domingo, maio 18, 2008

Taça de Portugal: O herói inesperado!

Sporting 2-0 FC Porto (Tiui (2))




O Sporting venceu o FC Porto por duas bolas a zero e conquistou a sua 15ª Taça de Portugal na sua história e o 2º título esta temporada, isto depois de ter vencido a Supertaça, também ao FC Porto. As estatísticas valem o que valem mas a verdade é que nesta temporada, em quatro confrontos entre estas duas equipas, o Sporting venceu por três vezes e apenas foi derrotado por uma e num jogo em que acabou por ser polémico pela forma como o Porto marcou o único golo do encontro. Curiosamente ou não, já na temporada passada o Porto teve muitas dificuldades nos jogos frente ao conjunto de Paulo Bento, chegando inclusivé a perder no Dragão.

No que diz respeito ao jogo de ontem, para ser sincero, creio que o Sporting foi um vencedor justo. É verdade que o Porto tem algumas razões de queixa da arbitragem mas isso em nada blisca a humildade, tenacidade e espírito de sacrifício que os jogadores do Sporiting demonstraram ontem no Jamor. Está de parabéns Paulo Bento pelo título conquistado e pela forma como conduziu o Sporting esta temporada fazendo frente a inumeras adversidades. Confesso que é um treinador que eu aprecio e foi alguém que, esta temporada, foi alvo de inumeras criticas, muitas delas, a meu ver, profundamente injustas. Mesmo tendo realizado um campeonato tremendamente negativo, não se pode dizer que a época dos leões tenha sido má, já que 2 títulos e uma boa prestação em termos europeus com um plantel tão jovem e tão curto a nível qualitativo não pode, de maneira nenhuma, ser considerado um mau registo. É óbvio que os adeptos exigem sempre muito da equipa ao nível do campeonato e ficaram muito desiludidos com a inconstância de resultados da equipa mas, na minha perspectiva, o Sporting poderá fazer melhor em termos futuros, isto se bem reforçado e se mantiver a mesma equipa técnica. Sou daqueles que continua a acreditar que Paulo Bento é um bom treinador para o Sporting já que possui uma personalidade forte, acredita muito nos seus jogadores - Romagnoli, Rui Patricio e Tiui são disso exemplos - e, pelo facto de ainda ser jovem, tem muita ambição e vontade em aprender e em fazer melhor ano após ano. Assim, por tudo isto e muito mais, ficou muito bem a Taça de Portugal nas mãos dos leões.

Quanto ao FC Porto, mostrou a espaços que tem uma grande equipa - especialmente quando se viu reduzido a dez elementos - mas, também a espaços, demonstrou uma arrogância e uma sobranceria tal que acabou por transmitir-se no resultado final do jogo. Isto tudo para dizer que houve muito mérito do Sporting mas houve também muito demérito do Porto já que, contrariamente ao que é habitual, não interpretou esta final com o respeito e a determinação com que costuma encarar jogos deste calibre. Além do mais, importa referir que a ausência de Bosingwa teve muita influência para a péssima primeira parte do Porto. A equipa não conseguiu explorar as alas com a frequência e qualidade que costuma fazer e teve ainda muitas dificuldade em termos defensivos, isto por culpa de Romagnoli que aparecia muito nas faixas laterais e baralhava a estrutura defensiva do Porto. Pelo exposto, diria que o Porto não foi feliz no timing que vendeu José Bosingwa já que o mesmo era fundamental para o jogo de ontem. E não me venham dizer que era um negócio de oportunidade já que todos sabemos que Bosingwa é um jogador de Top Mundial e tem muito mercado. Aliás, não sei até que ponto é que o Porto ficaria a ganhar se vendesse este atleta depois do Europeu.

Palavra final para o herói desta final: Rodrigo Tiui. Saíu do banco e fez os dois golos deste jogo, sendo que o segundo é um golo de grande espectacularidade - fez lembrar aquele golo de Miccoli em Anfield Road -. Apesar de ter sido herói, continuo a dizer que o brasileiro ainda não mostrou futebol para continuar de leão ao peito na próxima temporada. Uma coisa é certa, a ver pelos minutos que o mesmo teve, nomeadamente neste final de temporada, parece ser um jogador em quem Paulo Bento confia. A ver vamos o que o futuro nos reserva mesmo sabendo que Tiui é barato e é mais mexido que Purovic. Sabendo de antemão que Liedson, Derlei e Djaló têm lugar cativo na próxima temporada, resta a Tiui lutar por uma vaga com Saleiro e Purovic pela 4ª vaga do ataque, isto se o Sporting não for ao mercado em busca de um goleador.
Parabéns Sporting!

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva o SPORTING!!!

Abraços

Sérgio Gouveia