sábado, maio 29, 2010

SEVILHA, SAMPDÓRIA E TOTTENHAM


Ainda que de forma indirecta, fui alvo de um violento ataque verbal sobre alguns dos conteúdos que coloco no blog e, em paralelo, alguns que, alegadamente, omito. Pois bem, eu que até gosto de escrever sobre equipas e jogadores, vamos a isso.

Este post diz respeito a três equipas que, em virtude do 4º lugar nos respectivos campeonatos, irão participar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Diria mesmo que, salvo qualquer imponderável, estarão mesmo presentes na fase de grupos.

SEVILHA

Não vou negar, a seguir ao Barcelona, é a equipa que mais admiro em Espanha. É curioso que passei, esta semana, pela Barcelona TV e vi o Barça a defrontar Sevilha e Bétis, jogos de há uns bons anos atrás. No Sevilha conhecia José Mari e um menino chamado José António Reyes. Pouco mais. A dada altura, o Barça estava a ganhar 4-0. Como é natural, deixei de ver. Poucos dias depois, Barça - Bétis com um 2-1 a meio da primeira parte e com uma equipa do Bétis recheada de nomes sonantes. Hoje em dia vemos o Sevilha como uma das melhores equipas espanholas e o Bétis no sitio que todos sabemos. Curioso.
Aquilo que o Braga precisa já o Sevilha tem: estrutura muito forte que lhe permite todos os anos fazer uma boa equipa. Há uns anos atrás, dúvido que um técnico no Sevilha fosse despedido se estivesse em 5º lugar e na final da copa do rei, tendo tido o azar de, vejam só, ter sido eliminado nos oitavos-de-final da Champions pelo CSKA. O novo treinador teve o mérito de levar o Sevilha ao 4º lugar e conquistar a Taça do Rei. Ao fim ao cabo, teve mais títulos que o Real Madrid.

JOGADOR CHAVE: Luis Fabiano
REVELAÇÃO: Perotti

+ Poder de fogo no ataque com extremos e avançados de fazer inveja a muita gente;

- Sector defensivo. Faltam dois centrais e um lateral direito de dimensão europeia;

SAMPDÓRIA:

Analisei esta equipa em Setembro de 2009 (ver
aqui). Curiosamente também tive oportunidade de analisar o Palermo quando estes ainda andavam a meio da tabela. Sinceramente, não me surpreendeu a prestação destas duas equipas em Itália. Quando há matéria prima, a qualidade tem sempre de aparecer. Esta equipa da Sampdória tem, na minha opinião, três ou quatro jogadores que poderiam muito bem figurar nas melhores equipas do calcio. Além disso, goste-se ou não se goste, a verdade é que o treinador Del Neri tem tido muito bons resultados no Calcio (recordo-me do brilhante trabalho no Chievo) e tem, naturalmente, mérito no trabalho desempenhado na equipa genovense. Fica-me na retina a brilhante exibição da Samp. em Roma diante dos pupilos de Claudio Ranieri. José Mourinho bem pode agradecer a Del Neri e companhia já que foram eles que "roubaram" o scudetto aos romanos.
Não sei como irão ser as saídas ou entradas de jogadores na Sampdória. Uma coisa é certa e podem registar: serão poucas as equipas que vão passar no terrível Luigi Ferraris.

JOGADOR CHAVE: António Cassano (também Pazzini)
REVELAÇÃO: Reto Ziegler

+ A criatividade de Cassano e o poder de finalização de Pazzini, um jogador que, no meu entender, é claramente de selecção.

- A ausência de banco. Com a presença na Champions, tal aspecto será bastante importante, nomeadamente no campeonato.

TOTTENHAM:

Não é a minha equipa em Inglaterra (já todos devem saber qual é) mas ficam a saber que é a minha preferida em Londres. É daqueles conjuntos em que é difícil não simpatizar já que conseguem sempre bater-se quase de igual para igual com os grandes. Este ano, diria até de forma surpreendente, conseguiram almejar um brilhante 4º lugar à frente de um milionário Manchester City que, digo eu, tinha obrigação de fazer muito mais face à qualidade do seu plantel. Acabaram por ser os spurs a lograr um lugar na pré-eliminatória da Champions e, tal como Sampdória e Sevilha, vão dar muito que fazer aos chamados tubarões europeus. Tal como as duas equipas acima, o White Hart Lane é um terreno complicadíssimo para quem lá vai. Que o diga por exemplo o actual campeão inglês que nesse mesmo estádio caíu, colocando em risco o título.
Olhando para o plantel, é impressionante a qualidade e a quantidade de soluções para cada posição. Creio que é difícil para o adepto comum dizer com franqueza qual é a posição onde o Tottenham está mais fragilizado. É daquelas equipas que também estou curioso para ver como vai atacar o mercado. Uma coisa é certa, quem se dá ao luxo de emprestar Robbie Keane a meio da temporada...

JOGADOR CHAVE: Aaron Lennon
REVELAÇÃO: Wilson Palacios (atenção no futuro ao menino Danny Rose)

+ A quantidade de soluções para todos os sectores. Dois jogadores de grande qualidade para todos os lugares, guarda-redes incluído.

- O treinador. Numa equipa deste nível pedia-se um homem com mais curriculum e, me desculpe Redknapp, com mais qualidade.

Sem comentários: