quinta-feira, junho 28, 2012

FOI PENA


Fizemos e demos tudo perante a melhor selecção do Mundo. Caímos de pé mas fomos grandes, muito grandes mesmo.
Contrariamente àquilo que vimos no Mundial, neste jogo ficámos com a sensação de que realmente podiamos ter vencido a Espanha. Faltou-nos não só uma pontinha de sorte como também algo que é fundamental numa meia-final de uma competição desta envergadura: banco. Tivesse Paulo Bento um banco da qualidade do de Del Bosque e estou convencido que a história do jogo teria sido diferente. Faltou-nos um Witsel para render o desgastadíssimo Meireles, um Carrillo para render o apagado Nani e um Wolfswinkel para segurar na frente e forçar as costas dos centrais. Não deu para expremer mais mas ficou demonstrado de que deste lado também há valor.

Todos os jogadores estão de parabéns mas há nomes que merecem um destaque especial:

- Rui Patrício: ao longo deste europeu mostrou algum desconforto em sair dos postes mas entre os mesmos esteve ao seu melhor nível. Se chegámos às penalidades, temos também de agradecer ao jovem guarda-redes leonino que efectuou duas paradas de enorme nível no prolongamento. Sai deste europeu mais valorizado.

- Pepe: impecável em todos os jogos. Um verdadeiro líder, provando em toda a linha o porquê de ser um dos três melhores centrais do mundo.

- Coentrão: voltou a ser o Fábio do Benfica e aquele que lhe valeu o salto para Madrid. Correu que se fartou e, para além da habitual qualidade a atacar, conseguiu, desta feita, ser também fundamental nas acções defensivas.

- Miguel Veloso: talvez tenha feito o seu pior jogo neste Europeu mas também teve pela frente um meio-campo adversário muito móvel e que o obriga a correr muito e a ter pouca bola para sair a jogar, algo que Veloso é particularmente bom. Ainda assim, fica a imagem de um Miguel Veloso adulto, inteligente a gerir esforços e muito efectivo sob ponto de vista táctico. Jogar em Itália tem destas coisas e certamente que Veloso cresceu muito desde que chegou ao Génova.

- Moutinho: para mim, o melhor jogador português neste jogo e porventura a unidade mais em todo o europeu. Encheu o campo completamente. Não merecia a penalidade falhada mas certamente que esse momento menos positivo em nada blisca tudo aquilo que de bom fez na Polónia e na Ucrânia.

- Ronaldo: teve pouco espaço neste jogo mas não baixou os braços e nunca virou a cara à luta. Ganhou faltas, roubou amarelos e teve nos seus pés algumas das melhores oportunidades do jogo. Depois de uma temporada tão desgastante no seu clube, conseguiu ainda provar neste Europeu que também é útil à sua selecção e que jamais coloca em primeiro plano os seus interesses pessoais. Foi, é e será sempre enorme o nosso Ronaldo e, para mim, é um grande orgulho poder ver um dos melhores jogadores de sempre ao serviço da nossa selecção.

Para terminar, uma palavra para Paulo Bento. Admiro-o muito e não me surpreendeu o trabalho que realizou neste Europeu. Podem ver em posts antigos que sempre o defendi e em que acreditava que tinha o conhecimento e a mão-de-obra necessárias para fazer um bom trabalho. Deu chapadas de luva branca a muito e boa gente e esse é o melhor elogio que se lhe pode fazer.
Neste jogo em particular, talvez pudesse ter mexido um pouco mais cedo mas, de certa forma, percebi as suas ideias. Nani é um jogador que pode resolver a qualquer momento e Meireles estava desgastado mas é um jogador muito experiente e habituado à pressão deste tipo de jogos (Viana e Micael não têm a mesma rotação e experiência). Como tal, tentou forçá-los o máximo de tempo em campo. Tivesse Bento Pedro, Navas, Cazorla, Torres ou Fabregas no banco e vos garanto que o nosso seleccionador teria mexido mais cedo.

Ponto final nas nossas aspirações, agora que vença a Itália.

quinta-feira, junho 14, 2012

VAMOS


No bom caminho. Poucos acreditavam que Portugal chegasse ao último jogo do grupo com a possibilidade de até poder perder frente à Holanda e seguir em frente mas a realidade é que a equipa tem feito um bom percurso no Euro e está a um pequeno passo de fazer um grande feito: seguir em frente num grupo onde militam Alemanha e Holanda. 

Neste jogo deu-me a ideia que Ronaldo está algo desgastado em virtude da enorme época que realizou. No meu entender, é algo perfeitamente natural. Como tal, custa-me ver portugueses a deitarem abaixo o nosso melhor jogador. Falhou um golo fácil e podia ter feito mais numa ou noutra ocasião mas daí a meter em causa o seu valor e a sua vontade em triunfar pela nossa selecção, acho que vai uma grande distância. Mesmo não estando na sua melhor forma, eu sou daqueles que acredito sempre nos melhores e, nesse sentido, tenho sempre a esperança que o Cristiano resolva. 

Uma das grandes sensações desta equipa tem sido Miguel Veloso. No meu entender, fez dois belos jogos. Disponível fisicamente, tem tido a inteligência de pautar o jogo, pressionar alto sempre que possível e auxiliar muito bem os centrais em momentos defensivos. Tem-lhe faltado apenas uma maior disponibilidade para fechar as alas, nomeadamente o lado esquerdo onde se é sabido que Coentrão sobe muito e que Ronaldo não acompanha o lateral.

De resto, os centrais muito bem, Coentrão a um bom nível, Moutinho e Meireles muito bem nas acções defensivas mas pouco expressivos nos momentos ofensivos e Nani muito disponível no flanco direito. Depois, João Pereira e Postiga (pese o golo) a mostrarem que são os elos mais fracos desta equipa e Varela a mostrar que, para este tipo de competições e frente a este tipo de equipas, é francamente mais útil do que o popstar Ricardo Quaresma. 

Será uma última jornada dramática mas, sinceramente, acredito que seguiremos em frente. Força Portugal.

segunda-feira, maio 21, 2012

ÚLTIMA JORNADA

Resultados e Marcadores:

1. Bayern Munique 1-1 Chelsea (Muller; Drogba)
2. Hibernian 1-5 Hearts (McPake; Barr, Skacel (2), Grainger, McGowan)
3. Juventus 0-2 Nápoles (Cavani, Hamsik)
4. Auxerre 1-2 Montpellier (Kapo; Utaka (2)
5. St. Etienne 2-3 Bordéus (Guilavogu, Aubameyang; Diabeté (2), Gouffran)
6. Lorient 1-2 PSG (Monnet-Paquet; Pastore, Motta)
7. Recife 1-1 Flamengo  (Marquinhos; Vagner Love)
8. Corinthians 0-1 Fluminense (Euzebio)
9. Botafogo 4-2 São Paulo (Herrera (3), Junior; Jadson, Fabiano)
OLHOGOLO:
10. Sporting 0-1 Académica (Marinho)
MVP: Adrien (Académica)

PONTUAÇÕES:

Bruno Rocha 30
Pedro Gama 16
Diogo 11
Doc 8
Soares 4
Cedes 6
Seco 11
Fostex 6
Major 9
Pascoal 3
Eduardo 31+3=34
Salvador 15
Lelo 2
Telmo 11
Fernando 11
Filipe Rocha 12
Oliveira 12
Faria 6
Black Ice 12

VENCEDOR DA JORNADA: EDUARDO MARQUES = 34 PONTOS 

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

PAULO OLIVEIRA 331 PONTOS
Filipe Rocha 320
Pedro Faria 307
4º Black Ice 300
5º Nuno Pascoal 292  
6º Telmo Marques 291
7º Salvador 275 
8º Lelo Marques 273 
9º Bruno Rocha 269
10º Pedro Gama 260    
11º Fernando 257
12º Eduardo 254    
13º Cedes 248
14º Fostex 243 
15º Seco 224 
16º Diogo 212
17º Doc 211  
18º Major 183 
19º Nélson Soares 166
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES: 

- E pronto, chegámos ao fim de mais uma edição do rolabola. Da minha parte, um agradecimento a todos aqueles que tornaram este passatempo possível. Espero que tenham gostado.

- Como não poderia deixar de ser, quero parabenizar os três primeiros classificados. Ao longo do rola, foram claramente os jogadores mais fortes. Saudação em especial para o Oliveira que conquistou o seu primeiro título e para o Rochinha que, na sua segunda temporada, conseguiu um brilhante segundo lugar. Quanto ao meu amigo Fary, mais uma vez e qual Izmailov, passeou classe por estes relvados fora. 

- Os primos acabaram o jogo em beleza. Trinta e quatro pontos para o Edu, trinta para mim. Já o vinha dizendo e parece ser mesmo verdade: o amigo Eduardo está a começar a apanhar o jeito e, quem sabe, não poderemos ter novidades deste num futuro muito próximo. Candidato aos 5 primeiros ou até mesmo ao título? Não sei... Só mesmo ele nos poderá dizer quais as suas ambições.
Quanto a mim, apesar de uma época para esquecer, tenho a certeza que a breve trecho voltarei a dar alegrias aos sócios. Me aguardem...

- Ainda estamos a estudar a possibilidade de haver um Rolabola do Europeu. Gostaria, se possível, que os nossos amigos deixassem no espaço de comentários uma pré-candidatura, isto para ver se realmente valerá a pena avançar com o jogo.

Um abraço e até uma próxima oportunidade!

domingo, maio 20, 2012

Parabéns ao Chelsea mas...


... Já tinha escrito aqui no blog que a minha final da champions deste ano realizou-se em Bucareste com duas equipas espanholas a proporcionarem um excelente espectáculo de futebol. Esperava exactamente um jogo assim e, como tal, não me surpreendeu minimamente o desfecho final. 
Quanto a este jogo, quando uma equipa faz 24 remates contra 6, tem 20 cantos contra 1 (sendo que este deu golo), tem uma grande penalidade a favor e mesmo assim não consegue ganhar, creio que está tudo dito. Saber defender também é algo que merece destaque mas este estilo ultra-defensivo e altamente resultadista vai contra aquilo que eu, como adepto, aprecio num jogo de futebol.

O futebol é mesmo uma coisa incrível. O Chelsea tem a pior equipa dos últimos dez anos, jogou o pior futebol da última década, andou a arrastar-se pelo campeonato inglês e acaba a época premiada com o título mais importante de clubes. 

Por último, uma palavra para Didier Drogba. Foi justamente considerado pela Uefa o mvp da final. Diria mais, foi a grande figura desta champions. Um avançado tremendo e que, em final de contracto, merecia fazer mais uma ou duas temporadas numa equipa de topo. Pessoalmente não me importava nada de o ver num dos meus três clubes: Man Utd, Barcelona ou Inter.

Quanto ao Bayern, depois de ter feito o mais difícil (eliminar o Real), acabou por deixar fugir uma oportunidade de ouro. Uma pena, sem dúvida.

Para o ano há mais. Esperemos que o "efeito Grécia" não se repita.

quinta-feira, maio 17, 2012

CONFIO EM PAULO BENTO


Ainda não tinha tido oportunidade de analisar os 23 seleccionados de Paulo Bento. Faço-o agora.

Antes de mais, devo dizer que gosto do nosso seleccionador. Sempre o admirei como jogador, como pessoa e agora como treinador. Acho que fez um excelente trabalho no Sporting e tem feito um bom papel neste seu novo cargo. 

Sobre os 23, lancei aqui no dia 10 de Março aqueles que achava que iriam ser os seus eleitos para o Europeu (ver aqui). Falhei dois (Sílvio e Manuel Fernandes em vez de Miguel Lopes e Custódio), sendo que seria previsível que falhasse o primeiro já que o ex-Rio Ave esteve praticamente lesionado toda a temporada. Portanto, a única surpresa apareceu com a chamada de Custódio.

Ora bem, as maiores criticas aos 23 do Paulo prendem-se em 3 ou 4 nomes: há quem prefira Nélson a Miguel Lopes, outros defendem que Hugo Viana ou Manuel Fernandes são superiores a Rúben Micael e há ainda quem entenda que Liedson poderia ter espaço na frente de ataque. Naturalmente que depois temos as questões disciplinares de Ricardo Carvalho e Bosingwa e até o caso de Quim que, segundo muitos, não se percebe como não é chamado sendo o titular do 3º classificado do nosso campeonato.

Vestindo a pele do seleccionador, devo confessar que as minhas escolhas não andariam muito longe das que ele tomou. Em primeiro lugar, é-me indiferente que Beto tenha sido escolhido em detrimento de Quim já que qualquer um deles iria apenas servir para defender umas bolas nos treinos e fazer companhia aos restantes nas refeições e momentos de ócio. Depois, na luta Nélson-Miguel Lopes, diria que são jogadores semelhantes. Nélson terá (?) feito uma boa temporada no Bétis e também joga à esquerda, ao passo que Miguel Lopes é um jogador muito mais lateral direito. É mais rápido, mais forte fisicamente e creio que defende melhor. Não havendo Sílvio, também iria por aqui, muito embora também aceitasse se a escolha recaísse em Nélson.

No meio-campo é onde há mais motivos de discordância. Sinceramente, não morro de amores por Hugo Viana. Ainda assim, acho que fez uma excelente temporada. Tem uma excelente capacidade de passe e é muito inteligente tacticamente. Faltar-lhe-á a rotatividade que tem, por exemplo, Rúben Micael. Atenção que estamos a fazer uma comparação entre dois jogadores que, é consensual, iriam sempre ser suplentes já que o meio-campo inicial está, à partida, definido: Veloso, Moutinho e Meireles. Mas, voltando aos dois atletas em análise, acho que, mesmo não tendo feito uma grande temporada, para o estilo de jogo da selecção (em que joga sem número "10", precisando por isso de ter médios com "chegada"), acho que Rúben Micael é muito mais útil do que Viana. Posto isto, devo ainda dizer que eu, neste particular, teria apostado na irreverência de André Martins. Os criticos dir-me-ão que é ainda muito jovem, ainda não é um titular no Sporting e ainda não terá o estofo mental para ir a um Europeu. Eu, a esses comentários, respondo: já vi Ronaldo "o fenómeno" ser chamado a um Mundial com 17 anos ou Walcott ser chamado à selecção inglesa sem ter feito um jogo a titular pelo Arsenal. Quando se é bom, só tem é de se arriscar. Low, por exemplo, também chamou Draxler, jogador que ainda não é internacional.
Continuando nestas ligeiras dúvidas (e é muito bom que praticamente ninguém tenha dúvidas quanto ao onze inicial), a escolha para mim mais controversa terá sido a de Custódio em detrimento de Manuel Fernandes. Sendo fã do médio do Besiktas, fiquei algo triste pela sua não convocatória. Eu teria optado por ele mas, sinceramente, compreendo e até aceito a ideia de Bento ter incluído o trinco do Braga. Portugal precisará, porventura, de um trinco forte no choque, bom no jogo aéreo e capaz de, em jogos apertados, se juntar aos centrais com maior frequência. Ora, Manuel Fernandes (apesar de forte fisicamente), quer queiramos quer não, não reune todas essas faculdades.

Sendo certo que Liedson já não é o que era, parece-me também evidente a escolha de Nélson Oliveira, um avançado diferente de todos os outros. Assim sendo, só me resta dizer que estou com Paulo Bento e, mesmo com uma selecção francamente mais fraca comparativamente aos últimos anos, acredito que podemos fazer uma boa campanha. Que assim seja!


terça-feira, maio 15, 2012

ATÉ HOJE!


Caro Roberto Mancini,

Em primeiro lugar, parabéns pela conquista do título. A tua equipa não me convenceu muito mas foi um pouco como aquilo que se passou em Portugal: o teu rival conseguiu cometer tantos erros no último terço do campeonato que era praticamente impossível não ganhares. Ainda assim, fizeste questão de complicar aquilo que, aparentemente, parecia ser tão fácil.

Escrevo-te para te dizer que me recordo perfeitamente de ti como jogador. Eras um craque. Daqueles mesmo que eu gosto. Tecnicamente muito evoluído, jogavas e fazias jogar. Eras um pouco naquela onda do Roberto Baggio, Totti ou Del Piero. Um verdadeiro número "10". Recordo com saudade os teus tempos de Lázio e principalmente Sampdória. É como te digo, se fores como treinador aquilo que eras como jogador, certamente que terás uma grande carreira. Não acredito muito mas, como sabes, no futebol nunca se sabe.

Se tinha uma grande impressão de ti como jogador, conforme já referi, como treinador tinha uma imagem muito negativa de ti. Bem sei que não é fácil lidar com tantos egos e tantas estrelas mas, no meu entender, tinhas obrigação de fazer melhor. Não gostei daquilo que fizeste neste ano... até hoje! A partir daqui, limpaste qualquer negativismo que tinha a teu respeito. Porquê?

Por isto:

"One day I'd like to win the Spanish Liga but also the Portuguese league with Benfica. There are clubs that have made football history: I am ready for anything, but now I just think about City". (Roberto Mancini)


Não te desejo boa sorte para a próxima época já que defendes as cores do clube rival mas que tenhas sorte e sucesso na vida. Cumprimentos!

ROLABOLA

ÚLTIMA JORNADA:

1. Bayern Munique - Chelsea*

2. Hibernian - Hearts*

3. Juventus - Nápoles*

4. Auxerre - Montpellier 

5. St. Etienne - Bordéus

6. Lorient - PSG

7. Recife - Flamengo 

8. Corinthians - Fluminense

9. Botafogo - São Paulo

OLHOGOLO:

10. Sporting - Académica*
MVP:

Marcador de Serviço:
 

PRAZO: Sábado, 14h55

NOTA: 4 PRIMEIROS: brunorocha25@hotmail.com

*Finais de taça. Vale resultados e marcadores no final dos 90'


ROLABOLA

1. Fenerbahce 0-0 Galatasaray
2. Getafe 0-2 Saragoça (Apono, Postiga)
3. Villarreal 0-1 Atlético Madrid (Falcao)
4. Rayo Vallecano 1-0 Granada (Tamudo)
5. Montpellier - Lille (Fana)
6. Lázio - Inter (Kozak, Candreva, Mauri; Milito)
7. Catania - Udinese (Di Natale, Fabbrini)
8. Guimarães 1-2 Académica (Bruno Teles; Diogo Valente, Edinho)
MVP: Diogo Valente (Académica)
9. Gil Vicente 3-1 Feirense (Hugo Vieira, Zé Luis (2); Buval)
MVP: Adriano (Gil)
OLHOGOLO:
10. Sporting 3-2 Braga (Wolfswinkel (3); Barbosa, Lima)
MVP: Wolfswinkel (Sporting)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 17
Lelo 34+3=37
Seco 21
Major 16
Rocha 5
Cedes 11
Diogo 10
Pedro Gama 17
Doc 12
Soares 15
Fostex 23
Pascoal 31
Salvador 9
Fernando 15
Black Ice 28
Oliveira 18
Telmo 15
Filipe Rocha 30
Faria 30

VENCEDOR DA JORNADA: LELO MARQUES = 37 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

PAULO OLIVEIRA 319 PONTOS
Filipe Rocha 308
Pedro Faria 301 
4º Nuno Pascoal 289 
5º Black Ice 288
6º Telmo Marques 280
7º Lelo Marques 271  
8º Salvador 260
9º Fernando 246
10º Pedro Gama 244    
11º Cedes 242
12º Bruno Rocha 239   
13º Fostex 237
14º Eduardo 220
15º Seco 213 
16º Doc 203
17º Diogo 201 
18º Major 174 
19º Nélson Soares 162
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES:

 - Nada mudou lá na frente, a não ser o facto do Nuno Pascoal se ter aproximado do pódio. Significa assim que os três primeiros não abanaram e, como tal, vão entrar para a última jornada com uma boa almofada. Além disso, em virtude de já só haver um jogo com direito a MVP, só mesmo uma jornada épica de algum dos três perseguidores é que poderá virar o jogo ao contrário.

- Não há objectivos mas há a dignidade e há aquele espírito de tentar dar sempre o máximo, independentemente das circunstâncias. Foi isso que fez o Lelo Marques, vencendo brilhantemente a jornada.

- Depois de uma grande jornada na semana passada, o Telmo não conseguiu dar seguimento a essa boa exibição e voltou àquelas exibições sem-sabor. Diria que foi o adeus ao terceiro lugar, numa época marcada por muitos altos e baixos. Ainda assim, uma nota de destaque pela escolha do seu marcador de serviço, o Edinho da Académica. Só mesmo este participante para se lembrar disso. Não há dúvida que o prémio criatividade só pode ser para este rapaz. Pensa pela sua cabeça, joga num estilo 3-3-4 e não quer saber se as suas opções são ou não motivo de critica por parte da concorrência. Escusado será dizer que lhe faltará um pouco de estratégia para obter ainda melhores resultados já que o Telmo é fiel aos seus principios. O problema é que nada nem ninguém o fará mudar de rumo.

- Da minha parte e já sem objectivos, desejo boa sorte aos 5 ou 6 elementos que ainda jogam alguma coisa nesta última jornada do rolabola. Que ganhe o melhor!

sexta-feira, maio 11, 2012

MINHA NOSSA...

A GRANDE DEFESA

Como é raro falar em guarda-redes aqui no blog e como sei que há muitos no nosso passatempo, aqui fica uma nota sobre a grande defesa dos últimos 20 anos. Isto vem a propósito de ter sido hoje encontrada a melhor defesa da Liga Inglesa. Uma grandíssima defesa de Craig Gordon, keeper do Sunderland. Vale a pena ver.

Apesar de ser uma enorme defesa, fico-me por a melhor defesa (neste caso dupla-defesa) que eventualmente terei visto na minha vida. O seu nome? Coupet.

quarta-feira, maio 09, 2012

O TIGRE COMEU OS LEÕES


Tenho sérias dúvidas que a final da champions tenha tanta qualidade como teve esta grande partida de futebol. Parabéns às duas equipas pelo espectáculo, pela vontade de ganhar e pela forma ofensiva com que se apresentaram em campo num jogo desta importância. Melhor em campo? o rapaz da foto. Tremendo jogo de "el tigre", dois golos fabulosos e de pé esquerdo (!), mostrando mais uma vez porque é o melhor avançado do mundo dentro da área. Duvido que tenha havido até hoje algum futebolista a marcar e a vencer uma competição europeia dois anos consecutivos e por clubes diferentes.

Ainda antes dos destaques dos jogadores do Atlético (e houve muitos), não posso deixar de sublinhar a postura do Bilbao. Foi pena para o espectáculo que os bascos não tenham conseguido marcar um golo. E fizeram para o merecer, há que o dizer. A equipa liderada por Simeone soube sofrer e defendeu sempre muito bem mas os bravos de Bilbao, com muitas soluções ofensivas, tiveram algumas ocasiões que podiam ter concretizado. Paciência.

Quanto ao Atlético, em primeiro lugar, uma palavra para o seu treinador Diego Simeone que tem feito um trabalho fantástico. Gostei muito de ver a garra e atitude dos madrilenos. Todos correram, todos defenderam e as transições ofensivas funcionaram na perfeição. Depois, quem tem Falcao na frente, arrisca-se a marcar em qualquer tipo de jogo e contra qualquer tipo de equipa.

Atlético 1 a 1:

Courtois: grandíssima exibição. Tudo o que fez foi bem feito. Excelente não só entre os postes mas também na forma como saíu com tranquilidade aos muitos cruzamentos efectuados para a sua área. Teve como momento alto a mancha a remate de Susaeta a 15 minutos do final do jogo e quando ainda havia 2-0.

Juanfran: talvez a exibição menos conseguida do onze. Ainda assim cumpriu, muito embora tivesse sentido dificuldades com a entrada de Ibai Gomez.

Miranda: uma surpresa. Esteve muito bem no chão e também no ar.

Godin: ganhou a luta a Llorente e isso diz tudo quanto ao seu bom trabalho.

Felipe Luis: bem a defender e sempre muito disponível no apoio a Arda Turan no ataque. Dos melhores em campo.

Mário Suarez: enorme jogo deste jovem espanhol. Fez um trabalho fantástico em termos defensivos.

Gabi: Não fora a qualidade de Falcao e provavelmente ter-lhe-ia dado o prémio de melhor em campo. Jogou enormidades.

Diego: Outra grande exibição. A chave desta grande exibição do Atlético passou pela qualidade do meio-campo. O brasileiro foi o motor da equipa e arrumou o jogo com um golo que revela toda a sua categoria.

Adrian Lopez: sou fã deste jogador. Hoje jogou mais descaído para a direita mas até aí mostrou pormenores de toda a sua classe. Jogador de top, não tenho a mínima dúvida.

Arda Turan: um pequeno génio à solta em Bucareste. Tudo o que faz é bem feito. Sabe ter a bola, escondê-la e tem mudanças de velocidade absolutamente divinais. Craque puro.

Radamel Falcao: MVP pois claro. O que mais me custa é que este rapaz foi dado como certo no Benfica pelos três jornais desportivos portugueses. Se Carroll vale 40 e tal milhões, então Falcao não sei quanto é que vale. Jogador para encaixar em qualquer equipa do mundo, sendo que em Inglaterra era menino para fazer mais de 30 golos no campeonato.

Parabéns ao Atlético e obrigado às duas equipas por este grande jogo de futebol.

terça-feira, maio 08, 2012

ROLABOLA

PENÚLTIMA JORNADA:

1. Fenerbahce - Galatasaray

2. Getafe - Saragoça

3. Villarreal - Atlético Madrid

4. Rayo Vallecano - Granada

5. Montpellier - Lille

6. Lázio - Inter

7. Catania - Udinese

8. Guimarães - Académica
MVP:

9. Gil Vicente - Feirense
MVP:

OLHOGOLO:

10. Sporting - Braga
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 16h55

*4 primeiros: brunorocha25@hotmail.com

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Chelsea 2-1 Liverpool (Ramires, Drogba; Carroll)
2. Rennes 0-2 Montpellier (Camara, Costil p.b)
3. Bremen 2-3 Schalke 04 (Pizarro (2); Draxler, Huntelaar (2))
4. Trabzonspor 1-3 Fenerbahce (Yilmaz; Ntsama, Emre, Cristian)
5. Newcastle 0-2 Man City (Touré (2))
6. Inter 4-2 Milan (Milito (3), Maicon; Zlatan (2))
7. Atalanta 0-2 Lázio (Kozak, Cana)
8. Feirense 1-3 Guimarães (Buval; N'Diaye, Urreta, Soudani)
MVP: El Adoua (Guimarães)
9. Académica 1-0 Setúbal (Edinho)
MVP: Edinho (Académica)
OLHOGOLO:
10. Porto 2-0 Sporting (Hulk (2))
MVP:Hulk (Porto)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 35
Lelo 26
Diogo 18
Bruno Rocha 32
Cedes 32
Salvador 22
Soares 17
Fostex 38
Major 22
Doc 26
Pedro Gama 23
Telmo 36
Pascoal 34
Fernando 17 
Oliveira 40+3=43
Filipe Rocha 35
Faria 15
Black Ice 29

VENCEDOR DA JORNADA: PAULO OLIVEIRA = 43 PONTOS


CLASSIFICAÇÃO:

 PAULO OLIVEIRA 301 PONTOS
Filipe Rocha 278
Pedro Faria 271 
4º Telmo Marques 265
5º Black Ice 260 
6º Nuno Pascoal 258
7º Salvador 251 
8º Lelo Marques 234
9º Bruno Rocha 234
10º Fernando 231  
11º Cedes 231
12º Pedro Gama 227  
13º Fostex 214
14º Eduardo 203
15º Seco 192 
16º Doc 191
17º Diogo 191 
18º Major 158 
19º Nélson Soares 147
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES:

- Título entregue? Parece-me que sim. Os jogadores lá na frente não irão querer correr riscos, pelo que só algo de muito estranho é que poderá tirar a vitória ao Paulo Oliveira. Depois de um terceiro lugar, agora uma vitória no rola. Fantástica temporada do nosso amigo azulinho.

- O meu querido Faria está a perder algum gás neste final de época e isso poder-lhe-á custar caro. O Telmo voltou às boas exibições e o Black Ice e o próprio Pascoal ainda têm uma palavra a dizer. Antevê-se uma luta interessante pelo terceiro lugar, sendo que o Fary está numa posição "à-Braga", isto é, sonha ainda com o segundo lugar mas eventualmente estará mais perto de perder o terceiro do que propriamente subir mais um posto.

- Tenho de destacar mais uma vez o excelente trabalho do Rochinha neste Rolabola. Não é um sobredotado nesta matéria mas, acima de tudo, procura não inventar. E que boa estratégia é neste tipo de jogos. Merece um prémio.

- Uma palavra para todos aqueles que andam lá para baixo e sem hipóteses do que quer que seja. Grande dignidade e postura desses participantes que procuram semana após semana dar o seu melhor e possibilitam que o jogo se torne mais real e honesto para aqueles que ainda lutam pelos prémios. O meu muito obrigado.

- Em alguns dos duelos particulares que conheço, o Cedes parece já ter arrumado com o Diogo; o Fostex já muito dificilmente me apanha; e o Major, aparentemente, já não apanhará o Eduardo. Grande final de temporada do Edu, há que dizer.
Quanto ao derby dos marcadores, o Soares ainda se mantém na frente mas as contas estão cada vez mais apertadas. Na certeza porém que esta semana iremos ter "el tigre" na sua frente de ataque (será?), avizinham-se problemas para os meus lados. Ainda assim, pode ser que um ou dois "rayos" no fim-de-semana originem uma tempestade.

terça-feira, maio 01, 2012

ROLABOLA

ANTEPENÚLTIMA JORNADA:

1. Chelsea - Liverpool*

2. Rennes - Montpellier

3. Bremen - Schalke 04

4. Trabzonspor - Fenerbahce

5. Newcastle - Man City

6. Inter - Milan

7. Atalanta - Lázio

8. Feirense - Guimarães
MVP:

9. Académica - Setúbal
MVP:

OLHOGOLO:

10. Porto - Sporting
MVP:

Marcador de Serviço:

Prazo: Sábado, 14h25

*Final da Taça. Vale resultado e marcador(es) no final dos 90 minutos.

NOTA: Os 4 primeiros terão de enviar o boletim para: brunorocha25@hotmail.com

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

JORNADA 13:
1. Roma 2-2 Nápoles
2. Twente 1-2 Ajax
3. Feyenoord 1-0 AZ
4. Málaga 1-0 Valência
5. Bétis 2-2 Atlético Madrid
6. Man City 1-0 Man Utd
7. Lille 2-1 PSG
8. Gil Vicente 3-1 Guimarães
MVP: João Vilela
9. U.Leiria 0-4 Feirense
MVP: Oblak (Leiria)
OLHOGOLO:
10. Marítimo 0-2 FC Porto
MVP: Hulk (Porto)

PONTUAÇÕES:

Faria 26
Soares 6
Rocha 12
Eduardo 25
Lelo 9
Major 21
Salvador 37
Cedes 25
Seco 10
Diogo 24
Telmo 15
Filipe 27
Pascoal 22
Fostex 6
Oliveira 34
Black Ice 42+3=45
Fernando 9
Pedro Gama 27

VENCEDOR  DA JORNADA: BLACK ICE = 45 PONTOS



CLASSIFICAÇÃO:

PAULO OLIVEIRA 258 PONTOS
Pedro Faria 256 
Filipe Rocha 243
4º Black Ice 231
5º Telmo Marques 229
6º Salvador 229
7º Nuno Pascoal 224
8º Fernando 214 
9º Lelo Marques 208
10º Pedro Gama 204  
11º Bruno Rocha 202
12º Cedes 199 
13º Seco 192 
14º Fostex 176
15º Diogo 173 
16º Eduardo 168
17º Doc 165 
18º Major 136 
19º Nélson Soares 130
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES:
- Se não me enganei nas contas (por favor verifiquem), tivemos nova permuta na liderança com o Oliveira, talvez em festa pela conquista do título do seu clube, a voltar a dar nas vistas. Está muito boa a luta pelo primeiro lugar. Não diria que é a dois - há muita jornada pela frente e ainda esta semana se viu um participante a superar a barreira dos 40 pontos - mas não há dúvidas que já começa a ser criado um fosso para o terceiro classificado.

- Excelente as prestações do Black Ice e do Tó Salvador, jogadores que, até então, estavam teoricamente arredados da luta pelo terceiro lugar. A verdade é que estão agora. respectivamente, a 12 e 14 pontos do Filipe Rocha e, certamente, ainda acreditarão no último prémio.

- Quem foi pela "via Hulk" acertou em cheio, quem optou por outra solução, não teve tanta sorte. Neste particular, e até porque ainda estava a lutar por objectivos concretos, destaco a falta de pontaria do Telmo que, ao não acertar no marcador de serviço, praticamente disse adeus ao título. Sim, posso já afirmar com alguma segurança que aqui não irá haver bi-campeão. Já agora, arriscar-me-ia inclusive a dizer que o campeão em título ficará mesmo fora das competições europeias nesta temporada.

- Esta jornada serviu também para afastar de vez grande parte dos candidatos que ainda sonhavam com mais qualquer coisa. Se para o título e segundo lugar apenas reconheço três candidatos, já para o último lugar do pódio não acredito que jogadores abaixo do 6º lugar ainda tenham hipóteses. Não sei, vamos ver. Peço é que todos continuem a dignificar o passatempo até ao fim, de modo a não influenciar as contas dos candidatos.

segunda-feira, abril 30, 2012

PARABÉNS


Uma das vantagens de se estar ausente do país em dia de título azul e branco é o facto de estar completamente imune a festarolas ou boquinhas provocadoras de adeptos portistas. 

Como sei que há alguns azulinhos que por aqui passam, aqui fica uma mensagem de felicitações por mais um título conquistado. Não que me tenha convencido profundamente mas tenho de confessar que, na zona crucial da temporada e nomeadamente nos confrontos directos com os outros candidatos, o Porto foi claramente superior. Além do mais, quer queiramos quer não, temos de admitir que por lá figura o melhor jogador deste campeonato, um tal de Hulk. Não foi só ele o obreiro desta liga mas teve uma influência tremenda no desfecho final da Liga. 
Quanto ao treinador do Porto, foi ao encontro daquilo que penso há muito: tanto pode acontecer um treinador ficar em 2º ou 3º e ser muito bom como ficar em 1º, ser campeão e, mesmo assim, deixar muito a desejar. Vitor Pereira, por muito que continue a ganhar no Porto, não me parece que seja fácil inverter a opinião negativa que eu e muita gente tem a seu respeito.

Para a próxima época, estou curioso em saber se jogadores como Álvaro Pereira, Fernando e Hulk vão continuar. Diria que perder estes três jogadores seria visto como um grande revés. Para mim são os três melhores jogadores do clube e não seria nada fácil contratar jogadores desta craveira. Aguardemos.

PS: Apenas uma curiosidade. O Porto quando passou a estar em apenas uma competição, arrancou de forma fresca e tranquila rumo ao título enquanto que o Benfica pagou bem cara a factura de andar em praticamente todas as provas até bem perto do fim.

sábado, abril 28, 2012

PORQUE DEVE JESUS CONTINUAR?

Ora bem, estamos já em final de temporada mas é natural que já se especule sobre a continuidade ou não de Jorge Jesus. Mantendo a coerência no discurso que venho apresentando ao longo destes três anos, sou a favor da continuidade do actual treinador do Benfica. Em seguida, tentarei explicar porquê.

Jesus está longe de ser um treinador perfeito. Tem alguns defeitos, visíveis aos olhos do mais simples adepto, mas também tem muitas coisas positivas. Façamos então uma breve análise ao seu percurso, medindo os prós e contras:

Adenda: Concordo que se deva analisar o trabalho do Jesus num todo, isto é, desde o principio do seu trabalho até aos dias de hoje. E assim o farei.

CONTRA:

- Para mim, o ponto que mais detesto nele é a sua teimosia. É bom quando uma pessoa é optimista e acredita profundamente nas suas capacidades mas pode tornar-se em algo negativo quando se pensa que tudo o que se faz é bem feito e que dificilmente o erro fará parte do seu dicionário. Durante três temporadas, tivemos três casos ilustrativos disso mesmo: Roberto, César Peixoto e Emerson. 

- Passividade demontrada no mercado de Inverno. Nestes dois últimos anos, a equipa foi severamente penalizada por não rectificar situações pontuais em Janeiro. O ano passado, Gaitán e Sálvio não tinham concorrência nas alas e quando rebentaram, a equipa quebrou completamente. Este ano, esses problemas à frente foram corrigidos mas situações do género ocorreram na zona defensiva. Se as lesões dos centrais são coisas que podem acontecer, já a ausência de alternativa a Maxi e a inexistência de (pelo menos) um bom lateral esquerdo fizeram a equipa sucumbir perante equipas que, habilmente, souberam explorar essa situação. Muitos foram os golos sofridos em casa, sendo, por exemplo, os casos de FC Porto (com Hulk) ou do Chelsea (com Ramires e Torres no golo) os casos mais sintomáticos.

- Diferença de tratamento entre jogadores do plantel. Esta característica muito sua tem coisas boas mas também tem coisas más. Jesus é assim, quando gosta de um jogador, praticamente "despe a camisa" por ele. Temos casos evidentes como Gaitán, Cardozo, Javi, entre outros. Se são, digamos, os seus "meninos bonitos", significa que podem estar tranquilos porque têm todo o apoio e confiança do mundo para jogarem, independentemente do seu estado de forma. Ora, é evidente que este aspecto, nesta perspectiva, é bom. É fantástico quando o jogador se sente admirado e respeitado pelo treinador. E é assim que Jesus consegue valorizar muitos jogadores já que é capaz de os apoiar incondicionalmente, independentemente das criticas que possam vir do exterior. Mas aqui a questão é que tais situações de diferenciação de tratamentos também podem jogar contra si. Veja-se a forma como tratou Moreira e Júlio César quando Roberto ocupava a baliza e, mais recentemente, temos o caso de Capdevila, sendo que poderia salientar muitas outras situações.

- Dois anos seguidos sem o título nacional. Para muita gente, e porque estamos a falar do Benfica, é motivo para despedir o treinador. Não vou por aí - e nos pontos a favor tentarei explicar porquê - e, apesar de ter colocado este ponto como "contra", apenas o fiz porque a ausência do título nacional é algo que indirectamente joga contra si já que o grande objectivo do clube no início de cada temporada é precisamente conquistar o campeonato nacional.

A FAVOR:

- Devolveu ao adepto benfiquista o prazer de ver a sua equipa jogar à bola. O primeiro ano terá sido a sua melhor temporada (daí o título nacional) mas também a foi porque tinha, quanto a mim, o melhor onze inicial dos últimos 20 anos. Recordo, para os mais esquecidos, que havia Coentrão, David Luíz, Ramires, Di Maria e o melhor Saviola. Ainda assim, tivemos momentos fantásticos nestes últimos três anos e foi graças aos seus métodos de trabalho.

- A mentalidade de Jesus.  Treinador de ataque e com um estilo de jogo daqueles que eu gosto. Desta temporada para a anterior, percebeu que nas competições europeias teria de jogar mais fechado e isso, para além de lhe ter dado frutos, deixou também no ar de que, ainda que não o demonstre nas conferências de imprensa, está a aprender com os erros do passado e ainda tem margem para melhorar no futuro.

- Capacidade em valorizar jogadores. Creio que nisso estamos todos de acordo. Se vissem aquilo que escrevi no blog sobre Coentrão e Rúben Amorim antes de Jesus, assustavam-se. 

- Vive do seu trabalho. Respira futebol, vive para o clube e estuda ao pormenor todas as equipas. Vai mais longe pelo facto de, volta e não volta, funcionar como olheiro do clube já que, através dos muitos videos que vê, consegue trazer jogadores relativamente desconhecidos e de boa qualidade.

- A dimensão europeia que deu ao Benfica. Eliminado na Liga Europa pelo Liverpool nos quartos (2009-10) e pelo Braga nas meias (2010-11), afastado este ano nos quartos da Champions pelo Chelsea. No meio disto tudo, um notável percurso em casa e alguns bons resultados fora (vitórias em solo alemão ou inglês, por exemplo). Já para não falar também no respeito que o nome Benfica ganhou fora de portas. Se isto não é um bom cartão de visita...

- O conhecimento do plantel. São três anos de trabalho. Os jogadores sabem o que o treinador pretende e o líder encarnado conhece melhor que ninguém aquilo que os seus atletas valem e são capazes de fazer. Começar tudo de novo, a menos que se tratasse de algum treinador de reconhecida craveira internacional, seria, no meu ponto de vista, um erro.

- A confiança que transmite aos seus jogadores. Cardozo joga mal um jogo ou falha uma grande penalidade, Jesus vem à conferência de imprensa salientar tudo aquilo que o paraguaio já fez de bom ao serviço do clube e, no jogo seguinte, coloca-o outra vez de início e é o primeiro a mostrar que está com ele. Jardel, como é uma aposta sua, defende-o com unhas e dentes dos criticos.  Jesus sabe que Gaitán é craque e, mesmo com tiques de vedeta e de menino mimado, dá-lhe total apoio porque sabe que só com muito mimo e muito carinho é que pode tirar o máximo partido do argentino. Enfim, poderia estar aqui a dar uma infindável lista de exemplos que fazem com que jogadores aparentemente bons se tornem muito bons. Volto a salientar que Jesus acreditou em Di Maria, Coentrão ou Cardozo (era suplente com Quique) no passado quando poucos acreditavam neles e agora está a fazer o mesmo com Gaitán, por exemplo. 

- Por último e não menos relevante, Jesus deu ao Benfica a capacidade para, ano após ano, estar objectivamente na luta pelo título. Recordo-me que nos finais de 90 e no pós milénio, o Benfica apenas se apresentava como candidato no papel. Sim, podem argumentar que vitórias morais ou "apenas" candidaturas não valem rigorosamente nada. Verdade. No entanto, tenho para mim que o Benfica, com Jesus, voltou a ser respeitado em Portugal e mostrou todos os anos argumentos para conquistar o título, sendo inclusive a espaços (uns mais longos que outros) considerada a melhor equipa a jogar em Portugal. Mesmo no inesquecível ano de Villas-Boas verificámos essa situação.

Pesando os prós e os contras, só me resta acreditar que para o ano irão ser corrigidos os erros atrás e Jesus, com menos teimosias, irá, com toda a certeza, dar seguimento ao, quanto a mim, bom trabalho que vem desempenhando até então. Uma coisa também me parece clara: Jesus já não goza daquele estatuto de "salvador" que gozava após aquela magnífica primeira temporada e isso, por incrível que pareça, poderá jogar a seu favor. Efectivamente, o técnico encarnado sabe que, numa próxima temporada, não se poderá dar ao luxo de fazer apostas no escuro (ao jeito de Emerson) e, como tal, irá proceder de uma forma mais pragmática, algo que, de resto, já começa a evidenciar neste final de temporada com algumas medidas mais populares dentro da massa associativa.
 


sexta-feira, abril 27, 2012

O FIM

Aparentemente, estamos perante o fim da União Desportiva de Leiria. O clube da minha cidade e a equipa onde me iniciei como futebolista. Posso confessar-vos que houve uma altura na minha infância onde o meu primeiro clube era o Leiria e tudo girava em seu redor. Não falhava um jogo e, sempre que possível, lá estava eu como apanha-bolas, algo que me dava um gozo imenso. Conhecia os jogadores, era inclusive vizinho de alguns, e adorava poder entrar nos balneários e trocar cromos com os atletas, aprender com eles, relacionar-me com esse mundo.

Fui crescendo e quando cheguei aos juvenis, apercebendo-me de certas "manobras" de alguns dirigentes (e se coisas estranhas se passavam nas camadas jovens, imaginem a nível sénior), fui obrigado a sair. Houve muitas situações que iam contra os meus valores. Portanto, saí e, a pouco e pouco, fui-me "desligando" da União. Deixei de ir ver os jogos e aquele amor não diria que se tornou em ódio mas deu lugar a um sentimento de indiferença. E é isso mesmo que sinto agora com este Leiria do João "vigarista" Bartolomeu: indiferença. 

PS: A ver se nos próximos 10 anos, o Marrazes consegue crescer e, quem sabe, afirmar-se como o maior clube da cidade. Como se costuma dizer, vamos Marrazes que ainda há esperança!

quinta-feira, abril 26, 2012

DIGNIDADE

Grande jogo no San Mamés. Duas equipas muito dignas e a darem tudo por tudo para carimbar o passaporte para Bucareste. Por este jogo a vitória do Bilbao não se discute mas, se olharmos àquilo que foi o conjunto das duas partidas, talvez um prolongamento não ficasse mal. Ainda assim, uma palavra para Sá Pinto e para os seus jogadores que conseguiram vender muito cara a eliminatória frente a uma fantástica equipa.

Ainda antes de ir ao Bilbao, não posso deixar de salientar duas ou três notas que me chamaram à atenção neste jogo:

1. No meu entender, Sá Pinto deveria ter colocado Carriço de início. Não percebo como é que num jogo desta intensidade, fora de casa e frente a uma equipa que carrega muito pela zona central (explorando também o jogo aéreo do seu ponta-de-lança), Sá Pinto tenha preferido Schaars em detrimento daquele que foi, para mim, um dos melhores jogadores da primeira mão. Corrigiu ao intervalo mas aí a equipa já não estava em vantagem na eliminatória.
Posteriormente, não concordei com a saída de André Martins. Estava enorme no meio-campo. Aliás, que Paulo Bento coloque rapidamente os olhos neste miudo porque o rapaz transpira qualidade. Sim, pelas suas características, via até com muito bons olhos a ida do miudo ao Euro, e até porque também pode jogar nas alas.

2. Izmailov fez muita falta. Jogar com o russo é o dia, jogar com Pereirinha é a noite. Um desastre a exibição do jovem português, sendo que, na minha opinião, deveria ter saído ao intervalo.

3. É verdade que já resultou algumas vezes mas para mim Capel só pode jogar como extremo esquerdo. Esteve bem no primeiro tempo, causou alguns embaraços a Iraola mas quando passou para a direita, desapareceu do jogo.


Vamos ao Bilbao. Um jogo tremendo de uma equipa que, efectivamente, dá prazer ver jogar. Um ritmo alucinante, pressão constante sobre a defesa leonina, exploração dos flancos, alternância de jogo apoiado ou jogo directo com Llorente a servir de referência... enfim, uma panóplia de soluções e uma demonstração de trabalho diário absolutamente incríveis. Há dedo de Marcelo Bielsa, não tenho a menor dúvida. Os sportinguistas que não me interpretem mal mas eu como não sou hipócrita (e todos aqui sabem por quem torcia neste jogo) tenho de dizer que aconteceu a final que desejava. Duas equipas de vocação ofensiva e que irão, espero, dar espectáculo. 

Relativamente ao jogo de Alvalade, tivemos Ibai Gomez como novidade na esquerda (belo jogo e grandes pormenores), passando Muniain para o meio para o lugar de De Marcos. Foi aqui uma das grandes diferenças em relação ao jogo da primeira mão já que, desta vez, tivemos Muniain no jogo. 
Depois, o regresso de Javi Martinez. Varreu tudo lá atrás e mostrou serenidade aquando da posse de bola, algo que lhe tem valido chamadas constantes à selecção espanhola. 
Finalmente, não posso deixar de destacar aquela ala direita (Iraola e Susaeta entendem-se de olhos fechados) que garantem muito do jogo ofensivo da equipa. Depois, lá na frente, há um tal de Llorente que, por esta altura, tem obrigatoriamente de estar à frente de Torres e Villa nas contas do Euro.

PS: Não vi a outra meia-final mas já vi o golo de um jogador tremendo e que pouco ouço falar quando a imprensa portuguesa se manifesta em relação ao Atlético: Adrian. Para mim, se fosse eu a decidir, era jogador para ir ao Europeu.


AI O TINTOL



Não vi o programa mas achei divertidíssimo este video. Rui Oliveira e Costa no seu melhor.