domingo, dezembro 14, 2008

Leixões segue na Taça

Leixões 0-0* Benfica (5-4 nas g.p)



Houve taça. O Leixões deu seguimento na taça à excelente campanha que vem fazendo em termos de liga e deixou pelo caminho o Benfica, num jogo interessante e, a espaços, bem disputado. Nenhuma das equipas se remeteu exclusivamente à defesa, ambas jogaram para ganhar e, num campo bastante pesado e com a forte chuva que se fez sentir, é caso para dizer que qualquer conjunto, pelo esforço, dedicação e entrega à partida, poderia, muito bem, ter seguido em frente.

É curioso que esta semana falou-se muito na imprensa dos dossiers Suazo e Reyes, isto, a respeito da possível continuidade de ambos. Ora, com influência ou não, a verdade é que os dois atletas em questão fizeram, no meu entender, a pior exibição desde que estão no clube. Então o caso de Reyes foi algo gritante, a fazer lembrar o Reyes amorfo e pouco dinâmico que muitas vezes se vira no Atlético de Madrid. Naturalmente que esta minha observação não passa de mera especulação mas, sinceramente, acho que ainda é cedo para se falar em continuidades e em renovações de contractos. Estes e outros jogadores têm de estar, nesta altura, focados única e exclusivamente no jogo e em ajudar a equipa semana após semana.

Voltando ao jogo, diria que o Leixões acabou por ser justamente premiado. Não que tenha sido superior ao Benfica - porque não foi - mas, pela entrega ao longo dos 120', pela organização que José Mota trouxe a esta equipa, pela forma entusiasta com que a sua massa associativa vibra em cada jogo e pela enorme diferença de orçamento e de potencial - que neste jogo não foi tão dispar assim -, diria que José Mota merecia, de certa forma, receber um "prémio" pela excelente época que vem fazendo. Mais do que o mérito com que brilhantemente superou Sporting e Porto para o campeonato, desta vez foi a estrela da sorte aquela que mais iluminou a exibição dos leixonenses. Com sorte ou não, Beto e os seus companheiros foram verdadeiros guerreiros e, é como eu digo, uma possível final da taça para os "bebés" poderia ser um justo troféu para este Leixões que continua a surpreender Portugal e até a Europa.

MELHORES DE MATOSINHOS:

Leixões:

Beto (7,5): A figura do jogo. Foi decisivo em dois momentos: primeiro, ainda na primeira parte, negou o golo a Sidnei com uma daquelas defesas que valem pontos; depois, já nas penalidades, adivinhou a intensão de Reyes e foi o herói na fria noite de Matosinhos. Para além de um bom guarda-redes, parece-me um homem humilde, com carácter.

Joel (7): Em geral, toda a defesa do Leixões se exibiu a um excelente nível. Contudo, escolhi Joel pela forma correcta e atrevida com que encarou David Suazo. O hondurenho nunca teve espaço para mostrar o seu valor e a isso deve-se à excelente marcação deste central. Saíu lesionado já no prolongamento e com a sensação que contribuiu para o facto da baliza leixonense se ter mantido inviolável até final, e isto perante o melhor ataque do campeonato.

Benfica:

Luisão (6,5): Seguro, sóbrio, inteligente na forma como soube interpretar as péssimas condições atmosféricas e também o mau estado do terreno de jogo. Não lhe detectei falhas e mostrou, mais uma vez, a sua importância nesta equipa. A espaços, viram-se mensagens de incentivo e encorajamento por parte do brasileiro para os seus companheiros. Um verdadeiro lider que tentou, à sua maneira, levar a equipa para a frente.


1 comentário:

Anónimo disse...

epa este jogo o leixoes so ganhava mesmo nos penaltys....o quim n joga o benfica n sofre golos assim n tem piada.

gostava era que a selecção tivesse jogo agr para ver a convocatoria do queiroz...!


Ass: para falar mal do quim voces ja sabem:P
ehehe