terça-feira, abril 06, 2010

APARECEU WELDON




Não há dúvida que o Benfica tem um plantel recheado de qualidade. É importante numa equipa haver soluções aos jogadores normalmente mais utilizados. Ontem tivemos o caso de Weldon mas já tivemos Rúben Amorim, Carlos Martins, Airton, Kardec ou Urreta a cumprir, com qualidade, quando um habitual titular não podia jogar.

Ontem assistimos a um excelente jogo de futebol, mormente na primeira parte onde, para surpresa geral, vimos uma Naval a jogar taco-a-taco com o Benfica. Mais do que demérito benfiquista, houve mérito dos figueirenses que, desde início, pressionaram alto e não deixaram Luisão, David Luiz, Javi e Aimar iniciar o habitual jogo ofensivo da equipa. Com efeito, foi sem surpresa que a Naval chegou à vantagem. Mérito depois para o Benfica que, a perder por dois golos, soube dar a volta e impor o seu futebol.

Não há dúvida que há jogadores no Benfica em enorme dificuldades físicas. Esse factor ainda valoriza mais o trabalho que Jesus e os seus pupilos têm feito (principalmente) nestas últimas semanas. Não é fácil jogar de 3 em 3 dias e jogos de um grau de dificuldade elevadíssimo. Diria pois que, aconteça o que acontecer em Liverpool ou até final de temporada, esta equipa já fez muito. Recordo-me que Trapattoni abdicou das competições europeias para poder lutar pelo título com mais força e determinação. Na altura falava-se na falta de soluções vindas do banco. Totalmente verdade. Havia João Pereira, Mantorras e Karadas. Hoje em dia há Martins, Kardec, Nuno Gomes, Sidnei, Amorim, Weldon ou Éder Luis. Por aqui se vê um pouco a diferença. Só assim tem sido possível ao Benfica estar onde está e chegar onde chegou.

Olhando para Di Maria, recordo-me de Urreta. Não consigo compreender a dispensa do uruguaio. Jesus tem rodado o plantel mas tem-se esquecido de Di Maria que tem jogado todos os minutos de todas as partidas. É muito para um menino de 22 anos que, inclusivé, tem jogado a titular pela sua selecção. Diria que é o único jogador que realmente me preocupa caso se lesione. Se falhar Quim há Júlio César, falhando algum elemento titular da defesa há Peixoto, Sidnei, Miguel Vitor/Roderick ou Amorim para as encomendas, falhando Javi há Airton, sem Aimar há Martins, não jogando Ramires há Martins ou Amorim e na frente não havendo Saviola ou Cardozo há Kardec, Eder Luis, Nuno Gomes ou Weldon que também cumprem bem. Agora, na ausência de Di Maria, não vejo no plantel nenhum jogador com características semelhantes. Se Jesus se queixa do tremendo desgaste físico de alguns atletas, deveria efectuar alterações nesse sentido. Não se compreende que, com o resultado em 2-4 na Figueira da Foz, Di Maria e Cardozo permaneçam em campo.

A ver vamos como se vai o Benfica apresentar em Liverpool. Tal como Jesus diz e muito bem, na falta de frescura física, há a crença e a vontade de vencer. Nestes dois aspectos, o Benfica ganha ao Liverpool "quinje a zero".

2 comentários:

Faustino disse...

Amigo acho que o coentrão é o unico que pode ser a alternativa ao di maria. Abraço e carregaaa benficaaaa!!

Tanque Silva disse...

Concordo com o Faustino. De facto, o Coentrão pode ser uma boa alternativa. Agora quanto ao Éder Luis, ainda não me convenceu. Pode ser que me engane, era bom sinal :). Um abraço