terça-feira, outubro 30, 2012

ROLABOLA

JORNADA 6:

1. Valência - Atlético Madrid

2. Juventus - Inter

3. Man Utd - Arsenal

4. Catania - Lázio

5. Benfica B - Sporting B

6. Fulham - Everton

7. Hamburgo - Bayern Munique

8. Moreirense - Rio Ave
MVP:

9. Académica - Estoril
MVP:

OLHOGOLO:

\10. Setúbal - Sporting
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 12h40

sábado, outubro 27, 2012

TRANQUILO


Vitória tranquila do Benfica frente ao Gil, em virtude de uma excelente primeira parte e com uma entrada muito determinada no jogo. Lima foi a grande figura da partida com um golo e uma assistência, num jogo marcado pelas estreias na liga de Luisinho e André Gomes como titulares. 

E é isto, ficou provado que a equipa tem matéria e soluções. É interessante ver que, sem Luisão, Melgarejo, Nolito, Aimar, Martins e Sálvio, a equipa consegue apresentar alternativas credíveis. Naturalmente que há posições que precisam de ser melhoradas em Janeiro mas continuo na minha: o plantel tem qualidade e Jesus sabe o que está a fazer. Agora, também é como o técnico diz: na liga é uma coisa e na champions a realidade é outra. 

Destaques:

- Lima: o MVP desta partida. Fez a posição que tem sido feita por Rodrigo, isto é, atrás do avançado (Cardozo, desta feita). Uma vez que joga muito bem de costas para a baliza e é forte a explorar as costas dos laterais (especialmente o lado do defesa direito), foi com relativa facilidade que desempenhou aquela posição. Está a revelar-se determinante e, tal como Freitas Lobo afirma, nesta altura a questão é saber quem joga ao lado dele já que, por agora, é indiscutível.

- Luisinho/André Gomes: estreia a titular de ambos, colorindo o onze com salpicos de português. Ambos estiveram bem, principalmente em situações ofensivas (o Gil não criou grandes problemas). Luisinho é um lateral de qualidade e tem valor para discutir o lugar com Melgarejo. Faltar-lhe-á alguma agressividade mas é um jogador esforçado e com alguma capacidade técnica. Um jogador que não vai encher o olho mas que raramente irá comprometer.
Já André Gomes, apesar de ter falhado alguns passes, nota-se que tem personalidade e sabe "pisar". Não tenho dúvidas que vai ser muito útil ao Benfica e já se viu que caíu no goto de Jesus, algo que, acreditem, é uma vantagem.

- Enzo Perez: é um craque, não tenho grandes dúvidas. É uma espécie de "Izmailov do Benfica". Sabe passar, joga bem com os dois pés, facilmente se adapta a várias posições e tem uma inteligência a ler o jogo acima da média. Foi pena o duplo amarelo quando estava a ser um dos melhores em campo e que o vai impedir de defrontar o Guimarães na próxima ronda. 

- Garay: é impressionante a calma e a classe com que executa. A forma como limpa cruzamentos venenosos diz tudo da sua categoria. Um jogo perfeito esta noite.

- Ola John: não esteve mal o holandês. Nota-se que tem alguma qualidade técnica mas ainda é muito verde para entrar em jogos de grau de dificuldade elevados. Ainda assim, prefiro meia perna de John na ala do que o gordo a assumir essas funções. 

E pronto, três pontos importantes, a garantia de liderança por mais uma jornada e a sensação de que o plantel tem alternativas que, a qualquer momento, podem dar uma boa resposta.

sexta-feira, outubro 26, 2012

ROLABOLA


JORNADA 5:

1. Bétis - Valência

2. Celta - Corunha

3. Fiorentina - Lázio

4. Everton - Liverpool

5. Chelsea - Man Utd

6. Feyenoord - Ajax

7.  Marselha - Lyon

8. Rio Ave - Nacional
MVP:

9. Marítimo - Braga
MVP:

OLHOGOLO:

10. Sporting - Académica
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 16h55

quinta-feira, outubro 25, 2012

ELEIÇÕES NO BENFICA


Acima de tudo, espero não ter surpresas. Melhor dizendo, faço votos para que o dia 26 de Outubro não fique associado a um dos mais tristes da história do Benfica. Apenas isto!

quarta-feira, outubro 24, 2012

Rola: Resultados Jornada 4


MVP'S:

Postiga (Portugal)
Luiz Carlos (Paços)
Pablo Oliveira (Moreirense)

PONTUAÇÕES:

Faria 15
João Carlos 18
SCLM 15
Seco 20
João Maçãs 16
Cedes 18
Doc 18
Pascoal 18
Gama 12
Diogo 18
Soares 23+3=26
Mata Pintainhos 18
Oliveira 22
Salvador 19
Rocha 12
Black Ice 19

VENCEDOR DA JORNADA: NÉLSON SOARES = 26 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

NUNO PASCOAL 99 PONTOS
2º Pedro Gama 92    
João Maçãs 89
4º João Carlos 89
5º Black Ice 81 
6º Oliveira 81    
7º Cedes 80
8º Rocha 71
9º Diogo 70
10º
Seco 67  
11º  Tó Salvador 64
12º Mata Pintainhos 61
13º Doc 60   
14º Nélson Soares 56
15º Faria 49
16º Lelo Marques 48
17º Eduardo 43
18º SCLM 15

DESABAFOS:

- Antes de mais, informo a malta que há 16 jogadores que jogam para os prémios. Fora destas contas estão o João Carlos e o SCLM. Assim sendo, temos 80 rolas em prémios que serão distribuídos pelos 3 primeiros. Aproveito para dizer que já não aceitamos mais inscrições.

- Quanto à jornada, tivemos aqui um formato diferente. Caso não hajam queixas, iremos fazer a mesma coisa quando houver um próximo compromisso da selecção.

- Grande resposta do Soares às criticas. Na última jornada havia saído do estádio sob escolta policial - tal era a vontade dos adeptos lhe arrearem - mas a verdade é que sobreviveu e, sem papas na língua, respondeu à altura, vencendo de forma sofrida mas saborosa a jornada. Para já saíu da linha de despromoção e está agora a mínimos 5 pontos de ultrapassar o seu, calculo, grande adversário. Sim, dentro deste campeonato há jogadores que jogam ligas paralelas e onde aí sim, têm objectivos reais.

- Muitas vezes o critico - é um dos melhores jogadores de Olhão, se é que me entendem - mas tenho a dizer que desta vez o meu querido Paulo Oliveira levou a taça de melhor palpite da jornada. O empate 1-1 na Espanha é qualquer coisa de extraordinário. Parabéns!

- Tudo na mesma lá na frente. O Pascoal manteve a liderança enquanto que o Pedro Gama, apesar de uma jornada fraquinha, lá conseguiu manter a vice. De resto, nada de muito transcendente. Os 10 primeiros ainda estão pertinho uns dos outros, pelo que ainda haverão muitas novidades e surpresas daqui para a frente.

- Alerta vermelho para a família Marques que, ao falhar a jornada, caíu para os lugares de despromoção. Bem sei que gosta de vestir de encarnado mas, neste caso, a sensação não é agradável. Já agora, chamada de atenção para o Faria que continua a desiludir. Sem querer meter foice em seara alheia, me parece que o 4x5x1 começa a ficar gasto. 

- No ponto 4 elogiei o tiro certeiro do Oliveira no resultado da Espanha. Naturalmente que fui investigar já que não me parecia que o participante tivesse qualidade para tamanha proeza. Pois bem (e isto é verdade meus amigos), o boletim desta semana não foi feito pelo próprio mas sim por um amigo. I rest my case!!

Continuação de bons palpites!


terça-feira, outubro 23, 2012

ALERTA VERMELHO


Dois pontos prévios:

1. Não serve de desculpa mas jogar num sintético não é, de todo, o mesmo que jogar num relvado normal. Por experiência própria, recordo-me de ter perdido contra uma equipa por 6-2 num sintético e depois vencer confortavelmente em casa por 5-1. É diferente, muito diferente. O desgaste em sintético é maior e a bola corre que se farta. Neste particular, a equipa do Benfica demorou muito a adaptar-se.

2. Tanto alarido ouvia em relação a Melgarejo a defesa esquerdo (aparentemente deixou de ser tema de conversa) e não vejo ninguém a salientar o buraco que é Maxi Pereira. Já não é de hoje. Maxi tem uma alma e um pulmão notáveis mas em jogos onde a equipa defronta equipas de um nível médio-alto, não dá para jogar com o uruguaio de início. Jorge Jesus tentou fazer isso na primeira temporada com Rúben Amorim a jogar os jogos fora da champions mas essa situação foi-se esfumando com o tempo. Quando Jesus diz em plena conferência de imprensa que André Almeida é melhor defensivamente que Maxi, creio que estamos conversados a este respeito. 

Pormenores à parte, confesso que fiquei surpreendido com o Spartak no primeiro tempo. Equipa móvel e de processos simples. À cabeça, Jurado e Ananidze. Jogadores muito bons tecnicamente, sem dúvida. Depois, tivemos Ari, um avançado possante e que arrasou completamente a defesa do Benfica. A juntar a tudo isto, as constantes subidas do lateral esquerdo Kombarov.

No Benfica, confirmou-se aquilo que suspeitava: as ausências de Nolito, Martins e Aimar fizeram-se notar. Sem os dois médios-centro, Jesus quase que foi obrigado a colocar Rodrigo de início. Para um jogo deste nível, claramente um risco. A equipa ficou mais exposta e Matic e Enzo não conseguiram segurar os 4 homens (Jurado, Ananidze, Carioca e Kallstrom) que muitas vezes apareciam na zona central do terreno. Quanto a Nolito, também fez falta porque Jesus sabia que não iria ter Nico para o jogo todo e, portanto, optou por lançar Bruno César de início. Jogador miserável este brasileiro. Sem velocidade, sem capacidade técnica, sem chama, zero. Felipe Menezes ao pé do "gordo" era um craque.

Se a primeira parte foi sofrível, a segunda foi melhor. Naturalmente que o Spartak também recuou mas o Benfica, ainda que de forma atabalhoada, procurou com mais assertividade o golo. Teve algumas boas ocasiões mas faltou eficácia e um maior discernimento dos homens da frente. Cardozo e principalmente Nico Gaitán trouxeram outra alma ao ataque mas não chegou. As contas ficaram agora muito complicadas. Há que vencer os dois jogos em casa e fazer contas. De mal o menos, esta derrota com um golo marcado fora (mais um de Lima!), deixa boas perspectivas no que concerne ao confronto directo.

PS: Rooney, Kagawa, Van Persie e Chicharito de início e Carrick a central. O velho passou-se de vez!

DIFÍCIL


Jogo muito difícil para o Benfica em Moscovo. Estou com Jesus: é importante ganhar mas é fundamental não perder. 

Vi este último jogo do Spartak frente ao Anzhi e fiquei com a ideia que tem uma equipa um pouco à imagem do Benfica, isto é, é bem melhor a atacar do que a defender. O guarda-redes pareceu-me fraco (também não é o titular) nos cruzamentos e os laterais são extremamente vulneráveis. Ora, se pensarmos em Nico para a esquerda e Sálvio para a direita, penso que poderá ser por aí a chave para o sucesso. Depois, os centrais são fortes no jogo aéreo (Insaurralde é o mais cotado) mas duros de rins. Não sei se não regressará Pareja, um central argentino com melhor toque de bola. Ainda assim, Lima poderá, também ele, explorar esta situação.

Do meio-campo para a frente não há dúvida que a qualidade abunda. Tem um médio brasileiro, Rafael Carioca, que tem bons pés mas não faz esquecer o lesionado Rómulo; e depois há Kim Kallstrom, De Zeeuw e Bilyaletdinov, três jogadores que dispensam apresentações. Na ala, felizmente, não haverá McGeady, um jogador rápido e que, certamente, iria causar problemas. Lá na frente, uma dupla de avançados que se complementa muito bem: Wellinton e Ari, dois brasileiros rápidos e que exploram muito bem as costas da defesa (também há Emenike, um nigeriano). Aliás, neste particular, o Benfica terá de ter muito cuidado já que o passe longo é uma arma muito utilizada pelo Spartak.

Uma palavra também para o técnico, Unai Emery. Talentoso, mostrou trabalho no Valência e parece-me que percebe muito de bola. Uma mais valia para o clube russo.



Equipa do Spartak à parte, acho que o Benfica tem condições para fazer uma boa partida. Acredito que Jesus jogue num 4x1x4x1 com a defesa habitual mais Matic e com Perez, Bruno César, Nico e Sálvio atrás de Lima. 

Escusado será dizer que me preocupa a titularidade de Bruno César. Ainda assim e mesmo não gostando do brasileiro, tenho de dizer que a sua inclusão no onze, face aos impedimentos de Martins e Aimar e à inexperiência de André Almeida ou  André Gomes, é a mais adequada. A menos que Jesus tenha um laivo de loucura e lance Rodrigo de início, será mesmo Bruno César a fazer parelha com Enzo Perez.

Mesmo num ambiente adverso (e com "bandas sonoras" ao nível das vuvuzelas), com temperaturas baixas e num sintético, acredito nos jogadores e sobretudo no treinador. E quão importante é o adepto confiar no líder!

segunda-feira, outubro 22, 2012

DÚVIDA ROLABOLA


Por favor, alguém que me diga o MVP do jogo Portugal - Irlanda. Agradeço a atenção.

quinta-feira, outubro 18, 2012

IMPRESSIONANTE


Neymar. Um craque, fora-de-série mesmo. Acaba de fazer o 2-0 frente ao Atlético Mineiro, um golo absolutamente incrível. Para ver e rever!


segunda-feira, outubro 15, 2012

ATENÇÃO

O prazo foi alargado para as 18h55 de amanhã (terça-feira).

ROLABOLA


NIB: 0033 0000 00193833258 05

PRAZO: Terça-Feira, 18h55


JORNADA 4:

1. Roménia - Holanda

2. Chipre - Noruega

3. Hungria - Turquia

4. Eslováquia - Grécia

5. Espanha - França

6. Polónia - Inglaterra

7. Chile - Argentina

8. Bolivia - Uruguai

9. Paraguai - Perú

11. Juventus - Nápoles

12. Lázio - Milan

13. Dortmund - Schalke 04

14. Moreirense - Sporting*
MVP:

15. Estoril - Paços Ferreira*
MVP:

OLHOGOLO:

10. Portugal - Irlanda do Norte
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Terça-Feira, 18h55

*Taça de Portugal. Vale resultado e marcador(es) unicamente no tempo regulamentar.

NOTA: Agradeço que explicitem o jogo que querem apostar para o vosso marcador. Por exemplo, caso queiram o Cavani, basta colocarem Cavani (Uruguai) ou Cavani (Nápoles). Caso não coloquem nada, apenas pontuaremos os golos marcados ao serviço da selecção.

quinta-feira, outubro 11, 2012

ROLABOLA


MVP'S:

Cássio (Paços)
João Tomás (Rio Ave)
Jackson (Porto)

PONTUAÇÕES:

Faria 19
Soares 15
Diogo 25
Doc 14
João Carlos 32
Seco 16
Mata Pintainhos 25
Cedes 13
Salvador 26
Lelo 26
Eduardo 20
Pascoal 43+3=46
João Maçãs 28
Rocha 16
Oliveira 14
Gama 26
Black Ice 13*

*3 pontos não contabilizados por jogar depois do prazo.

VENCEDOR DA JORNADA: NUNO PASCOAL = 46 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

NUNO PASCOAL 81 PONTOS
2º Pedro Gama 80    
João Maçãs 73
4º João Carlos 71
5º Cedes 62
Black Ice 62   
Oliveira 59
Rocha 59
9º Diogo 52
10º Lelo Marques 48 
11º Seco 47 
12º Tó Salvador 45
13º Eduardo 43  
14º Mata Pintainhos 43
15º Doc 42
16º Faria 34  
17º Nélson Soares 30

DESABAFOS:

-  Antes de mais, decidi mudar o nome para desabafos já que há aqui participantes que não merecem a mínima consideração. 

- Feito o esclarecimento, vamos à análise da jornada. Começo por dar numa de Ulisses Morais ao dizer que este ano não vou falar de casos extra jogo. Assim sendo, não me vou alongar muito sobre os golos a acabar do Atlético Madrid ou do Hannover que me tiraram pontos e que alimentaram muita e boa gente. 

- Para quem gosta de ornitologia (vão ver ao dicionário que isto aqui não é a lição do tonecas), deve estar radiante com a matéria prima que figura por este rolabola. Se já tinhamos passarinhos (Eduardos, Salvadores, Diogos, Oliveiras, etc...) e patos (Soares), agora também temos pintainhos. Ainda assim, este pintainho, apesar de pequeno, parece ter a crista grande já que não tem problemas nenhuns em enrabar os patos cá da zona. Promete.
Já agora, para a gaiola ficar completa, só falta cá mesmo o pato-mor, o nosso amigo Fostex. 

- Quanto à jornada, gostei do que vi. Houve bons tiros e começam a aparecer jogadores a arriscar mais. O 0-0 do Pascoal no Setúbal - Paços foi muito interessante assim como o 2-1 do Gama no Atlético. Por falar nisso, já vos tinha dito que o segundo golo dos madrilenos foi aos 90' e na própria baliza? 
Destacar também a boa aposta do Eduardo na vitória do Rio Ave no Estoril, sendo que ainda teve o bónus de ter acertado no velhinho João Tomás. 

- Seria injusto não falar no brilhante boletim do Pascoal que lhe valeu a subida ao primeiro posto. Depois das brincadeiras de mau gosto de que foi alvo na semana passada, aqui está uma resposta "à-Benfica". Houve certamente por aí gente que teve de engolir em seco as alarvidades debitadas.

- Quem voltou a fazer das suas foi o nosso amigo Mete Gelo ao jogar depois do prazo, isto apesar do mesmo ter sido fixado nas 16h55. Foi precisamente a pensar nele que coloquei o prazo da próxima jornada de madrugada. Será que agora cumprirás?

É tudo por agora.

WHO? WHO ARE YA (YOU) ??


Simples mas muito bom...


quarta-feira, outubro 10, 2012

ATENÇÃO

Por lapso coloquei o Nápoles duas vezes no boletim. Peço a todos aqueles que já jogaram o favor de alterar o seu palpite no jogo 12, uma vez que se trata do Lázio - Milan. Obrigado.


segunda-feira, outubro 08, 2012

CLÁSSICOS


Em Espanha, excelente partida de futebol entre as duas melhores equipas da actualidade. Resultado justo e que espelha aquilo que foi o jogo. Melhor o Real na primeira e superior o Barça na segunda parte.

Este foi também o regresso de Ozil aos grandes jogos. Nunca se escondeu do jogo e teve pormenores absolutamente deliciosos. Já agora, do outro lado tivemos também laivos de qualidade extra por parte de Iniesta, ele que voltou ao onze.

Sobre os dois do costume, nem vale a pena falar. Felizes aqueles que podem ver semanalmente o futebol que Messi e Ronaldo nos presenteiam. Um luxo, sem dúvida alguma.

Já agora, aquele Busquets está feito um jogador absolutamente fantástico. Atrevo-me a dizer, o melhor médio defensivo da actualidade.


Por terras lusas, o clássico foi mais fraco. 

O Porto acabou por vencer de forma justa frente a uma equipa que lutou muito mas que mostrou muito pouco para sair do dragão com um resultado positivo. Dizer também que a prestação de Jorge Sousa foi absolutamente ridícula, com duas penalidades patéticas a favor dos visitados. Ainda assim, creio que mesmo sem esses dois episódios (a expulsão de Rojo é justa), os de Vitor Pereira ganhariam à mesma e isso diz bem da falta de ideias ofensivas que o Sporting apresentou.

Do lado portista, destaco o grande jogo de Otamendi, o bom regresso à titularidade (para o campeonato) de Danilo, o excelente sentido posicional de Fernando, a boa forma de James e o grande golo de Jackson, ele que parece ter tendência para marcar golos impossíveis e desperdiçar os mais fáceis. Salientar também a boa entrada no jogo do irrequieto Atsu.

No lado sportinguista, antes de mais, tenho de relevar a não titularidade de Rinaudo num jogo em que se pedia muito da sua garra e fibra para equilibrar a luta de meio-campo. Sabendo da capacidade de Moutinho e Lucho e ainda das muitas incorporações de James pela zona central, exigia-se um trinco puro e com poder de choque. Schaars (bons pés mas com pouco ritmo de jogo) e Elias não estiveram mal mas acredito que o argentino seria a peça ideal.

Relativamente aos destaques, Wolfswinkel lutou muito mas foi presa fácil para os centrais e Carrillo, ainda que de forma atabalhoada, foi sempre aquele que tentou esticar o jogo. Sim, meus caros, é difícil destacar alguém pela positiva neste Sporting. No lado esquerdo não se passou nada e a defesa teve momentos anedóticos (os centrais à cabeça), isto apesar de, em termos defensivos, a equipa se ter "aguentado". De resto, o Porto também não foi aquela equipa agressiva e acutilante que havia sido frente ao PSG.

Em suma, clássico fraquinho, mal arbitrado mas com um vencedor incontestável. Quer queiramos quer não, nesta altura a diferença entre Porto e Sporting é abismal. De mal o menos, acredito que o próximo treinador tenha alguma margem de manobra já que, com esta derrota, o título passou a ser como que uma miragem e isso fará com que a pressão sobre o seu trabalho seja menor.

domingo, outubro 07, 2012

VERGONHOSO


Não, não estou a falar da exibição do Benfica. Tudo bem que se jogou muito mal, a espaços horrivelmente mal até, mas, em todo o caso, os objectivos foram alcançados. "Não jogam nada, é uma vergonha o futebol que a equipa praticou, contra o Beira-Mar devia-se jogar mais e melhor...", bla, bla, bla. Depois de um jogo tremendamente desgastante na champions e em vésperas de um clássico onde 1 ou os 2 rivais podem perder pontos, com melhor ou pior futebol, o mais importante era mesmo a vitória e isso, por muito que custe a muita gente, foi conseguido.

Naturalmente que a equipa teve dificuldades. Faltou intensidade, clarividência e dinâmica. Acontece. Depois de um jogo contra o Barça, os jogadores interiorizaram que, frente ao último classificado, talvez os mínimos chegassem para levarem a totalidade dos pontos. Foi mau, é verdade, mas a equipa soube ir em busca do resultado depois de, pela 4ª vez consecutiva (Académica, Paços, Barça e Beira) entrar praticamente no jogo a perder. 

Há coisas para corrigir, é um facto mas continuo a achar que a equipa está no bom caminho e, face a tantas adversidades que viveu neste principio de época (castigo de Luisão e as saídas atribuladas de dois jogadores do meio-campo), até acho que Jesus tem conseguido encaminhar a coisa. Talvez alguns benfiquistas não tenham reparado mas a equipa encontra-se na liderança do campeonato.

E é precisamente sobre os adeptos do Benfica que quero falar. Entitulei este post de vergonhoso precisamente pela execrável atitude de muitos daqueles que, no estádio, assobiaram de forma veemente e contínua a equipa. Inacreditável e nojento é o que tenho a dizer. A esses, meus amigos, o meu desprezo é total. Jesus, mais uma vez, disse aquilo que tinha de dizer na flash interview. Houve efectivamente jogadores que acusaram essa pressão extra vinda do exterior e essa intranquilidade causada, aliada à falta de frescura física e mental, quase que ia trazendo dissabores. Felizmente que no banco do Benfica há alguém responsável, exigente e que percebe muito de bola. Chapéu a Jesus, mais uma vez.

PS: Maxi Pereira fez um golo de bicicleta naquele que foi um dos golos... Epa, não consigo. Não posso nem quero falar sobre isso. 

PS1: Não foi fácil mas decidi dar o prémio de MVP a Melgarejo. Fez um belo jogo tanto ofensiva como defensivamente (ainda que neste particular não tenha tido muito serviço).

sábado, outubro 06, 2012

AQUI ENTRE NÓS...


Tudo bem que o rapaz (Ola John) não me convence nem um bocadinho mas este até podia ser um daqueles jogos em que poderia ter alguns minutos na segunda parte, caso o assunto estivesse resolvido. Ao que parece, mais uma vez ficou fora da convocatória.

PS: Seria assim tão descabido se o holandês começasse a rodar nos "B"?

AINDA O SPORTING...


Amigos, não vou discutir se foi a melhor ou pior opção esta saída precoce do Sá Pinto. Também não quero especular sobre quem poderá vir a ser o novo treinador. Apenas gostaria de deixar uma nota em relação à convocatória e ao onze lançados por Sá Pinto neste último jogo. Vejamos, SP estava com a corda na garganta, certo? Então expliquem-me como é que um treinador em risco se dá ao luxo de deixar jogadores como Capel, Carrillo ou Elias em Lisboa e ainda ter a lata de apresentar um onze cheio de experiências e jogadores com pouco andamento? Tudo bem que havia o Porto mas, naquela altura, o Videoton era mesmo o jogo mais importante para a equipa e principalmente para o seu treinador.

A isto, meus amigos, chama-se brincar ao Football Manager.

sexta-feira, outubro 05, 2012

ISTO SÓ VIDEO


Confesso que não vi o jogo, pelo que não me vou pronunciar sobre a horrível (calculo!) partida que o Sporting fez na Hungria. Aquilo que gostaria sim de dizer é que, antes de Agosto, nunca tinha ouvido falar desta equipa. E isso, meus amigos, é grave. Esta é daquelas que os adeptos leoninos tão cedo não irão esquecer. Como houve os Celtas de Vigo, Halmstads ou Artmedias, esta ficará muitos e bons anos na memória de todos nós que gostamos de bola. Mas mais triste se torna se a isto juntarmos o facto do seu treinador ser Paulo Sousa, esse monstro da táctica. Desde já deixo aqui uma nota: se algum dia o Benfica for derrotado por uma equipa treinada pelo Paulo Sousa ou pelo Tulipa (e o Pacheco, vá..), prometo, desde já, que irei a pé a Fátima.

Foi mau de mais. Algumas poupanças, alguns jogadores insatisfeitos (faço ideia o que vai dentro de Schaars e principalmente Elias), adaptações estranhas e um discurso que, efectivamente, já não cola.
Continuo a dizer que há matéria prima no Sporting. Há, seguramente, dois ou três jogadores com capacidade para jogar numa das melhores equipas europeias mas quando não há treinador, a coisa fica mais difícil. Quer queiramos quer não, Paulo Bento foi o último grande técnico que passou no Sporting. Tivesse o actual seleccionador esta matéria prima e estou convencido que Benfica e Porto iriam ter companhia na luta pelo título.
 


quarta-feira, outubro 03, 2012

ROLABOLA


JORNADA 3:

1. Sporting B - Porto B

2. Barcelona - Real Madrid

3. Atletico Madrid - Málaga

4. Milan - Inter

5. Hannover - Dortmund

6. Marselha - PSG

7. Newcastle - Man Utd

8. Setubal - Paços Ferreira
MVP:

9. Estoril - Rio Ave
MVP:

OLHOGOLO:

10. FC Porto - Sporting
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sabado, 16h55

ROLABOLA


MVP'S:

Tarantini (Rio Ave)
Andre Cunha (Gil)
Rondon (Nacional)

PONTUACOES:

João  Carlos 20
Faria 12
Seco 15
Soares 15
Cedes 33+3=36
João Maçãs 30
Doc 17
Diogo 13
Pascoal 17
Pedro Gama 24
Black Ice 30
Rocha 24
Salvador 19
Eduardo 23
Lelo 22
Oliveira 27
Mata Pintainhos 18

VENCEDOR DA JORNADACEDES 36  PONTOS

CLASSIFICAÇãO:


PEDRO GAMA 54 PONTOS


2º  Black Ice 49


Cedes 49


Oliveira 45


5º João Maçãs 45


Rocha 43


Doc 42


8º João Carlos 39


Pascoal 35
10º Seco 31


11º Diogo 27


12º Eduardo 23


13º Lelo Marques 22


14º Tó Salvador 19

15º Mata Pintainhos 18


16º Faria 15


17º Nélson Soares 15

terça-feira, outubro 02, 2012

CONTRA FACTOS...




Não há argumentos. Agora é levantar a cabeça e pensar já no Beira-Mar, esse sim, um jogo bem mais importante.

PS: As declarações de Jesus no final da partida são deliciosas.

segunda-feira, outubro 01, 2012

DESFRUTEM


Pergunta de resposta difícil: o jogo de amanhã frente ao Barça é o mais fácil ou o mais difícil da temporada?

Pois, como disse, resposta complicada. Por um lado, é fácil já que a pressão estará toda do lado do adversário e a derrota, quer queiramos quer não, é vista como algo perfeitamente natural. Por outro lado, difícil porque o Barcelona é a melhor equipa do Mundo e os problemas que irão causar ao Benfica serão imensos.

Se é a altura ideal para se jogar contra este Barcelona que, já agora, soma por vitórias todos os jogos realizados no campeonato e champions? Sim, é. E digo que é porque qualquer momento é bom para se jogar contra os melhores.

Mais uma questão, porventura a mais importante: o que poderá fazer este Benfica contra o Barcelona?

Diria que pouco, como de resto 95% das equipas que jogam contra o Barça o fazem. Se normalmente aposto em vitórias do clube catalão em pleno Bernabeu, seria ridículo da minha parte estar aqui a vender o cenário de uma possível vitória do Benfica. Não vou por aí. Prefiro dar a derrota como um dado adquirido mas, de mal o menos, gostaria de ver a minha equipa com personalidade e até algum atrevimento. Não serão muitos os momentos perto da baliza de Valdés, pelo que os de Jesus terão de ser muito assertivos na hora de finalizar, algo que, de resto, não tem acontecido.  Depois, na hora de defender, colocar a artilharia atrás da linha de meio-campo e esperar que os Messis e companhia estejam desinspirados.

Como disse no título, independentemente do resultado, desfrutem. Eu, pelo prazer de ver Aimar de um lado e Messi do outro ou, se preferirem, a minha equipa de Portugal frente à minha equipa de Espanha, dar-me-á, seguramente, um prazer dos diabos no inferno da Luz!