segunda-feira, agosto 25, 2008

Liga Sagres: Benfica empata em Vila do Conde


Rio Ave 1-1 Benfica
(Semedo; Nuno Gomes)

FALSO ALARME!



Quique Flores estreou-se na liga portuguesa com um empate, resultado que não deixa de ser negativo face à diferença de potencial e de objectivos das duas equipas. Ainda assim, nem tudo foi mau para o lado "encarnado" que, como é sabido, inicia esta época com muitas novidades e muitas alterações. Houve coisas boas, nomeadamente na segunda parte, e há jogadores que, não tenho dúvida, vão certamente render muito mais no futuro. Portanto, mesmo tendo perdido dois pontos e começado o campeonato com o pé esquerdo, não vejo motivos para deixar de acreditar nesta equipa técnica ou neste projecto.

Este Benfica teve efectivamente duas faces. Quando Quique Flores analisar este jogo, vai certamente aperceber-se que errou na constituição inicial da equipa, fundamentalmente na inclusão de Rúben Amorim como falso médio ala direito. Quique deverá perceber que uma coisa é jogar com Amorim a titular frente ao Inter onde o meio-campo deve ser mais compacto e outra coisa é jogar com o ex-Belenenses frente ao Rio Ave, isto sabendo de antemão que a equipa é favorita e deve assumir, desde logo, todas as despesas da partida. Por conseguinte, na segunda parte, com a entrada de Nuno Gomes e posteriormente Balboa, o Benfica passou a jogar pelos dois flancos e o perigo rondou mais vezes a baliza de Paiva.

Mesmo tendo empatado este encontro, não vejo motivos para alarme. Já se sabia que o Benfica de Quique iria necessitar de tempo e, essencialmente, paciência por parte dos adeptos. Para termos uma ideia, esta equipa que entrou em campo frente ao Rio Ave está muito longe de ser a ideal para a presente temporada. Falta um lateral direito (Maxi até fez um bom jogo mas não pode ser a primeira solução para aquele lugar), falta David Luiz para o centro da defesa, faltam Di Maria e Reyes para as alas e falta ritmo de jogo a Aimar que, continuo a dizer, não pode jogar naquela posição onde está constantemente de costas para a baliza. Ainda que a espaços, viu-se uma diferença substancial quando vimos Aimar na esquerda a vir com a bola controlada de trás para a frente. São ainda muitos pormenores que, todos juntos, se calhar ajudam a explicar-nos o resultado menos positivo.

Numa análise mais individual, no lado do Rio Ave destaco a boa exibição de Semedo, um avançado que francamente desconhecia e que mostrou bons pormenores, nomeadamente a velocidade e a mobilidade; nota também muito positiva para o lateral Miguel Lopes que mostrou pormenores que não os havia vislumbrado quando actuou pelos sub-21. Rápido, inteligente a fechar ao meio, foi, seguramente, um dos melhores jogadores em campo. Salientar também a boa prestação de Evandro, um já nosso conhecido que trás experiência e qualidade técnica a esta equipa do Rio Ave.
Quanto ao Benfica, Quim mostrou a categoria habitual; Maxi esteve (surpreendentemente) bem a atacar muito embora nem sempre tenha dado a melhor conclusão aos lances; Léo foi o melhor jogador do Benfica nesta partida; Urreta apareceu muitas vezes e, através da sua qualidade técnica e velocidade, procurou dar profundidade às alas do Benfica; Carlos Martins foi a unidade mais influente do Benfica até ao momento que se lesionou; Yebda mostrou bons pormenores e justificou a titularidade; Nuno Gomes saíu do banco e fez o golo do empate, sendo que mostrou outros bons pormenores. Foram estes os jogadores em maior evidência.

Em sintese, o Benfica perdeu os primeiros pontos da temporada e, é evidente, está ainda longe do seu melhor. É necessário ritmo de jogo, um período de adaptação e, além disso, faltam ainda jogadores importantes e de inegável qualidade a este Benfica que, para bem do clube, estão dentro do plantel. Ou seja, não é por falta de matéria prima que este Benfica vai ter "pernas para andar". A haver problemas, esses residem-se a uma palavra: TEMPO.


2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, tirando a parte do Quim, que perú.
Podia fazer muito melhor.
Bom, pelo menos os jornais desportivos partilham esta minha opinião.

Cumprimentos

Tanque Silva disse...

Concordo em pleno contigo Rocha. A concorrencia é que esta a dramatizar este empate de forma a criar instabilidade. Temos um projecto forte, uma equipa como há muito não tinhamos, resta-nos apoiar. Abraço