quinta-feira, maio 27, 2010

COENTRÃO, VIANA, ANDRÉ SANTOS E LOPES



Fábio Coentrão, lateral esquerdo do Benfica e possivelmente titular da selecção no Mundial, Hugo Viana, médio do Braga que interessa ao Sporting, André Santos, totalista da União de Leiria que renovou com o clube leonino e, ao que tudo indica, será observado por Paulo Sérgio na pré-época e Miguel Lopes, jovem lateral direito que luta com Fucile por um lugar na equipa portista. O que é que estes jogadores têm em comum? Tirando o facto de serem portugueses, pouco ou mesmo nada. Quis falar deles porque representam as melhores equipas do nosso campeonato e, entendo eu, por este ou por aquele motivo, vale a pena analisar melhor o que vale cada um destes jogadores.

Começando por Fábio Coentrão, estou totalmente de acordo com José Mourinho. É um lateral muito parecido com Marcelo e faz da capacidade ofensiva a sua principal arma. Confesso que não morro de amores por este jogador. Tenho de admitir que evoluiu como jogador, também me parece mais "homenzinho" mas, ainda assim, longe de ser um jogador com postura e temperamento para um grande. Posto isto, logicamente que não posso estar de acordo com Jorge Jesus quando este refere que, daqui a um ano e meio, Coentrão será um dos melhores laterais do Mundo. Oxalá que assim fosse - bom para o Benfica e para a selecção - mas, muito honestamente, não acredito.
Fábio Coentrão é um lateral que gosta de atacar, sabe ter a bola (contrariamente a Maxi) e até diria que faz bem os cruzamentos em progressão. O grande problema de Coentrão é que não sabe defender, isto é, não fecha ao meio (linguagem futebolística) e é muito fraco no jogo aéreo. Ainda neste jogo com Cabo Verde se viu, a espaços, as limitações de Coentrão sempre que a bola lhe caía nas costas. Veremos a sua evolução mas estou convencido que continuará com as mesmas limitações e os mesmos vicios.

Hugo Viana é aquele jogador que está na fronteira entre o bom e o banal. Não há dúvida que tem um excelente pé esquerdo mas falta-lhe qualquer coisa para chegar ao patamar dos grandes jogadores. Fez uma excelente época no Braga mas tenho dúvidas que tenha "andamento" para outras paragens. Coloco Viana no mesmo patamar que João Pereira, Nuno Assis, Luis Filipe ou Wender: são muito bons para equipas estilo Braga, Guimarães ou Nacional mas quando têm a oportunidade para mostrar o seu potencial em grandes clubes, as pernas tremem mais.

Sobre André Santos, tenho a dizer desde já que sou fã. Há daqueles jogadores que quando tocam uma ou duas vezes na bola se vê, desde logo, que "respiram qualidade". Recordo-me perfeitamente da primeira vez que vi jogar este miudo. Entrou na segunda parte num jogo na Vila das Aves - Liga Vitalis, também ao serviço do Leiria - e deixou-me impressionado pela sua qualidade de passe e pela simplicidade de processos. Já o disse aqui e, naturalmente com as devidas distâncias, faz-me lembrar Xavi pela forma simples como pensa o jogo e faz jogar os seus companheiros. Não é daqueles trincos durões e possantes fisicamente, estilo Javi Garcia, mas é um médio defensivo com um requinte extraordinário. Apesar de não o conseguir ver como um "8", também não o consigo imaginar como puro "6". É daqueles jogadores que consegue jogar sozinho a "6" mas, na minha opinião, mais facilmente lhe veriamos a sua qualidade e potencial se jogasse como joga Xavi no Barcelona (perto de Touré) ou como Pirlo no Milan (perto de Gattuso).
Com efeito, se me perguntarem se acho que André Santos vai vingar no Sporting ou se vai continuar a ser emprestado até cair no esquecimento, eu, claramente, inclinar-me-ei muito mais para a primeira opção. Digo mais, neste momento, já é mais jogador que Adrien. Com os "ensinamentos" de Pedro Mendes e com a natural evolução em virtude da idade e de poder jogar a um nível superior, estou convencido que, num futuro próximo, será um jogador com uma evolução identica à que Tiago teve.

Miguel Lopes é um jovem lateral que me agrada. Parece-me que as lesões que teve nesta época o prejudicaram. Estou em crer que há ali muito potencial. Numa altura em que também temos problemas no lado direito da selecção - João Pereira é bluff, Paulo Ferreira é certinho mas banal e Miguel parece não querer nada com a bola -, perspectivo que nos próximos anos teremos um jogador a ter em conta. Não parece muito mas é forte fisicamente e é bastante rápido. Contrariamente a Fábio Coentrão, é daqueles laterais que defende muito bem e posicionalmente tem excelente relação com o central. Terá saído prejudicado pelo facto de ter ido para o clube português que dispõe do melhor lateral a jogar em Portugal. Tivesse ido para Benfica ou Sporting e a sua carreira teria ainda mais margem de progressão. No entanto, fica a nota: Bosingwa também começou assim, discreto primeiro e explosivo depois. Quem sabe...

Sem comentários: