terça-feira, agosto 28, 2012

SURPRESA


Primeira vitória do Rio Ave em Alvalade. Surpresa, logicamente. 

Ainda antes de avançar para uma análise mais detalhada sobre a pobre imagem deixada pelo Sporting, devo confessar que este Rio Ave esteve muito longe de me encher as medidas. Não mostrou grande coisa em termos ofensivos (uma equipa muito lenta na transição e sem a mínima criatividade lá na frente) e lá atrás tem jogadores com alguma experiência mas nada que mereça particular atenção. Ok, aquele jovem brasuca lá no meio-campo (Felipe Augusto) tem uns bons pés mas pareceu-me ser uma equipa muito longe da qualidade da do ano passado por exemplo (tinha Kelvin, Yazalde e Atsu). Ora, isto é preocupante para quem está e esteve do outro lado e que luta por outros objectivos. O Sporting não mostrou rigorosamente nada e, perante uma equipa banalíssima, não mostrou quaisquer argumentos ofensivos. Que me lembre, recordo-me de um pontapé do Adrien na primeira parte, uma bola de Boula de cabeça com algum perigo e dois remates (Carrillo e Wolfs) que obrigaram Oblak a defesas apertadas. É isto um candidato ao título? Não me parece.

O que mais me aflige no Sporting é a forma como não reage aquando da perda da posse de bola. Não há pressão alta e não se vê ninguém com aquela garra e alma que, por norma, existe num candidato ao título. Depois, está mais que visto que aquele trio de meio-campo está muito longe de dar garantias. Acima de tudo, falta um homem que pense o jogo. Se ainda concebo que Adrien seja um razoável "8", como "10" não funciona de todo. Naturalmente que com um trio de médios tão longe do ponta-de-lança, a critica fácil é a de dizer que o holandês não dá conta do recado. Não vou por aí. Gostava de ver este Sporting com um homem capaz de ligar o meio-campo ao ataque. Izmailov? Labyad? Talvez. Agora, Adrien não é a solução, quanto a mim.

Nem tudo é mau. O Sporting conta nesta altura com um belo lateral direito. Tenho gostado muito de ver Cédric. Competente a defender, tem ainda a habilidade para subir com categoria pelo flanco e tem ainda a faculdade de centrar muito bem para a área. Numa altura em que Bosingwa já não conta para Paulo Bento, é bom saber que estão a aparecer soluções válidas para essa posição.

É verdade que não trouxe grande coisa à partida mas já se percebeu que Labyad tem uns pés muito interessantes. Gostaria de o ver de início e a "10" já contra o Horsens. 

Bem sei que é apenas um pormenor mas acho pouco lógico ver uma equipa "A" do Sporting a jogar em 4x2x3x1 e uma equipa "B" a alinhar de início com duas unidades de ataque, Betinho e Rubio no caso. 

Vida difícil para Sá Pinto. Muitos jogadores novos, muito talento mas pouca maturidade. Mais, já deu para ver que este sistema poderá ser bom contra as boas equipas do nosso campeonato mas francamente previsível quando encontra pela frente os Rio Aves desta vida.