terça-feira, dezembro 08, 2009

JOGADORES QUE VALEM O BILHETE




Numa altura em que se fala dos candidatos a melhor jogador do Mundo pela Fifa - concordo totalmente com a escolha dos 5 finalistas -, não posso deixar de frisar alguns atletas que, por si só, me fazem colar à televisão para, fundamentalmente em virtude do seu talento, assistir ao jogo da sua equipa em questão. Importa salientar que os nomes que vou apresentar não são os melhores do Mundo mas têm tudo para jogar nas melhores equipas do Mundo e, inerentemente, serem titulares nas respectivas selecções.

Ajax, Lázio e Lyon. Sempre que posso, acompanho a par e passo os jogos destas equipas. Vejo mais o Ajax porque, normalmente, joga ao domingo à hora de almoço e, por essa altura e regra geral, tenho disponibilidade. Quanto a nomes? Penso que não há grandes dúvidas: Luis Suarez, Mauro Zarate e Lisandro Lopez. Estes três valem completamente o bilhete.

Luis Suarez e Lisandro são jogadores muito parecidos. São ambos bastante raçudos e têm a capacidade para cair com facilidade nas alas. Possuidores de um talento enorme, mereciam um clube de outra nomeada (apesar do Lyon ser uma das melhores equipas da Europa). Já era fã da Argentina, serei também torcedor do Uruguai no Mundial (até porque também há Forlan, outro jogador que admiro profundamente).

Mauro Zarate é outro argentino que me delicia. É um jogador com características muito próprias. Menos poderoso na finalização, é um atleta também móvel e que faz da capacidade técnica a sua principal arma. Por vezes é demasiado individualista mas é neste jogo de risco que Zarate se sente melhor e que o faz um jogador diferente dos típicos números "10". Estando numa equipa bastante fraca, é impressionante a forma como, quase sozinho, transporta uma equipa para um patamar superior. Se a Lázio está na Liga Europa ou se conquistou a supertaça italiana, a muito o deve a este jovem argentino que, incrivelmente, ainda não mereceu atenção por parte de Maradona.

Num plano diferente mas que me merece toda a atenção está Gonzalo Higuain. No princípio de época, quando constatava que Benzema era titular e o argentino continuamente suplente, disse a amigos que, lá para altura do Natal, o francês estava sentado no banco e seria Higuain o dono do lugar. Felizmente, e apesar de achar Benzema um grande jogador, não me enganei. Seria um crime deixar Higuain no banco. Quem ainda este fim-de-semana viu a tremenda exibição de Gonzalo, percebe o que digo. Feliz o seleccionador que tem Messi, Higuain, Aguero e Lisandro. Defendi a convocação de Lisandro e o seleccionador ouviu-me. Depois Higuain seguiu o mesmo caminho. Também falei em Aimar até porque não fazia sentido apostar no velhinho Véron para o seu lugar e, inacreditavelmente, também foi chamado. Falta Zarate para a festa ser perfeita.

Sem comentários: