terça-feira, dezembro 14, 2010

TOPO E FUNDO


TOPO NACIONAL:

- Setúbal

Depois de uma grande segunda parte no dragão que quase garantiu um ponto aos setubalenses, neste fim-de-semana tivemos um Vitória ainda melhor com uma excelente primeira parte e a consequente eliminação do Sporting da taça. Uma palavra em particular para Manuel Fernandes, pessoa que admiro bastante pela forma como vive o futebol e, principalmente, respeita quem o rodeia.

FUNDO:

- Sporting

Tive a tentação de voltar a colocar no fundo André Villas Boas e Domingos por, mais uma vez, revelarem respectivamente, o seu mau ganhar e mau perder. Se na forma de treinar e liderar um grupo de trabalho merecem todo o meu respeito e admiração, na maneira como lidam com a imprensa revelam arrogância e incapacidade em lidar com o bom/mau momento de época que estão a viver.

No entanto, o meu fundo vai para o Sporting por mais um fracasso, desta feita na taça de Portugal. Estar a 13 pontos do primeiro lugar e afastado da taça em Dezembro é um cenário francamente negativo. Sinceramente, não vejo o mercado de Janeiro a trazer grandes diferenças ao futebol do Sporting. Mesmo que venham a vencer a taça da liga - única competição realisticamente em aberto para os leões -, esta época tremendamente negativa irá ficar, seguramente, na cabeça dos adeptos.

TOPO EUROPEU:

- Messi / John Higgins

Disse a semana passada que não queria "gastar" o meu topo europeu em Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O problema é que estes artistas continuam a elevar a fasquia e a deliciarem-nos com exibições fantásticas semana após semana. Escolhi Messi esta semana porque tenho, inevitavelmente, de destacar aqueles dois golos fabulosos que marcou. Não há muito mais a dizer sobre este jogador e a equipa que representa. Tinha para mim que o Barcelona de Guardiola e Ronaldo tinha sido a equipa que mais prazer me havia dado desde sempre mas esta com Messi, Xavi, Iniesta, Villa e Dani Alves bate qualquer uma. O ano passado só o melhor treinador do mundo os conseguiu parar mas este ano creio que não há mesmo nada a fazer. Vão ser campeões espanhois e vão mostrar ao mundo que o título de campeão europeu deve e merece estar na catalunha.

O meu topo europeu contempla também um jogador de snooker chamado John Higgins que, no domingo, venceu de forma fantástica o "UK championship". Creio que é a primeira vez que escrevo no blog sobre uma das minhas paixões: snooker (pool para os mais entendidos). Esta variante (snooker inglês) não é tanto do meu agrado - até porque não sei jogar - mas adoro ver na televisão. E, neste domingo, assisti a uma final verdadeiramente incrível. Jogada à melhor de "17", Higgins esteve a perder 9-5 contra Mark Williams e conseguiu virar para 10-9. Salientar o facto de, aos 9-7, Higgins ter sido obrigado a dar um snooker (em linguagem mais rudimentar, deixar o adversário "teso") de modo a ter na mesa pontos suficientes para poder ganhar a respectiva partida. Foi dramático, foi emocionante e foi memorável a forma como Higgins virou o jogo a seu favor.

FUNDO EUROPEU:

- Sevilha

Mais uma vergonhosa jornada para o "meu" Sevilha que está num impensável 11º lugar, a 10 pontos do 3º (Villarreal) e a 20 do Barcelona. Para quem, como eu, acredita sempre que o Sevilha "pode pisar os calcanhares" aos dois grandes de Espanha, estamos, pois, conversados em relação à miséria que esta equipa vem revelado esta temporada.
Desta vez tivemos uma derrota em casa com o modesto Almeria (1-3). Com este estado depressivo que vive o Sevilha neste momento, tenho sérias dúvidas que os andaluzes consigam superar o fortíssimo Borussia Dortmund na Liga Europa. O Sevilha joga em casa e só precisa do empate para lograr o apuramento mas, a ver por este jogo frente ao Almeria, essa ligeira vantagem de jogar em Espanha parece não ser decisiva quando, efectivamente, o era no passado.

Sem comentários: