao primeiro lugar, calculo que o seu grande objectivo seja mesmo manter o segundo posto, algo que não o conseguiu na primeira volta (acabou por ficar em terceiro). É verdade que desta vez não tem um tubarão no seu encalce (O Rochinha é simpático mas tem de comer muito pão para chegar aos calcanhares do seu mano) mas estou curioso em saber se desta vez irá ou não jogar pelo seguro. Como se costuma dizer... Quem tudo quer, tudo perde.


- Goste-se ou não se goste, a verdade é que o Di Matteo do Rolabola... perdão, o Pedro Faria lá vai levando a àgua ao seu moinho. Para já, tem três coisas que jogam a seu favor: tem a experiência de ser líder do rola nesta altura do campeonato, tem uma confortável almofada pontual, nomeadamente em relação ao 4º classificado, algo que dá moral e confiança, e como terceiro factor moralizador, diria que não tem por perto o seu grande carrasco do Rolabola (obrigado!). Como tal, só lhe resta assumir o seu natural favoritismo.


- Intelectualmente falando, não me apelidaria de sobredotado mas também não me considero nenhum João Pereira. Serve isto para dizer que não faço ideia do que irá acontecer até final mas tenho a leve sensação de que há um artista, por sinal à minha frente (e que aparentemente ainda não percebeu as regras do Rolabola) que ainda vai acabar esta brincadeira atrás de mim. Como digo, não sou sobredotado nem adivinho mas há um feeling dentro de mim que me diz que algo absolutamente divinal está para acontecer neste rola.


- Nem sempre falo bem dele mas quando ele me dá motivos para tal (por muito mínimos que sejam), gosto de lhe elevar a moral. Excelente tiro do Edu na vitória do Real em Camp Nou e com o sabor especial do tiro certeiro no seu marcador, o CR7. Gostaria que o nosso querido Eduardo pudesse também ele dizer à malta "Calma, calma... eu estou aqui" mas, como todos sabemos, se há coisa que ele gostava de fazer era desaparecer do mapa rolaboliano.


- É curioso como a 4 jornadas do fim, hajam sentimentos diferentes nos participantes. Se muitos sentem que "já só faltam quatro rondas", há aqueles que, pelo contrário, salientam o facto de "ainda haver tanta jornada pela frente". Neste último particular, falo sobretudo do amigo Soares que está a tremer como varas verdes em relação aos marcadores. Ah, já agora, obrigado por me teres poupado 20 euros ao teres tido medo em apostar contra mim no jogo do Barça. Nem digo aqui a proposta que te fiz (que recusaste categoricamente) porque correrias o risco de te passarem a chamar João Pereira. Se bem que, agora que penso melhor, para a cabeça que tens e para os pés que apresentas, apelidarem-te de JP seria visto por ti com muitos bons olhos.

domingo, abril 22, 2012

RÁPIDAS

1. Vitória tranquila do Benfica. Notou-se uma equipa mais fresca sob ponto de vista físico e menos pressionada, talvez pelo facto de já se sentir para aqueles lados que o título não é mais que uma miragem. Ainda assim, uma exibição agradável frente a uma boa equipa maritimista, conjunto esse que, já agora, conta, na minha opinião, com os dois piores laterais da liga: Briguel à direita e Luis Olim (não jogou) à esquerda.
Já agora, inteligente Jesus em poupar Emerson de mais uma tarde de assobios, algo que poderia ser prejudicial para a equipa.

2. Quem acompanha o blog já deve saber a minha opinião a respeito de Saviola. Foi, sem dúvida alguma, um excelente reforço na primeira época mas, a partir daí, foi caíndo e, hoje em dia, considero-o mesmo o 4º avançado do Benfica. Já o disse e mantenho, o clube encarnado não se pode dar ao luxo de ter um jogador com um ordenado destes a jogar de três em três meses uma partida como titular. Defendo que a melhor solução seria libertar o jogador já no final da época. Não obstante, do profissionalismo do argentino só tenho a dizer bem. Não é todos os dias que vemos um jogador com este curriculum mostrar-se tão respeitador para com a equipa técnica e respectivos companheiros de equipa. Nunca o ouvi dizer uma palavra negativa a respeito do clube, nunca o vi tratar mal quem quer que fosse por uma não entrada na segunda parte ou por uma substituição precoce e, sempre que foi chamado, procurou dar o seu melhor e dignificar ao máximo a camisola do clube. Futebolisticamente já não o é mas como Homem e como profissional é muito grande Javier Saviola.

3. Deu Real Madrid no clássico. Justo, diga-se. Das poucas vezes que vi o Barcelona sem soluções ofensivas e até algo desgastado fisicamente. Se isso se verificou foi porque do outro lado teve uma grande equipa que se adaptou bem às circunstâncias do jogo e soube explorar os espaços deixados atrás pelos três defesas do Barça. Sobre este particular, uma palavra para Guardiola e para a bravura com que colocou as suas peças em campo. Jogar num sistema de três defesas e com dois miudos (Thiago e Tello) que há bem pouco tempo eram figuras na equipa B, diz muito da confiança que Pep tem na sua equipa. Desta vez correu mal mas acredito que ainda haverá mais uma oportunidade para o conjunto catalão mostrar ao Mundo quem é a melhor equipa da actualidade e quem tem o melhor jogador do planeta.

sexta-feira, abril 20, 2012

VÉNIA


Provavelmente estarei a ser injusto para com Sá Pinto e para com todos aqueles bravos leões que tudo fizeram para derrubar a fantástica equipa do Bilbao - e conseguiram-no com total mérito, sendo até o resultado curto face ao que se passou em campo - mas a minha vénia vai pura e simplesmente para um jogador que, não fora as lesões, estaria agora a dar banhos de bola em Espanha e a lutar pela conquista da champions. Creio que nem é preciso dizer nomes. Mais uma demonstração de classe por parte do russo.

Deixem-me apenas referir-me aos dois portugueses que encheram o meio-campo do Sporting. Provavelmente já não irão a tempo do "barco do euro" mas este Carriço, que tão bem tem feito as funções de trinco na Liga Europa e o André Martins, que transpira qualidade técnica e discernimento em todas as suas acções, têm, seguramente, motivos para acreditar numa chamada de Paulo Bento a médio-longo prazo.

Não estarei muito longe da verdade se disser que tivemos, provavelmente, o melhor Sporting da temporada. Já Bielsa e os seus jogadores, bem podem dar-se por satisfeitos por sair de Lisboa com a sensação de que "apenas" basta ganhar 1-0 para carimbar o passe para Bucareste.

quarta-feira, abril 18, 2012

O SEGREDO É ESTE


Ficou hoje mostrado por Di Matteo qual o segredo para se ganhar ao Barça: sofrer muito, jogar com o seu habitual avançado a médio centro, ter muita sorte, rezar muito e esperar que num lance fortuito possa nascer um golo. Hoje foi assim, uma tremenda injustiça, um anti-futebol total por parte dos da casa e, mais uma vez, a estrelinha e Petr Cech a fazerem a diferença.

Atenção, não condeno Di Matteo nem a sua estratégia. Pelo contrário. Para se poder sonhar com um resultado positivo frente à melhor equipa de sempre só é possível com um sistema táctico deste género. Foi assim, por exemplo, que Mourinho conseguiu sobreviver ao massacre catalão quando estava no Inter.

Foi uma noite menos feliz do Barcelona - apesar do domínio total do jogo e da posse de bola - mas acredito que em Espanha as coisas irão ser naturalmente diferentes. Aliás, melhor dizendo, creio que o Chelsea vai ser igual ao que mostrou nesta primeira mão mas tenho a convicção que o Barça vai conseguir finalmente ultrapassar a muralha azul e conseguirá, com maior ou menor dificuldade, seguir para a final. E é bom que o façam porque tenho muito dinheiro investido nesta super equipa.

terça-feira, abril 17, 2012

UMA GRANDE EQUIPA


Grande jogo de futebol entre duas das melhores equipas europeias da actualidade. A vitória acabou por sorrir justamente aos bávaros já perto do final, com mais um golo do impressionante Mário Gomez.
Diria que a eliminatória está em aberto mas não se pense que o Real terá tarefa facilitada pelo facto de jogar em casa e "apenas" necessitar de marcar um golo (se não sofrer) para seguir em frente. Ficou bem evidente que o Bayern conta com um fortíssimo ataque e tem jogadores nas alas capazes de surpreender a qualquer momento. O Real é favorito (já o era antes deste jogo) mas terá que suar muito e até jogar mais do que aquilo que fez na Alemanha para carimbar o passe para a final.

No meio disto tudo não posso deixar de salientar o mérito do Dortmund na conquista da Bundesliga. Com uma equipa com poucos nomes sonantes, com um treinador ainda algo desconhecido no mundo da bola, ser capaz de estar, por esta altura, com 8 pontos de vantagem sobre esta assustadora equipa de Munique, é algo absolutamente extraordinário.

PS: Coentrão com muito trabalho na marcação a Robben, Mário Gomez a dar muito que fazer a Pepe. Uma espécie de "warm up" para aquilo que virá daqui a dois meses.

ROLABOLA

JORNADA 12:

1. Barcelona - Real Madrid

2. Bordéus - Marselha

3. Fiorentina - Inter

4. Juventus - Roma

5. Galatasaray - Fenerbahce

6. Osasuna - Málaga

7. Arsenal - Chelsea

8. Nacional - Sporting
MVP:

9. Feirense - Setúbal
MVP:

OLHOGOLO:

10. Académica - Olhanense
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Sábado, 12h40

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Udinese - Inter (ANULADO)

2. Schalke 04 1-2 Dortmund (Farfan; Piszczek, Kehl)

3. PSV 3-2 AZ (Lens (2), Matavz; Altidore, Beerens)

4. Zenit 2-0 CSKA (Bystrov, Arshavin)

5. Auxerre 1-1 PSG (Le Tallec; Nené)

6. Tottenham 1-5 Chelsea (Bale; Drogba, Mata, Ramires, Lampard, Malouda)

7. Liverpool 2-1 Everton (Suarez, Carroll; Jelavic)

8. Bayern Munique 2-1 Real Madrid (Ribery, Gomez; Ozil)

9. Getafe 5-1 Sevilha (Torres, Lacen, Miku (2), Rios; Negredo)

OLHOGOLO:

10. Benfica 2-1 Gil Vicente (Rodrigo, Saviola; Zé Luis)
MVP: Bruno César (Benfica)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 16
Lelo 9
Soares 10
Cedes 4
Faria 20
Pedro Gama 15
Salvador 18
Major 12
Seco 13
Doc 12
Bruno Rocha 22+3=25
Filipe Rocha 12
Telmo 6
Diogo 14
Pascoal 12
Fostex 6
Fernando 10
Black Ice 10*
Oliveira 13*

*penalizados por jogarem depois do prazo

VENCEDOR DA JORNADA: BRUNO ROCHA = 25 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º PEDRO FARIA 218 PONTOS
2º Telmo Marques 204 
3º Paulo Oliveira 201
4º Filipe Rocha 197
5º Nuno Pascoal 190
6º Fernando 186
7º Lelo Marques 183
8º Salvador 178
9º  Black Ice 177
10º Seco 177
11º Bruno Rocha 176 
12º Cedes 171
13º Pedro Gama 171
14º Doc 165
15º Fostex 161 
16º Diogo 142
17º Eduardo 129
18º Nélson Soares 121
19º Major 106
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES: 

- Tal como previ, esta jornada iria significar mudança de líder. Não que o Telmo não mereça o meu respeito mas o Faria é mais jogador. Resta agora saber se o Sr. Marques sofreu apenas um abanão ou se a queda significará o afastamento em definitivo do título. Terá ainda mais algum coelho na cartola? Cá estaremos para ver...


- Não sei se é pela minha ausência do top5 mas me parece que está a faltar qualquer coisa lá em cima. Falta mais sal, mais ambição, mais espectáculo e sobretudo mais equilíbrio. Parece que o medo em cair para o meio da tabela é maior do que a vontade em jogar para os primeiros lugares. A ver se o Fernando ou o Nuno Pascoal abanam com a coisa lá em cima porque está visto que os outros que por lá figuram ainda não têm unhas para tocar aquela guitarra.


- É verdade, voltei às boas exibições e aos triunfos no rolabola. Se esta vitória muda alguma coisa? Rigorosamente nada. É bom vencer, é muito bom ultrapassar os passarinhos que têm apostas contra mim mas a desilusão desta segunda volta é tanta que uma simples vitória não pode apagar todo o percurso negativo que venho vivendo até então. Estar a 25 pontos do terceiro lugar não é nada do outro mundo e, como tal, não vou deixar de lutar pelo objectivo mínimo mas sinto que alguns dos meus jogadores já estão a pensar no Euro2012. E por falar nisso, fiquem atentos porque poderão haver novidades a breve trecho.


- Não pude deixar de reparar em algumas provocações ao amigo Soares no decorrer da jornada.  Ao que parece, tudo começou pelo facto do caro ter escolhido o Artur como MVP, quando todos sabiamos que o Eduardo iria jogar por se tratar da taça da liga. Parece que deu resultado a táctica do venenoso, em que prentendia com isso desviar atenções, fazendo com que as pessoas olhassem a erros de pormenor ao invés de olhar para o bolo, isto é, a classificação geral. Pois eu prefiro mesmo avaliar os atletas pela classificação e aí deparo-me com pontuações vergonhosas do Amândio, do Major, do Soares e do Eduardo. Se o Major ainda tem desculpa por já ter apresentado resultados no passado e por se ter atrasado nesta segunda volta, já os outros, rola após rola, teimam em falar muito e jogar muito pouco. Então o camarada da Nazaré, nem é bom falar. Só falta agora quererem ir ao Europeu...


- Fico-me por aqui esta semana. Obrigado a todos aqueles que, de forma algo preocupada, me deram os parabéns pelo meu "regresso" ao Rolabola. Descansem amigos, para já ainda não faço mal a ninguém.

terça-feira, abril 10, 2012

ROLABOLA

JORNADA 11:

1. Udinese - Inter

2. Schalke 04 - Dortmund

3. PSV - AZ

4. Zenit - CSKA

5. Auxerre - PSG

6. Tottenham - Chelsea*

7. Liverpool - Everton*

8. Bayern Munique - Real Madrid

9. Getafe - Sevilha

OLHOGOLO:

10. Benfica - Gil Vicente
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 12h25

*FA CUP. Vale o resultado (e marcadores) no final dos 90' minutos.

PS: Excepcionalmente, iremos incluir neste boletim um jogo da champions.

PS1: Esta semana apenas teremos um jogo português por ser a final da taça da liga.

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Sunderland 0-0 Tottenham

2. Arsenal 1-0 Man City (Arteta)

3. Shakhtar Donetsk 2-0 Dinamo Kiev (Alex Teixeira, Rakitskiy)

4. Bilbao 1-0 Sevilha (Llorente)

5. PSG 2-1 Marselha (Menez, Alex; André Ayew)

6. Hamburgo 1-1 Leverkusen (Petric; Schurrle)

7. Lázio 3-1 Nápoles (Candreva, Mauri, Ledesma; Pandev)

8. Olhanense 1-2 Paços Ferreira (Agra; Caetano, Cohene)
MVP: Vitor (Paços)

9. Braga 0-1 Porto (Hulk)
MVP: Hulk (Porto)

OLHOGOLO:

10. Sporting 1-0 Benfica (Wolfswinkel)
MVP: Elias (Sporting)

PONTUAÇÕES:

Soares 0
Faria 34+3=37
Rocha 8
Cedes 19
Seco 10
Oliveira 17
Major 6
Doc 27
Salvador 10
Lelo 9
Eduardo 13
Fostex 9
Pascoal 9
Diogo 9
Fernando 10
Pedro Gama 9
Filipe Rocha 9
Telmo 9
Black Ice 16

VENCEDOR DA JORNADA: FARIA = 37 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º TELMO MARQUES 198 PONTOS
Pedro Faria 198
3º Paulo Oliveira 188
Filipe Rocha 185
Nuno Pascoal 178
Fernando 176
Lelo Marques 174 
Black Ice 167
Cedes 167 
10º Seco 164
11º Salvador 160 
12º Pedro Gama 156 
13º Fostex 155  
14º Doc 153
15º Bruno Rocha 151 
16º Diogo 128
17º  Eduardo 113
18º Nélson Soares 111 
19º Major 94
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES:
- Antes de mais, um pedido de desculpas pela ausência de considerações na semana passada. Problemas com a internet, falta de tempo e o facto de estar de férias são motivos mais que suficientes para o sucedido. As minhas desculpas em particular para o Fernando, o grande vencedor da jornada anterior que, com tamanha recuperação nas duas últimas rondas, aproximou-se do top 5.
- Olhar para esta semana é olhar para um total deserto de ideias. Salvaram-se os boletins do Doc e do Faria, sendo que no caso do último significou uma ascensão ao segundo lugar da tabela.

- O amigo Telmo, ainda que muito menos exuberante, lá vai somando alguns pontos que lhe vão permitindo liderar o rolabola. O campeão em título continua a não ceder mas tem agora a companhia de um participante já muito experiente nestas coisas de jogar para o título. Estou curioso em saber o que a próxima ronda nos vai trazer. Tenho a leve impressão que o líder vai mudar mas, diga-se em abono da verdade, com o mijadito que anda lá na frente estamos sempre à espera de fenómenos estranhos.

- Uma palavra para o Hélder Marques, o único a acertar em cheio no resultado do derby. Acho curioso como certos e determinados sportinguistas, que gostam de vir para aqui picar o Benfica, nem sequer terem a coragem de apostar na sua equipa neste tipo de jogos. Não foi o caso do rabbit e, como tal, um bom coelho tirado da cartola.

- O que é que se pode dizer mais desta jornada? Um bom tiro do Edu no Olhanense - Paços; boas apostas de alguns participantes no Hulk como mvp e marcador; um bom tiro do Diogo no Llorente e boletins interessantes do Oliveira e do Cedes. A respeito do Cedes, se não foi um golpe final nas aspirações do Diogo em garantir a grade de minis, foi, pelo menos, um uppercut que deixou o nosso amigo completamente azamboado.

- Da minha parte, nada mais terei a fazer do que lutar pelo melhor lugar possível. Uma época para esquecer. Tentar ganhar um jantar ao Fostex ou tentar ultrapassar o Soares no derby dos marcadores são apenas aperitivos. Fica o registo de uma segunda volta vergonhosa ou, se preferiem, eduardosa ou soarosa.

RESOLVIDO


Pecou por escassa a vitória leonina ante um Benfica que primou pela falta de intensidade e inspiração do primeiro ao último minuto. Sá Pinto voltou a montar a equipa da mesma forma que o havia feito diante do Metalist e a fórmula deu novamente frutos. O Sporting deu a iniciativa de jogo ao rival na primeira parte (os de Jesus foram para o intervalo com 66% de posse de bola) e explorou o contra-ataque com transições rápidas e bolas nas costas de Luisão e Garay. Foi assim, por exemplo, que nasceu o lance do penalty sobre Wolswinkel.

No segundo tempo, o Sporting subiu as linhas, assumiu mais o jogo e podia ter construído um resultado muito mais expressivo. Não fora Artur e a desinspiração do lobo e certamente que mais golos teriam surgido.

Numa perspectiva encarnada, este jogo veio colocar um ponto final na ambição de conquistar o título. Diria mesmo que o Benfica começou a perder este jogo no sábado à noite com aquele soco no estômago que foi a vitória do Porto.

Agora que terminou a aventura europeia, há que reunir esforços para, de mal o menos, garantir o segundo lugar. É que, se para o Sporting ficar em 4º ou 5º é mais ou menos a mesma coisa, para os encarnados garantir o acesso directo para a champions é sinónimo de um significativo encaixe financeiro e de uma entrada mais tarde na preparação da próxima época.

PS: Termino com uma nota de destaque a respeito de um jogador absolutamente fabuloso: Marat Izmailov. Pelo toque de bola faz-me lembrar o perfume e a classe de Andrés Iniesta. Tivesse tido menos azar com as lesões e teriamos ali um jogador de top mundial. 

quarta-feira, abril 04, 2012

DE PARABÉNS


Segue o Chelsea mas poderia ter seguido o Benfica. No conjunto das duas eliminatórias, fica a sensação que a equipa lusa em nada foi inferior ao seu adversário e que com um bocadinho mais de felicidade teria seguido em frente. Em jogos desta envergadura, é preciso sorte. O conjunto encarnado foi muito infeliz nos dois encontros. A começar pela arbitragem onde, quer na luz quer em Londres, se sentiu alguma protecção aos blues e a terminar nas inacreditáveis lesões na zona central da defesa que condicionaram imenso a estratégia.

Fica o sabor amargo da eliminação perante uma equipa que mostrou o porquê de estar a lutar pelo 4º lugar na liga mas fica também a demonstração do valor, do carácter, da personalidade, da humildade e da entrega desta equipa do Benfica. Hoje não houve patinhos feios. A começar em Artur e a acabar nos bravos que pintaram de vermelho Stamford Bridge, todos estão de parabéns. E é por tudo isto que me apetece terminar dizendo: eu sou benfiquista, com muito orgulho, com muito amor... 

segunda-feira, abril 02, 2012

ROLABOLA

JORNADA 11:

1. Sunderland - Tottenham

2. Arsenal - Man City

3. Shakhtar Donetsk - Dinamo Kiev

4. Bilbao - Sevilha

5. PSG - Marselha

6. Hamburgo - Leverkusen

7. Lázio - Nápoles

8. Olhanense - Paços Ferreira
MVP:

9. Braga - Porto
MVP:

OLHOGOLO:

10. Sporting - Benfica
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 12h40

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Aston Villa 2-4 Chelsea (Collins, Lichaj; Sturridge, Ivanovic (2), Torres)

2. Newcastle 2-0 Liverpool (Pape Cissé (2))

3. Parma 3-1 Lázio (Mariga, Floccari (2); Scaloni)

4. Lille 2-1 Toulouse (Hazard, Payet; Aurier)

5. Juventus 3-0 Nápoles (Bonucci, Vidal, Quagliarella)

6. Rennes 1-1 Lyon (Erdinc; Lisandro)

7. Trabzonspor 1-1 Fenerbahce (Ylmaz; Cristian)

8. Benfica 2-1 Braga (Witsel, Bruno César; Elderson)
MVP: Bruno César (Benfica)

9. Feirense 1-3 Beira-Mar
MVP: Jaime (Beira-Mar)

OLHOGOLO:

10. Guimarães 3-1 Paços Ferreira (Assis, Teles, Soudani; Michel)
MVP: Nuno Assis (Guimarães)

PONTUAÇÕES:

Soares 17
Diogo 13
Faria 12
Fostex 6
Cedes 17
Eduardo 8
Lelo 19
Salvador 15
Major 25
Seco 18
Pedro Gama 18
Doc 16
Filipe Rocha 9
Pascoal 15
Telmo 11
Rocha 17
Fernando 35+3=38
Black Ice 9
Oliveira 15

VENCEDOR DA JORNADA: FERNANDO = 38 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º TELMO MARQUES 189 PONTOS
2º Filipe Rocha 176
3º Paulo Oliveira 171
4º Nuno Pascoal 169
Fernando 166
6º Lelo Marques 165
Pedro Faria 161
Seco 154
Black Ice 151 
10º Salvador 150
11º Cedes 148
12º Pedro Gama 147 
13º Fostex 146  
14º Bruno Rocha 143
15º Doc 126
16º Diogo 119
17º Nélson Soares 111
18º Eduardo 100
19º Major 88
20º Amândio Santo 55

domingo, abril 01, 2012

UM NICO DE ESTRELA


O Braga fez um grande jogo e mostrou o porquê de estar na luta pelo título. Uma equipa organizada defensivamente e muito forte nas transições ofensivas com Mossoró a ser o principal elo de ligação entre o meio-campo e o ataque. Os pupilos de Jardim acabaram por sucumbir no período de descontos mas deixaram uma bela imagem e a sensação de que têm argumentos para, já na próxima jornada, pararem o FC Porto.

Na perspectiva encarnada, estes três pontos são absolutamente fundamentais. O empate arredava a equipa do título e a vitória poderá fazer com que a equipa chegue ao próximo jogo a depender exclusivamente de si para conquistar o título. O Braga - Porto jogar-se-á primeiro e, muito honestamente, tenho dúvidas que o Porto consiga a totalidade dos pontos.

Algumas notas importantes que gostaria de partilhar sobre o Benfica que vi neste jogo:

1. Notou-se pela positiva a ausência de Emerson. O futebol do Benfica torna-se mais rápido e o número de bolas perdidas desce drasticamente. Nota-se que Capdevila não tem o ritmo ideal mas com o acumular de jogos (se Jesus assim o quisesse) iria certamente melhorar.

2. A importância de passar a jogar no campo todo. Com Gaitán à esquerda é outra música. A equipa passa a criar perigo pelos dois flancos com Nico num flanco e Maxi no outro. Curiosamente foi do lado direito que saíu a grande jogada de Gaitán, mostrando mais uma vez toda a sua categoria. Dêem-lhe tempo, tenham paciência, deixem-no crescer e irão ver que está ali um jogador de enorme categoria. O melhor em campo.

3. Finalmente Jesus fez aquilo que defendo há muito. Cardozo é quase sempre parte da solução mas tem jogos em que se torna "um a menos". Como tal, defendo muitas vezes que deva ser substituído. Foi isso que Jesus fez neste jogo e a equipa ganhou muito com isso. Ainda para mais, quando se tem uma solução como Nélson Oliveira, não faz sentido insistir em Cardozo a tempo inteiro, rezando para que aproveite uma bola para fazer golo.

4. As declarações de Jesus no final do jogo deixaram-me preocupado. Pensar em Emerson como solução para o centro da defesa no próximo jogo é como dizer aos adeptos de que já desistiu da eliminatória. Que recue Javi e avance com Matic e deixe-se de invenções.

5. Saúda-se o regresso de Rodrigo ao onze. Nota-se que ainda está preso mas é um jogador que precisa de carinho e de confiança para voltar aos seus grandes momentos. Naturalmente que só jogando com maior regularidade é que poderá tornar-se novamente peça chave. Mesmo sem aquele poder de explosão, gostei do que vi.

6. A nota menos positiva deste Benfica diz respeito às transições defensivas. O Benfica mete muitos no ataque mas, por esta altura, tem algumas dificuldades em transitar para a defesa com rapidez. Witsel revela fadiga nestes últimos jogos e os alas nem sempre ajudam no meio. Além disso, Javi Garcia ao cobrir as subidas de Maxi deixa quase sempre aquela zona central despovoada. Percebo o porquê disso acontecer (são muitos jogos nas pernas e pouco tempo de recuperação) mas são coisas que, frente a boas equipas, não pode acontecer, sob pena da equipa ser altamente castigada.