quarta-feira, abril 01, 2009

QUEM É ESTE PATRIC?



Segundo os desportivos, o lateral direito Patric está muito perto de se tornar reforço do Benfica já a partir da próxima temporada. Este jovem brasileiro de 20 anos deu nas vistas no Sul-Americano de Sub-20 (prova que o Brasil ganhou) e conseguiu dar um passo adiante na sua carreira já que foi transferido do Criciuma para o conhecido São Caetano. Agora, ao que parece, a Europa chama por si.

Tive oportunidade de ver Patric actuar várias vezes ao serviço da selecção brasileira. Confesso que fiquei com uma péssima imagem deste jovem jogador na primeira vez que o vi actuar. Depois, à medida que a competição foi avançando, fiquei com uma opinião bem mais favorável a respeito deste atleta.

No Brasil já o comparam a Maicon. De facto, tem algumas parecenças. É bastante rápido e é altamente ofensivo. Tem, tal como Maicon, a particularidade de conseguir cruzar com qualidade e em movimento, algo que nem sempre vislumbramos nos vários laterais que andam por essa Europa fora. Contudo, as diferenças para aquele que, quanto a mim, é o 2º melhor lateral direito do Mundo (atrás do também brasileiro Daniel Alves) são notórias sob ponto de vista físico. Maicon é francamente mais alto, joga bastante melhor de cabeça e é muito mais robusto. Patric apenas tem 1,72 m e, não tendo os dados relativos ao seu peso, diria que terá entre os 65 a 75 kg.

Sinceramente, atendendo à sua altura e à sua fragilidade física - atenção que não consegui avaliar a sua capacidade defensiva dado que o Brasil foi quase sempre dominador e não dominado -, não é o tipo de lateral que mais me encanta. Contudo, se nos lembrarmos que Léo também era pequeno mas um tremendo jogador, ficamos com a sensação que os pequenos laterais brasileiros também podem ter espaço na Europa. Tendo em conta a questão qualidade/preço, tendo também a referência de estarmos perante um sub-20 brasileiro, acredito que a aposta seja de baixo risco. Uma coisa me parece fundamental: seja este ou outro, é impreterível a contratação de um lateral direito. Tal como venho dizendo ao longo de toda a temporada, Maxi Pereira é esforçado mas não pode continuar a ser um titularíssimo do Benfica.



Sem comentários: