terça-feira, dezembro 07, 2010

TOPO E FUNDO


TOPO NACIONAL:

- André Santos + Carlão

Mais um grande jogo de André Santos com a camisola do Sporting. Para mim, o melhor jogador leonino no que vai de temporada. Há jogadores que basta um jogo ou um pormenor para definir toda a sua qualidade. Não me canso de referir aquele jogo na Vila das Aves (quando o Leiria ainda estava na segunda divisão) em que vi, pela primeira vez, André Santos jogar. Nesse jogo, entrou na segunda parte e mostrou pormenores de verdadeiro crack. Hoje está onde está e por mérito próprio. Creio que terá feito o seu primeiro golo com a camisola do Sporting, apimentando assim aquilo que de muito bom tem feito nesta época. Não me surpreenderá se, num futuro próximo, Paulo Bento lhe "piscar o olho".

Sobre Carlão, creio que os 8 golos no campeonato e a vice-liderança na tabela de marcadores à frente de jogadores como Falcao, Cardozo ou Liedson, dizem tudo daquilo que o avançado leiriense tem feito nesta temporada. Este fim-de-semana marcou mais dois e contribuiu para mais uma grande vitória do Leiria. Se me perguntarem se o acho avançado para um grande, diria que tenho as minhas dúvidas. Agora, é inegável que a União de Leiria deve muito a Carlão por estar onde está.


FUNDO:

- Péssimo Braga no campeonato

O desgaste da Champions não explica tudo. O Braga tem um plantel suficientemente rico para atacar todas as provas. Tudo bem que seria difícil pedir ao Braga para fazer o mesmo que a temporada passada mas, no meu entender, exigia-se mais que um 7º lugar aos pupilos liderados por Domingos. E por falar no técnico bracarense, confesso que não tenho paciência para ouvir as suas conferências de imprensa, especialmente quando não ganha. Invariavelmente, as justificações do mau resultado prendem-se com a prestação do árbitro. Neste particular, Paulo Sérgio deveria servir de exemplo para os principais treinadores portugueses. Além disso, teve a lata de dizer que o Leiria não fez muito para ganhar o jogo quando estes marcaram 3 golos e viram o guarda-redes bracarense negar duas ou três claríssimas bolas de golo. Ridículo, mesmo.


TOPO EUROPEU:

- Borussia Dortmund

Em 15 jogos, o Borussia leva treze vitórias, um empate e apenas uma derrota. A liderança na Bundesliga é, portanto, justíssima, sendo que a distância pontual já vai em dez pontos e para o modesto Mainz. O Bayern, por exemplo, já está a 17 pontos.
Convém frisar que esta equipa vale, essencialmente, pelo seu colectivo. Ainda assim, destacaria o central sérvio Subotic, o médio turco Nuri Sahin, possuidor de um pé esquerdo muito interessante; e na frente, dois homens que já garantiram 15 dos 37 golos da equipa no campeonato: Lucas Barrios e Kagawa. Em sentido inverso, o facto de só terem sofrido 9 golos no terrível campeonato alemão diz tudo da grande época que o Borussia está a fazer até ao momento.

PS: Não vale a pena meter Ronaldo e Messi no TOPO porque senão teria de os meter semana após semana. Não sei mesmo onde é que ambos vão parar em termos de golos.


FUNDO:

- Chelsea, Inter e Atlético de Madrid

Chelsea e Atlético de Madrid têm em comum o facto de terem entrado em grande nesta temporada e, aos poucos, estarem a cair a pique. Se do lado do Atlético não me surpreende muito, no que diz respeito ao Chelsea a surpresa é total. Mais um resultado negativo - empate em casa com o Everton - que faz com que Arsenal e Manchester United comecem a acreditar que, com equipas inferiores à de Ancelotti, pode ser-se possível conquistar a liga. Vamos ver como responderá o Chelsea que nos próximos três jogos para o campeonato jogará com Tottenham (fora), Man Utd (casa) e Arsenal (fora).
Quanto ao Inter, já o pusemos no fundo e voltaremos a colocar quantas vezes for necessário. Mais do que apelidar de ridícula a constante perda de pontos no campeonato, é absolutamente incrível a forma como Rafa Benitez descaracterizou por completo um clube campeão italiano e europeu. Tudo bem que o espanhol tem como atenuante as inumeras lesões que o clube tem sofrido ao longo da época mas há coisas que não têm explicação. Colocar Obi a titular frente ao Milan (deixando Cambiasso no banco), Natalino frente à Lázio (Santon no banco) ou Alibec na frente de ataque não lembra a ninguém. Isto são apenas alguns exemplos do total desastre que tem sido o Inter desta nova temporada.
A dez pontos do lider AC Milan e com este futebol miserável, diria que o título é uma miragem.

Sem comentários: