quinta-feira, maio 17, 2012

CONFIO EM PAULO BENTO


Ainda não tinha tido oportunidade de analisar os 23 seleccionados de Paulo Bento. Faço-o agora.

Antes de mais, devo dizer que gosto do nosso seleccionador. Sempre o admirei como jogador, como pessoa e agora como treinador. Acho que fez um excelente trabalho no Sporting e tem feito um bom papel neste seu novo cargo. 

Sobre os 23, lancei aqui no dia 10 de Março aqueles que achava que iriam ser os seus eleitos para o Europeu (ver aqui). Falhei dois (Sílvio e Manuel Fernandes em vez de Miguel Lopes e Custódio), sendo que seria previsível que falhasse o primeiro já que o ex-Rio Ave esteve praticamente lesionado toda a temporada. Portanto, a única surpresa apareceu com a chamada de Custódio.

Ora bem, as maiores criticas aos 23 do Paulo prendem-se em 3 ou 4 nomes: há quem prefira Nélson a Miguel Lopes, outros defendem que Hugo Viana ou Manuel Fernandes são superiores a Rúben Micael e há ainda quem entenda que Liedson poderia ter espaço na frente de ataque. Naturalmente que depois temos as questões disciplinares de Ricardo Carvalho e Bosingwa e até o caso de Quim que, segundo muitos, não se percebe como não é chamado sendo o titular do 3º classificado do nosso campeonato.

Vestindo a pele do seleccionador, devo confessar que as minhas escolhas não andariam muito longe das que ele tomou. Em primeiro lugar, é-me indiferente que Beto tenha sido escolhido em detrimento de Quim já que qualquer um deles iria apenas servir para defender umas bolas nos treinos e fazer companhia aos restantes nas refeições e momentos de ócio. Depois, na luta Nélson-Miguel Lopes, diria que são jogadores semelhantes. Nélson terá (?) feito uma boa temporada no Bétis e também joga à esquerda, ao passo que Miguel Lopes é um jogador muito mais lateral direito. É mais rápido, mais forte fisicamente e creio que defende melhor. Não havendo Sílvio, também iria por aqui, muito embora também aceitasse se a escolha recaísse em Nélson.

No meio-campo é onde há mais motivos de discordância. Sinceramente, não morro de amores por Hugo Viana. Ainda assim, acho que fez uma excelente temporada. Tem uma excelente capacidade de passe e é muito inteligente tacticamente. Faltar-lhe-á a rotatividade que tem, por exemplo, Rúben Micael. Atenção que estamos a fazer uma comparação entre dois jogadores que, é consensual, iriam sempre ser suplentes já que o meio-campo inicial está, à partida, definido: Veloso, Moutinho e Meireles. Mas, voltando aos dois atletas em análise, acho que, mesmo não tendo feito uma grande temporada, para o estilo de jogo da selecção (em que joga sem número "10", precisando por isso de ter médios com "chegada"), acho que Rúben Micael é muito mais útil do que Viana. Posto isto, devo ainda dizer que eu, neste particular, teria apostado na irreverência de André Martins. Os criticos dir-me-ão que é ainda muito jovem, ainda não é um titular no Sporting e ainda não terá o estofo mental para ir a um Europeu. Eu, a esses comentários, respondo: já vi Ronaldo "o fenómeno" ser chamado a um Mundial com 17 anos ou Walcott ser chamado à selecção inglesa sem ter feito um jogo a titular pelo Arsenal. Quando se é bom, só tem é de se arriscar. Low, por exemplo, também chamou Draxler, jogador que ainda não é internacional.
Continuando nestas ligeiras dúvidas (e é muito bom que praticamente ninguém tenha dúvidas quanto ao onze inicial), a escolha para mim mais controversa terá sido a de Custódio em detrimento de Manuel Fernandes. Sendo fã do médio do Besiktas, fiquei algo triste pela sua não convocatória. Eu teria optado por ele mas, sinceramente, compreendo e até aceito a ideia de Bento ter incluído o trinco do Braga. Portugal precisará, porventura, de um trinco forte no choque, bom no jogo aéreo e capaz de, em jogos apertados, se juntar aos centrais com maior frequência. Ora, Manuel Fernandes (apesar de forte fisicamente), quer queiramos quer não, não reune todas essas faculdades.

Sendo certo que Liedson já não é o que era, parece-me também evidente a escolha de Nélson Oliveira, um avançado diferente de todos os outros. Assim sendo, só me resta dizer que estou com Paulo Bento e, mesmo com uma selecção francamente mais fraca comparativamente aos últimos anos, acredito que podemos fazer uma boa campanha. Que assim seja!


terça-feira, maio 15, 2012

ATÉ HOJE!


Caro Roberto Mancini,

Em primeiro lugar, parabéns pela conquista do título. A tua equipa não me convenceu muito mas foi um pouco como aquilo que se passou em Portugal: o teu rival conseguiu cometer tantos erros no último terço do campeonato que era praticamente impossível não ganhares. Ainda assim, fizeste questão de complicar aquilo que, aparentemente, parecia ser tão fácil.

Escrevo-te para te dizer que me recordo perfeitamente de ti como jogador. Eras um craque. Daqueles mesmo que eu gosto. Tecnicamente muito evoluído, jogavas e fazias jogar. Eras um pouco naquela onda do Roberto Baggio, Totti ou Del Piero. Um verdadeiro número "10". Recordo com saudade os teus tempos de Lázio e principalmente Sampdória. É como te digo, se fores como treinador aquilo que eras como jogador, certamente que terás uma grande carreira. Não acredito muito mas, como sabes, no futebol nunca se sabe.

Se tinha uma grande impressão de ti como jogador, conforme já referi, como treinador tinha uma imagem muito negativa de ti. Bem sei que não é fácil lidar com tantos egos e tantas estrelas mas, no meu entender, tinhas obrigação de fazer melhor. Não gostei daquilo que fizeste neste ano... até hoje! A partir daqui, limpaste qualquer negativismo que tinha a teu respeito. Porquê?

Por isto:

"One day I'd like to win the Spanish Liga but also the Portuguese league with Benfica. There are clubs that have made football history: I am ready for anything, but now I just think about City". (Roberto Mancini)


Não te desejo boa sorte para a próxima época já que defendes as cores do clube rival mas que tenhas sorte e sucesso na vida. Cumprimentos!

ROLABOLA

ÚLTIMA JORNADA:

1. Bayern Munique - Chelsea*

2. Hibernian - Hearts*

3. Juventus - Nápoles*

4. Auxerre - Montpellier 

5. St. Etienne - Bordéus

6. Lorient - PSG

7. Recife - Flamengo 

8. Corinthians - Fluminense

9. Botafogo - São Paulo

OLHOGOLO:

10. Sporting - Académica*
MVP:

Marcador de Serviço:
 

PRAZO: Sábado, 14h55

NOTA: 4 PRIMEIROS: brunorocha25@hotmail.com

*Finais de taça. Vale resultados e marcadores no final dos 90'


ROLABOLA

1. Fenerbahce 0-0 Galatasaray
2. Getafe 0-2 Saragoça (Apono, Postiga)
3. Villarreal 0-1 Atlético Madrid (Falcao)
4. Rayo Vallecano 1-0 Granada (Tamudo)
5. Montpellier - Lille (Fana)
6. Lázio - Inter (Kozak, Candreva, Mauri; Milito)
7. Catania - Udinese (Di Natale, Fabbrini)
8. Guimarães 1-2 Académica (Bruno Teles; Diogo Valente, Edinho)
MVP: Diogo Valente (Académica)
9. Gil Vicente 3-1 Feirense (Hugo Vieira, Zé Luis (2); Buval)
MVP: Adriano (Gil)
OLHOGOLO:
10. Sporting 3-2 Braga (Wolfswinkel (3); Barbosa, Lima)
MVP: Wolfswinkel (Sporting)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 17
Lelo 34+3=37
Seco 21
Major 16
Rocha 5
Cedes 11
Diogo 10
Pedro Gama 17
Doc 12
Soares 15
Fostex 23
Pascoal 31
Salvador 9
Fernando 15
Black Ice 28
Oliveira 18
Telmo 15
Filipe Rocha 30
Faria 30

VENCEDOR DA JORNADA: LELO MARQUES = 37 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

PAULO OLIVEIRA 319 PONTOS
Filipe Rocha 308
Pedro Faria 301 
4º Nuno Pascoal 289 
5º Black Ice 288
6º Telmo Marques 280
7º Lelo Marques 271  
8º Salvador 260
9º Fernando 246
10º Pedro Gama 244    
11º Cedes 242
12º Bruno Rocha 239   
13º Fostex 237
14º Eduardo 220
15º Seco 213 
16º Doc 203
17º Diogo 201 
18º Major 174 
19º Nélson Soares 162
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES:

 - Nada mudou lá na frente, a não ser o facto do Nuno Pascoal se ter aproximado do pódio. Significa assim que os três primeiros não abanaram e, como tal, vão entrar para a última jornada com uma boa almofada. Além disso, em virtude de já só haver um jogo com direito a MVP, só mesmo uma jornada épica de algum dos três perseguidores é que poderá virar o jogo ao contrário.

- Não há objectivos mas há a dignidade e há aquele espírito de tentar dar sempre o máximo, independentemente das circunstâncias. Foi isso que fez o Lelo Marques, vencendo brilhantemente a jornada.

- Depois de uma grande jornada na semana passada, o Telmo não conseguiu dar seguimento a essa boa exibição e voltou àquelas exibições sem-sabor. Diria que foi o adeus ao terceiro lugar, numa época marcada por muitos altos e baixos. Ainda assim, uma nota de destaque pela escolha do seu marcador de serviço, o Edinho da Académica. Só mesmo este participante para se lembrar disso. Não há dúvida que o prémio criatividade só pode ser para este rapaz. Pensa pela sua cabeça, joga num estilo 3-3-4 e não quer saber se as suas opções são ou não motivo de critica por parte da concorrência. Escusado será dizer que lhe faltará um pouco de estratégia para obter ainda melhores resultados já que o Telmo é fiel aos seus principios. O problema é que nada nem ninguém o fará mudar de rumo.

- Da minha parte e já sem objectivos, desejo boa sorte aos 5 ou 6 elementos que ainda jogam alguma coisa nesta última jornada do rolabola. Que ganhe o melhor!

sexta-feira, maio 11, 2012

MINHA NOSSA...

A GRANDE DEFESA

Como é raro falar em guarda-redes aqui no blog e como sei que há muitos no nosso passatempo, aqui fica uma nota sobre a grande defesa dos últimos 20 anos. Isto vem a propósito de ter sido hoje encontrada a melhor defesa da Liga Inglesa. Uma grandíssima defesa de Craig Gordon, keeper do Sunderland. Vale a pena ver.

Apesar de ser uma enorme defesa, fico-me por a melhor defesa (neste caso dupla-defesa) que eventualmente terei visto na minha vida. O seu nome? Coupet.

quarta-feira, maio 09, 2012

O TIGRE COMEU OS LEÕES


Tenho sérias dúvidas que a final da champions tenha tanta qualidade como teve esta grande partida de futebol. Parabéns às duas equipas pelo espectáculo, pela vontade de ganhar e pela forma ofensiva com que se apresentaram em campo num jogo desta importância. Melhor em campo? o rapaz da foto. Tremendo jogo de "el tigre", dois golos fabulosos e de pé esquerdo (!), mostrando mais uma vez porque é o melhor avançado do mundo dentro da área. Duvido que tenha havido até hoje algum futebolista a marcar e a vencer uma competição europeia dois anos consecutivos e por clubes diferentes.

Ainda antes dos destaques dos jogadores do Atlético (e houve muitos), não posso deixar de sublinhar a postura do Bilbao. Foi pena para o espectáculo que os bascos não tenham conseguido marcar um golo. E fizeram para o merecer, há que o dizer. A equipa liderada por Simeone soube sofrer e defendeu sempre muito bem mas os bravos de Bilbao, com muitas soluções ofensivas, tiveram algumas ocasiões que podiam ter concretizado. Paciência.

Quanto ao Atlético, em primeiro lugar, uma palavra para o seu treinador Diego Simeone que tem feito um trabalho fantástico. Gostei muito de ver a garra e atitude dos madrilenos. Todos correram, todos defenderam e as transições ofensivas funcionaram na perfeição. Depois, quem tem Falcao na frente, arrisca-se a marcar em qualquer tipo de jogo e contra qualquer tipo de equipa.

Atlético 1 a 1:

Courtois: grandíssima exibição. Tudo o que fez foi bem feito. Excelente não só entre os postes mas também na forma como saíu com tranquilidade aos muitos cruzamentos efectuados para a sua área. Teve como momento alto a mancha a remate de Susaeta a 15 minutos do final do jogo e quando ainda havia 2-0.

Juanfran: talvez a exibição menos conseguida do onze. Ainda assim cumpriu, muito embora tivesse sentido dificuldades com a entrada de Ibai Gomez.

Miranda: uma surpresa. Esteve muito bem no chão e também no ar.

Godin: ganhou a luta a Llorente e isso diz tudo quanto ao seu bom trabalho.

Felipe Luis: bem a defender e sempre muito disponível no apoio a Arda Turan no ataque. Dos melhores em campo.

Mário Suarez: enorme jogo deste jovem espanhol. Fez um trabalho fantástico em termos defensivos.

Gabi: Não fora a qualidade de Falcao e provavelmente ter-lhe-ia dado o prémio de melhor em campo. Jogou enormidades.

Diego: Outra grande exibição. A chave desta grande exibição do Atlético passou pela qualidade do meio-campo. O brasileiro foi o motor da equipa e arrumou o jogo com um golo que revela toda a sua categoria.

Adrian Lopez: sou fã deste jogador. Hoje jogou mais descaído para a direita mas até aí mostrou pormenores de toda a sua classe. Jogador de top, não tenho a mínima dúvida.

Arda Turan: um pequeno génio à solta em Bucareste. Tudo o que faz é bem feito. Sabe ter a bola, escondê-la e tem mudanças de velocidade absolutamente divinais. Craque puro.

Radamel Falcao: MVP pois claro. O que mais me custa é que este rapaz foi dado como certo no Benfica pelos três jornais desportivos portugueses. Se Carroll vale 40 e tal milhões, então Falcao não sei quanto é que vale. Jogador para encaixar em qualquer equipa do mundo, sendo que em Inglaterra era menino para fazer mais de 30 golos no campeonato.

Parabéns ao Atlético e obrigado às duas equipas por este grande jogo de futebol.

terça-feira, maio 08, 2012

ROLABOLA

PENÚLTIMA JORNADA:

1. Fenerbahce - Galatasaray

2. Getafe - Saragoça

3. Villarreal - Atlético Madrid

4. Rayo Vallecano - Granada

5. Montpellier - Lille

6. Lázio - Inter

7. Catania - Udinese

8. Guimarães - Académica
MVP:

9. Gil Vicente - Feirense
MVP:

OLHOGOLO:

10. Sporting - Braga
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 16h55

*4 primeiros: brunorocha25@hotmail.com

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Chelsea 2-1 Liverpool (Ramires, Drogba; Carroll)
2. Rennes 0-2 Montpellier (Camara, Costil p.b)
3. Bremen 2-3 Schalke 04 (Pizarro (2); Draxler, Huntelaar (2))
4. Trabzonspor 1-3 Fenerbahce (Yilmaz; Ntsama, Emre, Cristian)
5. Newcastle 0-2 Man City (Touré (2))
6. Inter 4-2 Milan (Milito (3), Maicon; Zlatan (2))
7. Atalanta 0-2 Lázio (Kozak, Cana)
8. Feirense 1-3 Guimarães (Buval; N'Diaye, Urreta, Soudani)
MVP: El Adoua (Guimarães)
9. Académica 1-0 Setúbal (Edinho)
MVP: Edinho (Académica)
OLHOGOLO:
10. Porto 2-0 Sporting (Hulk (2))
MVP:Hulk (Porto)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 35
Lelo 26
Diogo 18
Bruno Rocha 32
Cedes 32
Salvador 22
Soares 17
Fostex 38
Major 22
Doc 26
Pedro Gama 23
Telmo 36
Pascoal 34
Fernando 17 
Oliveira 40+3=43
Filipe Rocha 35
Faria 15
Black Ice 29

VENCEDOR DA JORNADA: PAULO OLIVEIRA = 43 PONTOS


CLASSIFICAÇÃO:

 PAULO OLIVEIRA 301 PONTOS
Filipe Rocha 278
Pedro Faria 271 
4º Telmo Marques 265
5º Black Ice 260 
6º Nuno Pascoal 258
7º Salvador 251 
8º Lelo Marques 234
9º Bruno Rocha 234
10º Fernando 231  
11º Cedes 231
12º Pedro Gama 227  
13º Fostex 214
14º Eduardo 203
15º Seco 192 
16º Doc 191
17º Diogo 191 
18º Major 158 
19º Nélson Soares 147
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES:

- Título entregue? Parece-me que sim. Os jogadores lá na frente não irão querer correr riscos, pelo que só algo de muito estranho é que poderá tirar a vitória ao Paulo Oliveira. Depois de um terceiro lugar, agora uma vitória no rola. Fantástica temporada do nosso amigo azulinho.

- O meu querido Faria está a perder algum gás neste final de época e isso poder-lhe-á custar caro. O Telmo voltou às boas exibições e o Black Ice e o próprio Pascoal ainda têm uma palavra a dizer. Antevê-se uma luta interessante pelo terceiro lugar, sendo que o Fary está numa posição "à-Braga", isto é, sonha ainda com o segundo lugar mas eventualmente estará mais perto de perder o terceiro do que propriamente subir mais um posto.

- Tenho de destacar mais uma vez o excelente trabalho do Rochinha neste Rolabola. Não é um sobredotado nesta matéria mas, acima de tudo, procura não inventar. E que boa estratégia é neste tipo de jogos. Merece um prémio.

- Uma palavra para todos aqueles que andam lá para baixo e sem hipóteses do que quer que seja. Grande dignidade e postura desses participantes que procuram semana após semana dar o seu melhor e possibilitam que o jogo se torne mais real e honesto para aqueles que ainda lutam pelos prémios. O meu muito obrigado.

- Em alguns dos duelos particulares que conheço, o Cedes parece já ter arrumado com o Diogo; o Fostex já muito dificilmente me apanha; e o Major, aparentemente, já não apanhará o Eduardo. Grande final de temporada do Edu, há que dizer.
Quanto ao derby dos marcadores, o Soares ainda se mantém na frente mas as contas estão cada vez mais apertadas. Na certeza porém que esta semana iremos ter "el tigre" na sua frente de ataque (será?), avizinham-se problemas para os meus lados. Ainda assim, pode ser que um ou dois "rayos" no fim-de-semana originem uma tempestade.

terça-feira, maio 01, 2012

ROLABOLA

ANTEPENÚLTIMA JORNADA:

1. Chelsea - Liverpool*

2. Rennes - Montpellier

3. Bremen - Schalke 04

4. Trabzonspor - Fenerbahce

5. Newcastle - Man City

6. Inter - Milan

7. Atalanta - Lázio

8. Feirense - Guimarães
MVP:

9. Académica - Setúbal
MVP:

OLHOGOLO:

10. Porto - Sporting
MVP:

Marcador de Serviço:

Prazo: Sábado, 14h25

*Final da Taça. Vale resultado e marcador(es) no final dos 90 minutos.

NOTA: Os 4 primeiros terão de enviar o boletim para: brunorocha25@hotmail.com

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

JORNADA 13:
1. Roma 2-2 Nápoles
2. Twente 1-2 Ajax
3. Feyenoord 1-0 AZ
4. Málaga 1-0 Valência
5. Bétis 2-2 Atlético Madrid
6. Man City 1-0 Man Utd
7. Lille 2-1 PSG
8. Gil Vicente 3-1 Guimarães
MVP: João Vilela
9. U.Leiria 0-4 Feirense
MVP: Oblak (Leiria)
OLHOGOLO:
10. Marítimo 0-2 FC Porto
MVP: Hulk (Porto)

PONTUAÇÕES:

Faria 26
Soares 6
Rocha 12
Eduardo 25
Lelo 9
Major 21
Salvador 37
Cedes 25
Seco 10
Diogo 24
Telmo 15
Filipe 27
Pascoal 22
Fostex 6
Oliveira 34
Black Ice 42+3=45
Fernando 9
Pedro Gama 27

VENCEDOR  DA JORNADA: BLACK ICE = 45 PONTOS



CLASSIFICAÇÃO:

PAULO OLIVEIRA 258 PONTOS
Pedro Faria 256 
Filipe Rocha 243
4º Black Ice 231
5º Telmo Marques 229
6º Salvador 229
7º Nuno Pascoal 224
8º Fernando 214 
9º Lelo Marques 208
10º Pedro Gama 204  
11º Bruno Rocha 202
12º Cedes 199 
13º Seco 192 
14º Fostex 176
15º Diogo 173 
16º Eduardo 168
17º Doc 165 
18º Major 136 
19º Nélson Soares 130
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES:
- Se não me enganei nas contas (por favor verifiquem), tivemos nova permuta na liderança com o Oliveira, talvez em festa pela conquista do título do seu clube, a voltar a dar nas vistas. Está muito boa a luta pelo primeiro lugar. Não diria que é a dois - há muita jornada pela frente e ainda esta semana se viu um participante a superar a barreira dos 40 pontos - mas não há dúvidas que já começa a ser criado um fosso para o terceiro classificado.

- Excelente as prestações do Black Ice e do Tó Salvador, jogadores que, até então, estavam teoricamente arredados da luta pelo terceiro lugar. A verdade é que estão agora. respectivamente, a 12 e 14 pontos do Filipe Rocha e, certamente, ainda acreditarão no último prémio.

- Quem foi pela "via Hulk" acertou em cheio, quem optou por outra solução, não teve tanta sorte. Neste particular, e até porque ainda estava a lutar por objectivos concretos, destaco a falta de pontaria do Telmo que, ao não acertar no marcador de serviço, praticamente disse adeus ao título. Sim, posso já afirmar com alguma segurança que aqui não irá haver bi-campeão. Já agora, arriscar-me-ia inclusive a dizer que o campeão em título ficará mesmo fora das competições europeias nesta temporada.

- Esta jornada serviu também para afastar de vez grande parte dos candidatos que ainda sonhavam com mais qualquer coisa. Se para o título e segundo lugar apenas reconheço três candidatos, já para o último lugar do pódio não acredito que jogadores abaixo do 6º lugar ainda tenham hipóteses. Não sei, vamos ver. Peço é que todos continuem a dignificar o passatempo até ao fim, de modo a não influenciar as contas dos candidatos.

segunda-feira, abril 30, 2012

PARABÉNS


Uma das vantagens de se estar ausente do país em dia de título azul e branco é o facto de estar completamente imune a festarolas ou boquinhas provocadoras de adeptos portistas. 

Como sei que há alguns azulinhos que por aqui passam, aqui fica uma mensagem de felicitações por mais um título conquistado. Não que me tenha convencido profundamente mas tenho de confessar que, na zona crucial da temporada e nomeadamente nos confrontos directos com os outros candidatos, o Porto foi claramente superior. Além do mais, quer queiramos quer não, temos de admitir que por lá figura o melhor jogador deste campeonato, um tal de Hulk. Não foi só ele o obreiro desta liga mas teve uma influência tremenda no desfecho final da Liga. 
Quanto ao treinador do Porto, foi ao encontro daquilo que penso há muito: tanto pode acontecer um treinador ficar em 2º ou 3º e ser muito bom como ficar em 1º, ser campeão e, mesmo assim, deixar muito a desejar. Vitor Pereira, por muito que continue a ganhar no Porto, não me parece que seja fácil inverter a opinião negativa que eu e muita gente tem a seu respeito.

Para a próxima época, estou curioso em saber se jogadores como Álvaro Pereira, Fernando e Hulk vão continuar. Diria que perder estes três jogadores seria visto como um grande revés. Para mim são os três melhores jogadores do clube e não seria nada fácil contratar jogadores desta craveira. Aguardemos.

PS: Apenas uma curiosidade. O Porto quando passou a estar em apenas uma competição, arrancou de forma fresca e tranquila rumo ao título enquanto que o Benfica pagou bem cara a factura de andar em praticamente todas as provas até bem perto do fim.

sábado, abril 28, 2012

PORQUE DEVE JESUS CONTINUAR?

Ora bem, estamos já em final de temporada mas é natural que já se especule sobre a continuidade ou não de Jorge Jesus. Mantendo a coerência no discurso que venho apresentando ao longo destes três anos, sou a favor da continuidade do actual treinador do Benfica. Em seguida, tentarei explicar porquê.

Jesus está longe de ser um treinador perfeito. Tem alguns defeitos, visíveis aos olhos do mais simples adepto, mas também tem muitas coisas positivas. Façamos então uma breve análise ao seu percurso, medindo os prós e contras:

Adenda: Concordo que se deva analisar o trabalho do Jesus num todo, isto é, desde o principio do seu trabalho até aos dias de hoje. E assim o farei.

CONTRA:

- Para mim, o ponto que mais detesto nele é a sua teimosia. É bom quando uma pessoa é optimista e acredita profundamente nas suas capacidades mas pode tornar-se em algo negativo quando se pensa que tudo o que se faz é bem feito e que dificilmente o erro fará parte do seu dicionário. Durante três temporadas, tivemos três casos ilustrativos disso mesmo: Roberto, César Peixoto e Emerson. 

- Passividade demontrada no mercado de Inverno. Nestes dois últimos anos, a equipa foi severamente penalizada por não rectificar situações pontuais em Janeiro. O ano passado, Gaitán e Sálvio não tinham concorrência nas alas e quando rebentaram, a equipa quebrou completamente. Este ano, esses problemas à frente foram corrigidos mas situações do género ocorreram na zona defensiva. Se as lesões dos centrais são coisas que podem acontecer, já a ausência de alternativa a Maxi e a inexistência de (pelo menos) um bom lateral esquerdo fizeram a equipa sucumbir perante equipas que, habilmente, souberam explorar essa situação. Muitos foram os golos sofridos em casa, sendo, por exemplo, os casos de FC Porto (com Hulk) ou do Chelsea (com Ramires e Torres no golo) os casos mais sintomáticos.

- Diferença de tratamento entre jogadores do plantel. Esta característica muito sua tem coisas boas mas também tem coisas más. Jesus é assim, quando gosta de um jogador, praticamente "despe a camisa" por ele. Temos casos evidentes como Gaitán, Cardozo, Javi, entre outros. Se são, digamos, os seus "meninos bonitos", significa que podem estar tranquilos porque têm todo o apoio e confiança do mundo para jogarem, independentemente do seu estado de forma. Ora, é evidente que este aspecto, nesta perspectiva, é bom. É fantástico quando o jogador se sente admirado e respeitado pelo treinador. E é assim que Jesus consegue valorizar muitos jogadores já que é capaz de os apoiar incondicionalmente, independentemente das criticas que possam vir do exterior. Mas aqui a questão é que tais situações de diferenciação de tratamentos também podem jogar contra si. Veja-se a forma como tratou Moreira e Júlio César quando Roberto ocupava a baliza e, mais recentemente, temos o caso de Capdevila, sendo que poderia salientar muitas outras situações.

- Dois anos seguidos sem o título nacional. Para muita gente, e porque estamos a falar do Benfica, é motivo para despedir o treinador. Não vou por aí - e nos pontos a favor tentarei explicar porquê - e, apesar de ter colocado este ponto como "contra", apenas o fiz porque a ausência do título nacional é algo que indirectamente joga contra si já que o grande objectivo do clube no início de cada temporada é precisamente conquistar o campeonato nacional.

A FAVOR:

- Devolveu ao adepto benfiquista o prazer de ver a sua equipa jogar à bola. O primeiro ano terá sido a sua melhor temporada (daí o título nacional) mas também a foi porque tinha, quanto a mim, o melhor onze inicial dos últimos 20 anos. Recordo, para os mais esquecidos, que havia Coentrão, David Luíz, Ramires, Di Maria e o melhor Saviola. Ainda assim, tivemos momentos fantásticos nestes últimos três anos e foi graças aos seus métodos de trabalho.

- A mentalidade de Jesus.  Treinador de ataque e com um estilo de jogo daqueles que eu gosto. Desta temporada para a anterior, percebeu que nas competições europeias teria de jogar mais fechado e isso, para além de lhe ter dado frutos, deixou também no ar de que, ainda que não o demonstre nas conferências de imprensa, está a aprender com os erros do passado e ainda tem margem para melhorar no futuro.

- Capacidade em valorizar jogadores. Creio que nisso estamos todos de acordo. Se vissem aquilo que escrevi no blog sobre Coentrão e Rúben Amorim antes de Jesus, assustavam-se. 

- Vive do seu trabalho. Respira futebol, vive para o clube e estuda ao pormenor todas as equipas. Vai mais longe pelo facto de, volta e não volta, funcionar como olheiro do clube já que, através dos muitos videos que vê, consegue trazer jogadores relativamente desconhecidos e de boa qualidade.

- A dimensão europeia que deu ao Benfica. Eliminado na Liga Europa pelo Liverpool nos quartos (2009-10) e pelo Braga nas meias (2010-11), afastado este ano nos quartos da Champions pelo Chelsea. No meio disto tudo, um notável percurso em casa e alguns bons resultados fora (vitórias em solo alemão ou inglês, por exemplo). Já para não falar também no respeito que o nome Benfica ganhou fora de portas. Se isto não é um bom cartão de visita...

- O conhecimento do plantel. São três anos de trabalho. Os jogadores sabem o que o treinador pretende e o líder encarnado conhece melhor que ninguém aquilo que os seus atletas valem e são capazes de fazer. Começar tudo de novo, a menos que se tratasse de algum treinador de reconhecida craveira internacional, seria, no meu ponto de vista, um erro.

- A confiança que transmite aos seus jogadores. Cardozo joga mal um jogo ou falha uma grande penalidade, Jesus vem à conferência de imprensa salientar tudo aquilo que o paraguaio já fez de bom ao serviço do clube e, no jogo seguinte, coloca-o outra vez de início e é o primeiro a mostrar que está com ele. Jardel, como é uma aposta sua, defende-o com unhas e dentes dos criticos.  Jesus sabe que Gaitán é craque e, mesmo com tiques de vedeta e de menino mimado, dá-lhe total apoio porque sabe que só com muito mimo e muito carinho é que pode tirar o máximo partido do argentino. Enfim, poderia estar aqui a dar uma infindável lista de exemplos que fazem com que jogadores aparentemente bons se tornem muito bons. Volto a salientar que Jesus acreditou em Di Maria, Coentrão ou Cardozo (era suplente com Quique) no passado quando poucos acreditavam neles e agora está a fazer o mesmo com Gaitán, por exemplo. 

- Por último e não menos relevante, Jesus deu ao Benfica a capacidade para, ano após ano, estar objectivamente na luta pelo título. Recordo-me que nos finais de 90 e no pós milénio, o Benfica apenas se apresentava como candidato no papel. Sim, podem argumentar que vitórias morais ou "apenas" candidaturas não valem rigorosamente nada. Verdade. No entanto, tenho para mim que o Benfica, com Jesus, voltou a ser respeitado em Portugal e mostrou todos os anos argumentos para conquistar o título, sendo inclusive a espaços (uns mais longos que outros) considerada a melhor equipa a jogar em Portugal. Mesmo no inesquecível ano de Villas-Boas verificámos essa situação.

Pesando os prós e os contras, só me resta acreditar que para o ano irão ser corrigidos os erros atrás e Jesus, com menos teimosias, irá, com toda a certeza, dar seguimento ao, quanto a mim, bom trabalho que vem desempenhando até então. Uma coisa também me parece clara: Jesus já não goza daquele estatuto de "salvador" que gozava após aquela magnífica primeira temporada e isso, por incrível que pareça, poderá jogar a seu favor. Efectivamente, o técnico encarnado sabe que, numa próxima temporada, não se poderá dar ao luxo de fazer apostas no escuro (ao jeito de Emerson) e, como tal, irá proceder de uma forma mais pragmática, algo que, de resto, já começa a evidenciar neste final de temporada com algumas medidas mais populares dentro da massa associativa.
 


sexta-feira, abril 27, 2012

O FIM

Aparentemente, estamos perante o fim da União Desportiva de Leiria. O clube da minha cidade e a equipa onde me iniciei como futebolista. Posso confessar-vos que houve uma altura na minha infância onde o meu primeiro clube era o Leiria e tudo girava em seu redor. Não falhava um jogo e, sempre que possível, lá estava eu como apanha-bolas, algo que me dava um gozo imenso. Conhecia os jogadores, era inclusive vizinho de alguns, e adorava poder entrar nos balneários e trocar cromos com os atletas, aprender com eles, relacionar-me com esse mundo.

Fui crescendo e quando cheguei aos juvenis, apercebendo-me de certas "manobras" de alguns dirigentes (e se coisas estranhas se passavam nas camadas jovens, imaginem a nível sénior), fui obrigado a sair. Houve muitas situações que iam contra os meus valores. Portanto, saí e, a pouco e pouco, fui-me "desligando" da União. Deixei de ir ver os jogos e aquele amor não diria que se tornou em ódio mas deu lugar a um sentimento de indiferença. E é isso mesmo que sinto agora com este Leiria do João "vigarista" Bartolomeu: indiferença. 

PS: A ver se nos próximos 10 anos, o Marrazes consegue crescer e, quem sabe, afirmar-se como o maior clube da cidade. Como se costuma dizer, vamos Marrazes que ainda há esperança!

quinta-feira, abril 26, 2012

DIGNIDADE

Grande jogo no San Mamés. Duas equipas muito dignas e a darem tudo por tudo para carimbar o passaporte para Bucareste. Por este jogo a vitória do Bilbao não se discute mas, se olharmos àquilo que foi o conjunto das duas partidas, talvez um prolongamento não ficasse mal. Ainda assim, uma palavra para Sá Pinto e para os seus jogadores que conseguiram vender muito cara a eliminatória frente a uma fantástica equipa.

Ainda antes de ir ao Bilbao, não posso deixar de salientar duas ou três notas que me chamaram à atenção neste jogo:

1. No meu entender, Sá Pinto deveria ter colocado Carriço de início. Não percebo como é que num jogo desta intensidade, fora de casa e frente a uma equipa que carrega muito pela zona central (explorando também o jogo aéreo do seu ponta-de-lança), Sá Pinto tenha preferido Schaars em detrimento daquele que foi, para mim, um dos melhores jogadores da primeira mão. Corrigiu ao intervalo mas aí a equipa já não estava em vantagem na eliminatória.
Posteriormente, não concordei com a saída de André Martins. Estava enorme no meio-campo. Aliás, que Paulo Bento coloque rapidamente os olhos neste miudo porque o rapaz transpira qualidade. Sim, pelas suas características, via até com muito bons olhos a ida do miudo ao Euro, e até porque também pode jogar nas alas.

2. Izmailov fez muita falta. Jogar com o russo é o dia, jogar com Pereirinha é a noite. Um desastre a exibição do jovem português, sendo que, na minha opinião, deveria ter saído ao intervalo.

3. É verdade que já resultou algumas vezes mas para mim Capel só pode jogar como extremo esquerdo. Esteve bem no primeiro tempo, causou alguns embaraços a Iraola mas quando passou para a direita, desapareceu do jogo.


Vamos ao Bilbao. Um jogo tremendo de uma equipa que, efectivamente, dá prazer ver jogar. Um ritmo alucinante, pressão constante sobre a defesa leonina, exploração dos flancos, alternância de jogo apoiado ou jogo directo com Llorente a servir de referência... enfim, uma panóplia de soluções e uma demonstração de trabalho diário absolutamente incríveis. Há dedo de Marcelo Bielsa, não tenho a menor dúvida. Os sportinguistas que não me interpretem mal mas eu como não sou hipócrita (e todos aqui sabem por quem torcia neste jogo) tenho de dizer que aconteceu a final que desejava. Duas equipas de vocação ofensiva e que irão, espero, dar espectáculo. 

Relativamente ao jogo de Alvalade, tivemos Ibai Gomez como novidade na esquerda (belo jogo e grandes pormenores), passando Muniain para o meio para o lugar de De Marcos. Foi aqui uma das grandes diferenças em relação ao jogo da primeira mão já que, desta vez, tivemos Muniain no jogo. 
Depois, o regresso de Javi Martinez. Varreu tudo lá atrás e mostrou serenidade aquando da posse de bola, algo que lhe tem valido chamadas constantes à selecção espanhola. 
Finalmente, não posso deixar de destacar aquela ala direita (Iraola e Susaeta entendem-se de olhos fechados) que garantem muito do jogo ofensivo da equipa. Depois, lá na frente, há um tal de Llorente que, por esta altura, tem obrigatoriamente de estar à frente de Torres e Villa nas contas do Euro.

PS: Não vi a outra meia-final mas já vi o golo de um jogador tremendo e que pouco ouço falar quando a imprensa portuguesa se manifesta em relação ao Atlético: Adrian. Para mim, se fosse eu a decidir, era jogador para ir ao Europeu.


AI O TINTOL



Não vi o programa mas achei divertidíssimo este video. Rui Oliveira e Costa no seu melhor.

quarta-feira, abril 25, 2012

TREMENDO


Grande, grande jogo de futebol. Isto sim, uma verdadeira meia-final da champions onde as duas equipas mostraram argumentos para seguir em frente. Ganhou o Bayern mas também poderia ter seguido o Real. A lotaria das penalidades já se sabe como é mas é curioso que disse para mim mesmo, antes delas começarem, que os alemães, pela vantagem física que aparentavam e pela reconhecida frieza mental que lhes permite nunca abanar em situações de aperto (tome-se por exemplo os 15 minutos iniciais do jogo onde o Real entrou a matar e em que a equipa soube reagir), partiam com um ligeiro favoritismo. Além do mais, contavam com Neuer, um autêntico gigante entre os postes. Não que Casillas não seja "enorme" mas o alemão consegue ocupar muito mais a baliza.

É verdade que o Real também fez tudo para passar mas, no meu entender, seria um duro golpe se o Bayern caísse. Me parece que, excepção feita aos primeiro 20 minutos de jogo, houve sempre muito mais Bayern em campo e sentia-se muito mais o golo perto da baliza de Iker do que o contrário. Mais uma vez ficou demonstrado que a capacidade física tem muita importância ao mais alto nível e a verdade é que os jogadores do Real sentiram bastante o desgaste provocado pelo clássico do fim-de-semana. Vi Ronaldo de rastos, Di Maria completamente ao lado do jogo e o próprio Ozil sem capacidade para desequilibrar na frente. Já do outro lado, tinhamos equipa fresca e com um poder de fogo absolutamente tremendo. Ribery, Robben e Gomez são um trio que facilmente encaixaria em qualquer equipa da Europa.

Custa perceber como é que esta equipa bávara não se consegue impor na Bundesliga. O Dortmund, bi-campeão na Alemanha, não conseguiria nem de perto nem de longe fazer aquilo que os bávaros fazem frequentemente na champions.

Ficou por aqui o sonho de José Mourinho em ganhar a champions pela terceira vez, logo agora que tinham uma grande oportunidade pelo facto do super Barça ter caído. Inglório o facto de Ronaldo ter perdido uma grande penalidade, ele que também jogava muito nesta meia-final. Uma possível vitória do Real na champions e em ano de Europeu, poderia significar uma enorme chance do português ganhar pontos importantes na luta pelo troféu de bola de ouro.

A importância de ganhar a primeira mão

Recordo-me que quando fui à luz ver o jogo com o Chelsea, dizia para amigos que o importante era ganhar. Vencer sem sofrer golos seria melhor mas o 2-1 ou o 3-2 seriam resultados que assinaria antes do encontro começar.
Ora, mais uma vez ficou visto que a pressão para a equipa visitada no jogo da segunda mão ganha uma dimensão enorme quando se vê confrontada com a questão do tal golo que possa valer a dobrar. Viu-se isso ontem com o Barça (mal o Chelsea marcou, a equipa entrou em pânico), viu-se também hoje com o Real em que abanou mal sofreu o 2-1. Por conseguinte, e olhando já para o jogo de amanhã do Sporting, diria que o Bilbao tem boas possibilidades mas não é, nem de perto nem de longe, favorito. 

Tremendo jogo, parabéns às duas equipas!

PS: Não que seja novidade mas este jogo deu mais uma vez para perceber o que espera à selecção portuguesa no Euro. Esteve em campo a selecção alemã (mais Khedira e Ozil do outro lado) e a fantasia de Robben que, juntamente com Sneijder, Van Persie e companhia, nos vão causar enormes dores de cabeça.

PS1: Não o referi na peça mas merece um destaque neste espaço: Pepe. Um jogo tremendo do internacional português a mostrar o porquê de ser, actualmente, um dos três melhores centrais do Mundo (se não mesmo o melhor).

terça-feira, abril 24, 2012

ESCÂNDALO


Há coisas incríveis no futebol. Se me dissessem há 3 ou 4 meses atrás que o Chelsea iria estar na final da champions, deixando pelo caminho o Barça, ou que o Sporting iria ultrapassar o Man City e lutar com o Bilbao pelo passe para a final da liga europa, eu automaticamente chamaria a essas pessoas impropérios do pior que possa haver. A verdade é que hoje fez-se história. Uma equipa inglesa, adepta do futebol de ataque e totalmente contra qualquer tipo de anti-jogo, conseguiu algo completamente surreal. Não dá para explicar como conseguiram tal feito. Conseguiram-no e pronto. Não se pode fechar os olhos à alma, entrega, dedicação ao jogo e espírito de grupo mas, independentemente disso, custa muito ver uma equipa, cujo objectivo único nas duas mãos foi anular as armas do adversário, seguir em frente.

No meio disto tudo, só tenho pena de Ramires. O brasileiro fez um jogo tremendo e mostrou, mais uma vez, porque é para mim, nesta altura, o jogador mais importante do Chelsea. Grande jogo também do defesa-esquerdo costa-marfinense.

Que Mourinho é o melhor do mundo já todos sabemos. Agora, não podemos fechar os olhos à estrelinha que também teima em acompanhá-lo. Ver o super Barça ser eliminado da champions(três dias depois de ter perdido o campeonato para a sua equipa) e ver o Chelsea seguir para a final onde aí não poderá contar com Terry, Meireles e Ramires, é algo que tem tanto de curioso como de misterioso.

PS: Estando o Barça e o Man Utd de fora, nada mais me restará do que torcer pelo Ronnie e pelo meu Di Maria.

ROLABOLA

JORNADA 13:

1. Roma - Nápoles

2. Twente - Ajax

3. Feyenoord - AZ

4. Málaga - Valência

5. Bétis - Atlético Madrid

6. Man City - Man Utd

7. Lille - PSG

8. Gil Vicente - Guimarães
MVP:

9. U.Leiria - Feirense
MVP:

(9. Beira-Mar - Paços Ferreira)
MVP:

OLHOGOLO:

10. Marítimo - FC Porto
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 17h55

NOTA: Por questões de segurança e para precaver um possível adiamento no jogo 9, peço a todos os participantes o favor de apostarem no Beira-Mar - Paços Ferreira. Este jogo, apesar de constar no boletim, só será alvo de avaliação caso o jogo do Leiria seja considerado nulo.

ROLABOLA

 Resultados e Marcadores:

1. Barcelona 1-2 Real Madrid (Alexis; Khedira, Ronaldo)

2. Bordéus 2-1 Marselha (Jussie (2); J. Ayew)

3. Fiorentina 0-0 Inter

4. Juventus 4-0 Roma (Vidal (2), Pirlo, Marchisio)

5. Galatasaray 1-2 Fenerbahce (Inan; Ziegler, Stoch)

6. Osasuna 1-1 Málaga (Nino; Cazorla)

7. Arsenal 0-0 Chelsea

8. Nacional 2-3 Sporting (Mateus, Keita; Rubio, Neto, Wolfswinkel)
MVP: André Martins (Sporting)

9. Feirense 1-0 Setúbal (Buval)
MVP: Diogo Cunha (Feirense)

OLHOGOLO:

10. Académica 0-1 Olhanense (Rui Duarte)
MVP: Fabiano (Olhanense)

PONTUAÇÕES:

Pedro Gama 6
Diogo 7
Eduardo 14
Lelo 16
Faria 12
Soares 3
Seco 5
Salvador 14
Fostex 9
Fernando 19
Bruno Rocha 14
Filipe Rocha 19
Oliveira 20+3=23
Telmo 10
Cedes 3
Major 9
Pascoal 12
Black Ice 9

VENCEDOR DA JORNADA: OLIVEIRA = 23 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:
  
1º PEDRO FARIA 230 PONTOS
2º Paulo Oliveira 224
Filipe Rocha 216
4º Telmo Marques 214 
5º Fernando 205
6º Nuno Pascoal 202
7º Lelo Marques 199
8º Salvador 192
9º  Bruno Rocha 190
10º Black Ice 186 
11º Seco 182
12º Pedro Gama 177 
13º Cedes 174
14º Fostex 170 
15º Doc 165
16º Diogo 149
17º Eduardo 143
18º Nélson Soares 124
19º Major 115
20º Amândio Santo 55

CONSIDERAÇÕES: 

- Começo por alertar os participantes de que apenas faltam 4 jornadas para terminar o Rolabola. A última jornada será jogada no fim-de-semana da taça de Portugal. Para a próxima semana, os quatro primeiros já terão de enviar os respectivos boletins por mail.


- Analisando a jornada, tivemos uma boa prestação do Paulo Oliveira, algo que lhe permitiu chegar ao segundo lugar. Apesar de estar em condições de chegar ao primeiro lugar, calculo que o seu grande objectivo seja mesmo manter o segundo posto, algo que não o conseguiu na primeira volta (acabou por ficar em terceiro). É verdade que desta vez não tem um tubarão no seu encalce (O Rochinha é simpático mas tem de comer muito pão para chegar aos calcanhares do seu mano) mas estou curioso em saber se desta vez irá ou não jogar pelo seguro. Como se costuma dizer... Quem tudo quer, tudo perde.


- Goste-se ou não se goste, a verdade é que o Di Matteo do Rolabola... perdão, o Pedro Faria lá vai levando a àgua ao seu moinho. Para já, tem três coisas que jogam a seu favor: tem a experiência de ser líder do rola nesta altura do campeonato, tem uma confortável almofada pontual, nomeadamente em relação ao 4º classificado, algo que dá moral e confiança, e como terceiro factor moralizador, diria que não tem por perto o seu grande carrasco do Rolabola (obrigado!). Como tal, só lhe resta assumir o seu natural favoritismo.


- Intelectualmente falando, não me apelidaria de sobredotado mas também não me considero nenhum João Pereira. Serve isto para dizer que não faço ideia do que irá acontecer até final mas tenho a leve sensação de que há um artista, por sinal à minha frente (e que aparentemente ainda não percebeu as regras do Rolabola) que ainda vai acabar esta brincadeira atrás de mim. Como digo, não sou sobredotado nem adivinho mas há um feeling dentro de mim que me diz que algo absolutamente divinal está para acontecer neste rola.


- Nem sempre falo bem dele mas quando ele me dá motivos para tal (por muito mínimos que sejam), gosto de lhe elevar a moral. Excelente tiro do Edu na vitória do Real em Camp Nou e com o sabor especial do tiro certeiro no seu marcador, o CR7. Gostaria que o nosso querido Eduardo pudesse também ele dizer à malta "Calma, calma... eu estou aqui" mas, como todos sabemos, se há coisa que ele gostava de fazer era desaparecer do mapa rolaboliano.


- É curioso como a 4 jornadas do fim, hajam sentimentos diferentes nos participantes. Se muitos sentem que "já só faltam quatro rondas", há aqueles que, pelo contrário, salientam o facto de "ainda haver tanta jornada pela frente". Neste último particular, falo sobretudo do amigo Soares que está a tremer como varas verdes em relação aos marcadores. Ah, já agora, obrigado por me teres poupado 20 euros ao teres tido medo em apostar contra mim no jogo do Barça. Nem digo aqui a proposta que te fiz (que recusaste categoricamente) porque correrias o risco de te passarem a chamar João Pereira. Se bem que, agora que penso melhor, para a cabeça que tens e para os pés que apresentas, apelidarem-te de JP seria visto por ti com muitos bons olhos.

domingo, abril 22, 2012

RÁPIDAS

1. Vitória tranquila do Benfica. Notou-se uma equipa mais fresca sob ponto de vista físico e menos pressionada, talvez pelo facto de já se sentir para aqueles lados que o título não é mais que uma miragem. Ainda assim, uma exibição agradável frente a uma boa equipa maritimista, conjunto esse que, já agora, conta, na minha opinião, com os dois piores laterais da liga: Briguel à direita e Luis Olim (não jogou) à esquerda.
Já agora, inteligente Jesus em poupar Emerson de mais uma tarde de assobios, algo que poderia ser prejudicial para a equipa.

2. Quem acompanha o blog já deve saber a minha opinião a respeito de Saviola. Foi, sem dúvida alguma, um excelente reforço na primeira época mas, a partir daí, foi caíndo e, hoje em dia, considero-o mesmo o 4º avançado do Benfica. Já o disse e mantenho, o clube encarnado não se pode dar ao luxo de ter um jogador com um ordenado destes a jogar de três em três meses uma partida como titular. Defendo que a melhor solução seria libertar o jogador já no final da época. Não obstante, do profissionalismo do argentino só tenho a dizer bem. Não é todos os dias que vemos um jogador com este curriculum mostrar-se tão respeitador para com a equipa técnica e respectivos companheiros de equipa. Nunca o ouvi dizer uma palavra negativa a respeito do clube, nunca o vi tratar mal quem quer que fosse por uma não entrada na segunda parte ou por uma substituição precoce e, sempre que foi chamado, procurou dar o seu melhor e dignificar ao máximo a camisola do clube. Futebolisticamente já não o é mas como Homem e como profissional é muito grande Javier Saviola.

3. Deu Real Madrid no clássico. Justo, diga-se. Das poucas vezes que vi o Barcelona sem soluções ofensivas e até algo desgastado fisicamente. Se isso se verificou foi porque do outro lado teve uma grande equipa que se adaptou bem às circunstâncias do jogo e soube explorar os espaços deixados atrás pelos três defesas do Barça. Sobre este particular, uma palavra para Guardiola e para a bravura com que colocou as suas peças em campo. Jogar num sistema de três defesas e com dois miudos (Thiago e Tello) que há bem pouco tempo eram figuras na equipa B, diz muito da confiança que Pep tem na sua equipa. Desta vez correu mal mas acredito que ainda haverá mais uma oportunidade para o conjunto catalão mostrar ao Mundo quem é a melhor equipa da actualidade e quem tem o melhor jogador do planeta.

sexta-feira, abril 20, 2012

VÉNIA


Provavelmente estarei a ser injusto para com Sá Pinto e para com todos aqueles bravos leões que tudo fizeram para derrubar a fantástica equipa do Bilbao - e conseguiram-no com total mérito, sendo até o resultado curto face ao que se passou em campo - mas a minha vénia vai pura e simplesmente para um jogador que, não fora as lesões, estaria agora a dar banhos de bola em Espanha e a lutar pela conquista da champions. Creio que nem é preciso dizer nomes. Mais uma demonstração de classe por parte do russo.

Deixem-me apenas referir-me aos dois portugueses que encheram o meio-campo do Sporting. Provavelmente já não irão a tempo do "barco do euro" mas este Carriço, que tão bem tem feito as funções de trinco na Liga Europa e o André Martins, que transpira qualidade técnica e discernimento em todas as suas acções, têm, seguramente, motivos para acreditar numa chamada de Paulo Bento a médio-longo prazo.

Não estarei muito longe da verdade se disser que tivemos, provavelmente, o melhor Sporting da temporada. Já Bielsa e os seus jogadores, bem podem dar-se por satisfeitos por sair de Lisboa com a sensação de que "apenas" basta ganhar 1-0 para carimbar o passe para Bucareste.

quarta-feira, abril 18, 2012

O SEGREDO É ESTE


Ficou hoje mostrado por Di Matteo qual o segredo para se ganhar ao Barça: sofrer muito, jogar com o seu habitual avançado a médio centro, ter muita sorte, rezar muito e esperar que num lance fortuito possa nascer um golo. Hoje foi assim, uma tremenda injustiça, um anti-futebol total por parte dos da casa e, mais uma vez, a estrelinha e Petr Cech a fazerem a diferença.

Atenção, não condeno Di Matteo nem a sua estratégia. Pelo contrário. Para se poder sonhar com um resultado positivo frente à melhor equipa de sempre só é possível com um sistema táctico deste género. Foi assim, por exemplo, que Mourinho conseguiu sobreviver ao massacre catalão quando estava no Inter.

Foi uma noite menos feliz do Barcelona - apesar do domínio total do jogo e da posse de bola - mas acredito que em Espanha as coisas irão ser naturalmente diferentes. Aliás, melhor dizendo, creio que o Chelsea vai ser igual ao que mostrou nesta primeira mão mas tenho a convicção que o Barça vai conseguir finalmente ultrapassar a muralha azul e conseguirá, com maior ou menor dificuldade, seguir para a final. E é bom que o façam porque tenho muito dinheiro investido nesta super equipa.

terça-feira, abril 17, 2012

UMA GRANDE EQUIPA


Grande jogo de futebol entre duas das melhores equipas europeias da actualidade. A vitória acabou por sorrir justamente aos bávaros já perto do final, com mais um golo do impressionante Mário Gomez.
Diria que a eliminatória está em aberto mas não se pense que o Real terá tarefa facilitada pelo facto de jogar em casa e "apenas" necessitar de marcar um golo (se não sofrer) para seguir em frente. Ficou bem evidente que o Bayern conta com um fortíssimo ataque e tem jogadores nas alas capazes de surpreender a qualquer momento. O Real é favorito (já o era antes deste jogo) mas terá que suar muito e até jogar mais do que aquilo que fez na Alemanha para carimbar o passe para a final.

No meio disto tudo não posso deixar de salientar o mérito do Dortmund na conquista da Bundesliga. Com uma equipa com poucos nomes sonantes, com um treinador ainda algo desconhecido no mundo da bola, ser capaz de estar, por esta altura, com 8 pontos de vantagem sobre esta assustadora equipa de Munique, é algo absolutamente extraordinário.

PS: Coentrão com muito trabalho na marcação a Robben, Mário Gomez a dar muito que fazer a Pepe. Uma espécie de "warm up" para aquilo que virá daqui a dois meses.

ROLABOLA

JORNADA 12:

1. Barcelona - Real Madrid

2. Bordéus - Marselha

3. Fiorentina - Inter

4. Juventus - Roma

5. Galatasaray - Fenerbahce

6. Osasuna - Málaga

7. Arsenal - Chelsea

8. Nacional - Sporting
MVP:

9. Feirense - Setúbal
MVP:

OLHOGOLO:

10. Académica - Olhanense
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Sábado, 12h40