quinta-feira, julho 11, 2013

BENFICA

Com a chegada de Bruno Cortez, está praticamente fechado o plantel para a próxima temporada. Restará saber se o Benfica contratará mais um médio defensivo ou mais um avançado, algo que, acredito, só acontecerá caso Matic e/ou Cardozo deixem o clube. Ainda assim, parece-me um plantel mais forte do que o da temporada passada.

Na baliza, Artur continuará a ser o titular e Paulo Lopes o suplente, sendo que Mika ou Bruno Varela farão de 3º guarda-redes. Oblak, pelo facto de ser extrangeiro, terá de ser novamente emprestado.

Na lateral direita, Maxi e Sílvio irão lutar pelo lugar. Significa assim que André Almeida irá andar muito pela equipa "B", sendo que, calculo, a ser opção no plantel principal será sempre para o centro do terreno.

Na esquerda, teremos Melga e Cortez. O brasileiro irá trazer coisas muito interessantes em termos ofensivos. Resta saber se Jesus terá a capacidade para torná-lo competente a defender. Pessoalmente preferia Armero, Ansaldi ou até 3 jovens que mostraram serviço no mundial sub-20: Baba (Gana), Digné (França) ou Juan Bernat (Espanha).

No centro da defesa, partindo do principio que Garay não vai continuar, teremos Luisão como indiscutível e Lisandro como o sucessor natural do seu compatriota. A questão é que Lopez jogava, também ele, no lado direito do centro da defesa. Pormenor para Jesus resolver. Como alternativas, Steven Vitória (acredito neste jogador), Mitrovic (desconhecimento total do seu valor) e o próprio Jardel.

No meio-campo, Matic e Enzo continuarão a ter lugar cativo, com André Almeida, André Gomes, Martins e Rúben Amorim à espreita de uma oportunidade. Apesar de completamente descansado, um jogador como Gargano traria outra qualidade ao miolo e até daria a hipótese a Jesus de jogar com um duplo-pivot em jogos de elevado grau de dificuldade.

Nas alas, Markovic, Ola John, Sulejmani e Gaitán são jogadores que tanto podem jogar à esquerda como à direita. Só Sálvio tem claramente definida a sua posição. Sálvio e Gaitán partem com vantagem para este início de época mas, presumo, Sulejmani e Markovic terão uma palavra a dizer mais lá para a frente. Significa assim que, no meu entender, Ola John e o próprio Urreta não terão grande espaço.

Na frente, caso Cardozo saia, acredito que Lima, Rodrigo e Nélson Oliveira chegariam perfeitamente. Djuricic fará de "9,5" tal como Jesus já explicou (e Markovic, Gaitán ou Sulejmani também poderão fazer a posição) e Lima e Rodrigo, este ano, jogarão na sua verdadeira posição, algo que nem sempre o fizeram no ano passado. A menos que surja algum negócio de oportunidade, não perderia muito tempo com este dossier.

Em suma, parece-me que algumas das lacunas da temporada passada não existirão esta época. O plantel dá garantias, os reforços parecem-me de qualidade e a manutenção de grande parte dos jogadores da temporada deixam-me confiantes para o ataque ao campeonato. Com muita pena minha, não teremos Aimar este ano mas, suspeito, iremos ter um tal de Djuricic. Craque!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Bruno este cortez é um craque....apenas preciza de limar arestas em termos defensivos, mas em termos ofensivos fas,me lembrar o marcelo..

Anónimo disse...

Bruno, a saída de Cardozo vai ser muito difícil de colmatar. O Rodrigo e o Lima são curtos uma vez que na minha opinião o Nelson Oliveira não é o prodígio que muitos anteveram... O Lima é bom finalizador e mais móvel que o Cardozo, mas ainda assim não faz os 40 golos por época que faz o Cardozo. O Rodrigo, depois da entrada do Bruno Alves parece que desaprendeu, embora ainda tenha margem de progressão e muito potencial. Faz falta um ponta de lança para fazer concorrência à dupla Lima/Rodrigo (isto caso se confirme a saída de Cardozo) e mais um médio centro sólido e de qualidade pois é uma zona do terreno muito fustigada por lesões.

Caso saia o Matic, aí confio no JJ para mais uma vez "inventar" uma solução. Com a possibilidade de contratar um jogador para o seu lugar, aí o Gargano era uma excelente aposta!

Em relação ao Cortez, desconfio do seu valor. Dariam mais garantias o Maxi/André Almeida na direita e Sílvio na esquerda.

Abraço

Doc

cedes disse...

O meu caro amigo está enganado quando diz que o lima nao faz mais golos que o Cardozo...Penso que para marcar penaltis não é precizo de muito..!

Anónimo disse...

kelvin

Anónimo disse...

Caro Cedes, discordo da sua análise. Segue abaixo o resumo dos golos marcados por cada jogador nas últimas 4 épocas em todas as competições:

2012-13:
Cardozo – 33 (11 de penalti);
Lima – 30 (4 de penalti)

2011-12:
Cardozo – 28 (5 de penalti);
Lima – 26 (3 de penalti)

2010-11
Cardozo – 23 (5 de penalti)
Lima – 14 (0 de penalti);

2009-10
Cardozo – 38 (9 de penalti);
Lima – 12 (1 de penalti)

Ainda que na última época, descontando os penaltis, o Lima tenha marcado 26 e o Cardozo apenas 22, o Lima jogou 3834 min ao invés que o Cardozo perfez apenas 3052 min. Estou certo que mais 782 minutos em campo (aprox. 8,7 jogos) seriam suficientes para o Cardozo marcar mais de 4 golos.

Na época de 2011-12, se descontarmos os penaltis, o número de golos é o mesmo mas também aqui o Cardozo jogou menos minutos.

Nas épocas anteriores, a diferença é ainda mais avassaladora e a pender para o lado do Cardozo, ainda que as comparações feitas têm que ter em conta o facto de o Cardozo jogar numa equipa com muito maior pendor ofensivo do que a equipa onde jogava o Lima (Braga).

Concluindo, eu sou admirador do Lima e custa-me lembrar de um jogador com uma maior relação custo/benefício. Além do instinto matador, é um jogador móvel, muito humilde, lutador e que não amua frequentemente como o Cardozo.
Mas o Cardozo, por muito que o seu estilo molengão e desinteressado possa pôr os nervos em franja ao mais paciente adepto, vale efetivamente mais golos que qualquer outro jogador do plantel e tem vindo a marcar uma média de 30 golos por época. A sua saída pode ser um mal necessário para o JJ impor a disciplina no balneário e mostrar aos outros jogadores que situações como a que o Cardozo protagonizou no final da taça são intoleráveis. Mas desportivamente, será uma baixa de peso…

Saudações benfiquistas

Doc

cedes disse...

Caro DOC, respeito a tua opiniâo, mas mantenho a minha, não te esqueças que o lima fez maior parte desses minutos deste ano que passou a jogar a 2º avançado, ou seja, a jogar para o Cardozo.
Lembru.te tambem que a maior goleada do ano passado foi 6-1 ao Rio Ave quem jogou a 9 nesse jogo foi o LIMA e até fez 3 golos...
Na minha mudesta opinião o Cardozo tambem não serve ao benfica para jugar contra grandes equipas, porque com ele a titular o Benfica fica bastante condicionado por ser menos um a defender, os outros têm de correr o dobro.

Saudações Benfiquistas*