sexta-feira, outubro 03, 2008

Benfica na fase de grupos da Uefa

Benfica 2-0 Nápoles
(Reyes, Nuno Gomes)



Vitória difícil mas justa da melhor equipa ao longo de praticamente todo o jogo. É verdade que o Nápoles teve duas ou três excelentes ocasiões para marcar ainda com o resultado em branco mas tal, a concretizar-se, seria tremendamente injusto para o Benfica que mostrou sempre mais vontade e disponibilidade ofensiva.

É evidente que a equipa está em crescendo. Os jogadores começam a conhecer-se melhor e a confiança em campo nota-se perfeitamente. Essencialmente, a grande diferença deste Benfica para aquele que começou o campeonato é ao nível das transições. A nível defensivo, nota-se uma equipa muito mais compacta e mais tranquila. É certo que ainda há coisas a corrigir - Jorge Ribeiro não é melhor que Léo e Maxi, apesar de estar a cumprir, está longe de ser um grande jogador - mas, é evidente que a ligação com os jogadores do meio-campo tem funcionado melhor.
No que concerne às transições ofensivas, também se nota muito mais trabalho. Reyes tem sido uma pedra influente na extrema esquerda; Amorim, não sendo a minha opção, não se pode dizer que não esteja a ter um papel importante na ajuda aos dois homens do centro (o problema é que não dá profunidade à ala); Yebda, já o dissemos, tem sido impressionante em todos os jogos; e hoje, Katsouranis, mostrou ser aquele jogador que todos conhecemos e admirámos na sua primeira época de Benfica: jogador de passe rápido e de tremenda inteligência táctica. No ataque, a dupla escolhida por Quique recaíu desta vez em Nuno Gomes e Di Maria. Ambos estiveram muito bem. O argentino é daqueles jogadores que procura muito a jogada individual e, como é natural, nem sempre tem o devido sucesso. Contudo, adoro este tipo de jogadores que arrisca o desequilibrio e que não tem medo do erro nem do adversário que encontra pela frente. É bom que Quique conte com ele porque Di Maria é um jogador de grande futuro. Quanto a Nuno Gomes, para além do grande golo que marcou, teve um papel importante no desgaste que causou aos defesas contrários. Está nitidamente em crescendo.

Quem como eu viu este encontro, certamente não se lembrou de Aimar, Cardozo, Suazo, David Luiz ou Léo. Pois é, o Benfica de hoje tem muitas soluções e de qualidade. É verdade que ainda há muito trabalho pela frente mas também é bom dizer que a evolução desta equipa tem sido sensacional dado ao pouco tempo que passou e aos resultados que até agora Quique conseguiu. A ver vamos até onde pode ir este Benfica. Acredito que, pelo demonstrado hoje, a Taça Uefa seja um objectivo. Depois do afastamento de uma equipa como o Nápoles, é legítimo pensar-se dessa forma.

PS: Ainda que eliminados, estão de parabéns Marítimo e Guimarães. Frente a equipas de outro campeonato, ambas deram tudo o que tinham e que não tinham para entrar na fase de grupos da Uefa. Provavelmente ressentir-se-ão do tremendo desgaste físico no próximo jogo da Liga mas, ainda assim, deram uma boa imagem e em nada desprestigiaram o nosso país. Os meus parabéns.


PS1: Não falei dos jogos da Champions porque não vi os jogos com a devida atenção. Ainda assim, parabéns também ao Sporting pela vitória que, apesar de natural, não deixa de ser um bom tónico para o resto dos jogos deste grupo.

1 comentário:

Anónimo disse...

JORNADA 4:

1. Escócia - Noruega 1-o

2. Venezuela - Brazil 0-3

3. Ucrânia - Croácia 0-2

4. Equador - Chile 0-2

5. Bulgária - Itália 1-2

6. Polónia - Rep. Checa 0-2

7. Roménia - França 0-3

8. Colômbia - Paraguai 0-2

9. Alemanha - Rússia 2-0

OlhóGolo:

10. Suécia - Portugal 0-2
MVP:Carlos Martins

Marcador de Serviço: Nuno Gomes

Paulo Meles