quarta-feira, outubro 03, 2012

ROLABOLA


JORNADA 3:

1. Sporting B - Porto B

2. Barcelona - Real Madrid

3. Atletico Madrid - Málaga

4. Milan - Inter

5. Hannover - Dortmund

6. Marselha - PSG

7. Newcastle - Man Utd

8. Setubal - Paços Ferreira
MVP:

9. Estoril - Rio Ave
MVP:

OLHOGOLO:

10. FC Porto - Sporting
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sabado, 16h55

ROLABOLA


MVP'S:

Tarantini (Rio Ave)
Andre Cunha (Gil)
Rondon (Nacional)

PONTUACOES:

João  Carlos 20
Faria 12
Seco 15
Soares 15
Cedes 33+3=36
João Maçãs 30
Doc 17
Diogo 13
Pascoal 17
Pedro Gama 24
Black Ice 30
Rocha 24
Salvador 19
Eduardo 23
Lelo 22
Oliveira 27
Mata Pintainhos 18

VENCEDOR DA JORNADACEDES 36  PONTOS

CLASSIFICAÇãO:


PEDRO GAMA 54 PONTOS


2º  Black Ice 49


Cedes 49


Oliveira 45


5º João Maçãs 45


Rocha 43


Doc 42


8º João Carlos 39


Pascoal 35
10º Seco 31


11º Diogo 27


12º Eduardo 23


13º Lelo Marques 22


14º Tó Salvador 19

15º Mata Pintainhos 18


16º Faria 15


17º Nélson Soares 15

terça-feira, outubro 02, 2012

CONTRA FACTOS...




Não há argumentos. Agora é levantar a cabeça e pensar já no Beira-Mar, esse sim, um jogo bem mais importante.

PS: As declarações de Jesus no final da partida são deliciosas.

segunda-feira, outubro 01, 2012

DESFRUTEM


Pergunta de resposta difícil: o jogo de amanhã frente ao Barça é o mais fácil ou o mais difícil da temporada?

Pois, como disse, resposta complicada. Por um lado, é fácil já que a pressão estará toda do lado do adversário e a derrota, quer queiramos quer não, é vista como algo perfeitamente natural. Por outro lado, difícil porque o Barcelona é a melhor equipa do Mundo e os problemas que irão causar ao Benfica serão imensos.

Se é a altura ideal para se jogar contra este Barcelona que, já agora, soma por vitórias todos os jogos realizados no campeonato e champions? Sim, é. E digo que é porque qualquer momento é bom para se jogar contra os melhores.

Mais uma questão, porventura a mais importante: o que poderá fazer este Benfica contra o Barcelona?

Diria que pouco, como de resto 95% das equipas que jogam contra o Barça o fazem. Se normalmente aposto em vitórias do clube catalão em pleno Bernabeu, seria ridículo da minha parte estar aqui a vender o cenário de uma possível vitória do Benfica. Não vou por aí. Prefiro dar a derrota como um dado adquirido mas, de mal o menos, gostaria de ver a minha equipa com personalidade e até algum atrevimento. Não serão muitos os momentos perto da baliza de Valdés, pelo que os de Jesus terão de ser muito assertivos na hora de finalizar, algo que, de resto, não tem acontecido.  Depois, na hora de defender, colocar a artilharia atrás da linha de meio-campo e esperar que os Messis e companhia estejam desinspirados.

Como disse no título, independentemente do resultado, desfrutem. Eu, pelo prazer de ver Aimar de um lado e Messi do outro ou, se preferirem, a minha equipa de Portugal frente à minha equipa de Espanha, dar-me-á, seguramente, um prazer dos diabos no inferno da Luz!

sábado, setembro 29, 2012

CONFUSÃO


Nota-se que há talento individual no Sporting mas aquilo que se vê é que Sá Pinto está muito longe de conseguir formar uma equipa sólida e organizada. Aliás, tudo o que gira em redor do pensamento do técnico leonino é um mistério. O jovem treinador começou a época num 4x3x3, sendo o trio de meio-campo formado por Gelson, Elias e Adrien. Depois de alguns resultados negativos, Sá reiterou a confiança nesse trio e inclusivé reforçou que a equipa estava muito forte. Ora, subitamente, vimos um Sporting transfigurado frente ao Gil Vicente, numa espécie de 4x1x3x2 e com Rinaudo e Izmailov a assumirem as despesas do meio-campo. Os três centro-campistas que começaram a temporada nunca mais "calçaram". Isto já para não falar no "caso Insua".

E é isto, jogo após jogo o Sporting vai mudando de jogadores, por vezes chega mesmo a mudar o sistema (e provavelmente irá mudá-lo novamente no próximo fim-de-semana já que não acredito que Sá Pinto entre em campo com dois avançados) e resultados práticos... nem vê-los. Acima de tudo, falta alguém que perceba de futebol no banco. 

Uma palavra para o Estoril. Tinha visto o seu jogo de estreia na liga frente ao Olhanense e tinha ficado com uma péssima imagem desta equipa. Naturalmente que houve evolução, houve também jogadores novos que entraram e a verdade é que gostei da forma como a equipa se exibiu em Alvalade. Mesmo com menos uma unidade, sempre que pôde tentou atacar. Creio que há muito demérito do Sporting neste empate mas também é bom referir que o Estoril mereceu por inteiro este ponto. Parabéns ao seu treinador que mostrou que com jogadores sem nome também se consegue trabalhar. E quando uma equipa revela organização (foi o caso!), nota-se logo que há dedo e trabalho do técnico durante a semana. Uma lição para Sá Pinto!

PS: É um luxo uma equipa em crise ter a liberdade de deixar Elias no banco de suplentes.

EFEITO LIMA



Muita matéria para analisar em relação à difícil mas justa vitória do Benfica na capital do móvel. Desde logo, o efeito Lima. Marcou dois golos, teve mais duas oportunidades na cara de Cássio e foi importante a segurar jogo nos minutos finais da parida. Que dores de cabeça terá Jesus no futuro já que será difícil escolher entre Cardozo e Lima. Ambos goleadores, o paraguaio terá a vantagem de conhecer melhor o sistema de jogo da equipa e os seus companheiros de ataque, ao passo que o brasileiro tem mais mobilidade e sabe segurar melhor o jogo, especialmente quando a equipa precisa de respirar. Uma coisa é certa, na champions tenho a certeza que Lima e Rodrigo terão sempre vantagem sobre Cardozo.

Sobre o jogo, aqui ficam os MAIS e os MENOS:

+++

Lima: como já referido, o MVP deste encontro.

Enzo Perez: estou absolutamente deliciado com esta nova função de Enzo. Tem uns pés maravilhosos e revela uma inteligência acima da média na forma como escolhe quase sempre a melhor opção. Além disso, vimos neste jogo um Enzo mais agressivo e mais disponível defensivamente. Para já não sinto saudades de Witsel e isso é mérito do argentino e, já agora, de Jorge Jesus.

Sálvio: apagado na primeira parte, bastante interventivo na segunda. Dos seus pés saíram algumas das melhores jogadas do Benfica. É verdade que se revelou algo perdulário, também é justo dizer que terá sido o seu "jogo-menos" no que vai de campeonato mas, ainda assim, foi importantíssimo para esta vitória e sai do jogo com uma nota bastante positiva.

Garay/Jardel: têm estado muito bem. Tal como havia acontecido em Coimbra, poucas ou nenhumas foram as ocasiões de golo do adversário e isso deve-se muito à boa comunicação que vai havendo no eixo da defesa. Jardel tem surpreendido porque não tem tido aquelas paragens cerebrais que já lhe vislumbrámos no passado e Garay, na ausência de Luisão, tem-se assumido como o patrão da defesa.
Nota positiva também para Melgarejo, sobretudo na forma como tem fechado o seu lado.

Artur: aquela defesa milagrosa no último minuto de jogo (ainda que em posição irregular) diz tudo da importância do brasileiro nesta equipa. Efectivamente, são estes os guarda-redes que valem pontos e Artur fez questão de o mostrar, depois de uma noite absolutamente tranquila.

Jorge Jesus: são muitos os que o criticam mas eu continuo na minha: Jesus é muito mais parte da solução do que do problema. Tenho gostado da forma como tem montado a equipa (Bruno César à parte) e essencialmente lido o jogo. Como treinador de bancada, devo dizer que teria feito exactamente as mesmas substituições. Mexeu quando tinha de mexer e há dedo dele na forma como a equipa se transfigurou na segunda parte e foi para cima em busca do golo da vitória.

---

Maxi Pereira: está em péssima forma. Se por norma já é limitado a defender, então quando não se encontra bem fisicamente ainda consegue ser pior. Compensa com a atitude mas só isso não chega. Tem de dar mais.

Rodrigo: tal como no jogo de Coimbra, voltou a passar completamente ao lado do jogo. A acrescentar a isso, parece-me que está muito lento quando recebe a bola. Vem aí o jogo frente ao Barça e Rodrigo terá que elevar o nível porque senão irá perder muitas bolas.

Finalização: tudo bem que o adepto fica sempre mais descansado quando vê a sua equipa criar inumeras oportunidades por jogo, mesmo que isso não se traduza em golos. É sempre melhor ver uma equipa falhar chances do que pura e simplesmente não conseguir criar jogo. O problema é que o Benfica tem falhado golos praticamente de baliza aberta e isso, em jogos deste grau de dificuldade, pode ser fatal. Rodrigo e Cardozo em Coimbra, Sálvio e Lima neste jogo, foram ocasiões flagrantes. É preciso mais porque em jogos de champions, estes falhanços vão custar pontos e muito dinheiro.



sexta-feira, setembro 28, 2012

ROLABOLA


JORNADA 2:

1. Parma - AC Milan

2. Juventus - Roma

3. Fulham - City

4. Werder Bremen - Bayern Munique

5. Sampdória - Nápoles

6. Inter - Fiorentina

7. Arsenal - Chelsea

8. Olhanense - Nacional
MVP:

9. Gil Vicente - Moreirense
MVP:

OLHOGOLO:

10. Rio Ave - FC Porto
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 12h40

quarta-feira, setembro 26, 2012

ROLABOLA

Jornada 1:

NOTA 1:  Há jogadores que ainda não regularizaram as suas inscrições. A esses peço-lhes o favor de tratar disso. Basta deslocarem-se a um multibanco e em 2 minutos facilmente efectuam a transferência. NIB: 0033 0000 00193833258 05

NOTA 2: Para não haver qualquer tipo de diferenciações, todos os participantes deverão regularizar a inscrição até ao final da 4ª jornada. Passado esse prazo, os mesmos poderão continuar a jogar mas de uma forma amigável, isto é, não jogarão para os prémios (iremos colocar a negrito na classificação os jogadores já devidamente inscritos).

NOTA 3: Houve alguns participantes que se esqueceram de jogar nesta primeira ronda mas que entrarão em força (ou então não) já a partir da segunda jornada.

MVPS:

Sálvio (Benfica)
Luis Leal (Estoril)
Vitor (Paços Ferreira)

Pontuações:

João Carlos 19
Faria 3
Doc 25
Seco 16
Pascoal 18
Cedes 13
Pedro Gama 27+3=30
Black Ice 19
Oliveira 18
Rocha 19
Diogo 14
João Maçãs 15

VENCEDOR DA JORNADA: PEDRO GAMA = 30 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

PEDRO GAMA 30 PONTOS
Doc 25
Rocha 19
Black Ice 19
5º João Carlos 19
6º Pascoal 18
Oliveira 18
Seco 16
9º João Maçãs 15
10º Diogo 14
11º Cedes 13
12º Faria 3
13º Eduardo 0
14º Tó Salvador 0
15º Lelo Marques 0
16º Nélson Soares 0
17º Fostex 0

PS: Alguém que avise o Fostex para entrar no jogo.


AJUDA NO ROLA


Alguém me sabe dizer o MVP do jogo Nacional - Paços Ferreira?

PS: Os resultados da jornada 1 serão actualizados durante o dia de hoje.

terça-feira, setembro 25, 2012

BOA PINTA


Não conhecia Valentin Viola mas mostrou bons apontamentos nesta sua estreia a titular com a camisola do Sporting. Não se esconde do jogo, bom toque de bola, de drible fácil, pareceu-me um jogador com potencial. Tenho dúvidas que tenha características de um "9" puro mas, em todo o caso, fez bem aquele papel de segundo avançado já que sabe jogar de costas para a baliza e é inteligente a explorar as costas dos laterais (se bem que neste jogo não deu muito para ver isso já que raras foram as vezes em que os laterais gilistas se desposicionaram).

Aproveito também para deixar uma nota sobre a equipa do Gil Vicente e, já agora, do Rio Ave também. É de um anti-futebol atroz estas duas formações. Não vejo um pingo de qualidade do meio-campo para a frente e custa-me perceber como é que os grandes do nosso futebol conseguem perder pontos com este tipo de formações. São este tipo de equipas que fazem com que um qualquer jogo da liga inglesa ou espanhola mereça mais atenção, mesmo que estejamos a falar de jogos entre equipas da zona média-baixa da tabela.

segunda-feira, setembro 24, 2012

DENOMINADOR COMUM


O Benfica voltou a ceder um empate na liga, desta feita perante uma Académica brava e lutadora mas com uma incrível estrela da sorte (já havia sido assim na quinta-feira quando chegou à vantagem ao primeiro remate e depois de um autêntico bombardeamento à sua baliza nos primeiros 20 minutos).

Pode parecer bode expiatório mas encontro desde logo um denominador comum nos dois jogos que o Benfica perdeu pontos na liga: Bruno César a titular. Bem sei que há muitos adeptos que vêem nele algo de interessante mas eu não consigo detectar-lhe qualidade para jogar de início (e muito menos encostado numa ala). Ver o "gordo" na primeira parte e Nolito na segunda é como ver a noite e o dia. Com Nolito a equipa teve profunidade na esquerda e teve alguém que soube respeitar os movimentos do lateral. Com Bruno César, a equipa foi coxa.

Bruno César à parte, o que custa mais neste jogo é ver que a equipa criou bastantes situações de golo e não soube materializá-las. Cardozo foi o grande perdulário da noite e isso custou pontos. Mais duro se torna quando a equipa adversária é inofensiva e consegue dois golos em ZERO ocasiões de golo. Parece caricato mas é de facto verdade: a Académica não teve uma situação de perigo em todo o jogo e os golos que obteve foram da marca da penalidade (no primeiro parece fora da área e no segundo não há falta de Garay mas admito serem lances de difícil análise).

No meio disto tudo e apesar dos pontos perdidos, há notas positivas a retirar. A saber:

- solidez defensiva. A equipa parece-me melhor nas transições defensivas. Além disso, Jardel tem estado bem e Melgarejo tem evidenciado melhorias na cobertura do seu flanco.

- Enzo Perez tem tudo para vingar no meio. Aqueles pés não enganam. Tem muita qualidade e tudo o que faz é bem feito. Falta-lhe um pouco mais de velocidade nas transições defesa-ataque mas creio que com o tempo vai ser uma mais valia naquela posição.

- Sálvio é uma máquina. Defende, ataca, dribla para dentro e para fora com o mesmo à-vontade e sabe explorar a linha como ninguém. O melhor jogador do Benfica nesta partida.

- A estreia de Lima. É matador e pode aportar muita coisa de bom a esta equipa. Cardozo e Rodrigo estão, para já, na linha da frente mas se adormecerem (como foi o caso deste jogo), podem crer que o brasileiro tem argumentos para agarrar o lugar. Tenham cuidado que este também é perigoso...

Dois pontos perdidos, veremos como a equipa irá reagir já na próxima sexta num dos campos mais difíceis deste campeonato.


sexta-feira, setembro 21, 2012

ROLABOLA

JORNADA 1:

1. Lille - Lyon

2. PSV - Feyenoord

3. Schalke 04 - Bayern Munique

4. Corunha - Sevilha

5. Man City - Arsenal

6. Liverpool - Man Utd

7. Udinese - AC Milan

8. Nacional - Paços Ferreira
MVP:

9. Estoril - Marítimo
MVP:

OLHOGOLO:

10. Académica - Benfica
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado,  14h25

quinta-feira, setembro 20, 2012

POSITIVO





Primeiro jogo na champions, fora de casa, atmosfera adversa, adversário muito forte fisicamente e uma equipa encarnada com muitos remendos e que vinha de uma paragem bastante significativa. Se a isto juntarmos a natural ansiedade de um jogo de estreia na champions, creio que, tudo junto, nos leva a qualificar este nulo de positivo.

Ficou sempre a impressão que o medo de perder era maior do que a vontade de ganhar. Estivessemos numa fase mais decisiva da competição e provavelmente Jesus teria dito aos seus jogadores para pressionarem mais à frente e para procurarem com mais determinação o golo. A ideia que ficou é que esta equipa do Celtic é forte fisicamente mas muito fraquinha. É verdade que faltou Samaras mas não acredito que o grego tivesse capacidade para resolver as muitas limitações que vislumbrei neste conjunto.

Jesus acabou por montar bem a equipa. Arriscou em André Almeida (terá feito o seu melhor jogo a lateral direito) e apostou em Enzo no meio ao lado de Aimar. Nesse particular, faltou um pouco de profundidade ofensiva e de uma melhor conexão entre os médios e Rodrigo. Aimar esteve apagado, Sálvio preocupou-se sempre mais em ajudar o lateral do que em rasgar pelo flanco e Enzo Perez mostrou qualidade aquando da posse mas pouca vontade em correr riscos. Quem acabou por abanar mais com o futebol ofensivo da equipa foi Nico Gaitán. É verdade que nem sempre tomou as melhores decisões mas, no meio de um deserto de ideias, foi quem assumiu mais o jogo e quem procurou criar desequilibrios. Na frente, Rodrigo nunca conseguiu ganhar as costas aos defesas como tão bem sabe fazer.

Quando não se ataca bem, dificilmente se pode querer ganhar jogos. Nesse capítulo, faltou muita coisa à equipa do Benfica. Ainda assim, houve muitas atenuantes (já explicitadas) e o facto de estarmos na champions é sinónimo de dificuldade nos jogos. De mal o menos, a equipa apresentou-se bem defensivamente, não permitiu jogadas de perigo ao adversário e acabou mais uma vez por não sofrer golos, algo raro comparativamente à época transacta.

O resultado acaba por ser aceitável e condizente com aquilo que foi o jogo. Face às adversidades, foi um bom ponto, na minha opinião.

quarta-feira, setembro 12, 2012

ROLABOLA


JÁ INSCRITOS:

- Bruno Rocha
- Gonçalo Seco
- Pedro Faria
- Doc
- Paulo Oliveira

NIB: 0033 0000 00193833258 05


quarta-feira, setembro 05, 2012

PARABÉNS JESUS


Depois de mais duas fantásticas vendas (sob ponto de vista económico) para o Benfica, a  sensação que fico é que estes últimos negócios só foram possíveis graças à qualidade de Jorge Jesus.

Jesus tem muitos defeitos. Tivesse a personalidade de Guardiola e certamente que o seu curriculum já estaria mais bem preenchido. Agora, o que não se pode negar é que o treinador do Benfica tem mostrado qualidade no seu trabalho. Não tenho a mínima dúvida que todas estas vendas se devem à forma alegre e ofensiva com que JJ colocou a equipa a jogar. É mais fácil gostar de uma equipa quando há golos e futebol de ataque. Aproveitou os muito criticados Coentrão e Di Maria, descobriu Javi Garcia, acertou em Witsel e trabalhou de forma exemplar Ramires e David Luiz. Se a estes ainda quisermos incluir Rodrigo, Sálvio, Gaitán ou Garay (e talvez Melgarejo) como possíveis negócios de futuro, fica claro que se está a trabalhar bem pelos lados da luz.

Naturalmente que o dinheiro encaixado é muito bom mas o que o povo quer são troféus. Certo. É verdade que Jesus ainda só ganhou 1 campeonato em 3 (e teve responsabilidades com os casos Roberto e Emerson) mas, se já me demonstrou capacidade para colocar a equipa a jogar bom futebol e na rota do título, não vejo o porquê de deixar de acreditar na sua qualidade e forma de trabalho. Mesmo sem o seu meio-campo de luxo, creio que Jesus tem o que é preciso para, até Janeiro, dar conta do recado. Não sei qual será o coelho que irá tirar da cartola desta vez mas acredito que tem argumentos dentro do plantel para, num plano nacional, conseguir amealhar os três pontos jornada após jornada. E já agora, os benfiquistas mostram-se preocupados com a adaptação de Melgarejo e com um meio-campo agora composto por Matic e Martins ou Aimar mas esquecem-se de que no passado a lateral esquerda era composta por Emersons ou Pesaresis e o centro do terreno por Chanos, Paulos Almeidas ou Thomas desta vida. Portanto, tudo é relativo...

ROLABOLA



Inscrição: 5 rosas

NIB: 0033 0000 00193833258 05

INÍCIO: 23 de Setembro

FINAL: No fim-de-semana da última jornada da primeira volta

Nota: Haverá jornada todas as semanas, pondendo inclusivé haver especial selecções

Prémio: 1º 50% 2º 30% 3º 20%

Ps: Podem começar a efectivar a vossa inscrição. Obrigado.

terça-feira, agosto 28, 2012

ROLABOLA


Para começar em Setembro, mais precisamente na 4ª jornada da Liga Sagres. Os interessados que deixem uma mensagem no espaço de comentários. 

Inscrição: 5 rosas

PS: Só avançarei com o jogo se tiver um mínimo de 12 jogadores.

SURPRESA


Primeira vitória do Rio Ave em Alvalade. Surpresa, logicamente. 

Ainda antes de avançar para uma análise mais detalhada sobre a pobre imagem deixada pelo Sporting, devo confessar que este Rio Ave esteve muito longe de me encher as medidas. Não mostrou grande coisa em termos ofensivos (uma equipa muito lenta na transição e sem a mínima criatividade lá na frente) e lá atrás tem jogadores com alguma experiência mas nada que mereça particular atenção. Ok, aquele jovem brasuca lá no meio-campo (Felipe Augusto) tem uns bons pés mas pareceu-me ser uma equipa muito longe da qualidade da do ano passado por exemplo (tinha Kelvin, Yazalde e Atsu). Ora, isto é preocupante para quem está e esteve do outro lado e que luta por outros objectivos. O Sporting não mostrou rigorosamente nada e, perante uma equipa banalíssima, não mostrou quaisquer argumentos ofensivos. Que me lembre, recordo-me de um pontapé do Adrien na primeira parte, uma bola de Boula de cabeça com algum perigo e dois remates (Carrillo e Wolfs) que obrigaram Oblak a defesas apertadas. É isto um candidato ao título? Não me parece.

O que mais me aflige no Sporting é a forma como não reage aquando da perda da posse de bola. Não há pressão alta e não se vê ninguém com aquela garra e alma que, por norma, existe num candidato ao título. Depois, está mais que visto que aquele trio de meio-campo está muito longe de dar garantias. Acima de tudo, falta um homem que pense o jogo. Se ainda concebo que Adrien seja um razoável "8", como "10" não funciona de todo. Naturalmente que com um trio de médios tão longe do ponta-de-lança, a critica fácil é a de dizer que o holandês não dá conta do recado. Não vou por aí. Gostava de ver este Sporting com um homem capaz de ligar o meio-campo ao ataque. Izmailov? Labyad? Talvez. Agora, Adrien não é a solução, quanto a mim.

Nem tudo é mau. O Sporting conta nesta altura com um belo lateral direito. Tenho gostado muito de ver Cédric. Competente a defender, tem ainda a habilidade para subir com categoria pelo flanco e tem ainda a faculdade de centrar muito bem para a área. Numa altura em que Bosingwa já não conta para Paulo Bento, é bom saber que estão a aparecer soluções válidas para essa posição.

É verdade que não trouxe grande coisa à partida mas já se percebeu que Labyad tem uns pés muito interessantes. Gostaria de o ver de início e a "10" já contra o Horsens. 

Bem sei que é apenas um pormenor mas acho pouco lógico ver uma equipa "A" do Sporting a jogar em 4x2x3x1 e uma equipa "B" a alinhar de início com duas unidades de ataque, Betinho e Rubio no caso. 

Vida difícil para Sá Pinto. Muitos jogadores novos, muito talento mas pouca maturidade. Mais, já deu para ver que este sistema poderá ser bom contra as boas equipas do nosso campeonato mas francamente previsível quando encontra pela frente os Rio Aves desta vida.

segunda-feira, agosto 27, 2012

GOSTEI






Vejamos: o problema de Melgarejo nunca esteve em atacar. Nisso, creio estarmos todos de acordo. É um jovem com um talento imenso e, creio, tem tudo para vingar no Benfica. Agora, se tem condições para jogar a defesa esquerdo? Aí, penso que já estamos noutra conversa. Uma coisa não tenho dúvidas: contra os "Setúbales" desta vida chega perfeitamente e, se compararmos com a espécie de jogador que por lá figurou a temporada transacta, não fico assim tão alarmado se vir Melgarejo enfrentar Ramires, Di Marias ou Robbens.

Sobre o jogo. Gostei daquilo que vi. Obviamente que a partida ficou condicionada bem cedo com a expulsão do Amoreirinha (a culpa não é dele mas sim de quem continua a vê-lo como jogador de primeira liga) mas, independentemente disso, a equipa mostrou uma boa dinâmica ofensiva, atacando pelos dois lados e com muitas e boas jogadas de entendimento entre vários jogadores. Ora, por falar em lados, espero que Jesus tenha percebido de uma vez por todas que Bruno César não pode jogar nesta equipa. Enzo Perez primeiro e Nolito depois mostraram que têm mais futebol, mais inteligência, mais tudo. E referi estes dois como também poderia mencionar Nico Gaitán. Em forma e com a cabeça limpa, tem obviamente uma palavra a dizer.

Falando em soluções, foi bom ver Aimar e Martins a reforçarem o meio-campo, Sálvio e Rodrigo numa nova variante na frente de ataque e, como já referido, Enzo a assumir as despesas no lado esquerdo, movimentando-se várias vezes para zonas interiores de modo a permitir Melgarejo assumir o flanco. Em suma, muitas soluções, muito talento e várias opções do meio-campo para a frente.

Relativamente às melhores unidades em campo, claramente Sálvio como mvp, seguido  bem perto de Rodrigo - tal como no primeiro jogo, curiosamente. Sobre o argentino, não me surpreende minimamente. É um jogador rápido, talentoso e essencialmente de equipa. Ataca muito bem e tem a particularidade de ajudar muito bem o lateral em situações defensivas. Já Rodrigo, ainda não está numa super forma mas revela pormenores de grande qualidade. Se é verdade que começou atrás de Cardozo, devo confessar que gosto mais de o ver a ponta-de-lança já que é muito forte a explorar os espaços nas costas dos defesas e também é detentor de um bom jogo aéreo.

Bem sei que já falei neste artista várias vezes mas não posso deixar de, uma vez mais, referir-me ao Pablito. O Benfica sem ele parece uma equipa que joga ao som de uma música de heavy-metal: ritmo muito alto e um desgaste tremendo. Com Aimar em campo parece que o disco é substituído por uma qualquer música clássica onde tudo parece mágico e de uma simplicidade atroz. Simplesmente fantástico!


segunda-feira, agosto 20, 2012

TRUTA





Conhecem este rapaz? Provavelmente não. Pois, eu também não o conhecia mas depois de ver alguns encontros particulares do PSG, rapidamente me deixou boas indicações. É provavelmente o reforço menos sonante do Paris para esta temporada mas merece particular atenção já que tem uns pés e uma cultura táctica acima da média. Não é por acaso que já se estreou (digo eu) neste último particular da selecção italiana. Verratti, de seu nome. Fiquem atentos!