terça-feira, abril 10, 2012

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Sunderland 0-0 Tottenham

2. Arsenal 1-0 Man City (Arteta)

3. Shakhtar Donetsk 2-0 Dinamo Kiev (Alex Teixeira, Rakitskiy)

4. Bilbao 1-0 Sevilha (Llorente)

5. PSG 2-1 Marselha (Menez, Alex; André Ayew)

6. Hamburgo 1-1 Leverkusen (Petric; Schurrle)

7. Lázio 3-1 Nápoles (Candreva, Mauri, Ledesma; Pandev)

8. Olhanense 1-2 Paços Ferreira (Agra; Caetano, Cohene)
MVP: Vitor (Paços)

9. Braga 0-1 Porto (Hulk)
MVP: Hulk (Porto)

OLHOGOLO:

10. Sporting 1-0 Benfica (Wolfswinkel)
MVP: Elias (Sporting)

PONTUAÇÕES:

Soares 0
Faria 34+3=37
Rocha 8
Cedes 19
Seco 10
Oliveira 17
Major 6
Doc 27
Salvador 10
Lelo 9
Eduardo 13
Fostex 9
Pascoal 9
Diogo 9
Fernando 10
Pedro Gama 9
Filipe Rocha 9
Telmo 9
Black Ice 16

VENCEDOR DA JORNADA: FARIA = 37 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º TELMO MARQUES 198 PONTOS
Pedro Faria 198
3º Paulo Oliveira 188
Filipe Rocha 185
Nuno Pascoal 178
Fernando 176
Lelo Marques 174 
Black Ice 167
Cedes 167 
10º Seco 164
11º Salvador 160 
12º Pedro Gama 156 
13º Fostex 155  
14º Doc 153
15º Bruno Rocha 151 
16º Diogo 128
17º  Eduardo 113
18º Nélson Soares 111 
19º Major 94
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES:
- Antes de mais, um pedido de desculpas pela ausência de considerações na semana passada. Problemas com a internet, falta de tempo e o facto de estar de férias são motivos mais que suficientes para o sucedido. As minhas desculpas em particular para o Fernando, o grande vencedor da jornada anterior que, com tamanha recuperação nas duas últimas rondas, aproximou-se do top 5.
- Olhar para esta semana é olhar para um total deserto de ideias. Salvaram-se os boletins do Doc e do Faria, sendo que no caso do último significou uma ascensão ao segundo lugar da tabela.

- O amigo Telmo, ainda que muito menos exuberante, lá vai somando alguns pontos que lhe vão permitindo liderar o rolabola. O campeão em título continua a não ceder mas tem agora a companhia de um participante já muito experiente nestas coisas de jogar para o título. Estou curioso em saber o que a próxima ronda nos vai trazer. Tenho a leve impressão que o líder vai mudar mas, diga-se em abono da verdade, com o mijadito que anda lá na frente estamos sempre à espera de fenómenos estranhos.

- Uma palavra para o Hélder Marques, o único a acertar em cheio no resultado do derby. Acho curioso como certos e determinados sportinguistas, que gostam de vir para aqui picar o Benfica, nem sequer terem a coragem de apostar na sua equipa neste tipo de jogos. Não foi o caso do rabbit e, como tal, um bom coelho tirado da cartola.

- O que é que se pode dizer mais desta jornada? Um bom tiro do Edu no Olhanense - Paços; boas apostas de alguns participantes no Hulk como mvp e marcador; um bom tiro do Diogo no Llorente e boletins interessantes do Oliveira e do Cedes. A respeito do Cedes, se não foi um golpe final nas aspirações do Diogo em garantir a grade de minis, foi, pelo menos, um uppercut que deixou o nosso amigo completamente azamboado.

- Da minha parte, nada mais terei a fazer do que lutar pelo melhor lugar possível. Uma época para esquecer. Tentar ganhar um jantar ao Fostex ou tentar ultrapassar o Soares no derby dos marcadores são apenas aperitivos. Fica o registo de uma segunda volta vergonhosa ou, se preferiem, eduardosa ou soarosa.

RESOLVIDO


Pecou por escassa a vitória leonina ante um Benfica que primou pela falta de intensidade e inspiração do primeiro ao último minuto. Sá Pinto voltou a montar a equipa da mesma forma que o havia feito diante do Metalist e a fórmula deu novamente frutos. O Sporting deu a iniciativa de jogo ao rival na primeira parte (os de Jesus foram para o intervalo com 66% de posse de bola) e explorou o contra-ataque com transições rápidas e bolas nas costas de Luisão e Garay. Foi assim, por exemplo, que nasceu o lance do penalty sobre Wolswinkel.

No segundo tempo, o Sporting subiu as linhas, assumiu mais o jogo e podia ter construído um resultado muito mais expressivo. Não fora Artur e a desinspiração do lobo e certamente que mais golos teriam surgido.

Numa perspectiva encarnada, este jogo veio colocar um ponto final na ambição de conquistar o título. Diria mesmo que o Benfica começou a perder este jogo no sábado à noite com aquele soco no estômago que foi a vitória do Porto.

Agora que terminou a aventura europeia, há que reunir esforços para, de mal o menos, garantir o segundo lugar. É que, se para o Sporting ficar em 4º ou 5º é mais ou menos a mesma coisa, para os encarnados garantir o acesso directo para a champions é sinónimo de um significativo encaixe financeiro e de uma entrada mais tarde na preparação da próxima época.

PS: Termino com uma nota de destaque a respeito de um jogador absolutamente fabuloso: Marat Izmailov. Pelo toque de bola faz-me lembrar o perfume e a classe de Andrés Iniesta. Tivesse tido menos azar com as lesões e teriamos ali um jogador de top mundial. 

quarta-feira, abril 04, 2012

DE PARABÉNS


Segue o Chelsea mas poderia ter seguido o Benfica. No conjunto das duas eliminatórias, fica a sensação que a equipa lusa em nada foi inferior ao seu adversário e que com um bocadinho mais de felicidade teria seguido em frente. Em jogos desta envergadura, é preciso sorte. O conjunto encarnado foi muito infeliz nos dois encontros. A começar pela arbitragem onde, quer na luz quer em Londres, se sentiu alguma protecção aos blues e a terminar nas inacreditáveis lesões na zona central da defesa que condicionaram imenso a estratégia.

Fica o sabor amargo da eliminação perante uma equipa que mostrou o porquê de estar a lutar pelo 4º lugar na liga mas fica também a demonstração do valor, do carácter, da personalidade, da humildade e da entrega desta equipa do Benfica. Hoje não houve patinhos feios. A começar em Artur e a acabar nos bravos que pintaram de vermelho Stamford Bridge, todos estão de parabéns. E é por tudo isto que me apetece terminar dizendo: eu sou benfiquista, com muito orgulho, com muito amor... 

segunda-feira, abril 02, 2012

ROLABOLA

JORNADA 11:

1. Sunderland - Tottenham

2. Arsenal - Man City

3. Shakhtar Donetsk - Dinamo Kiev

4. Bilbao - Sevilha

5. PSG - Marselha

6. Hamburgo - Leverkusen

7. Lázio - Nápoles

8. Olhanense - Paços Ferreira
MVP:

9. Braga - Porto
MVP:

OLHOGOLO:

10. Sporting - Benfica
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 12h40

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Aston Villa 2-4 Chelsea (Collins, Lichaj; Sturridge, Ivanovic (2), Torres)

2. Newcastle 2-0 Liverpool (Pape Cissé (2))

3. Parma 3-1 Lázio (Mariga, Floccari (2); Scaloni)

4. Lille 2-1 Toulouse (Hazard, Payet; Aurier)

5. Juventus 3-0 Nápoles (Bonucci, Vidal, Quagliarella)

6. Rennes 1-1 Lyon (Erdinc; Lisandro)

7. Trabzonspor 1-1 Fenerbahce (Ylmaz; Cristian)

8. Benfica 2-1 Braga (Witsel, Bruno César; Elderson)
MVP: Bruno César (Benfica)

9. Feirense 1-3 Beira-Mar
MVP: Jaime (Beira-Mar)

OLHOGOLO:

10. Guimarães 3-1 Paços Ferreira (Assis, Teles, Soudani; Michel)
MVP: Nuno Assis (Guimarães)

PONTUAÇÕES:

Soares 17
Diogo 13
Faria 12
Fostex 6
Cedes 17
Eduardo 8
Lelo 19
Salvador 15
Major 25
Seco 18
Pedro Gama 18
Doc 16
Filipe Rocha 9
Pascoal 15
Telmo 11
Rocha 17
Fernando 35+3=38
Black Ice 9
Oliveira 15

VENCEDOR DA JORNADA: FERNANDO = 38 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º TELMO MARQUES 189 PONTOS
2º Filipe Rocha 176
3º Paulo Oliveira 171
4º Nuno Pascoal 169
Fernando 166
6º Lelo Marques 165
Pedro Faria 161
Seco 154
Black Ice 151 
10º Salvador 150
11º Cedes 148
12º Pedro Gama 147 
13º Fostex 146  
14º Bruno Rocha 143
15º Doc 126
16º Diogo 119
17º Nélson Soares 111
18º Eduardo 100
19º Major 88
20º Amândio Santo 55

domingo, abril 01, 2012

UM NICO DE ESTRELA


O Braga fez um grande jogo e mostrou o porquê de estar na luta pelo título. Uma equipa organizada defensivamente e muito forte nas transições ofensivas com Mossoró a ser o principal elo de ligação entre o meio-campo e o ataque. Os pupilos de Jardim acabaram por sucumbir no período de descontos mas deixaram uma bela imagem e a sensação de que têm argumentos para, já na próxima jornada, pararem o FC Porto.

Na perspectiva encarnada, estes três pontos são absolutamente fundamentais. O empate arredava a equipa do título e a vitória poderá fazer com que a equipa chegue ao próximo jogo a depender exclusivamente de si para conquistar o título. O Braga - Porto jogar-se-á primeiro e, muito honestamente, tenho dúvidas que o Porto consiga a totalidade dos pontos.

Algumas notas importantes que gostaria de partilhar sobre o Benfica que vi neste jogo:

1. Notou-se pela positiva a ausência de Emerson. O futebol do Benfica torna-se mais rápido e o número de bolas perdidas desce drasticamente. Nota-se que Capdevila não tem o ritmo ideal mas com o acumular de jogos (se Jesus assim o quisesse) iria certamente melhorar.

2. A importância de passar a jogar no campo todo. Com Gaitán à esquerda é outra música. A equipa passa a criar perigo pelos dois flancos com Nico num flanco e Maxi no outro. Curiosamente foi do lado direito que saíu a grande jogada de Gaitán, mostrando mais uma vez toda a sua categoria. Dêem-lhe tempo, tenham paciência, deixem-no crescer e irão ver que está ali um jogador de enorme categoria. O melhor em campo.

3. Finalmente Jesus fez aquilo que defendo há muito. Cardozo é quase sempre parte da solução mas tem jogos em que se torna "um a menos". Como tal, defendo muitas vezes que deva ser substituído. Foi isso que Jesus fez neste jogo e a equipa ganhou muito com isso. Ainda para mais, quando se tem uma solução como Nélson Oliveira, não faz sentido insistir em Cardozo a tempo inteiro, rezando para que aproveite uma bola para fazer golo.

4. As declarações de Jesus no final do jogo deixaram-me preocupado. Pensar em Emerson como solução para o centro da defesa no próximo jogo é como dizer aos adeptos de que já desistiu da eliminatória. Que recue Javi e avance com Matic e deixe-se de invenções.

5. Saúda-se o regresso de Rodrigo ao onze. Nota-se que ainda está preso mas é um jogador que precisa de carinho e de confiança para voltar aos seus grandes momentos. Naturalmente que só jogando com maior regularidade é que poderá tornar-se novamente peça chave. Mesmo sem aquele poder de explosão, gostei do que vi.

6. A nota menos positiva deste Benfica diz respeito às transições defensivas. O Benfica mete muitos no ataque mas, por esta altura, tem algumas dificuldades em transitar para a defesa com rapidez. Witsel revela fadiga nestes últimos jogos e os alas nem sempre ajudam no meio. Além disso, Javi Garcia ao cobrir as subidas de Maxi deixa quase sempre aquela zona central despovoada. Percebo o porquê disso acontecer (são muitos jogos nas pernas e pouco tempo de recuperação) mas são coisas que, frente a boas equipas, não pode acontecer, sob pena da equipa ser altamente castigada.

sexta-feira, março 30, 2012

ALTERAÇÃO


O jogo Marselha - Montpellier foi adiado. Peço a todos aqueles que já jogaram o favor de alterar esse jogo pelo Lille - Toulouse. Esse mesmo encontro só será válido para efeitos de rola caso todos os participantes que já jogaram ainda forem a tempo de alterar. Caso haja pelo menos um jogador que não vá a tempo de trocar este palpite, o jogo é automaticamente considerado nulo.

JOGO 4:

Lille - Toulouse

ROLABOLA

A jornada será actualizada na 4ª feira.

JORNADA 10:

1. Aston Villa - Chelsea

2. Newcastle - Liverpool

3. Parma - Lázio

4. Lille - Toulouse

5. Juventus - Nápoles

6. Rennes - Lyon

7. Trabzonspor - Fenerbahce

8. Benfica - Braga
MVP:

9. Feirense - Beira-Mar
MVP:

OLHOGOLO:

10. Guimarães - Paços Ferreira
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Sábado, 14h55

quarta-feira, março 28, 2012

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

 

1. Ajax 2-0 PSV (Aissati, De Jong)



2. Palermo 1-1 Udinese (Miccoli; Torje)



3. Schalke 04 2-0 Leverkusen (Huntelaar (2))



4. Nice 1-1 Marselha (Monzon; André Ayew)



5. Chelsea 0-0 Tottenham



6. Juventus 2-0 Inter (Caceres, Del Piero)



7. Milan 2-1 Roma (Zlatan (2); Osvaldo)



8. Rio Ave 0-1 Guimarães (Edgar)
MVP: Edgar (Guimarães)



9. Setúbal 1-0 Leiria (Miguelito)
MVP: Diego (Setúbal)



OLHOGOLO:



10. Paços Ferreira 1-1 Porto (Melgarejo; Ricardo p.b)
MVP: Cássio (Paços Ferreira)



PONTUAÇÕES:



Soares 20
Faria 22
Eduardo 23
Cedes 29
Salvador 37
Lelo 9
Pedro Gama 16
Diogo 23
Seco 21
Doc 9
Fernando 44+3=47
Filipe Rocha 28
Pascoal 28
Fostex 23
Telmo 23
Rocha 12
Oliveira 12
Black Ice 23
Mota 23



VENCEDOR DA JORNADA: FERNANDO 47 PONTOS



CLASSIFICAÇÃO:



1º TELMO MARQUES 178 PONTOS
2º Filipe Rocha 167
3º Paulo Oliveira 156
4º Nuno Pascoal 154
5º Pedro Faria 149
6º Lelo Marques 146
7º Black Ice 142
8º Fostex 140
9º Seco 136
10º Salvador 135
11º Cedes 131
12º Pedro Gama 129
13º Fernando 128
14º Bruno Rocha 126
15º Doc 110
16º Diogo 106
17º Nélson Soares 94
18º Eduardo 92
19º Major 63
20º Amândio Santo 55



CONSIDERAÇÕES:

- Finalmente o Fernando a colocar na prática todo o potencial que já tinha mostrado a espaços neste passatempo. Com sorte ou sem sorte, 47 pontos é uma marca fantástica e entra directamente no top3 das melhores pontuações de sempre do rolabola. Só por esse facto já merece todo o respeito da malta. Parabéns!


- A maneira eufórica com que o meu amigo Salvador bombardeou telemóveis de alguns dos participantes no domingo deu lugar a alguma desilusão depois de o próprio saber que não iria ganhar a jornada. Ainda assim, fica uma muito boa imagem nesta jornada e o renascer da esperança para este participante. É que, antes desta ronda, o Sr. António estava mais perto dos lugares de descida do que propriamente das posições premiáveis. 


- Muito interessante a luta pelo pódio com o Telmo a manter o seu estilo mas a continuar regular; o Filipe a mostrar que às vezes não é preciso inventar-se muito para andar lá em cima; o Oliveira que é uma espécie de Porto de Vitor Pereira, isto é, pouco exuberante, muito irregular mas com uma conjugação de resultados e de outros factores que lhe permite continuar lá em cima e com fortes possibilidades de conquistar o seu primeiro título da carreira.


- Depois do "big three", temos dois participantes à-italiana: o Pedro Faria e o Nuno Pascoal. Não lhes peçam nota artística porque essa não irá haver. Os mesmos primam pela segurança defensiva e pelo jogar no erro. Nota-se que estão muito bem fisicamente e, para esta ponta final, vão dar certamente muitas dores de cabeça aos líderes.


- Lá para baixo, também há duelos interessantes. Temos a luta entre o Cedes e o Diogo que apostaram entre eles uma grade de minis (o Cedes leva já uma boa vantagem mas o Diogo, há imagem de um bom benfiquista, ainda acredita); depois temos o duelo dos marcadores onde o Soares vence já por 4-1 (aqui se explica a minha péssima campanha neste rola); temos também um confronto entre o Major e o Edu, onde o desafio passa pelo Mota tentar ultrapassar um dos maiores bluffes deste passatempo. 


- Sobre o Eduardo, há que dizer que tem vindo a subir de forma. Depois de ter conseguido vencer uma jornada recentemente, agora voltou a deixar boas indicações, tendo acertado no resultado e no mvp do Setúbal - Leiria. Quiçá o facto de ser um jogo do seu campeonato o tenha inspirado.


- Termino com uma nota para aquele que considero a grande desilusão deste Rolabola: o meu amigo Doc. Muito fraquinha a tua prestação companheiro. Esperava mais!

DIFÍCIL DE ENGOLIR


Injusto ou vencidos mas não convencidos são expressões que me vêm à cabeça depois desta primeira mão da champions. Este Chelsea, embora com jogadores muito experientes e já habituados a jogos desta importância, mostrou ser uma equipa ao alcance do Benfica. Foi um conjunto que raramente procurou o golo, cedo se mostrou interessado em manter o nulo e acabou por ser premiado com um tento que pode valer ouro.

Se entendo que a sorte sorriu aos londrinos, também é justo destacar a forma como Di Matteo estudou o adversário para este jogo. Apareceu com Ramires a ala direito para massacrar o elo mais fraco da equipa lisboeta, colocou Kalou para explorar as subidas de Maxi (aqui não resultou mas percebeu-se a ideia), utilizou Fernando Torres em detrimento de Drogba para explorar o contra-ataque e, ao mesmo tempo, evitar grandes animosidades em torno do costa-marfinense (nem sequer entrou para jogo) e, finalmente, raramente deixou o Benfica sair a jogar (exceptuando os primeiros 20 minutos da segunda parte), com Mata a encostar sistematicamente em Javi Garcia. Por conseguinte, houve claramente trabalho de casa, na minha opinião.

Ainda antes de avançar para algumas notas a respeito da equipa do Benfica, queria só dizer mais três coisas sobre o Chelsea: em primeiro lugar, ficámos a saber que Paulo Ferreira ainda está no activo. Em segundo, pudemos mais uma vez verificar que demos dois grandes jogadores aos blues, sendo que Ramires foi mesmo o mvp deste jogo. Um jogo tremendo, de um jogador que é, nesta altura e a par de Mata, a grande vedeta desta equipa. Por último, saliência para a ausência de Essien. Com a banalidade de Mikel, diria mesmo que muito mal deve estar o ganês para não ser opção.


Sobre o Benfica...

Tenho de começar por Jorge Jesus que no flash interview disse que Emerson fez um bom jogo. É o seguinte, gosto muito do JJ mas torna-se difícil defendê-lo quando as teimosias dele fazem com que o clube se desvie dos principais objectivos. O ano passado foi Roberto, este ano está a ser aquela espécie de lateral. Continuo convicto que o técnico encarnado é o treinador certo para este projecto. Já fez coisas maravilhosas e não sou ingrato. Pelo contrário. Agora, ou muda certas e determinadas atitudes ou corre o risco de criar contra si um ambiente insustentável. E como em qualquer clube, são os resultados que mandam. Aquilo que desejo é que consiga levar esta equipa ao êxito ainda esta época e que na próxima temporada tenha a ombridade e a humildade para reconhecer os seus erros e, se calhar mais importante, corrigi-los. Emerson é o caso mais flagrante e leva o adepto ao desespero. Se disse há umas semanas atrás que com a não contratação de um lateral esquerdo em Janeiro, o Benfica colocou em cheque o campeonato, diria agora de uma forma ainda mais revoltada que uma equipa que apresenta um jogador deste nível não merece ganhar rigorosamente nada.

Falo em Emerson e perco a vontade em dizer mais coisas sobre o jogo. É que esta partida resumiu-se quase a ele e às suas acções incompetentes. Encontro de equilibrio com 20 minutos muito bons do Benfica na segunda parte e com o 0-0 a ser o resultado que melhor espelhava aquilo que se passou em campo. A questão é que, mais uma vez, o ex-Lille fez questão de inclinar a balança. Já agora, foi o brasileiro e foi o árbitro ou os três senhores que estavam a dez metros de Terry e não viram a mão do central inglês. Neste caso, é como digo: o pormenor pode fazer a diferença e um penalty não assinalado é algo que pode valer a passagem ou a eliminação. Erro grave em prejuizo do conjunto português.

Termino como comecei. Aborrecido mas não convencido. Está muito mais difícil mas o Benfica que, por exemplo, se apresentou em Manchester não perderia em Londres e quase de certeza que conseguiria marcar golos. Neste momento, o estado de forma de jogadores-chave não é o mesmo (Javi e Rodrigo os mais flagrantes) mas estes mesmos atletas já mostraram que são capaz de coisas muito boas. Quem sabe se uma boa vitória frente ao Braga não anima estes rapazes para uma noite épica em Inglaterra. Uma coisa é certa, frente aos arsenalistas não haverá Emerson e isso já é meio caminho para a coisa ser melhor. Vamos ter esperança porque não é todos os dias que se joga um acesso a uma meia-final da Champions. Tomemos o exemplo do Sporting em Manchester ou, se quiserem ser mais sentimentalistas, revivão a brilhante e gloriosa vitória em Liverpool.

sábado, março 24, 2012

DISCERNIMENTO


Desiludido, triste, revoltado, fodid*. É como me sinto. Normalmente gosto de escrever "a quente", isto é, pouco tempo depois do jogo ter acabado. Naturalmente que é mais fácil escrever depois das vitórias e torna-se certamente mais perigoso escrever depois de desaires porque, eventualmente, acabamos por dizer coisas que não correspondem totalmente à verdade ou coisas que, de facto, não sentimos.

Devo confessar que este jogo deixou-me muito debilitado psicologicamente. Mais até do que a derrota com o Porto para o campeonato. Porquê, perguntarão vocês? Pois, de facto é estranho mas num jogo com o grande rival temos sempre no pensamento a sensação de que as coisas podem correr mal. Frente ao Olhanense, não se dá o empate sequer como hipótese, ainda para mais se estivermos a falar de um jogo imediatamente após a uma grande vitória frente ao FC Porto ou imediatamente antes a um grande embate frente ao Chelsea. Mas foi o que senti, a tal ponto de após o final do jogo, ter desligado o computador e me deitado para tentar adormecer, com o propósito de não estar com a cabeça num dos piores jogos do Benfica nesta temporada.
Duas horas depois de dar voltas à cama, voltei a ligar o pc e cá estou eu a tentar transmitir algumas das coisas que me vão na alma.

Adiante. Dizia Jesus há uns dias que é complicado gerir o esforço físico nestas alturas em que se jogam 3 jogos por semana. Concordo e percebo que tal possa acontecer. Aquela questão que sempre levantei das prioridades continua a fazer sentido na minha cabeça. Até que ponto é que vale a pena arriscar tudo numa meia-final da taça da liga, podendo-se correr riscos físicos no jogo seguinte e a contar para o campeonato? Recordo-me perfeitamente de ter escrito aqui no blog antes do jogo da segunda mão entre Benfica e CSKA da era de Trapattoni que para o Benfica ser campeão, teria de deixar para trás as competições europeias.  Obviamente que é muito complicado abdicar-se de competições em favor de outras quando estamos a falar de equipas de topo e percebo e respeito quem defende a velha máxima que uma equipa como o Benfica, Porto ou Sporting têm de entrar em todos os jogos para ganhar. Faz sentido, claro que faz mas aceito que poderão haver várias partidas numa época onde as pernas não consigam responder em virtude de um acumular de jogos e o respectivo desgaste físico e mental nos atletas.

Ora, acho que foi por de mais evidente que a equipa do Benfica não deu uma boa resposta em Olhão. Naturalmente que a equipa voltou a sentir dificuldades por voltar a jogar com dez unidades (e não me estou a referir à expulsão de Aimar) mas sentiu-se desde muito cedo que haviam jogadores em claro défice. O caso mais flagrante, só para dar um exemplo, foi Javi Garcia. A quantidade de passes falhados e as dificuldades em perceber o momento de soltar a bola foram absolutamente surreais. Como já fui jogador, sei bem do que falo e por isso não tenho problemas em afirmar que quando há impedimento físico, o bloqueio mental é algo que assombra qualquer um de nós.

Há outra questão que também importa salientar. Se uma equipa está debilitada fisicamente, é lógico que o desgaste se vá sentir ainda mais na segunda parte. Então, pegando nessa permissa, como é que é possível uma equipa correr, lutar e suar mais no segundo tempo como aconteceu com o Benfica, ainda para mais, passando a jogar com (Emerson e) menos uma unidade em campo? No meu tempo de jogador também fazia muitas vezes isso. Quando tinha aquelas saídas ao sábado à noite e o tempo de repouso não era o ideal, tentava não desgastar-me muito na primeira parte de modo a aguentar o jogo todo. Acreditem que fazia isso várias vezes. O problema aqui é que estamos a falar de uma equipa profissional e com jogadores de topo. Exigia-se, no meu entender, que a equipa entrasse de uma forma mais assertiva, buscando o golo para depois sim, tranquilizar e fazer alterações a pensar no próximo jogo. Foi isto que mais me custou ver nesta partida porque desde muito cedo senti que só havia dois resultados possíveis neste encontro: o 0-0 ou eventualmente o 0-1 proveniente de uma jogada de inspiração individual ou de bola parada. Sim, também se viu desde muito cedo que o Olhanense não estava em campo para mais do que um mero nulo.

Termino com uma rara nota arbitral. Concordo quando Jesus diz que Aimar é um jogador com 0% de maldade no seu interior. Acho inclusivamente que o argentino não tentou agredir o seu companheiro de profissão. A questão é que, voluntária ou involuntariamente, o pé acertou na coxa do jogador e aceito que o árbitro tenha entendido que a expulsão era a decisão mais justa.
Independemente deste ou de outros erros que possam ter havido ao longo deste encontro, continuo na minha: não aceito que uma equipa grande se desculpe exclusivamente no árbitro quando não consegue ganhar a uma equipa pequena. Aceito esse argumento nos jogos entre os grandes onde o pormenor faz a diferença. Aqui, nestes casos, já me custa mais a engolir essa situação.

Ainda teremos de esperar pelos jogos dos outros dois candidatos mas  presume-se que uma possível vitória do Porto em Paços de Ferreira volte a passar o Benfica do alerta laranja para o alerta vermelho. Mais uma operação stop numa sexta-feira à noite a tramar o Benfica. Já a mim, mais do que a sexta, tem o condão de abafar durante o fim-de-semana todo aquele frenesim que tenho em redor do mundo da bola.

PS: É para mim um mistério o facto de Rodrigo ter desaparecido da equipa, tendo até ficado de fora da convocatória com o Porto.

sexta-feira, março 23, 2012

ROLABOLA

JORNADA 9:

1. Ajax - PSV

2. Palermo - Udinese

3. Schalke 04 - Leverkusen

4. Nice - Marselha

5. Chelsea - Tottenham

6. Juventus - Inter

7. Milan - Roma

8. Rio Ave - Guimarães
MVP:

9. Setúbal - Leiria
MVP:

OLHOGOLO:

10. Paços Ferreira - Porto
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Sábado, 12h40

quinta-feira, março 22, 2012

ZONA OU H-H?


Recuperei uma imagem de uma bola parada ofensiva contra o Benfica (o 2º golo do Porto) onde se vê claramente a forma como os encarnados defendem neste tipo de situações. Jorge Jesus é adepto da marcação à-zona onde os seus jogadores estão completamente alinhados, deixando, propositadamente, os adversários livres numa zona onde há menor probabilidade de marcarem.

Há quem goste mais da maracação à-zona, outros defendem o contrário. Não faço ideia qual é a mais eficaz mas gostaria, ainda assim, de deixar o meu ponto de vista.

Já fui jogador de futebol e joguei contra os dois métodos. Pessoalmente, sou a favor da marcação homem-a-homem. Recordo-me perfeitamente das dificuldades que tinha quando me marcavam de forma rigorosa e das oportunidades que criava sempre que me marcavam à-zona. Acho que um jogador embalado é muito mais difícil de parar do que um jogador que esteja a sentir-se pressionado e muitas vezes até ligeiramente agarrado (faz parte).

No seguimento da nota anterior, no golo do Porto há mérito natural de Mangala mas reparem, Jardel está colocado precisamente no local onde o francês atacou a bola. O problema é que entre o saltar ou o saltar depois de um embalo de 5 ou 6 metros há uma diferença enorme.

Preocupa-me de certa forma esta situação porque vejo o Benfica sofrer alguns golos de bola parada e para o jogo da champions há jogadores do Chelsea muito fortes neste particular. Nomes como Cahill, Terry, David Luiz ou Drogba gostam de fazer aquilo que Mangala fez, isto é, quase na linha da grande área, atacam em velocidade a bola que cai naquela zona entre a pequena área e a marca de penalidade.

Não sei qual a solução mas sou adepto da marcação homem-a-homem ou, no máximo, uma marcação mista.

Termino com uma outra nota que também não aprecio muito ao olhar para esta imagem. Os 11 jogadores do Benfica estão todos em situação defensiva. No mínimo, exigir-se-ia uma unidade na frente para lançar um contra-ataque rápido ou para obrigar dois jogadores do Porto a recuarem. Havia treinadores que gostavam de deixar os três atacantes na frente sempre que o adversário tinha uma bola parada, obrigando 4 defesas a estarem na linha de meio-campo. Não vou tão longe mas também não posso gostar desta ausência de unidades no ataque do Benfica aquando de um livre para o rival.

quarta-feira, março 21, 2012

ROLABOLA

1. Fiorentina 0-5 Juventus (Vucinic, Vidal, Marchisio, Pirlo, Padoin)

2. Leverkusen 1-2 Monchengladbach (Kiessling; Reus, Camargo)

3. ST Etienne 0-1 Lyon (Gomis)

4. Fenerbahce 2-2 Galatasaray (Sow, Alex; Elmander, Balta)

5. Bilbao 0-3 Valência (Soldado (3))

6. Udinese 2-2 Nápoles (Pinzi, Di Natale; Cavani (2))

7. Panathinaikos - Olympiakos (SUSPENSO)

8. Feirense 1-4 Braga (Buval; Barbosa, Lima, Mossoró, Viana)
MVP: Mossoró (Braga)

9. Setúbal 1-1 Marítimo (Meyong; Heldon)
MVP: Diego (Setúbal)

OLHOGOLO:

10. Académica 0-1 Paços Ferreira (Alvarez)
MVP: Cássio (Paços)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 19
Lelo 12
Faria 14
Salvador 16
Diogo 11
Cedes 12
Doc 9
Pedro Gama 17
Fostex 14
Soares 11
Seco 25
Pascoal 11
Filipe Rocha 21
Telmo 40+3=43
Rocha 12
Fernando 9
Major 12
Oliveira 18
Black Ice 16

VENCEDOR DA JORNADA: TELMO MARQUES =43 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º TELMO MARQUES 155  PONTOS
Paulo Oliveira 144
3º Filipe Rocha 139
4º Lelo Marques 137
5º Pedro Faria 127
6º  Nuno Pascoal 126
7º  Black Ice 119
8º Fostex 117 
9º Seco 115
10º Bruno Rocha 114
11º  Pedro Gama 113
12º Cedes 102 
13º Doc 101  
14º  Salvador 98
15º Diogo 83
16º Fernando 81 
17º Nélson Soares 74 
18º Eduardo 69 
19º Amândio Santo 55 
20º Major 40


CONSIDERAÇÕES:

- A minha vontade para comentar o que se passou nesta jornada é nula. Não há palavras para o boletim do senhor do costume que manda tiros em completo desespero e a caga teima em acompanhá-lo. Com um bocado de sorte ainda tinha acertado na vitória 2-4 do Valência em Bilbao com um poker (neste particular já pia fininho) do Soldado. Sim, porque só um gajo que percebe muito de bola é que mete o Valência a golear em Bilbao, isto depois deles terem atropelado o United.
Para a festa ser perfeita, um patético 2-2 em Udine, com o Cavani a falhar um penalty que era para as contas não saírem furadas. Enfim, depois disto uma pessoa perde a vontade de dizer o que quer que seja.

- Aproveito para dizer que o penalty falhado pelo Cavani retirou 2 pontos àqueles que apostaram no uruguaio para marcador de serviço. Claro que o Soldado não falhou a penalidade, não fosse o mijadito ficar insatisfeito com um bis. Já agora, já vos disse em que campo é que o soldadinho de chumbo picou o ponto por três vezes?

- Já não basta levar com o campeão em título, tenho de assistir também a tiros ridículos do palhacito que na temporada passada tudo tentou para ficar à minha frente mas que, no final, se rendeu ao meu poderío. Também este artista apostou no 2-2 no Udinese - Nápoles, jogo que, pelos vistos, foi jogado em casa emprestada, ao que parece no José Arcanjo, em Olhão.
Já agora, que raio de jogador é que aposta num marcador de serviço em que cuja equipa não acredita que vai ganhar? Absolutamente ridículo mas como já vi de tudo por aqui, já nada me surpreende.

- Bom tiro do Rochinha no olhogolo. Foi o único participante a acertar no resultado.

- Se a semana passada tivemos um desastre completo na parte dos marcadores, esta semana quase toda a gente somou pontos preciosos neste particular. O Lima foi o avançado mais requisitado mas também houve outros tiros como o Kiessling (obrigado), o Cavani, o Moussa Sow (grande golo e grande tiro do Diogo) ou o Di Natale. Já agora, o Soldado também encheu a cueca.

- O jogo da Grécia foi suspenso - e considerado nulo para efeitos de Rola - devido a violência. Claro que no país Basco não houve confrontos esta semana, pese embora os três petardos de alguns soldados, militares ou coisa que os valha.

Até para a semana!

PS: Peço-vos que verifiquem as vossas pontuações e comuniquem caso detectem erros. Para o bem e para o mal.

VITÓRIA IMPORTANTE


Em circunstâncias normais, este jogo a contar para as meias-finais da taça da liga seria encarado de uma forma desvalorativa. Não vibro com taças, o dinheiro também não é algo que faça realmente a diferença e encaro este tipo de jogos como uma oportunidade para ver outros jogadores. O problema é que este jogo era frente ao FC Porto, a mesma equipa que há umas semanas atrás hipotecou seriamente as hipóteses do Benfica em conquistar o título e a mesma formação que o ano passado fez a miséria que todos sabemos em pleno Estádio da Luz. Ora, se na teoria a vitória era importante mas pouco expressiva tendo em conta a competição, na prática este jogo assumia-se como importante para o Benfica, nomeadamente sob ponto de vista psicológico. Uma vitória significaria confiança para os compromissos futuros, o finalizar da tal quebra mental que acompanhava os jogadores frente ao Porto e o acreditar que estes jogadores têm valor e qualidade para ombrear com as grandes equipas, às quais o Porto tem de estar incluído.

Em seguimento do último ponto, começo por isso mesmo. O Porto tem de facto uma equipa muito competente e com jogadores com uma capacidade mental acima da média. Neste particular, a equipa portista é muito mais estável do que o Benfica. Só uma equipa com uma mentalidade vincadamente ganhadora é que consegue lutar constantemente pelos três pontos ou pela vitória nos campos dos rivais. Se repararem, nem Benfica nem Sporting têm a capacidade de lutar com frequência pela totalidade dos pontos no dragão.
Desta vez o Porto acabou por perder mas voltou a mostrar qualidade e argumentos.

Tal como no último jogo, fiquei com a ideia de uma excelente partida de futebol e com duas equipas a mostrarem vontade e atributos para vencer. Desta vez levou a melhor o Benfica mas, tal como no jogo da liga, diria que a balança poderia ter pendido para qualquer um dos lados. Ainda assim, fiquei com a impressão que, neste jogo em particular, o Benfica teve mais ocasiões (com as três bolas nos postes à cabeça) e entendo que em mais momentos de jogo foi superior ao seu adversário. Como tal, talvez acabe por ficar melhor esta vitória ao Benfica.

Destaques:

SLB:

- Capdevila. Não é fácil marcar Hulk. Mais, é extremamente difícil segurar um jogador destes quando estamos perante um jogador de 34 anos e que em 7 ou 8 meses de época fez 4 ou 5 jogos. Tirando os primeiros minutos onde demorou algum tempo a acertar, a verdade é que, depois disso, cumpriu na integra e partiu para um jogo tranquilo. É fundamental que um jogador tenha capacidade física para jogar ao mais alto nível. Verdade. Mas é necessariamente importante um atleta ter cérebro. E nisto, Cap bate Emerson "aos pontapés".

- Maxi. Marcou mais um golo e, pese algumas desatenções defensivas, acabou por fazer mais um jogo daqueles onde o empenho e a entrega contagiam qualquer um. Dos melhores do Benfica.

- Luisão. Imperial. Segurou a zona central da defesa encarnada e ajudou a ofuscar algumas desatenções de Jardel.

- Javi. Não está no seu melhor momento físico da temporada mas, ainda assim, a sua utilidade em campo é inegável. Fundamental na manobra defensiva da equipa.

- Witsel. É fantástico este jogador. Mais um jogo de muita luta e de muita qualidade aquando da posse de bola. Raramente decide mal e isso, no futebol moderno, é mais do que um elogío. Como senão, tem-lhe faltado nestes últimos jogos a capacidade para se integrar com mais frequência no ataque. É natural. Notam-se algumas quebras físicas. Não me surpreenderia nada que Jesus o poupasse no próximo jogo e, vistas as coisas, até seria uma boa jogada a pensar no Chelsea.

- Gaitán.  Sou fã deste jogador e acredito nele tanto como acreditava em Di Maria. O talento está lá e a entrega e a concentração ao jogo começam a aparecer com mais frequência nestes últimos tempos. Foi fundamental em segurar as investidas do Porto pelo flanco esquerdo e apimentou a sua exibição com um passe fantástico para o golo do Óscar. Engraçado que essa tal assistência partiu do centro do terreno, na tal posição onde muitos o gostariam de ver jogar.

- Cardozo. Entrou e marcou o golo da vitória, depois de ter deixado o rapidíssimo Mangala para trás. Contado ninguém acreditaria mas foi verdade. Pela importância do golo, pela frieza diante de Bracali e por aquilo que fez em tão pouco tempo, o paraguaio merece nota alta nesta partida.

Porto:

- João Moutinho. Terá sido o jogador mais rotativo e mais inconformado da equipa em todo o jogo. É um jogador que aprecio particularmente e só não o vejo noutros patamares pela sua incapacidade em fazer golos. Mais uma exibição de encher o olho, numa partida em que se notou a ausência de Fernando.

- Sapunaru. Não sou adepto deste romeno mas a verdade é que cumpriu a defender e foi dos jogadores mais interventivos na segunda parte ao nível ofensivo. Boa exibição.

PS: As ridículas declarações de Vitor Pereira no final da partida podiam mas não merecem qualquer tipo de comentário.  Fico-me por um... lamentável.

terça-feira, março 20, 2012

ATENÇÃO SPORTING

Não fazia ideia que o avançado do Metalist era o Cristaldo, avançado argentino que, por curiosidade, costumava ir buscá-lo quando jogava FM. Trata-se de um jogador muito interessante, um jovem que descobri na selecção argentina (jogou com Sálvio, por exemplo) e que também chegou a fazer parelha com Tanque Silva no Velez. É engraçado que vi alguns jogos do Velez (na altura até escrevi sobre Tanque Silva) por causa de Cristaldo e também por causa de um outro jovem, um esquerdino chamado Ivan Bella.

Para quem não o conhece, aqui fica o cartão de visita, um golo marcado ontem para o campeonato. E que golo!



segunda-feira, março 19, 2012

SURREAL


E é esta personagem treinador de uma das melhores equipas da Europa.

Aos 60 minutos do jogo, o treinador chamou Forlán para entrar, mas depois de uma breve conversa com o jogador mudou de ideias e colocou em campo Castagnios, para o lado esquerdo do meio-campo.

“Não há recusa por parte do Diego. Eu perguntei-lhe sem rodeios: "Consegues fazer esta função?’ E ele respondeu-me com grande sinceridade: ‘Não, mister, se eu entrar prefiro jogar de outra forma" . Apreciei a sua franqueza, e optei por não o colocar em campo, escolhendo o Castagnios porque ele me poderia dar o que eu queria ", explicou o treinador, no final do jogo.
 

domingo, março 18, 2012

TIROS NOS PÉS


Alguns comentadores desportivos vieram a terreiro falar das fragilidades físicas do meio-campo do Porto, isto após um jogo fraco dos dragões na Choupana e de muitas limitações físicas que a equipa revelou na zona central. Ora, naturalmente que subscrevo essa ideia. Lucho já não tem o mesmo fulgor físico de outros anos e Moutinho não consegue jogar com a mesma intensidade uma época inteira. Depois faltou Fernando, um jogador crucial naquele meio-campo.
Atendendo que o Porto só tem 4 elementos (os referidos mais Defour) para 3 posições, é no mínimo estranho perceber como foi possível deixar sair Belluschi, Souza e Guarin no mercado de Inverno. Poderá ser por aqui que o FC Porto quebre. 

Se é claro que todos os comentadores pensam nas tais ausências de alternativas no meio-campo portista, é curioso que no Benfica ninguém fale nessa situação. Aliás, no Benfica fala-se na valia das alternativas, o qual concordo mas não na integra. 
Se repararem, a alternativa a Javi chama-se Matic mas já para Witsel e Aimar, não vislumbro alternativas. Tudo bem que para Aimar há sempre a possibilidade de jogar num sistema mais ofensivo com Rodrigo, Saviola ou Nélson Oliveira a entrarem para o onze mas a verdade é que nenhum deles assume o papel de organizador de jogo e nenhum deles consegue dar a consistência ao meio-campo que Aimar dá. 
Relativamente a Witsel, nem é bom falar. Na fase de jogos difíceis que vem aí, está obrigado a fazer praticamente todos os minutos de todos os jogos. Gosto muito do belga mas pareceu-me nestes dois últimos jogos da liga que começa a dar sinais de algum desgaste físico. Espero, naturalmente, estar enganado.

Nisto entra a minha teoria dos tais "tiros nos pés". Não falo em Melgarejo mas imaginem esta equipa do Benfica com três jogadores para atacar esta parte final do campeonato: Carlos Martins (nas vezes de Aimar), Rúben Amorim (nas vezes de Maxi ou de Witsel no meio) e Urreta (para aquele lado direito do ataque). Pois é, creio que, com estes três jogadores, as hipóteses do título aumentariam substancialmente, até porque uma maior rotatividade é fundamental para esta fase do campeonato. Jesus teve problemas na época passada precisamente por ter expremido todos os jogadores principais até ao limite e temo que este final de temporada possa acontecer o mesmo. Ainda assim, parece que o Porto está a viver exactamente o mesmo tipo de problema, o que torna o cenário menos negro para os lados da luz e porventura mais imprevisível. Já o Braga respira saúde e confiança. 

E QUE MEMÓRIA

Está a dar na Rtp Memória um Benfica - Belenenses, referente à época 94-95. Por respeito a Michel Preud'homme ou ao capitão Vitor Paneira, até era pessoa para perder alguns minutos a avivar a memória. O problema é que o corredor esquerdo do Benfica é (ou era) composto por Paulo Pereira e Nelo. Como tal, a decisão a tomar para este caso é fácil.

PS: E no momento em que escrevia estas belas palavras, o Paulo Pereira faz o primeiro do jogo de cabeça, após canto de Nelo. 

PS1: Afinal, e após algumas repetições, o golo acabou por ser na própria baliza, por intermédio de Mauro Airez. Talvez tenha sido um bom motivo para mais tarde ter ido para o Benfica. Afinal, naquela altura, quem marcasse um golo ao Benfica...

PS2: São quase duas da manhã e vejo no twitter do Carrillo que o mesmo está deliciado a assistir ao jogo da sua equipa peruana, o Alianza Lima. Não dará isto direito a multa? É que o jogo ainda só vai na primeira parte, o que signfica que antes das 3 da manhã, o Carrillo andará a fazer umas flores...

sexta-feira, março 16, 2012

SEM HISTÓRIA

Aquilo que fica deste jogo é o facto de, no meu entender, Nico Gaitán render muito mais à esquerda do que à direita. O problema é que essa sua deslocação no terreno de jogo implica a titularidade de Bruno César, um jogador completamente inconsequente naquele flanco.

O melhor jogador do Beira-Mar foi Balboa. Com Emerson a marcá-lo, até parecia jogador da bola o extremo do Beira-Mar. E por falar em barretes, hoje até deu para estrear André Almeida. Atrevo-me a dizer que na última meia hora de jogo terá estado em campo a pior dupla de laterais dos últimos vinte anos com a camisola do Benfica. Duvidam? Eu não tenho dúvidas.

PS: Esta equipa do Beira-Mar, valha-me Deus. Salva-se o Artur, um ou outro defesa com alguma competência, o guarda-redes e pouco mais. E esta personagem chamada Ulisses Morais... Medo!!

SORTEIO


Para o Benfica acaba por ser um sorteio aceitável mas longe do ideal. Ainda assim, e apesar do claro favoritismo do Chelsea, este Benfica tem condições para lutar pelo apuramento. Uma das vantagens que este sorteio trouxe é que não nos calhou daquelas equipas em que é praticamente impossível ganhar um dos dois jogos da eliminatória. Nesse sentido, frente ao Chelsea há a esperança de angariar mais algum dinheiro e também mais alguns pontos para o ranking nacional. Se depois a conjugação de resultados dará ou não para seguir em frente, isso já será outra conversa.

Se a esperança em passar às meias-finais existe, o mesmo já não se pode dizer da final. Na eventualidade de eliminar o clube londrino, será, com toda a certeza, fim de linha para a equipa portuguesa. A única hipótese para que a esperança volte à baila é o Milan seguir em frente, algo que, francamente, não coloco. Diria mesmo que seria mais fácil o Benfica eliminar o Chelsea ou o Marselha deixar para trás o Bayern do que propriamente o Milan derrubar a melhor equipa da história. Como tal, pelo emparelhamento, o sorteio acaba por saber a pouco, até porque havia a hipótese (remota mas real) do Benfica evitar Barcelona, Bayern e Real Madrid até à final.

Uma palavra também para o Sporting que jogará frente aos desconhecidos do Metalist. Um sorteio teoricamente favorável, portanto. Depois desta eliminatória - que praticamente a dou como um dado adquirido -, provavelmente terão pela frente o forte e entusiasmante Bilbao. Aqui já colocaria uma percentagem de 50-50 %, o que, parecendo que não, diz bem das francas possibilidades do Sporting em, mais uma vez, chegar a uma final europeia. 

PS: Um pormenor que poderá vir a ser um pormaior: os decisivos jogos para a Liga do Benfica. Duas competições altamente exigentes, porventura desgastantes e muitos jogos de alto risco e de um grau de dificuldade elevadíssimo. Difícil mas igualmente entusiasmante.

quinta-feira, março 15, 2012

A NOITE DOS PATRICIOS


Parabéns Sporting. Aquilo que foi feito hoje é algo histórico e é uma proeza que irá acompanhar os sportinguistas durante muitos e bons anos. Como o Porto em Manchester ou o Benfica em Liverpool, estas noites são aquelas em que o sentimento de amor de um adepto para com o clube chega bem perto do climax. Histórico, inesquecível, notável! Mais simbolismo terá se tivermos em linha de conta o poderio financeiro do adversário, os nomes que por lá figuram e todos os problemas que o Sporting tem vivido esta época.Bravo!!

Depois de uma brilhante primeira parte, o Sporting poderia ter saído ainda mais inchado de Manchester (nunca pensei que o City ainda pusesse a eliminatória em aberto) mas calculo que o mais importante fosse mesmo o apuramento. E se normalmente é injusto destacar alguém numa situação destas em que todos lutaram bravamente por uma causa, não posso, no entanto, deixar de mencionar dois nomes que, no fundo, representam este Sporting que vimos hoje: Rui Patrício e o treinador Ricardo Sá Pinto. Se Patrício foi um autêntico herói ao defender uma bola impossível no último minuto, já Sá Pinto é o grande responsável por dois partidaços do seu Sporting. No futebol o dinheiro é muito importante mas não há nada que pague o sentimento de amor por um grand'amor, passe o pleonasmo. O Sporting teve atitude, garra, determinação, espírito de sacrifício e sofrimento, vontade, humildade e coragem. No fundo, teve Sá Pinto!

Quanto aos meninos ricos, que virem agulhas para a Premiership e que mostrem que têm argumentos para ganhar a liga. Pessoalmente não acredito neles como já o tinha dito no principio da época, sobretudo porque não acredito no seu treinador. Aliás, um técnico que a perder 0-2 ao intervalo tira um extremo e coloca um trinco, acho que está tudo dito.

PS: Nem a custo zero queria Balotelli no meu clube. Naturalmente que o seu potencial futebolístico não está em causa mas como jogador de equipa deixa muito a desejar. Pior que isso é a sua personalidade. Nem de borla!

PS1: Mais um recital do Bilbao. Candidatos, na minha opinião.

quarta-feira, março 14, 2012

IL SOGNO È FINITO


Foi pena. O Chelsea acabou por justificar a passagem, num grande jogo de futebol. Segue em frente a equipa que Jorge Jesus quer defrontar já na próxima fase. Pessoalmente dar-me-ia uma satisfação enorme mandar para casa os azulinhos.

Quanto ao Nápoles, caíu mas deixou uma boa imagem. Uma boa equipa, bons intervenientes e um ataque que faz inveja a muita gente. Contrariamente ao Inter, saíu com dignidade da champions.

terça-feira, março 13, 2012

NOITE EUROPEIA


Marselha e Bayern em frente. No espaço de 3 dias, o Bayern marca 14 golos. Notável. É curioso também que Heynckes deve ser o único treinador do Mundo a conseguir ganhar e perder 7-0 num jogo para as competições europeias. Foi com ele que o Celta de Vigo fez o que todos sabemos.

Impressiona este Bayern a jogar. Aliás, custa-me a entender como é que uma equipa destas tem tantas dificuldades em se impôr na Bundesliga. Aqueles 4 da frente são jogadores de grande qualidade. Diria mesmo que, a seguir a Real Madrid e Barcelona, é a equipa com mais potencial para ganhar a champions. Espero que não calhe ao Benfica até porque, sabendo das limitações defensivas de Maxi e Emerson, para Ribery e Robben seria "mel".

No outro jogo seguiu o Marselha, como poderia ter seguido o Inter. São duas equipas a passar um mau momento e, francamente, qualquer uma seria vista com bons olhos numa possível elminatória com o Benfica. Segue o Marselha, uma equipa organizada mas que está, no meu entender, mais fraca do que aquela que o Benfica defrontou para a taça Uefa há uns anos atrás.

ROLABOLA

JORNADA 8:

1. Fiorentina - Juventus

2. Leverkusen - Monchengladbach

3. ST Etienne - Lyon

4. Fenerbahce - Galatasaray

5. Bilbao - Valência

6. Udinese - Nápoles

7. Panathinaikos - Olympiakos

8. Feirense - Braga
MVP:

9. Setúbal - Marítimo
MVP:

OLHOGOLO:

10. Académica - Paços Ferreira
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 14h25