quarta-feira, abril 21, 2010

GRANDE INTER




Tudo bem que a desastrosa prestação de Olegário Benquerença ajudou um pouco os comandados de José Mourinho mas, expremendo bem aquilo que de bom teve o jogo, diria que, no cômputo geral, o Inter foi superior ao Barça. Depois de sofrerem um golo contra a corrente do jogo, os jogadores do Inter não se desuniram e, fruto de uma mensagem profundamente optimista transmitida por José Mourinho antes do jogo, perderam o respeito ao campeão europeu e "foram para cima" dos catalães, não se preocupando sequer com os riscos que tal ousadia poderia causar a Júlio Cesar. Muitos acusam Mourinho de ser demasiado conservador mas o que é facto é que não me recordo de uma equipa ter tido tantas ocasiões de golo como teve o Inter frente ao Barcelona. Marcaram três mas poderiam ter feito mais, isto apesar do Barcelona também ter tido ocasiões para reduzir o placar.

Todos os jogadores do Inter se exibiram a um nível extraordinário mas há dois elementos que me apetece destacar: Zanetti e Milito. Primeiramente, o capitão do Inter. Aos 36 anos parece um miudo com força e vontade para evoluir ainda mais. Joga à esquerda, à direita ou ao centro e a qualidade mantém-se. O melhor elogio que se lhe podemos fazer é que secou completamente Lionel Messi. Digo mais, na minha opinião, Messi fez o pior jogo da temporada e esse facto está intrinsecamente ligado à magistral marcação de Javier Zanetti.
Quanto a Milito, para mim, o melhor em campo. Saíu totalmente exausto e com dores musculares mas, acredito, com a total sensação de dever cumprido. Trabalhou entre os centrais, efectuou inumeros piques e ainda teve tempo de "picar o ponto", como, de resto, é habitual. Espero sinceramente que Diego Maradona não se esqueça do "principe". Seria uma tremenda injustiça.

Naturalmente que, mesmo com este resultado, a eliminatória está em aberto. O Inter tem alguma margem de manobra e tem a seu favor o facto de ter vencido os últimos dois jogos fora de casa na Champions (CSKA e Chelsea). Com uma boa organização defensiva será meio caminho para fazer frente ao Barcelona. Resta rezar para que a outra metade do trabalho seja feita por Deus. É que, se Xavi e Messi estiverem inspirados, é muito difícil algum humano fazer-lhes frente. Como digo, resta rezar para que os artistas blaugrana não pintem a manta, algo que é a regra e não a excepção, como foi hoje.

PS: Paulo Sérgio foi contratado pelo Sporting e, nesse sentido, estou convencido que teremos um ex-benfiquista com a camisola verde na próxima temporada: Nuno Assis. Para além do "25", acredito que Desmarets e Lazzaretti seguirão viagem.

Sem comentários: