segunda-feira, maio 21, 2012

ÚLTIMA JORNADA

Resultados e Marcadores:

1. Bayern Munique 1-1 Chelsea (Muller; Drogba)
2. Hibernian 1-5 Hearts (McPake; Barr, Skacel (2), Grainger, McGowan)
3. Juventus 0-2 Nápoles (Cavani, Hamsik)
4. Auxerre 1-2 Montpellier (Kapo; Utaka (2)
5. St. Etienne 2-3 Bordéus (Guilavogu, Aubameyang; Diabeté (2), Gouffran)
6. Lorient 1-2 PSG (Monnet-Paquet; Pastore, Motta)
7. Recife 1-1 Flamengo  (Marquinhos; Vagner Love)
8. Corinthians 0-1 Fluminense (Euzebio)
9. Botafogo 4-2 São Paulo (Herrera (3), Junior; Jadson, Fabiano)
OLHOGOLO:
10. Sporting 0-1 Académica (Marinho)
MVP: Adrien (Académica)

PONTUAÇÕES:

Bruno Rocha 30
Pedro Gama 16
Diogo 11
Doc 8
Soares 4
Cedes 6
Seco 11
Fostex 6
Major 9
Pascoal 3
Eduardo 31+3=34
Salvador 15
Lelo 2
Telmo 11
Fernando 11
Filipe Rocha 12
Oliveira 12
Faria 6
Black Ice 12

VENCEDOR DA JORNADA: EDUARDO MARQUES = 34 PONTOS 

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

PAULO OLIVEIRA 331 PONTOS
Filipe Rocha 320
Pedro Faria 307
4º Black Ice 300
5º Nuno Pascoal 292  
6º Telmo Marques 291
7º Salvador 275 
8º Lelo Marques 273 
9º Bruno Rocha 269
10º Pedro Gama 260    
11º Fernando 257
12º Eduardo 254    
13º Cedes 248
14º Fostex 243 
15º Seco 224 
16º Diogo 212
17º Doc 211  
18º Major 183 
19º Nélson Soares 166
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES: 

- E pronto, chegámos ao fim de mais uma edição do rolabola. Da minha parte, um agradecimento a todos aqueles que tornaram este passatempo possível. Espero que tenham gostado.

- Como não poderia deixar de ser, quero parabenizar os três primeiros classificados. Ao longo do rola, foram claramente os jogadores mais fortes. Saudação em especial para o Oliveira que conquistou o seu primeiro título e para o Rochinha que, na sua segunda temporada, conseguiu um brilhante segundo lugar. Quanto ao meu amigo Fary, mais uma vez e qual Izmailov, passeou classe por estes relvados fora. 

- Os primos acabaram o jogo em beleza. Trinta e quatro pontos para o Edu, trinta para mim. Já o vinha dizendo e parece ser mesmo verdade: o amigo Eduardo está a começar a apanhar o jeito e, quem sabe, não poderemos ter novidades deste num futuro muito próximo. Candidato aos 5 primeiros ou até mesmo ao título? Não sei... Só mesmo ele nos poderá dizer quais as suas ambições.
Quanto a mim, apesar de uma época para esquecer, tenho a certeza que a breve trecho voltarei a dar alegrias aos sócios. Me aguardem...

- Ainda estamos a estudar a possibilidade de haver um Rolabola do Europeu. Gostaria, se possível, que os nossos amigos deixassem no espaço de comentários uma pré-candidatura, isto para ver se realmente valerá a pena avançar com o jogo.

Um abraço e até uma próxima oportunidade!

domingo, maio 20, 2012

Parabéns ao Chelsea mas...


... Já tinha escrito aqui no blog que a minha final da champions deste ano realizou-se em Bucareste com duas equipas espanholas a proporcionarem um excelente espectáculo de futebol. Esperava exactamente um jogo assim e, como tal, não me surpreendeu minimamente o desfecho final. 
Quanto a este jogo, quando uma equipa faz 24 remates contra 6, tem 20 cantos contra 1 (sendo que este deu golo), tem uma grande penalidade a favor e mesmo assim não consegue ganhar, creio que está tudo dito. Saber defender também é algo que merece destaque mas este estilo ultra-defensivo e altamente resultadista vai contra aquilo que eu, como adepto, aprecio num jogo de futebol.

O futebol é mesmo uma coisa incrível. O Chelsea tem a pior equipa dos últimos dez anos, jogou o pior futebol da última década, andou a arrastar-se pelo campeonato inglês e acaba a época premiada com o título mais importante de clubes. 

Por último, uma palavra para Didier Drogba. Foi justamente considerado pela Uefa o mvp da final. Diria mais, foi a grande figura desta champions. Um avançado tremendo e que, em final de contracto, merecia fazer mais uma ou duas temporadas numa equipa de topo. Pessoalmente não me importava nada de o ver num dos meus três clubes: Man Utd, Barcelona ou Inter.

Quanto ao Bayern, depois de ter feito o mais difícil (eliminar o Real), acabou por deixar fugir uma oportunidade de ouro. Uma pena, sem dúvida.

Para o ano há mais. Esperemos que o "efeito Grécia" não se repita.

quinta-feira, maio 17, 2012

CONFIO EM PAULO BENTO


Ainda não tinha tido oportunidade de analisar os 23 seleccionados de Paulo Bento. Faço-o agora.

Antes de mais, devo dizer que gosto do nosso seleccionador. Sempre o admirei como jogador, como pessoa e agora como treinador. Acho que fez um excelente trabalho no Sporting e tem feito um bom papel neste seu novo cargo. 

Sobre os 23, lancei aqui no dia 10 de Março aqueles que achava que iriam ser os seus eleitos para o Europeu (ver aqui). Falhei dois (Sílvio e Manuel Fernandes em vez de Miguel Lopes e Custódio), sendo que seria previsível que falhasse o primeiro já que o ex-Rio Ave esteve praticamente lesionado toda a temporada. Portanto, a única surpresa apareceu com a chamada de Custódio.

Ora bem, as maiores criticas aos 23 do Paulo prendem-se em 3 ou 4 nomes: há quem prefira Nélson a Miguel Lopes, outros defendem que Hugo Viana ou Manuel Fernandes são superiores a Rúben Micael e há ainda quem entenda que Liedson poderia ter espaço na frente de ataque. Naturalmente que depois temos as questões disciplinares de Ricardo Carvalho e Bosingwa e até o caso de Quim que, segundo muitos, não se percebe como não é chamado sendo o titular do 3º classificado do nosso campeonato.

Vestindo a pele do seleccionador, devo confessar que as minhas escolhas não andariam muito longe das que ele tomou. Em primeiro lugar, é-me indiferente que Beto tenha sido escolhido em detrimento de Quim já que qualquer um deles iria apenas servir para defender umas bolas nos treinos e fazer companhia aos restantes nas refeições e momentos de ócio. Depois, na luta Nélson-Miguel Lopes, diria que são jogadores semelhantes. Nélson terá (?) feito uma boa temporada no Bétis e também joga à esquerda, ao passo que Miguel Lopes é um jogador muito mais lateral direito. É mais rápido, mais forte fisicamente e creio que defende melhor. Não havendo Sílvio, também iria por aqui, muito embora também aceitasse se a escolha recaísse em Nélson.

No meio-campo é onde há mais motivos de discordância. Sinceramente, não morro de amores por Hugo Viana. Ainda assim, acho que fez uma excelente temporada. Tem uma excelente capacidade de passe e é muito inteligente tacticamente. Faltar-lhe-á a rotatividade que tem, por exemplo, Rúben Micael. Atenção que estamos a fazer uma comparação entre dois jogadores que, é consensual, iriam sempre ser suplentes já que o meio-campo inicial está, à partida, definido: Veloso, Moutinho e Meireles. Mas, voltando aos dois atletas em análise, acho que, mesmo não tendo feito uma grande temporada, para o estilo de jogo da selecção (em que joga sem número "10", precisando por isso de ter médios com "chegada"), acho que Rúben Micael é muito mais útil do que Viana. Posto isto, devo ainda dizer que eu, neste particular, teria apostado na irreverência de André Martins. Os criticos dir-me-ão que é ainda muito jovem, ainda não é um titular no Sporting e ainda não terá o estofo mental para ir a um Europeu. Eu, a esses comentários, respondo: já vi Ronaldo "o fenómeno" ser chamado a um Mundial com 17 anos ou Walcott ser chamado à selecção inglesa sem ter feito um jogo a titular pelo Arsenal. Quando se é bom, só tem é de se arriscar. Low, por exemplo, também chamou Draxler, jogador que ainda não é internacional.
Continuando nestas ligeiras dúvidas (e é muito bom que praticamente ninguém tenha dúvidas quanto ao onze inicial), a escolha para mim mais controversa terá sido a de Custódio em detrimento de Manuel Fernandes. Sendo fã do médio do Besiktas, fiquei algo triste pela sua não convocatória. Eu teria optado por ele mas, sinceramente, compreendo e até aceito a ideia de Bento ter incluído o trinco do Braga. Portugal precisará, porventura, de um trinco forte no choque, bom no jogo aéreo e capaz de, em jogos apertados, se juntar aos centrais com maior frequência. Ora, Manuel Fernandes (apesar de forte fisicamente), quer queiramos quer não, não reune todas essas faculdades.

Sendo certo que Liedson já não é o que era, parece-me também evidente a escolha de Nélson Oliveira, um avançado diferente de todos os outros. Assim sendo, só me resta dizer que estou com Paulo Bento e, mesmo com uma selecção francamente mais fraca comparativamente aos últimos anos, acredito que podemos fazer uma boa campanha. Que assim seja!


terça-feira, maio 15, 2012

ATÉ HOJE!


Caro Roberto Mancini,

Em primeiro lugar, parabéns pela conquista do título. A tua equipa não me convenceu muito mas foi um pouco como aquilo que se passou em Portugal: o teu rival conseguiu cometer tantos erros no último terço do campeonato que era praticamente impossível não ganhares. Ainda assim, fizeste questão de complicar aquilo que, aparentemente, parecia ser tão fácil.

Escrevo-te para te dizer que me recordo perfeitamente de ti como jogador. Eras um craque. Daqueles mesmo que eu gosto. Tecnicamente muito evoluído, jogavas e fazias jogar. Eras um pouco naquela onda do Roberto Baggio, Totti ou Del Piero. Um verdadeiro número "10". Recordo com saudade os teus tempos de Lázio e principalmente Sampdória. É como te digo, se fores como treinador aquilo que eras como jogador, certamente que terás uma grande carreira. Não acredito muito mas, como sabes, no futebol nunca se sabe.

Se tinha uma grande impressão de ti como jogador, conforme já referi, como treinador tinha uma imagem muito negativa de ti. Bem sei que não é fácil lidar com tantos egos e tantas estrelas mas, no meu entender, tinhas obrigação de fazer melhor. Não gostei daquilo que fizeste neste ano... até hoje! A partir daqui, limpaste qualquer negativismo que tinha a teu respeito. Porquê?

Por isto:

"One day I'd like to win the Spanish Liga but also the Portuguese league with Benfica. There are clubs that have made football history: I am ready for anything, but now I just think about City". (Roberto Mancini)


Não te desejo boa sorte para a próxima época já que defendes as cores do clube rival mas que tenhas sorte e sucesso na vida. Cumprimentos!

ROLABOLA

ÚLTIMA JORNADA:

1. Bayern Munique - Chelsea*

2. Hibernian - Hearts*

3. Juventus - Nápoles*

4. Auxerre - Montpellier 

5. St. Etienne - Bordéus

6. Lorient - PSG

7. Recife - Flamengo 

8. Corinthians - Fluminense

9. Botafogo - São Paulo

OLHOGOLO:

10. Sporting - Académica*
MVP:

Marcador de Serviço:
 

PRAZO: Sábado, 14h55

NOTA: 4 PRIMEIROS: brunorocha25@hotmail.com

*Finais de taça. Vale resultados e marcadores no final dos 90'


ROLABOLA

1. Fenerbahce 0-0 Galatasaray
2. Getafe 0-2 Saragoça (Apono, Postiga)
3. Villarreal 0-1 Atlético Madrid (Falcao)
4. Rayo Vallecano 1-0 Granada (Tamudo)
5. Montpellier - Lille (Fana)
6. Lázio - Inter (Kozak, Candreva, Mauri; Milito)
7. Catania - Udinese (Di Natale, Fabbrini)
8. Guimarães 1-2 Académica (Bruno Teles; Diogo Valente, Edinho)
MVP: Diogo Valente (Académica)
9. Gil Vicente 3-1 Feirense (Hugo Vieira, Zé Luis (2); Buval)
MVP: Adriano (Gil)
OLHOGOLO:
10. Sporting 3-2 Braga (Wolfswinkel (3); Barbosa, Lima)
MVP: Wolfswinkel (Sporting)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 17
Lelo 34+3=37
Seco 21
Major 16
Rocha 5
Cedes 11
Diogo 10
Pedro Gama 17
Doc 12
Soares 15
Fostex 23
Pascoal 31
Salvador 9
Fernando 15
Black Ice 28
Oliveira 18
Telmo 15
Filipe Rocha 30
Faria 30

VENCEDOR DA JORNADA: LELO MARQUES = 37 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

PAULO OLIVEIRA 319 PONTOS
Filipe Rocha 308
Pedro Faria 301 
4º Nuno Pascoal 289 
5º Black Ice 288
6º Telmo Marques 280
7º Lelo Marques 271  
8º Salvador 260
9º Fernando 246
10º Pedro Gama 244    
11º Cedes 242
12º Bruno Rocha 239   
13º Fostex 237
14º Eduardo 220
15º Seco 213 
16º Doc 203
17º Diogo 201 
18º Major 174 
19º Nélson Soares 162
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES:

 - Nada mudou lá na frente, a não ser o facto do Nuno Pascoal se ter aproximado do pódio. Significa assim que os três primeiros não abanaram e, como tal, vão entrar para a última jornada com uma boa almofada. Além disso, em virtude de já só haver um jogo com direito a MVP, só mesmo uma jornada épica de algum dos três perseguidores é que poderá virar o jogo ao contrário.

- Não há objectivos mas há a dignidade e há aquele espírito de tentar dar sempre o máximo, independentemente das circunstâncias. Foi isso que fez o Lelo Marques, vencendo brilhantemente a jornada.

- Depois de uma grande jornada na semana passada, o Telmo não conseguiu dar seguimento a essa boa exibição e voltou àquelas exibições sem-sabor. Diria que foi o adeus ao terceiro lugar, numa época marcada por muitos altos e baixos. Ainda assim, uma nota de destaque pela escolha do seu marcador de serviço, o Edinho da Académica. Só mesmo este participante para se lembrar disso. Não há dúvida que o prémio criatividade só pode ser para este rapaz. Pensa pela sua cabeça, joga num estilo 3-3-4 e não quer saber se as suas opções são ou não motivo de critica por parte da concorrência. Escusado será dizer que lhe faltará um pouco de estratégia para obter ainda melhores resultados já que o Telmo é fiel aos seus principios. O problema é que nada nem ninguém o fará mudar de rumo.

- Da minha parte e já sem objectivos, desejo boa sorte aos 5 ou 6 elementos que ainda jogam alguma coisa nesta última jornada do rolabola. Que ganhe o melhor!

sexta-feira, maio 11, 2012

MINHA NOSSA...

A GRANDE DEFESA

Como é raro falar em guarda-redes aqui no blog e como sei que há muitos no nosso passatempo, aqui fica uma nota sobre a grande defesa dos últimos 20 anos. Isto vem a propósito de ter sido hoje encontrada a melhor defesa da Liga Inglesa. Uma grandíssima defesa de Craig Gordon, keeper do Sunderland. Vale a pena ver.

Apesar de ser uma enorme defesa, fico-me por a melhor defesa (neste caso dupla-defesa) que eventualmente terei visto na minha vida. O seu nome? Coupet.

quarta-feira, maio 09, 2012

O TIGRE COMEU OS LEÕES


Tenho sérias dúvidas que a final da champions tenha tanta qualidade como teve esta grande partida de futebol. Parabéns às duas equipas pelo espectáculo, pela vontade de ganhar e pela forma ofensiva com que se apresentaram em campo num jogo desta importância. Melhor em campo? o rapaz da foto. Tremendo jogo de "el tigre", dois golos fabulosos e de pé esquerdo (!), mostrando mais uma vez porque é o melhor avançado do mundo dentro da área. Duvido que tenha havido até hoje algum futebolista a marcar e a vencer uma competição europeia dois anos consecutivos e por clubes diferentes.

Ainda antes dos destaques dos jogadores do Atlético (e houve muitos), não posso deixar de sublinhar a postura do Bilbao. Foi pena para o espectáculo que os bascos não tenham conseguido marcar um golo. E fizeram para o merecer, há que o dizer. A equipa liderada por Simeone soube sofrer e defendeu sempre muito bem mas os bravos de Bilbao, com muitas soluções ofensivas, tiveram algumas ocasiões que podiam ter concretizado. Paciência.

Quanto ao Atlético, em primeiro lugar, uma palavra para o seu treinador Diego Simeone que tem feito um trabalho fantástico. Gostei muito de ver a garra e atitude dos madrilenos. Todos correram, todos defenderam e as transições ofensivas funcionaram na perfeição. Depois, quem tem Falcao na frente, arrisca-se a marcar em qualquer tipo de jogo e contra qualquer tipo de equipa.

Atlético 1 a 1:

Courtois: grandíssima exibição. Tudo o que fez foi bem feito. Excelente não só entre os postes mas também na forma como saíu com tranquilidade aos muitos cruzamentos efectuados para a sua área. Teve como momento alto a mancha a remate de Susaeta a 15 minutos do final do jogo e quando ainda havia 2-0.

Juanfran: talvez a exibição menos conseguida do onze. Ainda assim cumpriu, muito embora tivesse sentido dificuldades com a entrada de Ibai Gomez.

Miranda: uma surpresa. Esteve muito bem no chão e também no ar.

Godin: ganhou a luta a Llorente e isso diz tudo quanto ao seu bom trabalho.

Felipe Luis: bem a defender e sempre muito disponível no apoio a Arda Turan no ataque. Dos melhores em campo.

Mário Suarez: enorme jogo deste jovem espanhol. Fez um trabalho fantástico em termos defensivos.

Gabi: Não fora a qualidade de Falcao e provavelmente ter-lhe-ia dado o prémio de melhor em campo. Jogou enormidades.

Diego: Outra grande exibição. A chave desta grande exibição do Atlético passou pela qualidade do meio-campo. O brasileiro foi o motor da equipa e arrumou o jogo com um golo que revela toda a sua categoria.

Adrian Lopez: sou fã deste jogador. Hoje jogou mais descaído para a direita mas até aí mostrou pormenores de toda a sua classe. Jogador de top, não tenho a mínima dúvida.

Arda Turan: um pequeno génio à solta em Bucareste. Tudo o que faz é bem feito. Sabe ter a bola, escondê-la e tem mudanças de velocidade absolutamente divinais. Craque puro.

Radamel Falcao: MVP pois claro. O que mais me custa é que este rapaz foi dado como certo no Benfica pelos três jornais desportivos portugueses. Se Carroll vale 40 e tal milhões, então Falcao não sei quanto é que vale. Jogador para encaixar em qualquer equipa do mundo, sendo que em Inglaterra era menino para fazer mais de 30 golos no campeonato.

Parabéns ao Atlético e obrigado às duas equipas por este grande jogo de futebol.

terça-feira, maio 08, 2012

ROLABOLA

PENÚLTIMA JORNADA:

1. Fenerbahce - Galatasaray

2. Getafe - Saragoça

3. Villarreal - Atlético Madrid

4. Rayo Vallecano - Granada

5. Montpellier - Lille

6. Lázio - Inter

7. Catania - Udinese

8. Guimarães - Académica
MVP:

9. Gil Vicente - Feirense
MVP:

OLHOGOLO:

10. Sporting - Braga
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 16h55

*4 primeiros: brunorocha25@hotmail.com

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Chelsea 2-1 Liverpool (Ramires, Drogba; Carroll)
2. Rennes 0-2 Montpellier (Camara, Costil p.b)
3. Bremen 2-3 Schalke 04 (Pizarro (2); Draxler, Huntelaar (2))
4. Trabzonspor 1-3 Fenerbahce (Yilmaz; Ntsama, Emre, Cristian)
5. Newcastle 0-2 Man City (Touré (2))
6. Inter 4-2 Milan (Milito (3), Maicon; Zlatan (2))
7. Atalanta 0-2 Lázio (Kozak, Cana)
8. Feirense 1-3 Guimarães (Buval; N'Diaye, Urreta, Soudani)
MVP: El Adoua (Guimarães)
9. Académica 1-0 Setúbal (Edinho)
MVP: Edinho (Académica)
OLHOGOLO:
10. Porto 2-0 Sporting (Hulk (2))
MVP:Hulk (Porto)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 35
Lelo 26
Diogo 18
Bruno Rocha 32
Cedes 32
Salvador 22
Soares 17
Fostex 38
Major 22
Doc 26
Pedro Gama 23
Telmo 36
Pascoal 34
Fernando 17 
Oliveira 40+3=43
Filipe Rocha 35
Faria 15
Black Ice 29

VENCEDOR DA JORNADA: PAULO OLIVEIRA = 43 PONTOS


CLASSIFICAÇÃO:

 PAULO OLIVEIRA 301 PONTOS
Filipe Rocha 278
Pedro Faria 271 
4º Telmo Marques 265
5º Black Ice 260 
6º Nuno Pascoal 258
7º Salvador 251 
8º Lelo Marques 234
9º Bruno Rocha 234
10º Fernando 231  
11º Cedes 231
12º Pedro Gama 227  
13º Fostex 214
14º Eduardo 203
15º Seco 192 
16º Doc 191
17º Diogo 191 
18º Major 158 
19º Nélson Soares 147
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES:

- Título entregue? Parece-me que sim. Os jogadores lá na frente não irão querer correr riscos, pelo que só algo de muito estranho é que poderá tirar a vitória ao Paulo Oliveira. Depois de um terceiro lugar, agora uma vitória no rola. Fantástica temporada do nosso amigo azulinho.

- O meu querido Faria está a perder algum gás neste final de época e isso poder-lhe-á custar caro. O Telmo voltou às boas exibições e o Black Ice e o próprio Pascoal ainda têm uma palavra a dizer. Antevê-se uma luta interessante pelo terceiro lugar, sendo que o Fary está numa posição "à-Braga", isto é, sonha ainda com o segundo lugar mas eventualmente estará mais perto de perder o terceiro do que propriamente subir mais um posto.

- Tenho de destacar mais uma vez o excelente trabalho do Rochinha neste Rolabola. Não é um sobredotado nesta matéria mas, acima de tudo, procura não inventar. E que boa estratégia é neste tipo de jogos. Merece um prémio.

- Uma palavra para todos aqueles que andam lá para baixo e sem hipóteses do que quer que seja. Grande dignidade e postura desses participantes que procuram semana após semana dar o seu melhor e possibilitam que o jogo se torne mais real e honesto para aqueles que ainda lutam pelos prémios. O meu muito obrigado.

- Em alguns dos duelos particulares que conheço, o Cedes parece já ter arrumado com o Diogo; o Fostex já muito dificilmente me apanha; e o Major, aparentemente, já não apanhará o Eduardo. Grande final de temporada do Edu, há que dizer.
Quanto ao derby dos marcadores, o Soares ainda se mantém na frente mas as contas estão cada vez mais apertadas. Na certeza porém que esta semana iremos ter "el tigre" na sua frente de ataque (será?), avizinham-se problemas para os meus lados. Ainda assim, pode ser que um ou dois "rayos" no fim-de-semana originem uma tempestade.

terça-feira, maio 01, 2012

ROLABOLA

ANTEPENÚLTIMA JORNADA:

1. Chelsea - Liverpool*

2. Rennes - Montpellier

3. Bremen - Schalke 04

4. Trabzonspor - Fenerbahce

5. Newcastle - Man City

6. Inter - Milan

7. Atalanta - Lázio

8. Feirense - Guimarães
MVP:

9. Académica - Setúbal
MVP:

OLHOGOLO:

10. Porto - Sporting
MVP:

Marcador de Serviço:

Prazo: Sábado, 14h25

*Final da Taça. Vale resultado e marcador(es) no final dos 90 minutos.

NOTA: Os 4 primeiros terão de enviar o boletim para: brunorocha25@hotmail.com

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

JORNADA 13:
1. Roma 2-2 Nápoles
2. Twente 1-2 Ajax
3. Feyenoord 1-0 AZ
4. Málaga 1-0 Valência
5. Bétis 2-2 Atlético Madrid
6. Man City 1-0 Man Utd
7. Lille 2-1 PSG
8. Gil Vicente 3-1 Guimarães
MVP: João Vilela
9. U.Leiria 0-4 Feirense
MVP: Oblak (Leiria)
OLHOGOLO:
10. Marítimo 0-2 FC Porto
MVP: Hulk (Porto)

PONTUAÇÕES:

Faria 26
Soares 6
Rocha 12
Eduardo 25
Lelo 9
Major 21
Salvador 37
Cedes 25
Seco 10
Diogo 24
Telmo 15
Filipe 27
Pascoal 22
Fostex 6
Oliveira 34
Black Ice 42+3=45
Fernando 9
Pedro Gama 27

VENCEDOR  DA JORNADA: BLACK ICE = 45 PONTOS



CLASSIFICAÇÃO:

PAULO OLIVEIRA 258 PONTOS
Pedro Faria 256 
Filipe Rocha 243
4º Black Ice 231
5º Telmo Marques 229
6º Salvador 229
7º Nuno Pascoal 224
8º Fernando 214 
9º Lelo Marques 208
10º Pedro Gama 204  
11º Bruno Rocha 202
12º Cedes 199 
13º Seco 192 
14º Fostex 176
15º Diogo 173 
16º Eduardo 168
17º Doc 165 
18º Major 136 
19º Nélson Soares 130
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES:
- Se não me enganei nas contas (por favor verifiquem), tivemos nova permuta na liderança com o Oliveira, talvez em festa pela conquista do título do seu clube, a voltar a dar nas vistas. Está muito boa a luta pelo primeiro lugar. Não diria que é a dois - há muita jornada pela frente e ainda esta semana se viu um participante a superar a barreira dos 40 pontos - mas não há dúvidas que já começa a ser criado um fosso para o terceiro classificado.

- Excelente as prestações do Black Ice e do Tó Salvador, jogadores que, até então, estavam teoricamente arredados da luta pelo terceiro lugar. A verdade é que estão agora. respectivamente, a 12 e 14 pontos do Filipe Rocha e, certamente, ainda acreditarão no último prémio.

- Quem foi pela "via Hulk" acertou em cheio, quem optou por outra solução, não teve tanta sorte. Neste particular, e até porque ainda estava a lutar por objectivos concretos, destaco a falta de pontaria do Telmo que, ao não acertar no marcador de serviço, praticamente disse adeus ao título. Sim, posso já afirmar com alguma segurança que aqui não irá haver bi-campeão. Já agora, arriscar-me-ia inclusive a dizer que o campeão em título ficará mesmo fora das competições europeias nesta temporada.

- Esta jornada serviu também para afastar de vez grande parte dos candidatos que ainda sonhavam com mais qualquer coisa. Se para o título e segundo lugar apenas reconheço três candidatos, já para o último lugar do pódio não acredito que jogadores abaixo do 6º lugar ainda tenham hipóteses. Não sei, vamos ver. Peço é que todos continuem a dignificar o passatempo até ao fim, de modo a não influenciar as contas dos candidatos.