quinta-feira, agosto 28, 2008

Grande noite europeia em Madrid


Atlético Madrid 4-0 Schalke 04
(Aguero, Forlan, Luis Garcia, Maxi)



Fantástica exibição do Atlético de Madrid. Uma grande noite europeia de um clube que francamente gosto. Se era no plano teórico o jogo da noite, na prática também o foi. Atlético e Schalke 04 proporcionaram um grande espectáculo de futebol, disso posso garantir-vos dado que tive oportunidade de ver o jogo. Não se pense que tudo foram rosas para o Atlético. O Schalke, apesar de ter revelado grandes dificuldades a nível defensivo, teve, a espaços, alguns laivos de bom futebol, principalmente quando se encontrou, pela primeira vez, em desvantagem na eliminatória (2-0). Não obstante, o Atlético de Madrid fez uma exibição fantástica, mostrando o mesmo tipo de atributos da época passada ao nível ofensivo mas ao mesmo tempo grandes progressos naquele que era o calcanhar de aquiles da equipa: o sector defensivo. A equipa mostrou sempre organização, conseguiu sempre controlar o jogo (mesmo quando o Schalke teve por cima, o Atlético soube sofrer e soube jogar em contra-ataque) e mereceu por inteiro a vitória.

As melhorias na defesa...

Javier Aguirre, técnico que eu aprecio bastante, parece que planeou muito bem a temporada. Creio que salta à vista de todos que o conjunto madrileno está mais forte que a época passada. No sector defensivo, felizmente que nomes como Zé Castro ou Fabiano Eller já não são opção. Sairam do clube e para os seus lugares entraram dois jogadores de outro nível: Ujfalusi e Heitinga. O checo é mais lento mas é muito forte na marcação. Heitinga, não tão forte fisicamente, faz da velocidade a sua principal arma. Estou em crer que vão formar uma excelente dupla de centrais.
Por muito boa que seja uma qualquer dupla de centrais, esta só tem êxito se atrás tiver um guarda-redes de inegável qualidade. Apesar de neste encontro ter estado Léo Franco na baliza, guarda-redes que não garante grande estabilidade, me parece que o dono das redes do Atleti para a presente temporada vai ser o francês Coupet, guarda-redes que dá outra estabilidade à equipa.
Como pivot defensivo, Aguirre tem agora duas soluções de grande valor: Raúl Garcia e o nosso bem conhecido Paulo Assunção. Para quem pensa que o lugar é de Assunção, está muito enganado. O espanhol é um jogador muito experiente e tem a vantagem de aparecer mais vezes em zonas de finalização que o brasileiro. Este entende-se muito bem com Maniche (reabilitado, foi titular) e, caso ambos continuem com este nível exibicional, vai ser difícil a Aguirre tirá-los da equipa. Com Garcia ou Assunção, uma coisa é certa: Aguirre pode dormir descansado.

Ataque do melhor que há nessa Europa...

Não tenho dúvidas que há muitas equipas (mesmo as de Top) que vão ficar muito satisfeitas se evitarem este Atlético de Madrid na fase de grupos. Não tenho quaisquer dúvidas que esta equipa tem condições para se bater em qualquer campo da europa. Dá gosto ver a forma como esta equipa se desdobra em acções ofensivas. Além disso, pelas características dos homens mais avançados, vai ser muito complicado ver aquelas equipas que gostam de jogar em ataque continuado defrontarem uma equipa como o Atlético que é muito rápida nas transições defesa-ataque. Maxi Rodriguez (capitão) à direita, Simão à esquerda e a terrível dupla constituída por Aguero e Fórlan delicia qualquer adepto. Como se não bastasse, no banco estão homens como Luis Garcia ou Pongolle que são excelentes alternativas.

PS: Carlos Queiróz esteve em Madrid e deve ter ficado muito satisfeito com os dois portugueses que foi observar. Maniche mostrou estar bem fisicamente e denotou mais rapidez de processos, nomeadamente ao nível do passe. Já Simão, foi dos melhores jogadores do Atlético. Jogou os 90 minutos, mandou uma bola ao poste, provocou uma grande penalidade e a consequente expulsão de Pander, mostrou-se sempre disponível a defender e entendeu-se muito bem com Aguero e Fórlan. Se dúvidas ainda existissem, Simão fez questão de provar mais uma vez que está totalmente adaptado ao futebol espanhol e que é, sem dúvida, uma mais valia para o Atl. Madrid.

PS1: Diego Maradona parecia que era do Atlético desde pequenino. Na bancada, sofria pelo clube madrileno como sofre um verdadeiro adepto. Logicamente que o facto da sua filha ser a mulher de Aguero tem total influência. Curioso. Por falar em Aguero, o argentino mostrou, mais uma vez, toda a sua qualidade. É daqueles jogadores que surpreende por aparentar ser tão fraco e ser tão bom. Ele joga de cabeça (fez assim o primeiro golo), ele vai à esquerda, à direita, joga muito bem de costas para a baliza, é inteligente, sabe assistir os seus companheiros (deu o golo a Luis Garcia), enfim, é um jogador de classe mundial e talvez um dos responsáveis para que Lisandro Lopez ainda não seja um titular da selecção argentina.

Sem comentários: