domingo, janeiro 23, 2011

PERSEGUIÇÃO AO LIDER




O Benfica cumpriu a sua missão e venceu de forma natural um Nacional da Madeira que, diga-se, vendeu cara a derrota, muito por culpa de um conjunto encarnado que, a dada altura, se deslumbrou e se esqueceu, pura e simplesmente, de defender. Ainda assim, a vitória dos de Jesus é indiscutível.

É, de facto, uma pena termos este Benfica tão longe do Porto. Por aquilo que, ultimamente, ambos os conjuntos têm mostrado, poderiamos estar perante um dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos. Pela amostra, quer-me parecer que o Porto não vai deixar fugir aquilo que construiu na primeira volta. No entanto, cabe ao Benfica fazer tudo o que está ao seu alcance para pressionar o seu rival. E, nesse particular, nada a apontar à equipa de Jorge Jesus.

Duas ou três notas individuais em relação ao conjunto benfiquista:

- Roberto demonstra ser um guarda-redes com boa flexibilidade e bons recursos entre os postes mas continua a revelar grandes dificuldades nos cruzamentos. Por muito que queira dizer bem do espanhol, há pormenores que ainda fazem com que o adepto desconfie do seu valor;

- Por muito que goste de David Luiz, há valores que o Benfica não pode deixar escapar. Creio que o Benfica deveria aproveitar a oportunidade para vender o brasileiro ao Chelsea, até porque tem, no seu plantel, alternativas crediveis. Sidnei é um bom jogador (apesar das paragens cerebrais, de quando em vez) e tenho totais confianças em Roderick e Miguel Vitor. Quanto a Jardel, não o conheço muito bem mas poderá ser mais um para ajudar.

- Se tivesse de escolher os melhores deste jogo, para mim dois nomes saltavam à vista: Pablo Aimar e Sálvio. "El Mago" é um jogador extraordinário e com uma classe absolutamente fantástica. Se a equipa foi, a espaços, um verdadeiro rolo compressor, a muito se deveu à inteligência do "10" argentino. É um prazer para nós, portugueses, podermos disfrutar de um jogador deste calibre. Não fora as constantes debilidades físicas de Pablo e estariamos a falar de um jogador de topo internacional.
Quanto a Sálvio, está feito um jogador extraordinário. Dá uma incrível profundidade à ala e tem ainda a capacidade física para defender e ajudar o lateral. O Benfica que pense muito bem porque 8 milhões por um jogador com este potencial, acabará por ser um excelente negócio.

Em sintese, boa vitória encarnada frente a um Nacional afoito e complicativo. Boa resposta dos de Jesus depois da "tremideira" que foi o segundo golo dos insulares.

Sem comentários: