sexta-feira, agosto 29, 2008

Suazo no Benfica



Parece-me evidente que o Benfica garantiu mais um excelente reforço para o ataque. Para os mais desatentos, recordo que Óscar David Suazo custou ao Inter de Milão qualquer coisa como 20 milhões de euros. Agora, resta saber como vai o hondurenho adaptar-se ao futebol português e, mais importante que isso, vamos ver como vai Quique Flores gerir tanto jogador de qualidade do meio-campo para a frente.

Não faço ideia do que vai, neste momento, na cabeça de Quique Flores. Custa-me a acreditar que a contratação de Suazo implique, desde logo, a retirada de Oscar Cardozo do onze inicial. Muito sinceramente, acho que seria um erro se assim fosse (a não ser que estejamos a falar de jogos em que o Benfica opte pelo contra-ataque, como no Dragão ou em Alvalade).
Também me parece pouco provável que Quique Flores pretenda utilizar Suazo nas extremas. Apesar do hondurenho fazer bem esse papel - é muito rápido e forte fisicamente -, creio que a matéria prima para as alas é muita e, contrariamente ao que se passou no ano passado, de qualidade. Reyes, Di Maria, Balboa e Urreta são jogadores rápidos e muito bons tecnicamente. Falta a natural adaptação ao futebol português (Di Maria leva vantagem nesse capítulo) que, estou convencido, vai aparecer com total naturalidade.

Se sou contra a saída de Cardozo do onze, sou totalmente a favor da utilização em simultâneo destes dois atletas. Tal como já havia referido em tempos no blog, gosto muito de ver uma dupla de avançados que misture técnica, força, velocidade e poder de remate. Ora, o que falta a Suazo tem-no Cardozo e vice-versa.
A questão que se coloca aqui é que para estes dois jogarem, alguém tem de sair. Melhor dizendo, numa táctica com dois pontas-de-lança e dois extremos, falta espaço para aquele médio ofensivo que, normalmente, actua atrás de um único avançado. No Benfica, esse médio de ataque chama-se, tão e somente, Pablo Aimar, um jogador que dispensa apresentações. Pois bem, se é verdade que, nesta altura, Aimar não mostrou praticamente nada daquilo que lhe conhecemos, não é menos verdade que ainda estamos numa fase inicial da época e, para os mais esquecidos, Aimar veio de uma lesão prolongada, algo que, quer queiramos quer não, deixa sempre as suas marcas.

Vamos ver como Quique Flores vai gerir o plantel que tem à sua disposição. Uma coisa me parece óbvia: Nuno Gomes, mesmo tendo marcado o golo frente ao Rio Ave, vai seguramente perder minutos e espaço neste novo Benfica. Várias hipóteses se colocam: Suazo a extremo direito mantendo Aimar e Cardozo e Reyes ou Di Maria na esquerda; Aimar à esquerda, Reyes à direita e Cardozo-Suazo na frente; Aimar no lugar de Carlos Martins (não me parece) com dois extremos e dois pontas-de-lança, enfim, vamos ver o que os próximos jogos nos dizem.
Espero sinceramente que não voltemos a ver Rúben Amorim como médio ala direito. É que, com tanta qualidade para essa posição, custa muito ver um jogador esforçado mas sem vocação para desempenhar essa função.

Sem comentários: