domingo, maio 16, 2010

MOUTINHO


Como é sabido, João Moutinho ficou fora do lote de convocados da selecção nacional. Uns defendem que o capitão leonino é o único jogador capaz de substituir Deco e, logicamente, deveria ter sido chamado, outros defendem que jogadores como Manuel Fernandes ou Carlos Martins tiveram um final de época bem mais interessante e, por conseguinte, Moutinho não merecia ser convocado. Não quero discutir se Queiróz fez bem ou mal em deixar o "28" do Sporting fora, quero sim analisar o momento actual do João Moutinho.

Se bem estão recordados, Moutinho acabou por ser titular no Euro2008. Na altura, ninguém questionava sequer se merecia ou não ser convocado. Era consensual. Nesses dias, a intensidade que emprestava ao jogo e a inteligência técnico-táctica eram virtudes por todos nós reconhecidas. Olhando para os dias de hoje, o que mudou?

Moutinho está a começar a fazer-me lembrar o João Pinto dos tempos do Benfica. Por incrível que possa parecer, isto não é um elogio. Se repararmos, Moutinho está para o Sporting como João Pinto estava para o Benfica: ambos titulares indiscutíveis, ambos capitães e ambos raramente substituidos. Tais factos demonstram bem o peso que tem/tiveram no(s) respectivo(s) clube(s). Olhando para Moutinho, o que realmente preocupa é que o João Moutinho de hoje é, se não igual, pior do que aquele que conhecemos há dois/três anos. Ora bem, para os minutos que já leva de Sporting e de primeira liga mais aqueles que viveu nas competições europeias, é, no mínimo, estranho. Na minha opinião, aquele Moutinho que tanto prometeu com 18 ou 19 anos, devia estar hoje a explodir e a mostrar toda a classe e qualidade que fez despertar nos adeptos leoninos. Mou deveria ter mantido as suas virtudes e aprimorado os seus defeitos. Hoje, tal como há uns anos atrás, não vemos Moutinho a marcar grandes golos fora da área ou a fazer grandes assistências para golo. Uns dirão que a equipa também não tem estado à altura - tal como a do Benfica também não estaria à altura de JVP - mas, quanto a mim, não podemos ir só por aí.

Quando comparei Moutinho a JVP e numa maneira depreciativa, foi precisamente no facto de ambos se terem acomodado ao seu estatuto de indiscutíveis nos seus clubes. Ninguém coloca ou colocou em causa o valor destes atletas. O problema, no meu entender, é que estagnaram e nunca conseguiram explodir ao ponto de meia europa andar atrás deles. Se em João Vieira Pinto já nada há a fazer, no que concerne a Moutinho ainda muita coisa pode acontecer. Cabe ao Sporting e a Moutinho darem um safanão na monotonia. Creio, portanto, que faria bem ao Sporting e principalmente a Moutinho se o mesmo mudasse de ares. Se assim não for, vamos continuar a ter um indiscutível capitão do Sporting com muitos minutos nas pernas mas, bem espremido, com pouco sumo.

Sem comentários: