segunda-feira, maio 14, 2007

Bwin Liga: Porto sofre mas segura liderança!!



PAÇOS 1-1 FC PORTO

ACADÉMICA 0-2 SPORTING

SETÚBAL 0-1 BENFICA


TUDO EM ABERTO.... OU NÃO!!

FC Porto's Brazlian striker Adriano Louzada walks away after scoring against Pacos Ferreira during their Portuguese League soccer match, Sunday May 13, 2007, at the Mata Real stadium in Pacos de Ferreira, northern Portugal. Porto drew 1-1 and will play the last championship match with just 1 point ahead Lisbon's rivals Sporting and 3 points from Benfica.





Terminada a 29ª jornada da Bwin Liga, gostaria de dizer que está ao rubro e como há muito não se via este campeonato, isto quando apenas falta disputar-se uma jornada. Gostaria mas não creio que assim seja. Para um total desconhecedor do futebol português, ao ser confrontado com uma tabela classificativa em que veja os três primeiros separados por dois pontos, naturalmente que diria de imediato que o campeonato está muito equilibrado e pode pender para qualquer um dos três candidatos. Todavia, muito honestamente, parece-me que essa análise só pode ter algum fundamento se for, precisamente, analisada por quem não acompanha o futebol nacional. Seria um escândalo ainda pior que aquele protagonizado pelo Atlético em pleno dragão caso o FC Porto não conquistasse o título. A equipa de Jesualdo Ferreira joga em casa frente à pior equipa do campeonato e, na máxima força, não vai seguramente falhar.
A única dúvida que ainda pode pairar diz respeito à luta pelo segundo lugar. Parece-me que o Sporting, em grande forma neste final de época, não vai facilitar minimamente em casa, isto apesar do adversário ser de um grau de dificuldade muito superior ao do Porto e do Benfica. Ainda assim, a incerteza é maior neste caso particular.

Relativamente à luta pela Europa e pela despromoção, aí sim, as contas são outras. O Paços vai ao aflito Beira-Mar e terá que fazer, no mínimo, um resultado igual àquele que o Leiria fizer na Amadora. Já a União, tem que vencer obrigatoriamente e esperar que o Paços não ganhe em Aveiro.
No caso da luta pela permanência, Setúbal, Beira-Mar e Aves partem praticamente em iguais circunstâncias. A vantagem de um ponto que a equipa do professor Neca tem em relação aos demais é "anulada" pelo maior grau de dificuldade do jogo da derradeira jornada. Já o Beira joga em casa mas, ao contrário do Setúbal, vai ter de enfrentar um adversário que ainda tem objectivos concretos na prova. Finalmente, o clube sadino viaja à Figueira da Foz em busca de uma vitória que lhe permita sonhar com a bwin liga.

Acredito que tudo termine assim:

1º FC PORTO 69 (vence o Aves)
2º SPORTING 68 (vence o Belenenses)
3º BENFICA 67 (vence a Académica)
4º BRAGA 52 (vence o Nacional)
5º BELENENSES 49 (perde em Alvalade)
6º PAÇOS FERREIRA 42 (empata em Aveiro)
7º U. LEIRIA 41 (empata na Reboleira)
(...)
14º Beira-Mar 23 (empata em casa com o Paços e não desce)
15º Setúbal 22 (empata na Figueira e desce de divisão)
16º Aves 22 (perde naturalmente no Dragão e confirma a descida

Sem comentários: