domingo, março 31, 2013

UM COMENZO DEMOLIDOR



Agrada-me profundamente esta coisa de resolver os jogos em casa o mais rapidamente possível. Assim tinha sido com Paços e Gil Vicente, pois ontem foi a vez do Rio Ave provar do mesmo veneno. Acima de tudo, nota-se que a equipa está bem fisica e psicologicamente e motivada para ganhar todos os jogos que lhe restam até ao dragão. Não será tarefa fácil (especialmente na Madeira e em casa com o Sporting) mas, a jogar desta maneira, dificilmente algum opositor consegue lograr pontos.

Duas notas menos no meio da goleada: a lesão de Sálvio e a expulsão de Melgarejo, talvez o jogador mais difícil de substituir neste Benfica. Não que seja um grande jogador - é certinho e tem surpreendido mas continuo a achar que é uma das posições que deve ser reforçada - mas a sua diferença para Luisinho é tão grande que faz com que o seu substituto não dê, de todo, as mesmas garantias. Ainda assim, confesso que prefiro ver Luisinho frente ao Olhanense do que contra o Marítimo, o Sporting ou até mesmo este Rio Ave. Sim, Melga estava em dúvida para esta partida e face à qualidade de jogadores como Ukra ou Bebé, podiamos ter aqui um problema.
Quanto à lesão de Sálvio, espero essencialmente que não seja grave já que é um jogador preponderante. 

DESTAQUES:

MVP: Enzo Perez. Desta vez não vou ser politicamente correcto. Claro que o Lima foi o jogador em maior destaque em virtude do hattrick obtido. Contudo, atribuo este prémio a Enzo Perez já que, no global, foi ele que mais se evidenciou na partida. Um jogo tremendo do argentino, revelando capacidade no transporte de bola, inteligência na recuperação e na gestão de esforço, criatividade, qualidade de passe traduzida em assistências para golo, determinação e classe na hora de finalizar, enfim, um jogo completo de Enzo Perez, ele que tem sido um jogador absolutamente fantástico e determinante neste Benfica.

Lima. Três golos e uma incrível eficácia. Em quatro marcou três (um deles de grande categoria), um pouco à imagem do que vimos Postiga fazer nestes dois últimos compromissos pela nossa selecção. (ironic mode on)

Nico Gaitán. Continuo na minha, em cirunstâncias normais é titular de caras nesta equipa e traz muito mais à equipa do que Ola John. Ainda assim, são jogadores diferentes e para certos e determinados jogos e alturas, compreendo que Nico esteja no banco em detrimento do holandês. É uma pena ser tão frágil fisicamente já que quando está com vontade e com confiança, os seus pés e a sua inteligência fazem efectivamente a diferença. Além de tudo isto, a sua inclusão em campo faz com que, muitas vezes, o Benfica tenha também um "10", uma vez que Nico tem muita tendência para fugir para zonas interiores, libertando o flanco a Melgarejo.


E pronto. Faltam 6 jogos, sendo que teoricamente faltam 4. É que, caso o Benfica vença os próximos quatro, não estou a ver o título a fugir. A onda está efectivamente a crescer e a esperança está bem viva, o que é bom sinal. Agora, pede-se que mudem o chip e que continuem a causar sensação na Europa. O Newcastle vale mais do que o que mostrou este fim-de-semana, pelo que todo o cuidado é pouco. 

segunda-feira, março 25, 2013

ROLABOLA

JORNADA 8:

1. Inter - Juventus

2. Mainz - Werder Bremen

3. Heerenveen - Feyenoord

4. Sporting B - Benfica B

5. Atlético Madrid - Valência

6. Swansea - Tottenham

7. Cagliari - Fiorentina

8. Braga - Sporting
MVP:

9. Nacional - Guimarães
MVP:

OLHOGOLO:

10. Beira-Mar - Olhanense
MVP:

11. Moreirense - Estoril
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 13h55

NOTA: Tal como havia referido a semana passada, esta semana temos um jogo extra. Assim sendo, esta jornada terá dois olhogolos, pelo que só valerá o resultado certo em ambos.

quarta-feira, março 20, 2013

ROLABOLA

MVP'S:

- Salin (Marítimo)
- Gaitán (Benfica)

Penalizações:

Jackson (penalty falhado)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 15
Lelo 10
Faria 7
Seco 12
Doc 12
Soares 17+3=20
Pascoal 13
Gama 16
Fernando 17+3=20
Cedes 12
Salvador 16
Rocha 15
Major 6
Diogo 16

VENCEDORES DA JORNADA: FERNANDO + SOARES = 20 PONTOS 
CLASSIFICAÇÃO:

1º SALVADOR 128 PONTOS  
2º Nuno Pascoal 113
3º Bruno Rocha 108  
4º Diogo 105  
5º Seco 104 
6º Pedro Gama 104  
7º Nélson Soares 99  
8º Fernando 98 
  9º Doc 97  
10º Cedes 93  
11º Paulo Oliveira 80  
 12º Major 80  
13º Lelo 78  
14º Pedro Faria 65  
15º Eduardo 55  
16º Black Ice 48

Derby dos Marcadores:
 
1º Bruno Rocha - 4 golos  
2º Fernando - 4  
3º Nélson Soares - 1  
4º Eduardo Marques - 1
DESABAFOS:

- Parabéns ao Fernando pela vitória na jornada. Quanto ao outro senhor, foi preciso vencer uma ronda para voltar a levantar a crista. É engraçado que a última vez que o tinhamos visto por estas paragens tinha sido na primeira jornada e também com comentários dirigidos à minha pessoa. Na altura fez questão de gozar com a minha vitória, achando ele que mais cedo ou mais tarde eu estaria lá para baixo na tabela. Pelos vistos continuo bem lá em cima e à sua frente nas duas tabelas. Jogue mais futebol e preocupe-se com a sua equipa. E já agora, já que nunca os fez na vida em virtude dos tijolos que Deus lhe deu, veja lá se faz uns golos aqui no rola.

- Gosto de ver sportinguistas a meter o Benfica a ganhar (e alguns até de forma folgada) e também aprecio ver gente a sentir que o Porto pode escorregar. De salientar todos aqueles que apostaram no Salin e que acertaram ou na tendência ou até mesmo no resultado certo do jogo da Madeira.

- Quanto à parte baixa da tabela, se o nosso cliente habitual não surpreende ninguém (e a sorte é que o black ice deu numa de só jogar quando lhe apetece - um pouco como faz na mesa de snooker -), o mesmo já não se pode dizer de alguns nomes sonantes como o Lelo, o Faria ou o Oliveira. E perguntam vocês: então mas incluis o Olivas nesse lote de nomes sonantes?? Sim, incluo e passo a explicar. A palavra sonante faz-me também lembrar "sono" e, aparentemente, o artista tem andado completamente a dormir neste passatempo.

ROLABOLA

Não há jornada este fim-de-semana.

As contas relativas à jornada anterior serão publicadas ainda esta semana.

segunda-feira, março 18, 2013

Passo importante


É engraçado que sofri muito mais a ver o jogo do Porto (só vi a 2ª parte) do que propriamente o Benfica e isso diz bem da facilidade com que os encarnados se desenvencilharam do seu opositor. Não estou com isto a dizer que tudo foram rosas mas a concentração, determinação e vontade com que os de Jesus abraçaram este difícil desafio cedo deixaram antever uma vitória.

Contrariamente ao defendido por Freitas Lobo (e normalmente até estou de acordo com ele), não acho que tenhamos tido um super Vitória. Sim, é verdade que na primeira meia-hora mostraram boa circulação de bola e algumas boas ideias ofensivas (até tremo quando sei que o melhor jogador do adversário actua a extremo esquerdo) mas quem defende da forma que o Guimarães defendeu, mais cedo ou mais tarde toma um golo. Jogar em linha contra um clube grande é um autêntico suicídio. O Benfica, mesmo tendo entrado em jogo de forma timida, teve, antes do seu primeiro golo, um grande número de situações (não propriamente ocasiões) para abrir o marcador. Recordo-me de um ou dois fora-de-jogos mal tirados, um remate de Jardel de cabeça completamente à-vontade ou até dois cruzamentos para área onde jogadores do Benfica (Gaitán primeiro, Cardozo depois) apareceram compleamente sozinhos para cabecear, isto porque a defesa do Vitória procurava subir imediatamente mal o Benfica passava o meio-campo.

E foi, portanto, sem qualquer surpresa, que o Benfica chegou ao golo, isto depois de ter conseguido fugir à armadilha do fora-de-jogo. Sentia-se que era uma questão de tempo até uma das bolas apanhar livre um dos avançados. E é curioso que, esse tipo de sistema defensivo, acabou por beneficiar a inclusão de Nico Gaitán em detrimento de Ola John. Com a sua capacidade em fazer de terceiro médio e a sua qualidade no último passe, a equipa só ganhou com a sua titularidade. 

Acabaram por ser quatro golos sem resposta, numa exibição personalizada e a mostrar que esta equipa está bem e recomenda-se. Se houve jogos em que a equipa teve estrelinha de campeão, pois desta feita diria que teve estofo. E quando se tem esses dois factores a juntar à qualidade individual e colectiva, pois tem-se quase tudo o que é necessário para se ser campeão. Faltam 7 finais, ainda há muito caminho para trilhar mas, a missão, essa, ficou, depois desta ronda, ligeiramente mais facilitada.

DESTAQUES:

MVP: Nico Gaitán. Classe pura na cidade do berço. É um jogador muito diferente de Ola John e as suas características, em determinados jogos, são fundamentais. Não havendo Aimar em campo, Nico é aquele que tem melhor capacidade em ler o jogo e "rasgar" toda uma defesa. Fê-lo de forma extraordinária e terminou a semana em grande já que também se exibiu muito bem em Bordéus.

Garay. Mais do que o golo, a sua tranquilidade na forma como apaga fogos é contagiante. Pessoalmente gostaria de o ver mais vezes a actuar no lado direito da defesa já que, infelizmente, o lateral direito é um autêntico passador a defender. 

PS: Lamentável o ambiente selvagem criado pelos adeptos do Vitória. Longe de mim querer entrar na guerra norte vs sul, mas a verdade é que, se não tenho quaisquer tipo de problemas em ir a estádios de Aveiro para baixo, o mesmo já não posso dizer quando vamos mais acima. Triste cenário que se repudia, obviamente.

sexta-feira, março 15, 2013

ERRO ROLABOLA


Por lapso foi colocado o jogo Gil Vicente - Braga no boletim, quando o mesmo será realizado esta noite.

Assim sendo, a partida não valerá para efeitos de rolabola e, portanto, teremos apenas 9 jogos esta semana. Na proxima ronda, contudo, haverá um jogo extra (serão 11 em vez dos habituais 10 encontros) para, de certa forma, compensar o erro desta semana.

Pedimos desculpa pela situação. Obrigado.

ROLABOLA

JORNADA 7:

1. Leverkusen - Bayern Munique

2. Sampdória - Inter

3. Toulouse - Bordéus

4. AZ Alkmaar - Ajax

5. Paok - Panathinaikos

6. Everton - Man City

7. Swansea - Arsenal

8. Marítimo - Porto
MVP:

9. Guimarães - Benfica
MVP:

OLHOGOLO:

10. Gil Vicente - Braga
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 12h40

COMPETÊNCIA

Foi sobretudo um Benfica competente em Bordéus. Alguma desconcentração incial mas depois o barco navegou por águas tranquilas, fundamentalmente após o golo de Jardel. A chegada aos quartos é um dado adquirido (começa a ser um hábito ver o Benfica de Jesus nesta fase das competições europeias) e agora, venha quem vier, penso que há chances reais do percurso se extender um pouco mais. 

É fantástico como a equipa consegue dar resposta, independentemente do onze incial escolhido. Recordo que não tivemos Maxi, Luisão, Garay, Lima e Cardozo e nem por isso a equipa deixou de ser solidária a defender e oportunista na forma como explorou a velocidade e a qualidade técnica nos jogadores mais ofensivos. Neste último capítulo, é verdade que, até à entrada de Cardozo, a equipa não teve o volume e a dinâmica ofensiva que costuma ter - jogadores como Sálvio, Rodrigo ou Ola John raramente desequilibraram - mas as suas presenças e o conhecimento dos defensores do Bordéus em relação às características dos atacantes encarnados fizeram com que o respeito e a intranquilidade estivesse sempre latente nos respectivos defesas franceses.

Destaques:

MVP: Cardozo. Quem em vinte e poucos minutos faz dois golos tem, obviamente, de merecer especial atenção. Foi determinante e, mais uma vez, revelou frieza e serenidade na hora da conclusão, algo que, por vezes, escapa a Rodrigo.

Enzo Perez. Impossível ficar indiferente à raça e à entrega do argentino. Parece que já joga a médio centro há anos. É verdade que por vezes abusa no transporte de bola mas também é justo dizer que essas tais situações provocam, por diversas ocasiões, desequilibrios no adversário. Um grande reforço para esta temporada e, convém sublinhar, com dedo, uma vez mais, de Jorge Jesus. Foi ele que fez questão de lhe dar nova oportunidade, isto depois dos problemas que causou aquando da sua chegada ao clube.

Nico Gaitán. Uma primeira parte de bom nível. Critério a definir, qualidade no drible e inteligência na forma como marcou ritmos. Com Nico em campo há sempre a esperança que algo mágico possa acontecer a qualquer momento. E isso, quer queiramos quer não, é uma mais valia num médio de ataque.

Quanto ao sorteio? Acima de tudo, espero evitar o Rubin Kazan. Em termos teóricos os clubes ingleses (menos o Newcastle) são os mais fortes mas, muito honestamente, não desgostava que nos calhasse um deles. Seria uma boa oportunidade para ver o Benfica fora de portas.

terça-feira, março 12, 2013

Resultados Jornada 6

MVP'S:

- Miguel Rodrigues (Nacional)
- Rui Patrício (Sporting)
- Filipe Gonçalves (Moreirense)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 10
Lelo 17
Salvador 9
Pedro Gama 10
Faria 3
Diogo 23+3=26
Major 3
Fernando 5
Cedes 17
Soares 7
Doc 21
Black Ice 9
Seco 7
Oliveira 5
Pascoal 9
Rocha 11

VENCEDOR DA JORNADA: DIOGO = 26 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º SALVADOR 112 PONTOS
2º Nuno Pascoal 100
3º Bruno Rocha 93
4º Seco 92
5º Diogo 89
6º Pedro Gama 88
7º Doc 85
8º Cedes 81
9º Paulo Oliveira 80
10º Nélson Soares 79
11º Fernando 78
12º Major 74
13º Lelo 68
14º Pedro Faria 58
15º Black Ice 48
16º Eduardo 40


Derby dos Marcadores:

1º Bruno Rocha - 4 golos
2º Fernando - 4
3º Nélson Soares - 1
4º Eduardo Marques - 1

ESTAMOS VIVOS


Messi leads Barca over Milan 4-0 and into QF

sexta-feira, março 08, 2013

FRAQUINHO

Apenas 3 notas em relação ao jogo frente ao Bordéus:

1. Resultado interessante

2. Tremoulinas no lado esquerdo da nossa defesa era mel (não sei o seu valor de mercado)

3. Entendo a gestão. Não entendo é a ausência de Pablo Aimar dessa mesma

quarta-feira, março 06, 2013

Resultados Jornada 5

MVP'S:

- Dier (Sporting)
- Licá (Estoril)
- Mexer (Nacional)

PONTUAÇÕES:

Faria 9
Seco 17
Soares 21
Pascoal 17
Salvador 23
Cedes 6
Diogo 17
Major 26+3=29
Fernando 12
Gama 14
Oliveira 16
Rocha 5
Doc 12

VENCEDOR DA JORNADA: MAJOR = 29 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

SALVADOR 103 PONTOS
Nuno Pascoal 91
Seco 85 
Bruno Rocha 82 
5º Pedro Gama 78
Paulo Oliveira 75
Fernando 73 
8º Nélson Soares 72 
9º Major 71
10º Cedes 64  
11º Doc 64
12º Diogo 63
13º Pedro Faria 55  
14º Lelo 51  
15º Black Ice 39
16º Eduardo 30


Derby dos Marcadores:
 
Bruno Rocha - 3  golos
Fernando - 3
3º Nélson Soares - 1 
4º Eduardo Marques - 1

DESABAFOS:

- Como devem ter reparado, voltei a mudar o modelo do blog. O anterior até era engraçado mas estava a dar alguns problemas. Assim sendo, temos um novo figurino.

- Temos o Salvador completamente on fire. Não ganhou a jornada desta vez mas voltou a ter uma grande semana e isso permitiu-lhe não só confirmar a liderança como também cavar já uma importante distância pontual para a concorrência.  Fantástico!

- Paulatinamente vemos o Pascoal a subir na tabela e, de certa forma, a confirmar que o título da primeira volta não foi obra do acaso. Contem com ele, não tenham a menor dúvida disso.

- Em queda livre parece estar aqui o je que, depois de três jornadas francamente positivas, teve agora duas semanas difíceis. Para já a consequência foi a saída do pódio mas os objectivos, esses, continuam bem intactos. De mal o menos, voltei à liderança no derby dos marcadores.

- E por falar em derby, tivemos finalmente um golinho do Soares, ele que tem andado bastante calado. A ver vamos até onde poderá ir com esta nova estratégia. Para já, está num bom 8º lugar, algo que, para ele, deve ser bastante animador.

- Não posso terminar este espaço sem parabenizar o Major pela sua vitória na jornada. Tivesse ele cumprido todas as semanas e certamente que ainda estaria uns pauzinhos mais à frente. Não é de flores nem de bricolages mas revela competência. E se olharmos para grande parte dos jogadores que compõem este passatempo, esse aspecto é claramente uma virtude e uma arma que deve ser aproveitada em seu favor.

- Depois de duas jornadas sem comparecer, o black ice poderá estar de volta à competição já nesta próxima jornada. A lesão cerebral de que foi alvo ainda não foi totalmente debelada mas, tudo indica, já estará em condições de poder jogar alguns minutos no próximo fim-de-semana. 

Um abraço e continuação de bons palpites. Sou quem sabem!!

terça-feira, março 05, 2013

O SABOR NÃO É O MESMO


Pela forma como festejou os golos, pela sua postura no segundo tempo e pelas suas declarações no final do jogo ("the best team lost"), Mourinho demonstrou aquele sentimento agridoce que me é tão familiar quando vejo a minha equipa ganhar em virtude de erros de arbitragem. Pois é, não é de facto a mesma coisa. E é nestes jogos que mais sinto necessidade de falar do árbitro: em partidas deste calibre um pormenor pode desequilibrar e os senhores do apito têm de ter essa noção. Infelizmente, a expulsão de Nani determinou a passagem do Real. Uma tremenda injustiça para com um conjunto inglês que fez uma tremenda exibição. Mesmo a jogar com "10", meteu os madrilenos em sentido. Bravo, bravíssimo rapazes!

Parabéns ao Real que, no fundo, não tem culpa disto. 

PS: É verdade que teve culpas no golo mas o facto é que está um central do outro mundo:Varane, um nome a fixar.

ROLABOLA

JORNADA 6:

1. Udinese - Roma

2. Schalke 04 - Dortmund

3. Heerenveen - PSV

4. Trabzonspor - Besiktas

5. Bilbao - Valência

6. Lázio - Fiorentina

7. Liverpool - Tottenham

8. Moreirense - Olhanense
MVP:

9. Nacional - Rio Ave
MVP:

OLHOGOLO:

10. Académica - Sporting
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 14h25

segunda-feira, março 04, 2013

CLÁSSICOS


Foi um sábado interessante, com dois clássicos bastante apetecíveis para quem gosta de futebol. Apenas de lamentar o facto do Real ter jogado à mesma hora que o Manchester United mas pronto, não se pode ter tudo. Já agora, aproveito para sublinhar o hattrick de Kagawa, um jogador que aprecio particularmente. Ferguson tem variado a sua posição - tem jogado mais à esquerda do que propriamente na frente - mas acredito que atrás do avançado é onde rende mais. Bem sei que o lugar é de Rooney mas quando o mister o quiser testar nas costas de RVP, por certo irá tirar benefícios disso.

Sobre o clássico espanhol, resultado que se aceita já que o Real, no segundo tempo e depois da entrada de Ronaldo, esteve mais periodos por cima e teve as melhores ocasiões. 
Este Barça está irreconhecível. Se o ano passado apostava tudo e mais alguma coisa em como eles iriam ganhar a champions, já este ano tenho as minhas reservas. Sim, continuo a acreditar na remontada contra o Milan e na consequente conquista da liga milionária mas, muito honestamente, não estou com aquele feeling que deveria estar a ter, atendendo que estamos a falar dos melhores de sempre. Alguns dirão que falta treinador, eu, embora concorde com isso, acho que falta algo mais. Não estou a ver a alegria que via no passado e aquela pressão alta está claramente a falhar. Espero que seja apenas um mau momento.

De qualquer forma, o título está entregue e esta vitória do Real, embora saborosa e moralizadora para os merengues, não valerá grande coisa. Basta ver que se o United eliminar os de Madrid e o Barça virar a seu favor a eliminatória, a suposta "crise" e os supostos problemas mudar-se-ão para a capital espanhola.

Uma última nota para Varane. É engraçado que Wenger está sempre atento aos jovens talentos franceses, compra camiões deles todos os anos para a sua equipa e, aparentemente, falha sempre. Já o Real descobriu este jovem e ele tem sido uma agradável surpresa. Diria mesmo que este e Mangala poderão ser o futuro da zona central gaulesa.


Em Portugal tivemos um clássico surpreendente. Não estava a espera desta boa réplica leonina, confesso. Um pouco à imagem do Real, o Sporting percebeu a superioridade do adversário e baixou as linhas, procurando ganhar em contra-ataque. Uns chamar-lhe-ão falta de coragem, outros dirão que o Sporting, como visitado, não pode encarar assim os jogos... pois eu chamo-lhe realismo. Tivesse o Sporting jogado de peito aberto e provavelmente teriam enchido o saco. Como tal, acho que Jesualdo fez bem. Avançou Dier para o meio-campo, tirou o "10" fazendo avançar Adrien e, nos flancos, guardou os rapidíssimos Carrillo e Bruma para a parte final do jogo, iniciando o mesmo com Capel e Labyad, jogadores mais assertivos sob ponto de vista defensivo.

Pareceu-me justo o resultado. O Porto dominou mas faltou-lhe velocidade e até alguma criatividade. O mesmo será dizer que faltou Moutinho e o melhor James. O João não é rápido mas garante à equipa mais qualidade na posse de bola e na variação de flanco, isto para além de ser importantíssimo na pressão alta; já Rodriguez é o tal elemento que traz algo de novo e de surpreendente. Varela, Defour não o garantem e só Izmaylov a espaços consegue algo mágico. Pouco, muito pouco portanto.

Não posso terminar sem antes fazer menção a alguns dos garotos que, é preciso lembrar, fizeram a sua estreia em clássicos. Ilori ganhou pontos naquela ideia que tinha que poderia estar ali algo interessante; Dier foi enorme no meio-campo, mostrando personalidade e maturidade ; e finalmente o jovem Bruma, que não tendo feito nada de outro mundo, mostrou que podem contar com ele para correr riscos e ir "para cima" do adversário como se não houvesse amanhã. É este tipo de jogadores que, independentemente do clube, me fazem prender os olhos ao ecrã.

PS: Falei aqui no blog em Bale quando ainda poucos o conheciam. Hoje está o jogador que todos sabemos. Impressionante como está a levar uma equipa às costas. Já agora e se me permitem a imodestia, nomes como Lavezzi, Vidal, Alexis Sanchez, Ivanovic, Isla, Asamoah, Luis Suarez, Isco, Di Maria, entre outros... foram todos nomes que fizemos referência aqui no blog muito tempo antes deles serem conhecidos. Se houvesse esta capacidade nos nossos clubes em descobrir talentos - e ultimamente isso tem melhorado bastante, sobretudo em Porto e Benfica -, seguramente que os cofres portugueses estavam mais bem recheados.

PS1: Não considerando Ramires um trinco, afirmo desde já que Fernando é, hoje por hoje, o melhor trinco brasileiro da actualidade (creio que nem sequer é internacional, salvo erro). Sim, para mim é superior a Lucas, Sandro ou Paulinho.

domingo, março 03, 2013

QUE DIFERENÇA!


Dizia ontem em conversas particulares que este Beira-Mar iria causar problemas ao Benfica. Não porque tenha um grande elenco mas sim pelo facto de ter mudado de treinador. E sem o conhecer, diria desde já que Costinha é bem melhor que Ulisses Morais. Essencialmente porque é da nova geração, porque bebeu muito de vários treinadores de classe mundial e fundamentalmente porque percebe de bola, como o pôde demonstrar na qualidade de paineleiro num programa desportivo.

Notou-se logo a diferença na postura e na mentalidade do Beira-Mar. Pressão alta, ambição, preocupação em jogar e até alguma coragem na primeira substituição. Valorizo sempre quem pensa o futebol desta maneira e, como tal, Costinha está de parabéns.

Quanto ao Benfica, acima de tudo, fez aquilo que lhe competia e aquilo que era mais importante: ganhou o jogo e isolou-se na liderança da prova. Não foi fantástico, a espaços sentiu-se uma certa tremideira mas no final o que conta são os pontos conquistados e estes, face ao que se tinha passado no clássico, eram determinantes.

O que vale este primeiro lugar? Para já, pouco. É importante estar à frente, dá moral, traz confiança mas a equipa tem de ter consciência de que ainda há muito caminho para percorrer. Bem sei que ainda é cedo mas uma coisa é ir ao dragão a ter de apostar num "2" fixo, outra coisa é poder lá ir com "dupla". 

Relativamente aos destaques, não creio que tenha havido alguém a fazer claramente a diferença. Diria que Luisão e o próprio Garay foram aqueles que estiveram uns furos acima. No lado do Beira-Mar, gostei do lateral esquerdo Hélder Lopes, do médio Nildo e sobretudo do Rúben, ele que revelou bons pormenores técnicos e nunca se escondeu da partida.

sexta-feira, março 01, 2013

ROLABOLA

JORNADA 5:

1. Real Madrid - Barcelona

2. Besiktas - Fenerbahce

3. Twente - Ajax

4. Porto B - Sporting B

5. Málaga - Atlético Madrid

6. Tottenham - Arsenal

7. Lille - Bordéus

8. Gil Vicente - Nacional
MVP:

9. Rio Ave - Estoril
MVP:

OLHOGOLO:

10. Sporting - FC Porto
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 14h55