domingo, dezembro 07, 2008

GOLEADA NA MADEIRA

Marítimo 0-6 Benfica
(Reyes g.p, Suazo (2), Luisão, Nuno Gomes (2))



É engraçado que tudo aquilo que previ no post anterior aconteceu. O Benfica ganhou de forma fácil na Madeira e o Real Madrid, apesar de uma excelente recuperação na segunda parte, acabou por perder com o Sevilha. Ainda a respeito do Real, para a semana vão a Barcelona para evitarem ficar a 12 pontos e, há mais uma coisa, depois da visita ao seu grande rival vão ter de jogar contra o sempre difícil Villarreal. Vida difícil para Schuster.

Voltando ao jogo da Madeira, é caso para dizer que foi uma noite perfeita para os "encarnados". Cedo se percebeu que David Suazo iria ter uma palavra a dizer neste jogo. Tinha a sensação que o facto da defesa do Marítimo jogar bastante subida no terreno (à boa maneira brasileira) e, além disso, ser composta por jogadores lentos, seria algo que o Benfica iria explorar com rápidas solicitações para o hondurenho. E foi o que se verificou. Logo nos primeiros de jogo, Reyes isolou de forma primorosa Suazo que, à saída de Marcos, contornou-o e só não marcou porque apareceu o central maritimista a cortar aquele que seria o primeiro da partida. Não marcou Suazo na primeira oportunidade que dispôs mas, alguns minutos depois, foi determinante para a obtenção do primeiro golo benfiquista. Ainda antes desse momento que viria a revelar-se chave, Rúben Amorim tentou a sua sorte de pé esquerdo e obrigou Marcos à defesa da noite. É verdade que só jogou 15 minutos mas foi dele a melhor defesa do jogo.
Minuto 17', o momento do jogo. Katsouranis cobra rapidamente uma falta, isola o furacão Suazo que, perante Marcos, desvia a bola deste e, inevitavelmente, é derrubado. Vermelho para o guarda-redes brasileiro, consequente expulsão e, na sequência, o primeiro dos "encarnados" cobrado por Reyes.

A partir do golo, o Benfica tentou controlar a posse de bola e, até final da primeira parte, preferiu gerir o jogo em vez de procurar de forma descontrolada o segundo. Até ao golo de Suazo, ao minuto 43´, apenas tivemos duas meias ocasiões, uma protagonizada por Aimar - que regressou à titularidade - e uma outra por Suazo. O intervalo chegaria depois do 2.º tento do Benfica, isto num lance em que Reyes cobrou o canto, Katso desviou ao primeiro poste e, no segundo pau, apareceu Suazo completamente sozinho a empurrar de cabeça para o fundo das redes. Era o segundo golo e a tranquilidade absoluta para os de Quique.

No segundo tempo, o jogo foi de sentido único. O Benfica controlou o jogo e dispôs de inumeras oportunidades. O desgaste físico maritimista adjacente ao facto de jogarem com menos uma unidade acabou por revelar-se fatal para os da casa. Foram marcados mais quatro golos que, de certa forma, são exagerados mas que abrilhantam a exibição "encarnada". Bis de Suazo, o melhor em campo e bis de Nuno Gomes que regressou à equipa, entrou e fez o gosto ao pé. Grande jogo do Benfica numa vitória que, para além de dar a liderança por, pelo menos, 24 horas, trás mais estabilidade ao conjunto liderado por Quique Flores.

MELHORES DA MADEIRA:

Marítimo:

Marcinho (5,5): Não foi um jogo fácil para o Marítimo e, depois da expulsão de Marcos, os da casa limitaram-se praticamente a defender e ver jogar. Ainda assim, sempre que o Marítimo se chegou à frente, Marcinho foi o protagonista. Bom toque de bola e excelente qualidade técnica naquele que foi, para mim, o melhor jogador dos de Lori Sandri.

Benfica:

Suazo (8): Exibição portentosa do hondurenho. Uma força da natureza, uma entrega fantástica ao jogo, esteve em quase todos os lances de perigo. Corre que se farta, tem um pique incrível e, sempre que tem espaço, não hesita em atirar à baliza. É verdade que, por vezes, revela-se algo perdulário mas, ainda assim, nunca desmoraliza e está sempre interessado em procurar o golo. Uma tremenda exibição do melhor em campo vincada com mais dois golos, um de cabeça e um outro num forte remate com o seu pior pé, o esquerdo.

Reyes (7): Podia falar de David Luiz, de Katsouranis, do próprio Rúben Amorim que mostrou bons pormenores e de Nuno Gomes que entrou muito bem mas prefiro, mais uma vez, salientar a excelente exibição do espanhol. Tem aquele estilo de desinteresse total para o jogo e de desprezo para com o adversário. O que é certo é que, quando a bola lhe chega aos pés, a coisa muda de figura. Tem um toque de bola fabuloso e tem uma incrível capacidade técnica. É daqueles que, meus amigos, vale o bilhete. Mais um partidazo, mais um golo e mais uma assistência.


PS: E aquela virgula seguida de assistência de esquerda por parte do David Luiz?

1 comentário:

Anónimo disse...

esta vitoria do benfica de facil e logica tem tudo.....
sem o quim na baliza qualquer treinador ganha este jogo.....


G.Seco