sábado, dezembro 15, 2012

BOM MOMENTO





Nada a dizer. A equipa do Benfica fez um excelente jogo, com muita posse de bola e uma pressão muito alta. Sofreu um golo totalmente fortuito e contra a corrente do jogo, mas não se deixou abalar e continuou a fazer o mesmo tipo de futebol, com apoios e por ambos os flancos. É verdade que a equipa encarnada chegou ao 2-1 de uma forma um pouco estranha e numa situação que deixa algumas dúvidas mas, muito sinceramente, creio que a forma como a equipa estava disposta em campo, mais minuto menos minuto o golo ia chegar.

Quem marca 3 golos num jogo, tem de ser obrigatoriamente o melhor em campo, certo? Pois, para mim hoje não foi porque houve um pequeno Maradona que andou literalmente em todo o lado. Vamos então aos destaques:

MVP: Matic. Enorme a defender, excelente na qualidade de passe, esteve em todo o lado e foi muitas vezes quer um "8", quer, pasme-se, um autêntico "10". Uma grande temporada para um jogador que, mesmo tendo chegado do Chelsea, veio como um médio interessante e, depois de Jesus "lhe ter posto as mãos", passou a um médio defensivo de enorme dimensão.

- MVP "2": Cardozo. Mais do que os golos, nota-se que vive um bom momento físico, algo que lhe permite baixar mais vezes e respeitar tabelas solicitadas pelos médios. Naturalmente que a sua grande missão são os golos e nisso tem estado inexcedível. A juntar a isto tudo, nota-se já um excelente entrosamento com Lima.

- Lima. Por falar no brasileiro, voltou a não marcar, é verdade, mas esteve bem, procurou a bola, rematou várias vezes e mostrou confiança a jogar de costas para a baliza. Não marca mas faz jogar a equipa, algo que tem de ser sublinhado.

Não vale a pena destacar mais ninguém. Neste jogo em particular, todos estiveram em bom plano. Mesmo André Gomes, que saiu ao intervalo, estava bem na partida. O amarelo condicionou-o e Jesus, com Enzo no banco e querendo um meio-campo agressivo e pressionante, fez bem em não arriscar a continuidade do menino. 

Fim de ano com a liderança assegurada e, mais importante que isso, evidentes sinais de confiança, de motivação e de espírito de grupo. Jogadores e equipa técnica estão de parabéns e merecem esta pausa de Natal para carregar baterias. 

sexta-feira, dezembro 14, 2012

JORNADA 12

1. Newcastle - Man City

2. Lázio - Inter

3. Sevilha - Málaga

4. Toulouse - Marselha

5. PSG - Lyon

6. Galatasaray - Fenerbahce

7. QPR - Fulham

8. Moreirense - Académica
MVP:

9. Nacional - Sporting 
MVP:

Olhogolo:

10. Beira-Mar - Rio Ave
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 12h40

FOREVER AIMAR

In Jornal "O Jogo"

Contrariamente a Saviola e Nuno Gomes, Aimar tem de ser visto como um caso especial. Não sou muito apologista de contractos vitalícios mas, no caso de "EL MAGO", a conversa tem de ser outra. Por aquilo que já deu a este clube, pela sua classe, pelo exemplo que é para os mais jovens, pela sua entrega, alegria em campo e dedicação, seria para mim uma honra poder ver o Pablito por terras lusas até ao final da sua carreira desportiva.

Estou convencido que ainda tem muito para dar. Acredito piamente que ainda poderá vir a ser útil esta temporada. Um autêntico reforço de Inverno, estou em crer. E que bom seria vê-lo jogar com este transfigurado Enzo Perez ou mesmo com o menino André Gomes. Seguramente que o André e o próprio Ola John, só teriam a ganhar com este seu regresso.

Espero que o retorno à competição do Pablo seja uma realidade. Seria bom para o futebol e fantástico para os benfiquistas e para todos aqueles que gostam da modalidade. 

quinta-feira, dezembro 13, 2012

CARLOS DANIEL


Grande jornalista e grande comentador desportivo! Para quando a sua transferência para a Sporttv? Parece-me difícil até porque ele não vive da bola mas gostava...

Hoje lembrei-me de ir ao sitio da RTP e ver o "Grande Área", programa sobre desporto no qual o Carlos é paineleiro. Já não o ouvia há muito tempo mas basicamente estou quase sempre de acordo com ele.

Ora, logo a abrir, Carlos Daniel fez o retracto perfeito daquilo que foi o derby. E é engraçado que, desde logo, mostrou a mesma ideia com que eu fiquei: tivesse Jesus colocado Nico Gaitán no lugar de Ola John, uns 15 ou 20 minutos mais cedo, e o descalabro teria, supostamente, sido total para o lado leonino. Precisamente, Carlos Daniel!!

PROGRAMA ROLABOLA

Só para avisar os nossos queridos participantes que esta jornada 12 será a última deste ano. Depois o rola entrará de férias e voltará dia 06 de Janeiro. Depois disso, ainda teremos duas jornadas (13 e 20 de Jan). 

Para a próxima jornada, os 4 primeiros já vão ter de enviar os boletins por e-mail.

quarta-feira, dezembro 12, 2012

PORQUE NEM TUDO FOI PERFEITO

Voltando ao derby. Quem tem as duas grandes oportunidades do Sporting na memória (o golo de Wolfswinkel e a grande defesa de Artur a remate de Elias), percebe que há um denominador comum no meio disto tudo: Maxi Pereira.

Costumo ouvir um programa de desporto na TSF à segunda-feira, onde Freitas Lobo e João Rosado comentam a jornada. Desta feita, os comentários prenderam-se com o derby, naturalmente. O programa foi para o ar momentos antes da partida e, a dada altura, ouvi Luis Freitas Lobo falar sobre as gritantes debilidades defensivas do uruguaio (disse literalmente que Maxi a defender era um "susto"). Pois, ao ouvir isso, pensei para mim mesmo: "bom, conhecendo a forma como Capel não tem medo de ir "para cima" do adversário e sabendo da sua arte em sacar faltas (não estou a ironizar, é mérito do espanhol), temo que Maxi não dure os 90 minutos em campo". Ora, quando vi o lateral direito encarnado ser admoestado tão cedo, mais vincado ficou esse sentimento na minha cabeça.

Sim, Maxi acabou por "aguentar-se" em campo.  Todavia, haveria de ficar ligado aos momentos mais perigosos do ataque leonino. 

Primeiro, no golo do lobo. Wolfswinkel ganha as costas a Jardel, arranca pelo flanco, flecte para o miolo e depara-se com uma cobertura defensiva de qualidade que o obriga a segurar a bola e a pedir auxilio. Chegou Capel que, sem oposição (!), ainda teve tempo para dominar o esférico, correr cerca de 10 metros com bola e cruzar para o golo do holandês. Para além da incompreensível demora de Maxi em recuperar a sua posição, acho fascinante como é que, sistematicamente, dá tanto espaço aos alas adversários.


Segundo momento. Elias isola-se e desperdiça uma enorme oportunidade. Onde estava Maxi? Completamente a dormir. É verdade que André Gomes podia ter acompanhado o movimento do brasileiro até ao fim e não o fez; também é certo que Jardel optou mal por seguir o movimento (brilhante, diga-se) de Wolfs na direcção de Garay; mas, quanto a mim, o grande responsável foi Maxi que num ataque vindo da direita, deveria estar a fechar ao meio e não ficar completamente aberto. 

Dois pequenos exemplos que poderiam ter deitado tudo a perder para o Benfica. E neste jogo apenas realçámos estes dois lances mas mais houve só que não trouxeram grandes prejuízos para os forasteiros. Aliás, enquanto teve pernas, Capel foi uma autêntica dor de cabeça para o Maxi. E já agora, é curioso ver que, no lado oposto, estavam Carrillo e Melga e, com excepção ao lance da figura 2, o paraguaio levou sempre a melhor. Aliás, é curioso ver como quase sempre está bem posicionado defensivamente (ver figura 1, por exemplo), ele que, como se sabe, nunca na vida foi lateral.

Maxi é um jogador com uma alma fantástica. Tem um carácter e um espírito competitivo bastante assinaláveis. Dá tudo o que tem e a verdade é que é quase sempre importante na manobra ofensiva da equipa. Se há uns anos atrás sugeria que fosse vendido, hoje em dia penso que deve efectivamente ficar muitos e bons anos no Benfica. Agora, continuo na minha: em jogos deste nível ou de nível champions, custa muito ver um jogador destes em campo. Jorge Jesus testou Rúben Amorim numa primeira fase (pena não ter tido continuidade) e recentemente afirmou que André Almeida era mais forte defensivamente que o uruguaio, algo que, incrivelmente, poderá ter alguma ponta de verdade. 
Para mim, mais do que um lateral esquerdo, acho que seria imperial a contratação de um defesa direito. Contentar-me-ia com um Leandro Salino já em Janeiro mas um jogador de craveira seria mais bem visto. Aguardemos, portanto.

terça-feira, dezembro 11, 2012

Resultados Jornada 11

MVP'S:

- Márcio Mossoró (Braga)
- Rodrigo António (Marítimo)
- Cardozo (Benfica)

*2 golos (não 1 nem 3) atribuídos a Óscar Cardozo. Normalmente seguimos o critério do livescore.com

PONTUAÇÕES:

Faria 9
Diogo 18
Seco 17
Soares 9
Maçãs 29+3=32
Fernando 17
Salvador 21
Rochinha 11
Oliveira 15
Cedes 16
 Lelo 9
Eduardo 24
Black Ice 18
Pascoal 18
Doc 23
Pedro Gama 15

VENCEDOR DA JORNADA: JOÃO MAÇÃS = 32 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

NUNO PASCOAL 221 PONTOS
2º Pedro Gama 204     
Doc 203    
4º Oliveira 197
Black Ice 187
6º João Maçãs 186      
Nélson Soares 185   
8º  (João Carlos 169)  
9º  Diogo 167 
10º Seco 166     
11º Cedes 162
12º Rochinha  154
13º Fernando 154     
14º Tó Salvador 145  
15º Eduardo 138 
16º Faria 131
17º Lelo Marques 116
 
 Derby dos Marcadores:

1º Oliveira 2 Golos
2º Soares 2
3º Rocha2

segunda-feira, dezembro 10, 2012

SEGUNDA PARTE DE GRANDE NÍVEL






Primeira parte equilibrada, com um Sporting muito mais intenso e mais agressivo. Chegou ao golo numa boa jogada de insistência pela esquerda e, até final do primeiro tempo, conseguiu defender bem e segurar o ataque encarnado. No lado do Benfica, algum excesso de confiança e pouca intensidade no jogo que fez com que os de Jesus chegassem ao intervalo a merecer perder, essencialmente por aquilo que não conseguiram produzir ofensivamente.

No segundo tempo, pese a excelente oportunidade de Elias na cara de Artur - que podia ter ditado outro resultado, sem dúvida -, só deu Benfica. Grande posse de bola, ataque pelos dois flancos, pressão alta, sector defensivo muito perto do ofensivo, ocasiões de golo, enfim, uma resposta de grande nível do clube da Luz. Sim, houve também uma estrelinha da sorte (sobretudo em dois golos) mas Jesus e companhia procuraram-na como se do jogo do título se tratasse. Além disto tudo, a resposta física de uma e de outra equipa ditou claramente o desfecho final do jogo. O Sporting rebentou fisicamente e não aguentou o ritmo imprimido pelo rival. Má pré-época? poucos dias de repouso? melhor preparação do adversário? Má visão de Vercauteren que ao ver a sua equipa sucumbir, demorou muito tempo a mexer? Talvez todas estas interrogações tenham um pouco da explicação para o "debacle" físico e psicológico do conjunto leonino no segundo tempo.

Acima de tudo, era importantíssima esta vitória do Benfica. Foi conseguida e, portanto, a luta a dois continua lado a lado.


Destaques:

MVP: Cardozo. Marcou dois golos e meio e mostrou aquilo que, no fundo, é a sua razão de "viver":  golos. Não lhe peçam flores, não lhe peçam para grandes correrias, não lhe peçam para tratar a bola por "tu". Cardozo é isto e, quando está bem, dá efectivamente muito jeito. Não sou daqueles que defendem que o paraguaio deva jogar sempre - há jogos em que as suas características não beneficiam a equipa -, também acho que, por vezes, o Óscar não justifica estar todo o tempo de jogo em campo mas, confesso, não posso fechar os olhos à sua utilidade dentro da área, sobretudo quando a equipa ataca continuadamente. Mais, mesmo muitas vezes não tocando na bola, a forma como dá trabalho aos centrais e abre espaços para o segundo avançado (rende claramente mais com um avançado ao seu lado) é notável. Goste-se ou não se goste, mais uma vez resolveu!

André Gomes: este miúdo tem uma personalidade fantástica. Não se esconde do jogo, procura jogar e fazer jogar e tem uns pés de grande qualidade. Com as ausências de Aimar, Martins e Enzo, é muito bom ter um André Gomes disponível. Fazer esquecer os três e desejar ver mais vezes o menino em campo no futuro são os melhores elogíos que se lhe pode fazer.

Lima: não marcou mas trabalhou muito e foi importante na ligação do meio-campo ao ataque. Tal como Sálvio, ambos batalharam e ambos tiveram a sua quota parte de responsabilidade na melhoria de jogo da equipa no segundo tempo.

Nico Gaitán: é a única critica que tenho a fazer ao trabalho de Jesus neste jogo. Com um Dier completamente desorientado, impunha-se a entrada mais cedo do argentino. Ola John - que foi preponderante no primeiro golo - não estava a conseguir grandes desequilibrios e, no meu entender, devia ter sido substituído mais cedo. Nico entrou muito bem no jogo e mostrou em 10 minutos que tem mais futebol nos pés do que aquele brasileiro de meia tigela no corpo todo. 

O VERDADEIRO DERBY


É hoje o grande jogo. Quem se recorda daquele golo de Sabry em Alvalade que deu a vitória àquele miserável Benfica, naquele que seria, em caso de vitória, o jogo do título para o Sporting, facilmente percebe que, neste tipo de jogos, não há vencedores antecipados ou, melhor dizendo, vencidos previamente definidos.

Tenho a certeza que os jogadores leoninos tudo farão para: 1) mostrar que têm valor para ganhar ao grande rival e a um candidato ao título; 2) limpar um pouco a péssima imagem com que têm sido vistos esta temporada; 3) provar que há vontade de mudar o ciclo negativo e o estado depressivo em que o clube se encontra; 4) transmitir aos adeptos que há vontade em lutar pelo objectivo mínimo, no caso o terceiro lugar.

Do lado do Benfica, por incrível que possa parecer, a pressão é maior do que a habitual. Em circunstâncias normais, um empate também seria um resultado interessante e a obrigatoriedade de vencer deveria ser atribuída em maior número a quem joga em casa. A questão é que, desta feita, não é bem assim. Não acredito que a maioria dos adeptos benfiquistas veja com bons olhos um empate (pelo menos antes de verem as incidências da partida). Perder pontos na luta pelo título frente a este Sporting, o pior da última década, é algo que certamente não cairá muito bem na maioria dos adeptos. Ora, essa necessidade de ter de vencer, traz mais pressão. Em contraposto, vemos um Sporting essencialmente com a obrigatoriedade de fazer uma boa prestação. Naturalmente que também necessitam dos três pontos como de pão para a boca mas um empate com uma exibição conseguida e uma imagem de "olhos nos olhos" frente ao rival, poderão ser suficientes para os seus adeptos acreditarem que o pior já passou e que, daqui para a frente, as coisas só podem melhorar.

Em suma, aquilo que realmente queria transmitir é que não me fio nesta crise sportinguista. Estamos a falar de um derby e em que tudo pode acontecer. Ok, o primeiro golo poderá ser decisivo para o Sporting se o sofrer, não nego isso. Estou convencido que, se o Benfica marcar primeiro, ganhará e poderá ganhar largo. Se por sinal tivermos um golo do Sporting, acredito numa linha de jogo similar àquela que vimos o Braga fazer, isto é, com um Benfica em busca constante pela igualdade e o Sporting à procura de uma transição rápida, de modo a sentenciar a partida. E diga-se que, neste particular, é o momento em que acho esta equipa leonina mais forte. Capel, Carrillo e o próprio Wolfswinkel são rápidos e fortes em explorar os espaços existentes no último terço do seu ataque.

Decisivo ou não o primeiro golo, continuo na minha: Benfica favorito pelo momento, Sporting favorito pelo facto de jogar em casa e ter menos a perder. Resultado? Para acertar de certeza, só mesmo jogando com tripla.

sábado, dezembro 08, 2012

ROLABOLA

JORNADA 11

1. Everton - Tottenham

2. Roma - Fiorentina

3. Palermo - Juventus

4. Inter - Nápoles

5. Hannover - Leverkusen

6. St. Etienne - Lyon

7. Man City - Man Utd

8. Marítimo - Nacional
MVP:

9. Académica - Braga
MVP:

OLHOGOLO:

10. Sporting - Benfica
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 19h40

quinta-feira, dezembro 06, 2012

A DIFERENÇA ENTRE PERCEBER E CONCORDAR


Ainda sobre o jogo de ontem. Li algumas opiniões criticas em relação à maneira como Jorge Jesus mexeu na equipa no segundo tempo. Segundo muitos, as alterações acabaram por matar ofensivamente o Benfica.

Ora, não nego isso. Claramente que a equipa - com excepção daquela oportunidade flagrante do Maxi - deixou de conseguir produzir. Mas vamos analisar isso com mais profundidade.

Ponto prévio: as alterações coincidiram mais ou menos com a entrada de Messi em campo.

Ponto 1.

Saída de Nolito para a entrada de Bruno César. O espanhol tinha amarelo, tinha acabado de fazer uma falta dura e, nesta altura, o Barça estava claramente a superiorizar-se no meio-campo e a ocupar espaços mais perto da baliza de Artur. O que pensou Jesus? A ter de ganhar, não queria abdicar das duas unidades na frente e, como tal, optou por colocar um médio ala capaz de, em situações defensivas, fazer de "terceiro médio". Não havendo Enzo Perez - jogador ideal para essa função -, optou por Bruno César em detrimento de Gaitán. Não concordei mas percebi a ideia.

Ponto 2.

 No seguimento do 1. Colocar Gaitán significava maior acutilância ofensiva mas, ao mesmo tempo, maior debilidade defensiva. Imagine-se que Jesus colocava o Nico, a equipa perdia o jogo e o Celtic terminava empatado. Lá vinham os criticos condenar a ambição desmedida de Jesus. Preso por ter cão e preso por não ter, naturalmente.

Ponto 3.

O jogo estava a aproximar-se do fim e, por aquela altura, o empate era um bom resultado. Volto a frisar que Messi estava em campo e que o meio-campo encarnado começava a sucumbir fisicamente. O que fez Jesus? Tirou as duas unidades da frente e lançou André Almeida e Cardozo. 

Quanto ao André, nada a dizer. Mesmo que a equipa tivesse de ganhar o jogo, um equilíbrio no meio-campo era imperial. Só se pode chegar ao ataque se a equipa tiver bola e tiver um centro do terreno com dinâmica e agressividade. Ora, por esta altura, já não o tinha. André Gomes havia desaparecido do jogo e Matic, depois de tanto correr, começava a dar sinais de fadiga. Como tal, impunha-se a entrada de um terceiro médio. Enzo, Martins ou Aimar eram mais bem vistos mas, no essencial, concordei com esta substituição.

No caso de Cardozo, a sua entrada já é mais discutível. Disse-o ontem que este não era jogo para o paraguaio. Talvez o ingresso de Gaitán (à vagabundo lá na frente como Jesus já o havia feito com Di Maria) se justificasse mais mas, ainda assim, percebi a ideia do técnico. Ter alguém forte lá na frente para tentar segurar jogo, ganhar faltas e, quem sabe, num remate de longe fazer a diferença. Jesus sabe que Cardozo a qualquer momento pode resolver e, por isso, decidiu lançá-lo. Afinal de contas estamos a falar do melhor marcador da equipa.
Como disse, pessoalmente não tinha feito esta substituição mas não veio mal ao mundo por essa mesma se ter realizado. Além disso, mais uma vez é importante frisar que foi feita quando o empate interessava.

E é por isto tudo que repito aquilo que disse ontem: para uma equipa que tinha de ganhar e que jogava fora de casa, quanto a mim as ausências fizeram-se notar mais no Benfica do que no Barça. Imaginem o que seria se: entrasse Sálvio fresquinho para o lugar de Nolito; e com Aimar e Enzo disponíveis, tenho a certeza que Jesus tiraria André Gomes e um avançado e não os dois como se sucedeu.

Criticar o treinador é sempre a via mais fácil. Estar lá e tomar decisões na hora (sem saber o resultado das suas alterações) é extraordinariamente difícil. Continuo a defender este treinador e vou mais longe: nesta altura, só o trocaria por dois treinadores no Mundo. Sim, tem e, até prova em contrário, sempre terá o meu apoio.

PASSATEMPO CHAMPIONS



Chegou ao fim mais um passatempo relativo à liga dos campeões. O meu agradecimento a todos os participantes e em particular ao Doc que se disponibilizou a fazer uma tabela em formato Excel.

O vencedor acabou por ser o Nélson Soares, participante que parece ter queda para este tipo de brincadeiras a meio da temporada. Estava rodeado de benfiquistas mas a verdade é que levou a melhor sobre a concorrência. Esperemos que na segunda-feira, ainda que sem prémio, sejamos nós a levar a melhor.

Deixa o NIB no espaço de comentários para os perdedores tratarem do assunto. Foi equilibrado, engraçado e emocionante. Até uma próxima oportunidade!

quarta-feira, dezembro 05, 2012

INGLÓRIO



Custa falar deste jogo, muito sinceramente. A equipa, no seu todo, exibiu-se a um excelente nível. Não me venham com a conversa que o Benfica tinha obrigação de ganhar a esta espécie de equipa B do Barça. Não tem. Quem me dera a mim ter Montoya, Puyol, Adriano, Song, Thiago, Cuenca ou Villa, por exemplo. Tudo bem que faltaram as principais estrelas mas, no meu entender, as ausências de nomes como Martins, Aimar e principalmente Enzo e Sálvio, causam mais dano. Em relação aos dois últimos, só para se ter uma ideia, ao não estarem fizeram com que, na segunda parte, Jesus fosse obrigado a recorrer a André Almeida e Bruno César. Espero que, de uma vez por todas, Jesus tenha percebido que o pior Gaitán é francamente melhor que o gordo. É inacreditável como este jogador - muito pior que Felipe Menezes, quanto a mim - veste a camisola do Benfica. Uma nulidade autêntica. Este factor, a juntar a falta de eficácia, foi o menos desta, repito, boa partida da equipa benfiquista.

POSITIVO:

- A audácia de Jesus. Jogar com apenas duas unidades no meio-campo e pressionar alto praticamente o jogo todo, demonstra como o técnico queria mesmo ganhar a partida. Não o conseguiu mas não foi por falta de empenho e de oportunidades.

-
André Gomes. Grande partida do menino. Naquela luta de "3-para-2" no centro do terreno, bateu-se que nem um leão. Foi bravo, corajoso e, em situações ofensivas, procurou tentar jogar e fazer jogar. Raramente o vi bombear a bola para a frente e demonstrou uma personalidade e maturidade fora do normal para um miúdo daquela idade. Ganhou mais pontos para o futuro.

-
Ola John. Para mim fez o melhor jogo desde que chegou ao Benfica. Atrevido, boa qualidade de passe, mostrou rapidez e habilidade no um-para-um. Das melhores unidades em campo.

-
Pressing. Não me surpreendeu o rebentamento da equipa a meio do segundo tempo. A equipa fartou-se de correr e procurou pressionar logo à entrada da área do adversário. É verdade que algumas vezes foi surpreendida, deixando um buraco na zona central do campo, mas, quanto a mim, valeu a pena o risco. Naturalmente que o balão não durou o jogo todo mas fica registado a coragem, o esforço e a dedicação de todos os jogadores. 

-
Garay. Mais uma vez, o melhor da defesa. Uma classe impressionante e uma qualidade de passe fora do vulgar num central. Um craque!

NEGATIVO:

-
Bruno César. Já disse o que tinha a dizer. 

-
Cardozo. Entrou mal. Não era o jogo ideal para ele e aquele lance no último minuto mostrou isso mesmo. Frente a uma equipa que joga com a linha defensiva tão subida, é necessário ter-se na frente jogadores rápidos e móveis. O paraguaio rende claramente mais quando a equipa joga em ataque continuado e tem mais bola, algo que não foi o caso.

-
Eficácia. Uma equipa que falha os golos que o Benfica falhou, naturalmente que só se pode queixar de si mesmo. Com excepção àquele lance de Rodrigo (inadmissível), não condeno nenhum jogador. São situações que acontecem e fazem parte do futebol. Foi pena mas, fica a impressão que esta aventura europeia ainda terá episódios bonitos pela frente. Quem joga assim em pleno Camp Nou, tem efectivamente condições para se bater em qualquer campo de qualquer equipa da Liga Europa.

PENSAMENTOS ANTES DA PARTIDA


Não jogando Messi de início, naturalmente que as hipóteses sobem consideravelmente. E se a isso juntarmos a não titularidade de Bruno César, melhor ainda.

Surpreendeu-me o onze de Jesus. Mesmo a correr mal, uma coisa não lhe podem acusar: falta de coragem. Jogar em 4x2x4 em pleno Camp Nou é de quem está em campo para lutar pelos três pontos. 

Boa ideia a inclusão de Nolito no onze. Um jogador em tudo melhor que o gordo. Conhece o ambiente, tem vontade de mostrar serviço frente à equipa que o criou e a sua qualidade de passe pode ser deciva para explorar as costas dos centrais blaugranas.

Quanto a André Gomes, pese o último mau jogo ao serviço da equipa "B", tem outra qualidade de passe e é muito mais inteligente com bola do que o André Almeida. Obviamente que não é tão agressivo e não garante tanta estabilidade defensiva mas, se a ideia é tentar ganhar o jogo logo do início, então não vejo mal em apostar no Gomes. E além disso tem um forte pontapé, algo que pode ser útil neste tipo de jogo onde poucas vão ser as vezes que a equipa se vai chegar perto da área do adversário.

Todo este cenário é muito bonito mas há um factor que será fundamental para lograr um resultado positivo: SORTE.

05-04-2006






A minha primeira aventura europeia e logo frente à minha equipa estrangeira favorita. 

Hoje, 6 anos e uns pauzinhos volvidos, regressamos a Camp Nou com a mesma necessidade de alcançar um resultado positivo frente à mais forte equipa do planeta. O sentimento que paira na minha cabeça é precisamente o mesmo que tinha naquela altura: receio de ser goleado e pessimista quanto ao desfecho final. Naquele jogo, e com uma equipa francamente inferior à de hoje, demos algum trabalho e até chegámos a sonhar com um empate a uma bola que nos daria a passagem às meias-finais da champions. Eto'o, mais tarde, encarregou-se de matar o jogo.
Hoje, não só teremos pela frente os melhores do Mundo como os melhores de sempre. A tarefa é, pois então, ainda mais complicada.  Mas também é verdade que hoje não temos Morettos nem Betos. Com efeito, há sempre aquela esperança que algo mágico aconteça. Como aconteceu em Anfield Road, por exemplo. Já vi o Barça dar oito (8) ao Osasuna em casa mas também já os vi perderem no seu reduto frente ao Hércules ou contra o Rubin Kazan. É futebol e, como se costuma dizer, não há derrotados antes dos jogos começarem.

Resta-me desejar boa sorte ao meu Benfica. Bem vai precisar. Em caso de caída à Liga Europa, "no pasa nada". Restará aos jogadores encarnados levantarem a cabeça e pensarem no derby como a solução ideal para levantar a moral depois de um resultado negativo. E esse sim, quer queiramos quer não, é o nosso verdadeiro campeonato.

terça-feira, dezembro 04, 2012

MISÉRIA


Vi com atenção o PSG - Porto. Bom jogo, diga-se. Equilibrado e com um frango a desequilibrar a balança para o lado francês. Pese o empate se aceitar, também fica bem esta vitória ao Paris já que foi superior em mais momentos do jogo e teve mais e melhores oportunidades de golo - se bem que o Porto também as teve -.

Jogou pouco tempo mas devo dizer que aqueles pezinhos do Verratti são qualquer coisa de extraordinário. Se tivesse que fazer futurologia, diria que está aqui o sucessor do Pirlo. Bem também os extremos, Lavezzi e Menez, sendo que o francês esteve particularmente inspirado. Uma nota também para Chantôme, um jovem que perdeu espaço esta época mas que também tem muita qualidade - uma espécie de Moutinho francês, salve as devidas distâncias -.

Por parte do Porto, James esteve irrequieto como sempre, Lucho pautou o jogo enquanto teve pernas e Jackson foi sempre uma dor de cabeça para os centrais. Bem também a linha defensiva, nomeadamente Otamendi (em grande momento de forma) e Alexsandro que cumpriu na difícil marcação a Lavezzi.

Mas o título deste post não diz respeito ao jogo jogado, por assim dizer. Apelidei de miséria a vergonha que foi a transmissão da TVI. Que gritante falta de qualidade. É uma pena que, na modalidade mais famosa de Portugal, as televisões não apostem em jornalistas e comentadores ao nível da importância que esse desporto merece. É uma vergonha ouvir jornalistas falarem de Maxwell quando o lateral do outro lado está a centrar uma bola, é incrível como se confunde Jackson Martinez com Otamendi, é lamentável quando, sistematicamente, se trocam nomes, baralhando completamente quem está do outro lado da televisão. A juntar a isto, um "discurso" monocórdico, sem a mínima dinâmica e com um vocabulário futebolístico muito rudimentar.

Hoje foi a TVI mas a Sporttv também deve estar atenta a esta situação. Está melhor é certo mas ainda figura por lá muita e boa gente com falta de bases e de qualificações para exercer tais posições. Felizmente que Litos e Diamantinos, só para dar um exemplo, se encontram empregados. Já agora, alguém arranja um lugarzinho ao Tulipa?

PALPITE


Sem saber como os treinadores têm preparado este jogo e apenas com o auxílio das convocatórias, aqui fica o meu palpite para os onzes que entrarão amanhã em Camp Nou:

Barcelona:

Pinto, Montoya, Piqué, Puyol, Adriano; Song, Sergi Robert, Thiago; Cuenca, Villa e Messi.

Benfica:

Artur, Maxi, Luisão, Garay, Melga; Matic, André Almeida, Bruno César; Gaitán, Ola John e Lima.

Uma coisa é certa, se já era difícil, sem Enzo e Sálvio (e já nem falo em Martins ou Aimar) é praticamente impossível.

SÓ PARA CAMPEÕES


Aqui vai mais um passatempo. Trata-se do "só para campeões", um especial champions league (só para esta última jornada da fase de grupos).

Inscrição: 5 balas

Quem pode participar? Todos os participantes do rolabola (com excepção do João Carlos, dado que não costuma jogar "a valores") ou pessoas que já participaram.

Pagamento? No final, o vencedor deixa o NIB no espaço de comentários. Todos os derrotados terão de efectuar o pagamento para o respectivo.

Regras e pontuações:

1. Só vale resultados (ex: 1-0). 

2. Ganha quem obtiver menos pontos. Passo a explicar:

Benfica - Celtic (2-0)

Participante coloca 1-0. Falhou por um golo, tem uma pontuação de (+1).

Participante coloca 2-0. Resultado certo. Não soma qualquer ponto (situação ideal).

Participante coloca 1-2. Falhou por 3 golos (por 1 no Benfica e por 2 no Celtic). Tem +3.

Marcador de serviço: Cada golo dá ao participante a hipótese de baixar 2 pontos (-2). 

3. Em caso de igualdade:

- 1º critério: ganha quem tiver acertado em mais resultados (em cheio).

- 2º critério: ganha quem tiver mais golos com o marcador

- 3º critério: ganha quem postou o boletim mais cedo


Posto isto, boa sorte a todos:

ESPECIAL SÓ PARA CAMPEÕES:

1. PSG - PORTO

2. DORTMUND - MAN CITY

3. CELTIC - SPARTAK

4. SHAKTHAR - JUVENTUS

5.  BARCELONA - BENFICA

MARCADOR:

PRAZO: Terça-Feira, 18h00
 
PS: Qualquer dúvida, têm o espaço de comentários à disposição.

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Resultados Jornada 10

MVP'S:

Ricardo (Guimarães)
Kovacevic (Arouca)
Caetano (Paços)

PONTUAÇÕES:

Faria 22
Eduardo 13
Lelo 6
Soares 25+3=28
Doc 15
João Carlos 9
Diogo 3
Cedes 17
Gama 22
Fernando 9
Pascoal 19
Salvador 11
Rochinha 11
Maçãs 13
Oliveira 23
Seco 16
Black Ice 14*

*Pontos do Dinamo Moscovo não foram contabilizados 

VENCEDOR DA JORNADA: SOARES = 28 PONTOS

Derby dos Marcadores:

1º Paulo Oliveira  2 Golos
2º Nélson andacáqueeunãotealeijo Soares 2
3º Rocha 1

CLASSIFICAÇÃO:

NUNO PASCOAL 203 PONTOS
2º Pedro Gama 189     
3º Oliveira 182 
4º Doc 180
Nélson Soares 176 
6º  (João Carlos 169)     
Black Ice 169  
8º  João Maçãs 154 
9º  Diogo 149 
10º Seco 149     
11º Cedes 146
12º Rochinha  143 
13º Fernando 137     
14º Tó Salvador 124  
15º Faria 122
16º Eduardo 114
17º Lelo Marques 107 

CONSIDERAÇÕES:

- Ainda não tinha chorado uma única vez esta temporada mas parece que vou ter de voltar a utilizar a fórmula que tanto sucesso me deu no passado. É uma autêntica palhaçada o que se está a passar esta temporada. Uns metem o Kovacevic como mvp, talvez a pensarem que se trata do brilhante avançado da sérvia, e pica; outros, como eu, metem 3 mvps que, curiosamente, marcaram nos seus jogos (um deles até bisou) mas que, estranhamente ou não, não merecem honras por parte da "bola". Depois, temos outros artistas que em 3 golos da equipa conseguem meter um avançado que bisa e outros, como eu, que vêem a equipa do seu marcador de serviço ganharem por 6 e em que o dito apenas só consegue enfiar a redondinha por uma vez. Isto já para não falar que na semana passada o Sevilha goleou o Bétis e que, estranhamente, o seu ponta-de-lança ficou em branco. 
Podia estar aqui a noite toda a falar de casos mas quando olho para a tabela e vejo que, nos 7 primeiros, estão nomes como o Oliveira, o Soares ou o Black, dou por mim a pensar que, de facto, não vale a pena estar com muito "parlapier".

- Numa semana em que o Soares ganhou (parabéns!), resta-me a pequena satisfação de ver o pódio replecto de benfiquistas. O Pascoal continua forte, o Pedro Gama parece estar num bom momento e o Doc, finalmente, começa a mostrar futebol. Já agora, o que é feito do meu amigo Seco? Muitas bocas mandava, muitas larachas e achincalhamentos ao Benfica e, afinal, anda pelas ruas da amargura. Espero ouvir falar de ti em breve e, já agora, prepara-te porque, mesmo estando a arrastar-me pelo rola, creio que mais cedo ou mais tarde vou ultrapassar-te e colocar-te no teu devido lugar.

- Termino com uma palavra de apreço para os dois últimos classificados. Como é possível bater tanto no fundo? Não tenho explicações para isso. Em bom português, la-men-tá-vel!! 

sexta-feira, novembro 30, 2012

ERRO CAPITAL DE VITOR PEREIRA


Vitor Pereira quis mostrar que conta com todos. Não condeno isso, pelo contrário. Acho que os plantéis de Porto, Benfica e Sporting são superiores a todos os outros que andam pela taça de Portugal. Como tal, os jogadores menos utilizados, deverão, ainda assim, dar conta do recado em mais de 70% dos jogos da taça. Naturalmente que o Braga não é uma equipa qualquer e, portanto, o risco do técnico do Porto foi elevado. Poderia eventualmente ter feito entrar uma equipa mais forte até porque a champions está decidida (percebo que se queira o primeiro lugar mas não é dramático ficar em segundo) e o próximo jogo para a liga é em casa frente ao Moreirense (eventualmente daria para gerir o esforço de alguns jogadores). Mas tudo bem, Vitor Pereira quis arriscar num jogo deste nível e, a correr bem, ganharia um boost de moral tremendo. Nota 10 pela ousadia, neste caso.

É curioso que, mesmo com uma revolução no onze, o técnico portista foi inteligente na forma como deixou os melhores em cada sector. Na defesa manteve Otamendi (teve culpa no segundo golo do Braga mas fez um jogo tremendo e é, por esta altura, o segundo melhor central do campeonato); no meio-campo tentou fechar a porta com Fernando; no ataque, não abdicou da qualidade e da boa forma de James. Portanto, um risco mas com a manutenção de três peças basilares.

O erro capital de Vitor Pereira aconteceu, a meu ver, já no segundo tempo. Com um meio-campo onde Castro estava amarelado e James já muito desgastado, tirar Fernando do jogo foi algo que não compreendi. Melhor dizendo, não percebi. Entendo que Pereira quisesse descansar o "polvo" para o encontro de PSG mas, sabendo da falta de ritmo de jogadores como Kleber, Defour ou Castro e tendo a equipa uma vantagem mínima, creio que foi um erro tremendo avançar com esta substituição. Não digo que o líder portista tenha substimado o Braga mas esta alteração como que a dizer que "dava para tudo", não me pareceu a mais adequada. Com efeito, o conjunto bracarense virou o jogo e seguiu em frente, naquele que foi um jogo mais equilibrado e melhor disputado, isto comparativamente ao da liga.

JORNADA 10

1. Getafe - Málaga

2. Bayern Munique - Borussia Dortmund

3. Ajax - PSV

4. Anzhi - CSKA 

5. Dinamo Moscovo - Rubin Kazan

6. Hoffenheim - Werder Bremen

7. Fulham - Tottenham

8. Marítimo - Guimarães*
MVP:

9. Arouca - Beira-Mar*
MVP:

OLHOGOLO:

10. Lourinhanense - Paços Ferreira*
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Sábado, 9h25 (jogo russo logo pela manhã)

*Taça de Portugal. Resultados e marcadores válidos apenas no tempo regulamentar.

NOTA: Naturalmente que o jogo Real Madrid - Atlético é um derby e deveria merecer honras no boletim. Acontece que, ao colocá-lo, iria fazer com que as apostas no "marcador de serviço" se tornassem mais previsíveis. Sendo assim, decidi excluir este jogo. Salvo raras excepções, Real e Barça são equipas que merecem muito pouco destaque neste passatempo.