quarta-feira, junho 24, 2009

FLASH


1. Ainda não tinha dado as boas vindas a Jorge Jesus via blog. Estou convencido que, para esta temporada, não será por aqui que o Benfica vai fracassar. Mesmo que o Benfica venha a ficar atrás dos seus rivais, estou em crer que Jesus conseguirá melhorar o futebol encarnado, valorizar alguns jogadores que, por este ou aquele motivo, ainda não atingiram todo o seu potencial à frente do clube e lutar taco-a-taco até final com os seus opositores mais directos. Para já, ganhou pontos com o discurso optimista com que entrou no dia da apresentação e também com alguns pormenores (viu o jogo dos juniores + o futsal e abdicou das férias para trabalhar) que ficam bem para o adepto benfiquista.

2. Caso se confirme a contratação de Matias Fernandez para o Sporting, meus caros, desde já vos digo que estamos na presença de um grande jogador. Bem podem contrariar esta minha opinião dizendo que se fosse realmente bom tinha lugar no Villarreal ou ainda que mesmo sendo a intenção do Villarreal realizar dinheiro com este jogador, deveria haver mais e melhores clubes interessados nos serviços de Matigol. Aceito só que, não acho que seja por aí o caminho. Há efectivamente jogadores que, por este ou aquele motivo, não se adaptam a um país ou a um clube; há atletas que, por vezes, têm dificuldades em lidar com o treinador (creio que foi o caso!), ou seja, cada caso é um caso e este deve ser visto com outros olhos.
Devo dizer-vos que há jogadores que, com um simples toque de bola, me caem, desde logo, no goto. Matias Fernandez foi um deles. Não me recordo do jogo mas recordo-me que, na primeira vez que o vi jogar (e não foi no Villarreal), tirei-lhe logo a pinta. Este é daqueles que não engana. Tem uma habilidade fantástica e uma visão de jogo fora do normal. Não é um jogador rápido nem muito forte sob ponto de vista físico. No entanto, confere à equipa uma qualidade extra ao nível da posse de bola e da transição defesa-ataque. Além disso, este chileno vai dar ao Sporting aquilo que, na minha opinião, faltou um bocado à equipa na época passada: as bolas paradas. Rochemback é um bom marcador de livres mas, optando quase sempre por remates em força, nem sempre é fácil de converter em golo. Já Mati Fernandez é um jogador de puro requinte e é muito forte nos livres perto da área (e marca também penalties).
Por tudo isto e muito mais, aprovo a contratação de Matias Fernandez.

3. Falando de avançados, Saviola e Caicedo são os nomes que se falam para o ataque de Benfica e Sporting, respectivamente. No que diz respeito ao argentino, confesso que não sou grande apreciador. Além disso, os 250 mil euros mensais que aufere não são, de todo, convidativos para um qualquer clube português. No caso de vir por empréstimo e, no máximo, com 50% do ordenado, nesse caso o negócio parece-me interessante. Se assim não for, acho um erro.
Quanto a Felipe Caicedo, mais uma vez estou em completa sintonia com Paulo Bento e a direcção leonina. É um jovem e com qualidades fora do vulgar. Muito forte fisicamente, bom pé esquerdo, bom a jogar de costas para a baliza, parece-me um bom complemento para Liedson. Bom jogador.

4. Num breve olhar pelas competições internacionais que estão em cena, diria que, na taça das confederações, Espanha e Brasil não vão ter dificuldades em apurar-se para a final. Dados como favoritos antes da competição iniciar, provaram ser as melhores equipas e chegam a esta meia-final com tudo para carimbar o passaporte para a final.
Quanto a Ramires, tem sido titular (só não o foi no primeiro jogo) e tem dado boa conta de si. Ainda não é um jogador que me deixe totalmente convencido mas, de qualquer forma, parece-me que, quem é titular no super Brasil, merece, no mínimo, respeito. - Já que estou a falar no Brasil, e olhando ao banco de suplentes, acho que Hulk merecia uma oportunidade -.
No que diz respeito ao campeonato dos sub-21, Suécia, Alemanha, Inglaterra e Itália são os semi-finalistas. Para este torneio aposto na Suécia. Num campeonato bastante aquém do esperado (isso leva-nos à questão das competições depois de uma época desgastante que deixarei para outras núpcias), é, na minha opinião, a Suécia aquela que tem praticado melhor futebol. Dois nomes, desde já, a destacar: Marcus Berg, avançado do Groningen e melhor marcador da competição com 5 golos e Bajrami, extremo-esquerdo que, infelizmente, vai falhar a meia-final por ter visto o segundo cartão amarelo. Por jogar em casa e por parecer em melhores condições físicas, acho que a Suécia tem uma palavra muito forte a dizer, isto apesar de ter menos nome e experiência, comparativamente com as selecções ainda em prova. Atenção também para a Alemanha que tem em Ozil e Marko Marin as suas principais figuras e parece muito sólida defensivamente.

PS: A propósito das declarações de Ramires prevendo uma boa época no Benfica para depois seguir para um clube de topo mundial, deixo-vos com as declarações de Iker Casillas a respeito de uma possível transferência para o Manchester (a tal questão do amor à camisola):

"Ni United ni nada, soy blanco hasta la muerte. Todo el mundo sabe que soy madridista de corazón. Llegué al Real Madrid de niño y el Madrid es mi casa".

2 comentários:

Anónimo disse...

Espanha e Brasil na final da taça das confederações, só se fôr na próxima...

Redacção disse...

Boas...
gostei do teu blog, queres fazer uma troca de links?
O meu blog chama-se Mercado de Transferência do Futebol, é actualizado diariamente como os rumores e as transferências dos grandes clubes do futebol europeu

Diz qualquer coisa
;D