quinta-feira, novembro 07, 2013

GAITAN VS CARRILLO

Vem aí o derby onde, normalmente, são as individualidades que decidem. Nomes como João Vieira Pinto, Jardel, Isaias, Liedson, Pablo Aimar, Acosta, Cardozo ou Balakov são exemplo disso mesmo. 
Para este encontro, olha-se para a referência do ataque de ambos os conjuntos e sente-se que Cardozo (?), Lima ou Montero têm valor mais do que suficiente para decidir. Todavia, dificilmente será pelos seus dribles fantásticos ou correrias desmedidas (se bem que Montero tem pormenores de verdadeiro génio) que os iremos ver a festejar. Nesse sentido, vejo-me obrigado a olhar para as alas de Benfica e Sporting para detectar o verdadeiro talento destas equipas. Mesmo não havendo Sálvio, haverá um derby com três jogadores daqueles que eu adoro e que são capazes de, num momento de pura inspiração, mudar o rumo de um jogo: Gaitán, Markovic e Carrillo. 

Ora, se o nome de Markovic é mais ou menos consensual entre os adeptos, já os de Nico Gaitán e de André Carrillo dividem completamente os sócios e simpatizantes dos respectivos conjuntos. Como se costuma dizer, ou se ama ou se odeia. Como era com Pedro Barbosa. Ou Di Maria. 

Hoje Gaitán, comparativamente a Carrillo, já ganhou mais crédito entre os adeptos. O facto de jogar com mais regularidade também ajuda. No entanto, continua a ter falhas ao nível da atitude e sobretudo em questões defensivas onde muitas vezes se esquece de marcar. Já Carrillo, tem os mesmos defeitos de Nico a defender e a atacar parece muitas vezes ligar o complicador. Porém, em dia sim é capaz de arrancar jogadas do outro mundo, muito por culpa da sua velocidade e capacidade técnica.

Olho para estes dois atletas e, com as devidas distâncias, rapidamente me fazem lembrar os meus tempos de jogador. Não tinha a velocidade do peruano e muito menos o pé esquerdo do argentino. Tinha, isso sim, qualidade técnica e a face da moeda virava-se sempre que se passava de uma situação defensiva para ofensiva e vice-versa. Recordo-me de ter tido um treinador muito rigoroso defensivamente e que, sendo eu um "8" ou um "10", me amarrou a um flanco pois entendia que eu no meio não dava as garantias necessárias sob ponto de vista defensivo. Isso limitava o meu jogo, a minha confiança e o facto de jogar num flanco e me sentir pressionado por estar, grande parte do tempo, perto do banco e mais sujeito à critica, fazia com que acabasse certos jogos com inúmeros disparates e tomadas de decisão absolutamente surreais.
De uma época para a outra, deu-se a mudança de treinador e passei a jogar com total liberdade e sem grandes preocupações defensivas. Mesmo não sendo um avançado, fui o melhor marcador da equipa com 26 golos. Para um médio não me parece mal.

Isto tudo para dizer também que muitas vezes são os próprios adeptos ou o próprio treinador que condicionam um jogador. Há atletas mais fortes mentalmente que outros e há pessoas que lidam melhor com a pressão. No caso de Carrillo, não me parece que os assobios e a irregularidade na sua utilização o ajudem. Este ano, contrariamente aos anteriores, o peruano parece contar com um treinador que acredita nele e que lhe dá mais minutos. Ainda se notam oscilações no seu futebol mas já se vê um jogador mais determinado e até com mais atitude em campo. Estou convencido de que Jardim vai fazer de Carrillo um jogador ainda mais forte e um caso sério no nosso futebol. Como Jesus fez com Di Maria, por exemplo. Quando o talento existe, às vezes basta um clique. Um grande jogo num derby pode fazer a diferença. E se há alguém com capacidade para resolver derbies, são estes meninos prodigios, dotados de uma capacidade técnica acima da média.

Sem comentários: