quinta-feira, julho 03, 2008

Duas alternativas a Pablo Aimar


Parece cada vez mais difícil a vinda de Pablo Aimar para o Benfica. Há muitos clubes interessados no argentino e com uma capacidade financeira superior ao clube português. Basta ver-mos o exemplo do Manchester City que contratou, ainda ontem, o avançado Jô por 23 milhões de euros. Neste caso em particular, é o Everton que está interessado em Aimar e facilmente vai subir a oferta quer ao clube quer ao próprio jogador.

Não sei se Rui Costa vai ou não desistir deste grande jogador mas, caso o faça, sugiro-lhe que coloque os olhos em dois jogadores do Fluminense, precisamente para a posição "10": Thiago Neves e Dário Conca.



É importante salientar que estou sempre bastante desconfiado quando me falam em jogadores brasileiros para virem para o futebol português. Tenho consciência que o tipo de futebol lá praticado beneficia os jogadores tecnicamente mais desenvolvidos. Há mais espaços para jogar e, naturalmente, os tais médios ofensivos têm todo o tempo do mundo para pensar o jogo.

Thiago Neves é um jogador que francamente aprecio e acho-o muito diferente do típico médio ofensivo brasileiro. Com 23 anos, nota-se que é um atleta com maturidade e com vontade de evoluir. O que mais me impressiona em Neves é a sua excelente capacidade física. Contrariamente à generalidade dos brasileiros, Thiago Neves gosta bastante de jogar sem bola - faz-me lembrar Lucho González em certas ocasiões -, o que lhe permite, por diversas vezes, aparecer sozinho na área para finalizar. Ontem, no jogo contra o Quito para a Libertadores, usou essa sua arma por diversas vezes e, numa delas, acabou por finalizar com êxito na cara do guarda-redes.

Uma vez que já se falou deste atleta para o Benfica, acredito que seria um bom reforço para o futebol português. Excelente pé esquerdo, grande visão de jogo, boa capacidade física, facilidade de remate (ontem fez hattrick sendo que dois dos golos foram de meia-distância); enfim, pela juventude, irreverência e pela sua qualidade, acho que está aqui um jogador que ainda vamos ouvir falar, nomeadamente na selecção brasileira.



Outro dos jogadores que tenho vindo a observar com alguma atenção é Dário Conca, um médio argentino de 25 anos. Apesar de ocupar os mesmos espaços que Thiago Neves - O Fluminense joga num 4-4-2 com dois médios defensivos e dois médios interiores ofensivos -, tem características ligeiramente diferentes do brasileiro. Conca é, também ele, um esquerdino que faz da visão de jogo e da qualidade de passe a sua maior arma. Um pouco à imagem de Diego Buonanotte, Conca tem a particularidade de ter 1,67 m e 58 kg, ou seja, facilmente cede ao contacto físico. O "problema" é que Conca tem uma alma e uma raça argentina que faz com que o mesmo nunca desista dos lances, mesmo frente a jogadores extremamente mais fortes. Tal como Lionel Messi, Conca usa a sua estampa física como uma vantagem e não como uma desvantagem. É rápido nos movimentos com bola e tem uma inteligência a ler o jogo fora do vulgar.
Comparativamente a Neves, Conca é um jogador que não aparece tanto na área dado que tem, no Fluminense, ordens para ajudar Arouca nas tarefas defensivas. Em situações ofensivas, Conca gosta de vir buscar o jogo atrás e é nos seus pés que começam quase sempre as jogadas de ataque da equipa.

Pela fragilidade física, acredito que Dário Conca teria mais dificuldades em impor-se na Europa do que propriamente Thiago Neves. Agora, não tenho dúvidas que Conca é um jogador que, bem trabalhado, poderia, tal como Buonanotte, fazer coisas muito boas no futebol europeu.

1 comentário:

hoeman disse...

Cumprimento Bruno.

Voy a escribir en español, espero que no te importe. Parece que Quique ya está haciendo de las suyas, menudo personaje habéis fichado. Domina la teoría del fútbol pero en la práctica...

En España tiene muchos amigos que son periodistas y por eso se habla tan bien de él, en Valencia la afición no lo podíamos ni ver. Muy defensivo, encima lo hace por acumulación de hombres. Desastroso fichando (Helguera, Arizmendi, quería a Pernía y Gabi). Seguro que intenta fichar a muchos jugadores que estén representados por Manuel García Quilón, que es el suyo.

Ojalá me equivoque, pero creo que no habéis estado acertados contratando a Quique. espero que me hayas podido entender.